Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 






José de Paula tem 71 anos de idade e é engenheiro agrônomo aposentado.
A primeira fantasia foi criada em 1968, após desfilar por escola de samba.
Carolina Holland
José de Paula cria fantasias desde 1968 em Cuiabá
Boa parte das fantasias de escolas de samba de Cuiabá e outros municípios de Mato Grosso dos últimos 46 anos passaram pelas mãos do engenheiro agrônomo aposentado José de Paula, de 71 anos. Vive o Carnaval todos os anos desde 1967, quando desfilou pela primeira vez. Responsável por criar e costurar, ele também já se arriscou em fazer letra de música. Mas, não se considera um carnavalesco. "Sou um artesão de Carnaval", define-se.
O gosto pela folia começou ainda pequeno, por influência do pai e de uma mulher que trabalhou com a família. "Ela morava no Terceiro de Dentro [hoje, região do Bairro Grande Terceiro] e me levava nos bailes do José Maria, no [cordão] Coração da Mocidade. Então eu fui pegando o gosto", disse.
A estreia na...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 09hs42





DA REDAÇÃO 
A Subsecretaria da Mulher e da Promoção da Cidadania de Mato Grosso do Sul realizará, em alusão ao Mês da Mulher, 134 eventos para promover a igualdade de gênero e chamar a atenção da população para as políticas públicas da mulher.
Durante todo o mês, serão realizadas oficinas de artesanato, palestras, passeatas, blitze educativas em alusão ao Dia Internacional da Mulher, feiras que oportunizam às mulheres comercializarem produtos artesanais e alimentícios, tendo como objetivo sua independência financeira, além de diversas homenagens. Os eventos serão realizados em diversos municípios do Estado.
Para saber mais clique aqui.www.noticias.ms.gov.br


Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 09hs39





Da Redação
O teste prático de seleção de novos expositores da Feira de Embu das Artes, realizado em 26/2, movimentou a cidade. A proposta de levar os 145 concorrentes, que já haviam passado pela primeira etapa de seleção, ao largo dos Jesuítas, para montar a sua barraca e produzir arte ou artesanato diante do público, não só permitiu ver, como se pretendia, o comportamento do pretendente a expositor diante do público, como mostrou que tem público para mais dias de feira. O teste acabou atraindo a atenção e deu ao Centro Histórico cara de fim de semana, com pessoas transitando de barraca em barraca querendo saber sobre os produtos.
Organizados em setores de artes plásticas, artesanato, manifestação artística, verde, alimentação e bebida, os concorrentes foram avaliados por uma comissão formada por artistas, artesãos e representantes do governo municipal. O secretário de Turismo, Valdir Barbosa, informou que os expositores selecionados pela comissão j...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 14hs04





O curso será ministrado três vezes por semana pelo músico Valdeci Araújo.
Com a realização do Festival da Rabeca de Bom Jesus, no Sul do Piauí, surgiu uma demanda reprimida na área o que tornou necessária a formação de novos profissionais. Com essa motivação, a Fundação Cultural do Piauí (Fundac), através da Escola de Música de Teresina (EMT), estará promovendo um curso voltado para construção de rabeca, que é um instrumento musical artesanal, considerado precursor do violino. O curso será ministrado três vezes por semana pelo músico Valdeci Araújo, que desde 2009 vem se destacando no estado por ser um dos únicos a trabalhar na construção deste instrumento musical.
Segundo Aurélio Melo, coordenador da Escola de Música de Teresina, o objetivo do curso é oferecer à comunidade piauiense a oportunidade de se ter um instrumento feito de forma artesanal, além de valorizar a cultura da rabeca no Piauí. "Estaremos oferecendo dez vagas, é um número...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 14hs03





Prazo para cadastro segue até o dia 5 de março; aulas começam em março.
Interessados devem estar cursando o sétimo ano do Ensino Fundamental.
Do G1 Caruaru
Estão abertas as inscrições para o curso de Artesão em Bordado à Mão em Garanhuns, no Agreste pernambucano. A oportunidade é oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG).
As inscrições podem ser feitas apenas pelo site da instituição, até o dia 5 de março. De acordo com a assessoria de imprensa do Senac, "o Programa é destinado para a população com renda familiar per capta de até dois salários mínimos federais, estudantes matriculados ou egressos da educação básica e trabalhadores empregados ou desempregados". A assessoria informou ainda que os candidatos devem fazer inscrição para somente um curso do PSG e somente uma vez.
As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição. Os interessados devem estar c...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 14hs02




Por Celis Fabrícia 
Representantes de cinco cidades acreanas recebem certificação em Design de Látex (Foto: Angela Peres/Secom)
Os participantes do Workshop Design em Látex, desenvolvido pelo governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM) e em parceria com o Sebrae, receberam, na semana passada, o certificado de capacitação.
Os participantes do Workshop Design em Látex, desenvolvido pelo governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM) e em parceria com o Sebrae, receberam, na semana passada, o certificado de capacitação.
As aulas foram ministradas pela equipe do Istituto Europeo di Design (IED), na Escola da Floresta, em Rio Branco. O trabalho desenvolvido se enquadra na chamada cadeia híbrida de valor (CVH), em que o valor econômico e social real que determinado produto apresenta é utilizado para aumentar benefícios e diminuir custos.
"O trabalho que eles vão gerar a partir desse workshop vai ser muito diferente, com muito mais e...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 09hs59




Aulas começarão assim que vagas forem preenchidas.
Interessados devem se inscrever no Fundo Social da cidade.
Do G1 Vale do Paraíba e Região
O Fundo Social de Solidariedade de Guaratinguetá está com inscrições abertas para 120 vagas em cursos de artesanato, artesanato em madeira e costura industrial. As aulas acontecem durante dois dias da semana em horários à tarde e à noite.
As vagas são limitadas e as atividades devem começar assim que todas as vagas forem preenchidas. São quatro turmas de artesanato, duas em artesanato em MDF e duas em costura industrial. Segundo o Fundo Social, os interessados devem se inscrever na sede do órgão, que fica na Rua Sargento Baracho, n° 78, na Vila Paraíba. O telefone do Fundo Social é (12) 3122-4030.


Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 09hs58




As aulas acontecem nas segundas e sábados, das 8h ao 12h, ministradas pelo artista plástico, Cláudio Montanari
Uma técnica simples que oferece diversas oportunidades de produção. Esta é a serigrafia, que possibilita a impressão de uma figura em superfícies através de uma tela. As inscrições para o curso de Serigrafia Artesanal já estão abertas e as aulas iniciam no dia 08 de março.
As aulas acontecem nas segundas e sábados, das 8h ao 12h, ministradas pelo artista plástico, Cláudio Montanari. Em dez encontros será proposto aos alunos exercícios para familiarização com materiais, noções de confecção de telas e montagem da mesa de luz, exercícios com matrizes de papel e matrizes fotográfica, exercícios envolvendo exploração de texturas, criação artística e impressão serigráfica em suporte de papel e tecido.
O curso será ministrado na Sala de Oficinas de Artes do Centro de Atividades do Sesc Palmas. Os custos do curso são R$ 50,00, para usuár...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 09hs57




Seplande
O Ministério da Cultura e a Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República lançaram, no dia 21 de fevereiro, um edital para selecionar artesãos que terão produtos expostos em sete cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo. Em Alagoas, o processo será coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande).
Ao todo, serão 60 mil peças selecionadas para participar do projeto Vitrines Culturais. De acordo com a diretora de Design e Artesanato da Seplande, Dyslene Teles, apenas os artesãos cadastrados no Sistema de informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) poderão se inscrever no edital. "Os artesãos que estiverem cadastrados devem procurar a Secretaria para obterem informações e esclarecerem suas dúvidas. Vamos estimular essa participação, pois será uma grande oportunidade para o artesanato local", comenta.
O edital fica aberto até o dia 6 de abril, e o resultado da primeira etapa...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 09hs08




Feira leva arte e artesanato ao Centro Histórico de Paraty, RJ
Última edição de fevereiro do evento é realizada neste sábado (22).
Palco da atração é a Praça da Bandeira, próximo ao cais de turismo.
Artesãs expõem peças em edição da Feira de Artes e Artesanato
A última edição de fevereiro da Feira de Artes e Artesanato de Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro, é realizada neste sábado (22). O evento começa às 16h, na Praça da Bandeira, localizada no Centro Histórico. À noite, a partir das 19 horas, haverá apresentação da cantora Gil dBane. As informações são da assessoria da prefeitura, que explicou em nota que a feira é organizada pela Secretaria de Cultura e Associação dos Artesãos e Artistas Plásticos de Paraty (Aarpa).


Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 09hs07




Uma parceria entre a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Agencia Municipal de Desenvolvimento (Amde), o Sebrae e a fábrica de calçados Tess está viabilizando a oferta de um curso de artesanato em couro na Vila do Artesão. As matrículas estão abertas até o dia 28 de fevereiro. O curso está previsto para iniciar no mês de março com carga horária de 24 horas/aula, sendo 6 horas/aula por semana com aulas nas terças e quintas, das 14h às 17h.
As matrículas podem ser feitas de terça à sexta, no horário das 10h às 16h, na Vila do Artesão, localizada à Rua Almeida Barreto s/n, no bairro de São José. Para efetuar a inscrição é preciso ser maior de 16 anos e estar matriculado na escola formal ou ter concluído o ensino médio.
No ato da matrícula, o aluno deve preencher o requerimento. Para os menores de 18 anos, a assinatura no requerimento de matrícula deverá ser dos pais ou responsáveis legais. Devem ser anexadas ao processo as cópias de RG, CPF e com...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 08hs59




Trabalhos de artesãos da cidade são vendidos a preços acessíveis.
Feira fica aberta das 10h às 19h na Avenida Alberto Braune.
Do G1 Região Serrana
diferentes tipos de artesanatos são vendidos no local 
Nesta sexta-feira (21) e sábado (22) acontece a 31ª edição da tradicional Feira de Artesanato da Economia Solidária em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio. O evento acontece na antiga Rodoviária Leopoldina e os visitantes poderão conhecer e adquirir o artesanato de artistas plásticos da cidade.
A feira é aberta ao público das 10h às 19h. A antiga rodoviária fica na Avenida Alberto Braune, 223, no centro da cidade (ao lado do prédio da prefeitura). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2521-1457.


Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 11hs27




Economia Criativa
Edital seleciona artesãos de todas as regiões do País para expor seus produtos em espaços culturais de destaque durante os jogos
por Portal Brasil
Divulgação/Agência Brasil
O edital fica aberto até 6 de abril e selecionará aproximadamente 60.000 peças artesanais
Itens relacionados
O Ministério da Cultura e a Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República lançam, nesta sexta-feira (21), edital para seleção de peças artesanais para o projeto Vitrines Culturais.
As Vitrines Culturais promoverão, entre 12 de junho e 13 de julho de 2014, exposições e comercialização de artesanatos de alta qualidade de todos os estados do Brasil.
As exposições acontecerão nas Fifa Fan Fest e espaços culturais das cidades-sede dos jogos, com ênfase em Manaus, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. 
O edital fica aberto até 6 de abril e selecionará aproximadamente 60.000 peça...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 11hs27





São diversas opções de aulas e endereços onde é possível participar das atividades. Todas as aulas são gratuitas
Da Reportagem
Quem tem criatividade e gosta de aplicá-la em atividades manuais, pode se inscrever em um das 500 vagas disponíveis para os cursos de artesanato, nas unidades do Programa de Integração e Cidadania (PICs) e dos Centros de Apoio à Família do Educando (CAFEs). São diversas opções de aulas e endereços onde é possível participar das atividades. Todas as aulas são gratuitas.
São cursos de tapetes artesanais, pintura em tecido, madeira, tela; serigrafia, chinelos decorados, bonecas artesanais. Tem até vagas para oficinas de corte e costura.
A dona de casa Maria Aparecida Borges de Brito, moradora do Bairro Samambaia, frequenta as aulas de Patch Apliquê no CAFE Sérgio Mainente. Há dois anos, conheceu o curso e passou a produzir peças como camisetas, panos de prato e outros enfeites para casa. "Adoro o curso. Com a venda, consig...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 11hs26




São dez oficinas com 20 vagas para cada uma.
As aulas são durante o mês de março.
Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano
O Serviço Social da Indústria de Mogi das Cruzes (Sesi) de Mogi das Cruzes abriu inscrições para dez cursos de artesanato. Ao todo são 20 vagas para cada curso. As aulas serão durante todo o mês de março. Para se inscrever é preciso comparecer ao Sesi com o RG, CPF e comprovante de residência.
Os cursos são de tecelagem manual, desenho artístico, bijuterias, acrílico e óleo sobre tela, estamparia em tecido, aplique, cartonagem e dêcoupage, arte em feltro e fuxico.
As aulas são para pessoas com mais de 16 anos, mas a partir de 12, é possível participar com autorização dos pais. O curso de desenho artístico é para a faixa etária de 6 a 16 anos. A taxa de inscrição varia de R$ 13 a R$ 40, dependendo do curso.
O curso mais procurado é o de estampagem em tecido. "Ele é o mais procurado porque tem desde camiseta, fronha e pano de pr...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 11hs25




As matrículas estão abertas até o dia 28 de fevereiro
Uma parceria entre a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Agencia Municipal de Desenvolvimento (Amde), o Sebrae e a fábrica de calçados Tess está viabilizando a oferta de um curso de artesanato em couro na Vila do Artesão. As matrículas estão abertas até o dia 28 de fevereiro. O curso está previsto para iniciar no mês de março com carga horária de 24 horas/aula, sendo 6 horas/aula por semana com aulas nas terças e quintas, das 14h às 17h.
As matrículas podem ser feitas de terça à sexta, no horário das 10h às 16h, na Vila do Artesão, localizada à Rua Almeida Barreto s/n, no bairro de São José. Para efetuar a inscrição é preciso ser maior de 16 anos e estar matriculado na escola formal ou ter concluído o ensino médio.
No ato da matrícula, o aluno deve preencher o requerimento. Para os menores de 18 anos, a assinatura no requerimento de matrícula deverá ser dos pais ou responsáveis legais...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 11hs22




Portão do Cemitério do Carmo demorou quase dois anos para ficar pronto. 
Uma tradição de vários séculos - o artesanato em ferro - ainda movimenta a economia de São João del Rei, no Campo das Verentes. Em tempos de Copa do Mundo e aumento do turismo, a cidade se prepara para o aumento na procura e venda das peças. Atualmente, os itens de ferro ganharam ares mais modernos, mas ainda conservam o peso da história do interior mineiro. 
As peças do período colonial brasileiro, feitos com ferro e talhados à mão, estão nas sacadas que decoram os casarões do centro histórico da cidade, na estrutura das pontes, lustres e até em detalhes no alto das igrejas, as chamadas esferas armilares. Elas representavam o poder de Portugal sobre as colônias. "Para todos os lados que olhamos têm ferro e artesanato. Não tem como passar despercebido", opinou a nutricionista Raquel Monteiro. 
Um bom exemplo dessas preciosidades artesanais do início do século XIX na c...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 08hs22




Evento tem objetivo de dar maior visibilidade e comercialização aos materiais produzidos na região
Assessoria / Prefeitura de Arapiraca 18 Fevereiro de 2014 - 15:49
Com o intuito de celebrar o dia do artesão, a ser comemorado no dia 19 de março, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics) está lançando a I Feira de Negócios e Artes do Agreste Alagoano (Fenearte).
Para dar maior visibilidade e comercialização aos materiais produzidos na região, a Secretária Myrka Lúcio abriu as portas do Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves aos empreendedores das cidades circunvizinhas para uma troca de experiências, impulsionando e dinamizando a economia do agreste alagoano.
"Contribuir para o fortalecimento da produção artesanal do nosso município e região. Buscar em cada artesão, o seu potencial empreendedor, através da troca de conhecimentos e do intercâmbio cultural", frisou Myrka Lúcio.
Partici...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 08hs20





I Fórum do Artesanato irá discutir políticas públicas.
Evento ocorrerá quarta (19) e quinta-feira (20).
Do G1 Santarém
Quatro entidades artesanais irão promover nesta quarta-feira (19) e quinta-feira (20) o I Fórum do Artesanato em Santarém, oeste do Pará, com o tema "Desenvolvimento das políticas para o artesanato local". O evento será no Theatro Victória. A intenção é discutir a valorização do artesanato local, buscando políticas públicas para a organização do setor. A principal reivindicação dos artesãos é a construção de um espaço permanente para as exposições.
Atualmente, o principal espaço utilizado é o Terminal Fluvial Turístico, localizado na orla da cidade. "Dos nossos anseios, a prioridade é a organização de espaços para exposição. O Terminal Flluvial não é o único ponto turístico. Precisamos de um espaço permanente", afirmou a organizadora do Fórum, Georgete Guimarães.
O G1 tentou contato por telefone com o se...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 08hs19





As inscrições serão abertas nesta terça-feira. Estão disponíveis cursos nas modalidades de cerâmica: modelagem e torno; bordado à mão e à máquina e tecelagem
Quer se capacitar na área de artesanato? O Instituto Mauá abre nesta terça-feira (18) as inscrições para cursos gratuitos de artesanato, da temporada 2014, em sua unidade no Pelourinho. Estão disponíveis cursos nas modalidades de cerâmica: modelagem e torno; bordado à mão e à máquina e tecelagem.
Os interessados podem se inscrever a partir desta terça-feira (18), sendo necessário se dirigir ao Mauá Pelourinho, localizado na Rua Gregório de Matos, nº 27, no Centro Histórico, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. É preciso levar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.
As inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 25 ou até o preenchimento total das vagas. As aulas começam no dia 17 de março e seguem até o dia 27 de novembro, nos turnos m...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 08hs18




Por Celis Fabrícia
"É uma fonte de renda carro-chefe, o artesanato da borracha." José Rodrigues de Araújo, o "Doutor da Borracha" 
Teve início nesta segunda-feira, 17, o Workshop de Design em Látex. Até a sexta-feira, 21, artesãos que já trabalham com o produto serão capacitados na Metodologia de Design Estratégico. As técnicas são ministradas por professores do Istituto Europeo di Design (IED). Criado em 1966, na Itália, o instituto é referência em formação avançada de design.
Participam do workshop representantes da Reserva Extrativista do Cazumbá Iracema, em Sena Madureira, da Amopreab (Associação dos Moradores e Produtores da Reserva Extrativista Chico Mendes), em Brasileia e Xapuri, o "Doutor da Borracha", de Epitaciolândia, e o Grupo da Comunidade de Artesãos do Calafate, em Rio Branco.
"Pra nós é uma alegria de compartilhar nosso dom de ensinar e também de aprender muito mais."
Outro conhecido artesão é José Rodrigues de Araújo,...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 09hs15




Inscrição está sendo realizada na Secretaria de Turismo, das 8h às 14h.
Peças ficarão expostas durante os quatro dias de Carnaval na cidade.
Do G1 Caruaru
Procedimento segue até esta terça-feira (18) na Secretaria de Turismo
Os artesãos que têm interesse em expor e comercializar peças durante a realização do Garanhuns Jazz Festival em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, precisam realizar um cadastro. A inscrição está sendo feita na secretaria de Turismo do município, das 8h às 14h. As peças ficarão expostas de 1º a 4 de março, durante o Carnaval. O cadastro e o ponto de comercialização são gratuitos.
De acordo com a assessoria de imprensa da pasta, o interessado precisa levar documento de identificação com foto e as inscrições serão realizadas com base em um cadastro de artesãos feito anteriormente pela prefeitura. Qualquer artesão pode participar. O procedimento segue até esta terça-feira (18).
Na quarta-feira (19), às 10h, haverá...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 09hs14




Prazo termina dia 2 de março
por Redação Engeplus - jornalismo@engeplus.com.br
O campus Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas até o dia 2 de março para o curso de Formação Inicial e Continuada de Tecelão de Tecidos Planos. O curso tem como público alvo mulheres maiores de 18 anos interessadas em ingressar na profissão de Tecelão em tecidos planos, com habilidade em Tecelagem Artesanal, aquelas que já atuam na área, sem treinamento e sem condições de atender adequadamente as necessidades do mercado e aquelas que já foram treinadas mas precisam ou querem fazer uma reciclagem do conhecimento, sendo que as mulheres que já participaram do Programa Mulheres Mil têm prioridade no preenchimento das vagas.
As inscrições são feitas pelo site www.ingresso.ifsc.edu.br ou diretamente na secretaria acadêmica do IFSC Araranguá, de segunda-feira a sexta-feira das 8 horas às 21 horas. Para se inscrever é necessário ter...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 09hs12




Foram ofertadas 100 vagas em cursos de capacitação profissional
Fonte: Assessoria
A Secretaria de Cidadania e Habitação, através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) deu início na manhã de hoje (17) a mais quatro cursos profissionalizantes direcionados às famílias cadastradas no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif).
Foram ofertadas 48 vagas para o curso de corte e costura, 20 para o curso de decoração de caixinha em MDF, 20 vagas para artesanato com jornal e 12 para artesanato para Páscoa. Os cursos têm duração média de dois meses.
De acordo com a coordenadora do Cras, Gisele Bellotti de Rezende, a equipe da instituição vai dar todo o suporte para os participantes. "Os cursos não são só um momento de aprender, mas também um momento para compartilhar e interagir com outras pessoas, como uma terapia", destacou Gisele.
A secretária de Cidadania e Habitação, Janice Ribeiro, ressaltou que os cursos tem a f...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 09hs12




Da Redação
O Instituto Mauá inicia nesta terça-feira, 18, as inscrições para os cursos da temporada 2014 promovidos pela Gerência de Fomento ao Artesanato na unidade do Pelourinho, em Salvador.
Os cursos gratuitos são oferecidos nas modalidades de cerâmica de torno, cerâmica de modelagem, bordado a mão, bordado a máquina e tecelagem.
As aulas começam no dia 17 de março - com atividades até 27 de novembro - nos turnos matutino e vespertino.
As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 25 ou até o preenchimento das vagas.
Os interessados devem se dirigir à sede do Mauá Pelourinho, na Rua Gregório de Matos, no Centro Histórico, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
É preciso apresentar carteira de identidade (RG), CPF e comprovante de residência.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3116-6705.
http://atarde.uol.com.br/


Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 09hs11




O bordado filé, mais uma vez, será tema da moda alto verão do Cantão. O sucesso da primeira coleção da marca brasileira com bordado alagoano superou em 400% a aposta da equipe. A informação foidivulgada pelas estilistas Georgia Buckley e Fernanda Motta durante reunião do Sebrae com as artesãs e parceiros.
As estilistas estiveram em Maceió para uma nova pesquisa sobre os bordados alagoanos, entre eles, o bilro de São Sebastião, singeleza de Água Branca e os pontos e contos da cidade de Penedo. Também estão em estudo o artesanato das palhas de Ouricuri de Coruripe e de Taboa de Feliz Deserto.
Segundo Georgia Buckley, a nova coleção já foi definida com o bordado colorido e tons neutros. "O bordado filé encantou o Brasil e esta nova coleção do Cantão também será sucesso", disse a estilista. Já a representante do Sebrae Vanessa Fagá informou que um dos destaques da instituição, em 2013, foi o trabalho de Indicação Geográfica do Filé e a coleção do Ca...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 10hs57




DIÁRIO DA MANHÃ
COMUNICAÇÃO SETORIAL SIC
É cada vez maior o número de artesãos e de trabalhadores manuais cadastrados pelo Programa do Artesanato Goiano, da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (SIC), em parceria com o Ministério da Micro e Pequenas Empresas do governo federal. Até o momento, foram cerca de 40 municípios já alcançados pelas equipes de SIC e a aceitação tem superado as expectativas, de acordo com a avaliação do gerente de Arranjos Produtivos Locais e Artesanato da SIC, André Franco.
A equipe da Superintendência de Microempresas da SIC nem bem desembarcou da maratona de cadastramento pelos municípios do Entorno, regiões Central, Sul e outras, e já prepara a campanha de cadastramentos nas regiões Norte e do Entorno do Distrito Federal, nas cidades de Porangatu, Mara Rosa, Cristalina e Alexânia. Na próxima semana, a equipe do Programa do Artesanato Goiano fará a entrega de 133 carteiras a artesãos e a trabalhadores manuais da re...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 10hs56




Além do artesanato, público confere apresentações culturais, em Goiânia.
Setor imobiliário beneficiou feira que atrai 4 mil visitantes a cada domingo.
Luísa GomesDo G1 GO
Todos os produtos expostos na Feira do Cerrado são artesanais
Completando dez anos de existência, a Feira do Cerrado, em Goiânia, atrai, em média, quatro mil visitantes a cada domingo, segundo a organização. São pessoas que buscam tanto os produtos artesanais expostos na feira quanto um momento de lazer em família. O espaço, ao ar livre, é altamente convidativo para um passeio com direito a apresentações culturais, voltadas para adultos e crianças.
A feira é realizada das 9h às 13h, no Parque da Criança, localizado ao lado do Estádio Serra Dourada. O evento começou em 2004, com apenas 16 expositores e hoje soma 160 artesãos e artesãs. Para o presidente da Associação Cultural Feira do Cerrado, Mário Kichese Neto, o grande diferencial está no fato que de todos os produtos ex...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 10hs55





O presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Figueiró (PMDB), recebeu nesta quinta-feira (13) a coordenadora da FGTAS de Cachoeira do Sul, Leidinara Marques, juntamente com lideranças do Programa Gaúcho do Artesanato e da Associação dos Artesãos de Cachoeira do Sul (Assoarte). No encontro, as representantes das entidades apresentaram a Figueiró como serão realizadas as festividades alusivas ao Dia do Artesão, comemorado no dia 19 de março. "Estamos organizando uma semana com atividades culturais que promovam esse setor tão importante para o município, entre elas uma feira na Praça José Bonifácio", disse. Segundo Figueiró, a Câmara deverá ter um estande com várias novidades no evento.
Outra ação prevista para a Semana do Artesão no município com a participação do Legislativo será a exposição de peças na recepção do Palácio João Neves da Fontoura e a realização de encontros, palestras e oficinas no Plenário. "Essas atividades vêm ao encontro ...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 18hs51




Prefeitura vai avaliar viabilidade do projeto e espaço para instalação.
Artesão querem local para expor produtos e realizar cursos.
Do G1 Região Serrana
Artesão participaram de reunião nesta segunda (10)
A Prefeitura de Teresópolis, Região Serrana do Rio, está conversando com artistas plásticos do município a fim de viabilizar a Casa do Artesão. Durante reunião nesta segunda-feira (10), cerca de 100 artesão conversaram o prefeito Arlei Rosa. O grupo que participou do encontro foi o mesmo que da Feira de Artesanato Local realizada em dezembro do ano passado na Praça Balthasar da Silveira, na Várzea.
A proposta do grupo, que está se organizando através de associação para fortalecer o segmento, é a implantação de um espaço onde os artesãos possam oferecer cursos, produzir, expor e vender seus artigos dentro do princípio da economia solidária. Por isso, as produções, vendas, compras e trocas são feitas de forma que não explorem ninguém e pres...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 13hs24




Comercialização do artesanato será nas cidades sede, em shoppings centers, atingindo as classes A e B.
Redação com Sebrae
Myrna Vanderlei
A Copa do Mundo é o segundo evento esportivo mais assistido no mundo e, a cada edição, atrai milhares e milhares de turistas para ver a bola rolar. Mas no Brasil, a proposta é ir além. O espetáculo em si é o atrativo, mas o turista que se preze deverá conhecer tudo, desde a culinária até as tradições locais.
E pensando em divulgar as belezas e potencialidades do artesanato de Alagoas, o Sebrae lançou, ainda em 2013, o edital de chamada pública do projeto Expoart. O objetivo é promover e inserir o melhor do artesanato alagoano para ser comercializado simultaneamente durante o mês do evento, em quatro cidades sede de jogos do torneio: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília.
E como agregar ainda mais valor a um artesanato que, por si só, já é rico? Simples: capacitando e investindo em design. Todos os 18 ...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 13hs24




Com o objetivo de incentivar o artesanato, cultura e economia da cidade, o Shopping São José recebe pela quarta vez a Feira da Economia Solidária. O evento, que promove a comercialização de diversos produtos artesanais confeccionados por grupos de comerciantes e artistas da Economia Solidária de São José dos Pinhais. A ação acontecerá de 13 a 23 de fevereiro, em parceria com a Prefeitura Municipal.
A feira contará com produtos artesanais, como bijuterias, objetos de decoração, bombons, doces caseiros, e artesanatos em geral, tudo com preço acessível. "Uma das marcas registradas deste evento é a oferta de itens muito bons e que aliam qualidade aos preços atrativos. Oferecemos nosso espaço para a feira por ver nela uma oportunidade de incentivar os talentos e habilidades artesanais dos moradores de São José dos Pinhais, além de dar condições para que muitas famílias tenham uma fonte de renda. Tenho certeza de que nossos clientes gostarão muito", afirma ageren...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 13hs23




No ano passado, 1.160 mulheres fizeram cursos no Espaço Mulher.
São 12 vagas por curso; confira número de telefone para dúvidas.
Do G1 Região dos Lagos
Estão abertas inscrições para cusos de artesatos para mulheres em Macaé, no interior do Rio de Janeiro. Na próxima semana, os cursos terão início: bordado livre tem turmas todas as segundas-feiras, das 14h às 17h; o de pacth work, às quartas-feiras, das 14h às 17h e o de pacht aplique, também nas quartas-feiras, de 9h às 12h. São 12 vagas por curso. Mais informações no telefone (22) 2796-1149. O Espaço Mulher Cidadã fica na Rua da Igualdade, 890, Imbetiba.
Já o curso de cabeleireiro, segundo a coordenadora do Espaço Mulher Cidadã, Patrícia Marins, está passando por algumas adaptações e, por isso, só começará a instruir as futuras profissionais sem data ainda delimitada. No entanto, esse espaço fez parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), da Barra, para levar a essa ...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 13hs22



13/02/2014 - Oficina de artesanato


Pollyana Martins
Uma parceria da Fundação Cultural Helmy Wendt Mayer e da Associação 
Artecriadores do Planalto Norte (Artecriação) está promovendo, de forma 
gratuita, oficinas de artesanato para crianças e adolescentes do município. As aulas vão até o dia 11 de fevereiro, todas as terças e quintas-feiras das 14h às 16h.
Para a coordenadora da Fundação Cultural Helmy Wendt Mayer, essa oficina ensina para as alunas uma profissão. "O curso tem como objetivo trazer crianças e adolescentes para apreender artesanato, assim evitando que elas fiquem ociosas em casa", explica Juliana Pereira.
Todos os dias as alunas apreendem algo novo como pintura, costura e fuxico.
Rubiane Maiara Mariano Heuko de 12 anos estava participando das aulas. Ela estava apreendendo a fazer flores de tecido. "Estou gostando da oficina, gostei de fazer flores e de costurar", conta.
Para Julia Lais de Oliveira de 11 anos, às aulas estão sendo muito diferentes. "Estou g...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 13hs21




Negócio garante o sustento da família Malaquias há quatro gerações.
Chifres são transformados ainda em objetos de decoração.
G1 Do Globo Rural
Você já deve ter ouvido dizer que em São Paulo é possível encontrar de tudo, pois na maior cidade do Brasil tem até um negócio típico da roça.
Uma fábrica de berrantes funciona há cerca de 100 anos em um bairo da Zona Leste da capital paulista, mas é preciso olhar com muita atenção para notar a garagem onde estão guardadas toneladas de chifres de boi.
Na casinha simples funciona há mais de 30 anos uma fábrica de berrantes e peças de artesanato em chifre, um negócio que garante o sustento da família Malaquias há quatro gerações.
Tudo começou com o avô de Marciel, um agricultor que veio da Bahia há quase 100 anos e fez a vida em São Paulo com o artesanato. A tradição resistiu ao tempo.
Na oficina, as máquinas hoje operadas por três dos sete filhos do artesão são as mesmas que foram usad...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 13hs33




O crescimento das vendas de artesanato chegou a quase 200%, segundo o presidente da Associação Casa do Artesão em Dourados (Acad), Sivirino Porto Sandré. A associação que abriga a Loja do Artesão, no terminal rodoviário, garante lucro para 50 profissionais filiados.
O aumento das vendas é mais um destaque para os artesãos. "A instalação da loja na rodoviária nos deu a chance de vender nossos produtos para as pessoas que estão em viagem e circulam por aqui. Isso é um dos principais fatores que apontamos para o aumento das vendas e ainda há bastante espaço para crescermos", diz Sivirino. Além dos produtos artesanais, a loja oferece jornal, mapa da cidade e cartões postais.
O secretário de Cultura, Carlos Fábio disse que as ações em favor do artesanato seguem a orientação do prefeito Murilo, que quer todos os segmentos recebendo o apoio da prefeitura, através das secretarias responsáveis. "Essa forma de agir demonstra o quanto a administração tem trabalh...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 13hs32




da assessoria de imprensa da prefeitura de Araçariguama
A Casa do Artesão, mantida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, está com as inscrições abertas. Espaço voltado para o artesanato em geral, inclusive contribuindo para a geração de renda, o local oferece gratuitamente cursos de Decoupage; Pintura em pastel seco; Flores em EVA; Pintura em tecido; Path Decor; Path Aplique; Tricô e Crochê; Tear; Bonecas; entre outros.
Para efetuar as inscrições, os interessados deverão comparecer na Rua José Manoel Rodrigues, 105, bairro Cintra Gordinho com documentos pessoais, comprovante de residência e ter a idade mínima de 12 anos. A Casa do Artesão funciona de segunda à sexta, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Lembramos que os cursos são gratuitos. Informações pelo telefone 97317-1579.
O início das aulas será no dia XX de Fevereiro.
http://www.guiasaoroque.com.br/


Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 13hs30




Jornal Panorama | 
Estão abertas inscrições para Artesanato de materiais recicláveis, Cestaria e Trançado, Produção artesanal de alimentos e Pintura em tecido. As qualificações são gratuitas e acontecerão em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, através do Sindicato Rural do Vale do Paranhana. Os interessados devem inscrever-se na Casa da Colônia, localizada em frente à Prefeitura, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.
http://www.jornalpanorama.com.br/


Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 13hs25




50 detentas aprenderam a fazer crochê, pelúcias, sandálias e bijouterias.
Produtos serão vendidos em feiras por internas do regime semiaberto.
Do G1 PA
Ieda Maria Ramos Vieira, presidente da cooperativa, diz que a iniciativa é uma forma de auxiliar no sustento da família
Detentas do Centro de Recuperação Feminino (CRF) do Pará formaram uma cooperativa de arte. A iniciativa é uma parceria da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-PA), que é responsável pela formação das 50 empreendedoras da cooperativa.
"É uma oportunidade de mudança de vida para todas nós. A expectativa é de crescer, crescer e crescer... Estou muito feliz de participar desse projeto. Eu também quero ajudar no sustento da minha família e com a venda das peças que vamos produzir, a renda vai servir pra isso. Daqui pra frente eu vou ser uma mulher empreendedora", comemora Ieda Maria Ramos Vieira, ...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 14hs23




Show Rural começou na segunda-feira (3) e segue até sexta-feira (7).
Expectativa das agriculturas é que a comercialização passe dos R$ 100 mil.
Do G1 PR, em Cascavel
Um grupo de mulheres de Cascavel e região encontrou no Show Rural uma forma de ganhar uma renda extra com artesanatos. O incentivo e auxilio é do Instituto Emater, que reservou um lugar na feira para expor os produtos. Os objetos são produzidos por agricultoras de 28 municípios e integrantes de programas sociais. O Show Rural começou na segunda-feira (3) e segue até sexta-feira (7).
"Aqui nós temos pessoas, muitas vezes, que, em casa, tiram leite, fazem o serviço na propriedade e à noite, quando estão descansando, elas produzem o artesanato. E esse dinheiro, muitas vezes, garante até um salário mínimo a mais. É uma renda mais para a propriedade ou para aquela família que pertence para um programa social", afirmou a técnica do Emater, Jussara Walkowicz.
saiba mais
As mulheres vendem pa...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 14hs22




Balanço do dia
A professora Elzita Bittencourt, que mora em Vitória da Conquista e trabalha em Itambé, além de lecionar em sala multisseriada, tem outra vocação. E mesmo sendo sua segunda opção, ela não deixa de lembrar: " Sou professora e artesã por isso valorizo muito o artesanato", afirmou enquanto admirava os produtos em umas das barracas montadas na Praça Nove de Novembro.
Os produtos ali expostos são de artesãos do Grupo de Economia Solidária (GEP), que até sábado, 08, estarão no localcomercializando. Mas, segundo a própria Elzita, por gostar muito de produtos como esses, ela no primeiro dia de feira já levou para casa um colar. "Eu amo artesanato. Eu aprecio e valorizo este trabalho porque não é qualquer pessoa que faz, precisa de muita dedicação. Não estou tendo tempo de fazer, mas compro", comentou a professora.
A militar do Corpo de Bombeiros, Sara Reis, também passou pela praça e resolveu conferir os colares e brincos. Para ela, a comercial...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 17hs44




O FSS (Fundo Social de Solidariedade) de Santos inscreve a partir desta quinta (6) para 20 vagas no Projeto Escola Unimed.
Secor/Prefeitura de Santos
Os jovens de 15 a 18 anos de idade que querem ingressar no mercado de trabalho têm uma ótima oportunidade de capacitação. O FSS (Fundo Social de Solidariedade) de Santos inscreve a partir desta quinta (6) para 20 vagas no Projeto Escola Unimed. Caso as vagas não sejam preenchidas, a inscrição prossegue na sexta (7). Para participar é preciso residir em Santos, estar cursando ou ter concluído o ensino médio, além de renda familiar de até dois salários mínimos (R$ 1.448,00).
Os interessados devem ir ao FSS (av. Conselheiro Nébias, 388), das 9h às 12h e das 14h às 18h, com cópia do RG, CPF e dos comprovantes de residência e de renda. Também é preciso levar uma lata ou pacote de leite em pó integral de 400 gramas. As aulas terão início no próximo dia 26 e ocorrem uma vez por semana, às quartas-feiras, das 8h...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 17hs43




A ideia do centro de compras é apresentar as mais distintas formas de arte aos seus frequentadores com novo espaço cultural
ACRITICA.COM
O Shopping Ponta Negra lança a mostra "Amazonas em Arte", que terá abertura nesta sexta-feira (7) e prosseguirá até o dia 16 de fevereiro na Praça de eventos do centro de compras. A exposição retratará a realidade amazônica em telas, esculturas e artesanatos feitos com matéria-prima regional por integrantes da Associação Amazonense dos Artistas Plásticos (AMAP) e da Cooperativa do Artesanato Sustentável do Amazonas (Coopasam). 
Os trabalhos mostram a região amazônica pelas mais diferentes perspectivas, já que seus autores são artistas de diversas partes da Amazônia Ocidental. Além de admirar as obras, os clientes do Shopping Ponta Negra também poderão adquiri-las.
O artista plástico e presidente da AMAP, José Carlos de Lima, comemora a iniciativa do Shopping Ponte Negra de levar arte gratuitamente aos seus fr...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 17hs43




O Governo do Estado, por meio do Empreender Paraíba, reinicia as liberações deste ano entregando R$ 566.429,01 mil em créditos para 189 empreendedores dos municípios de Pilões, Duas Estradas, Gurinhém, Sobrado, Pitimbu e Cruz do Espírito Santo. As liberações acontecem nesta terça-feira (4), quarta-feira (5), quinta-feira (6) e sexta-feira (7) e os empreendedores contemplados são atendidos pelas linhas Individual, Artesanato e Empreender Mulher.
De acordo com o secretário executivo do Empreender PB, Tárcio Handel Pessoa, o Programa reinicia as liberações de crédito este ano prevendo mais R$ 30 milhões a serem injetados na economia paraibana até dezembro. "As liberações que estamos realizando neste início de ano ainda são resultado do trabalho intenso da equipe no ano passado. Pretendemos estender mais a atuação do Empreender PB este ano, focados em novidades que contribuam cada vez mais para o desenvolvimento do empreendedorismo no Estado", declarou o gestor....

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 18hs38




Ponto das Artes é um projeto desenvolvido por artesãos da capital em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul que abre espaço para exposição, comércio e valorização do artesão, e acontece nesse sábado (8), a 7ª edição do projeto, das 9h às 17h no Centro Cultural José Octávio Guizzo.
Nessa edição o Ponto das Artes receberá trabalhos da artesã Sandra Padilha com peças artesanais sofisticadas, isto é, de um bom gosto que seduzem aqueles que não acreditam na "reciclagem" com beleza e classe, através de peças customizadas e reciclagem em roupas e imagens sacras, além de acessórios em couro, malha, crochê e tricô, da Touché Camisetas com roupas customizadas e camisetas que abordam a cultura urbana, o underground, trazendo a proposta de vestir com mais arte e criatividade, fazendo escolhas pelo consumo consciente, por alternativas ao "mundo shopping center" e por mais vida cultural e os produtos da artesã Marly Tulio com mandalas, revisteiro...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 18hs37




Balanço do dia
A professora Elzita Bittencourt, que mora em Vitória da Conquista e trabalha em Itambé, além de lecionar em sala multisseriada, tem outra vocação. E mesmo sendo sua segunda opção, ela não deixa de lembrar: " Sou professora e artesã por isso valorizo muito o artesanato", afirmou enquanto admirava os produtos em umas das barracas montadas na Praça Nove de Novembro.
Os produtos ali expostos são de artesãos do Grupo de Economia Solidária (GEP), que até sábado, 08, estarão no localcomercializando. Mas, segundo a própria Elzita, por gostar muito de produtos como esses, ela no primeiro dia de feira já levou para casa um colar. "Eu amo artesanato. Eu aprecio e valorizo este trabalho porque não é qualquer pessoa que faz, precisa de muita dedicação. Não estou tendo tempo de fazer, mas compro", comentou a professora.
A militar do Corpo de Bombeiros, Sara Reis, também passou pela praça e resolveu conferir os colares e brincos. Para ela, a comercial...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 18hs37




Até o dia 25 deste mês, estão abertas as inscrições para seleção de proposta/projeto técnico com o objetivo de financiar projetos para apoiar comunidades que desenvolvam produção de artesanato nas regiões da Bahia. O edital é do Instituto de Artesanato Visconde de Mauá, autarquia vinculada a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
De acordo com informações contidas no edital, os projetos aprovados vão contribuir com a geração de trabalho e renda, além da sustentabilidade nas dimensões econômica, social, cultural, ambiental, política e de gestão no Estado.
As inscrições e o envio de proposta podem ser feitas na sede do Instituto Mauá ou através de serviço de postagem de correspondência dos Correios, com aviso de Recebimento (AR) para o endereço Instituto de Artesanato Visconde de Mauá - Lago do Porto da Barra, 02 - Barra, Salvador/BA, CEP: 40.140-970. 
A versão completa do edital está disponível no site do Instituto Mauá...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 16hs59




A coordenadora do Programa de Artesanato da Paraíba, a primeira-dama do Estado, Pâmela Bório, entregou, nessa quinta-feira (30), os certificados da capacitação ministrada pelo designer Sérgio Matos, que contou com a participação de artesãs das cidades de Acaú e Cabedelo. Pâmela foi recebida na Associação das Marisqueiras de Acaú, no município de Pitimbu.
De acordo com ela, outras capacitações estão previstas para os artesãos paraibanos neste ano. A meta é habilitá-los para o Selo do Artesanato Paraibano, lançado em dezembro de 2013 pelo governador Ricardo Coutinho.
"Estamos investindo nas capacitações, principalmente agora com o Selo do Artesanato. Não é justo criarmos um selo de qualidade e não oferecermos uma forma de qualificá-los para receber esse reconhecimento. Por isso, o nosso foco é cada vez mais aumentar o nível de excelência dos nossos artesãos para que eles estejam preparados para expor em grandes eventos, com peças de valor e bom gost...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 17hs09




Claúdio Nogueira Carneiro, muitas inscrições já foram feitas, mas com a prorrogação pretende-se aumentar o número de inscritos e ampliar a divulgação, principalmente para o interior
A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) prorroga o prazo para inscrições dos Editais de Incentivo à Cultura, publicado no Diário Oficial, na última quarta-feira 30. Os interessados podem se inscrever, agora, até 14 de março, nas áreas de Artes Cênicas, Audiovisual, Saber Indígena, Artes Visuais, Literatura, Música, Saber Popular Tradicional e do Artesanato e Programa de Infraestrutura Cultural. Para realizar a inscrição e ler os editais, basta acessar o site http://cultura.to.gov.br/
Conforme o secretário geral de elaboração e organização dos Editais do Fundo Cultural,
Claúdio Nogueira Carneiro, muitas inscrições já foram feitas, mas com a prorrogação pretende-se aumentar o número de inscritos e ampliar a divulgação, principalmente para o interior....

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 17hs08




Feira de Artesanato do Mineirinho é interditada na manhã deste domingoExpositores foram notificados por administradora sobre a interdição da feira de artesanato durante a madrugada. A prefeitura de BH entrou com uma ação pedindo a não realização do evento em função da ausência de alvará
Gabriella Pacheco
Feirantes aguardam na porta do Mineirinho por alguma explicação pela suspensão das atividades
Expositores da Feira de Artesanato do Mineirinho foram surpreendidos nesta madrugada com a notícia que não poderiam trabalhar como é de costume nas manhãs de domingo. A notícia veio por meio da administradora da feira que afirmou que a prefeitura de Belo Horizonte teria embargado a realização do evento. 
De acordo com o advogado da Associação dos Expositores da Feira do Mineirinho, o governo municipal entrou com uma ação pedindo a não realização da feira em função da falta de alvará na última sexta-feira. No mesmo dia, um mandado de seguranç...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 17hs07



Páginas Anterior | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 | Próxima
Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  Av. Cristiano Machado, 640 / sala 1309 . Bairro Sagrada Família - BH - MG - faleconosco@brartesanato.com