Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





100 pessoas de 13 municípios devem realizar curso de artesanato em Laranjeiras
A 2ª etapa da oficina do Projeto Pensar e Fazer Artesanato como negócio para o turismo será realizada hoje (9) pela secretaria de Assistência Social e Segurança da Família. O curso é promovido em parceria com o Sebrae, acontece das 9 às 16 horas, e será ministrado pela instrutora Sandra.
A secretária de Assistência Social, Ione dos Santos destaca que o objetivo é qualificar as pessoas e identificar materiais do município que possam ser trabalhados na confecção de peças artesanais que retratem a cultura de Laranjeiras do Sul e da região conhecida como Lagos e Colinas Cantuquiriguaçu.
Cerca de 100 pessoas de 13 municípios da região devem realizar o curso.
http://www.jcorreiodopovo.com.br/


Postado por: BR artesanato às 19hs06




Arte dos Reis promove oficina de Design
A identidade regional é o diferencial dos produtos artesanais e uma das vocações do segmento, é ser um ícone representante do local onde é produzido. Neste sentido, a cooperativa Arte dos Reis promove a Oficina de Design ministrada pela artista e designer carioca Paula Mendonça para 50 artesãos participantes do Programa de Valorização do Artesanato da cidade. O objetivo do trabalho qualitativo é apresentar ao artesão a importância de entender e utilizar a cultura e a riqueza local para aplicação em seus produtos, além de agregar mais valor as peças já que podem expressar a vasta identidade cultural local.
O trabalho de pesquisa passa também pelos artesãos realizarem visita cultural guiada, pela historiadora Ana Maris de Figueiredo Ribeiro, ao corredor turístico do centro histórico de Angra. A principal proposta é mostrar que a cidade é riquíssima em história, patrimônio, símbolos, personagens, lendas e costumes d...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 19hs06




Tradição piauiense, artesanato de Pedro II corre o risco de acabar
Entre redes, tapetes e colchas, são produzidas mais de 700 peças por mês.
Novas gerações não tem interesse em aprender a arte das tecelãs.
Do G1 PI
Situada na serra dos matões, a cidade de Pedro II é conhecida pelas suas belas paisagens, pelo clima agradável e pela extração da Opala. Mas a cidade que fica a 195 km ao Norte de Teresina, já tinha outra fama, a da produção de redes no Piauí. Entre redes, tapetes, mantas e colchas, são produzidas mais de 700 peças por mês.
Alguns trabalhos feitos na cidade já ganharam prêmios e reconhecimento nacional e internacional. Só que a atividade que primeiro projetou o nome da cidade de Pedro II, antes mesmo do ecoturismo e do minério de Opala corre um sério risco de desaparecer, tudo por conta da falta de interesse das novas gerações em aprender o ofício.
Antônio Sousa é tecelã há mais de 60 anos, mas já sabe que na família a tra...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 19hs05




Miniaturas humanas feitas de massa fazem fama de artesão em Arceburgo
A partir de fotos, amigos e celebridades ganham moldes feitos em biscuit.
Banda Detonautas foi um dos primeiros a ter miniaturas dos integrantes.
Do G1 Sul de Minas
Miniaturas em massa de celebridades e pessoas comuns vêm fazendo a fama de um artesão de Arceburgo (MG). Há dois anos, Leandro Taliares Mariano, acostumado a desenhar em grafite caricaturas e retratos, começou a se aventurar no mundo dos bonecos de biscuit.
As miniaturas são vendidas ao preço médio de R$ 150. Leandro leva em torno de uma semana para confeccionar cada boneco. Como modelo, ele usa uma foto da pessoa.
Em casa, o artesão guarda reproduções do piloto de corrida Ayrton Senna, do personagem de filmes de terror Chuck e até do próprio avô. Agora, está empenhado em criar uma miniatura de Cássio, goleiro do Corinthians, a quem pretende presentear.
A partir de uma foto, artesão de Arceburgo (MG) faz miniaturas de...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 19hs04




Mulheres encontram geração de renda através da arte e da cultura
Em todo o Brasil, o mercado de artesanato tem crescido significativamente, valorizando a identidade cultural das comunidades, promovendo melhoria de vida e contribuindo para o desenvolvimento local. O número de artesãos no país constitui um contingente expressivo de trabalhadores do mercado informal. Todo esse crescimento no setor fez com que a cidade de Barra Mansa também visse no artesanato uma fonte geradora de empregos.
No município, 28 artesãs participam mensalmente da tradicional Feira de Artesanato, que tem apoio da Fundação de Cultura da cidade. A atividade é realizada na Praça da Matriz, no Jardim das Preguiças e na Gare da Estação. A feira dispõe de uma grande variedade de artesanato. Pinturas, bonecos, panos de prato, biscuits, patchwork, trabalhos com fibra de bananeira e até culinária estão entre os produtos comercializados. O objetivo, segundo a organização, é dar visibilidade a ...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 19hs02




O artesanato indígena e a economia criativa é tema de exposição no IAP
Peças confeccionadas por índios das etnias Assurini do Xingu, Arawaté e Parakanã vão compor a mostra "Barro, Madeira e Palha - O artesanato indígena e a Economia Criativa"
Da Redação
Agência Pará de Notícias
A partir do próximo dia 17, a Incubadora Pará Criativo, que funciona no prédio do Instituto de Artes do Pará (IAP), recebe a exposição "Barro, Madeira e Palha - O artesanato indígena e a Economia Criativa". Realizada em parceria com a Fundação Ipiranga, a mostra vai expor a produção artesanal das etnias Assurini do Xingu, Arawaté e Parakanã. As peças fazem parte do acervo da Fundação Ipiranga que, por meio da Associação Assurini Awaeté, mantém a loja Koisas de Índio, no Mercado de Carne Francisco Bolonha, no complexo do Ver-o-Peso. O projeto da Fundação contribui para a valorização da cultura indígena, potencializa as possibilidades de uso da produção artesa...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 18hs59



Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com