Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





O Centro do Artesanato de Ibiporã foi uma das unidades selecionadas na 3.a edição do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato e os produtos da cidade norte-paranaense podem ganhar destaque em exposições nacionais. De 1,8 mil inscritos, apenas 180 ficaram para a seleção final. No último dia 4, finalmente foram anunciados os 100 premiados.
Na avaliação do gerente de Atendimento Coletivo/Comércio do Sebrae, Juarez de Paula, o Top 100 de Artesanato demonstra visível evolução: em 2006 foram registradas 526 inscrições, e em 2009, 1.025. Outro destaque, na opinião do gerente, é o aumento da qualidade dos trabalhos, com nítida preocupação em torno de aspectos como o design.
 
Para participar da terceira edição exigiu-se o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), o registro como Empreendedor Individual (EI) ou ligação com cooperativa ou empresa. Segundo Juarez de Paula, isso não prejudicou a grande adesão ao prêmio. “A formalização deixou de ser problema para o segmento. Antes, era um gargalo, porém o EI oferece facilidades para que o artesão se regularize”, observa.
Ibiporã comemora
“Nos sentimos orgulhosos e convencidos de que o investimento no setor vale muito a pena”, declarou o secretário de Cultura e Turismo de Ibiporã, Julio Dutra. “Hoje temos uma diversidade de técnicas e produtos e todos com muita qualidade e acabamento. Nossa loja é referência para outras cidades”, acrescentou.
Foram várias as etapas de avaliação dos concorrentes. Da fase final participaram 180 unidades produtivas de artesanato. A seleção dos cem premiados foi concluída no dia 17 de maio, durante reunião de um júri formado por sete especialistas, no Rio de Janeiro. Fizeram parte do corpo de jurados representantes da área de design, de comércio justo, imprensa, do setor de artesanato e do Ministério da Cultura. O júri levou em conta 11 critérios, dentre os quais inovação, beleza, responsabilidade social, viabilidade comercial e caráter ambiental.
A solenidade de entrega do prêmio às unidades será no dia 4 de setembro, na Marina da Glória, Rio de Janeiro. O Sebrae quer avançar na comercialização das peças artesanais. A ideia é dar visibilidade às unidades premiadas no Top 100 em exposições nos grandes eventos esportivos programados para os próximos anos, como a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo FIFA 2014.
Nos dias 5 e 6 de setembro, haverá na Marina da Glória o primeiro de uma série de cinco encontros de negócios com os artesãos. Participam desta edição 80 compradores. Em seguida, de 7 a 9 de setembro, as unidades vencedoras do TOP 100 participarão de uma mostra aberta ao público, no mesmo local.
Em novembro, os trabalhos das unidades produtivas serão expostos na 23ª Feira Nacional de Artesanato, em Belo Horizonte. O Sebrae quer inserir os grupos não apenas nas programações desse tipo, como também em eventos de áreas como hotelaria e decoração.
(Fontes: Assessorias de Imprensa do Sebrae e da Prefeitura de Ibiporã)
Texto: Londrix Comunicação
Contatos com a redação do Planeta Sercomtel podem ser feitos pelo telefone (43) 3323-0280 ou pelo e-mail: planeta1@sercomtel.com.br.
Fonte: Planeta Sercomtel




Postado por: BRartesanato às 16hs05



Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com