Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Atelier



Associação

Associação


Data de Aniversário:
Cidade:

Telefone:
Telefone de recado:
Email:
Voltar

Histórico

Associação de Artesãos Sempre-Vivas, comunidade de Galheiros, zona rural de Diamantina / MG. A entidade conta com a parceria da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerias), do IEF / MG (Instituto Estadual de Florestas) e também da Terra Brasilis (ONG que trabalha com a recuperação de flores). Essa associação trabalha com o manejo sustentável da sempre-viva - flor nativa do cerrado. Na região muitas famílias vivem da extração e venda desse tipo de flor, o que começou a gerar um problema ambiental devido à exploração incorreta desse recurso da natureza, e a trazer risco de extinção para a espécie. A solução encontrada para esse problema foi um treinamento oferecido aos trabalhadores da região, ensinando-os a coletar as flores na época certa sem prejudicar a raiz, que dá origem a outra flor no ano seguinte, e as sementes.
O artesanato foi a alternativa para diminuir a exploração e aumentar a renda dos trabalhadores. De coletores, os artesãos ganharam no valor agregado do trabalho. Os associados foram incentivados a não simplesmente venderem a flor bruta, mas a desenvolverem a partir delas peças artesanais decorativas de alto valor agregado. Com o auxílio da ONG Mãos de Minas, o design das peças foi adequado para que as mesmas tivessem aceitação no mercado. A associação foi criada para organizar o trabalho na comunidade. As peças são vendidas com o apoio do Sebrae Minas em lojas de Diamantina, Belo Horizonte e outros estados, além de frequentemente integrarem feiras de artesanato. Atualmente, os artesãos não trabalham mais com a venda de flores, mas somente com a produção de objetos decorativos, que são feitos com cerca de 40 espécies de flores do cerrado que não correm mais o risco de serem extintas. 
As artesãs desenvolvem em sua cidade um belo trabalho criando peças artesanais de decorações. Atualmente, Ivanete Borges Rocha é a presidente da Associação de Artesãos Sempre-Vivas.

 


Artesanato

Páginas 1 | 2 | Próxima


Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  Av. Cristiano Machado, 640 / sala 1309 . Bairro Sagrada Família - BH - MG - faleconosco@brartesanato.com