Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Tijucas promoveu nesta terça-feira, dia 5 de março, uma solenidade de formatura das alunas do Curso de Artesanato com uso de garrafas pet. A ação faz parte do projeto Retorna Pet do Grupo Rosas de Amor, um dos grupos de voluntários coordenados pela RFCC de Tijucas.
A formatura foi realizada na sede da ACIT/CDL de Tijucas, a qual tem sido parceira da rede na divulgação de suas atividades bem como, na cessão de espaço físico para realização das reuniões e cursos da entidade.
Durante a solenidade, que contou com a presença do Presidente da ACIT, Antônio Cantalício Serpa e da Secretária Executiva da Associação, Patrícia Tedesco, a Presidente da Rede, Maria Alcirene Batistoti Dellagnelo falou sobre a missão da RFCC que tem como lema ‘Unindo pessoas para transformar vidas’ e aproveitou a ocasião para agradecer à ACIT/CDL pelo intenso apoio que tem dado ao grupo.
 “Hoje temos 150 mulheres agregadas ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs44




Entre os dias 8 e 12 de abril, a XIX Feira de Artesanato da Associação dos Servidores da UFMG (Assufemg) vai expor e vender bijuterias, calçados, bolsas, roupas, perfumes, quadros, objetos de decoração, artigos infantis e tecelagem, na Praça de Serviços do campus Pampulha da UFMG.
Artesãos associados ou não à entidade interessados em participar da mostra pela primeira vez devem entregar dois exemplares de seus trabalhos nos dias 12 e 13 de março, das 10h às 13h, na sede da Assufemg. Os produtos devem estar identificados com nome, endereço e telefone, para serem avaliados pela comissão de organização da feira. As inscrições definitivas com o pagamento serão realizadas nos dias 15 e 18 de março, para associados, e no dia 21 para não sócios, sempre a partir das 10h.
A feira integra a 28ª edição do festival Rosas de Abril, que realiza apresentações musicais, artísticas, culturais e esportivas em comemoração ao aniversário da Assufemg. ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs42




Os índios da etnia Pataxó Coroa Vermelha, do município Santa Cruz Cabrália (BA), estarão expondo, de 06 a 20 de março, seus trabalhos em frente à igreja Nossa Senhora do Carmo, em Várzea Grande. Reconhecidos nacionalmente pela criatividade e belo acabamento em suas peças, o artesanato Pataxó é destaque pelos artefatos de madeira. Essa cultura é passada de pai para filho, por várias gerações.
Através do canto e da dança, o povo adquire energias da terra, do ar, da água, do fogo e de todas as energias positivas que formam a natureza. Durante a permanência dos índios, haverão apresentações da cultura Pataxó.
Assim como os rituais de canto e dança (o Awê - o mais famoso), a pintura e a medicina baseada em plantas (raízes, cipós, folhas, sementes, casca de madeiras, resinas, etc).
O evento é uma oportunidade única para os artesãos e comunidade em geral, conhecer mais sobre a tribo, das terras de Jorge Amado.
Fonte: odocumento


Postado por: BRartesanato às 11hs41




Pães e bolos caseiros, bordados, bijuterias, biojóias e outros produtos diferenciados produzidos pelos grupos do Grande Cervezão antecipam o sucesso da Feira de Artesanato Beija-Flor, que será realizada no próximo sábado e domingo, das 10 às 16 horas, no Centro Comunitário Beija-Flor, localizado na Rua M7, nº 490 – Cervezão. 
A realização é da Secretaria Municipal de Ação Social (SMAS) por meio dos programas Ação Comunitária e Economia Solidária, e deverá reunir mais de 30 artesãos. No decorrer da Feira haverá música ao vivo com o grupo de pagode Arco da Velha. 
Para a diretora de Desenvolvimento SMAS Marta Ceccato, esta é uma oportunidade  para moradores da região conhecerem e adquirirem produtos exclusivos, produzidos artesanalmente na própria região: “O artesãos estão cada vez mais conscientes de que a qualidade do produto impulsiona as vendas e fideliza os clientes. Dentro deste ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs41




Pavilhão da Agricultura familiar atrai as atenções de quem não tem relação com o agronegócio
Até os visitantes sem relação direta com o agronegócio têm espaço na Expodireto: o Pavilhão da Agricultura Familiar. Este ano, cerca de 150 expositores vendem produtos coloniais e artesanato no local.
Pela primeira vez na feira, Albino Mariano Gaitcoski, 52 anos, veio de Frederico Westphalen para vender mel em Não-Me-Toque, cerca de 175 quilômetros distante. Depois que adquiriu uma máquina para embalar o produto, em 2011, o produtor passou a participar de feiras para conquistar clientes. Antes do investimento, de R$ 45 mil, o serviço era terceirizado.
— Embalar o mel na propriedade gerou mais renda para nossa família e passamos a participar de feiras atrás de clientes interessados em comprar em grande quantidade.
Com 300 colmeias, ele produz cerca de oito mil quilos de mel por ano, com ajuda da mulher e das duas filhas, de 18 e 22 anos. Em 2012, Ga...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs39




A 3ª Turma do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) negou provimento a recurso do MPF (Ministério Público Federal) solicitando a manutenção de acusação por receptação ilegal de produtos indígenas a brasileira que exportava as peças com partes de materiais silvestres.
O MPF recorreu contra sentença da 4ª Vara Criminal da Seção Judiciária do Pará que, em ação penal movida contra a acusada, deu nova capitulação à conduta descrita na denúncia, enquadrando-a no art. 29 da Lei 9.605/98, e não no art. 180 do Código Penal.
O caso – Agentes da Polícia Federal, durante a “Operação Pindorama”, realizada em conjunto com o equivalente americano “US Fish and Wildlife Service”, surpreenderam a acusada na própria residência, em Belém/PA, em maio de 2004, mantendo peças de artesanato indígena destinadas à venda. A maioria das peças continha partes de animais silvestres da fauna brasileira e a portadora estava ciente de que o...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs38




O Fundo de Solidariedade de Ilhabela e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) iniciaram na última segunda-feira, dia 4, o curso de “Artesanato para Datas Comemorativas” com o uso de fibras naturais. Ao todo, 15 alunas participam das aulas que prosseguem até quarta-feira (6/3), no Centro de Formação e Capacitação Profissional, no alto da Barra Velha.
Segundo o professor do Senar, Donizete Pinto Ribeiro, os materiais utilizados são fibras naturais como palha de milho e taboa. “Estão aprendendo a confeccionar cestos, porta-guardanapos, flores, entre outras peças”, citou. Em razão da proximidade da Páscoa, as alunas estão produzindo um cesto de fibra com um pequeno coelho de tecido, que poderá ser utilizado por exemplo para guardar ovos de chocolate.
As participantes estão empolgadas com a nova oportunidade. “É uma delícia aprender algo novo e este é o segundo curso de artesanato que faço aqui”, afirma dona Doneve Justino, 61 anos...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs37




Curso de Artesanato Fibra de Bananeira
Data: 19 a 21/03/2013
Local: Centro de Treinamento de Joinville – Cetreville, situado à Rodovia SC 301, km 0 – Pirabeiraba – Joinville (SC)
Objetivo do evento: Capacitar agricultoras em técnicas de artesanato em fibra de bananeira a fim de promover a melhoria de renda.
Conteúdo programático:
- Seleção e classificação dos vários tipos de fibras;
- Utilização das fibras conforme sua classificação;
- Aprendizado de trançados;
- Aplicação de técnicas de revestimento (individual);
- Técnicas de impermeabilização;
- Avaliação técnica dos artesanatos confeccionados.
Promoção: Epagri
Apoio: SC Rural
Mais informações: Cetreville com Ana, no telefone: (47) 3461-1527 e/ou Fernando, no telefone: (47) 3461-1528, e-mail:cetreville@epagri.sc.gov.br
Fonte: epagri.sc.gov.br


Postado por: BRartesanato às 11hs36




Programação cultural do município é gratuita e segue até domingo (10).
Banda formada só por mulheres faz show domingo no projeto "Aero Rock".
A programação cultural do fim de semana em Araras (SP) irá comemorar o Dia Internacional da Mulher com rock, música popular brasileira e uma feira de artesanato.
Até sábado (9), a Praça Barão de Araras será sede da tradicional Feira de Artesanato, promovida em parceria com artesãos Conselho Municipal de Artesanato (ComArt).  As barracas comercializam utensílios domésticos, sabonetes artesanais, bonecas em biscuit, trabalhos em crochê, objetos para decorações e bijuterias.
O show “Cantoras Brasileiríssimas” é o destaque da programação desta sexta-feira (8), no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”, às 20h30. A apresentação traz canções de Maria Bethânia, Beth Carvalho, Maysa, Gal Costa, Clara Nunes, Rita Lee, entre outras.
No domingo (10), o projeto “Aero R...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs34



Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com