Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





Campo Grande (MS) - Dando sequência à série de livros “Vozes”, que retrata personalidades das diversas categorias da arte sul-mato-grossense, o governo do Estado, através da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), lança no próximo dia 23 de março (sexta-feira) o livro Vozes do Artesanato.
O evento acontece no auditório da Governadoria, às 8h30 e integra a programação oficial da Semana do Artesão.
Vozes do Artesanatoé o terceiro livro da série publicada pela Fundação de Cultura, que nas anteriores tratou da dança e do teatro, e tem registro na Biblioteca Nacional. Neste volume, o foco é o artesanato de Mato Grosso do Sul, representado por 38 artesãos, além dos modos de produção coletivos das cerâmicas Terena e Kadiwéu, e de três homenagens póstumas.
A obra contou com uma rede de colaboradores de todo o Estado, incluindo jornalistas, fotógrafos, pesquisadores, designers, entre outros, sendo de grande relevância para a cultura sul-mato-grossense. A tiragem inicial é de dois mil exemplares, que serão distribuídos em bibliotecas públicas e embaixadas brasileiras no exterior.
O presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros, ressalta que o conceito do livro é homenagear todos os artesãos de Mato Grosso do Sul, responsáveis por uma produção expressiva e pujante da economia da cultura, fonte de sobrevivência de inúmeras famílias e que cada vez mais ultrapassa as fronteiras do Estado.
“É uma forma de registro de nossa cultura, destacando as suas trajetórias, as singularidades de seus trabalhos, a contribuição prestada ao aprimoramento técnico do artesanato do Estado de Mato Grosso do Sul, e ao mesmo tempo, reconhecendo o papel dessas personalidades e homenageando-as”, analisa Calheiros.
O governador André Puccinelli destaca que a publicação vai além de seu papel social como instrumento de conhecimento. “Esta obra se insere nas publicações oficiais que documentam a cultura sul-mato-grossense, oportunizando ao cidadão a informação e a compreensão das manifestações culturais do nosso Estado. Democratiza-se assim o acesso a informações, não raro inéditas no registro escrito, em especial no caso do Artesanato. É uma nova peça na política governamental de produzir e difundir o saber cultural, aliado à desafiadora busca pela formação de leitores em nossas cidades.”
A gerente de Atividades Artesanais da FCMS, Arlene Vilela, ressalta que no dia 19 de março é o Dia de São José, protetor dos artesãos: “Toda profissão tem o seu dia, então desta vez organizamos a Semana do Artesão, como forma de celebração ao trabalho desses que expressam seus sentimentos através da arte. O livro é um registro de suma importância, pois faz um resgate dos pioneiros do artesanato do Estado.”
O organizador do livro, Fabio Pellegrini, destaca que a obra conta com vários autores e fotógrafos, alguns iniciantes, outros já de renome: “Foi uma experiência gratificante, pois pudemos contar com mais de 60 pessoas envolvidas, as quais colaboraram voluntariamente em prol desses artistas natos. É um orgulho para todos nós deixarmos esta obra de grande relevância para a cultura sul-mato-grossense. Mais que isso, tivemos a grata oportunidade de sermos recebidos por eles e termos a missão de compartilhar suas trajetórias de vida, cada um da sua forma.”
Serviço
Lançamento do livro Vozes do Artesanato
Data: 23 de março de 2012 (sexta-feira)
Horário: 8h30
Local: Auditório da Governadoria
Informações: 67 3316 9152 – Gerência de Atividades Artesanais da FCMS
Ficha Técnica do livro Vozes do Artesanato
Organização: Fabio Pellegrini
Consultoria técnica: Marília Leite e Moema Vilela
Projeto gráfico: Desirée Melo
Entrevistas e redação:
Aline Kraemer; Ana Flávia Dorsa; Anahi Zurutuza; Andriolli Costa; Célia Adriana Nazarko; Dirceu Mauricio Van Lonkhuizen; Eduardo Romero; Fabio Pellegrini; Gisele Colombo; Jean Fernandes; Jefferson Benício; Josiane Gaboardi; Kátia Kuratone; Lívia Gaertner; Lu Tanno; Marcio Breda; Maria Christina de Lima Félix Santos; Marlei Sigrist; Melly Sena; Milena Crestani; Mônica Fonseca; Naiane Mesquita; Neusa Narico Arashiro; Nicanor Coelho; Oscar Rocha; Patrícia Cerqueira Caldas; Patrícia Zerlotti; Ricardo Pieretti Câmara; Rodrigo Ostemberg; Rodrigo Teixeira; Rogério Valdez; Victor Currales.
Fotografias:
Alexssandro Loyola; Álvaro Resende; Ana Flávia Dorsa; Andriolli Costa; Célia Adriana Nazarko; Claudionor Silva; Daniel Reino; Dilermano Alves; Fabio Pellegrini; Jean Fernandes; João Benevenuto; Juvenal da Silva; Lívia Gaertner; Luis Duarte; Luis Fernando Anguita; Luiz Carlos da Silva; Nicanor Coelho; Odenir Xavier; Paulo César Ramos; Rachid Waqued; Roberto Higa; Rodrigo Maia; Rodrigo Ostemberg; Sergio Azevedo; Victor Currales; Wagner Guimarães.
Fonte: JORNAL DIA DIA




Postado por: BRartesanato às 16hs58



Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com