Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





A meta é aquecer a economia do setorA Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Economia Solidária de Teresina (Semest) promoverá uma grande feira de moda e artesanato no período de 6 a 11 de maio, a Rua Climatizada e nas praças Rio Branco e João Luis Ferreira. A realização do evento foi confirmada hoje(26) durante reunião promovida pela Semest com microempreendedores dos centros de produção, moda e artesãos na Casa da Cultura de Teresina.
Além de servir para mostrar o que é produzido em Teresina, a feira proporcionará o aquecimento da economia do setor exatamente nos dias que antecedem as comemorações do Dia das Mães. A Praça João Luis Ferreira receberá produtores de confecções e de artefatos de moda enquanto que na Rua Climatizada e na Praça Rio Branco ficarão os produtores de artesanato nas mais diversas  modalidades.
O secretário municipal de Economia Solidária, Olavo Braz, explicou que o prefeito Firmino Filho e...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs40




A origem do artesanato rural, sua importância cultural e econômica, a habilidade necessária para lidar com sementes e o seu uso na confecção de peças de ornamento fazem parte do Curso de Artesanato com Sementes, com inscrições abertas. Além de não pagar nada por inscrição e curso, aberto a maiores de 16 anos, o participante ainda recebe todo o material de estudo. Para fazer inscrição é preciso informar nome, endereço, telefone, e-mail e apresentar cópias de RG e CPF à Secretaria de Turismo
Programa
Introdução
Finalidades e objetivos do Senar/SP
Aspectos gerais
Prevenção de acidentes no trabalho
Proteção ambiental
1 - Origem do artesanato rural
2 - Importância cultural e econômica do artesanato
3 - Introdução à atividade do artesanato em sementes
• matéria-prima
• atividade artesanal
4 - Materiais específicos
5- Preparo do local
6 - Preparo das sementes para a confecção de bijuterias
• ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs39




Primeira dama participa e é homenageada pelos artesãos
Reconhecendo que o poder público tem a obrigação de auxiliar eventos artísticos e culturais, que fortalecem a arte, o ofício e o trabalho, a primeira dama de Uberaba, Heloisa Piau, recebeu na noite desta terça-feira, dia 19, o troféu “Mãos de Fada” durante as comemorações da 2ª Semana de Artesanato de Uberaba, no Teatro Experimental de Uberaba (TEU).
O evento realizado pelos Projetos Beira da Estrada, Cantinho e Prefeitura teve início na última segunda-feira e vai até o próximo sábado. Na programação atividades como feira de artesanato, palestras, oficinas artesanais e apresentações musicais. Durante seu pronunciamento, Heloisa Piau elogiou o trabalho dos artesãos uberabenses, destacando a importância do artesanato que gera emprego e renda, modifica vidas e de grande importância social.
De acordo com ela, da mesma maneira que os artesãos se utilizam da matéria prima para transfor...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs38




A ferramenta online possibilita conhecer os artesãos municipais e os seus trabalhos.
A mídia digital tem sido um dos principais meios para a disseminação das informações, assim como para a comercialização de produtos. Em Jaboatão dos Guararapes, essa ferramenta está sendo utilizada para divulgar os trabalhos dos artesãos da cidade por meio do Portal do Artesanato (fazenda.jaboatao.pe.gov.br/portalartesanatojaboatao), lançado hoje, sexta-feira (22/03). 
De fácil manuseio, é só escolher uma das quatro seções (matéria-prima, tipologia, classificação, cooperativa ou associação) e clicar na palavra “pesquisa”. Lá, aparecerão os artistas correspondentes ao que foi selecionado, onde constará contato, endereço e imagens dos materiais. O Portal, fruto de um trabalho realizado no início do ano, em uma ação intitulada “Circuito dos Ateliês”, está cadastrando só profissionais jaboatanenses. São mais de 100 artesãos cadastr...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs37




Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária promove Feira da Economia Solidária na Praça 8 de janeiro incentivando artesanato local
A Secretaria do Trabalho da Prefeitura Municipal de São José realiza entre os dias 22 e 27 a Feira de Páscoa da Economia Solidária, na Praça 8 de Janeiro, no Centro da cidade. A feira é realizada dentro de um ônibus adaptado para exposição dos produtos, e nestes dias funcionará das 9h até as 17h.
Formada por 11 grupos de artesanatos são-joseenses, a Feira da Economia Solidária tem como principal objetivo juntar o trabalho desses grupos artesanais, e expô-los ao público. A Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária apóia esse projeto que é um incentivo ao artesanato local.
São diversos produtos na feira: chocolate, lembranças para páscoa, decoração, utensílios para cozinha, bolsas. E com preço acessível a qualquer bolso. Pirulitos de chocolate a partir de R$ 1, e demais produtos que varia...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs36




Evento com 30 expositores de quatro cidades é na Estação Cultura até 19h. Oficinas e apresentações gratuias também são destaques neste sábado.
São Carlos realiza neste sábado (23), até 19h, a 4ª Feira de Economia Solidária na Estação Cultura. Além de atividades culturais gratuitas, o espaço terá comercialização de produtos pautados nos princípios da economia solidária, ou seja, valorizando o trabalho desenvolvido por empreendimentos solidários de da cidade e da região.
As barracas de artesanato vendem pinturas em madeira, pet work, bio-jóias (bijuterias feitas com sementes tratadas) e trabalhos com bambu. Neste ano, serão 30 expositores das cidades de São Carlos, Araraquara, Descalvado e Itirapina. 
A feira também terá oportunidades de capacitação, divulgação, formação e troca de experiências entre trabalhadores da economia solidária e da sociedade em geral. Também serão realizadas oficinas e apresentações artístic...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs35




Cursos fazem parte do projeto Gente da Nossa Terra, da Secretaria de Cultura, cujo objetivo é dar oportunidade aos moradores de Piraí
Piraí – O Condomínio da Arte de Piraí, ligado à Secretaria Municipal de Cultura, abriu inscrições para cinco cursos básicos de artesanato, todos gratuitos: cerâmica, tecelagem, embalagem, papel reciclado e pintura em madeira. Os interessados devem se cadastrar na sede do Condomínio, que fica na Avenida Guadalajara, nº 67, ao lado da Cooperativa Peixe Sul.
O curso básico de tecelagem é ministrado pela professora Eunice, somente às quintas-feiras, mas em dois horários: 8h às 11h e 13h às 15h. Os demais são em dois dias: cerâmica, com a professora Glorinha, às quartas-feiras, das 8h30 às 10h30, e quintas, deas 14h às 16h; embalagem, com a professora Jane, às segundas, das 14h30 às 16h30, e quartas, das 9h às 11h; papel reciclado, terças, das 13h às 15h30, e sextas, das 9h às 11h, com a professora Andrei...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs12




O secretário de Estado de Pequenos Negócios, José  Reis entregou nesta segunda-feira, 25, em nome do governador Tião Viana, R$ 120 mil em equipamentos para a estruturação da Central de referência e apoio ao beneficiamento, confecção e venda de artesanato de produtos retirados da floresta.
Trata-se de um espaço de 412,40m2 de área construída na Rua Padre Paolino Baldassari, ao lado do Mercado Municipal do Bairro Rui Lino, tendo como objetivo fortalecer o segmento artesanal local, com a criação de um espaço de produção e comercialização de artesanatos cuja matéria-prima é oriunda das florestas. Os recursos são originários da Fundação Banco do Brasil e foram liberados através de uma parceria envolvendo, além da Secretaria de Pequenos Negócios, a prefeitura de Rio Branco e o Banco do Brasil. Os equipamentos incluem tornos, lixadeiras, máquinas para polimento e até computadores.
O espaço foi construído pela prefeitura de Rio Branco, ai...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs12




O artesanato e os artesãos paraibanos serão divulgados no Brasil e no exterior, através do projeto Terra Paraíba, idealizado pelo apresentador de TV, biólogo e economista, Richard Rasmussem. A ideia é produzir produtos multimídia, com o apoio do Sebrae e do Governo do Estado, que mostrem a produção artesanal local e, com isso, criem novas oportunidades de negócios para os artesãos.
Na última segunda-feira (25), Richard Rasmussem esteve no Sebrae Paraíba para apresentar o seu projeto, que ria produzir vídeos documentários e livros fotográficos sobre o artesanato e a vida dos artesãos. “A Paraíba tem um artesanato riquíssimo. Nossa ideia é colocar esses produtos em evidência, com um olhar diferenciado para o mercado. O Brasil é a bola da vez no exterior”, destacou Richard, que está à frente de programas de televisão sobre animais do bioma de várias partes do mundo, há mais de 10 anos. “Agora senti a necessidade de divulgar a cultura,...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs11




Brasília (26 de março) - Foi aprovada nesta terça-feira (26) pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) a criação da Comissão de Estudo Especial de Artesanato (CEE). Maria Helena Atrasas, coordenadora-geral de Micro, Pequena e Média Empresa Industrial e Artesanal do Ministério do Desenvolvimento, indústria e Comércio Exterior (MDIC), explica que o objetivo da Comissão é discutir e elaborar normas para a certificação do artesanato em quesitos como terminologia, requisitos, procedimentos e diretrizes. A coordenadora-geral também esclarece que produtos alimentares e gastronômicos estão fora da normalização. A primeira reunião do CEE está programada para o mês de abril.
Criada por solicitação do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) do MDIC, a Comissão é fruto do Grupo de Trabalho Interinstitucional estabelecido pela Portaria Interinstitucional nº 1, de 24 de outubro de 2011. Integram o Grupo de Trabalho o Instituto Nacion...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs08




O artesanato produzido no Pará, além de ser ícone da cultura e atrativo turístico do estado, se consolida cada vez mais como fonte de emprego e renda para muitos paraenses que gradativamente expandem o mercado nacional e mundial. Pensando nisso, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego, e Renda (Seter), tem investido cada vez mais na produção e comercialização do artesanato local, com políticas públicas específicas para este setor.
Entre as ações de Governo de fomento ao artesanato paraense está o mapeamento dos artesãos e artefatos produzidos no estado. Já são mais de cinco mil cadastros de reconhecimento, realizados pela diretoria de Economia Solidária da Seter. Com o mapeamento, a secretaria consegue identificar as potencialidades e desenvolver ações específicas para o crescimento dos profissionais e do mercado local.
“Isso é o fruto de um trabalho muito bem desenvolvido pela nossa diretoria de Economia Solidária, qu...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 08hs55




O trançado dos fios, o manusear do barro, o esculpir e o pintar. Trabalhos que levam tempo e necessitam de dedicação, além de muito talento. Vidas dedicadas a um ofício manual. Mãos dedicadas a minúcias e detalhes. Detalhes que encantam. E é assim, como por encantamento, que o artesanato é admirado. Pensar no processo de produção garante a valorização das mãos que fazem exclusividades. Peças únicas. No Pará, o artesanato é responsável por 1,5% do PIB do Estado, uma movimentação de mais de R$ 1 bilhão.
Atualmente, cerca de 300 expositores estão reunidos no Hangar Centro de Convenções da Amazônia e expondo cerca de 20 mil peças artesanais. São 23 municípios paraenses representados, junto com 18 estados brasileiros e 20 países. Arte à venda na Feira em Homenagem ao Artesão, comemorado ontem, realizada pela Secretaria de Trabalho Emprego e Renda do Estado, paralelamente com a Feira do Artesanato Mundial, trazida pela Charp Eventos.
Para qu...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 08hs54




No último dia 19 foi comemorado o Dia do Artesão
A Prefeitura Municipal de Viçosa, por intermédio do Departamento de Turismo (DETUR), realizará um evento, neste sábado, 23, no calçadão Arthur Bernardes, a partir das 8h, em comemoração ao Dia do Artesão (19 de Março). O evento reunirá três bem sucedidas iniciativas do setor: a Associação dos Artesãos de Viçosa (ADAV), a Associação da Agroindústria e Artesanato (ASSOV) e a “Se eu quero, eu posso”, grupo de bordadeiras da comunidade de Pau de Cedro e Córrego São João, da zona rural da cidade.
Na oportunidade, serão montadas três barracas, com o apoio da Floricultura Bicuíba e do Departamento de Fiscalização, como forma de expor e comercializar as produções confeccionadas especialmente para a ocasião.
Fonte: vicosanews


Postado por: BRartesanato às 08hs53




Sebrae disponibiliza aos artesãos oficinas e palestras sobre empreendedorismo
Os apreciadores de artesanato e de comidas típicas da região Sudeste de Tocantins terão um bom motivo para sair de casa neste fim de semana. Acontece nesta sexta-feira (22) e sábado (23) a primeira Feira de Artesanato de Dianópolis. O evento contará com a participação de 15 expositores e terá como objetivo fomentar o artesanato regional.
Porta-joias, bolsas, suporte para copos e pratos (jogo americano), porta-retratos e vasos fabricados à base de capim dourado e resina, além de bordados e comidas típicas da região, são alguns dos produtos que estarão disponíveis aos visitantes durante a feira. O Sebrae em Tocantins intensificará suas atividades junto aos expositores, com capacitações, treinamentos, reuniões para agregação de valor aos produtos, trabalhos de autoestima e comercialização dos artesanatos.
Além disso, a instituição realizará tamb...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 08hs52




O café da Cooperativa de Barra do Choça, o achocolatados da Cooperativa de Ilhéus, as carnes da Cooperativa de Pintadas, o artesanato de Catú e o tempero seco de Itirolândia são alguns dos produtos que podem ser encontrados no primeiro Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária, inaugurado neste sábado (9/3), no município de Serrinha, pelo governador Jaques Wagner e pelo secretário da Agricultura, Eduardo Salles.
A criação do armazém é uma iniciativa do Programa Vida Melhor no Campo, desenvolvido pela Secretaria Estadual da Agricultura.
O armazém, gerenciado pela Agência Regional de Comercialização do Sertão da Bahia (Arco Sertão), será preposto regional das suas 30 cooperativas e associações filiadas e de mais outras 150 estabelecidas na Bahia.
Os produtos poderão ser adquiridos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e vendidos para supermercados, padarias e todo o comércio local. Além dis...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 08hs38




Com objetivo de oferecer a iniciação e dar continuidade aos estudos de Artes, a Prefeitura de Mogi Mirim, através do Departamento de Cultura e Turismo abriu inscrições para várias oficinas: Pintura em Tela, Pintura em Tecido, Patch Aplique, Patchwork, Ballet Clássico, Jazz, Piano, Dança Contemporânea, Dança Afro, Dança Urbanas e oficina de Teatro.
São aproximadamente 500 vagas ao todo, disponíveis para as faixas etárias de 6 anos até acima de 50 anos, de acordo com cada atividade e horário. Os interessados na oficina de Piano deverão deixar o nome na lista de espera.
Trata-se de uma excelente oportunidade, uma vez que, as oficinas são totalmente gratuitas, ou seja, não há taxa de inscrição e nem de mensalidade.
O período de inscrição segue até o dia 28 de março e são destinadas à matrículas e rematrículas.
As vagas são limitadas e o início das oficinas é imediato.
Os interessados deverão comparecer ao Centro Cultural “Pr...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 08hs37




Um dos maiores centros de venda de produtos com apelo turístico do Piauí, A Central de Artesanato tem tido poucos clientes nos últimos meses
Localizada no Centro de Teresina, a Central de Artesanato Mestre Dezinho é o polo maior de exposição do artesanato piauiense, dedicado ao talento de artistas anônimos que ajudam a construir a identidade cultural do Piauí. Talento pouco valorizado pelos moradores da cidade, tendo em vista que a maior fonte de renda do centro provém dos turistas.
“O problema é que Teresina não é uma cidade turística e tem poucas portas de acesso. A cidade recebe muita gente de outras cidades, mas a maioria vem tratar da saúde e não está preocupada em conhecer nossa cultura e consumir o artesanato local”, fala a curadora de arte Francisca Arminda, que também possui uma loja na Central de Artesanato.
A pouca visitação do centro é um problema antigo já conhecido pelos comerciantes do local. A artesã So...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 08hs36




Sebrae disponibilizará aos artesãos oficinas e palestras sobre empreendedorismo
Os apreciadores de artesanato e de comidas típicas da região sudeste terão um bom motivo para sair de casa nesse fim de semana. Acontece nos dias 22 e 23, na praça Coronel Abílio Wolnei, a primeira Feira de Artesanato de Dianópolis. O evento contará com a participação de 15 expositores e terá como objetivo fomentar o artesanato regional.
Porta-joias, bolsas, suporte para copos e pratos (jogo americano), porta-retrato e vasos fabricados a base de capim dourado e resina; além de bordados e comidas típicas da região são alguns dos produtos que estarão disponíveis aos visitantes durante a feira.
Dentro desse contexto e visando contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos artesãos da região de Dianópolis, o Sebrae intensificará suas atividades junto aos expositores, realizando capacitações, treinamentos, reuniões para agregação de valores dos produtos, tr...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 08hs35




Artesãos baianos comemoram nesta terça-feira (19/3) o seu dia, mesma data do padroeiro da categoria, São José, no VI Encontro de Artesãos da Bahia, das 8h às 17h, na Fundação Luís Eduardo Magalhães.
O evento, promovido pelo Instituto Mauá e o Sebrae, reúne cerca de 400 profissionais e traz como palestrante o design Marco Aurélio Saad, há mais de 30 anos com a comercialização de artesanato no Brasil, que abordará o tema “Artesanato e Mercado”. A gerente de Preservação, do Instituto Mauá, Eliana Rocha, conta que na Bahia existem cerca de 9 mil artesãos cadastrados.
Ela enfatiza a importância deste profissional para as comunidades, “uma cultura milenar que trabalha com a preservação da identidade de um povo, pois cada comunidade tem a sua marca que é registrada pelo artesão”, sintetizou.
Além da parte cultural, Rocha assinala a renda destes profissionais que mantêm suas famílias há séculos. “Estes valo...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs21




Reduzir tamanho do textoTamanho normal do textoAumentar tamanho do texto
Produzir peças únicas que fogem do processo de produção em série é o que diferencia o trabalho do artesão. Ofício antigo, os avanços da tecnologia têm permitido a incorporação de novas técnicas para aprimorar o resultado final de cada peça. Comemorado hoje, dia 19 de março, o Dia do Artesão é uma forma de valorizar esses homens e mulheres, responsáveis pela preservação dos traços culturais de cada região. O artesanato é, sem dúvidas, uma das principais expressões da cultura de um povo. Tudo que o artista produz está relacionado ao que ele vive e, principalmente, ao ambiente em que vive.
Assim, a estruturação de cooperativas enquanto sistema de economia social incentiva e promove a produção artesanal como estratégia de divulgação cultural, geração de emprego e renda e educação ambiental. Esse sistema inclui noções de ajuda mútua e cooperação, que aplicam...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs20




“Quando entrei na prisão não sabia fazer nenhum trabalho manual. Hoje, já me sinto um profissional preparado e quando sair pretendo abrir minha marcenaria”, disse o detento José Maria Machado, 51 anos, que cumpre pena há três anos no Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC), em Belém. Ele e outros 50 detentos trabalham nas cinco marcenarias espalhadas pelas unidades prisionais da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe).
Os presos selecionados para trabalhar nas marcenarias participam de oficinas e cursos de capacitação que duram em média três meses. Eles fabricam portas, janelas, bancadas de computadores, entre outros móveis que são utilizados nos espaços gerenciados pela Susipe. Recentemente, os detentos confeccionaram mais de 20 camas-berço utilizadas na primeira Unidade Materno Infantil do Sistema Penal, entregue na última semana pelo governador em exercício, Helenilson Pontes.
As peças confeccionadas pelos internos tam...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs19




A Casa de Cultura José Candido de Carvalho, gerenciada pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, promove a partir desta segunda-feira (18), a primeira edição da exposição de artesanato “Trilho das Artes” deste ano. As peças, confeccionadas com jornal, fuxico, vagonite, mosaico, reciclagem, madeira, macramê, pintura em tecido e pátina, serão expostas e vendidas com preços acessíveis até sexta-feira (23), das 8h às 18h. A Casa fica na Avenida Raul Souto Maior s/nº – Goitacazes.
A coordenadora dos cursos, Margarida Terra, informa que haverá oficinas todos os dias. “Estamos oferecendo os cursos de crochê, sabonetes, pintura em tecido entre outros. A novidade este ano é a oficina de confecção de colar com escama de peixe”. Os interessados devem fazer a inscrição pelo telefone 27359090.
Segundo a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, a exposição gera renda e melhora a qualidade de vida das art...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs18




Feira resgata técnicas tipicamente italianas e prepara lançamento de uma coleção exclusiva de objetos decorativos ligados à enogastronomia.
Pelas mãos de 30 artesãs do interior de Bento Gonçalves e sob o olhar apurado das arquitetas Tina e Lui e do designer carioca Renato Imbroisi, o que era um legado cultural dissipado ganha novo sentido. O projeto de resgate e valorização do artesanato tipicamente italiano é uma iniciativa do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e resultará no lançamento de uma coleção de objetos decorativos ligados à temática da enogastronomia, com lançamento na próxima edição da Casa Brasil, de 13 a 16 de agosto.
Com novos usos e desenhos aplicados a referências da memória afetiva local, o projeto estimula a releitura de técnicas como bordado, croché, macramê, pintura, biscuit e cestaria, contemporizando e agregando valor ao artesanat...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs17




Evento tem programação cultural no Hangar.
Feira é uma homenagem ao Dia do Artesão, comemorado em 19/03.
A segunda edição da Feira do Artesanato Mundial (FAM) e da Feira do Artesanato Estadual foi aberta neste sábado (16), em Belém, pelo governador do Estado em exercício, Helenilson Pontes, no Hangar - Convenções e Feiras da Amazônia.
A edição especial da FAM, que é realizada normalmente no segundo semestre, é uma homenagem ao dia do artesão, comemorado no dia 19 de março, e incorpora a Feira do Artesanato Estadual, totalizando mais de 60 estandes, que representam 20 países, 13 estados brasileiros e 23 municípios paraenses de todas as regiões do estado.
Segundo Charlton Gallisa, coordenador da FAM, o Pará é o único estado da federação a realizar uma feira em homenagem ao artesão. Gallisa disse ainda que a iniciativa de vincular a exposição do artesanato local a uma feira de artesanato mundial, inspirou diversos estados a seguirem o...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs16




Doze artesãs de Garanhuns tiveram a oportunidade de conhecer novas formas de trabalhar com a fibra da bananeira na produção de peças de artesanato. O curso foi o resultado de uma parceria entre o SENAR — Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o Sindicato Rural de Garanhuns e a Casa do Artesão de Garanhuns. A capacitação teve uma carga horária de 40 horas e foi concluída no último dia 22 de fevereiro, com um evento no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante.
Durante as atividades, as participantes tiveram noções, num passo a passo, de como desfibrar a palha da bananeira e criar peças com esse material. A dona de casa Marinalda Rodrigues, de 51 anos, considera-se uma apaixonada por artesanato e viu no curso uma oportunidade para as mulheres, que agora terão a chance de executar o que aprenderam. “Há mais de cinco anos que eu já trabalho com artesanato. Sempre que tem cursos, gosto de participar. Por consequência, minha prática como artesã ajuda n...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs15




A prefeitura municipal de Várzea Grande, por meio da Coordenadoria de Cultura e Associação Feira Arte da Terra, prepara o ‘Bazar Cultural’ que será aberto na próxima quinta-feira, dia 28. O evento é alusivo mês do artesanato, comemorado no último dia 19 de março, Dia Internacional do Artesanato.
O evento será realizado na Praça Aquidaban, na Avenida Couto Magalhães, no centro da cidade. Além do artesanato o espaço contará com a tradicional gastronomia de todas as quintas-feiras, sempre a partir das 19h.
A praça será transformada em ambiente de lazer e cultura a céu aberto e com oportunidades de negócios, alimentação apresentações culturais e, principalmente, de divulgação dos produtos confeccionados por artesão da terra.
Para este bazar foram convidados pela a associação ‘Feira Arte na praça’ dez profissionais para expor seus produtos. “Queremos estimular o regresso dos artesãos para suas atividades. Já houve encontros que ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs14




“A participação do artesanato do Pará no Produto Interno Bruto (PIB) é de 1,5%, mas ainda é pouco perto do potencial cultural que o Estado representa.” É o que afirmou o titular da Secretaria de Trabalho Emprego e Renda (Seter), Celso Sabino durante a abertura da Feira do Artesanato Mundial (FAM), realizada no último sábado (16) no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O evento vai até o dia 24.
A edição da FAM, que é realizada normalmente no segundo semestre, é uma homenagem ao dia do artesão, comemorado amanhã, e incorpora a Feira do Artesanato Estadual, totalizando mais de 60 estandes, que representam 20 países, 13 estados brasileiros e 23 municípios paraenses. Segundo a assessoria de comunicação da Seter, a feira reúne 300 artesãos do Pará, Brasil e do mundo. 
Para a comerciante do estande árabe, Mônica Haffar, a feira é uma ótima oportunidade de realizar bons negócios. “O público paraens...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs14




Aberta na terça (19), dia do artesão e de São José – padroeiro da profissão, a mostra recebeu visitantes logo cedo
Enfeites em material reciclável, chinelos decorados, bijuterias, luminárias em PVC, artigos em tricô e crochê, maquetes e peças de aeromodelismo são peças que podem ser encontradas na Exposição de Artesanato, que permanece até dia 24, no Mercado Municipal (praça Iguatemi Martins s/nº, Vila Nova), das 10h às 18h.
Aberta na terça (19), dia do artesão e de São José – padroeiro da profissão, a mostra recebeu visitantes logo cedo. O movimento animou o presidente da Casa do Artesão, Cleofaz Hernandez, para quem o evento representa uma oportunidade. “É um incentivo aos artesãos que não têm onde expor seu trabalho e para o cidadão que encontra uma grande oferta de produtos”.
Francisca Acácio, artesã desde os nove anos, estava empolgada com a exposição. “Posso mostrar meu trabalho e ainda me inspirar com o que meus co...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs13




Quase 1.600 peças vendidas e R$ 20 mil em volume de negócios. São os números do primeiro final de semana da Feira em Homenagem ao Artesão, por onde devem passar, segundo as estimativas da organização, 80 mil pessoas até o próximo domingo. O evento é uma edição especial da Feira do Artesanato Paraense, lançada em 2011 pela Secretaria de Estado de Trabalho Emprego e Renda, e que abriga, em uma programação paralela, a Feira Mundial do Artesanato, organizada pela Charp Eventos.
A psicóloga Marilda Couto diz que sempre se programa para visitar a feira. “Gostei muito de tudo o que vi da última vez e agora quis vir conferir as novidades de novo. A gente sempre encontra alguma coisa interessante. Já comprei flor de madeira, bolsa, castanhas e ainda não encerrei as minhas andanças”, conta. A aposentada Maria Lucia Lima também não perdeu tempo, e apesar de já ter comprado muitos itens diz que ainda pretende voltar. “A feira está linda. Olhando to...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs12




Mulheres de todas as idades participaram do curso
Uma parceria entre Enercan, Casa Lar e Secretaria Municipal da Saúde  possibilitou a atividade “Reabilitando com Artesanato”, que foi realizada com participantes do Programa de Promoção a Saúde e Qualidade de Vida: Anita, Crescer e Envelhecer com Saúde em Anita Garibaldi.
Conquistar movimentos que proporcionem sentimentos de liberdade, espontaneidade, criatividade, equilíbrio são uma das propostas da psicomotricidade,  que será a temática para este ano junto ao Programa Anita, explica Bianca Neves, fisioterapeuta especialista em saúde publica com ênfase em saúde mental. O estudo é o corpo humano e seu movimento. “Temos como objetivo desenvolver o aspecto comunicativo do corpo, ou seja, dar ao participante a possibilidade dele conhecer e dominar seu corpo, apesar das limitações advindas da idade, aperfeiçoando sua dominância lateral,  orientação espaço-temporal, esquema e imagem...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs10




Alguns artesãos paraenses já fecharam negócios e receberam encomenda durante a Feira do Artesanato Mundial (FAM), que está sendo realizada até este domingo no Hangar - Centro de Convenções, em homenagem ao Dia do Artesão. O evento é mais que uma possibilidade de vendas imediatas e eles estão preparados. A Comunidade Quilombola que expõe e vende panelas de barro vai fornecer mais de 300 peças para restaurantes paraenses e uma designer de acessórios regionais vai fornecer peças para um site americano.
De acordo com Magno Nascimento, membro da comunidade “Filhos do Quilombo” a Feira é uma das responsáveis pela vitória. “Ganhamos essas coisas graças ao espaço da Feira. Tem dois empresários paraenses fechando negócio com a gente. Queriam fazer a decoração com as panelas, mas também viram que elas são utilitárias. E isso aconteceu no início da feira”, comenta. Até o final do evento, a comunidade acredita conseguir mais de R$ 12 mil em encom...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs10




O Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) continua com inscrições abertas para os cursos gratuitos de Fuxico (bijuterias, adereços decorativos e bolsas), Artesanato com Feltro e com Papel. As aulas serão ministradas na unidade Senac Operário para pessoas de baixa renda, através do Programa Senac Solidário.
As inscrições só poderão ser feitas até o dia 25 no Senac Operário, na Av. José Félix Correa, 285, no bairro Operário. O curso de Fuxico acontecerá de 26 de março a dois de maio, no horário das 14 às 18 horas, nas terças e quintas. Estão disponíveis 25 vagas e o aluno deve ter no mínimo 16 anos.
Para que estiver interessado em fazer o curso de Artesanato com Feltro, as aulas acontecerão de 25 de março a 22 de abril, das 14 às 18 horas, nas segundas, quartas e sextas. Estão disponíveis 25 vagas e o aluno deve ter no mínimo 16 anos.
O curso de Artesanato com Papel acontecerá de 25 de março a 10 de abril, no horário ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs09




Técnica une saberes populares com tecnologia de uso industrial.
A mostra é de responsabilidade do grupo de mulheres da Resex.
No Dia do Artesão, 19 de março, foi lançada a 1°Mostra de Artesanato de Encauchados do grupo de mulheres da Reserva Extrativista do Cazumbá-Iracema. A mostra acontece no Museu dos Autonomistas, no centro de Rio Branco . Os produtos ficarão expostos até esta sexta-feira (22).
Encauchados de vegetais é a combinação de técnicas de saberes populares com tecnologia de uso industrial. A técnica consiste na pré-vulcanização artesanal do látex e na adição de substratos naturais, formando um material que pode ser utilizado para compor bolsas, toalhas de mesas, embalagens.
Leonora Maia é coordenadora do grupo de mulheres da Reserva Extrativista Cazuma-Iracema e desde criança aprendeu sobre a borracha. "Sou seringueira, meu pai era seringueiro, meu marido é seringueiro. Eu conheço o látex.", afirma.
Ela conta ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs07




A coordenadora do Programa do Artesanato Brasileiro em Rondônia (PAB), Wéllida Sodré, explicou que acompanha
O Dia do Artesão foi comemorado em grande estilo, na manhã desta terça-feira (19), no Galpão II da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, onde mais de 30 artesãos se reúnem diariamente para a Feira do Sol e Economia Solidária.
O Governo da Cooperação, através da Secretaria de Estado dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel), em parceria com a Prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural e da Semdestur, e com o grupo de artesãos da Feira do Sol, comemorou o dia do artesão, celebrado no dia 19 de março, com um café da manhã, seguido por sorteio de brindes para os artistas e oficinas para os visitantes.
A coordenadora do Programa do Artesanato Brasileiro em Rondônia (PAB), Wéllida Sodré, explicou que acompanha o trabalho deste grupo e sabe o valor de cada conquista. “Só estes artesãos, já estão há mais de oito a...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs06




Na programação, oficinas, cursos e concursos de peças artesanais para comemorar o Dia do Artesão.
A exposição artesanal reunirá aproximadamente 35 artesãos de Mazagão, Santana, Ilha de Santana, Maruanum, Maracá, Vitória do Jari e Tartarugalzinho. Foto: Divulgação
MACAPÁ – Os artesãos de Macapá terão a oportunidade de participar de uma semana inteira voltada para o segmento. A cidade prepara uma programação especial com a Feira de Artesanato, oficinas, cursos e concursos de peças artesanais, para comemorar o Dia do Artesão, celebrado em 19 de março, dia de São José, que também é o padroeiro da capital amapaense.
Além disso, outra aposta é o resgate da Feira de Artesanato, que acontece tradicionalmente todo início de mês, e ocorre, obrigatoriamente, durante três dias. Neste mês, o evento terá um atrativo a mais pela passagem do Dia do Artesão. A Feira acontecerá no período de 15 a 18 de março, em frente à Casa do Artesão,...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs15




Abertura do evento será neste domingo (17), na Praça da Concha Acústica.
Programação conta também com oficinas de artesanato.
Começa neste domingo (17) em Uberaba a II Semana de Artesanato, que tem objetivo de mostrar um pouco do trabalho dos artesãos da região. A programação do evento, promovido pelo Projeto Cantinho, Instituto Beira de Estrada e Fundação Cultural, conta com apresentações e oficinas de artesanato até o dia 24 de março.
A Praça da Concha Acústica, no fim da Rua Artur Machado, será o palco de abertura do evento. Das 9h às 17h a comunidade participa de feiras gastronômicas e artesanais, além de atividades de lazer e recreação. Neste domingo, serão apresentados o Coral Cheiro de Relva, com a maestrina Olga Frange, e o Projeto Choro de Aprendiz, coordenado por Fausto Reis.saiba mais
Na próxima semana, as atividades serão realizadas no Teatro Experimental de Uberaba (TEU), a partir das 19h30. Na terça-feira (19) haver...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs14




O trabalho com o barro é uma atividade humana que resiste ao tempo e que traduz a riqueza de uma cultura popular. No Acre, a Fundação de Bem-Estar Social (Funbesa), que atualmente está ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), é uma referência na qualificação e comercialização do artesanato em argila. Com mais de 30 anos de atuação, a instituição possui uma trajetória importante na história da conservação dessa atividade cultural.
No governo de Binho Marques, após algumas reformulações na política de educação profissional oferecida pelo Estado, a Funbesa continuou com a sua produção de artesanato, no entanto, apenas para a comercialização dos produtos. A Fundação funciona nas dependências da Seds, onde dispõe de uma oficina para a confecção de variadas peças em argila, como jarros, vasos, cofres, panelas, objetos de decoração, que são vendidos em uma pequena loja, no espaço da Secretaria.
Segundo a coo...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs13




Boa parte das técnicas do artesanato podem ser assimiladas em pouco tempo, especificamente em quatro aulas, ao longo de um mês e, o melhor, gratuitamente. Assim funcionam as oficinas oferecidas pelo FSS (Fundo Social de Solidariedade), que tiveram mais uma etapa iniciada na segunda-feira (11).
Na aula inaugural de confecção de bonecas, a voluntária Alaíde Paiva ensinou as alunas a arrumar o tecido, cortar, costurar e aplicar o enchimento. “Resolvi participar porque tenho uma neta de um ano e meio, e quero fazer as bonecas para ela. Não é difícil”, disse a aposentada Carmen Sara Sanches.
Aluna do curso de bordado em fitas, outro curso oferecido pelo FSS, Vera Lúcia de Oliveira pretende utilizar o aprendizado de uma outra forma. “Além de ser uma distração, o curso vai me ajudar a conseguir uma fonte de renda, com a venda das peças que eu fizer”, afirma.
Ao longo do ano, são disponibilizadas também aulas de chaveiro artesanal, pintura com ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs12




Cerca de 450 novos agentes de crédito do programa Banco do Empreendedor concluíram nesta semana o curso de formação promovido pela Fomento Paraná e Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária. A solenidade de formatura aconteceu nesta segunda-feira (11/03), em Curitiba. Foram diplomados servidores públicos e colaboradores de instituições parceiras, como federações e associações comerciais, o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) e o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), além de um grupo de agentes de crédito ativos.
São 224 agentes que possuíam capacitação normal e que receberam mais informações do Juro Zero. Também participaram da nova etapa de capacitação 68 novos agentes e 147 servidores da Secretaria do Trabalho e Agências do Trabalhador. Deste total, a Fomento Paraná passa a contar com 292 agentes de crédito ativos em 127 municípios paranaenses. Uma nova turma está sendo montada e começará a ser treinad...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs29




O artesanato caririense é referência não só no Brasil, mas também no exterior, com destaque para a arte em madeira, gesso, palha, couro, argila e tecidos. Parte dessa produção está presente no Catálogo de Artesanato Caririense (vol. 1), que será lançado na quinta-feira (14), na Livraria Lua Nova (Av. 13 de Maio, 2861, Benfica), às 19h. A publicação é do projeto de extensão Fomento à Arte e à Economia Solidária na Região do Cariri, desenvolvido pelo Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (LIEGS), do Campus da Universidade Federal do Ceará em Juazeiro do Norte.
A produção do Catálogo é uma das ações do projeto, que além de registrar parte da produção artesanal visando preservar a memória, pretende ser um veículo de divulgação para ampliar as oportunidades de negócios dos artesãos e suas famílias. Organizado por pesquisadores e técnicos, o Catálogo teve a participação e a contribuição de vários parceiros e vol...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs28




A exposição dos produtos segue até o dia 18 e a Semana encerra na terça-feira (19) com confraternização dos artesãos
Jéssica Santos
Exposição e comercialização de produtos, oficinas, minicursos e apresentações artísticas movimentam, de 12 a 18 de março, a Central de Artesanato Mestre Dezinho e a Praça Pedro II. As atividades fazem parte da 3ª Semana do Artesão, que reúne profissionais de todo o Piauí.
Segundo a diretora do Programa de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Prodart), Francisca Lemos, esta é uma oportunidade de dá mais visibilidade aos artesãos do Estado. “Expor e propagar os produtos do nosso artesanato é nosso intuito. O Governo do Estado tem dado todo o apoio para que possamos potencializar nossa produção e participar de eventos no Piauí e em outros estados também”, ressaltou.
Francisca Serrata - 3ª Semana do Artesão(Foto: Carlos Eduardo/Prodart)
Cerca de quatro mil artesãos são cadastrados junto ao Pr...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs27





Data: 16/03/2013 às 17:00 Expiração: 24/03/2013 20:00:00 Local: Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia Endereço: Av. Dr. Freitas com Av. Brigadeiro Protásio Lopes, s/n, bairro do Marco Contatos: Carlos Figueira (gerente de Promoção da Paratur ) (91) 8227-1111 A variedade do artesanato paraense será um dos destaques da Feira de Artesanato Mundial (FAM), realizada de 16 a 24 de março no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O evento, alusivo ao Dia do Artesão, comemorado na próxima terça-feira (19), é realizado pela Empresa Charph Eventos, em parceria com o governo do Pará, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), com apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Companhia Paraense de Turismo (Paratur), a qual dividirá o estande com a Seter, oferecendo orien...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs26




Artesão trabalha com barro para criar instrumentos de sopro e percussão.
Peças foram usadas por Ney Matogrosso, Milton Nascimento e Alceu.
O artesão natural de Olinda Aguinaldo da Silva, conhecido como Mestre Nado, realiza um trabalho bastante peculiar com o barro. Ele cria, com o material, instrumentos de sopro, que se transformam em verdadeiras obras de arte. Por conta desse lado artístico das peças, acontece, a partir desta quarta-feira (14), na Casa de Cultura José Condé, na Feira de Artesanato de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, a exposição “Mestre Nado - a terra, a água, o fogo e o sopro”. A entrada é gratuita.
“São instrumentos-esculturas, porque têm a plasticidade e um rebuscamento bastante elaborado”, explica um dos curadores da mostra, Ticiano Arraes. A exposição já passou pela cidade de Tracunhaém, na Zona da Mata, e agora chega ao Agreste pernambucano, para apresentar a atividade do artesão que faz instrumentos d...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs24




Durante a feira haverá apresentações artísticas, lançamentos de DVDs sobre os mestres artesãos do Vale do Jequitinhonha, rodas de conversa e oficinas
Serão homenageados dois mestres artesãos: a mestra Lira Marques, ceramista e pesquisadora de Araçuaí, e o mestre Antônio de Bastião, tamborzeiro de Minas Novas
A 14ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha na UFMG será realizada de 6 a 11 de maio de 2013, em Belo Horizonte, na Praça de Serviços do Campus Pampulha.
O evento traz os artesãos e o artesanato do Vale, auxiliando na divulgação de um pouco de toda a diversidade da produção artísticas da região.
Durante a feira haverá apresentações artísticas, lançamentos de DVDs sobre os mestres artesãos do Vale do Jequitinhonha, rodas de conversa e oficinas.
Nesta edição, serão homenageados dois mestres artesãos: a mestra Lira Marques, ceramista e pesquisadora de Araçuaí, e o mestre Antônio de Bastião, tamboreiro de Minas Nova...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs23




Está tudo pronto para a edição especial da Feira de Artesanato, que inicia nesta sexta-feira, 15, e se estende até o dia 18, em frente à Casa do Artesão, a partir das 16h. Neste mês de março a exposição será comemorativa devido à passagem do Dia do Artesão, comemorado no dia 19.
A exposição artesanal reunirá aproximadamente 35 artesãos de Mazagão, Santana, Ilha de Santana, Maruanum, Maracá, Vitória do Jari e Tartarugalzinho.
Os produtos são variados, como biojoias feitas de sementes, utensílios para o lar, bonecas, vasos em cerâmica, manualidades de crochê, peças em madeira, tudo pertencente e carregando a marca da cultura amapaense.
O que promete também chamar atenção do público que for conferir a feira é a programação cultural, com shows artísticos durante os três dias de evento.
O secretário da Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), José Reinaldo Picanço, disse que o Governo do Amapá se empenhou e está fazen...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs22




Prefeitura de Pirapozinho realiza cursos de artesanato em couro, orquídea e horta orgânica em parceria com SENAR, FETAESP e Sindicato Rural
A Prefeitura Municipal de Pirapozinho em parceira com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), com a FETAESP (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo) e com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Presidente Prudente realiza até o próximo dia 14 de março, quinta-feira, o curso de artesanato em couro.
O curso possui 20 vagas limitadas, gratuito e oferecido para maiores de 18 anos, com carga horária de 32 horas, das 9h às 18h. Os alunos poderão aprender técnicas em couro como a fabricação de cabresto, barrigueira, trança de vários tipos: chata, redonda, quadrada.
O curso será realizado na ACAD (Associação Cultural Agrícola Desportiva) de  Pirapozinho localizado na Rua Joaquim Divino Pantaroto, 805, em frente a praça Manoel Marques Silva.
Mais cursos - Com iníc...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs20




CRAS inicia oficina de artesanato
O Centro de Referência em Assistência Social iniciou no dia 11 de março, os trabalhos artesanais com o grupo de mulheres atendidas pelo CRAS. A oficina conta com 25 mães beneficiárias dos programas sociais do Governo Federal, que, além do atendimento psicossocial dos profissionais do CRAS, ainda recebem material para a produção de artesanato.
O objetivo do projeto é fazer com que essas mulheres desenvolvam capacidades e potencialidades para trabalhos manuais. O curso é viabilizado com recursos da esfera federal, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – Paif.
O primeiro encontrou contou com a presença da Secretária da Família, Ninha Maragno, que deu boas vindas ao novo grupo, bem como falou sobre o projeto e os trabalhos que serão confeccionados. “Para incentivar ainda mais, presenteamos cada participante com uma bolsa personalizada”, destacou a secretária. Participaram também a ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs19




A abertura da II Semana de Artesanato de Uberaba acontece neste domingo (17), na Praça Concha Acústica, às 10h, com a realização de uma Feira de Artesanato e apresentações musicais do Coral Cheiro de Relva e Grupo Choro de Aprendiz.  Será um dia para apreciar artesanatos, música, dança, coral, gastronomia, brinquedos infantis e outros.
No decorrer da semana a comemoração passa a ser realizada no Teatro Experimental de Uberaba – TEU. No dia 19, às 19h30, ocorre a entrega do troféu II Semana de Artesanato de Uberaba e também uma palestra ministrada pela primeira-dama do município Heloisa Piau. A música fica por conta do Grupo Sopro Som.
No dia 21, também às 19h30, a Diretora de Artesanatos do Governo de Minas, Dra Patrícia M. Maia, ministrará uma palestra sobre, “O Artesanato como Ferramenta de Desenvolvimento Econômico”, após, o cientista social e filósofo, Dr. Rodrigo Starling, falará sobre “Voluntariado Transformador – O Desafi...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs18




As oficinas serão oferecidas gratuitamente para a população, com cursos disponibilizados em artesanato em argila, entalhe em madeira, artesanato em fibras vegetais e artesanato diversificado na folha da mangueira. Os interessados devem procurar a Casa do Artesão, que fica localizada na Praça Beira-Rio a partir de hoje, 9, e neste domingo, 10, das 15h às 21h. 
De acordo com Claudovil Almeida, gerente da Casa do Artesão, as oficinas vão acontecer de 11 a 15 deste mês, dando continuidade com a feira de artesanato de 15 a 18 em frente a casa do Artesão.  As atividades que estão sendo realizadas comemoram o Dia do Artesão, que é festejado dia 19 de março. 
Segundo ele, cada oficina terá turma de 20 alunos e serão ministradas por experientes artesãos do Estado do Amapá, nos horário: das 8h às 12h e das 14h às 18h. As inscrições podem ser realizadas na recepção da Casa do Artesão.
Concurso
“No dia 18 será o julgamento d...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 20hs59




Cerca de 20 mulheres da Economia Solidária encontram nas feiras, uma alternativa de comércio. São vendidos desde artesanato, confecção, assessórios, artigos de decoração e até arte em tela.
A feira faz parte da agenda de diversas cooperativas e associações de artesanato que ao todo somam 190 cooperados de várias localidades como Taguatinga, Ceilândia, Valparaiso, Planaltina e demais cidades satélites.
“A Economia Solidária é importante porque trabalha com pessoas que geralmente não tem renda. Então estas pessoas se juntam, formam cooperativas e associações e trabalham em conjunto. Às vezes aquela pessoa que trabalha sozinha tem mais dificuldade, logo se organizando é mais fácil dá certo. Então a nossa proposta enquanto economia solidária é formar associações e cooperativas”, explica a diretora administrativa da Cooperativa Bem Me Quero, Doralice Carvalho.
Segundo a analista social do Instituto Marista de Solidariedade Claudia Lima,...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 20hs58



Páginas 1 | 2 | Próxima
Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com