Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





Com um total de 11 mil artesãos, Alagoas é o Estado com o maior número de cadastros formalizados no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Os números foram apresentados pela Diretoria de Artesanato e Design da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) – responsável pela coordenação do PAB em Alagoas -, nesta terça-feira (30), durante a solenidade que marcou o encerramento das capacitações dentro da iniciativa “Saber Fazer”.
O encontro aconteceu na sede da Seplande e contou com a presença do secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, prefeitos e artesãos dos municípios contemplados. O Saber Fazer, no primeiro semestre de 2013, capacitou 750 artesãos dos municípios de Delmiro Gouveia, Minador do Negrão, União dos Palmares, Messias, Mata Grande, Paripueira, Lagoa da Canoa, São Miguel dos Milagres, Igreja Nova, Matriz do Camaragibe, Teotonio Viela, Traipu, Coruripe,...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 20hs00




A aprendizagem da técnica da talha está fazendo parte do cotidiano de 20 jovens do município de São Cristóvão, localizado na Região Metropolitana de Aracaju. Reunidos na Casa do Iphan às terças e quintas-feiras, das 13h às 16h, eles participam da oficina Mais Artesanato, ministrada pelo educador Nivaldo Barbosa, um dos candidatos contemplados no Edital de Apoio a Oficinas Culturais, realizado pelo Governo de Sergipe, através das secretarias de Estado da Cultura (Secult) e da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), e que integra o programa Sergipe Mais Justo.
Cada contemplado no Edital recebeu uma verba de R$ 15 mil para executar seu projeto ao longo de 2013. As idealizações abrangem temáticas diversas, entre elas, a cultura negra, a dança, o artesanato, a cultura popular, a música, a fotografia e a literatura. Toda a iniciativa faz parte do Programa Sergipe Mais Justo, plano estadual de combate à pobreza extrema, e tende a viabilizar a...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 19hs59




Acolchoados feitos de material reaproveitado aquecerão famílias carentes e podem se tornar alternativa de renda
Aprender a confeccionar cobertores artesanais para cobrir de calor humano as famílias em situação de abandono. Esse é o propósito do núcleo de 20 idosas que integram a nova oficina da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e transforma retalhos de fibra – doados por uma confecção da cidade – em refúgio para o frio. A iniciativa acontece nas tardes de terça-feira, no Centro de Convivência, tendo como ministrante a voluntária Sônia Goelzer. Os acolchoados deverão ser distribuídos para crianças carentes pelas visitadoras do programa Primeira Infância Melhor (PIM).
Para a instrutora da atividade, que confecciona cobertores de lã de ovelha há mais de 40 anos, a técnica pode se tornar uma alternativa de renda além de amenizar as baixas temperaturas de quem precisa. “Temos praticado o trabalho de forma manual, tanto o...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 19hs55




As cores fortes e os tons das melodias são a aposta de Luís Mourão para prender a atenção dos mais pequenos. O artesão de Torre de Moncorvo transforma pedaços de pinho em brinquedos de diversas formas e feitios, dando continuidade a uma arte de família. “Este tipo de artesanato começou a ser feito pelo meu avô. Foi com ele que aprendi há cerca de 10 anos atrás”, recorda o artesão.
Aos 53 anos, Luís Mourão passa os dias na sua oficina, que construiu na vila, onde dá asas à imaginação para criar peças que cativem os mais pequenos. No entanto, os avós, que fazem questão de oferecer um presente especial aos netos, são os principais clientes deste moncorvense. “Quando as crianças vêm com os avós levam sempre um brinquedo, que é recomendado pelos mais velhos, porque em tempos também já tiveram um assim”, conta Luís Mourão.
Nas feiras de artesanato em que tem participado, no Norte e Centro do País, este transmontano leva peças muito...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 19hs53



Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com