Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





O artesanato paraense exposto e comercializado no Espaço São José Liberto será uma das atrações da 76ª Feira Internacional de Artesanato, que acontecerá de 21 a 29 de abril na Fortezza da Basso, uma fortificação do século XVI localizada na cidade de Florença, na Itália. O convite para integrar a mostra foi feito ao Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), instituição gerenciadora do São José Liberto, pela Embaixada do Brasil em Roma.
A diversidade dos produtos artesanais do Pará vai compor o estande institucional do Brasil, com 60 metros quadrados, onde também estará a produção de pequenas empresas e de artesãos do Estado do Amazonas. O público que visitar a feira, voltada à divulgação de produtos de vários países e oportunidades de negócios, verá no estande do Brasil, sob a responsabilidade do Setor de Promoção Comercial e Investimentos da Embaixada do Brasil em Roma, 42 peças representativas de tradicionais tipologias do artesanato paraense.
O Igama participa da mostra com cerâmica tapajônica (ídolos e vasos), miniaturas em balata, cuias pintadas e grifadas, sachês de patchouli e folhas da árvore do cupuaçu (criados pela empresa Ornatos), bolsas feitas com a fibra tururi e adornos, com destaque para um colar confeccionado em madrepérola de rio, couro e casca de pupunheira, de autoria da designer de joias Lídia Abrahim.
Encauchados
Outro produto inovador que representa o Pará na Feira de Florença é o encauchado, produto originário do látex da seringueira, desenvolvido dentro do Projeto Encauchados de Vegetais da Amazônia, criado pelo professor Francisco Samonek, mestre em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais, e já presente em quase 50 comunidades, espalhadas por quatro Estados da Amazônia – Pará, Amazonas, Acre e Rondônia.
O projeto conta com o apoio do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea), da Universidade Federal do Pará (UFPA), e da Universidade Federal do Acre (Ufac), além do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Comunidades extrativistas, ribeirinhos e quilombolas produzem objetos utilitários com a técnica do encauchado, que integram a variedade de produtos encontrada na Casa do Artesão, no São José Liberto.
“Também vamos divulgar na Feira o Espaço São José Liberto, como local de criação, produção e comercialização de joias e artesanato do Pará, e ainda como atração turística e representação do patrimônio arquitetônico da região”, destaca Thiago de Albuquerque Gama, coordenador do setor comercial do Igama, que participará da mostra, dando continuidade à diretriz do Instituto de incentivo e valorização do artesanato paraense, no Brasil e no exterior. A participação do Igama na feira tem a parceria do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom).
A 76ª Feira Internacional de Artesanato é organizada pela Firenze Fiera e patrocinada pela Região da Toscana, Província de Florença e Câmara Municipal de Florença. O evento conta com a parceria da CNA (Confederação Nacional Italiana para o Setor de Artesanato e das Pequenas e Médias Empresas); Confederação de Artesanato Italiano; Confederação Italiana de Comércio; Confederação Italiana dos Operadores de Comércio e Turismo; do Centro de Apoio ao Artesanato Artístico e Tradicional da Toscana; da Fundação de Apoio ao Artesanato Artístico de Florença e do Departamento de Arquitetura da Universidade de Florença.
a Redação
Agência Pará de Notícias
Secretaria de Estado de Comunicação
Rodovia Augusto Montenegro, km 09 - Coqueiro - Belém - PA CEP.: 66823-010
Fone: (91) 3202-0901
Site: www.agenciapara.com.br Email: gabinete@secom.pa.gov.br




Postado por: BRartesanato às 16hs20



Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com