Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





Pequenos produtores destacam necessidade de assessoria técnica durante Fórum em Lucas do Rio Verde
O Fórum Regional da Agricultura Familiar, realizado no Show Safra BR 163, nesta sexta-feira (28), contou com a participação de produtores rurais dos 14 municípios que compõem o Consórcio do Alto Teles Pires.
CenárioMT com Assessoria
Atuando em diversos ramos da produção de alimentos, a classe destacou a necessidade de intensificar o apoio técnico ao pequeno produtor. 
Para o piscicultor de Cláudia, Rudi Gutjahr, que há oito anos se dedica a atividade, não basta somente o agricultor ter a seu alcance o produto para ser plantado ou produzido, é preciso que haja uma orientação de como ele irá plantar e manusear o material com que trabalha. "Muitos, principalmente aquele que está iniciando alguma atividade, não tem a mínima noção técnica de manuseio e de como proceder com o produto que escolheu para trabalhar. Essa assistência tem que ser também c...

saiba mais

Postado por: www.brartesanato.com às 08hs51




OIT debate Academia sobre Economia Social e Solidária: desenvolvimento inclusivo e sustentável
A Academia sobre a Economia Social e Solidária da OIT neste ano será realizada no Brasil, em Campinas, de 29 de julho á à 01 de agosto em Campinas/SP.
Ela vai centrar-se especialmente no valor acrescentado das Organizações da Economia Social e Solidária (OESS) em termos de inclusão e sustentabilidade, bem como no papel que a ESS pode desempenhar no debate da agenda de desenvolvimento do pós-2015. 
O principal objetivo será gerar um melhor entendimento do conceito de ESS e da sua possível contribuição para o desenvolvimento inclusivo e sustentável. 
As primeiras três edições da Academia foram organizadas pelo Centro Internacional de Formação da OIT (CIF-OIT) em Turim (Itália) em 2010, em Montreal (Canadá) em 2011 e em Agadir (Marrocos) em 2013. Conhecido como a "Academia da OIT sobre a Economia Social e Solidária (Academia ESS)", este evento de for...

saiba mais

Postado por: www.brartesanato.com às 08hs46





Inscrições são realizadas até sexta-feira (28).
Treinamento acontece entre os dias 31 de março e 4 de Abril
Juliane Peixinho
Do G1 Petrolina
Estão abertas até sexta-feira (28), as inscrições para a Semana do Artesanato que promoverá capacitação de aprimoramento do trabalho dos artesãos de Petrolina, no Sertão pernambucano. O treinamento será realizado entre os dias 31 de março e 4 de abril, a partir das 19h, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Pernambuco (Senai) de Petrolina.
Os interessados devem se matricular gratuitamente na Secretaria Executiva de Cultura que fica no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina. "O curso é pré-requisito para avaliação das obras por curadores da Feira Nacional de Artesanato (Feneart) que acontece na capital Recife e na Feira Internacional de Artesanato e Decoração (Feincartes) com realização em Petrolina", explicou o secretário executivo de Cultura de Petrolina, Ozenir Luciano.
saiba mais

Postado por: www.brartesanato.com às 08hs43





da assessoria de imprensa da Prefeitura de São Roque
O Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura da Estância Turística de São Roque informa que estão abertas as inscrições para o curso gratuito de artesanato.
No curso, o aluno aprenderá a fazer pintura de peças em MDF (Medium Density Fiberboard), técnicas de decoupage entre outras voltadas a arte.
Os interessados podem procurar o FSS que fica no Paço Municipal (Rua São Paulo, 966 - Taboão) ou entrar em contato pelo número 4784-8526, com Fernanda, entre as 10 e 16 horas.
http://www.guiasaoroque.com.br/


Postado por: www.brartesanato.com às 07hs20





O Ministério da Cultura, por intermédio da Secretaria da Economia Criativa, e a Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República estão convidando os artesãos brasileiros ou grupos produtivos a participarem de seleção nacional de peças artesanais para compor os estoques dos espaços do projeto Vitrines Culturais. Em Corumbá, a Fundação de Cultura da Prefeitura, está dando apoio aos artesãos que desejarem participar do projeto.
O projeto Vitrines Culturais, tem como objetivo levar mostras do artesanato brasileiro para exposição e comercialização de peças artesanais durante os jogos da Copa do Mundo FIFA 2014, que será realizado entre os dias 12 de junho e 13 de julho de 2014. O espaço utilizado para exposição serão espaços da FIFA Fan Fest ou espaços culturais qualificados e de visibilidade nas cidades-sede, em especial nas cidades de Manaus/AM, Recife/PE, Salvador/BA, Belo Horizonte/MG, Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP e Porto Alegre/RS....

saiba mais

Postado por: www.brartesanato.com às 18hs41





da assessoria de imprensa da prefeitura de Araçariguama
A Prefeitura de Araçariguama, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR realizaram de 17 a 19 de março, na Casa do Artesão, o curso de artesanato em fibras vegetais - Milho/Flores.
O curso, além de qualificar a mão de obra do artesão rural em Araçariguama, permitindo ao morador utilizar este aprendizado para geração de renda, utilizando de matéria prima disponível no município, também permitiu aos interessados aprenderem técnicas para confecção de lindas peças que estão tendo grande aceitação e procura no mercado de artesanato.
Para o coordenador de Turismo de Araçariguama, Carlos Henrique Moraes Fhilippe, responsável pela execução do curso no município, além de ser uma prazerosa atividade manual, o artesanato tem ajudado financeiramente diversos munícipes em sua complementação da renda familiar. "De acordo com o SEBRAE, a...

saiba mais

Postado por: www.brartesanato.com às 18hs38





Mulheres empreendedoras do ramo da alimentação e lavanderia podem participar
Assessoria de Comunicação
O Prêmio Usinas do Trabalho, promovido anualmente pelo Instituto Consulado da Mulher, já está com as inscrições abertas. Podem se inscrever iniciativas de empreendedorismos feminino, popular e de economia solidária. Serão selecionados 20 empreendimentos coletivos de destaque, que atuem nas áreas de lavanderia e alimentação e sigam princípios de autogestão, cooperativismo e solidariedade.
São critérios para participação: economia solidária, protagonismo feminino, vulnerabilidade, sustentabilidade e formalização. O regulamento completo está disponível no site do Consulado da Mulher: consuladodamulher.org.br/usinas2014, onde também as inscrições podem ser feitas até 23 de abril.
Os selecionados receberão assessoria do Consulado da Mulher por um período mínimo de dois anos, participação em evento de gestão e economia solidária, além de ...

saiba mais

Postado por: www.brartesanato.com às 18hs38





Mostras, exposições e capacitações são oportunidades de negócios para artesãos
Entre os meses de junho e julho, quem estiver nas cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo vai poder apreciar e adquirir peças do variado e rico artesanato brasileiro. É que essas localidades vão sediar as mostras de artesanato Brasil Original, showroons para exposição e comercialização de criações de todo o país. É pensando nessa e em outras oportunidades de negócios, como a Semana do Artesão, que acontece até a segunda-feira (24), em Campina Grande, e o Salão de Artesanato da Paraíba, que o Sebrae apoia e investe no artesanato do Estado. Neste dia 19 de março é comemorado o Dia do Artesão.
O Sebrae presta assistência e realiza capacitações com grupos familiares, associações e cooperativas de artesãos dediversos municípios paraibanos com vistas em feiras estaduais e nacionais, a exemplo das exposições que serão realizadas durante a Copa do Mundo. São ações que...

saiba mais

Postado por: www.brartesanato.com às 18hs11




da assessoria de imprensa da prefeitura de Araçariguama
A Prefeitura de Araçariguama, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR realizaram de 17 a 19 de março, na Casa do Artesão, o curso de artesanato em fibras vegetais - Milho/Flores.
O curso, além de qualificar a mão de obra do artesão rural em Araçariguama, permitindo ao morador utilizar este aprendizado para geração de renda, utilizando de matéria prima disponível no município, também permitiu aos interessados aprenderem técnicas para confecção de lindas peças que estão tendo grande aceitação e procura no mercado de artesanato.
Para o coordenador de Turismo de Araçariguama, Carlos Henrique Moraes Fhilippe, responsável pela execução do curso no município, além de ser uma prazerosa atividade manual, o artesanato tem ajudado financeiramente diversos munícipes em sua complementação da renda familiar. "De acordo com o SEBRAE, além...

saiba mais

Postado por: www.feiranativa.com.br às 18hs09



19/03/2014 - Hoje é dia de santo!



O calendário marca o dia de hoje, 19 de março, como o dia de São José, o dia do Artesão e o 61º aniversário da primeira transmissão do Oscar. Comum, não? Fatos que passariam batido para quem não é cinéfilo, não é artesão e não é católico. Nós somos Chapecoenses, e mesmo que indiretamente, hoje é um dia importante: dia de São Nivaldo!
Hoje, José Nivaldo Martins Constante completa 40 anos - dos quais oito foram representando o escudo alviverde. O goleiro chegou na Chapecoense em uma fase complicada, o ano de 2006. De lá para cá foram mais de 300 jogos entre oito Campeonatos Catarinenses, três Copas do Brasil, duas Copas Santa Catarina, e de forma resumida, os acessos da série D até a série A do Campeonato Brasileiro.
Sim, é verdade que nesta temporada nosso guerreiro de maior confiança esteja passando por uma safra ruim. Mas quantas vezes já fomos salvos por São Niva? Quantas defesas executou com maestria quando achávamos que não ia dar? Quanta...

saiba mais

Postado por: www.brartesanato.com às 22hs34





O objetivo é mostrar um pouco dos trabalhos criados no município
Hoje (19) é o Dia Internacional do Artesão. Para marcar a data, em Uberaba, acontecem várias atividades. A Casa do Artesão realiza a confraternização do artesão, a partir das 19h, na sede da entidade, com integrantes das associações que fazem parte da Casa. Já na próxima semana, do dia 21 ao dia 29, acontecem oficinas gratuitas, como de trabalho em feltro, de pet aplique, de customização, além de outras oficinas. As inscrições podem ser feitas na sexta-feira e no sábado, em horário comercial ou pelo telefone 9137-9560.
Cantinho - O projeto Cantinho promove a 3ª Semana do Artesão, que tem o objetivo de mostrar um pouco dos trabalhos criados no município e que mantêm a arte e a tradição cultural da região. A programação da semana conta com abertura do espaço cultural do Cantinho, nesta quarta, às 20h. No dia 20, acontece a Oficina de Pintura às 14h e, às 19h30, sessão de Cinema, n...

saiba mais

Postado por: www.brartesanato.com às 22hs33





Para comemorar o Dia do Artesão, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), realizará um encontro com diversos artesãos alagoanos. Promovido em parceria com a Prefeitura de Maceió, a Braskem e o Sebrae/AL, o evento acontece na próxima quarta-feira (19), na sede da Associação Comercial de Maceió, a partir das 8h30 e contará com a presença do governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho.
Além de reconhecer a contribuição dos artesãos para o processo de valorização da cultura alagoana, no evento também haverá a palestra da arquiteta e urbanista, Mirna Porto, que abordará o tema: "Cultura, trabalho e desenvolvimento".
Atualmente consultora de projetos voltados para a capacitação de mulheres na produção de artesanato em quatro municípios do Sertão alagoano (Água Branca, Canapi, Igreja Nova e Poço das Trincheiras), Mirna diz que é necessário desenvolver uma cultura empreendedora nos...

saiba mais

Postado por: www.brartesanato.com às 22hs32





Peça de artesanato em cuia, denominada "Guaraná", criada pelo mestre artesão Izaias Lopes, estará na exposição
Da Redação
Agência Pará de Notícias
Em alusão ao padroeiro dos artesãos, São José, e ao Dia do Artesão, comemorado em 19 de março, o Espaço São José Liberto (ESJL) organizou a exposição "Os Mestres da Casa do Artesão", que será aberta nesta quarta-feira, 19, às 18h, na área expositiva do Coliseu das Artes do espaço. A exposição exibirá o trabalho de oito mestres de artesanato, que representam os demais artesãos paraenses. A mostra segue até o dia 23 de março e tem como intuito dar mais visibilidade aos produtores que comercializam no ESJL, proporcionando aos visitantes mais conhecimentos sobre os profissionais, seus produtos e técnicas.
Serão expostas oito tipologias, representadas por oito produtores, mestres artesãos cadastrados no Programa Polo Joalheiro do Pará, que serão homenageados na exposição. A mostra faz refer...

saiba mais

Postado por: www.feiranativa.com.br às 22hs31





Copa 2014
Peças serão escolhidas para serem expostas em espaços especiais nas cidades que receberão jogos da competição internacional
por Portal Brasil
A Representação Regional Minas Gerais do Ministério da Cultura (RRMG/MinC) realiza oficina sobre o Edital de Artesanato nos Jogos 2014 - Vitrines Culturais, no dia 25 de março, às 14h, na Funarte MG, em Belo Horizonte (MG). Os interessados em participar podem confirmar presença preenchendo o formulário disponível.
As Vitrines Culturais promoverão, entre 12 de junho e 13 de julho de 2014, exposições e comercialização de artesanatos de alta qualidade de todos os estados do Brasil.
As exposições acontecerão nas Fifa Fan Fest e espaços culturais das cidades-sede dos jogos, com ênfase em Manaus (AM), Recife (PE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre (RS).
O edital fica aberto até 6 de abril e selecionará até 60 mil peças artesanais, de valor simbólico...

saiba mais

Postado por: www.brartesanato.com às 19hs55





A Semana do Artesão pode ser conferida até o dia 24 de março
Os produtos em algodão colorido são os responsáveis pelo maior volume de vendas na Semana do Artesão, que acontece até o dia 24 deste mês, no Shopping Boulevard, em Campina Grande. De acordo com o balanço parcial divulgado pelo Programa de Artesanato da Paraíba, apenas no primeiro dia de exposição foram comercializados R$ 4.997,00, por meio das vendas de 197 peças.
A variedade do algodão naturalmente colorido tem colhido mais uma safra de fartura contabilizando um volume de vendas de R$ 1.060,00. Na sequência destacam-se as vendas em produtos de crochê (R$ 450,00), couro (R$ 424), habilidades manuais (R$ 417), renda labirinto (R$ 395) e peças feitas em osso (R$ 370).
O artesão Williams Souza, 26 anos, natural de Campina Grande, comemora a procura por seus produtos e o reforço de sua marca "Wennus". "Tenho loja no box da Vila do Artesão, duas em Recife e outra em Natal, mas nada se compara a e...

saiba mais

Postado por: www.brartesanato.com às 19hs54




Edital deverá selecionar aproximadamente 60 mil peças artesanais.
Inscrições para participar de seleção vão continuar abertas até 6 de abril.
Do G1 MT
Artesanatos devem passar por seleção 
As peças artesanais que serão comercializadas durante a Copa do Mundo em Cuiabá, em junho deste ano, passarão por um processo de seleção. De acordo com a Secretaria Estadual de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), o edital para participar dessa seleção já está disponível e as inscrições vão até o dia 6 do mês que vem. Os produtos serão expostos em alguns pontos, incluindo o Fan Fest, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, na capital. 
O edital deverá selecionar aproximadamente 60 mil peças artesanais. Segundo a Sicme, podem participar artesãos brasileiros de qualquer parte do país, de forma individual ou por meio de grupos produtivos, núcleos, associações ou cooperativas de artesãos. Porém, para fazer a inscrição os artesão...

saiba mais

Postado por: www.brartesanato.com às 17hs01




Blog de produtos e conceitos Monge


Postado por: Monge às 16hs54




Copa 2014
Produtos vão ficar expostos nas cidades-sede. Inscrições estão abertas até 6 de abril e podem ser feitas online ou via Correios
por Portal Brasil Publicado: 
As Vitrines Culturais promoverão, entre 12 de junho e 13 de julho de 2014, exposições e comercialização de artesanatos de alta qualidade de todos os estados do Brasil. As exposições acontecerão nas Fifa Fan Fest e espaços culturais das cidades-sede dos jogos, com ênfase em Manaus, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. 
Artesãos de todo o País podem se inscrever no edital, que fica aberto até 6 de abril e selecionará até 60 mil peças artesanais, de valor simbólico e estético, que expressem valores culturais brasileiros. 
Podem participar artesãos brasileiros de qualquer parte do País, de forma individual ou por meio de grupos produtivos, núcleos, associações ou cooperativas de artesãos. As inscrições poderão ser feitas via...

saiba mais

Postado por: www.brartesanato.com às 21hs22




O governo do Estado, através daFundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, celebra o Dia do Artesão (comemorado em 19 de março) com uma programação que contará com Exposição Temporária na Casa do Artesão e rodada de negócios no Memorial da Cultura. Todos os eventos tem entrada franca.
A Semana do Artesão começa dia 18 de março (terça-feira) na Casa do Artesão, às 17 horas, com a abertura daExposição Temporária Artesanato de Mato Grosso do Sul. As peças apresentam um panorama da nossa arte e o seu desenvolvimento como gerador de renda a partir de ações de fomento do governo estadual. 
A mostra permanece aberta ao público até o dia 12 de abril. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e sábados, das 8h às 12h. A entrada, como sempre, é franca.
No dia 21 de março (sexta), ao longo de todo o dia, acontece no mezanino do Memorial da Cultura a Rodada de Negócios, evento que possibilita oencontro de empresas compradoras ...

saiba mais

Postado por: www.brartesanato.com às 21hs20




Sindicato Rural de Itu divulga calendário de cursos gratuitos
por André Roedel
Confira todas as opções disponíveis!
Os cursos são ministrados na sede do Sindicato Rural de Itu
O Sindicato Rural de Itu divulgou os cursos gratuitos que promove nos meses de março, abril e maio, por meio de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), direcionados aos trabalhadores e produtores rurais. Todos os cursos oferecem alimentação gratuita e, se aprovados, os participantes receberão certificado fornecido pelo SENAR, com validade em todo o território nacional.
O curso "Orquídea" acontece de 18 a 21 de março, das 8 às 17 horas, no Sindicato Rural de Itu. É preciso ter idade mínima de 16 anos e ser alfabetizado para participar desse curso, que conta com 20 vagas.
No período de 2 a 4 de abril, das 14 às 18 horas, também no Sindicato Rural de Itu, será realizado o curso "Processamento Artesanal de Carne Suína". O curso oferece 20 vagas e para par...

saiba mais

Postado por: www.brartesanato.com às 21hs18





Produção iniciou a partir do sonho de tocar violino.
Trabalho do artesão está em exposição no Terminal Fluvial Turístico.
Do G1 Santarém
O aposentado e artesão Nilson Ferreira, de 65 anos, fabrica instrumentos musicais com madeira reciclada em Santarém, oeste do Pará. Ele garante que aprendeu sozinho a técnica de fabricação. "A maioria eu faço de pinho, de caixa de tomate, principalmente. Dá um bom instrumento, mais são pinho e madeiras que eu encontro. Eu ando pela rua, enxergo [madeira] e trago para casa", explica.
Ele iniciou a produção a partir de um sonho: tocar e fabricar violino. O primeiro instrumento construído foi um violino, há 5 anos, que levou mais de um mês para terminar. "Eu sempre pensei que deveria tocar uma música, mas eu tocaria em um violino, até que um dia eu resolvi fazer e saiu o primeiro, com muita dificuldade", lembra o artesão.
Após fabricar o primeiro instrumento, o aposentado passou a utilizar um pequeno espaço d...

saiba mais

Postado por: www.brartesanato.com às 10hs20




Oportunidade surgiu após o término do programa Café com Arte
Redação com assessoria
A quinta edição do programa Café com Arte, realizado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), rendeu para os artesãos do Pontal da Barra a oportunidade de expor e comercializar seus produtos durante todo o ano. Dos 12 hotéis que participaram do programa, quatro abriram espaço para que a exposição e comercialização de produtos tivesse continuidade, são eles: Ritz Suítes, Brisa Tower, San Marino e Maceió Mar Hotel, todos localizado na capital.
Para a diretora de Design e Artesanato da Seplande, Dyslene Teles, esta iniciativa dos hotéis contribui para a divulgação e valorização do artesanato local. "O programa serviu para impulsionar a comercialização dos produtos. Os hotéis entenderam a importância do programa, e por isso querem dar continuidade", conta.
Café com arte - Desde dezembro de 2013 até março deste ano, artes...

saiba mais

Postado por: www.brartesanato.com às 10hs19





A economia centrada na valorização do ser humano erá tema de encontro dias 28 e 29, das 8h às 18h, na Unifesp, em Santos.
Secor/Prefeitura de Santos
A economia centrada na valorização do ser humano, com base na associação e cooperativismo, será o tema de encontro em Santos nos dias 28 e 29, das 8h às 18h, na Unifesp (rua Silva Jardim, 136).
A Conferência Regional de Economia Solidária deverá reunir cerca de 250 pessoas, entre gestores públicos, representantes de organizações da sociedade civil e empreendedores solidários das regiões da Baixada Santista e do ABC.
Para participar é preciso enviar ficha de inscrição para o e-mailcontatoforumdacidadania@gmail.com. Informações: 3221-2034. "O principal objetivo da conferência é elaborar um plano regional que possa valorizar, apoiar e dar subsídio para se fomentar este tipo de geração de renda", explicou o coordenador do Fórum da Cidadania, Célio Nori.
No encontro haverá palestras sobre financ...

saiba mais

Postado por: www.brartesanato.com às 16hs40




Curso será ministrado três vezes por semana, pelo músico Valdeci Araújo.
Para participar, o aluno terá que pagar uma taxa para compra dos materiais.
Do G1 PI
Instrumento artesanal valorizado no Piauí é o precursor do violino 
Após perceber uma demanda reprimida de profissionais especializados em rabeca, a Escola de Música de Teresina (EMT) estará promovendo um curso voltado para construção deste instrumento artesanal, considerado precursor do violino. O curso com 10 vagas será ministrado três vezes por semana, das 18h às 20h, pelo músico Valdeci Araújo, que desde 2009 vem se destacando no estado por ser um dos únicos a trabalhar na construção da rabeca.
Para participar do curso, o aluno terá que pagar uma taxa única, que será destinada a compra dos materiais que serão usados na construção das rabecas, sendo que, no final do curso, o estudante levará o instrumento musical para casa. Para se inscrever, o interessado deverá se dirigir até a...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 22hs55



07/03/2014 - Toalhinha de Bebê


Toalha de Bebê Bordada com Nome da Criança Toalha de Mão Bordada em Ponto Cruz com Nome Maria Julia e Barra em Macramé Toalha Buettner Caprice luxo Tamanho:30 cm x 50 cm Motivos Infantis e nome da criança Cores Disponíveis: pérola, azul, verde, amarela, lilás Produto Feito Sob Encomenda - Prazo de Produção: 5 dias


Postado por: http://vaniamacrame.blogspot.com.br/ às 11hs50




Áreas protegidas
Ação busca conscientizar consumidores para que não contribuam com o desmatamento da Mata Atlântica
por Portal Brasil Publicado
A equipe do Parque Nacional Histórico do Monte Pascoal, unidade de conservação (UC) federal gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), localizada na Bahia, realiza uma campanha de alerta aos consumidores sobre aquisição de artesanato produzido com madeira ilegal, nativa da Mata Atlântica. 
O trabalho é executado em parceria com o Ministério Público estadual e com o Mosaico de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia. A ação visa mostrar que, comprando esse tipo de artesanato, o consumidor contribui diretamente para extinção da Mata Atlântica.
A extração criminosa e predatória da madeira devasta áreas de conservação ambiental e muitas árvores nobres como o Pau-Brasil são abatidas e transformadas em artesanato. Uma das alternativas permitidas para a produção de...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 10hs25




De 7 a 9 de março mulheres poderão aprender técnicas de decoupagem, craquelê e pátina. (Foto: divulgação)
O Shopping Pátio Pinda, primeiro e único da cidade, preparou programação exclusiva para mulheres de todas as idades. Em comemoração ao Dia da Mulher, o empreendimento traz aulas gratuitas de artesanato com duração de 1h30 com 10 alunas por turma.
Na sexta-feira (07/03) a professora Enilda, da Mimo Artesanato, ensina a técnica de craquelê que será aplicada em uma caixa decorada. No sábado (08/03) é a vez de aprender como envelhecer móveis e caixas com a pátina. No domingo (09/03) a professora Gerissan Vieira, da Eu Faço Arte, ensina a arte de cobrir uma superfície com recortes de jornal, revista e papel dando uma aparência delicada, conhecida como decoupagem.
Para participar, basta fazer a inscrição na administração do Shopping Pátio Pinda, das 8h às 18h. A aluna deve dizer o dia e horário que quer fazer o curso com nome completo e um telefon...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 10hs24




A prefeitura de Dourados criou mais uma opção de apoio à agricultura familiar e economia solidária. O Espaço Feira no Parque Alvorada deve funcionar toda quinta-feira, das 8h às 21h, no calçamento da Escola Municipal Aurora Pedroso a partir do dia 13 de março.
Na última quinta-feira, o Executivo municipal realizou uma reunião com feirantes interessados em se instalar no local. Segundo Wladimir Santos Silva, diretor da Semdes que coordenou a reunião, o Espaço Feira Parque Alvorada contara com pelo menos 36 pontos de comercialização de hortifrutigranjeiros, cereais, café, pães, doces, ovos e salgados.
Participaram da reunião 35 comerciantes. A mobilização deles foi feita pela secretaria entre os feirantes que atuam nas quatro feiras já existente na cidade - na Rua Cuiabá, na Praça do Cinquentenário, no BNH 1º Plano e no BNH 3º Plano.
A prefeitura apresentou aos feirantes os critérios e normas que terão de ser cumpridas. Uma delas é a participação no...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 16hs14




A presidente da associação ainda ressalta que os agricultores sempre têm recebido suporte
"Nasci e me criei em fazenda, mas diferente de como foi para o meu pai, hoje não vejo dificuldade em dizer que moro na roça", disse a presidente da Associação, Marizete Rodrigues da Costa, que anteriormente trabalhava para outros produtores e morava em casa de palha. Atualmente, Marizete tem sua habitação rural de alvenaria construída, e é uma das integrantes da Associação de Produtores da Fazenda Vitória, no município de Miranorte, e que hoje vivem a expectativa para a primeira colheita de um milhão de abacaxis, prevista para o mês de março. As 37 famílias adquiriram a fazenda em 2011, através do crédito fundiário, e dividem 525 hectares entre eles, e estão se consolidando como um caso de sucesso da agricultura familiar no Tocantins.
"Quando se fala em sucesso na agricultura familiar, há outros fatores a se observar além da produtividade. Qualidade de vida é um pon...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 16hs12




Redação JL
Artesãos podem se cadastrar por meio da Secretaria da Cultura
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, realiza um cadastro de artesãos durante o ano todo. A cidade está representada em Brasília no Colegiado do Artesanato. Entre as vantagens concedidas aos artistas cadastrados, estão reunidos o direito à divulgação de seu trabalho no Brasil, emissão de nota fiscal por meio de pessoa física, ampliação das possibilidades de venda e identificação do trabalho no mundo do comércio. 
Os interessados em se cadastrar devem marcar um horário e comparecer à Secretaria da Cultura acompanhados dos materiais e instrumentos de artesanato, para demonstrar o seu trabalho. Também é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.
Após o cadastro, os participantes serão encaminhados à Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades), autarquia da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, ...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 16hs11




Exposição inicia nesta quarta (5) e segue até 18, no Terminal Fluvial.
15 novos artesãos devem expor seus trabalhos.
Do G1 Santarém
Uma exposição denominada Saia detrás da árvore inicia nesta quarta-feira (5), a partir das 20h, no Terminal Fluvial Turístico de Santarém, oeste do Pará, visando revelar novos artesãos.
Ao todo, participam 15 artesãos em início de carreira que devem expor seus produtos juntamente com profissionais mais conhecido, como Dica Frazão.
De acordo com a organizadora do projeto, Rose Costa, o nome da exposição, realizada anualmente, sugere que os mais novos artesãos sejam inseridos no mercado de trabalho. "São artistas que estão no anonimato e nossa intenção é trazê-los para o mercado trabalho, onde irão expor com artista de renome, se enturmar e aprender a comercializar seu produto", afirmou.
Durante 13 dias estarão expostos vários objetos confeccionados com madeira, cerâmica, compensado, entre outros materiais. "Tem...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 16hs09




Curso ensina a confeccionar calças, camisas e outras peças do vestuário.
Objetivo é fazer a roupa das próprias famílias e aumentar a renda.
Do G1 PA
Alunas aprendem a fazer peças do vestuário.
Encerra nesta sexta-feira (28), o curso de artesanato em tecido para mulheres de agricultores da comunidade Nova Glória, emRedenção, no sul do Pará. O objetivo é que elas possam confeccionar a roupa dos próprios familiares e ajudar a aumentar a renda do lar.
O curso ensina as mulheres a confeccionarem calça, camisa, vestido, bermuda e outras peças do vestuário, produzidas a partir de moldes cortados pelas próprias aprendizes do corte e costura, identificadas por meio de um levantamento na comunidade realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).
Segundo a aluna Sueli Mattos, o curso veio aperfeiçoar o conhecimento prévio que ela já possuía. "Eu tinha noção sem técnica, agora concilio os dois lados. Vou comp...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 16hs06





Por Samuel Bryan 
A escola de samba carioca Unidos da Vila Isabel se prepara para entrar no sambódromo neste carnaval com um tema especial: "Retratos de um Brasil Plural", um samba que faz referência a duas figuras acreanas, o Patrono do Meio Ambiente Brasileiro, Chico Mendes, e o músico João Donato. E a Comissão de Frente da atual campeã do carnaval mais famoso do mundo ainda tem muitos segredos guardados, menos um, seus sapatos, que foram desenvolvidos pelo artesão acreano José de Araújo, o Dr. Borracha, de Epitaciolândia.
O mestre-sala e a porta-bandeira da Vila Isabel, que homenageará o Acre este ano, se apresentaram em dezembro na capital 
São 30 pares de sapatos de látex que já estão no Rio de Janeiro prontos para desfilar na Sapucaí. A escola de samba queria que os sapatos viessem do Acre e a primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, foi a responsável por selecionar, entre os vários artesãos acreanos, qual seria o calçado a desfilar ...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 09hs45





Muitos hotéis em Maceió estão com todos os apartamentos ocupados por turistas que buscam sol e mar para curtir o carnaval. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/ AL) a média de ocupação está acima de 84%, são brasileiros e estrangeiros. Para a secretária Municipal d Promoção de Turismo (Semptur), Cláudia Pessôa, as festas carnavalesca aquecem a economia da cidade. "Além de lotar os hotéis, os nossos visitantes fazem passeios, vão aos restaurantes, compram artesanato, utilizam serviços de taxi, e até outros setores da economia são beneficiados. As panificações são um bom exemplo. Os hotéis encomendam uma quantidade grande de pão e outros produtos para atender a demanda dos hóspedes", explicou a secretária.
Cláudia Pessôa informou também que neste período as festas de momo organizadas pela Prefeitura de Maceió pormeio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) são mais uma opção para quem visita a cidade.
"Mace...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 09hs44





Mulheres de Fibra montaram associação para comercializar artesanato.
Grupo encontrou na atividade motivação para gerar renda e mudar de vida.
Waldson Costa
Do G1 AL
Conhecidas como "Mulheres de Fibra", devido a matéria-prima que usam para fabricação de peças de artesanato e a capacidade empreendedora, 12 agricultoras que vivem nos assentamentos agrários de Água Fria e Massangana, na zona rural de Maragogi, estão ganhando mercado e gerando renda com a produção de peças artesanais fabricadas com a fibra da bananeira.
Artesã traça fibra de bananeira durante produção de peça em filé
A técnica que reutiliza o tronco da bananeira, que seria descartada no campo após período de maturação da planta, mudou a vida das agricultoras associadas, que trabalhando em grupo, produzem objetos utilitários - a exemplo de passadeiras, jogos americanos e porta copos - e de decoração - bolsas e carteiras -, que são comercializados em feiras de diversos estado...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 09hs43





José de Paula tem 71 anos de idade e é engenheiro agrônomo aposentado.
A primeira fantasia foi criada em 1968, após desfilar por escola de samba.
Carolina Holland
José de Paula cria fantasias desde 1968 em Cuiabá
Boa parte das fantasias de escolas de samba de Cuiabá e outros municípios de Mato Grosso dos últimos 46 anos passaram pelas mãos do engenheiro agrônomo aposentado José de Paula, de 71 anos. Vive o Carnaval todos os anos desde 1967, quando desfilou pela primeira vez. Responsável por criar e costurar, ele também já se arriscou em fazer letra de música. Mas, não se considera um carnavalesco. "Sou um artesão de Carnaval", define-se.
O gosto pela folia começou ainda pequeno, por influência do pai e de uma mulher que trabalhou com a família. "Ela morava no Terceiro de Dentro [hoje, região do Bairro Grande Terceiro] e me levava nos bailes do José Maria, no [cordão] Coração da Mocidade. Então eu fui pegando o gosto", disse.
A estreia na...

saiba mais

Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 09hs42





DA REDAÇÃO 
A Subsecretaria da Mulher e da Promoção da Cidadania de Mato Grosso do Sul realizará, em alusão ao Mês da Mulher, 134 eventos para promover a igualdade de gênero e chamar a atenção da população para as políticas públicas da mulher.
Durante todo o mês, serão realizadas oficinas de artesanato, palestras, passeatas, blitze educativas em alusão ao Dia Internacional da Mulher, feiras que oportunizam às mulheres comercializarem produtos artesanais e alimentícios, tendo como objetivo sua independência financeira, além de diversas homenagens. Os eventos serão realizados em diversos municípios do Estado.
Para saber mais clique aqui.www.noticias.ms.gov.br


Postado por: www.institutoproduzir.org.br às 09hs39



Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com