Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





da assessoria de imprensa da Prefeitura de São Roque
Querida por muitos, e presente na memória das pessoas, especialmente quando abrigava uma unidade escolar e presenciava a constante visita do “Bicho Preguiça”, a Praça da República em São Roque, há muito não recebia a presença da população local, fosse por falta de incentivo ou eventos. Com o propósito de tornar as praças municipais espaços de convívio entre as famílias da cidade, além de atrair o turista, a Prefeitura vem desde Janeiro, realizando parcerias e apoiando a valorização do local, que hoje, recebe semanalmente, especialmente aos finais de semana, um excelente público.
 
Eventos e Artesanato:
Nesta primeira metade de 2013, a Praça abrigou edições da Feira de Adoção de animais, onde centenas de cães e gatos foram adotados, levando mais alegria para crianças e adultos. Neste Sábado, dia 31, mais uma edição será realizada.
O espaço também foi denominado o po...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 09hs46




Projeto é transformar local em área para eventos artísticos e culturais
A prefeitura de Salvador determinou que os ambulantes que ocupam a praça Visconde de Cairu, na área externa do Mercado Modelo, deixem o local até o dia 13 de setembro. O projeto é transformar o local em uma área para eventos artísticos e culturais, no intuito de aproveitar melhor o espaço.
Com isso, cerca de 40 artesãos sem licença da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP) terão seus stands retirados e, após a regularização, serão relocados para o Mercado de Artesanato do Bonfim. O projeto, por sua vez, ainda não tem data de início prevista.
Ambulantes não devem sair
Em entrevista ao iBahia na manhã desta quinta-feira (29), o presidente da Associação dos Ambulantes de Salvador e Região Metropolitana, Arismário Nunes Barreto, mais conhecido como Alemão, afirmou que a claque se reuniu com a titular da Semop, Rosemma Maluf, para debater o caso, ...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 09hs46




Doze detentos da Penitenciária Dr. Manoel Martins Lisboa Júnior, em Muriaé, concluirão o curso de artesanato em fibras de bananeira nesta sexta-feira (30.08). O objetivo das aulas é capacitar o preso, dando a ele uma opção de trabalho para quando terminar de cumprir a pena. Bolsas, chinelos, porta-joias e jogos americanos para mesa são alguns dos materiais produzidos.
O curso é oferecido por meio de uma parceria da penitenciária com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Com uma carga de 40 horas, as aulas foram iniciadas na segunda-feira (26.08). Segundo o diretor geral da unidade prisional, Francisco Alves, a formação profissional é uma ferramenta indispensável no processo de ressocialização. “É por meio da capacitação dos detentos que podemos ter a certeza de estar cumprindo com o dever de reinserir novos homens e novas mulheres na sociedade”, ressalta.
Cláudio Varol de Almeida é um dos detentos que participa da capacitação. ...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 09hs45




O Projeto Oficina de Artesanato se configura em atividades que buscam promover a aprendizagem de técnicas de artesanato, a fim de estimular o desenvolvimento da criatividade e de habilidades motoras. Essas atividades oportunizam ao aluno, através do trabalho artesanal, o desenvolvimento de suas habilidades manuais, a fim de desenvolver a atenção, concentração,  a coordenação motora fina, a socialização, o espírito cooperativo, a criatividade e espontaneidade dos alunos.
As oficinas atendem crianças e adolescentes, que aprendem as técnicas de bordado, costura, arranjos, pinturas, customização e reaproveitamento de materiais.
As alunas do artesanato já realizaram atividades como: customização de bolsas; confecção de pacotes de presentes, fantoches de dedo, porta moeda de fuxico, bloco para anotações; além de pintura de tela, pintura em tecido, caseados em guardanapo, dentre outras atividades.
Parabéns alunas e professoras ...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 09hs44




Na última terça-feira (27), no Rancho Travessia, a Prefeitura deu início ao primeiro curso rápido de “Artesanato em Couro (lida)”, por meio do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Cerca de 14 alunos puderam aprender técnicas básicas, como a diferença entre os couros, até a fabricação de artefatos usados em cavalos, como rédeas, barrigueiras e arreios.
As aulas, ministradas pelo profissional na arte em couro desde 1972, José Carlos da Costa, serviram para trabalhar a paciência e o cuidado no manuseio do material.  O professor destacou a importância na formação e aprendizagem de cada um. “O curso não é um simples passatempo, mas uma futura profissão para alguns. Já tive alunos que começaram pensando ser uma brincadeira e que hoje tiram o sustento com a venda das peças feitas em couro. Eu também comecei sem grandes perspectivas e, desde então, tornei-me profissional e há 17 anos ministro aulas no SENAR sobre artesanato em cou...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 09hs44




A Secretaria da Mulher está promovendo diversos cursos gratuitos que têm como objetivo capacitar mulheres maringaenses para que desenvolvam seus próprios negócios. No último semestre mulheres de vários bairros, multiplicam seus conhecimentos e técnicas de artesanato, com aulas todas as segundas, quartas e sextas-feiras.
As moradoras atendidas residem nas regiões do Conjunto João Paulino, Vila Morangueira, Jardim Higienópolis, Pinheiros, Parque Hortência II, Residencial Copacabana e entidades como Associação Maringaense de Apoio ao Reumático ¿ AMAR, Associação Maringaense do Autista - AMA e Assessoria de Promoção da Igualdade Racial.
De acordo com a secretária da Mulher, Flor Duarte, todas as alunas são moradoras dos referidos bairros, ou usuárias das entidades. "Nós oferecemos todo o material necessário para que as alunas não tenham gasto nenhum. Nosso objetivo é aumentar sua qualificação sem qualquer custo, dando a oportunidade de aprenderem e assim t...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 11hs18




Artesanato terá um espaço com quatro estandes no evento
O Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) participa de mais uma edição da Feira Regional de Turismo Rural (Ruraltur), que acontece nos dias 29 e 30 de agosto, na Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), em Campina Grande. O evento tem o objetivo de promover e fortalecer o turismo rural da região Nordeste, por troca de experiências, potencializando principalmente as novas tendências e oportunidades de negócios para expandir as atividades e divulgar novos roteiros turísticos nos segmentos rural, cultural, ecoturismo e aventura.
É nesse contexto que o artesanato da Paraíba também será destaque em um espaço de quatro estandes com valorização principalmente dos artigos produzidos nas tipologias presentes na região da Borborema: couro, cerâmica, algodão colorido e madeira. Todas as peças são dos artesãos que têm espaço na Vila do Artesão, em Campina Grande.
“Além da feira contribuir para o de...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 11hs16




18 artesão participaram do curso do Sebrae sobre empreendedor individual.
Artesãos aprenderam sobre planejamento e empreendedorismo.
Nova Friburgo, Região Serrana do Rio,realizou nesta quinta-feira (22), a formatura de 18 artesãos do grupo "Economia Solidária" no programa Soluções para Empreendedor  Individual do Sebrae. O evento foi realizado no auditório do Centro Administrativo César Guinle e contou com a participação de representantes do executivo municipal e do Sebrae.
Estiveram presentes na formatura a vice-prefeita Grace Arruda, a secretária de Assistência, Desenvolvimento Social e Trabalho, Simone de Almeida Pinto, os subsecretários da pasta, Margarida Leão e Antônio Fagundes, o subsecretário de Trabalho e Renda, Diogo Bastos, e a gerente regional do Sebrae, Fernanda Gripp. A aluna Elielza Reis Perrut também foi convidada para compor a mesa, representando os demais alunos.
O curso, totalmente voltado para o empreendedor individual...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 17hs57




A cultura acreana tem como referência a produção do artesanato que se baseia em utilizar matéria-prima extraída da floresta
A exposição “Mulher Artesã Brasileira” mostrará o trabalho de 15 artesãs das cinco regiões do País
A artesã Raimunda Nonata Silva Pinheiro vai representar o Estado do Acre na exposição “Mulher Artesã Brasileira”, que será realizada em setembro na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. O projeto é uma iniciativa da Associação Brasileira de Exposição de Artesanato (Abexa), com patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apoio do Instituto Centro Cape, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência.
A exposição “Mulher Artesã Brasileira” mostrará o trabalho de 15 artesãs das cinco regiões do País coletado durante expedição de jorna...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 17hs56




Redação Bem Paraná com assessoria
Os artesãos que atuam na informalidade terão a oportunidade de iniciar o processo de formalização durante o Festival Internacional de Patchwork e Artes Afins – 3º Quilt & Craft Show. O evento será realizado entre os dias 4 e 7 de setembro, no Expo Unimed Curitiba, na Universidade Positivo, e é voltado para pessoas interessadas em conhecer técnicas de patchwork, scrapbooking, pinturas em tecido, mosaicos e todos os tipos de bordados. 
O Sebrae/PR é um dos patrocinadores do Festival e terá um estande montado no local. Quem visitar o espaço poderá conversar com consultores e obter informações sobre as vantagens de se tornar um microempreendedor individual, conforme explica o coordenador estadual de Turismo e Artesanato do Sebrae/PR, Aldo Cesar Carvalho.
“Nós já participamos das duas primeiras edições e apoiamos o Festival porque acreditamos no potencial dos artesãos paranaenses. Eles são uma força ...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 17hs55




No dia 31 de agosto o Fundo Social de Solidariedade promove as suas oficinas de artesanato no Mercado Municipal.
As professoras e professores são artesãos voluntários que tem vão ensinar várias técnicas de artesanato para quem procura adquirir conhecimento e incrementar a renda familiar.
O objetivo é criar um artesanato de qualidade. As pessoas poderão levar as peças produzidas com elas, ou deixar na loja do FSS para serem vendidas em consignação.
As inscrições estão abertas na Secretaria do Desenvolvimento Social e na loja do Fundo Social de Solidariedade e são limitadas em 10 pessoas por oficina.
As opções são: Bordados e bicos de crochê em tecido; Brinquedos de sucata; Cintos, colares e pulseiras em lã e linha; Decoupage; EVA diversas aplicações; Feltro diversas aplicações; Flores em diversas técnicas ; Patchwork manual.
As aulas e inscrições são gratuitas.
Fonte: Band Vale


Postado por: BR artesanato às 17hs54




O município através da Secretaria da Habitação e Assistência Social, em parceria como o Senar – Serviços Nacional de Aprendizagem Rural – está desenvolvendo desde a terça-feira, dia 20, o curso de artesanato com material reciclável. Conforme a secretária Virlene Diel Bussmann, o objetivo é a promoção social das pessoas mais carentes, oferecendo ás mesma uma nova alternativa de renda. O curso que recebeu no máximo 15 inscritos, é  voltado para pessoas que participam das atividades do Cras – Centro de Referência da Assistência Social.
As atividades que acontecem na sala de reuniões da Secretaria, se estendem até a sexta-feira, dia 23, num total de 32 horas, ministradas pela instrutora do Senar Marlusa Carvalho. As inscrições foram oferecidas de forma gratuita e o material, em um sua grande maioria, fornecido pela prefeitura.
Virlene salienta que novos cursos estão sendo buscados junto ao Senar para o próximo ano, os quais  assim q...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 17hs54



25/08/2013 - Mato Grosso nos EUA


Duas artesãs do Estado participam em setembro da exposição “Mulher Artesã Brasileira”, que acontece na sede da ONU
Da Redação
Mato Grosso vai participar em setembro da exposição “Mulher Artesã Brasileira”, que será acontece na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York (EUA). O artesanato mato-grossense será divulgado pelas obras das artesãs Neulione Alves Gomes e Lucileicka da Silva David. 
O projeto é uma iniciativa da Associação Brasileira de Exposição de Artesanato (Abexa), com patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apoio do Instituto Centro Cape, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência. 
A exposição mostrará o trabalho de 15 artesãs das cinco regiões do País coletado durante expedição de jornalistas e documentaristas pelo Brasil. 
O objetivo...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 17hs52




Acontece nesta quarta-feira (21), na praça do Rádio Clube, a 1ª Feira Municipal Solidária que traz produtos artesanais, indústria caseira, música e cultura local. Baseada nos princípios da Economia Solidária, a feira é realizada em parceira com diversas secretarias municipais.
Segundo a titular da Secretaria Municipal de Desen. Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e Agronegócio (Sedesc), Dharleng Oliveira, o objetivo da feira é incentivar a economia solidária em Campo Grande. “Queremos que a população conheça os produtos alimentícios e outros produtos artesanais, feitos por famílias que estão em assentamentos para que haja geração de renda”, afirmou Dharleng.
A secretária afirmou que existem 18 novos projetos na Sedesc voltados para o crescimento econômico da Capital. “Vamos trazer novas empresas para Campo Grande, no setor de hotelaria, vestuário. Estamos conversando com empresários para que essas novas empresas se instalem aqui”,...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 17hs51



25/08/2013 - ENFEITES PARA FESTAS


ENFEITES EM GERAIS FEITOS COM EVA


Postado por: ISA PRATA às 08hs11




Objetivo é preparar esses profissionais para a Copa do Mundo em 2014. 
Aulas acontecem uma vez por semana, com duas horas de duração
O projeto Torcedor Inteligente está oferendo em Caruaru, Agreste pernambucano, curso de inglês instrumental para feirantes, comerciantes e artesãos da cidade. O objetivo do curso é preparar esses profissionais para a chegada dos turistas estrangeiros, principalmente, durante a Copa do Mundo que o Brasil irá sediar em 2014.
Há trinta anos, Joseildo Vieira trabalha na Feira de Artesanato de Caruaru e sempre sentiu dificuldade em se comunicar com os clientes estrangeiros. “Vai chegar muitos americanos aqui e a gente tem que saber abordar, atender bem e se expressar. Saber, pelo menos, dizer o preço de alguma mercadoria corretamente”, diz Vieira. 
Com apenas seis aulas de inglês a comerciante Vânia Gomes já percebe os resultados e vê no curso uma oportunidade de expansão das vendas no perío...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 09hs21




Todos os sábados e domingos é realizada a “Feira Municipal de Artesanato”, evento que agora faz parte do calendário oficial são-roquense
A Praça da República de São Roque, conhecida também por “Jardim” ou “Praça da Preguiça”, receberá todas as barracas de artesanato das Festas de Agosto 2013, que costumavam ser instaladas na Rua Enrico Dell Acqua.
A praça foi nomeada como o novo local oficial para o comércio de artes de São Roque, onde todos os sábados e domingos é realizada a “Feira Municipal de Artesanato”, evento que agora faz parte do calendário oficial são-roquense, devido a lei de autoria do vereador Guto Issa.
A ação de mudar as barracas para a Praça da República, foi tomada pela prefeitura, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, visando uma melhor comodidade para os visitantes e também para os comerciantes. Além das barracas de artesanato, o local será prestigiado com música ao vivo no coreto.
A feira de ar...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 09hs20




Programado para os dias 11/12/13/14, de setembro o Curso de artesanato em couro – utilitário e decorativo - promovido pelo Senar com a parceria do Sindicato Rural de Fernandópolis 
Com o objetivo geral de confeccionar artefatos em couro para decoração, o curso já está cm matriculas abertas. 
O curso gratuito “Artesanato em Couro” será ministrado pela instrutora do Senar, Simone Guizzi, os participantes irão aprender o artesanato em couro, utilitários e decorativos, como: porta-moeda, bolsa, chinelo, cinto, porta-canivete entre outros objetos. Com a capacitação, os participantes têm uma nova alternativa para gerar renda ou podem fazer os acessórios para familiares e amigos. 
A atividade gratuita é promovida pelo Sindicato Rural em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Todo o material utilizado no curso é fornecido pelo sindicato rural e pelo Senar. 
SERVIÇO – Informações e inscrições ...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 09hs18




 Prezado (a) artesão (ã),o BR artesanato em parceria com a FEAD, via Mariland Santos, Aluna do Curso de Especialização em Psicopedagogia, busca através da entrevista abaixo, contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem do empreendedor, incentivando-o na arte de comunicar.   Como cortesia, o (a) artesão (ã) que responder a entrevista terá os textos do Atelier e dos produtos corrigidos e adequados aos sites de busca, como do Google, Yahoo e outros, melhorando as chances de ser encontrado.  
Atenciosamente, equipe BR artesanato. 
Entrevista 
1)    Nome: 2)    Idade: 3)    Até que série estudou: 4)    Como foi sua trajetória escolar? Acesso à escola, aprovação/reprovação nas séries? 5)    Quais foram os interesses e dificuldades encontrados ao longo de sua escolarização? 6)    Como se deu a escolha...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 12hs37




Quinzenalmente, nas tardes de quintas-feiras, um grupo de mulheres se reúne no prédio da Igreja Mapan, no bairro Canudos, para a confecção de produtos artesanais. A iniciativa integra o projeto Por Um Desenvolvimento Local Sustentável e Solidário, coordenado pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR). A oficina de artesanato gratuita acontece das 14 horas às 17 horas e conta com o auxílio de professores e dos próprios colegas. “Nós estamos sempre nos ajudando para melhorarmos. As aulas têm sido de grande valia para todas nós”, destaca a costureira Regina Schutz, 49 anos.
A primeira parte de cada encontro é dedicada a uma roda de conversa sobre as noções de Economia Solidária e um momento de integração. Em seguida, são iniciados os trabalhos artesanais. Regina conta que desde que ela começou a acompanhar as aulas ela já confeccionou flores de feltro, colares e p...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 10hs08




O programa Economia Solidária, da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETRAB), participou da Festa do Vinho (9, 10 e 11 de agosto) através da Feira de Economia Solidária, onde oito grupos expuseram seus produtos a todos que passaram pela festa.
A Feira de Economia Solidária tem como intuito divulgar e apresentar os produtos criados pelos participantes dos grupos. Durante a festa, participaram 45 artesãos onde apresentaram seus trabalhos que variam entra bijuterias, objetos de decoração, bombos, doces caseiros, artesanatos em geral (feitos de pinhão, fibra de bananeira, couro e escamas de peixe) e reaproveitamento de madeira, divulgando assim o município e gerando renda. Os produtos comercializados são feitos todos manualmente e o preço varia entre 2 reais a 60 reais.
“A Feira de Economia Solidária nos ensina principalmente a respeitar o próximo, pois atendemos um numero grande de pessoas e cada uma delas tem uma história e ...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 10hs07




Produtos artesanais que preservam os saberes tradicionais, elaborados por agricultoras e agricultores familiares, que prezam pela conservação ambiental e a sustentabilidade estarão na 23ª Craft Design. O evento, referência em feira de negócios e tendências, decoração e design, será realizado em São Paulo, entre os dias 14 e 17 de agosto. 
Os produtos do Talentos do Brasil serão apresentados com 180 marcas nacionais e 64 importadas de 22 países para um mercado sofisticado e exigente. Dez grupos produtivos do Talentos do Brasil Moda levarão seus produtos para a Craft Design. 
Cestos feitos de babaçu fatiado, fitas bordadas com frases, músicas e poesias, renda bordada em toalhas e almofadas, guardanapos rendados, almofadas de algodão orgânico, caminhos de mesa trançados com a fibra do buriti e com tingimento natural são exemplos do artesanato utilitário do Talentos do Brasil – projeto do MDA que abrange 15 grupos produtivos de artesanato e...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 10hs04




A Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família(SMAS) disponibiliza aos usuários da Assistência Social diversos cursos de artesanato gratuitos. O objetivo das ações é oferecer a população uma atividade profissional que complemente a renda das famílias. Até o fim deste ano estão programadas 35 atividades a serem realizadas em diferentes equipamentos do município.
Entre os cursos oferecidos está o de Bordado em Toalha, Patchwork Manual, Crochê Básico, Bordado em Chinelo, Pintura em Tela, Pintura em Tecido, Decupagem em Madeira, Grafitagem, Iniciação à Pintura, Artesanato para Criança, Técnica de Jardinagem e Corte e Costura Básica.  Os cursos acontecem em datas variadas até o fim do ano, nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), nos Centros de Revitalização da Terceira Idade (CERTI), Núcleo de Atenção à Criança e ao Adolescente (NACA),...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 10hs03




No dia 13 de agosto, nos períodos da manhã e da tarde, o Programa Vida Nova realizou mais uma Oficina de Artesanato. Neste mês, o tema foi “Fuxico com Enchimento” e as aposentadas aprenderam como confeccionar um agulheiro e um lindo chaveiro em formato de flor. A atividade foi ministrada pela aposentada voluntária Eneide Teresinha de Oliveira.
As oficinas de artesanato tem proporcionado às aposentadas e pensionistas, da Prefeitura de Curitiba, momentos de descontração, confraternização e aprendizado. Além do conhecimento proporcionado pelas atividades, as participantes trocam experiências e conhecimentos.
Fonte: Programa Vida Nova
http://ipmc.curitiba.pr.gov.br


Postado por: BR artesanato às 10hs02




Capacitação tem duração de seis meses e é aberta à comunidade.
Aulas são relizadas às sextas-feiras, no período da manhã. Do G1 Sul do Rio e Costa Verde Estão abertas as inscrições para um curso de papietagem em Angra dos Reis, RJ. Na capacitação, os alunos aprenderão a transformar jornais velhos, papelão e folhas de revistas em artigos como porta-jóias, cestos e caixas, que podem ser utilizados como peças de decoração. O curso é aberto à toda comunidade e tem duração de seis meses. As aulas são relizadas todas as sextas-feiras, entre 9h30 e meio-dia, na Casa Larangeira, na Praça Zumbi dos Palmares, nº 125. Matrículas e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 3365-7221.
G1


Postado por: BR artesanato às 10hs01




Capacitação tem duração de seis meses e é aberta à comunidade.
Aulas são relizadas às sextas-feiras, no período da manhã. Do G1 Sul do Rio e Costa Verde Estão abertas as inscrições para um curso de papietagem em Angra dos Reis, RJ. Na capacitação, os alunos aprenderão a transformar jornais velhos, papelão e folhas de revistas em artigos como porta-jóias, cestos e caixas, que podem ser utilizados como peças de decoração. O curso é aberto à toda comunidade e tem duração de seis meses. As aulas são relizadas todas as sextas-feiras, entre 9h30 e meio-dia, na Casa Larangeira, na Praça Zumbi dos Palmares, nº 125. Matrículas e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 3365-7221.
G1


Postado por: BR artesanato às 09hs59




Artesãos atribuem o prejuízo à mudança de local e desejam voltar ao Fórum. A diminuição foi de 80%
KADIJA RODRIGUES / kadija.rodrigues@bomdiajundiai.com.br
Vera Gonçalvez/Ag. Bom Dia
O artesão Valdir Julio diz que todos querem voltar logo para a praça do Fórum
Os artesãos da Feira de Artesanato instalada no Largo São Bento vem registrando queda mensal de 80% nas vendas desde que deixaram a praça Tibúrcio Estevam de Siqueira, onde está localizado o Fórum, há dois anos. A promessa da Prefeitura da Jundiaí é que no prazo de 90 dias eles retornem para o endereço antigo, pois o espaço passará por uma reforma.
 “É uma reivindicação antiga de todos nós porque, infelizmente, o largo não tem o mesmo movimento”, explica Marco Antônio Spinardi, 54 anos e que há 28 trabalha com bijuterias. Os artesãos explicam que a maioria das pessoas tem medo de passar pela praça por conta de usuários de drogas. 
 “Em um dia de tra...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 18hs15




As aulas fazem parte do projeto "Alinhavando Ideias".
Criança Esperança apoia a insituição, que existe há 28 anos.
Camila BomfimTrajanópolis, GO
Oficinas de artesanato e de culinária no interior de Goiás estão ajudando meninas a buscar um futuro melhor. As aulas fazem parte do projeto "Alinhavando Ideias", que tem o apoio do Criança Esperança.
Laís é uma das jovens que participam do projeto. Aos doze anos, ela engravidou e largou o estudo. Foi na pequena Trajanópolis, município de Padre Bernardo, que a adolescente retomou o gosto de aprender. O impulso para isso foram as aulas acontecem, que acontecem na AFMA - Ação Social Comunitária.
O projeto vai além das receitas. As meninas também recebem orientação sobre drogas, relacionamento familiar e as consequências da gravidez precoce. “A gente vê muito que, às vezes, a menina está sozinha porque os pais trabalham fora, então ela precisa de um apoio. O projeto é para isso, dar esse...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 18hs13




SÃO SEBASTIÃO DO SACRAMENTO / MANHUAÇU (MG) - Cinco meses após concluir o curso de Pintura em Tecido e Decoupage, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR MINAS dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Manhuaçu, a ex-aluna Águeda Maria Diniz Oliveira narra mudanças positivas em seu trabalho com artesanato.
Em maio, ela foi aprovada em processo seletivo para trabalhar no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Para ela, o certificado do curso do SENAR MINAS fortaleceu o seu currículo e auxiliou na conquista da vaga de trabalho em primeiro lugar.
A artesã mora na comunidade de São Sebastião do Sacramento, zona rural de Manhuaçu, e trabalha com artesanato há 15 anos. Começou fazendo bordados, atividade passada de mãe para filha, e depois aprendeu outras técnicas.
Esposa de produtor rural, ela tem no Artesanato outra fonte de renda, que, segundo ela, aumentou após a capacit...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 18hs13




Maurício Renner
A Incubadora Tecnológica da Feevale - ITEF, localizada no Parque Tecnológico do Vale do Sinos (Valetec), em Campo Bom, está selecionando novos projetos ou empreendimentos focados na área da Economia Criativa para processo de pré-incubação.
Feevale mira na economia criativa. Foto: flickr.com/photos/criscris
O espaço busca empreendedores que apresentem projetos nas áreas de audiovisual, novas mídias e design de moda e produto.
“O empreendedor não permanecerá com a sede da empresa no Núcleo de Extensão Universitária da Feevale, mas poderá receber todos os serviços da Incubadora. Desta forma, atenderemos um número maior de empreendimentos”, diz Alexandre Dias Stroher, coordenador da ITEF.
As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de agosto, por meio de formulário disponível no site www.feevale.br/incubadora. O edital completo pode ser conferido pelo mesmo endereço. Mais informações pelo e-mail incubadora@fe...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 18hs11




A equipe da Cobertura Compartilhada visitou as barracas da Feira de Economia Solidária. Era muito colorida e interessante, colorindo o Boulevard São João. Leia abaixo um pouco sobre a conversa que tivemos com alguns dos Ponteiros que vendiam artesanato por lá:
Ponto de Cultura Azimuth
Da cidade de Ilhabela, artesanatos de madeira, fibras, retalhos… São produzidos pelos pescadores e caiçaras da ilha, que trazem consigo seu conhecimento tradicional. No ponto de cultura, eles participam de oficinas que os ajudam a aprimorar suas técnicas, valorizar seu trabalho e a fazer a gestão financeira da atividade. Com a venda de seu artesanato, eles têm mais uma fonte de renda que ajuda a sustentar e valorizar a comunidade.
Ponto de Cultura da Vila Prudente
Na tenda do Ponto de Cultura, Célia Ortiz expõe seus objetos feitos de pedrarias e miçangas. São enfeitos, porta-guardanapos, bijouterias e muitos outros objetos decorativos que deixam refletem o brilho do so...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 18hs06




São Paulo – A ministra da Cultura, Marta Suplicy, lançou hoje (8) o Edital Cultura, que repassará R$ 18,8 milhões para a programação cultural durante a Copa do Mundo de 2014, nas 12 cidades-sede da competição: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Recife e Salvador. Serão aceitas mais de 206 propostas que resultarão em 1.200 apresentações nestes municípios, no período de 10 de junho a 15 de julho do ano que vem. Além disso, R$ 17,5 milhões serão destinados à revitalização de equipamentos culturais nas 12 cidades.
De acordo com Marta Suplicy, que lançou o edital na área onde está sendo construída a Arena Corinthians, em Itaquera, as inscrições começam amanhã (9) e poderão ser feitas até 23 de setembro pelo pelo sistema SalicWeb no site do Ministério da Cultura. Uma comissão formada por representantes da sociedade civil, das secretarias de Cultura das 12 ...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 18hs03




O biólogo e apresentador de TV Richard Rasmussen participou da programação da II Feira do Artesanato Paraense na última quarta-feira, 7, onde apresentou a uma plateia formada quase totalmente por artesãos o projeto, de sua autoria, que pretende alavancar o trabalho dos artistas regionais. Ele foi convidado pela Diretoria de Economia Solidária da Secretaria de Trabalho Emprego e Renda (Seter) para uma roda de conversa pautada na troca de experiências sobre o mercado dos produtos artesanais. 
Intitulado “Meu Artesanato, Minha Arte, Minha Vida”, o projeto de Richard - que há 20 anos coleciona peças artesanais de todo o mundo - prevê a montagem de cases de mídia sobre o artesanato paraense, com o intuito de divulgar e incentivar a comercialização das peças produzidas nos principais polos do estado.
A sala para a palestra ficou pequena para a quantidade de expositores que queriam ouvir o colecionador. Richard explicou que o projeto - que tem a pa...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 18hs02




A II Feira do Artesanato Paraense (Fesarte) e a Feira do Artesanato Mundial (FAM), montadas no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, colocam à disposição dos visitantes mais de dez mil itens, que vão de produtos in natura até sofisticados objetos com detalhes em ouro. Os produtos atendem desde os mais exigentes clientes até aqueles que procuram pequenas lembranças. Os preços das peças variam de R$ 5 até R$ 20 mil.
Nesse universo de diversidade cultural, o artesanato em machetaria (arte de colar madeira) impressiona pelos detalhes. Os porta-joias, bandejas, dominós, pulseiras, bolas e animais, com cortes perfeitos, atraem compradores de todas as classes. O artista Cordeiro Antônio Carlos, pelo segundo ano consecutivo expondo a arte nos eventos, diz que é muito gratificante ver o seu trabalho reconhecido no Estado, mais ainda do que comercializá-lo.
Cordeiro é um dos artesãos do Pará que mais comercializaram peças até agora nas feiras. O val...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 18hs01




O conceito de economia solidária, embora ainda pouco conhecido do público em geral, vem se fortalecendo cada vez mais entre os pequenos e microempreendores, organizadas principalmente em torno de cooperativas e associações, por constituir-se em uma alternativa inovadora de geração de trabalho e renda, além de um intrumento em favor da inclusão social. Um dos segmentos que já encontrou nicho nessa lógica de desenvolvimento sustentável são os artesãos paraenses atendidos pela Diretoria de Economia Solidária da Secretaria de Trabalho Emprego e Renda (Seter). Vários gupos que já atuam nesse sistema participam e mostram os resultados obtidos nas Feiras do Artesanato Paraense (Fesarte) e do Artesanato Mundial (FAM), que acontecem até este domingo, 11, no Hangar.
De Canaã dos Carajás, no sudeste paraense, estão à mostra peças delicadas, utilitárias e decorativas, parte delas feitas com reciclagem de tecido. Algumas utilizam como m...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 18hs00




Na Feira estão sendo expostos e comercializados produtos de diversos segmento
Começou hoje (06/07) mais uma edição da Feira de Economia Solidária, organizada e mantida pela Prefeitura de Teresina através da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest). A Feira acontece sempre na primeira semana de cada mês, das 08h às 18h, na Rua Climatizada, no Centro da capital.
Segundo Olavo Braz, secretário da Semest, o objetivo da Feira é divulgar e comercializar produtos artesanais. “Nossa intenção é mostrar os produtos desses artesãos, que muitas vezes não têm onde expor sua produção, além de movimentar a economia local. Temos casos de produtores que conseguem renda superior a mil reais nos cinco dias de Feira”, afirma Olavo.
Na Feira estão sendo expostos e comercializados produtos no segmento dos bordados, arte santeira, cerâmica, plantas, biscuit, fibras naturais, chocolate, bijuterias, bonecas de pano e brinquedos de madeira, entre outros....

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 15hs00




O governador Simão Jatene fez neste sábado (3) a abertura oficial da II Feira do Artesanato Paraense (Fesarte), promovida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter). O evento ocorre até o próximo dia 11, em conjunto com a 27ª Feira do Artesanato Mundial (FAM), no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. Mais de 450 artesãos participam do evento, entre eles 270 de 33 municípios do Pará, representando o Norte do país.
O evento reúne expositores de 15 países, entre eles Turquia, Índia, África do Sul, Bolívia, Egito, Quênia e Marrocos, além de 14 Estados brasileiros, como São Paulo, Rio Grande do Norte, Amazonas, Ceará e Mato Grosso. Para Simão Jatene, a FAM 2013 é um importante instrumento de troca de experiências e realização de negócios, além de uma vitrine para o setor artesanal paraense.
“O artesão tem uma característica fantástica. Ele opera com as mãos, mas, de fato, ele trabalha com o coraç...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 14hs59




Para aumentar as vendas e as possibilidades de negócios, a II Feira do Artesanato Paraense (Fesarte) e a 8ª Feira do Artesanato Mundial (FAM) reservaram um espaço exclusivo aos lojistas. Os artesãos paraenses receberam dez empresários de Belém e São Paulo para oferecer os produtos da terra. O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), em parceria com a Charph Eventos, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia.
Desde às 11 horas, os estandes da Fesarte estavam abertos para expor os produtos e negociar encomendas. A rodada de negócios teve uma metodologia diferente este ano. "Estamos nos adequando aos artesãos. Na primeira feira, os lojistas receberam os artesãos em mesas, mas como mostrar todos os produtos em uma mesa? Este ano optamos por receber os lojistas nos estandes", disse a coordenadora do Artesanato da Seter, Atenilda Alencar.
Os lojistas conheceram o trabalho de cada produtor paraense. "Já fizemos ...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 14hs59




BRASÍLIA (Agência Sebrae) - Cerca de 100 mil turistas do Brasil e exterior puderam conhecer e levar para casa peças artesanais genuinamente brasileiras, como tapeçarias, rendas, cestaria e cerâmica, na Copa das Confederações. Durante cerca de um mês, showrooms montados em cinco cidades que receberam o mundial esportivo - Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Salvador – comercializaram quase R$ 700 mil em produtos. As exposições fazem parte do projeto Brasil Original, do Sebrae, iniciativa que deve se repetir na Copa do Mundo da FIFA 2014.
“A proposta do Brasil Original é elevar o patamar do artesanato brasileiro, com objetos de qualidade que buscam a melhoria da percepção desses produtos no mercado. A perspectiva para 2014 é de que o evento atinja um público ainda maior, ampliando o sucesso conquistado neste ano”, comemora o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.
 Salvador e Rio de Janeiro foram as c...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 14hs58




Aulas serão realizadas nos dias 21 e 22 de agosto, entre 13h30 e 17h.
Atividades são gratuitas e inscrições devem ser feitas até 14 de agosto.
Do G1 São Carlos e Araraquara
O Poupatempo de São Carlos (SP) está com inscrições abertas até o dia 14 de agosto para o curso gratuito de artesanato em “patch apliquê”. São oferecidas 30 vagas, que serão divididas em duas turmas.
As aulas serão realizadas nos dias 21 e 22 de agosto, entre 13h30 e 17h, no Poupatempo de São Carlos, localizado na Rua Roberto Simonsen, 51, na Vila Pelicano. As inscrições devem ser feitas no local, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.
Mais informações podem ser obtidas pelo Disque Poupatempo (0800 772 3633), ou pela internet.
http://g1.globo.com


Postado por: BR artesanato às 14hs57




A Feira segue até o próximo sábado (10)
Créditos: Divulgação/PrefeituraFeira acontece na rua climatizada
Começou nessa terça-feira (06) mais uma edição da Feira de Economia Solidária, organizada e mantida pela Prefeitura de Teresina através da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest). A Feira acontece sempre na primeira semana de cada mês, das 08h às 18h, na Rua Climatizada, no Centro da capital.
Segundo Olavo Braz, secretário da Semest, o objetivo da Feira é divulgar e comercializar produtos artesanais. “Nossa intenção é mostrar os produtos desses artesãos, que muitas vezes não têm onde expor sua produção, além de movimentar a economia local. Temos casos de produtores que conseguem renda superior a mil reais nos cinco dias de Feira”, afirma Olavo.
Na Feira estão sendo expostos e comercializados produtos no segmento dos bordados, arte santeira, cerâmica, plantas, biscuit, fibras naturais, chocolate, bijuterias, bo...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 20hs52



06/08/2013 - Transformando vidas


Cursos realizados pelo Sindicato Rural de Rosário e Senar-MT transformam a vida de artesãs de Rosário Oeste
Da Redação
Mulher de fala mansa, simples e concentrada no seu crochê, Marilze Ribeiro da Silva, de 50 anos, vive em Rosário Oeste, a cerca de 100 quilômetros de Cuiabá há muitos anos. Entre um ponto e outro, ela conta que o artesanato transformou sua vida. Atualmente, ganha em média, R$ 400 por mês com a venda das peças que produz. Marilze já negociou com clientes de Nova Mutum, Nobres, Tapurah e várias outras cidades mato-grossense. 
Esta renda extra que chegou com a venda do artesanato, ajudou Marilze a terminar de pagar a casa em que mora com a família e a comprar vários eletrodomésticos. Além de ter um ganho extra, a artesã ensina o que aprendeu para outras mulheres. “Não cobro e os encontros são divertidos e ajudam a manter as pessoas mais alegres e ativas” 
Marilze e suas amigas aprenderam a fazer artesanato ...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 20hs51




Embalar adequadamente uma peça de artesanato pode evitar prejuízos e gerar lucro aos produtores. Estimativas do setor revelam que mais de 30% das peças produzidas com matérias-primas mais frágeis, principalmente as feitas com cerâmica, são danificadas em função do acondicionamento inadequado.
Para ajudar os artesãos a enfrentar o problema, o Sebrae lançou o Manual de Boas Práticas para Embalagem de Artesanato. A publicação, que pode ser acessada via internet de graça, traz dicas para acondicionar diversos tipos de materiais, da porcelana à cerâmica, aborda os riscos do transporte e dos tipos de caixas utilizadas e ensina a reaproveitar e produzir as próprias embalagens.
Com linguagem simples acompanhada de ilustrações, o manual revela uma série de técnicas para embalar objetos de vidro, artigos de fibras naturais, madeira, tecidos, bijuterias, alimentos e couro. Informa ainda aspectos úteis para quem pensa em exportar, como normas e regulame...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 20hs50




Atualmente, o artesanato alagoano é um dos mais reconhecidos trabalhos em todo o Brasil. Sabendo dessa nova realidade, a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), está viabilizando, em parceria com a Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas, uma ação que deve consolidar ainda mais o bom momento que vive o setor.
O superintendente de Desenvolvimento Regional da Seplande, Michael Chinelato esteve reunido com o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, Fábio Leão. Também esteve presente no encontro, a diretora de Design e Artesanato da Seplande, Dyslene Teles. Na pauta, estava o projeto de uma possível concessão de créditos, por parte da Agência de Fomento alagoana, para os artesãos ligados ao Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) do Estado, como forma de estimular ainda mais a produção desses pequenos empresários.
Atualmente, o programa conta com aproximadamente 11 mil artesãos inscr...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 20hs50




A segunda edição da Feira do Artesanato Paraense reúne, no pavilhão de exposições do Hangar, o trabalho de 569 artesãos de 33 municípios paraenses. São produtos que mostram a qualidade e o potencial do estado, como biojóias, brinquedos, artigos decorativos e utilitários, que o visitante poderá conferir até o dia 11.
Para Levy Cardoso, que há 30 anos trabalha como artesão no polo de Icoaraci, eventos deste porte ajudam a dar visibilidade à produção regional e fomentar os negócios. “Uma feira como essa atrai o chamado grupo de interesse, que vem aqui para procurar produtos específicos, cuja demanda possa ser atendida com qualidade, em quantidade e a um bom preço. São esses clientes conquistados aqui que garantem o fluxo da produção. Hoje eu tenho uma clientela formada a partir de contatos estabelecidos em feiras anteriores”, diz Cardoso, que só no primeiro dia da feira gerou um saldo de mais de R$ 600,00 em vendas diretas e R$ 2.800,00 em ...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 20hs48




A Mostra Piauí Sampa está em sua 9ª edição e acontece de 05 a 11 de agosto
O trabalho manual delicado que, por vezes, leva dias para ser finalizado, garante uma qualidade e originalidade ímpar às peças artesanais confeccionadas pelos artistas piauienses. Os consumidores mais exigentes e dispostos a pagar um valor elevado pelo produto único, são os que mais procuram as peças nas galerias e lojas da capital paulista. 
Quem conta é o empresário Vicente Gonçalves da Silva, dono de uma loja de produtos de decoração em São Paulo. Ele visitou a Mostra Piauí Sampa, na manhã de hoje (05), e comprou dezenas de peças que serão vendidas para o público mais exigente do principal centro econômico do país.
"Eles [paulistanos] gostam muito, por ser diferente do que tem por aqui, e estão dispostos a pagar caro pelas peças. Por conta disso, os principais consumidores são aqueles das classes A e B da cidade", comenta ele.
Marcilene Barbosa é uma d...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 20hs47




O ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif, participou, nesta segunda-feira (05), em São Paulo, da abertura oficial da 9ª edição da Mostra Piauí Sampa. Na oportunidade, ele defendeu a produção e o artesanato como gerador de renda.
“Temos que incentivar. A burocracia e a falta de logística tem atrapalhado a evolução do setor. O pequeno produz, mas às vezes não tem como escoar. Isso deve mudar para o bem dos Estados produtores como o Piauí”, revela o ministro. 
Em 2013, o tema da Mostra é a Serra da Capivara. São 41 empresas participando como expositores. A expectativa é que, ao todo, sejam gerados, volume de R$ 12 milhões em negócios. A Piauí Sampa segue até o próximo domingo (11).
“O Piauí se mostra de forma organizada para o maior mercado consumidor do país. Isto, é abrir mercado. Os brasileiros não tem muito costume de valorizar o que é seu, mas a Feira é uma grande oportunidade para corrigir isto”, disse o Guilh...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 20hs46




A programação da II Feira do Artesanato Paraense, que acontece no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia até o próximo dia 11, oferecerá a artesãos e visitantes a participação em oito oficinas. A feira é realizada paralelamente à 8ª Feira do Artesanato Mundial (FAM), e deverá atrair até domingo 55 mil pessoas. Cada oficina tem duração de 2 horas e 15 vagas.
Nesta terça-feira (06) acontecerá a oficina de biojoias, às 18h30; na quarta (7), de artesanato em cerâmica, às 15h30; na quinta (8), de pintura em aquarela; na sexta (09), as oficinas de artesanato em madeira e de artesanato em fibra de mamanicá, e no sábado (10), serão realizadas as oficinas de biojoias e artesanato com fitas.   
Segundo Benedita Araújo, técnica da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter) e coordenadora da capacitação, nesta edição da feira as oficinas “serão interativas, com cada participante fazendo seu produto, ao contrário da edição anteri...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 20hs45




Cerca de 100 mil turistas do Brasil e exterior puderam conhecer e levar para casa peças artesanais genuinamente brasileiras, como tapeçarias, rendas, cestaria e cerâmica, na Copa das Confederações. Durante cerca de um mês, showrooms montados em cinco cidades que receberam o mundial esportivo - Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Salvador – comercializaram quase R$ 700 mil em produtos. As exposições fazem parte do projeto Brasil Original, do Sebrae, iniciativa que deve se repetir na Copa do Mundo da FIFA 2014. 
“A proposta do Brasil Original é elevar o patamar do artesanato brasileiro, com objetos de qualidade que buscam a melhoria da percepção desses produtos no mercado. A perspectiva para 2014 é de que o evento atinja um público ainda maior, ampliando o sucesso conquistado neste ano”, comemorou o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.
 Salvador e Rio de Janeiro foram as cidades que apresentaram melhor desempenho, soma...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 10hs13




A Feira Artesanatos do Mundo, que acontece pela primeira vez em Campinas, traz à cidade cerca de 60 expositores que promovem o trabalho artesanal de diversos lugares do mundo.
Pela primeira vez, Campinas recebe a partir desta sexta-feira, 2, a Feira Artesanatos do Mundo. Cerca de 60 expositores que promovem trabalho artesanal de diversos lugares no mundo se encontram no Shopping Iguatemi Campinas de segunda a sábado, das 14h às 22h, e nos domingos, das 12h às 20h.
Artesãos e representantes de países como Indonésia, Russia, Grécia, Síria, Tunísia, Itália, Equador, Senegal, Egito e Paquistão, além do Brasil (oito estados diferentes) apresentam peças de decoração, utilitários, roupas, acessórios, bijuterias, entre outros objetos artesanais.
Segundo a coordenadora da feira, Carmem Fernandes, muitos dos participantes são os próprios artistas que vêm ao Brasil para apresentar os trabalhos de sua comunidade no evento.
Os estandes da feira exp...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 10hs11



Páginas 1 | 2 | Próxima
Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com