Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 






Amanda Célio Repórter
Para presentear a família e os amigos, a estudante de Matemática Milena Abreu Resende enxergou no artesanato uma oportunidade para economizar nas compras. Essa é uma velha prática conhecida nos Estados Unidos, que consiste em fabricar ou reparar algo por conta própria. O termo em inglês, "do it yourself" ou simplesmente DIY, traduzido para o português significa "faça você mesmo". No Brasil, o DIY é conhecido como bricolagem, expressão já comum principalmente entre artesãos e adeptos da prática.
Milena Abreu presenteia as amigas com tapetes, cachecóis e outras peças feitas por ela
Além da economia, Milena Abreu ainda quis conter a pressão das amigas e da família, que pratica o artesanato há muito tempo e, por isso, começou a se aventurar nas linhas e bordados. Mas as peças, que antes eram um passatempo e hobby, foram ficando cada vez mais profissionais. "Presentes de aniversário são sempre cachecóis, tapetes ou peças de arte...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 18hs55



27/05/2014 - cantinho criativo f


um blog cheio de criatividade ,com produtos de biscuit ,eva ,tecido ,bonecas e etc,


Postado por: flavia esteves às 17hs25





Cerca de 100 artesãos já estão inscritos para a vigésima terceira Feira Estadual do Artesanato, que acontece dias 6, 7 e 8 de junho na Praça da República de Ijuí. A promoção é da Associação dos Artesãos de Ijuí que recebe inscrições até o início do evento.
Já estão confirmadas pessoas de 17 municípios gaúchos a fim de comercializar artesanato em Ijuí. Há confirmação de artesãos, por exemplo, de Dois Irmãos, Passo Fundo, Santo Angelo, Santa Rosa, Santo Cristo, Cruz Alta, Frederico Westphalen, Encruzilhada do Sul, além de municípios da microrregião de Ijuí. No ano passado participaram 130 expositores. Se chover, a feira vai ocorrer no ginásio municipal de esportes, Wilson Mânica. 
http://radioprogresso.com.br/


Postado por: BR artesanato às 10hs38





A Fundação de Cultura do governo do Estado realiza de 26 de maio a 06 de junho em Coxim, a Oficina de Cerâmica e Torno por meio do projeto Artesania. O curso será realizado no prédio da antiga prefeitura, localizado na rua Antônio Albuquerque, s/nº.
O curso será ministrado pelo artesão Luiz Gonzaga de Oliveira para cerca de trinta pessoas. A proposta de levar a oficina para o município é de instalar um núcleo de produção em argila e torno, assim, possibilitar uma viabilidade econômica, com geração de trabalho e renda com a capacitação dos artesãos.
Desenvolvido em 2007 pelo governo do Estado, o projeto Artesania visa ao fortalecimento do artesanato produzido em Mato Grosso do Sul. Prevê investimentos na capacitação de artesãos e no incentivo à criação de núcleos artesanais, gerando emprego e renda para milhares de famílias e difundindo no Brasil e internacionalmente os produtos artesanais sul-mato-grossenses.
O programa aproveita as vocações ...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 10hs37





De 27 a 29 de maio será realizada a oficina de artesanato com fibra de aguapé, com moradores da comunidade ribeirinha de Porto da Manga, no municipío de Corumbá. O curso é de graça e destinado a jovens de 18 a 29 anos, atravésda Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
Através das aulas os ribeirinhos terão a oportunidade de aprender a confeccionar artesanato com fibra de aguapé, conhecido também como camalote. A oficina será ministrada pela artesã Catarina Guató, uma das poucas remanescentes e difusoras deste conhecimento secular da etnia.
A artesã repassará o modo de saber-fazer do artesanato guató, que consiste na coleta da fibra de aguapé no rio Paraguai, manuseio, preparo e secagem da fibra, confecção e acabamento de trançados que serão utilizados na criação de cestarias, chapéus, tapetes, chaveiros, abanicos, suplats, fruteiras, entre outros objetos.
O aguapé é uma planta aquática abundante do Pantanal. Seus emaranhados formam os chama...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 10hs34





A Prefeitura de Dourados através da Secretaria de Cultura em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul cadastrou cerca de 100 artesãos no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab). O trabalho pretende dar a oportunidade a estes profissionais de terem acesso a benefícios do setor.
O ritmo do trabalho de recadastramento foi intenso na semana passada, quando as atividades foram encerradas. Técnicos da Fundação estiveram no município neste período para fazer o cadastro e dar orientações aos artesãos.
Os artesãos que procuraram a Secretaria de Cultura e realizaram o procedimento vão receber a carteira de artesão MS pelos Correios.
saiba mais

Postado por: www.brartesanato.com às 15hs24




Artesanato amapaense será exposto nas sedes dos jogos da Copa 2014
Peças que retratam o caboclo ribeirinho e bijuteria feita com escama de peixe foram selecionadas
Brincos Flor da Amazônia são feitos à base de escamas e pele do peixe Pirarucu. Foto: Paula Monteiro/ Portal Amazônia
MACAPÁ – Engana-se quem pensa que só de futebol vive a Copa do Mundo. O maior evento futebolístico também mostrará talentos fora dos gramados. Os brasileiros vão mostrar que também entendem de artesanato por meio do projeto Vitrines Culturais, promovido pelo Ministério da Cultura e do Micro e Pequena Empresa da Presidência da República. No Amapá, o projeto selecionou dois trabalhos que serão expostos e comercializados nas Fifa Fan Fest e espaços culturais das cidades sede dos jogos da Copa do Mundo de Futebol: em Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.
Um das peças escolhidas foi Seu Zé, que retrata o ribeirinho da Re...

saiba mais

Postado por: www.brartesanato.com às 15hs23




Homem trabalha com a produção de tambores há mais de 20 anos.
Arte é repassada para jovens através do projeto Banzeiro do Brilho de Fogo.
Dyepeson Martins
Do G1 AP
Pedro Rosário dos Santos, mais conhecido como Pedro Bolão, de 53 anos
Artesão há mais de duas décadas, Pedro Rosário dos Santos, mais conhecido como Pedro Bolão, de 53 anos, é um dos criadores do projeto Banzeiro do Brilho de Fogo, lançado neste sábado (17), na comunidade do Curiaú, a 7 quilômetros de Macapá. No programa, o artesão ensina jovens e crianças a confeccionarem instrumentos musicais com madeira recicl...

saiba mais

Postado por: www.brartesanato.com às 18hs02





Por Eduardo Gomes 
José Rodrigues de Araújo, ou "Doutor da Borracha", como é mais conhecido, mora há 39 anos na Reserva Extrativista Chico Mendes. Nascido e criado no Seringal São Francisco, em Xapuri, ele viu na floresta a oportunidade de mudar de vida a partir do extrativismo e ficou famoso pela produção artesanal de calçados e outros produtos à base de látex.
José mostra com orgulho a Bandeira Acreana, que leva aonde quer que vá 
Ele conta que o interesse pelo artesanato veio em 1988, quando participou de uma das edições da Feira de Produtos da Floresta (Flora). O evento, realizado pelo governo do Estado e a sociedade civil organizada, tinha co...

saiba mais

Postado por: www.brartesanato.com às 18hs29





Por Rose Farias
Arraial Cultural será realizado de 30 de junho a 6 de julho
A Fundação Elias Mansour (FEM) lança o edital que habilita a comercialização de produtos durante a décima sexta edição do Arraial Cultural. O evento, uma iniciativa do governo do Estado, será realizado de 30 de junho a 6 de julho deste ano, no estacionamento do Estádio Arena da Floresta.
A ideia é permitir um espaço organizado para a venda dos produtos, oferecer um serviço com alimentos de qualidade aos frequentadores, incentivar a participação e estimular a organização e profissionalização dos comerciantes, ambulantes e associações na venda de seus produtos.
saiba mais

Postado por: www.brartesanato.com às 18hs23




Inscrições são gratuitas e ocorrem entre 19 de maio e 5 de junho.
Serão distribuídos R$ 34 mil em premiação aos primeiros colocados.
Do G1 PE
De 19 de maio a 5 de junho estarão abertas as inscrições gratuitas para os interessados em participar do Salão de Arte Popular e Galeria de Reciclados da 15° Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte). O artista poderá inscrever até três obras ou três conjuntos de obras. O evento ocorrerá entre 2 e 12 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Salão Ipojuca do Centro de Convenções de Pernambuco, das 9h às 17h. As fichas de inscriç...

saiba mais

Postado por: www.brartesanato.com às 19hs14




Trinta e duas oficinas gastronômicas serão oferecidas durante a sextaedição da Feira do Empreendedor, que começa nesta quinta-feira (15) e segue até domingo (18), no Centro de Convenções em João Pessoa. Com foco na gastronomia, que defende o uso de produtos frescos, sem agrotóxicos ou conservantes químicos e que valoriza sabores locais, as oficinas serão ministradas por chefs de restaurantes de diversas cidades paraibanas e professores de escolas gastronômicas.

No dia 15 de maio, as oficinas serão oferecidas no Espaço "GastronomiaCriativa" por empresários de alimentação do município de Cabedelo e por professores da UFPB. Já No dia 16, serão os chefs de restaurantes da cidade do Conde e professores da Escola de Gastronomia e Hotelaria SENAC e da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB) que ficarão respons...

saiba mais

Postado por: www.brartesanato.com às 19hs12




Comissão aprova regulamentação do ofício de artesão
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou o reconhecimento da profissão de artesão. O projeto do Senado também estabelece que deverá haver políticas públicas de apoio, crédito e aperfeiçoamento do setor. A comissão acolheu o parecer do relator, deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA).
Agência Câmara
Deputado Daniel Almeida, relator do projeto: atividade tem impacto na economia local.
A proposta considera artesão toda pessoa que exerce atividade predominantemente manual de forma individual, associada ou cooperativada.
Segundo Daniel Almeida, a regulamentação da profissão beneficia não só os profissionais, mas também incrementa a economia local. "Isso tem um impacto muito expressivo na vida econômica de muitas comunidades. Cadastrar isso, fazer o reconhecimento, criar condições favoráveis para a produção e comercialização do artesanato, é al...

saiba mais

Postado por: www.brartesanato.com às 19hs07





Foi anunciado na última terça-feira, 06, o resultado do Edital Vitrines Culturais, do Ministério da Cultura (MinC). Através deste edital, artesãos selecionados por todo o país poderão expor a arte brasileira nas Fifa Fan Fest de sete, das doze cidades-sede do mundial de Futebol.
Sergipe conseguiu através deste edital, emplacar 13 peças de artesanato, que serão expostas e vendidas nessas cidades, mostrando para brasileiros e turistas de todo o mundo um pouco do artesanato sergipano.
Oficina de orientação
Com o objetivo de auxiliar na elaboração dos projetos por parte dos artesãos sergipanos, a Regional da Bahia e Sergipe do MinC, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), ofereceu orientações de como se inscrever nesta seleção pública para expor bordados, pinturas e outros produtos nas cidades-sede do mundial. A oficina aconteceu no Museu da Gente Sergipana e contou com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Instituto Bene...

saiba mais

Postado por: www.brartesanato.com às 19hs05





Reportagem local 
Da Redação do Portal O Taboanense
A secretaria de Cultura de Taboão da Serra e a Ong Ararats , realizam o 1º Salão de Artes e Artesanato de Taboão da Serra para o Dia das Mães. Nesta quinta-feira, dia 8, das 10h às 20h, a feira será no Cemur. Sexta e sábado, dias 9 e 10, das 13h às 18h, na praça Nicola Vivilechio, no Centro.
São diversas barracas com opções de presentes e lembrancinhas para as mães, dentre eles, quadros, bijuterias, bolsas e bordados. Todos os objetos em exposição são produzidos manualmente, vale conferir. "E quem for visitar a feira, poderá participar gratuitamente da oficina de artes", lembra o fundador da ONG Arararts, Everaldo Barros.
Para o vice-prefeito e secretário de Cultura, Laércio Lopes, essa feira vai ganhar cada vez mais espaço na cidade. A ideia é valorizar os profissionais que trabalham com artesanato, divulgar o trabalho na cidade. "Eu apoio essa iniciativa e vamos fazer de Taboão da Serra ...

saiba mais

Postado por: www.brartesanato.com às 19hs03





A Fundação de Cultura do governo do Estado lança na próxima segunda feira (12) às 13h a Oficina de Bordados no Centro Comunitário do bairro Estrela do Sul. A oficina irá até 22 de maio e faz parte do projeto Artesania. Os principais objetivos do projeto são gerar trabalho e renda nas comunidades a partir da valorização do oficio tradicional que é o artesanato, aproveitando matérias-primas locais e/ou recicláveis.
A ministrante do curso será Arlete Delevatti Ferreira que possui bom desempenho no setor artesanal, produzindo peças de qualidade, ótimo acabamento e fácil aceitação no mercado. A iniciativa de propor a oficina partiu dos próprios moradores do bairro, que puderam escolher dentre as várias técnicas artesanais, o bordado. Para os aprendizes será uma forma de complementar a renda e aperfeiçoar as habilidades.
Mais informações por meio da Gerencia de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS pelo telefone 3316-9107.
Fonte: Da Redaçã...

saiba mais

Postado por: www.brartesanato.com às 19hs02




Comissão aprova regulamentação do ofício de artesão
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou o reconhecimento da profissão de artesão. O projeto do Senado também estabelece que deverá haver políticas públicas de apoio, crédito e aperfeiçoamento do setor. A comissão acolheu o parecer do relator, deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA).
Agência Câmara
Deputado Daniel Almeida, relator do projeto: atividade tem impacto na economia local.
A proposta considera artesão toda pessoa que exerce atividade predominantemente manual de forma individual, associada ou cooperativada.
Segundo Daniel Almeida, a regulamentação da profissão beneficia não só os profissionais, mas também incrementa a economia local. "Isso tem um impacto muito expressivo na vida econômica de muitas comunidades. Cadastrar isso, fazer o reconhecimento, criar condições favoráveis para a produção e comercialização do artesanato, é al...

saiba mais

Postado por: www.brartesanato.com às 10hs37





PUBLICIDADE
Técnicas da Fundação de Cultura conhecerão a demanda de necessidades e os materiais disponíveis para o trabalho desses profissionais 
O Departamento Municipal de Cultura, por meio da Casa do Artesão, convida todos os artesãos de Três Lagoas, bem como os apreciadores de artesanato, para participar da reunião que será realizada na próxima quinta-feira (8), às 14h, na Casa do Artesão.
A reunião será conduzida pelas técnicas da Fundação de Cultura de Campo Grande que realizarão debate com os artesãos da cidade para conhecer a demanda de necessidades e de materiais disponíveis no Município para que, após esse primeiro encontro, seja agendado cursos de capacitação de acordo com as necessidades identificadas.
"As técnicas da Fundação querem saber o que os artesãos da nossa cidade precisam no que diz respeito aos cursos de aperfeiçoamento, além das matérias primas disponíveis em Três Lagoas, ou seja, o que podemos usar para con...

saiba mais

Postado por: www.brartesanato.com às 10hs36





Da Redação, com Agência Sebrae
Nove showrooms serão montados pelo Sebrae para apresentar aos turistas nacionais e estrangeiros criações de artesãos de todo o país.
Brasília - Brasileiros e estrangeiros que viajarem pelo Brasil durante a Copa do Mundo 2014 vão poder conhecer mais sobre a beleza nacional e levar para casa peças do artesanato feito no país, numa iniciativa do Sebrae, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
Assim como aconteceu na Copa das Confederações, em 2013, o Sebrae vai montar showrooms nas cidades-sede da competição para incentivar o desenvolvimento desse mercado e mostrar aos turistas a qualidade do artesanato brasileiro. O primeiro deles já está funcionando em Brasília (DF).
"Esperamos receber 300 mil pessoas e comercializar um montante de pelo menos R$ 2 milhões em peças", afirma o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. Ano passado, mais de 125 mil pessoas visitaram as cinco lojas montadas...

saiba mais

Postado por: www.brartesanato.com às 10hs34





De 5 a 9 de maio, o Espaço Cultural Georgina de Albuquerque, da Câmara de Taubaté, recebe a exposição de artesanato com peças em pedrarias e patchwork (trabalho com retalhos de tecido).
Para a artesã Janete Perez, que expõe obras pela segunda vez no local, é importante o apoio da Casa na divulgação dos trabalhos, e a medida tem dado um bom retorno. Ela faz artesanato há 15 anos e é formada em Artes Visuais e Pedagogia. Aposta no dia das mães e na visibilidade do evento para a venda de suas peças. "Por meio dessa comunicação [na Câmara] as pessoas vão entrar em contato. O espaço é bom e as pessoas se interessam", comentou.
Já a proprietária do Ateliê do Artesanato, Cidinha Santos, exibe pela primeira vez suas criações de patchwork na Câmara. Para ela, o espaço proporciona visibilidade aos artesãos da cidade. "Acho muito interessante. A Câmara é um espaço do povo."
Segundo a artesã, em Taubaté ainda falta investimento e atenção para os pro...

saiba mais

Postado por: www.brartesanato.com às 10hs34




Inscrições devem ser feitas em uma das unidades da escola na cidade.
Do G1
Ao todo, há vagas para os cursos de Auxiliar de Padeiro, Unhas Artísticas, Manicure e Pedicure, Digitação, Iniciação à Informática, Word Avançado, Artesanato em Feltro, Crochê e Bordado, Patchcolagem, Pintura em Tecidos, Costura Artesanal, Eletricista Instalador, Funileiro de Brilho, Confecção de Bolsas, Customização, Informática Básica, Recursos Humanos, Logística e Auxiliar Administrativo. As aulas devem começar ainda no primeiro semestre de 2014.
As inscrições podem ser feitas em uma das unidades da Escola do Trabalho mediante apresentação das cópias do RG, CPF, comprovante de endereço e de escolaridade. Os interessados devem ter no mínimo 16 anos e possuir Ensino Fundamental. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (12)3622 1170.Vale do Paraíba e RegiãoA Escola do Trabalho, da Prefeitura de Taubaté, está com 516 vagas abertas para mais de 20 cursos gratuito...

saiba mais

Postado por: www.brartesanato.com às 10hs32




Interessados devem procurar o Centro de Formação Profissionalizante.
São oferecidas oito vagas e capacitação já começa nesta segunda-feira (5).
Do G1 Caruaru
Comente agora
A Secretaria de Assistência Social de Gravatá, no Agreste de Pernambuco, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) está com inscrições abertas para o curso gratuito de artesanato com materiais recicláveis.
Os interessados em participar da capacitação devem procurar nesta segunda-feira (5), das 7h às 8h, o Centro de Formação Profissionalizante, localizado na Rua Cleto Campelo, sem número, no Centro. Para se inscrever é necessário levar uma cópia do RG, CPF e comprovante de residência.
São oferecidas oito vagas. O curso já começa nesta segunda-feira e segue até o dia 9 de maio, das 8h às 17h, no Instituto João Evangelista.


Postado por: www.brartesanato.com às 10hs31



Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com