Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





Na quinta-feira, uma oficina de artesanato e reciclagem mobilizou 13 mulheres da comunidade de Jaguarão, em Candiota. Foram confeccionados agulheiros em forma de chapéus, com a utilização de CDs e copos plásticos. Além disso, questões sobre o lixo, tempo de decomposição dos materiais e a importância da reciclagem também foram tratadas.
Para a extensionista de Bem-estar Social da Emater/RS-Ascar, Hulda da Silva Alves, nas comunidades rurais onde são realizadas as oficinas de reciclagem não há coleta de lixo, por isso reforça a importância da conscientização sobre o destino final do lixo. “Muitos deles são orgânicos e podem ser transformados em adubo", analisa.
Já o lixo seco é reaproveitado nas oficinas, possibilitando a realização de trabalhos artesanais. “As mulheres combinam o aproveitamento do lixo seco como terapia ocupacional”, afirma Hulda. A oficina é uma realização da Emater/RS-Ascar. 
Fonte: jornalfolhadosul


Postado por: BR artesanato às 15hs19




A Secretaria Estadual de Trabalho (Setrab), está ampliando as oportunidades de comercialização dos produtos de 80 artesãos amazonenses que participam da 11ª edição da Mostra de Artesanato em Parintins, com uma feira, que disponibiliza diversos produtos regionais em uma área de 850 metros quadrados, ao lado da Catedral de Nossa Senhora do Carmo e vai até o dia 30 de junho.
Os expositores vão fazer parte de um programa de qualificação profissional que irá disponibilizar cursos profissionalizantes oferecidos pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Os artesãos também vão receber a Carteira do Artesão, que concede isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), onde os beneficiados comercializarem os materiais em âmbito nacional e internacional.
Conforme a Setrab, essas oportunidades irão beneficiar também 20 artesãos que participam pela primeira v...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 15hs11




O Sindicato Rural de Andradina e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveram o Curso de Artesanato em Bambu na cidade de Itapura, onde as entidades prestam atendimento aos assentados e produtores rurais. O curso foi ministrado no Centro de Formação e Desenvolvimento situado no centro de Itapura.
Segundo a coordenadora do Senar, Luciane Godoi, foram formados 20 alunos de assentamentos da região, que aprenderam com o instrutor Mario Pinto, do município de Tupã e com seu auxiliar Valdir, a montarem móveis tendo como material principal o bambu.
Para o presidente do Sindicato Rural, José Augusto Rosa, esse tipo de curso leva dignidade aos participantes e seus familiares, uma vez que têm a chance de conquistar uma renda extra com a venda do que fazem quando não estão lidando com os trabalhos do campo.
Fonte: lr1


Postado por: BR artesanato às 15hs10




Produtores buscam ampliar o mercado de alimentos orgânicos e saudáveis no Brasil durante Feira Internacional em São Paulo
Clique na imagem para ampliar 
Paulo José, gerente comercial, mostra os produtos expostos no estande do Brasil Orgânico e Sustentável da Natural Tech. Foto: Ana Nascimento/MDS
São Paulo, 28 – Uma cooperativa de apicultores do pequeno município de Simplício Mendes, no Piauí, comemora o destaque do seu produto no estande da Campanha Brasil Orgânico e Sustentável, durante a 9ª Feira Internacional de Alimentação Saudável, Produtos Naturais e Saúde (Natural Tech), que prossegue até domingo (30) em São Paulo. O mel orgânico, produzido por cerca de 600 famílias da Cooperativa mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (Comapi), já conquistou o mercado internacional e, agora, busca ampliar as vendas internas. Para isso, conta com dois grandes aliados: a certificação orgânica do e o selo de comércio ...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 15hs10




Com a participação de 80 artesãos, o Shopping é mais um ponto turístico para as 70 mil pessoas que devem prestigiar o Festival Folclórico de Parintins
Para embelezar ainda mais o duelo entre Caprichoso e Garantido, a ilha Tupinambarana é palco da 11ª Mostra de Artesanato, que acontece até este domingo (30) no Shopping do Artesanato de Parintins (localizado a 369 quilômetros de Manaus). O projeto é idealizado pela Secretaria de Estado do Trabalho do Amazonas (Setrab/AM) em parceria com a prefeitura do município. A perspectiva é de que sejam firmados negócios da ordem de R$ 2 milhões durante o evento.
Com a participação de 80 artesãos, o Shopping é mais um ponto turístico para as 70 mil pessoas que devem prestigiar o Festival Folclórico da cidade. Em uma área de 875 metros quadrados, localizada na avenida Amazonas – ao lado da Catedral Nossa Senhora do Carmo – ele comporta uma média de 900 pessoas. Além...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 15hs09




A temporada junina do Arraial da Lagoa ganhou um reforço nas atrações do espaço com a Feira de Economia Solidária, onde são comercializadas diversas peças de artesanato que fortalecem o amor do maranhense pelas manifestações folclóricas do estado. A feira é promovida pela Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres).
Vinte empreendimentos solidários, atendidos pela Setres, participam da feira, oferecendo produtos como toalhas de mesa, cortinas e centros de mesa com renda de bilro, chapéus de vaqueiro, coletes e outras indumentárias do bumba-meu-boi, acessórios e outros souvenirsjuninos.
A feira tem chamado atenção dos visitantes do arraial, que procuram guardar lembranças do maior festejo maranhense.
Publicado Por: Igor Leonardo
Fonte: 180graus


Postado por: BR artesanato às 15hs08




Uma nova reunião será marcada em agosto
A Secretaria de Assistência Social de Palma Sola proporciona todo mês uma oficina de artesanato para os clubes de mães. As últimas oficinas foram de topiaria, arte em palha e dessa vez foi a de biscuit, que foi ministrada pela professora de artesanato do CRAS, Eliane Baccin.
A oficina de biscuit foi realizada no dia 21 de junho com início das 13h30 na Sala de Oficinas do CRAS e teve aproximadamente trintae cinco mães participantes que representaram todos os clubes de mães do município.
Segundo a professora, Eliane Baccin as mães aprenderam como fazer a massa de biscuit no micro-ondas, depois como tingir a massa, receberamdicas de como usar moldes e como fazer a manipulação da massa com as mãos. “Foi um curso básico de biscuit, onde as mães aprenderam todo o processo para fazer esse artesanato, as mães usaram a imaginação e criatividade para criar objetos de decoração”, comenta.
Na oportunidade foi...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 15hs04




O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região Leste de Botucatu promoveu ao longo deste mês de junho, no bairro Piapara, um curso de artesanato em taboa. Ele foi promovido em parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
As atividades foram realizadas nos dias 7, 13, 14 e 21 no salão de festas do bairro rural e contaram com a participação de 20 moradores da região. O curso tem como objetivo oferecer um espaço de acolhimento, proporcionar a troca de experiências, aprendizado e oportunizar a geração de renda aos participantes.
Nathália da Silva Carriel, coordenadora do Cras Leste, explica que a atividade foi desenvolvida por uma equipe volante que integra o Centro de Referência de Assistência Social e desenvolve ações de proteção social básica em áreas rurais, dispersas e de difícil acesso.
“Essa equipe volante realiza atendimento social nas regiões de Piapara, Bocaina, Indiana e Pátio 8, semanalmente por m...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 17hs09




Quem vai a Caruaru (PE) participar das Festas Juninas logo descobre que a cidade tem mais a oferecer do que apenas fogueiras, forró e rojões. Uma dessas atrações é o Alto do Moura, bairro localizado a 7 km do centro de Caruaru que reúne tantos ateliês de artesanato que foi considerado o maior centro de artes figurativas das Américas pela Unesco. Foi ali que surgiu uma iniciativa criativa e ecologicamente correta que está atraindo a atenção de muitos turistas: a produção de peças de artesanato reciclando as sobras descartadas pela indústria têxtil da região.
Caruaru e os municípios vizinhos de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama formam o segundo maior polo têxtil do país, e um grupo de artesãs do Alto do Moura está aproveitando pedaços de jeans que seriam jogados no lixo para produzir peças vendidas no próprio bairro. O projeto, chamado de Mulheres de Argila, conta com o apoio do Sebrae.
Como o próprio nome diz, são as mulheres que estão à...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 17hs09




Rio Grande, a partir desta quinta, 27, sedia mais uma edição da Fearg/Fecis. A 35ª Feira de Artesanato do Rio Grande e 18ª Feira do Comércio, Indústria e Serviços irão fazer uma homenagem à cultura árabe durante os 18 dias em que será realizada no Centro Municipal de Eventos. A Fearg/Fecis ocorre de 27 de junho ao dia 14 de julho.
“Este ano teremos a melhor edição das feiras em muito tempo, são muitas as atrações que nossos expositores estão trazendo e mais de dois mil artistas subirão em nossos palcos”, afirmou a diretora geral das feiras Ivone de Carvalho da Rosa. Durante a programação do evento serão quatro palcos: Teatro; Nossa Terra, Nossa Gente; Acústico (Gastronomia) e; Bolicho. Além disso, a Arena de Shows recebe Seu Jorge, Péricles e Roupa Nova. Três grandes atrações nacionais que irão movimentar Rio Grande.
A direção das feiras comemora o sucesso na comercialização dos espaços que foram todos locados. Mais de 200 em...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 17hs08




As aulas serão às terças-feiras, na Casa Social da Igreja Batista Jardim Primavera
A Secretaria de Cultura de Guarujá está com inscrições abertas para o curso de artesanato. O objetivo é valorizar e apoiar os guarujaenses que tenham interesse em aprender algo novo nesse segmento artístico. Com duração de quatro meses, o curso inicia no próximo dia 2 de julho.
Quem tiver interesse em ingressar nas aulas, deve até quinta-feira (27), das 14 às 16 horas, na Casa Social da Igreja Batista Jardim Primavera, localizada na Rua Luiz Ramos, 47, no Bairro Santo Antônio. É necessário apresentar cópias do RG edo comprovante de residência e uma foto 3x4. É necessário ter no mínimo 14 anos.
As aulas serão às terças-feiras, na Casa Social da Igreja Batista Jardim Primavera. As turmas serão dividas em dois horários: manhã, das 9 às 11 horas e à tarde, das 13 às 15 horas.
Prefeitura de Guarujá


Postado por: BR artesanato às 17hs07




Volume de negócios de R$ 411.804,34 é com a venda de 24.393 das mais variadas peças
Final de semana de muito forró, comidas típicas e também muita cultura popular e artesanato no 18º Salão de Artesanato da Paraíba. Promovido pela Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, o salão se consolida como um evento de sucesso que em apenas 14 dias já registrou um volume de negócios de R$ 411.804,34 com a venda de 24.393 peças nas mais variadas tipologias.
Os números foram divulgados pela gestora do Programa de Artesanato da Paraíba, Ladjane Barbosa, que estima o aumento da visitação neste final de semana de muita movimentação na cidade devido a comemoração do São João. “Os artesãos estão muito satisfeitos e esperam vender mais nesta semana, quando o fluxo de turistas aumenta. Por isso, o horário de visitação também será mais cedo,a partir das 11 horas da manhã”, disse a gestora.
Ela ainda des...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 17hs06




A Fundação de Cultura do governo do Estado realiza entre os dias 1º a 13 de julho na Aldeia Urbana Tarsila do Amaral, em Campo Grande, a Oficina de Cerâmica Terena para artesãos do núcleo produtivo local.
Ministrado pela artesã Elida Fátima, o curso acontece das 14h às 18 horas e a turma contará com 30 alunos. O objetivo é capacitar os artesãos indígenas da localidade na criação de peças que usam argila como matéria-prima, respeitando as características da cerâmica terena, patrimônio cultural do Estado.
A oficina pretende ainda resgatar os ofícios tradicionais, transformando-os em possibilidade de geração de trabalho e renda na comunidade nas diversas áreas necessárias à produção de peças artesanais.
Elida Fátima tem grande representatividade nas comunidades indígenas do Estado pelo seu trabalho cultural. Autodidata como ceramista terena, aprendeu a técnica aos 13 anos em sua aldeia e suas peças são reconhecidas nacionalmente.
...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 17hs06




Todas as atividades são gratuitas. Há horários disponíveis tanto no período da manhã como no período da tarde
As unidades do Programa de Integração e Cidadania (PICs) e do Centro de Apoio à Família do Educando (CAFEs), da Secretaria de Promoção Social (Sepros), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Praia Grande, abrem inscrições para vários cursos artesanais e culturais a partir de segunda-feira (1). Há horários disponíveis tanto no período da manhã como no período da tarde. Todas as atividades são gratuitas e ao todo são mais de três mil e setecentas vagas. O preenchimento seguirá a ordem de inscrição.
Corte e Costura (238); Pintura em Tela (164); Pintura em Tecido (132); Pintura em Madeira (60); Culinária (366), Canto e Coral (110); Violão (314); Dança do Ventre (730); Dança de Rua (240); Serigrafia (54); Artesanato em Madeira (100), Artesanato em Biscuit (102); Artesanato em E.V.A. e Feltro (77); Bonecas Artesanai...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 17hs05




A Feira Nacional de Negócios do Artesanato vai de 4 a 14 de julho.
Mulheres rendeiras são homenageadas. Expositores vêm de 48 países.
Em 2013, a Fenearte ganha mais um dia e homenageia as mulheres rendeiras. Em sua XIV edição, a Feira Nacional de Negócios do Artesanato vai do dia 4 ao dia 14 de julho e reúne material produzido por mais de 5 mil expositores do Brasil e outros 48 países, como Azerbaijão, Bahrein, Butão, Colômbia, Holanda, Irã, Iraque, Myanmar, Panamá e Suriname. O evento acontece no pavilhão do Centro de Convenções, em Olinda.
O investimento total é de R$ 4,8 milhões e a estimativa é movimentar R$ 40 milhões em negócios – o público esperado é superior a 300 mil pessoas nos onze dias. A área total é de 29 mil m² e terá espaços dedicados a segmentos específicos, como as rendeiras – com curadoria do arquiteto Carlos Augusto Lira –  a alameda dos mestres, locais para oficinas gratuitas e desfiles.
A alameda ...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 17hs04




Topo de bolo com nome e vela personalizada em biscuit


Postado por: IDéinhas e Artes às 10hs29



26/06/2013 - Dona Aranha


CROCHE


Postado por: Dona Aranha às 22hs19




O reaproveitamento de materiais descartados para a confecção de utensílios e enfeites foi o assunto do curso “artesanato em material reciclado”, realizado na última semana nas dependências do centro cultural Frei Armando Seibert (antigo colégio dos padres).
O curso, solicitado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte – SEMECE e promovido pela parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR e o Sindicato Rural de São Luiz Gonzaga teve o objetivo de reaproveitar resíduos diversos, como papéis, garrafas PET e jornais, para a confecção de peças de decoração e utensílios domésticos.
Segundo a instrutora do curso, Elisabeta Zimmermann, as 32 horas ministradas de curso proporcionaram às 12 participantes (entre professoras e mães de alunos da rede municipal) aprenderem a confeccionar bandejas, cestas de ovos, guirlandas, bancos “pufs”, e uma série de utensílios criados artesanalmente. Após a conclusão do c...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 11hs14




Programa busca capacitar mulheres em oito diferentes técnicas de artesanato
Estão abertas as inscrições para o curso Artesanato Como Fonte de Renda, que acontece em diversos pontos de Caxias do Sul. Estão sendo oferecidas diversas modalidades, como bordado em malha e pedraria, macramê, confecção em tear, pintura em tecido e tela, confecção em malha (tricô), grampada e crochê.
O projeto da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social – Coordenadoria da Mulher visa capacitar mulheres em diferentes técnicas do artesanato, buscando sua inserção no mercado de trabalho. Todos os cursos serão no turno da tarde, com duas aulas por semana e duração de três horas cada. As participantes receberão também lanches. A carga horária total do curso é de 72 horas. 
As interessadas devem procurar o local do curso desejado para fazer sua inscrição. Confira:
Tear
ACEBNH – Bairro Fátima Alto
Centro Comunitário do Bairro C...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 11hs13




Aberto edital para seleção de artesãos para participação na Feira de Artesanato do Cassino
Inscrições poderão ser efetuadas até 10 de julho
O Centro Municipal de Cultura Inah Emil Martensen abriu edital de seleção para os artesãos interessados em participar da Feira do Artesanato do balneário Cassino, que ocorrerá no primeiro domingo de cada mês, a partir de agosto deste ano.
O edital propõe a divulgação do artesanato em suas técnicas, tais como originalidade, regionalidade, expressão artística, preservação da tradição cultural e geração de renda. Os selecionados obterão credencial de artesão, emitida pela Secretaria de Município da Cultura (Secult), concedendo uma vaga na referida atividade.
Para participar é necessário apresentar os seguintes documentos: cópia simples do RG, CPF, comprovante de endereço e três fotografias dos trabalhos a serem expostos, identificadas com nome do artesão, técnica e materiais empregados e ...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 11hs12




A exposição de produtos artesanais e agrícolas marcou a 8ª Festa da Pamonha, em Juscimeira (a 160 quilômetros de Cuiabá), nos dias 14 e 15 de junho. O estande da 5ª Mostra do Artesanato e Produtos da Agricultura Familiar foi uma das atrações do evento, com artesanato regional, doces em compotas, cristalizados, frutas in natura, e bolachas caseiras - fruto das capacitações e oficinas realizadas ao longo do ano pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa (Empaer).
“Estão participando dessas exposições aproximadamente 30 produtores da agricultura familiar, que nós atendemos aqui no município. Aqui eles têm a oportunidade de vender e divulgar o que eles produzem”, destacou a servidora da Empaer Elizabeth Maria Santos.
Moradora do distrito de Santa Elvira, a quituteira Glória Marinho dos Santos participa há quatro anos da Festa da Pamonha. “Para nós é muito importante, já é uma tradição do município e sempre ficamos na expectativa”, ressaltou...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 11hs10




Acontece nesta quinta (20) e sexta-feira (21) na Praça Rio Branco, a I Feira do Comércio Justo e Solidário de Teresina, uma realização do Fórum Estadual de Economia Solidária (FEESPI) e do Projeto Nacional de Comercialização Solidária em parceria com vários órgãos governamentais e não governamentais.
O evento contará com aproximadamente 100 empreendimentos de economia solidária do Território Entre Rios, participação de 14 municípios do território em exposição e com a comercialização de grandes variedades de produtos como o artesanato, mel, produtos da agricultura, cerâmica, bordados, entre outros, além de apresentações culturais durante os dois dias.
A Feira, que acontecerá no horário de 08h às 18:30h, objetiva promover e estimular o consumo de bens e serviços produzidos pelos empreendimentos de economia solidária, tendo em vista a capacidade que possuem em gerar trabalho e renda, e ao mesmo tempo, distribuir de forma justa a riq...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 18hs40




Pode ser casa, escritório e até mesmo lojas, mas na decoração a peça de artesanato é quase que uma regra absoluta. Seja mais expressivo, ou um pouco mais discreto, grandes ou pequenas, as peças sempre dão uma vida a mais ao ambiente, acrescentando-lhe um “q” a mais de aconchego. O talento dos artesãos brasileiros está quebrando recordes e já chega a movimentar cerca de R$ 50 bilhões por ano. O dinheiro que alimenta uma cadeia regional de artistas, contribui para difundir manifestações multiculturais para todos os cantos do Brasil e, sobretudo, do exterior. Além da mudança na economia, os bibelôs artesanais estão vencendo o preconceito e se autoafirmando como verdadeiras obras de arte que são. Somente em São Paulo já são mais de 150 ruas temáticas e mais de 170 galerias. Espaços que vão aquém da comercialização, proporcionando uma interação a mais de seus adeptos, através de exposições e cursos.
No meio da efervescência, surgem os ar...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 18hs38




As redes, porta-retratos, origamis, barcos de palito de picolé, bonecas de pano, jarros decorativos, boinas de crochê e esculturas feitas de sabonete, produzidos por reeducandos das unidades prisionais paraibanas, ganharam destaque na última quinta-feira (20), no 18º Salão de Artesanato da Paraíba, que acontece até o próximo dia 30, na cidade de Campina Grande.
Na ocasião, o secretário Wallber Virgolino parabenizou as unidades prisionais participantes e revelou que pretende ampliar o Programa ‘Cidadania é Liberdade’ junto ao programa de Artesanato da Paraíba. “Participar de um evento como este, de uma abrangência tão ampla, é uma verdadeira vitrine para que as pessoas conheçam o trabalho de ressocialização desenvolvido no Sistema Penitenciário da Paraíba, aqui estão presentes, de forma concreta, ações positivas de um trabalho verdadeiro e feito com muita determinação pelo Governo do Estado, além de sensibilizar a sociedade...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 18hs37




Tema do Salão é Um Universo de Couro, Cultura e Arte. 
Em apenas 14 dias, o evento já arrecadou R$ 411.804,34.
Com o tema “Um Universo de Couro, Cultura e Arte”, o Salão de Artesanato da Paraíba está em Campina Grande neste período de São João. Com apenas 14 dias, o evento já arrecadou R$ 411.804,34 com a venda de 24.393 peças nas mais variadas tipologias de artesanato, habilidades manuais e gastronomia. A informação é da gestora do Programa de Artesanato da Paraíba, Ladjane Barbosa.
No local, é possível encontrar vários tipos de artesanato, com peças festas com fibras, madeira, fios, cerâmica, algodão colorido, entre outros. O couro está em evidência nesta edição e pode ser encontrado logo nos primeiros estandes. Os artesãos comercializam sandálias femininas e masculinas, bolsas, chaveiros, pulseiras, colares e até bancos, baús, quadros e iluminárias feitas do material.
No final do salão, o visitante tem a opo...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 18hs36




As famílias atendidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, estão participando de um curso de inclusão produtiva. Desde a segunda-feira (17) elas estão aprendendo a fazer artesanato com palha de milho. 
O objetivo do trabalho é oferecer uma oportunidade de geração de renda para estas famílias e propiciara elevação da auto-estima destas pessoas, pois o artesanato é uma ótima terapia. 
Os participantes estão aprendendo a produzir objetos com palha de milho, tais como: bolsas, cestas, bandejas, caixas, abajures e outros utensílios. A idéia é que, futuramente, possam trabalhar em casa e gerar uma renda extra para a família.  
Com informações da ASCOM
Fonte: opopular


Postado por: BR artesanato às 18hs35




A Oficina Escola de Artesanato Edmée Chaves Assunção, projeto profissionalizante da Secretaria Municipal da Mulher de Caxias, está com inscrições abertas para a formação de novas turmas.
Estão sendo oferecidas 105 vagas, distribuídas para os cursos de: Velas Artesanais; Pantufas, e; Customização de Camisas.
Os horários dos cursos são nos períodos de: 8h às 10h; das 13h às 15h, e; das 15h30 às 18h30.
As inscrições e aulas são gratuitas e terão início a partir do dia 1º de julho.
“Esta é mais uma das diversas atividades que a Secretaria Municipal da Mulher oferece a todas as mulheres caxienses, visando capacitar a sociedade de baixa renda para o mercado de trabalho local”, afirma a Secretária da Mulher, Liana Coutinho.
Fonte: Ascom/ Prefeitura de Caxias


Postado por: BR artesanato às 18hs33



22/06/2013 - Marilac- Artesanatos


Blog onde exponho meus trabalhos e de parceiros, blogs amigos.


Postado por: http:/www.marilac-artesanatos.blogspot.com às 17hs05




A I Feira do Comércio Justo e Solidário de Teresina teve início na manhã desta quinta-feira (20) com uma programação bastante diversificada e com a presença de mais de 100 empreendedores de 14 municípios do Estado que estarão expondo e comercializando seus produtos na Praça Rio Branco até esta sexta-feira (21).
O evento realizado pelo Fórum Estadual de Economia Solidária (Feespi), e pelo Projeto Nacional de Comercialização Solidária em parceria com vários órgãos governamentais e não governamentais, objetiva promover e estimular o consumo de bens e serviços produzidos pelos empreendimentos de economia solidária, tendo em vista a capacidade que possuem em gerar trabalho e renda, e ao mesmo tempo, distribuir de forma justa a riqueza que geram.
Representando o Governo do Estado, a Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), uma das grandes parceiras da Feira e responsável por sua organização, participa do evento, expondo os principais projet...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 12hs15




São mais de 8,5 milhões de pessoas envolvidas em todo o país, e São Paulo já conta com mais 150 ruas temáticas, com mais de 170 galerias.
Pode ser casa, escritório e até mesmo lojas, mas na decoração a peça de artesanato é quase que uma regra absoluta. Seja mais expressivo, ou um pouco mais discreto, grandes ou pequenas, as peças sempre dão uma vida a mais ao ambiente, acrescentando-lhe um “q” a mais de aconchego. O talento dos artesãos brasileiros está quebrando recordes e já chega a movimentar cerca de R$ 50 bilhões por ano. O dinheiro que alimenta uma cadeia regional de artistas, contribui para difundir manifestações multiculturais para todos os cantos do Brasil e, sobretudo, do exterior. Além da mudança na economia, os bibelôs artesanais estão vencendo o preconceito e se autoafirmando como verdadeiras obras de arte que são. Somente em São Paulo já são mais de 150 ruas temáticas e mais de 170 galerias. Espaços que vão aquém da comer...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 12hs14




O Prodart levará cerca de 20 artesãos, além de peças e delícias da culinária piauiense. A Fenearte acontece no início de julho em Recife.
Catarina Santiago
Como forma de divulgar e promover o artesanato piauiense fora do Estado, o Programa de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Prodart) levará cerca de 20 artesãos e diversas peças de madeira, fibra, tecido, opala, argila, além de delícias da culinária piauiense para a XIV Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), considerada a maior feira de negócios de artesanato do país. A feira acontece entre os dias 4 e 14 de julho em Recife, Pernambuco.
Segundo a diretora do Prodart, Francisca Lemos, a expectativa para a feira é a melhor possível. “Queremos mostrar a grande diversidade do artesanato do Piauí. Nós vamos levar a opala, levaremos também a nossa arte santeira que sempre faz o maior sucesso, além de peças em cerâmica, fibra, móveis de buriti, doces e bebidas típicas como ...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 12hs13




Evento reúne expositores de vários países, e se estende até o próximo domingo (23)
Representantes do Programa do Artesanato Brasileiro em Alagoas (PAB), que é coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), estão participando da primeira Feira dos Estados e Nações na capital da Bahia, Salvador. O evento, que teve início no último dia 14 de julho, se estenderá até o próximo domingo (23), no Centro de Convenções da cidade.
Apesar da diversidade de produtos na feira, oriundos de várias partes do mundo, as peças de artesanato alagoano estão ganhando destaque no evento. Artigos como o filé do Pontal da Barra e Marechal Deodoro, o patchwork de Boca da Mata, as esculturas em cerâmica, os produtos feitos a partir da palha do ouricuri, entre outros, estão sendo bastante elogiados pelo público local.
Para a diretora de Design e Artesanato da Seplande e coordenadora do P...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 12hs13




Da Agência Brasília, com informações da Secretaria da Micro e Pequena Empresa e Economia Solidária
Profissionais representam 90% dos empreendedores solidários do DF
Brasília (18/6/13) - Associações e cooperativas de artesãos participam, quinta-feira (20), de reunião da Secretaria de Micro e Pequena Empresa e Economia Solidária (SEMPES), que apresentará relatório de resultados qualitativos do 2º semestre de 2012 e 1º semestre de 2013 e debaterão metas para os próximos seis meses.
"Esta reunião servirá para avaliarmos as deficiências e principais desafios encontrados por esses empreendedores solidários, como o financiamento para compra de insumos, capacitação, gestão do empreendimento e espaços de trabalho adequados", afirmou o subsecretário de Economia Solidária da SEMPES, Afonso Magalhães.
Atualmente, a secretaria possui 50 empreendimentos cadastrados, sendo que 90% são voltados para o artesanato.
Serviço –
1ª ...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 10hs55




Os empreendimentos de Economia Solidária de Maceió que trabalham com artesanato terão a chance de expor seus produtos nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no Brasil. Na manhã da terça-feira (18), o Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Alagoas lançou o Edital de Chamada Pública do Projeto Expoart.
Os empreendimentos econômicos solidários poderão se inscrever para participar do projeto. O prazo para a inscrições começou nesta terça e se encerra no próximo dia 18 de julho.
De acordo com o edital, serão escolhidas até 30 empresas alagoanas de artesanato, entre elas microempresas, microempreendedores individuais (MEI), artesãos com DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) associações de artesãos e cooperativas que produzam artesanato com alto valor agregado e possuam identidade alagoana em sua qualidade estética. Os produtos dessas empresas devem se inserir nas categorias “Arte Popular”, “Artesan...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 10hs52




Durante o evento artesãos puderam divulgar seus produtos e comercializá-los a preço justo
Por: Redação Canal Rio Claro
Feira de Artesanato realizada de 7 a 16 de junho no estacionamento do Enxuto Supermercados reuniu diversos grupos de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES), os quais puderam apresentar peças artesanais de sua confecção a centenas de pessoas que por lá passaram. 
Durante o evento ocorreram também oficinas variadas, dentre elas: customização de camisetas, biscuit, vagonite e flores de fita, com as quais os participantes aprenderam variadas formas de artesanato para aproveitamento pessoal ou geração de renda. A oficina foi organizada pelo Programa de Economia Solidaria, vinculado à Secretaria de Ação Social. 
O publico que foi conferir o trabalho teve oportunidade de adquirir as peças produzidas, como camisetas, toalhas, chaveiros, biojóias, almofadas, tapetes, dentre outras variedades de produtos. 
saiba mais

Postado por: BR artesanato às 10hs51




Esculturas em cerâmica, madeira e reciclados foram produzidas por artesãos de comunidades e associações mineiras
Os turistas que passarem pelo aeroporto de Belo Horizonte (Confins) podem conferir uma exposição de peças artesanais produzidas por comunidades e associações do estado de Minas Gerais. São esculturas feitas em cerâmica, madeira e reciclados produzidas por artesãos de cidades mineiras como Caraí, Betim, Taiobeiras, Turmalina e Belo Horizonte. Boa parte delas retrata a vida no campo.
A Mostra ocupa uma área de 30m² no piso superior do aeroporto e pode ser visitada em qualquer horário. “Não comercializamos as peças. É uma mostra aos turistas do artesanato mineiro e onde ele pode ser comprado”, explicou o coordenador da exposição, Thiago Tomaz.
A exposição de artesanato regional é resultado de uma parceria entre o Ministério do Turismo e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO). O projeto acontece em ci...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 10hs50




Contribuir para o reconhecimento de produtos originários da Bahia, feitos artesanalmente, como sinônimo de autenticidade, qualidade e responsabilidade socioambiental. Com esse objetivo, o Instituto de Artesanato Visconde de Mauá, autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), promove mais uma vez o credenciamento de artesãos no programa de Certificação do Artesanato Baiano, com Selo ‘A Bahia Feita à Mão’.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 14 de julho próximo pelo site do Mauá, que disponibiliza o edital e a ficha de inscrição, ou presencialmente. Os interessados também podem obter mais informações no mesmo site ou na sede do Mauá, no Largo do Porto da Barra, nº 2, Barra, em Salvador.
Concebido pelo Instituto Mauá, em parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o programa de certificação foi lançado...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 10hs50




Salão de premiados e alameda de mestres terão espaço ampliado
Bruno Albertim
Em tamanho, a Feira Nacional de Negócios do Artesanato atende aquela vocação já folclórica do pernambucano para os superlativos: com estimativa de negócios da ordem de R$ 40 milhões, público de mais de 300 mil visitantes e mais de cinco mil expositores, é o maior evento do tipo, na América Latina. Mas a Fenearte não é só quantidades.
Além do grande varejão artesanal que faz o grosso e a alegria da feira, algumas de suas alas concentram obras de status autoral – e consequente maior valor agregado. Um dos espaços de excelência do evento, o chamado Salão de Arte Popular Ana Holanda está pronto para expor 50 peças, assinadas por mais novos ou mais veteranos artistas.
Para a 14ª edição da Fenearte, que tem início no próximo dia 4 de julho, cerca de 122 peças foram inscritas por artesãos para disputar os prêmios do salão. “Podem concorrer artesãos de to...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 10hs49




Os interessados devem realizar a matrícula nos próximos dias 25,26 e 27 de junho
A Secretaria de Cultura de Guarujá está com inscrições abertas para o curso de artesanato. O objetivo é valorizar e apoiar os guarujaenses que tenham interesse em aprender algo novo nesse segmento artístico. Com duração de quatro meses, o curso inicia no próximo dia 2 de julho.
Quem tiver interesse em ingressar nas aulas, deve realizar a matrícula entre os dias 25, 26 e 27 de junho, das 14 às 16 horas, na casa social da Igreja Batista Jardim Primavera, localizada na Rua Luiz Ramos, 47 – Bairro Santo Antônio. Os documentos necessários são cópias do RG, comprovante de residência e uma foto 3x4.
Para realizar a inscrição, é necessário ter no mínimo 14 anos. O curso será ministrado pela artesã Adinéa Constantino dos Santos. As aulas serão realizadas todas as terças-feiras, na Casa Social da Igreja Batista Jardim Primavera. As turmas serão dividas em dois hor...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 10hs48




Itens de tecelagem e artesanato serão expostos
Autor: Redação Capital Teresina
O artesanato piauiense é destaque nas cidades-sede da Copa das Confederações. O showroom Brasil Original funcionará até julho em Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro e Salvador, numa ação do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae Nacional.
O Brasil Original tem como proposta aproveitar os grandes eventos esportivos, como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo da FIFA 2014, para divulgar a beleza e a diversidade do artesanato brasileiro.
Nos espaços do Brasil Original, os visitantes podem adquirir peças produzidas em todo o país, como cestarias, cerâmicas, marchetarias e artigos de fibras naturais. A maioria das peças foi confeccionada nos tamanhos pequeno e médio, para facilitar o manuseio e o transporte em viagens nacionais e internacionais.
O showroom é uma das ações estratégicas de reposicionamento do artesanato brasileiro...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 10hs48




O 18º Salão do Artesanato da Paraíba, em Campina Grande, já registrou um volume de negócios de R$ 270.936,00 em apenas dez dias de evento com a venda  de 13.764 peças nas mais diversas tipologias. Os números foram divulgados pela gestora do Programa de Artesanato da Paraíba, Ladjane Barbosa, que estima o aumento da visitação nesta semana de São João.
“As vendas estão em ritmo acelerado e tem até artesão voltando para casa para produzir mais porque já zerou todo seu estoque. Muitos turistas de todos os lugares do Brasil têm elogiado bastante a originalidade dos produtos genuinamente paraibano vendidos no evento, que já foi visitado por mais de 29 mil turistas”, disse a gestora.
Ela destacou ainda que está sendo estudada a possibilidade da tipologia fibra ser o tema do 19º Salão do Artesanato, que vai ser realizado em João Pessoa, em janeiro de 2014. Para isto, os artesãos que trabalham com as fibras, escama de ...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 10hs47




As peças de artesanato produzidas em couro estão encantando aqueles que visitam o 18º Salão do Artesanato da Paraíba, que está funcionando na avenida Brasília, em Campina Grande. "Nunca vi uma variedade tão grande", disse a bióloga Simone Cristina Simões, que veio de Fortaleza para adquirir algumas peças e só não fez mais compras por não ter como levar.
No salão, o couro, tão elogiado pela turista, está sendo o tema do evento deste ano: “Um Universo do Couro Cultura e Arte”, através de uma homenagem ao antigo curtume Antônio Villarim, localizado no bairro de Bodocongó, que teve seu auge na década de 1970, tornando-se referência no processamento e exportação do couro.
 
A fachada principal do Salão de Artesanato, que é promovido pelo governo do estado, reproduz o antigo curtume e uma grande mala de couro, e tem sido uma das atrações, chamando a atenção dos turistas pela beleza. No hall da entrada, há uma exposição de pro...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 07hs53




A Exposição Temporária Artesanato de Rio Verde começa nesta terça-feira (18), na Casa do Artesão em Campo Grande. Com o apoio da Fundação de Cultura do Governo de Mato Grosso do Sul, a mostra será aberta às 17 horas.
Diversidade será a marca da exposição, que apresenta um panorama do artesanato produzido na região norte do Estado, com peças de fibras e cerâmicas produzidas por diferentes técnicas. A exposição apresenta os trabalhos do artesãos dos núcleos Maria Maritaca, Riverarte e Karandá.
Composto por dez artesãs, o grupo de artesanato Maria Maritaca, surgiu em 2011 por meio de uma parceria entre a prefeitura municipal de Rio Verde e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. O grupo realizou um inventário sobre a cultura e costumes locais que serviram de base para a identidade das peças em crochê e bordados. Maria Maritaca também reaproveitou retalhos de couro fornecidos por uma fábrica de chapéus da cidade.
O núcleo Riverarte ...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 07hs52




O turista que passar pelo aeroporto de Salvador pode visitar uma exposição de peças artesanais produzidas por comunidades e associações da Bahia. Há obras de artesãos das cidades de Aratuípe, Simões Filho, Juazeiro, Seabra, Nova Soure, Barra, Irará, Rio Leal, Paulo Afonso, Entre Rios e Salvador. São instrumentos musicais e inúmeras peças em metal, madeira, cabaça, argila, palha e trabalhos em tecido, como crochê e fuxico. “Trabalhamos com o aproveitamento da cabaça, formando esculturas com tronco, cabeça e acessórios modelados em massa fria e pintados à mão”, explicou a artesã Vera Cruz, de Salvador.
A exposição de artesanato regional é resultado de uma parceria entre o Ministério do Turismo e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O projeto acontece em cinco aeroportos de cidades-sede da Copa das Confederações. De acordo com o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota, as mostr...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 07hs51




Instituição oferece cursos gratuitos de artesanato e pintura.
Iniciativa pretende otimizar a renda familiar, diz Fundação Cultural.
Estão abertas as inscrições para os cursos de artesanato e pintura na Casa do Artesão em Ji-Paraná (RO). Os interessados em se matricular devem apresentar os documentos pessoais na instituição que fica na Praça dos Migrantes. Os alunos matriculados ficam responsáveis pela lista de materiais que serão utilizados durante o curso.
Segundo a diretora da casa, todas as sextas a casa realiza oficinas específicas de artesanatos. “Atualmente temos cerca de cem alunos nos diversos cursos oferecidos e há vagas para mais turmas que desejarem participar”, explica Cida Rocha.
A Casa do Artesão organiza exposição de obras de artes, artesanatos como forma de promoção das manifestações culturais da cidade. Para a presidente da Fundação Cultural de Ji-Paraná (FCJ), Keila Barbosa, a realização dos cursos con...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 07hs50




Artigos do artesanato e da economia solidária capixabas vão estar presentes na Feira Sabores da Terra, que acontece de 13 a 16 de junho, na Praça do Papa, em Vitória. A iniciativa é do Governo do Espírito Santo por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).
Artesãos de vários municípios do Estado participam do evento trazendo ao público produtos feitos em fibra de café e bananeira, miçangas, madeira, conchas e escamas de peixe, cerâmica, bordados, além das tradicionais panelas de barro, entre outros produtos.
No estande da economia solidária, o visitante poderá encontrar artes manuais como bijuterias, objetos de decoração e lembranças. Parte do espaço será destinado à inclusão produtiva, uma iniciativa do Programa Incluir que visa dar oportunidade às pessoas que vivem em comunidades carentes de comercializarem seus produtos, aumentando assim a renda familiar. Haverá também exposição das...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 07hs49




Evento especial reunirá cerca de 60 artesãos de Praia Grande. A entrada será gratuita e acontecerá das 9 às 18 horas (dia 20) e das 10 às 15 horas (dia 21)
O Complexo Cultural Palácio das Artes, em Praia Grande, receberá nos dias 20 e 21 de julho feira de artesanato especial com materiais produzidos por cerca de 60 artesãos cadastrados pela Prefeitura. A ação tem o intuito de oportunizar a exposição de peças confeccionadas por artistas que fazem parte da lista de espera das quatro feiras de artesanato fixas de Praia Grande.
O evento terá entrada gratuita e acontecerá das 9 às 18 horas (dia 20) e das 10 às 15 horas (dia 21). O Palácio das Artes fica na Avenida Presidente Costa e Silva, 1600, Bairro Boqueirão.
De acordo com a chefe da seção de artesanato da Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande (Sectur), Lúcia Rocha, a última feira semelhante a essa foi realizada no final de 2012. “Foi uma feira natalina e o público gostou bas...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 06hs45




Dentro da programação das atrações no recinto da Expojac, a proposta este ano é trazer um modelo diferente e resgatar o conceito da festa no que diz respeito a exposições culturais e agroindustriais da região.
Pensando nisso, está confirmada a participação de 68 expositores na 25ª edição da Expojac, que acontece de 19 a 23 de junho, em Jacupiranga. A Feira de exposições agrícolas e artesanato terá uma diversidade de atrações, vindos tanto da cidade e do Vale do Ribeira como também de outras localidades do Estado de São Paulo. Serão 24 artesãos do município e outros 10 vindos das cidades de Apiaí, Barra do Chapéu, Cajati, Eldorado, Itanhaém, Iporanga, Pariquera-Açú e Registro.
As exposições serão variadas, criativas e feitas com diversos tipos de materiais e técnicas como celaria, patchwork, pintura, crochê e tricot, bordado, blusinhas, fraldas, pano de prato, bolsas, biscuit, decoração em e.v.a, tecido, artesanato de cipó, jogo de...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 06hs44




Estruturas metálicas para montagem dos estandes começaram a chegar ao Centro Municipal de Eventos
Os trabalhos para a montagem dos estandes da 35ª Feira de Artesanato do Rio Grande (Fearg) e da 18ª Feira de Comércio, Indústria e Serviços (Fecis), estão começando em ritmo acelerado. Desde a última sexta-feira, as estruturas metálicas começaram a chegar ao Centro Municipal de Eventos.
Antes da montagem das pirâmides e estandes, várias melhorias como serviços de pintura, elétrica, limpeza e reparos nos pavilhões do Centro Municipal de Eventos foram realizadas pela Associação das Micro, Pequenas e Médias Empresas do Rio Grande (Amperg). As exigências de segurança, como sistema de proteção contra raios, também estão sendo instaladas pela entidade realizadora das feiras.
O evento, que ocorre no Centro Municipal de Eventos, é composto pela Fearg, voltada ao artesanato e com intuito de valorizar e divulgar o trabalho do artesão; a Fecis, espaço...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 06hs43




Para a confecção das diversas peças de artesanato, a presidente conta que 12 funcionários participam da produção dos produtos.
 “Cada peça vendida é uma família atendida”. A frase faz parte do slogan dito pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Presidente Prudente, Renata Mello, na manhã de ontem, durante a inauguração do bazar permanente, localizado no Centro Cultural Matarazzo.
De acordo com ela, uma das finalidades do bazar é arrecadar fundos para manter o atendimento emergencial de mais de três mil famílias cadastradas na entidade. “Precisamos também trazer voluntários para que juntos possamos acabar com a desigualdade e atender os munícipes menos favorecidos”, relata.
Para a confecção das diversas peças de artesanato, a presidente conta que 12 funcionários participam da produção dos produtos. “Os valores arrecadados também serão utilizados para a compra de materiais para a confecç...

saiba mais

Postado por: BR artesanato às 06hs42



Páginas 1 | 2 | 3 | Próxima
Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com