Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





Artesãos baianos comemoram nesta terça-feira (19/3) o seu dia, mesma data do padroeiro da categoria, São José, no VI Encontro de Artesãos da Bahia, das 8h às 17h, na Fundação Luís Eduardo Magalhães.
O evento, promovido pelo Instituto Mauá e o Sebrae, reúne cerca de 400 profissionais e traz como palestrante o design Marco Aurélio Saad, há mais de 30 anos com a comercialização de artesanato no Brasil, que abordará o tema “Artesanato e Mercado”. A gerente de Preservação, do Instituto Mauá, Eliana Rocha, conta que na Bahia existem cerca de 9 mil artesãos cadastrados.
Ela enfatiza a importância deste profissional para as comunidades, “uma cultura milenar que trabalha com a preservação da identidade de um povo, pois cada comunidade tem a sua marca que é registrada pelo artesão”, sintetizou.
Além da parte cultural, Rocha assinala a renda destes profissionais que mantêm suas famílias há séculos. “Estes valo...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs21




Reduzir tamanho do textoTamanho normal do textoAumentar tamanho do texto
Produzir peças únicas que fogem do processo de produção em série é o que diferencia o trabalho do artesão. Ofício antigo, os avanços da tecnologia têm permitido a incorporação de novas técnicas para aprimorar o resultado final de cada peça. Comemorado hoje, dia 19 de março, o Dia do Artesão é uma forma de valorizar esses homens e mulheres, responsáveis pela preservação dos traços culturais de cada região. O artesanato é, sem dúvidas, uma das principais expressões da cultura de um povo. Tudo que o artista produz está relacionado ao que ele vive e, principalmente, ao ambiente em que vive.
Assim, a estruturação de cooperativas enquanto sistema de economia social incentiva e promove a produção artesanal como estratégia de divulgação cultural, geração de emprego e renda e educação ambiental. Esse sistema inclui noções de ajuda mútua e cooperação, que aplicam...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs20




“Quando entrei na prisão não sabia fazer nenhum trabalho manual. Hoje, já me sinto um profissional preparado e quando sair pretendo abrir minha marcenaria”, disse o detento José Maria Machado, 51 anos, que cumpre pena há três anos no Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC), em Belém. Ele e outros 50 detentos trabalham nas cinco marcenarias espalhadas pelas unidades prisionais da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe).
Os presos selecionados para trabalhar nas marcenarias participam de oficinas e cursos de capacitação que duram em média três meses. Eles fabricam portas, janelas, bancadas de computadores, entre outros móveis que são utilizados nos espaços gerenciados pela Susipe. Recentemente, os detentos confeccionaram mais de 20 camas-berço utilizadas na primeira Unidade Materno Infantil do Sistema Penal, entregue na última semana pelo governador em exercício, Helenilson Pontes.
As peças confeccionadas pelos internos tam...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs19




A Casa de Cultura José Candido de Carvalho, gerenciada pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, promove a partir desta segunda-feira (18), a primeira edição da exposição de artesanato “Trilho das Artes” deste ano. As peças, confeccionadas com jornal, fuxico, vagonite, mosaico, reciclagem, madeira, macramê, pintura em tecido e pátina, serão expostas e vendidas com preços acessíveis até sexta-feira (23), das 8h às 18h. A Casa fica na Avenida Raul Souto Maior s/nº – Goitacazes.
A coordenadora dos cursos, Margarida Terra, informa que haverá oficinas todos os dias. “Estamos oferecendo os cursos de crochê, sabonetes, pintura em tecido entre outros. A novidade este ano é a oficina de confecção de colar com escama de peixe”. Os interessados devem fazer a inscrição pelo telefone 27359090.
Segundo a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, a exposição gera renda e melhora a qualidade de vida das art...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs18




Feira resgata técnicas tipicamente italianas e prepara lançamento de uma coleção exclusiva de objetos decorativos ligados à enogastronomia.
Pelas mãos de 30 artesãs do interior de Bento Gonçalves e sob o olhar apurado das arquitetas Tina e Lui e do designer carioca Renato Imbroisi, o que era um legado cultural dissipado ganha novo sentido. O projeto de resgate e valorização do artesanato tipicamente italiano é uma iniciativa do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e resultará no lançamento de uma coleção de objetos decorativos ligados à temática da enogastronomia, com lançamento na próxima edição da Casa Brasil, de 13 a 16 de agosto.
Com novos usos e desenhos aplicados a referências da memória afetiva local, o projeto estimula a releitura de técnicas como bordado, croché, macramê, pintura, biscuit e cestaria, contemporizando e agregando valor ao artesanat...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs17




Evento tem programação cultural no Hangar.
Feira é uma homenagem ao Dia do Artesão, comemorado em 19/03.
A segunda edição da Feira do Artesanato Mundial (FAM) e da Feira do Artesanato Estadual foi aberta neste sábado (16), em Belém, pelo governador do Estado em exercício, Helenilson Pontes, no Hangar - Convenções e Feiras da Amazônia.
A edição especial da FAM, que é realizada normalmente no segundo semestre, é uma homenagem ao dia do artesão, comemorado no dia 19 de março, e incorpora a Feira do Artesanato Estadual, totalizando mais de 60 estandes, que representam 20 países, 13 estados brasileiros e 23 municípios paraenses de todas as regiões do estado.
Segundo Charlton Gallisa, coordenador da FAM, o Pará é o único estado da federação a realizar uma feira em homenagem ao artesão. Gallisa disse ainda que a iniciativa de vincular a exposição do artesanato local a uma feira de artesanato mundial, inspirou diversos estados a seguirem o...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs16




Doze artesãs de Garanhuns tiveram a oportunidade de conhecer novas formas de trabalhar com a fibra da bananeira na produção de peças de artesanato. O curso foi o resultado de uma parceria entre o SENAR — Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o Sindicato Rural de Garanhuns e a Casa do Artesão de Garanhuns. A capacitação teve uma carga horária de 40 horas e foi concluída no último dia 22 de fevereiro, com um evento no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante.
Durante as atividades, as participantes tiveram noções, num passo a passo, de como desfibrar a palha da bananeira e criar peças com esse material. A dona de casa Marinalda Rodrigues, de 51 anos, considera-se uma apaixonada por artesanato e viu no curso uma oportunidade para as mulheres, que agora terão a chance de executar o que aprenderam. “Há mais de cinco anos que eu já trabalho com artesanato. Sempre que tem cursos, gosto de participar. Por consequência, minha prática como artesã ajuda n...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs15




A prefeitura municipal de Várzea Grande, por meio da Coordenadoria de Cultura e Associação Feira Arte da Terra, prepara o ‘Bazar Cultural’ que será aberto na próxima quinta-feira, dia 28. O evento é alusivo mês do artesanato, comemorado no último dia 19 de março, Dia Internacional do Artesanato.
O evento será realizado na Praça Aquidaban, na Avenida Couto Magalhães, no centro da cidade. Além do artesanato o espaço contará com a tradicional gastronomia de todas as quintas-feiras, sempre a partir das 19h.
A praça será transformada em ambiente de lazer e cultura a céu aberto e com oportunidades de negócios, alimentação apresentações culturais e, principalmente, de divulgação dos produtos confeccionados por artesão da terra.
Para este bazar foram convidados pela a associação ‘Feira Arte na praça’ dez profissionais para expor seus produtos. “Queremos estimular o regresso dos artesãos para suas atividades. Já houve encontros que ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs14




“A participação do artesanato do Pará no Produto Interno Bruto (PIB) é de 1,5%, mas ainda é pouco perto do potencial cultural que o Estado representa.” É o que afirmou o titular da Secretaria de Trabalho Emprego e Renda (Seter), Celso Sabino durante a abertura da Feira do Artesanato Mundial (FAM), realizada no último sábado (16) no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O evento vai até o dia 24.
A edição da FAM, que é realizada normalmente no segundo semestre, é uma homenagem ao dia do artesão, comemorado amanhã, e incorpora a Feira do Artesanato Estadual, totalizando mais de 60 estandes, que representam 20 países, 13 estados brasileiros e 23 municípios paraenses. Segundo a assessoria de comunicação da Seter, a feira reúne 300 artesãos do Pará, Brasil e do mundo. 
Para a comerciante do estande árabe, Mônica Haffar, a feira é uma ótima oportunidade de realizar bons negócios. “O público paraens...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs14




Aberta na terça (19), dia do artesão e de São José – padroeiro da profissão, a mostra recebeu visitantes logo cedo
Enfeites em material reciclável, chinelos decorados, bijuterias, luminárias em PVC, artigos em tricô e crochê, maquetes e peças de aeromodelismo são peças que podem ser encontradas na Exposição de Artesanato, que permanece até dia 24, no Mercado Municipal (praça Iguatemi Martins s/nº, Vila Nova), das 10h às 18h.
Aberta na terça (19), dia do artesão e de São José – padroeiro da profissão, a mostra recebeu visitantes logo cedo. O movimento animou o presidente da Casa do Artesão, Cleofaz Hernandez, para quem o evento representa uma oportunidade. “É um incentivo aos artesãos que não têm onde expor seu trabalho e para o cidadão que encontra uma grande oferta de produtos”.
Francisca Acácio, artesã desde os nove anos, estava empolgada com a exposição. “Posso mostrar meu trabalho e ainda me inspirar com o que meus co...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs13




Quase 1.600 peças vendidas e R$ 20 mil em volume de negócios. São os números do primeiro final de semana da Feira em Homenagem ao Artesão, por onde devem passar, segundo as estimativas da organização, 80 mil pessoas até o próximo domingo. O evento é uma edição especial da Feira do Artesanato Paraense, lançada em 2011 pela Secretaria de Estado de Trabalho Emprego e Renda, e que abriga, em uma programação paralela, a Feira Mundial do Artesanato, organizada pela Charp Eventos.
A psicóloga Marilda Couto diz que sempre se programa para visitar a feira. “Gostei muito de tudo o que vi da última vez e agora quis vir conferir as novidades de novo. A gente sempre encontra alguma coisa interessante. Já comprei flor de madeira, bolsa, castanhas e ainda não encerrei as minhas andanças”, conta. A aposentada Maria Lucia Lima também não perdeu tempo, e apesar de já ter comprado muitos itens diz que ainda pretende voltar. “A feira está linda. Olhando to...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs12




Mulheres de todas as idades participaram do curso
Uma parceria entre Enercan, Casa Lar e Secretaria Municipal da Saúde  possibilitou a atividade “Reabilitando com Artesanato”, que foi realizada com participantes do Programa de Promoção a Saúde e Qualidade de Vida: Anita, Crescer e Envelhecer com Saúde em Anita Garibaldi.
Conquistar movimentos que proporcionem sentimentos de liberdade, espontaneidade, criatividade, equilíbrio são uma das propostas da psicomotricidade,  que será a temática para este ano junto ao Programa Anita, explica Bianca Neves, fisioterapeuta especialista em saúde publica com ênfase em saúde mental. O estudo é o corpo humano e seu movimento. “Temos como objetivo desenvolver o aspecto comunicativo do corpo, ou seja, dar ao participante a possibilidade dele conhecer e dominar seu corpo, apesar das limitações advindas da idade, aperfeiçoando sua dominância lateral,  orientação espaço-temporal, esquema e imagem...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs10




Alguns artesãos paraenses já fecharam negócios e receberam encomenda durante a Feira do Artesanato Mundial (FAM), que está sendo realizada até este domingo no Hangar - Centro de Convenções, em homenagem ao Dia do Artesão. O evento é mais que uma possibilidade de vendas imediatas e eles estão preparados. A Comunidade Quilombola que expõe e vende panelas de barro vai fornecer mais de 300 peças para restaurantes paraenses e uma designer de acessórios regionais vai fornecer peças para um site americano.
De acordo com Magno Nascimento, membro da comunidade “Filhos do Quilombo” a Feira é uma das responsáveis pela vitória. “Ganhamos essas coisas graças ao espaço da Feira. Tem dois empresários paraenses fechando negócio com a gente. Queriam fazer a decoração com as panelas, mas também viram que elas são utilitárias. E isso aconteceu no início da feira”, comenta. Até o final do evento, a comunidade acredita conseguir mais de R$ 12 mil em encom...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs10




O Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) continua com inscrições abertas para os cursos gratuitos de Fuxico (bijuterias, adereços decorativos e bolsas), Artesanato com Feltro e com Papel. As aulas serão ministradas na unidade Senac Operário para pessoas de baixa renda, através do Programa Senac Solidário.
As inscrições só poderão ser feitas até o dia 25 no Senac Operário, na Av. José Félix Correa, 285, no bairro Operário. O curso de Fuxico acontecerá de 26 de março a dois de maio, no horário das 14 às 18 horas, nas terças e quintas. Estão disponíveis 25 vagas e o aluno deve ter no mínimo 16 anos.
Para que estiver interessado em fazer o curso de Artesanato com Feltro, as aulas acontecerão de 25 de março a 22 de abril, das 14 às 18 horas, nas segundas, quartas e sextas. Estão disponíveis 25 vagas e o aluno deve ter no mínimo 16 anos.
O curso de Artesanato com Papel acontecerá de 25 de março a 10 de abril, no horário ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs09




Técnica une saberes populares com tecnologia de uso industrial.
A mostra é de responsabilidade do grupo de mulheres da Resex.
No Dia do Artesão, 19 de março, foi lançada a 1°Mostra de Artesanato de Encauchados do grupo de mulheres da Reserva Extrativista do Cazumbá-Iracema. A mostra acontece no Museu dos Autonomistas, no centro de Rio Branco . Os produtos ficarão expostos até esta sexta-feira (22).
Encauchados de vegetais é a combinação de técnicas de saberes populares com tecnologia de uso industrial. A técnica consiste na pré-vulcanização artesanal do látex e na adição de substratos naturais, formando um material que pode ser utilizado para compor bolsas, toalhas de mesas, embalagens.
Leonora Maia é coordenadora do grupo de mulheres da Reserva Extrativista Cazuma-Iracema e desde criança aprendeu sobre a borracha. "Sou seringueira, meu pai era seringueiro, meu marido é seringueiro. Eu conheço o látex.", afirma.
Ela conta ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs07




A coordenadora do Programa do Artesanato Brasileiro em Rondônia (PAB), Wéllida Sodré, explicou que acompanha
O Dia do Artesão foi comemorado em grande estilo, na manhã desta terça-feira (19), no Galpão II da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, onde mais de 30 artesãos se reúnem diariamente para a Feira do Sol e Economia Solidária.
O Governo da Cooperação, através da Secretaria de Estado dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel), em parceria com a Prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural e da Semdestur, e com o grupo de artesãos da Feira do Sol, comemorou o dia do artesão, celebrado no dia 19 de março, com um café da manhã, seguido por sorteio de brindes para os artistas e oficinas para os visitantes.
A coordenadora do Programa do Artesanato Brasileiro em Rondônia (PAB), Wéllida Sodré, explicou que acompanha o trabalho deste grupo e sabe o valor de cada conquista. “Só estes artesãos, já estão há mais de oito a...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs06



Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com