Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





Wendy Barros participa de exposição na sede da Organização das Nações Unidas que busca promover a imagem do artesanato do exterior
O artesanato alagoano estará representado pelas peças da artesã Wendy Sherry Barros na exposição Mulher Artesã Brasileira, realizado na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque, entre os dias 09 e 20 de setembro. Integrante da Cooperativa de Artesãs da Barra Nova (Coopeartban), Wendy e outras 14 artesãs, de 12 estados do Brasil, foram selecionadas por meio de iniciativa da Associação Brasileira de Exposição de Artesanado (Abexa).
A exposição tem como objetivo promover a inserção do artesanato brasileiro no mercado internacional, compartilhar as experiências e resultados vivenciados pelas artesãs brasileiras, promovendo a cultura e a inclusão social. “A intenção é desvendar a alma de mulheres que alcançaram, na produção artesanal, não somente uma forma de subsistência, ...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 15hs55




O Fundo Social desenvolverá todas as terças e quartas-feiras, das 14 às 16h30, o curso de artesanato, que conta com um grupo de mulheres que aprendem a arte do bordado em toalhas, renda, guardanapos, enfeites de garrafa, vidros de doce entre outras atividades. Os cursos serão realizados na sede da Inclusão Social (PAT) e serão ministrados pela professora Roseli, a partir desta semana (27/08) na sede do Fundo Social. 
Os trabalhos que forem desenvolvidos durante o curso serão rifados  e os valores destinados para o Fundo Social e será utilizado na aquisição de novos materiais dando assim continuidade e sustentabilidade ao projeto. A história do artesanato tem início no mundo com a própria história do homem, pois a necessidade de se produzir bens de utilidades e uso rotineiro, e até mesmo adornos, expressou a capacidade criativa e produtiva como forma de trabalho.
Segundo a 1ª Dama, Dulcelina Martins Piccolo (Dona Tica), “o artesanato ...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 15hs54




Encontro tem como objetivo aumentar a visibilidade dos produtores e fortalecer o mercado artesanal
Victor Lahiri
As peças produzidas por artesão da Bahia despontam cada vez mais como uma forte tendência do mercado de decoração. Empresários do ramo têm buscado conhecer as coleções como forma de agregar o contraste do rústico artesanal à alta decoração e se adequar à demanda dos seus clientes. Foi no caso do arquiteto Roberto Amoedo, proprietário da loja Novo Ângulo.
“Eu fui à São Paulo e procurei por toda a cidade alguns produtos que estão facilmente disponíveis aqui em Salvador e não encontrei. Desde o Showroom Brasil Original, que tenho procurado conhecer melhor esse segmento e me surpreendo cada vez mais com a beleza e qualidade das coleções”, afirmou o empresário.
Roberto teve a oportunidade de conhecer os trabalhos de cerca de 60 artesãos de Salvador e Região Metropolitana, em uma ação de mercado realizada nesta quinta-feira, ...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 15hs54




Da Redação
Nesta quarta (4) e quinta-feira (5), em turmas de manhã e a tarde, acontece em Uberlândia o “Momento Döhler” que oferece curso gratuito de artesanato em iniciativa da empresa têxtil de Joinville (SC). São oferecidas 1,5 mil vagas (500 para cada uma das três oficinas) e podem se inscrever pessoas de todas as idades e ambos os sexos.
As oficinas acontecem em várias cidades brasileiras e, segundo os realizadores, além da diversão envolvida no processo há a oportunidade de uma renda extra para os participantes das aulas. As inscrições são gratuitas. Os participantes também são convidados a contribuir com um quilo de alimento não perecível que serão doados à Casa do Amparo Infantil, que atende cerca de 20 crianças em sistema de abrigo na cidade.
O curso é ministrado pelo artista plástico Marcelo Darghan, que conta com a ajuda de dezenas de professoras que acompanham os trabalhos dos grupos. O projeto existe há quatro anos e segu...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 15hs53




Mais do que uma forma de gerar renda, o artesanato é opção criativa de preservar o meio ambiente, utilizando materiais que muitas vezes são descartados no lixo e geram poluição
Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) vinculados ao Programa Municipal de Economia Solidária desenvolveram exposições, oficinas e comercialização de produtos no Shopping Center Rio Claro no período de 30 de agosto a 1 de setembro, apresentando muitas novidades em decoração e objetos de uso pessoal.
Ao todo, sete EES participaram das atividades: Ateliê Cor de Rosa Chok-Artesanato by Tereza, Ateliê de Artesanato ArtNatural, MV artesanatos, Faço arte – lembrancinhas e decorações em EVA, Sonia Pauletto e Lucimara Biscuit, sendo que três deles desenvolveram oficinas gratuitas para os interessados. O objetivo das atividades foi levar aos clientes do Shopping a oportunidade de conhecer e adquirir produtos feitos artesanalmente, contribuindo com a sustentabilidad...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 15hs52




Inscrições podem ser feitas até o dia 9 de setembro na unidade
A partir desta segunda-feira, 02 de setembro, o Poupatempo Itaquera abre inscrições para mais uma oficina de artesanato no posto do Governo do Estado. Desta vez, o curso será voltado para a confecção de peças decorativas utilizando CD.
São 30 vagas disponíveis e a matrícula pode ser feita pessoalmente na administração do posto, durante todo o horário de atendimento, ou por telefone, no número (11) 3456-7089, até o dia 9 de setembro (segunda-feira). Para se inscrever, basta fornecer os dados pessoais.
As aulas acontecerão no dia 12 de setembro (quinta-feira) em dois horários: pela manhã, das 9h às 12h, e no período da tarde, das 14h às 17h.
O Poupatempo Itaquera fica localizado na Av. do Contorno, nº 60  - ao Lado da Estação Corinthians-Itaquera (Linha Vermelha do Metrô) - e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 15hs52




Fonte: Noticias MS
Esculturas, quadros e tapetes em barbante são algumas das peças confeccionadas por reeducandos do Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho (EPJFC), o Segurança Máxima da Capital, que agora fazem parte do bazar do asilo São Bosco para serem comercializadas. 
A doação, realizada na tarde dessa terça-feira (3), organizada pela direção e equipe de servidores da unidade prisional, foi um gesto singelo, mas que pode contribuir para a melhoria nos cuidados dispensados a pessoas que já viveram muitas histórias, se dedicaram aos outros, e que hoje, com o peso da idade, necessitam de uma atenção mais que especial. 
“Gostei mais das araras, mas está tudo muito bonito”, afirmou Maria Batista dos Santos (foto acima), 70 anos, ao apreciar a exposição do material em uma área de convívio. Ela é uma dos cerca de 100 idosos que atualmente ali vivem. Há um ano no local, ela revela que, assim como os detentos que produziram...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 15hs51




Fonte: Lúcio Borges
Com o tema “As Riquezas do Vale do Urucuia em Brasília”, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), em parceria com o Sebrae-MS, participa e leva o artesanato sul-mato-grossense à 9ª Expominas que acontece no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, a partir desta sexta-feira (6) até 15 de setembro. 
A mostra pretende, por meio de exposição, levar atrações culturais, shows, atividades de lazer, oficinas e palestras, criar um ambiente tipicamente mineiro na área do evento. Será a rica cultura de Minas Gerais, traduzida em cenários, imagens, sons e movimentos.
No evento os artesãos do Estado irão participar da Feira Nacional de Artesanato que promove o intercâmbio nacional para se estabelecer contatos de negócios que trazem crescimento ao setor artesanal sul-mato-grossense, consolidando assim a promoção cultural do Estado por meio deste segmento.
Retorno comercial
Os artesão de ...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 15hs47




Atividade ocorreu no Espaço Margarida Alves
Nesta semana, ocorreu em Três de Maio o curso de artesanato em ‘Palha de Trigo. A atividade foi promovida pela Artemaio, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
O cursou contou com uma carga horária de 32 horas e as atividades foram desenvolvidas nas dependências do Espaço Margarida Alves, com um total de dez participantes.
Conforme a instrutora do Senar, Eva Daniela de Moura, o curso oportuniza aos  participantes o conhecimento e a aplicação das técnicas para a confecção de peças, desenvolvendo habilidades manuais por meio da participação efetiva de atividades práticas. “O curso de artesanato em palha de trigo também busca aproveitar a matéria-prima advinda das propriedades, para que as famílias obtenham mais renda”, informa.
Entre as peças produzidas pelo grupo estavam chapéus, cachepôs, guirlandas, bol...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 15hs46




Evento promovido pela Prefeitura de Catalão tem o objetivo de promover a valorização do bioma
A Prefeitura de Catalão iniciou nesta terça-feira, 3, o curso de Artesanato do Cerrado como atividade do I Viva Cerrado. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmac) e, até o dia 26 de setembro, serão desenvolvidas atividades que promovem valorização do bioma cerrado. 
“O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro e só apresenta biodiversidade menor do que a das savanas africanas. Pela importância desse ecossistema, determinei que déssemos atenção especial ao assunto”, afirmou o prefeito de Catalão, Jardel Sebba (PSDB).
A instrutora Maria Madalena Pereira ensinou a doze mulheres a confecção de quadros, arranjos, mandalas e outros artigos feitos com sementes, cascas e frutos do cerrado. “É uma terapia e uma forma de conhecer e valorizar mais o cerrado. A atividade também pode servir como um complemento da renda fa...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 15hs46




Evento será neste sábado (7) e domingo (8).
Feira contará com participação de 126 artesãos da cidade e região.
Do G1 Triângulo Mineiro
Uberaba recebe neste sábado (7) e domingo (8) a XII Feira de Artesanato na Praça Jorge Frange. No sábado, a feira será realizada das 15h às 23h e no domingo, das 12h às 21h. Além da divulgação e comercialização do artesanato regional, o evento vai contar com show da Banda Conexão no sábado às 20h e do Grupo EPA de dança, no domingo, às 19h.
A feira já conta com a presença confirmada de 126 artesãos e associações de Uberaba,Araxá, Ituiutaba, Santa Vitória, Uberlândia, Patos de Minas e Belo Horizonte e Igarapava.  A exposição é uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e a Associação de Expositores da Feirarte.
G1


Postado por: BR artesanato às 15hs45




O encontro reunirá cerca de 30 agricultores familiares.
Nesta sexta-feira, 6, e sábado, 7, o governo do Estado realiza a primeira Feira da Agricultura Familiar de Crixás, cidade localizada a 161 km de Palmas, em parceria com o Município. A feira é realizada dentro da programação da Gincana da Independência, evento tradicional na cidade, que este ano está na 24ª edição.
De acordo com a gerente da Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) em Aliança, Janaína Centrone, o encontro reunirá cerca de 30 agricultores familiares que estarão comercializando produtos típicos da culinária e do artesanato local. “Farinha, rapadura, melancia, frango caipira, abacaxi, são alguns dos produtos que estarão à venda. Movimentando a economia local e gerando renda para nossos agricultores”, enfatiza a gerente.
Ainda conforme o Ruraltins, também estará realizando nesta sexta-feira, 6, às 17h, a palestra: Manejo, recuperaç...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 15hs45




por Rosana Cruz 
Viemos através deste, convida-los/as, para participarem conosco da  5ª FecoSol- Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar da região sul de  MT . O Evento será realizado no dia 04 á 05 de OUTUBRO de 2013 no Município de PEDRA PRETA. Será um momento propicio para trocas de experiências, entre grupos da região: Pequenos Agricultores, assentados, artesão, grupo de mulheres, indígenas... Na reflexão e aprofundamento do Tema: Desenvolvimento Sustentável:  Preservação da Vida Produção e Comercialização
Justa e Solidária.
Os objetivos da Feira são os seguintes:
·         Dar maior visibilidade ao Movimento de Economia Solidária na região, permitindo uma boa aproximação entre os diversos empreendimentos;
·         Mobilizar, animar e criar expectativas positivas e comunic...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 15hs44




Escrito por Fernando Santos - Estudante de Jornalismo.
A Promoção Social promove diversos cursos de artesanato como corte e costura, customização, confecção de bonecas e bolsas, patchwork, pintura em tecido, pintura em vidros com decoupage, pintura em MDF, crochê, bordados com pedras, decorações em chinelo e outros.
Podem fazer o curso pessoas a partir dos 10 anos de idade. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira no Centro Social do Tornatore através do telefone (19) 3821-1592, falar com Valdelice, professora de artesanato.
Além de ser uma forma de ocupação e lazer, através dos conhecimentos adquiridos o artesanato pode se tornar uma importante fonte de renda.
Veja fotos dos trabalhos feitos pelos alunos. (clique aqui)
HORÁRIOS, LOCAIS E DIAS DOS CURSOS:
Curso de artesanato em Elias Fausto (Centro Social no Tornatore):
Segunda-feira
Pintura em tecido – 8h30 às 11h / 12h às 14h
Pintura em MDF – 14h à...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 15hs43




O evento acontece entre segunda e sexta-feira na Praça Veríssimo de Melo.
Serão 25 expositores vendendo artesanato e comidas típicas das 9 às 18h.
Macaé,  interior do estado do Rio, receberá entre segunda-feira (9) a sexta-feira (13) a Feira de Economia Popular e Solidária, na Praça Veríssimo de Mello. O horário de funcionamento é das 9h às 18h - no local haverá 25 tendas distribuídas entre os artesãos cadastrados.
A feira acontece na segunda semana de cada mês com o objetivo de comercializar os produtos e promover geração de renda para as famílias participantes do projeto.
O evento, por expor os artesanatos à população de maneira inusitada, chama a atenção das pessoas que passam pelo local, em trajeto de horário do almoço, indo ou voltando do serviço. O público conhece e se encanta com os trabalhos manuais oferecidos, fazem encomendas, e compram os produtos.
G1


Postado por: BR artesanato às 15hs42




Jaraguá do Sul – Os interessados em participar da 3ª Handwerksmesse, a feira de artesanato durante a 24ª Schützenfest, ganhou um prazo maior para se inscreverem. Em princípio a data limite era 30 de agosto, mas o prazo foi dilatado para até 16 de setembro, com a ficha de inscrição podendo ser obtido no site da Prefeitura de Jaraguá do Sul. Todas as informações podem ser obtidas no sítio oficial do município. 
O número de participantes foi ampliado para 30. No ano passado houve 25 inscrições, das quais 18 foram selecionadas. Serão aceitas inscrições de todo o Estado e serão submetidas previamente a avaliação da Comissão Centro Organizadora quanto a técnica e qualidade, além da matéria-prima utilizado. Produtos industrializados não poderão ser vendidos, contudo, ao contrário de 2012, os artesãos poderão vender peças que contenham o símbolo e os motivos da festa. O valor pelo uso da exploração comercial é de R$ 350,00 por est...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 15hs41



Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com