Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





Alcinópolis recebe oficina de Cerâmica de Bichos do Pantanal
Alcinópolis recebe a partir da próxima segunda-feira (15), às 14 horas, no Centro de Convivência dos idosos, a Oficina de Cerâmica Bichos do Pantanal, voltada para artesãos do núcleo produtivo do município.
Ministrado pelo artesão Rodrigo Avalhães, o curso segue até o dia 25 de setembro. As aulas acontecem das 8 às 18 horas e contarão com 30 alunos. O objetivo é capacitar os artesãos na criação de peças que remetam a fauna pantaneira.
Rodrigo Avalhães é reconhecido pelos esculturas em cerâmica que se tornaram símbolo do Estado, como as "Onças". As peças são vendidas na Casa do Artesão de Campo Grande em outros estados.
O artesão já participou do Projeto "Sapicuá Pantaneiro" - projeto que nasceu em 2003 com o objetivo de resgatar, desenvolver e incentivar o artesanato da região de Pantanal de Mato Grosso do Sul, preservando a natureza, a cultura e suas tradições.
O projeto Artes...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 10hs54




CRAS oferece oficina de artesanato para a terceira idade
As aulas acontecem toda sexta-feira e é voltada para integrantes do Lar dos Velhinhos e CIEVI
JALES - Proporcionar um sorriso no rosto de quem já viveu inúmeras experiências na vida. É com esse intuito que a prefeitura de Jales, através do CRAS - Centro de Referencia de Assistência Social de Jales, vem realizando oficinas de artesanato para os grupos da terceira idade do Lar dos Velhinhos e CIEVI - Centro Integrado Esportivo de Valorização ao Idoso.
Ministradas pela professora Juliana Scapin e acompanhadas pela terapeuta ocupacional do CRAS, Jeisa Carla Limeira de Souza, as aulas das oficinas acontecem todas as sextas-feiras. Nelas são desenvolvidos diversos trabalhos de artesanato e manuais, como porta guardanapo, artes com palito de sorvete, prendedor de alimentos e recados, caixas de madeira, entre outros.
A ação é oferecida pelo CRAS através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 10hs53




Artesã da PB é selecionada para ministrar oficina em SP
O trabalho desenvolvido por um grupo de 50 artesãs do Ateliê Renascença de São Sebastião de Umbuzeiro será apresentado durante um evento promovido pelo projeto social Artesanato Solidário (ArteSol), na sede do Sesc São Paulo, nos próximos dias 16 e 17. Entre elas, está a paraibana Dorinha Ramos da Silva, que trabalha há mais de 40 anos com a renda renascença e foi convidada a ministrar palestra sobre seu ofício para outras artesãs.
Dorinha foi selecionada por uma comissão composta por profissionais do projeto ArteSol que priorizam o saber-fazer artesanal enquanto fruto de passagem de saber entre as gerações. A partir disso, eles elaboram projetos e ações voltadas à valorização da atividade artesanal de referência da cultura brasileira.
"Fiquei muito honrada com o convite por ter a oportunidade de divulgar o trabalho bem feito que realizamos na Paraíba, além de poder disseminar nossa cultura, que...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 10hs52




Casa do Artesão abre inscrições para 10 cursos em Porto Alegre
Novidades são cursos de fiação em lã crua e o de reciclagem de jeans.
Capacitações iniciam a partir da próxima segunda-feira (15).
Do G1 RS
A Casa do Artesão de Porto Alegre está com inscrições abertas para 10 cursos de qualificação. Dois deles são novidades: o de fiação em lã crua e o de reciclagem e realização de jeans, que pretende transformar calças antigas em bolsas. As capacitações iniciam a partir da próxima segunda-feira (15).
De acordo com a coordenadora do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), Marlene Garcia, a inclusão de dois novos cursos busca seguir as tendências do mercado e atender a uma solicitação dos artesãos. Ela destaca que o curso de Reciclagem de Jeans, por exemplo, pretende dar uma nova utilidade para as calças velhas ou que não servem mais.
Conforme a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), em 2014, 566 pessoas já participaram de 22...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 10hs49




UFSM terá feira de trocas e de artesanato a partir de domingo
No próximo domingo (14), a partir das 14h, ocorre no campus da UFSM a Feira de Trocas & Artesanato, um espaço onde os frequentadores poderão comprar ou trocar produtos e serviços das mais variadas formas.
A feira de trocas solidária, que faz parte do projeto Viva o Campus, consiste na transação de produtos e serviços através do sistema de trocas, onde o expositor poderá trocar seu material por outros do seu interesse, realizando uma comercialização solidária, sem a necessidade do uso de dinheiro.
Poderão ser trocados produtos como livros, assessórios, objetos pessoais, brinquedos, colecionáveis, entre outros. Também poderão participar da feira pessoas que o ofereçam cursos de idiomas, aulas particulares, caronas, trabalhos de digitação etc.
No domingo, acontecerá o lançamento do Artesanato do Campus, um espaço onde professores, técnicos administrativos e projetos vinculados à UFSM p...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 10hs47




Festa do Sairé é sinônimo de lucro para artesãos de Alter do Chão
Durante a festa cerca de 100 mil visitantes passam pela vila.
Venda de produtos garante melhor qualidade de vida para artesãos.
Do G1 Santarém
A venda de artigos regionais garantem o faturamento para dezenas de famílias da vila balneária de Alter do Chão, que fica distante cerca de 40km de Santarém, oeste do Pará. Com a chegada da Festa do Sairé, a expectativa de vendas e lucro aumenta entre os artesãos.
Durante a festa cerca de 100 mil visitantes passam pela vila, movimentando a economia local e aumentando a venda de artesanato, doces, licores e outros produtos regionais.
As vendas na barraca do artesão Manoel Maria aumentam durante o Sairé
O artesão Manoel Maria trabalha com produtos artesanais há 40 anos e em sua barraca oferece vários produtos confeccionados por sua família. Para ele, o período da Festa do Sairé é sinônimo de aumento nas vendas. "A festa desse ano promete ...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 10hs46




Moda inspirada no Círio de Nazaré gera renda para artesãos e designers
Estampas coloridas são atrativo para paraenses e turistas.
Sebrae orienta artesãos a aliarem desejo e originalidade.
Do G1 PA
O designer Márcio Caldas exibe uma das peças inspiradas no Círio de Nazaré
O designer Márcio Caldas cresceu em uma família de devotos de Nossa Senhora de Nazaré. O respeito pela imagem, aprendido desde pequeno, virou inspiração para ele em 2014: Caldas criou três modelos de camisas com estampas baseadas no Círio de Nazaré, que estão sendo vendidas através das redes sociais e com a ajuda de amigos.
"A minha namorada vem me ajudando sendo a garota propaganda das camisetas, e tem sido de grande ajuda. Com isso conseguimos criar a fan page no Facebook e dar início a uma mini campanha nas redes sociais. Meu pai trabalhou com confecções a vida inteira, e até hoje está me ajudando bastante a entender o mercado", disse.
Segundo o designer, o Círio é um p...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 10hs45




Artesãos do Parque Halfeld de Juiz de Fora recebem novas barracas
Trabalhadores ficaram por mais de um ano vendendo sob tenda de plástico.
Artesãos registram aumento nas vendas, mas ainda temem época chuvosa.
Do G1 Zona da Mata
Barracas agora atendem em horário diferenciado
Depois de quase um ano e meio trabalhando sob uma tenda provisória, os artesãos do Parque Halfeld, no Centro de Juiz de Fora, receberam novas barracas para a comercialização de produtos na Feira de Artesanato do local. A mudança, segundo os trabalhadores, já consegue atrair mais compradores e o aumento das vendas. No entanto, alguns ainda questionam a proteção em caso de chuva.De acordo com a Prefeitura, as barracas são semelhantes à outras utilizadas na cidade por feirantes.
A permissão de venda no local foi dada a 33 trabalhadores. As barraquinhas agora funcionam em horário diferenciado para atender a demanda, de segunda a quarta-feira, das 9h às 16h.
A expectativa da Associa...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 10hs43




Projeto incentiva artesanato com materiais recicláveis
Retalhos de confecções estão virando itens de grande utilidade no cotidiano
Com criatividade, retalhos são transformados tapetes, bolsas e até capas para tablet
O que para muitos não passa de lixo, para a Associação de Artesãos Cantinho da Arte, pode ser uma valiosa matéria-prima.
Uma iniciativa desenvolvida pela entidade, com suporte técnico da Emater, está incentivando a utilização de materiais recicláveis para a produção de arte e luxo.
Com cerca de 14 anos de atuação, a associação adotou nesse ano o projeto Recriar, que consiste na confecção de peças como tapetes, sacolas, bolsas retornáveis, almofadas, capas para tablet, entre outras utilidades, com retalhos fornecidos por indústrias têxteis. O artesanato com materiais recicláveis está exposto no Cantinho da Arte, junto com outros trabalhos variados de artesanato. Sua comercialização ajuda a custear as despesas da entidade.
De ...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 10hs29




Mestre do artesanato no CE cria peças de argila há três gerações
Arte da argila já dura três gerações no Sítio Doró.
Sesu trabalhos já foram vendidos para Estados Unidos e países da Europa.
Do G1 CE
com informações da TV Verdes Mares
Lourdes Cândido mantém há mais de 50 anos a cultura do artesanato cearense viva. Ela mora com 11 filhos, 25 netos e 5 bisnetos, no Sítio Doró, que fica a 3 Km de Juazeiro do Norte, município a 560 Km de Fortaleza. Reconhecida mundialmente, ela é considerada uma das mestres do artesanato de barro.
Suas peças já foram vendidas para turistas da França, Alemanha, Holanda e Estados Unidos. Os temas dos seus trabalhos são quadrilhas, lapinhas e reisados. Retratos feitos de argila inspirados no seu dia a dia.
A família numerosa se especializou na arte e hoje consegue realizar os trabalhos e o utilizá-los com ofício de vida.


Postado por: BR artesanato às 10hs20



Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com