Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





"Mão Brasileira" apresenta 80 obras produzidas em 27 estados do país. 
Exposição estará aberta ao público a partir desta quinta em shopping. 
Do G1 Campinas e Região
Mão Brasileira mostra artesanato de raiz e arte contemporânea
Com o diálogo entre o artesanato de raiz e as tendências contemporâneas da arte e da moda, a exposição "Mão Brasileira" apresenta peças artesanais a partir desta quinta-feira (19) no foyer do Teatro Brasil Kirin, no Shopping Iguatemi, em Campinas (SP). O evento segue até 14 de outubro e a entrada é gratuita.
Com curadoria do designer de artesanato Renato Imbroisi, a mostra conta com 80 obras produzidas por comunidades de 27 estados do Brasil. A exposição foi organizada pela ONG Artesanato Solidário (ArteSol), concebida pela antropóloga Ruth Cardoso em 1998 para salvaguardar o artesanato de tradição cultural brasileiro. A intenção da mostra é incentivar a valorização do artesanato brasileiro.
Serviço:
O...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 10hs29




Sessenta peças da região de Cacoal foram escolhidas para comercialização.
Critério de escolha foi a matéria-prima utilizada e o tipo do artesanato.
Magda OliveiraDo G1 RO
Entre 200 produtos fabricados por artesãos de Cacoal (RO), Pimenta Bueno (RO), Rolim de Moura (RO) e Ji-Paraná, 60 foram escolhidos para serem expostos e comercializados durante a Copa 2014, no Brasil, que começa em junho. Além das peças escolhidas, outras serão selecionadas em Vilhena e Porto Velho, totalizando 200 peças de artesanato que irão compor o projeto Copa 2014 do Estado de Rondônia. Os produtos serão expostos nas cidades de Manaus, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Fortaleza.
Residindo no município de Pimenta Bueno, a artesã Ivonete Maria dos Santos, de 43 anos, irá expor na Copa cavalos em madeira. A matéria-prima utilizada é adquirida através de reaproveitamento de madeira branca. A artesã conta que começou a confeccionar os cavalos quando ainda ti...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 10hs28




A Comissão de Cultura aprovou, na quarta-feira (18), o Projeto de Lei 7755/10, do Senado, que reconhece a profissão de artesão e traz as diretrizes para as políticas públicas de apoio, crédito e aperfeiçoamento do setor.
De acordo com a proposta, artesão é toda pessoa que exerce atividade predominantemente manual, realizada de forma individual, associada ou cooperativa.
A relatora, deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), defendeu a aprovação do texto. Segundo ela, as medidas constantes do projeto atendem às reivindicações centrais da categoria.
A proposta prevê a destinação de linha de crédito especial para o financiamento da comercialização da produção artesanal. O governo também deverá facilitar a aquisição de matéria-prima e de equipamentos.
Caberá ainda ao Poder Público a integração dessa atividade em programas de desenvolvimento econômico e social; a qualificação e o estímulo ao aperfeiçoamento dos métodos de produção; e a ...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 18hs34




O Brasil tem hoje nove milhões de artesãos espalhados pelas grandes e pequenas cidades, mas a atividade não é reconhecida como profissão. Para garantir direitos a esses cidadãos, a Comissão de Cultura aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (18), o relatório da deputada Luciana Santos (PCdoB-PE) ao projeto do Senado Federal, que regulamenta a profissão de artesão.
Segundo Luciana, a aprovação da matéria é mais um passo de um processo para garantir o reconhecimento do artesão.
O projeto também estabelece diretrizes para as políticas públicas de fomento ao artesanato, institui a carteira profissional da categoria e autoriza o Executivo a criar a Escola Técnica Federal do Artesanato.
Para construir seu parecer, a deputada buscou entidades ligadas ao artesanato e realizou audiência pública para conhecer a demanda do setor. Segundo ela, a aprovação da matéria é mais um passo de um processo para garantir o reconhecimento do artesão como prof...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 18hs33




Blog de artesanato


Postado por: blogger às 23hs57




Luiz Ribeiro
Matias Cardoso – Mulheres da comunidade da Praia, na zona rural de Matias Cardoso, Norte de Minas, viviam ociosas na maior parte do tempo, sem perspectiva de melhoria diante das carências do lugar, reforçadas pelos efeitos da seca. O sentimento de tristeza e desânimo foi substituído pela alegria. Elas ganharam novo sentido na vida com o resgate da autoestima e opção de renda. A transformação na pequena localidade às margens do Rio São Francisco, a 680 quilômetros de BH, foi proporcionada pelo incentivo à produção de artesanato e outros trabalhos desenvolvidos no Projeto ArtVida, criado pela dona de casa Selma Evangelista Pereira de Souza, de 42 anos.
As atividades foram iniciadas há 10 anos. Selma, nas visitas às famílias do lugarejo como líder da Pastoral da Criança, percebeu a tristeza das mulheres, principalmente as mais idosas. “Algumas estavam em processo de depressão.” Ela pensou em criar algo que proporcionasse vida ...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 14hs55




Associação de Artesanato promove 1ª Feira de Arte, Cultura e Lazer neste sábado, na praça Central de Siderópolis
Feira vai apresentar as potencialidades dos trabalhos artesanais a comunidade
Redação Engeplus - jornalismo@engeplus.com.br
A Associação de Artesanato de Siderópolis A arte do saber fazer promove a 1ª Feira de Arte, Cultura e Lazer, neste sábado, dia 14, das 9 horas às 15 horas, sem fechar ao meio-dia, na praça central do município. 
Segundo a presidente da Associação de Artesanato, Adriana Ronsoni, o objetivo da feira é apresentar as potencialidades dos trabalhos artesanais a comunidade. “Estamos fazendo um resgate do artesanato de raiz em nosso município. É uma oportunidade dos sideropolitanos conhecerem um pouco mais dos mais variados produtos desenvolvidos pela associação”, pontuou. 
Além da exposição e comercialização dos produtos, acontecerá uma programação paralela com atrações culturais c...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 14hs48




As cores fortes e os tons das melodias são a aposta de Luís Mourão para prender a atenção dos mais pequenos. O artesão de Torre de Moncorvo transforma pedaços de pinho em brinquedos de diversas formas e feitios, dando continuidade a uma arte de família. “Este tipo de artesanato começou a ser feito pelo meu avô. Foi com ele que aprendi há cerca de 10 anos atrás”, recorda o artesão.
Aos 53 anos, Luís Mourão passa os dias na sua oficina, que construiu na vila, onde dá asas à imaginação para criar peças que cativem os mais pequenos. No entanto, os avós, que fazem questão de oferecer um presente especial aos netos, são os principais clientes deste moncorvense. “Quando as crianças vêm com os avós levam sempre um brinquedo, que é recomendado pelos mais velhos, porque em tempos também já tiveram um assim”, conta Luís Mourão.
Nas feiras de artesanato em que tem participado, no Norte e Centro do País, este transmontano leva peças muito...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 15hs16




Seleção dos expositores ficará a cargo da prefeitura.
Comissão será criada para coordenar a feira.
Do G1 Vales de Minas Gerais
A Feirarte de Ipatinga (MG), exposição realizada semanalmente há 15 anos, deverá passar por algumas mudanças até o fim do ano. Segundo informações da Prefeitura da cidade, uma das novidades será a criação de uma comissão que deve coordenar a feira. A comissão será composta por membros da associação dos expositores da Feirarte e representantes da administração municipal.
De acordo com a direção do Departamento de Cultura de Ipatinga, o número de vagas ainda não foi definido, mas 85% delas serão disponibilizadas para moradores de Ipatinga, 10% para os de outras cidades da região metropolitana do Vale do Aço, e 5% para moradores dos municípios do colar metropolitano.
“Os feirantes e os expositores, que já estão na feira de artesanato, vão passar por um recadastramento, e nós vamos, a partir ...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 15hs16




A mostra "Mulher Artesã Brasileira" terá lugar de destaque na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque
O artesanato produzido por 15 mulheres de 12 estados brasileiros terá lugar de destaque na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque. A mostra Mulher Artesã Brasileira (Brazilian Craftswoman) conhecido pela sua riqueza e diversidade cultural será representada pela artesã Ivonete de Moura, presidente da Associação Tapeçaria Timbi. 
Fundada em 1983 por mulheres artesãs da região do município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, o grupo se dedica a produzir tapetes, painéis, almofadas, passadeiras, pesos de porta, entre outras peças, que podem ser encontradas no Centro de Artesanato de Pernambuco, no Marco Zero.
Realizada no mesmo período da mundialmenteconhecida Assembleia Geral da ONU, a exposição tem como objetivo promover a imagem e inserção do artesanato brasileiro no exter...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 15hs15




Valéria Santana (Assessoria Setul)
O setor arrecadou R$ 1.177.432,94 em vendas nas feiras em Rio Branco (Foto: Arquivo Setul)
Já são mais de três milhões de reais em vendas alcançadas pelo segmento artesanal do estado entre 2011 e agosto de 2013.  No total, 6.198 famílias que atuam no setor foram beneficiadas até agora pelas ações e projetos do governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul).
Parte dessas ações são as feiras: somente com a Expoacre, a Feira das Mães e a Feira Natalina os artesãos faturaram mais de um milhão de reais. Os produtos são adquiridos tanto pela população local quanto pelos turistas, que nessas ocasiões fazem encomendas diretamente aos artesãos.
Othília Sampaio, presidente da Cooperativa de Artesãs Mulher Arte de Vencer (Coopermav), comemora as conquistas. “As feiras nos ajudaram bastante, são a grande oportunidade de saída para nossos produtos. Começamos em 2006, com um ...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 15hs14




Agência Pará de Notícias
Da Redação
Pingentes, correntes, mandalas, colares, braceletes, broches e outras peças em ouro, prata, com gemas e design de joias artesanais exclusivamente amazônicas encantaram o público participante da 41ª Feira de Turismo das Américas realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), realizada até este domingo no Anhembi, em São Paulo (SP).
O material do Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro do Pará integrou uma exposição de produtos que representam os principais segmentos do turismo paraense, levados para a feira pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur), em parceria com a Abav, realizadora do evento, que atraiu ao Anhembi um público de 80 mil pessoas.
“Avaliei positivamente esta participação, oportunidade para apresentarmos nosso artesanato e nossa produção de joias aqui em São Paulo. A procura pelo nosso material foi muito gran...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 15hs12




Wendy Barros participa de exposição na sede da Organização das Nações Unidas que busca promover a imagem do artesanato do exterior
O artesanato alagoano estará representado pelas peças da artesã Wendy Sherry Barros na exposição Mulher Artesã Brasileira, realizado na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque, entre os dias 09 e 20 de setembro. Integrante da Cooperativa de Artesãs da Barra Nova (Coopeartban), Wendy e outras 14 artesãs, de 12 estados do Brasil, foram selecionadas por meio de iniciativa da Associação Brasileira de Exposição de Artesanado (Abexa).
A exposição tem como objetivo promover a inserção do artesanato brasileiro no mercado internacional, compartilhar as experiências e resultados vivenciados pelas artesãs brasileiras, promovendo a cultura e a inclusão social. “A intenção é desvendar a alma de mulheres que alcançaram, na produção artesanal, não somente uma forma de subsistência, ...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 15hs55




O Fundo Social desenvolverá todas as terças e quartas-feiras, das 14 às 16h30, o curso de artesanato, que conta com um grupo de mulheres que aprendem a arte do bordado em toalhas, renda, guardanapos, enfeites de garrafa, vidros de doce entre outras atividades. Os cursos serão realizados na sede da Inclusão Social (PAT) e serão ministrados pela professora Roseli, a partir desta semana (27/08) na sede do Fundo Social. 
Os trabalhos que forem desenvolvidos durante o curso serão rifados  e os valores destinados para o Fundo Social e será utilizado na aquisição de novos materiais dando assim continuidade e sustentabilidade ao projeto. A história do artesanato tem início no mundo com a própria história do homem, pois a necessidade de se produzir bens de utilidades e uso rotineiro, e até mesmo adornos, expressou a capacidade criativa e produtiva como forma de trabalho.
Segundo a 1ª Dama, Dulcelina Martins Piccolo (Dona Tica), “o artesanato ...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 15hs54




Encontro tem como objetivo aumentar a visibilidade dos produtores e fortalecer o mercado artesanal
Victor Lahiri
As peças produzidas por artesão da Bahia despontam cada vez mais como uma forte tendência do mercado de decoração. Empresários do ramo têm buscado conhecer as coleções como forma de agregar o contraste do rústico artesanal à alta decoração e se adequar à demanda dos seus clientes. Foi no caso do arquiteto Roberto Amoedo, proprietário da loja Novo Ângulo.
“Eu fui à São Paulo e procurei por toda a cidade alguns produtos que estão facilmente disponíveis aqui em Salvador e não encontrei. Desde o Showroom Brasil Original, que tenho procurado conhecer melhor esse segmento e me surpreendo cada vez mais com a beleza e qualidade das coleções”, afirmou o empresário.
Roberto teve a oportunidade de conhecer os trabalhos de cerca de 60 artesãos de Salvador e Região Metropolitana, em uma ação de mercado realizada nesta quinta-feira, ...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 15hs54




Da Redação
Nesta quarta (4) e quinta-feira (5), em turmas de manhã e a tarde, acontece em Uberlândia o “Momento Döhler” que oferece curso gratuito de artesanato em iniciativa da empresa têxtil de Joinville (SC). São oferecidas 1,5 mil vagas (500 para cada uma das três oficinas) e podem se inscrever pessoas de todas as idades e ambos os sexos.
As oficinas acontecem em várias cidades brasileiras e, segundo os realizadores, além da diversão envolvida no processo há a oportunidade de uma renda extra para os participantes das aulas. As inscrições são gratuitas. Os participantes também são convidados a contribuir com um quilo de alimento não perecível que serão doados à Casa do Amparo Infantil, que atende cerca de 20 crianças em sistema de abrigo na cidade.
O curso é ministrado pelo artista plástico Marcelo Darghan, que conta com a ajuda de dezenas de professoras que acompanham os trabalhos dos grupos. O projeto existe há quatro anos e segu...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 15hs53




Mais do que uma forma de gerar renda, o artesanato é opção criativa de preservar o meio ambiente, utilizando materiais que muitas vezes são descartados no lixo e geram poluição
Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) vinculados ao Programa Municipal de Economia Solidária desenvolveram exposições, oficinas e comercialização de produtos no Shopping Center Rio Claro no período de 30 de agosto a 1 de setembro, apresentando muitas novidades em decoração e objetos de uso pessoal.
Ao todo, sete EES participaram das atividades: Ateliê Cor de Rosa Chok-Artesanato by Tereza, Ateliê de Artesanato ArtNatural, MV artesanatos, Faço arte – lembrancinhas e decorações em EVA, Sonia Pauletto e Lucimara Biscuit, sendo que três deles desenvolveram oficinas gratuitas para os interessados. O objetivo das atividades foi levar aos clientes do Shopping a oportunidade de conhecer e adquirir produtos feitos artesanalmente, contribuindo com a sustentabilidad...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 15hs52




Inscrições podem ser feitas até o dia 9 de setembro na unidade
A partir desta segunda-feira, 02 de setembro, o Poupatempo Itaquera abre inscrições para mais uma oficina de artesanato no posto do Governo do Estado. Desta vez, o curso será voltado para a confecção de peças decorativas utilizando CD.
São 30 vagas disponíveis e a matrícula pode ser feita pessoalmente na administração do posto, durante todo o horário de atendimento, ou por telefone, no número (11) 3456-7089, até o dia 9 de setembro (segunda-feira). Para se inscrever, basta fornecer os dados pessoais.
As aulas acontecerão no dia 12 de setembro (quinta-feira) em dois horários: pela manhã, das 9h às 12h, e no período da tarde, das 14h às 17h.
O Poupatempo Itaquera fica localizado na Av. do Contorno, nº 60  - ao Lado da Estação Corinthians-Itaquera (Linha Vermelha do Metrô) - e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 15hs52




Fonte: Noticias MS
Esculturas, quadros e tapetes em barbante são algumas das peças confeccionadas por reeducandos do Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho (EPJFC), o Segurança Máxima da Capital, que agora fazem parte do bazar do asilo São Bosco para serem comercializadas. 
A doação, realizada na tarde dessa terça-feira (3), organizada pela direção e equipe de servidores da unidade prisional, foi um gesto singelo, mas que pode contribuir para a melhoria nos cuidados dispensados a pessoas que já viveram muitas histórias, se dedicaram aos outros, e que hoje, com o peso da idade, necessitam de uma atenção mais que especial. 
“Gostei mais das araras, mas está tudo muito bonito”, afirmou Maria Batista dos Santos (foto acima), 70 anos, ao apreciar a exposição do material em uma área de convívio. Ela é uma dos cerca de 100 idosos que atualmente ali vivem. Há um ano no local, ela revela que, assim como os detentos que produziram...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 15hs51




Fonte: Lúcio Borges
Com o tema “As Riquezas do Vale do Urucuia em Brasília”, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), em parceria com o Sebrae-MS, participa e leva o artesanato sul-mato-grossense à 9ª Expominas que acontece no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, a partir desta sexta-feira (6) até 15 de setembro. 
A mostra pretende, por meio de exposição, levar atrações culturais, shows, atividades de lazer, oficinas e palestras, criar um ambiente tipicamente mineiro na área do evento. Será a rica cultura de Minas Gerais, traduzida em cenários, imagens, sons e movimentos.
No evento os artesãos do Estado irão participar da Feira Nacional de Artesanato que promove o intercâmbio nacional para se estabelecer contatos de negócios que trazem crescimento ao setor artesanal sul-mato-grossense, consolidando assim a promoção cultural do Estado por meio deste segmento.
Retorno comercial
Os artesão de ...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 15hs47




Atividade ocorreu no Espaço Margarida Alves
Nesta semana, ocorreu em Três de Maio o curso de artesanato em ‘Palha de Trigo. A atividade foi promovida pela Artemaio, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
O cursou contou com uma carga horária de 32 horas e as atividades foram desenvolvidas nas dependências do Espaço Margarida Alves, com um total de dez participantes.
Conforme a instrutora do Senar, Eva Daniela de Moura, o curso oportuniza aos  participantes o conhecimento e a aplicação das técnicas para a confecção de peças, desenvolvendo habilidades manuais por meio da participação efetiva de atividades práticas. “O curso de artesanato em palha de trigo também busca aproveitar a matéria-prima advinda das propriedades, para que as famílias obtenham mais renda”, informa.
Entre as peças produzidas pelo grupo estavam chapéus, cachepôs, guirlandas, bol...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 15hs46




Evento promovido pela Prefeitura de Catalão tem o objetivo de promover a valorização do bioma
A Prefeitura de Catalão iniciou nesta terça-feira, 3, o curso de Artesanato do Cerrado como atividade do I Viva Cerrado. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmac) e, até o dia 26 de setembro, serão desenvolvidas atividades que promovem valorização do bioma cerrado. 
“O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro e só apresenta biodiversidade menor do que a das savanas africanas. Pela importância desse ecossistema, determinei que déssemos atenção especial ao assunto”, afirmou o prefeito de Catalão, Jardel Sebba (PSDB).
A instrutora Maria Madalena Pereira ensinou a doze mulheres a confecção de quadros, arranjos, mandalas e outros artigos feitos com sementes, cascas e frutos do cerrado. “É uma terapia e uma forma de conhecer e valorizar mais o cerrado. A atividade também pode servir como um complemento da renda fa...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 15hs46




Evento será neste sábado (7) e domingo (8).
Feira contará com participação de 126 artesãos da cidade e região.
Do G1 Triângulo Mineiro
Uberaba recebe neste sábado (7) e domingo (8) a XII Feira de Artesanato na Praça Jorge Frange. No sábado, a feira será realizada das 15h às 23h e no domingo, das 12h às 21h. Além da divulgação e comercialização do artesanato regional, o evento vai contar com show da Banda Conexão no sábado às 20h e do Grupo EPA de dança, no domingo, às 19h.
A feira já conta com a presença confirmada de 126 artesãos e associações de Uberaba,Araxá, Ituiutaba, Santa Vitória, Uberlândia, Patos de Minas e Belo Horizonte e Igarapava.  A exposição é uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e a Associação de Expositores da Feirarte.
G1


Postado por: BR artesanato às 15hs45




O encontro reunirá cerca de 30 agricultores familiares.
Nesta sexta-feira, 6, e sábado, 7, o governo do Estado realiza a primeira Feira da Agricultura Familiar de Crixás, cidade localizada a 161 km de Palmas, em parceria com o Município. A feira é realizada dentro da programação da Gincana da Independência, evento tradicional na cidade, que este ano está na 24ª edição.
De acordo com a gerente da Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) em Aliança, Janaína Centrone, o encontro reunirá cerca de 30 agricultores familiares que estarão comercializando produtos típicos da culinária e do artesanato local. “Farinha, rapadura, melancia, frango caipira, abacaxi, são alguns dos produtos que estarão à venda. Movimentando a economia local e gerando renda para nossos agricultores”, enfatiza a gerente.
Ainda conforme o Ruraltins, também estará realizando nesta sexta-feira, 6, às 17h, a palestra: Manejo, recuperaç...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 15hs45




por Rosana Cruz 
Viemos através deste, convida-los/as, para participarem conosco da  5ª FecoSol- Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar da região sul de  MT . O Evento será realizado no dia 04 á 05 de OUTUBRO de 2013 no Município de PEDRA PRETA. Será um momento propicio para trocas de experiências, entre grupos da região: Pequenos Agricultores, assentados, artesão, grupo de mulheres, indígenas... Na reflexão e aprofundamento do Tema: Desenvolvimento Sustentável:  Preservação da Vida Produção e Comercialização
Justa e Solidária.
Os objetivos da Feira são os seguintes:
·         Dar maior visibilidade ao Movimento de Economia Solidária na região, permitindo uma boa aproximação entre os diversos empreendimentos;
·         Mobilizar, animar e criar expectativas positivas e comunic...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 15hs44




Escrito por Fernando Santos - Estudante de Jornalismo.
A Promoção Social promove diversos cursos de artesanato como corte e costura, customização, confecção de bonecas e bolsas, patchwork, pintura em tecido, pintura em vidros com decoupage, pintura em MDF, crochê, bordados com pedras, decorações em chinelo e outros.
Podem fazer o curso pessoas a partir dos 10 anos de idade. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira no Centro Social do Tornatore através do telefone (19) 3821-1592, falar com Valdelice, professora de artesanato.
Além de ser uma forma de ocupação e lazer, através dos conhecimentos adquiridos o artesanato pode se tornar uma importante fonte de renda.
Veja fotos dos trabalhos feitos pelos alunos. (clique aqui)
HORÁRIOS, LOCAIS E DIAS DOS CURSOS:
Curso de artesanato em Elias Fausto (Centro Social no Tornatore):
Segunda-feira
Pintura em tecido – 8h30 às 11h / 12h às 14h
Pintura em MDF – 14h à...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 15hs43




O evento acontece entre segunda e sexta-feira na Praça Veríssimo de Melo.
Serão 25 expositores vendendo artesanato e comidas típicas das 9 às 18h.
Macaé,  interior do estado do Rio, receberá entre segunda-feira (9) a sexta-feira (13) a Feira de Economia Popular e Solidária, na Praça Veríssimo de Mello. O horário de funcionamento é das 9h às 18h - no local haverá 25 tendas distribuídas entre os artesãos cadastrados.
A feira acontece na segunda semana de cada mês com o objetivo de comercializar os produtos e promover geração de renda para as famílias participantes do projeto.
O evento, por expor os artesanatos à população de maneira inusitada, chama a atenção das pessoas que passam pelo local, em trajeto de horário do almoço, indo ou voltando do serviço. O público conhece e se encanta com os trabalhos manuais oferecidos, fazem encomendas, e compram os produtos.
G1


Postado por: BR artesanato às 15hs42




Jaraguá do Sul – Os interessados em participar da 3ª Handwerksmesse, a feira de artesanato durante a 24ª Schützenfest, ganhou um prazo maior para se inscreverem. Em princípio a data limite era 30 de agosto, mas o prazo foi dilatado para até 16 de setembro, com a ficha de inscrição podendo ser obtido no site da Prefeitura de Jaraguá do Sul. Todas as informações podem ser obtidas no sítio oficial do município. 
O número de participantes foi ampliado para 30. No ano passado houve 25 inscrições, das quais 18 foram selecionadas. Serão aceitas inscrições de todo o Estado e serão submetidas previamente a avaliação da Comissão Centro Organizadora quanto a técnica e qualidade, além da matéria-prima utilizado. Produtos industrializados não poderão ser vendidos, contudo, ao contrário de 2012, os artesãos poderão vender peças que contenham o símbolo e os motivos da festa. O valor pelo uso da exploração comercial é de R$ 350,00 por est...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 15hs41




Evento no CentroSul acontece de 16 a 20 de outubro
Por: Direto da Redação
Fenaostra acontece de 16 a 20 de outubro no CentroSul, em Florianópolis (Foto: Divulgação)
O edital para se candidatar a uma vaga de expositor como artesão na Fenaostra deste ano foi lançado nesta terça-feira (3). Faz parte do processo a apresentação de proposta para serem avaliados e selecionados os produtos que participarão da Feira de Artesanato da 14ª Fenaostra no período de 16 a 20 de outubro de 2013, no Centrosul, em Florianópolis.
O edital prevê a comercialização de 45 estandes de 3X2m cada e valor unitário de R$ 250. Um Grupo Técnico avaliará e selecionará os produtos que atendam as normatizações estabelecidas nos critérios propostos pelo edital.
Os selecionados deverão comparecer em prazo estabelecido pela convocação para pagamento da taxa de participação e recebimento das demais normas estabelecidas pela organização do artesanato/ Fenaostra. ...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 10hs45




São 30 vagas disponíveis; curso será ministrado no dia 19 de setembro
Na próxima segunda-feira, 9 de setembro, o Poupatempo Itaquera abre inscrições para mais uma oficina de artesanato no Posto do Governo do Estado. A matrícula pode ser feita até o dia 18 de setembro, pessoalmente, durante todo o horário de atendimento, na área da administração da unidade ou pelo telefone (11) 3456-7089.
Ao todo, são 30 vagas disponíveis para aprender a confeccionar porta sabonete em crochê. Após o período de confirmação, uma voluntária ministrará o curso no dia 19 de setembro, em dois períodos: pela manhã, das 9h às 12h, e à tarde, das 14h às 17h, em uma área reservada para as aulas.
A técnica de aprendizado do crochê possibilita a criação de diversas peças de artesanato, além de ser uma boa opção para presentear pessoas queridas ou mesmo complementar a renda familiar.
O Poupatempo Itaquera fica localizado na Av. do Contorno, nº 60 – ao Lad...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 10hs44




Edital também inclui verbas para flash mobs e fan fests
JOSÉ CRUZ/ABR
As inscrições para o edital Cultura 2014, lançado pelo Ministério da Cultura, estão abertas e seguem até o próximo dia 23 de setembro. O edital vai repassar R$ 18,8 milhões para a programação cultural durante a Copa do Mundo do ano que vem, nas 12 cidades-sede da competição: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Recife e Salvador. Serão aceitas mais de 206 propostas que resultarão em 1.200 apresentações nestes municípios, no período de 10 de junho a 15 de julho de 2014. Além disso, R$ 17,5 milhões serão destinados à revitalização de equipamentos culturais nas 12 cidades.
As inscrições poderão ser feitas pelo pelo sistema SalicWeb no site do Ministério da Cultura. Uma comissão formada por representantes da sociedade civil, das secretarias de Cultura das 12 cidades-sede da Copa e do Ministéri...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 10hs43




Despertar o gosto pelo artesanato, estimular a criatividade, a mente e a autoestima, é o que um grupo de mulheres artesãs fazem, quase que diariamente, em um cantinho especialmente preparado para elas. É na casa da artesã e professora Margarida Okubo que os encontros (as aulas) acontecem. O espaço denominado Casa Encantada, é uma mistura de ateliê de arte, encontro de amigas, sala de terapia, happy hour e muita troca de experiências. Cerca de trinta mulheres, parte delas acima dos 60 anos, passam horas a fio dedicando-se ali ao prazer de fazer artesanato. E para elas não importa que tipo de trabalho se faça, pois todo trabalho tem sempre a mão do autor e cada peça é uma conquista compartilhada. 
Ilza Okubo, 76 anos, sogra de Margarida é uma das que começou por acaso a se envolver com a arte da nora. Nascida na cidade de Bastos, aos 13 anos de idade mudou-se para São Paulo e está há 17 anos em Sorocaba. As mãos habilidosas (de quem já fez muitos...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 10hs42




“Enquanto eu estiver à frente da Secretaria do Trabalho, a Gerência Geral de Atividades de Artesanato terá todo o nosso apoio, para fortalecer os diversos seguimentos do setor em nosso Estado. Apoiando os artesãos, incrementando a comercialização dos produtos dentro e fora de Sergipe e participando de feiras nacionais objetivando mostrar e vender o que está sendo produzido em nosso Estado”, declarou o secretário estadual do Trabalho, Fábio Mitidieri, mostrando-se satisfeito com os resultados positivos da participação de Sergipe na Terceira Edição da Feira de Artesanato, Bordados e Rendas – RENDA-SE 2013 – realizada em Brasília (DF), no período de 29 de agosto a 1º de setembro.
Esse evento é particular, mas o Programa  de Artesanato Brasileiro, do Ministério das Micros e Pequenas Empresas, cede espaço para que as Gerências Regionais de Atividades Artesanais possam expor os produtos dos respectivos Estados brasileiros.
saiba mais

Postado por: BR artesanato às 10hs42




A Fundação de Cultura do governo do Estado realiza entre os dias 9 e 19 de setembro, em Alcinópolis, a Oficina de Artesanato em Fibras Naturais para artesãos do núcleo produtivo local. 
Ministrado pelo artesão João Gomes da Silva, o curso acontece das 8h às 18 horas e a turma contará com 30 alunos. As aulas serão oferecidas na Secretaria de Assistência Social do Município de Alcinópolis, localizada na Rua Averaldo Fernando Barboza, n.º 80, Centro. 
Reconhecido por todo o setor artesanal brasileiro por suas peças de qualidade, ótimo acabamento e fácil aceitação no mercado, João Gomes da Silva tem extensa experiência em oficinas. Conhecido como João da Fibra, também fez parte do projeto “Empreendedor Social” do Sebrae, o que certamente o impulsionou a ser o que é hoje: além de um artesão habilidoso e criativo, um empreendedor que tira seu sustento das fibras naturais e com muita competência ensina sua técnica para outros arte...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 10hs41




PBH precisa de 690 voluntários para montar a brigada de incêndio na implantação do novo leiaute. Por enquanto, 350 se inscreveram sendo que há uma resistência por parte dos feirantes idosos.
Luana Cruz
Nova configuração terá corredores aumentado, além de sinalização para saídas de emergência e instalação de hidrantes e de 80 extintores de incêndio.
Com a implementação do novo leiaute Feira de Arte e Artesanato da Avenida Afonso Pena, no Centro de Belo Horizonte, que adota medidas de segurança indicadas pelos bombeiros, os feirantes passam a atuar como brigadistas de incêndio. Ao todo, são 2.169 expositores, sendo que 690 serão treinados para atuar em situações de risco. Até agora, 350 se inscreveram para participar do curso e a prefeitura pode enfrentar dificuldades para conseguir os brigadistas voluntários. 
O novo esquema de montagem das barracas, que começou a ser implantado em agosto, tem mais espaço para a circulação do ...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 10hs41




Campo Grande, (MS) - A Fundação de Cultura do governo do Estado realiza entre os dias 9 e 19 de setembro, em Alcinópolis, a Oficina de Artesanato em Fibras Naturais para artesãos do núcleo produtivo local.
Ministrado pelo artesão João Gomes da Silva, o curso acontece das 8h às 18 horas e a turma contará com 30 alunos. As aulas serão oferecidas na Secretaria de Assistência Social do Município de Alcinópolis, localizada na Rua Averaldo Fernando Barboza, n.º 80, Centro.
Reconhecido por todo o setor artesanal brasileiro por suas peças de qualidade, ótimo acabamento e fácil aceitação no mercado, João Gomes da Silva tem extensa experiência em oficinas. Conhecido como João da Fibra, também fez parte do projeto “Empreendedor Social” do Sebrae, o que certamente o impulsionou a ser o que é hoje: além de um artesão habilidoso e criativo, um empreendedor que tira seu sustento das fibras naturais e com muita competência ensina sua técn...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 10hs40




Sebrae também oferece associação a profissionais formalizados
De 4 a 7 de setembro, Expo Unimed recebe “Festival Internacional de Patchwork e Artes Afins – 3º Quilt & Craft Show”.
Interessados em artesanato podem conhecer diferentes técnicas. 100 expositores participam do festival, apresentando patchwork, scrapbooking, pinturas em tecido, mosaicos e bordados.
Além disso, artesãos informais têm a chance de iniciar processo de formalização no estande do Sebrae/PR. A instituição comparece ao evento com dicas e informações sobre como se tornar microempreendedor individual.
Organização espera média de 12 mil visitantes. O festival é financiado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e promovido e realizado pelas empresas Aoki Trading e Retalharte.
http://catracalivre.com.br


Postado por: BR artesanato às 16hs33




Após curso que fizeram pelo sindicato rural, oficina foi criada no presídio.
Dinheiro com a venda ajuda as famílias dos presos e reduz a pena.
Do G1 Sul de Minas
Detentos do presídio de Boa Esperança (MG) passam o tempo que terão que ficar entre grades criando móveis. O projeto é uma parceria da segurança pública com o Sindicato Rural, que permitiu que sete detentos fizessem o curso de artesanato em fibras naturais no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A matéria-prima, o bambu, é doado por produtores da cidade.
Depois de fazerem o curso em março deste ano, os próprios presos tiveram a iniciativa de montar a oficina. Com o apoio da família, compraram os equipamentos e ferramentas. O negócio vai tão bem que eles têm encomendas até o final do ano.
A rotina que teriam que cumprir por anos ficou mais interessante com o trabalho e eles ganharam ânimo enquanto cumprem a pena. O expediente é cumprido em um espaço ao lado do p...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 16hs32




Aulas acontecem todos os sábados do mês de setembro; veja como participar
O PET (Parque Ecológico do Tietê) oferece este mês oficina gratuita de Técnicas de Macramé, tipo de artesanato produzido com tecelagem de fios, manualmente, sem uso de maquinários. As aulas acontecem sempre aos sábados (7, 14, 21 e 28) e as inscrições podem ser feitas com antecedência.
Interessados devem realizar cadastro antecipado para as 30 vagas disponíveis, pessoalmente, na Oficina Cultural do Tietê, próxima ao palco de eventos no Núcleo Engenheiro Goulart, ou pelo telefone (11) 2958-1477 ramais 236 e 237, de terça-feira a domingo, das 08h30 às 16h30. 
Não há limite de idade para participar das aulas.
SERVIÇO
Oficina de Técnicas de Macramé
PET - Núcleo Engenheiro Goulart (Rua Guira Acangatara, 70, Engenheiro Goulart, São Paulo)
Dias 7, 14, 21 e 28 de setembro, das 10h às 12h
30 vagas
Gratuito
Do Portal do Governo do Estado
ht...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 16hs31




Artesãos vão mostrar os trabalhos desenvolvidos por meio do Programa de Economia Solidária do município; haverá oficinas gratuitas para a comunidade
De 29 de agosto a 1º de setembro, o Shopping Rio Clarorecebe a Feira e Oficina de Artesanato, promovida em parceria com o Programa de Economia Solidária (Ecosol), mantido pela Prefeitura de Rio Claro e realizado pela Secretaria Municipal de Ação Social (SMAS).
A Feira e Oficina de Artesanato acontecerá durante o horário de funcionamento do centro de compras e ocorrerá na Praça de Eventos, reunindo vários artesões da cidade, que estarão divulgando seus trabalhos, vendendo produtos e oferecendo oficinas gratuitas para os interessados em aprender as técnicas.
Confira os participantes do evento e o cronograma de oficinas:
Ateliê Cor-de-Rosa Chok – Artesanato by Tereza – peças feitas em tecido e feltro e patchwork, como capas de celular e cadernos, nécessaire...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 16hs30




O Diretor da Cadeia Pública de Mamanguape, Carlos Soares, realizou na manhã desta sexta-feira (30) a cerimônia de entrega dos novos uniformes para os reclusos, na ocasião, foram apresentadas as peças de artesanato produzidas dentro daquela unidade prisional. O Secretário de Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, se fez presente na cerimônia, ao lado da Gerente de Ressocialização, Ziza Maia e da coordenadora de apoio ao ensino do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Débora Renata de Paiva. Também marcaram presença no evento, o representante da Promotoria de Mamanguape, Elves da Costa, o Comandante da Companhia de Polícia Militar, Capitão Alberto Filho, o Delegado da cidade, Diego Garcia e integrantes da Força Tática Penitenciária.
Wallber Virgolino falou da iniciativa. “A melhoria de serviços e de estrutura desta unidade prisional, assim como o próprio sistema, era e ainda é um grande desafio da nossa gestão, mas gradativamente,...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 11hs16




Textos: Deize Felisberto - reportagem@atribunanet.com
Foi pela paixão ao artesanato que quatro amigas de Criciúma resolveram montar o próprio negócio. Rosi Machado, Margarete Silva, Geslaine Bittencourt e Mari da Rosa inauguram há 15 dias o “Ateliê em Companhia”. A ideia do negócio em grupo partiu de Rosi, professora de artesanato há 14 anos e que há cinco focou na técnica de patchwork. 
“Queria montar um grupo de amigas para que cada uma pudesse ministrar as suas aulas em um espaço em conjunto”, conta Rosi. 
As aulas de patchwork que são ministradas por Rosi e Mari já estão com as turmas quase completas. O curso de bonecas de pano e caixas forradas é ministrado por Margarete que dê aluna virou professora. “Margarete foi minha primeira aluna de biscuit”, relembra Rosi. Também foi o caso de Mari que iniciou com aulas de pintura e hoje ministra o curso de patch. 
Apesar do pouco tempo com as portas abertas, o ate...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 11hs15




Empresárias em SP dão cursos de diversas técnicas e aquecem mercado.
No Brasil, 8,5 milhões de pessoas estão envolvidas com artesanato.
Do PEGN TV
No Brasil, o setor de artesanato movimenta R$ 50 bilhões por ano. E em São Paulo, empresas investem em alternativas para aumentar os lucros.
São os cursos de artesanato que movimentam o comércio de matéria-prima e capacitam quem deseja montar um pequeno negócio.
No Brasil, 8,5 milhões de pessoas estão envolvidas com artesanato. Quase metade da produção está no Nordeste. A atividade representa cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. E para quem pensa em investir no mercado, o momento é favorável. Segundo Rita Mazzoti, diretora de uma das maiores feiras de artesanato do Brasil.
“Uma das formas de a gente achar um trabalho rápido é quando você tem habilidade para fazer alguma coisa. Você tem alguma técnica, rapidinho você está produzindo alguma coisa. Começando a vender, ganh...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 11hs14




Objetivo das aulas é capacitar o detento, dando a ele uma opção de trabalho para quando terminar de cumprir a pena
Doze detentos da Penitenciária Dr. Manoel Martins Lisboa Júnior, localizada em Muriaé, na Zona da Mata, concluirão o curso de artesanato em fibras de bananeira nesta sexta-feira (30). O objetivo das aulas é capacitar o preso, dando a ele uma opção de trabalho para quando terminar de cumprir a pena.  Bolsas, chinelos, porta-joias e jogos americanos para mesa são alguns dos materiais produzidos.
O curso, que tem carga horário de 40 horas/aula, teve início nesta segunda-feira (26) e é oferecido por meio de uma parceria da penitenciária com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Segundo o diretor geral da unidade prisional, Francisco Alves, a formação profissional é uma ferramenta indispensável no processo de ressocialização. “É por meio da capacitação dos detentos que podemos ter a certeza de estar cumprindo com o d...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 11hs12




Artesanato mundial em exposição em Santa Maria, no Centro de Referência em Economia Solidária, até o dia 8 de setembro
Uma das mais tradicionais feiras internacionais de artesanato está de volta a Santa Maria. Abriu ao público, nesta sexta-feira (30), às 14h, a 4ª Edição da Feira Nacional e Internacional de Artesanato e Decoração (Feniar). A Feira permanece aberta ao público, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheister, no Bairro Medianeira, até o dia 8 de setembro, das 14h as 21h.
No total são 70 expositores, que representam 18 países, além de 10 estados brasileiros, incluindo artesãos gaúchos e grupos da economia solidária da cidade. Também participam do evento os artesãos que fazem parte da Feira da Gare, promovida pela Prefeitura de Santa Maria.
A diversidade presente no artesanato dos mais variados países do mundo pode ser conferido nos estandes da África, Peru, Panamá , Quênia, Tunísia, Bolívia, Egito, ...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 11hs12




De 6 a 15 de setembro, mais de 100 expositores vão transformar o Albano Franco em uma Babel Cultural
A força do artesanato está presente não só na preservação da cultura e identidade de um povo, mas também na geração de emprego e renda, impactando positivamente na economia local. Pensando nesse contexto, a Associação do Bem Estar de Artesãos Cearenses traz, pela primeira vez, para Campo Grande a Mundial Art - Feria Internacional de Artesanato e Cultura, um evento que reúne mais de 10 mil itens de decoração, utilidade doméstica, moda, móveis, acessórios e gastronomia de 25 países e 15 estados do Brasil.
A Mundial Art - Feria Internacional de Artesanato e Cultura será realizada nos dias 6 a 15 de setembro, das 15 às 22 horas, e vai ocupar mais de 5 mil m² do Centro de Convenções Albano Franco, com 110 estandes, além de apresentações artísticas, exposições culturais e praça de alimentação.
“A Feira tem como objetivo principal mostrar ...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 11hs11




Exposição ocorrerá durante a Assembléia Geral da ONU, em setembro.
Objetivo é promover a imagem e inserção do trabalho brasileiro no exterior.
Gabriela Gasparin Do G1, em São Paulo
Trabalhos de 15 artesãs de 12 estados do país serão expostos em setembro na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, no mês em que ocorre a Assembléia Geral da organização. O objetivo da exposição é promover a imagem e inserção do artesanato brasileiro no exterior. Entre as peças estão rendas, bordados, bonecas e panelas de barro, acessórios feitos com lã de ovelha e crina de cavalo, além de peças indígenas.
Os trabalhos são feitos com materiais encontrados no meio ambiente, de acordo com a Associação Brasileira de Exposição de Artesanato (Abexa), organizadora do evento. Entre os artesanatos estão bordados, redes, peças de cerâmica, panelas de barro, itens de vestuário e decoração e peças indígenas.
Chamada “Mulher Art...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 11hs10



Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com