Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





Nesta quarta-feira, 27, o Instituto Dom Moacyr (IDM) realizou a formação de novos profissionais do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Bujari na área de Artesão de Biojoias. Os cursos são destinados aos beneficiários dos programas de transferência de renda do governo federal.
O Pronatec está sendo executado pelo IDM nos 22 municípios do Acre e prepara para o mercado de trabalho cerca de 7 mil jovens estudantes de escola pública e participantes do programa Bolsa Família.
A oferta dos cursos é uma ação realizada pelo governo federal em conjunto com o governo do Acre, executada pelo Instituto Dom Moacyr em parceria com a Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), Secretaria  de Estado de Educação e Esportes (SEE), Secretaria de Estado e Desenvolvimento Florestal da Indústria e do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) e apoio das prefeituras locais e dos Centros de Referência de Assistência Soc...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 08hs29




A produção local de artesanato da Cooperilha e Coopeg será a principal atração do estande de Guarujá, na Feira Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL, que será realizada entre os dias 27 de fevereiro a 3 de março, na capital portuguesa.
O evento é uma vitrine para expor as potencialidades turísticas da Cidade e buscar novas parcerias e investimentos para o turismo local. Além de Guarujá, também participam outras estâncias turísticas brasileiras como Bertioga, Ilhabela , Ibirá, Itú, Pereira Barreto, São Roque e Embu das Artes.
O público alvo da Feira BTL é formado por empresários do setor de Comércio e Indústria de Turismo, profissionais e empresários do trade turístico, sendo uma oportunidade para estabelecer parcerias e buscar novos investimentos para o Turismo de Guarujá. Por esse motivo, além da exposição de artesanato local, ecológico e reciclado, também será distribuído material publicitário como mapas, folders e vídeos sobre a Cid...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 08hs28




O Instituto Municipal de Turismo (Ctur) realiza nesta semana a análise de produtos que irão ser expostos na Feira de Páscoa, marcada para o período de 12 a 30 de março nas praças Santos Andrade e Osório.
Cerca de 180 produtos foram cadastrados no departamento de artesanato do CTur na semana passada (de 21 e 22 de fevereiro) e vão passar pela análise de uma comissão composta por cinco integrantes: um representante da Associação Mãos Criativas, um representante da Fundação Cultural de Curitiba, um representante da Feira da Praça da Ucrânia (Bigorrilho), um representante do CTur e um representante da Federação das Associações de Artesanato do Paraná. Os produtos que poderão ser expostos na Feira de Páscoa serão conhecidos na próxima sexta-feira (1º de março).
De acordo com a coordenadora de feiras de arte e artesanato de Curitiba, Marily Pires Lessnau, a cada evento são criadas novas comissões para evitar que haja vícios durante o processo ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 08hs28




Ultrapassado é um adjetivo que não se encaixa nos produtos que remetem ao passado e integram a tendência vintage e retrô. Saias rodadas, geladeiras com design clássico, vitrolas, baús estilizados e móveis restaurados contrastam com a era tecnológica atual e são as apostas de um grupo de pequenas empresas que buscam se diferenciar no mercado.
E esses negócios têm espaço de sobra para crescer, afinal, diante de itens cada vez mais descartáveis, a tendência é o cliente buscar justamente o contrário: algo perene. É essa a análise feita por Lucas Liedke, diretor do núcleo de tendências da agência de pesquisa Box 1824. "Temos lançamentos de modelos que já tinham saído de linha, mas voltaram agora. Tem o lado nostálgico e um retorno de fazer as coisas de um jeito como se fazia antigamente."
Liedke explica que o vintage é o antigo mais "puro", ou seja, são objetos antigos que continuam em uso. Já o retrô se inspira em um produto clássico para cr...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 08hs27




A OFAN – Oficina de Artesanato NOVA é uma seção da SEC / Setor de Cooperativismo, faz parte do Programa ECONOVA, e visa promover ações de responsabilidade socioambiental por meio do trabalho artesanal de pessoas com deficiência, pela utilização de papéis reciclados e bagaço de cana-de-açúcar.
Os trabalhos serão desenvolvidos com a utilização de produtos como papéis descartados da Cooperativa, somado às fibras vegetais do bagaço de cana-de-açúcar para confecção de brindes, cartões, material de marketing e papel A4 para uso em relatórios.
A OFAN iniciará suas atividades em março de 2013.
Fonte: novaprodutiva


Postado por: BRartesanato às 08hs26




No ano de 1.997, Rosely Ferraioul deu início a uma nova técnica artesanal: Aproveitamento de filtros usados de papel para café para criar e produzir peças de artesanato no Brasil.
Com essa idéia simples, inspirada na estética japonesa conhecida como Wabi-Sabi, um estilo que valoriza o belo que compõe as coisas imperfeitas, associada aos aspectos de sustentabilidade, a artesã está há mais de 15 anos criando suas peças e transmitindo suas técnicas com sucesso.
O objetivo principal destas oficinas é capacitar o público em  geral interessado na criação e produção de artesanato por meio do uso de filtros usados de café.
As oficinas são modulares, sendo que cada módulo terá a duração de 2 horas com 15 minutos de Coffe-break.
Ao final de cada módulo será sorteada uma peça assinada pela artista.
Módulo Provençal
•    Criação de uma luminária (35x12);
•    Carga horária de duas horas...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 08hs25




Funcionado com três núcleos em Barreiras, o Programa Colmeia abriu o período de inscrições aos interessados em participar das oficinas de artesanato oferecidas gratuitamente no Parque de Exposição, Vila Rica e Ribeirão. As inscrições vão até o dia 15 de março, as aulas começam dia 18 de março nos turnos matutino e vespertino.
O Programa Colmeia, desenvolvido pela Prefeitura de Barreiras, trabalha com o princípio da geração de emprego e renda a partir de uma política de sustentabilidade. A Secretaria do Trabalho e Promoção Social, executora do programa, oferece este ano oficinas de fibras, sementes, papel vegetal, bordados, marcenaria, pintura em tecido e serigrafia.  “A matéria-prima utilizada nas oficinas vem de doações de empresas, fazendas e confecções. Nós vamos a campo coletar sementes que passam por um processo de higienização. A prefeitura oferece equipamentos e estrutura de trabalho”, explicou Terezinha Ribeiro, coordenadora...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 08hs23




A Secretaria de Trabalho Emprego e Renda (Seter) realizou, na manhã desta terça-feira, 26, um workshop para mais de 80 artesãos como preparação para a II Feira do Artesanato Paraense, que acontecerá em março. O evento debateu as tendências de mercado da produção artesanal no Pará com o designer Jaime Lisboa e consultores do Sebrae. Ao final do workshop, a Diretoria de Economia Solidária da Seter entregou aos artesãos o Manual do Expositor, com orientações para a participação na Feira.
O artesão e designer Jaime Lisboa, atual diretor do Museu do Índio, iniciou o workshop falando da gestão empreendedora que esses trabalhadores devem ter. “No Brasil, o artesanato movimenta R$ 50 bilhões e o Pará é responsável por 37% desse valor. Então o que falta é que alguns artesãos entrem de cabeça nisso. O artesanato requer dedicação e a feira é um meio de promoção, de vitrine do trabalho”, ressalta.
Para o titular da Seter, Celso Sabino, o momen...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs07




Material muitas vezes descartado na natureza, a fibra de bananeira pode ser utilizada na confecção dos mais diversos objetos e acessórios que geram renda às famílias rurais. Para aproveitar esse recurso abundante na área rual, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promovem o Curso de Artesanato em Fibra de Bananeira.
As atividades começaram nessa segunda-feira (25), no assentamento Chapadinha, na região do Lago Oeste. As aulas abordam aspectos como identificação e preparação do caule da bananeira, preparação das fibras, confecção de tranças, elaboração de peças decorativas, acabamento das peças, aspectos de comercialização, preservação do meio ambiente, higiene e segurança do trabalho.
No primeiro dia, as mulheres aprenderam desde o corte do tronco, seleção da matéria-prima e o preparo das fibras, aplicando as técnicas de separação, lavagem, secagem e armazen...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs06




Visando ampliar seus negócios a nível nacional e internaconal no setor do artesanato regional, a Coopamart (Cooperativa Amazonense de Artesanato) está participando desde o dia 22 e se estenderá até o dia 3 de março das 15 às 22h no Manaus Plaza da Feira de Artesanato Mundial (FAM), que acontece pela segunda vez em Manaus. 
O objetivo da feira é mostrar para o Brasil e o mundo o que está sendo produzido de novidades no Amazonas no setor de artesanato regional. Os produtos em exposição retratam a arte indigena e ribeirinhas, bio joias, confecção em algodão cru, bolsas, bonecas, arranjos regionais e florais, pesos de portas e decorações. 
Segundo a presidente da Coopamart, Terezinha Ribeiro, a feira está sendo coordenada pela Secretaria Estadual do Trabalho do Amazonas (Setrab-AM) e conta com a participação de vinte estados brasileiros e dez países como: Turquia, áfrica, Argentina, Egíto, Grécia, Síria, Peru Itália, Paquistão e Rús...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs05




Feira é composta por 30 artesãos e emprega 500 pessoas, direta e indiretamente. Novo local já recebeu mais de 700 curiosos com o artesanato.
PORTO VELHO – Há uma semana a Feira do Sol, tradicional local de vendas de artesanatos, em Porto Velho, se mudou para um dos galpões da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), no centro da capital. A feira é composta por 30 artesãos e emprega 500 pessoas, direta e indiretamente.
A coordenadora da feira e responsável pela economia solidária do grupo, Marlene Marques, informou que nos primeiros dias o local já recebeu mais de 700 pessoas. A vontade de trabalhar no novo local é um sonho antigo do grupo de artesãos. “Lutamos por este espaço desde 2008″, comemora.
De acordo com Marlene, o novo local foi cedido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur) e a Fundação Cultural (Funcultural).
Antes a feira já passou por outros pontos da capital, como a fei...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs04




A riqueza e a diversidade da agricultura familiar podem ser um elemento a mais no leque de divulgação do Brasil no exterior. Os produtos extrativistas como castanha, açaí, cupuaçu, artesanato e o vinho produzidos pelos agricultores deverão ser vinculados ao Programa de Estruturação da Produção Associada ao Turismo. A parceria foi discutida entre o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.
“Vamos divulgar os produtos da agricultura familiar no exterior para que o mundo compreenda melhor o que é o Brasil e conheça a diversidade da nossa produção. Vamos intensificar o interesse do turista pelo Brasil e gerar emprego e renda para os brasileiros”, ressaltou Dino.
Os frutos do extrativismo brasileiro como castanha do Brasil, açaí e guaraná atraem a atenção do turista estrangeiro pelo sabor, pelo alto teor nutritivo e também pelo exotismo. Já a bela produção arte...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs21




A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), oferece diversas atividades para pessoas cadastradas nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do município. Nesta segunda-feira (25), por exemplo, começou a oficina de artes da unidade do bairro Etemp.
Dentro da oficina haverá artesanato de fuxico utilizando como base embalagens recicláveis. Para a confecção de porta-lápis será utilizado latinhas de molho de tomate e requeijão, já o porta-treco será feito com vasilha de sorvete. O curso também ensinará a decoupagem (técnica de recorte de tecido) em pano de prato, caixinha de madeira e vidro, além das aulas de confecção de bonecas de panos.
As aulas serão todas as segundas-feiras das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Elas serão ministradas pela monitora Luciane Amorin Pereira. Ela ressalta que o objetivo é estimular a criatividade e criar novos artesãos. “Estimulando eles a mexerem c...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs20




A Secretaria Municipal de Cultura e o Sindicato Rural de Caldas Novas realizaram, gratuitamente, durante esta semana o curso de artesanato em bordados e flores de tecido. O curso de qualificação profissional é oferecido por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). As atividades começaram na última segunda-feira, 18 de janeiro, e foram encerradas na quinta-feira, 21, com quarenta horas de duração.
De acordo com o Secretário de Cultura, Leônidas Barros, o curso de artesanato é pensado para ser uma forma de renda. “A nossa intenção e do Sindicato Rural é fazer com que as pessoas aprendam um ofício que possa complementar a renda familiar, o artesanato de um modo geral, pode gerar lucros, temos feiras e outros locais em Caldas Novas para comercializar esses produtos”, afirmou o secretário.
O curso foi realizado no Casarão dos Gonzaga, sede da Secretaria de Cultura, com trinta e oito inscritos. Além do bordado, os inscritos que particip...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs37




A administração municipal de Frederico Westphalen, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), a Emater/RS-Ascar, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Associação dos Feirantes, realizou, promoverá no dia 27 de março, na Praça da Matriz, no município, a Feira da Agricultura Familiar, Artesanato e do Peixe. O lançamento do evento ocorreu na noite dessa quinta-feira (21/02), no salão da Associação Comercial e Industrial de Frederico Westphalen. 
O objetivo da feira é oportunizar aos agricultores, agroindústrias, artesãos, piscicultores e à comunidade em geral o conhecimento das potencialidades de trabalho que a agricultura familiar proporciona aos municípios do Norte gaúcho. Para a chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Vera Izabel Cancian, a feira aproxima os setores de hortifrutigranjeiro, agroindústria, artesanato e pesca do público consumidor, além de ser uma opo...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs36




A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, realizou na quinta-feira, dia 21, no salão nobre da ACI de Frederico Westphalen, o lançamento oficial da Feira Regional da Agricultura Familiar, Artesanato e do Peixe, que será realizada no dia 27 de março.
O objetivo da feira, de acordo com o Secretário de Agricultura, Lauro Somavilla, é incentivar a produção, transformação e comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar no município de Frederico Westphalen. É com esse intuito que a Secretaria Municipal de Agricultura e entidades parceiras- Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Associação dos Feirantes estarão promovendo a feira.
Somavilla destacou ainda que o município conta com 1.442 propriedades rurais, e que 19% da população frederiquense vive no campo. Historicamente, há um predomínio da produção de grãos, e só nas ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs35




A Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Caetano e a Casa do Artesão estão com inscrições abertas, de 1 a 28 de março, para munícipes interessados em expor e comercializar produtos artesanais na Casa do Artesão e na Feira de Artesanato e Alimentação do Espaço Verde Chico Mendes.
Para participar, é preciso ter disponibilidade para prestar serviço voluntário no local, uma vez ao mês. A inscrição deve ser feita pessoalmente na Casa do Artesão (Rua Pará, 88, Bairro Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. Basta preencher uma ficha retirada no próprio local.
Os inscritos passarão por uma avaliação em data a ser agendada posteriormente. Mais informações na Casa do Artesão, pelo telefone 4229-9988.  
Fonte: reporterdiario


Postado por: BRartesanato às 14hs34




A artesã Lúcia Maria da Rocha, que mora próximo ao Mercado Municipal em Brumado, tem trabalhado arduamente para ajudar no tratamento de saúde do filho, um adolescente de 12 anos que há dois anos luta contra um câncer no intestino. O tratamento é feito no Hospital SAMUR, em Vitória da Conquista, e no Hospital São Rafael, em Salvador. As despesas com o tratamento de menino chegam a custar R$ 2 mil de acordo com Dona Lúcia. De origem humilde, a artesã e o marido resolveram confeccionar objetos nos formatos de boneca, cisne e escorpião para serem vendidos de casa em casa e no comércio local, a fim de arrecadar fundos para os cuidados médicos do filho e para as despesas do dia-a-dia. “Com a arte, estamos lutando contra o câncer, tentando salvar nosso filho”, disse a artesã ao Brumado Notícias. Emocionada, Dona Lúcia mostrou os bonecos de papel e disse que tem recebido a ajuda de familiares, amigos e do comércio. “As pessoas compram o nosso artesanato e, ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs25




Aluno pode escolher entre cinco opções.
Iniciativa gratuita é somente para moradores da cidade.
A Prefeitura de Biritiba Mirim está com inscrições abertas para cursos de artesanato. O interessado pode escolher entre panificação artesanal, pintura em tecido, pintura em vidro, arte em feltro e aplique em tecido.
Para participar é preciso morar na cidade e ter mais de 18 anos. Os alunos deverão levar  os materiais que serão solicitados pelos professores e tudo produzido durante o curso será levado para casa.
Segundo a administração municipal, as inscrições podem ser feitas enquanto houver vagas. Os interessados precisam levar cópias do RG, CPF e comprovante de residência até a Rua Gildo Sevali, 257. Quem quiser mais informações pode ligar para 4692-2964.
Fonte: G1


Postado por: BRartesanato às 18hs24




Numa parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato Rural de Garanhuns e Casa do Artesão, doze mulheres do município tiveram a oportunidade de conhecer novas formas de trabalhar com a fibra da bananeira, durante esta semana. A capacitação teve uma carga horária de 40h e foi realizada no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti.
As participantes tiveram noções, num passo a passo, de desfibrarem a palha e com o material didático fornecido criarem as peças. Mais uma oportunidade para as mulheres, que terão a chance de executarem o que conheceram. Um exemplo disso é a dona de casa Marinalda Rodrigues. Com 51 anos de idade, ela se considera apaixonada por artesanato. “Há mais de cinco anos que eu já trabalho com artesanato. Sempre que tem cursos, gosto de participar. Por consequência, minha prática como artesã ajuda nas despesas da casa”, disse.
De acordo com a instrutora do curso, Lucileide Esp...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs23




Stands de artesanato também estarão presentes nos eventos, que acontecem no Pelourinho e no Jardim dos Namorados
Gastronomia e artesanato marcarão presença em duas feiras promovidas pelo Instituto Mauá nesta semana. Com início na próxima sexta (22), o “Espicha Verão” contará com a presença da culinária típica e do legítimo artesanato produzido em Salvador em sua programação. Isso porque a feira do Mauá estará presente no evento, que acontece este ano na Praça das Artes, no Pelourinho, nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro.  Entre as opções gastronômicas, beijus recheados e diversos sabores de mingau. A feira de artesanato e culinária funciona sexta e sábado, das 12h às 20h e, no domingo, das 10h às 20h. O “Espicha Verão” também conta com apresentações de música e dança, rodas de capoeira, espetáculos teatrais, intervenções circenses, exposições de artistas ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs32




Interessados em comercializar seus trabalhos de artesanato e alimentícios podem se inscrever de 25/2 a 15/3 na Secretaria de Cultura (Secult).
Artesãos cubatenses podem tentar uma das 95 vagas na Feira Municipal de Artesanato, onde vão expor e comercializar seus trabalhos. As inscrições começam na próxima segunda-feira (25/2) e seguem até 15/3. Podem ser feitas na Secult (Av. Nove de Abril, 2275), das 10h às 12h e das 13h às 17h.
A Feira acontecerá em quatro diferentes locais e dias. São oferecidas 15 vagas para a área externa do Parque Anilinas, em frente ao Portão da Av. Nove de Abril, 2275, sendo todas para produtos artesanais. Neste espaço, os trabalhadores ficarão de quarta-feira a sábado.
Outras 40 vagas estarão disponíveis na parte interna do Novo Anilinas, sendo 36 barracas para artesanato e 4 para alimentação, funcionando sábado e domingo. As 40 vagas restantes, 36 para artesanato e 4 para alimentícios, estarão nas Praças Prin...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs31




O Programa do Artesanato da Paraíba (PAP) levará o trabalho de artesãos paraibanos a 22ª Craft Design,  um dos maiores eventos no segmento de decoração, design, arte e negócios no Brasil. A feira vai acontecer no Estado de São Paulo no período de 4 a 7 de março.
Através de uma seleção criteriosa, o artesanato paraibano pioneiramente passou a participar da feira que tem por objetivo apresentar novos conceitos e tendências do mercado de decoração e design, sendo ponto obrigatório de todos os profissionais da área.
De acordo com a gestora do Programa de Artesanato Paraibano, Ladjane Barbosa, a Paraíba abriu caminhos para que outros Estados participassem posteriormente da feira levando o artesanato. Além disso, informou que os produtos estão sendo criteriosamente selecionados para serem encaminhados ao estande.
“Será um momento oportuno para fazermos negócio, pois os melhores lojistas, decoradores e arquitetos do Brasil particip...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs30




Evento acontece no dia 27 de fevereiro, no Espaço Cultural Casa Amarela
No dia 27 de fevereiro, acontece o Papo Artesanal, evento gratuito que promove discussões, oficinas de artesanato, workshops ou exposições. O encontro acontecerá no Espaço Cultural Casa Amarela, em São Paulo.
Haverá palestra da rendeira Elizabeth Horta Corrêa, gestora do Grupo dos Amigos da Serra, que tem como foco a pesquisa das rendas no Brasil. Ela contará suas experiências e pesquisas ligadas a origem, resgate e modos do fazer da renda Nhanduti.
As inscrições para participar podem ser feitas pelo (11) 3082-8681 ou e-mail ananda@artesol.org.br.
Fonte: catracalivre


Postado por: BRartesanato às 09hs29




Estão abertas a pré inscrição para a II FENEARC - Feira de Negócios do Artesanato de Camaragibe, que acontecerá no período de 08 a 12 de maio de 2013 (cinco dias) na Praça de Eventos - Vila da Fábrica - Camaragibe/PE. 
Serão colocados à venda apenas 60 (sessenta) estandes, dos quais 50% já foram comercializados. 
A estrutura inclui praça de alimentação, palco para eventos, brinquedoteca, sala de reunião/palestra para 25 pessoas. 
Haverá apresentações culturais: blocos líricos, maracatus, afoxés, pastoril (no total de 15 atrações) e bandas musicais, sendo uma a cada noite (no total de cinco bandas).
Terá ainda desfile de moda, palestras, oficinas e apresentações de teatro. 
A expectativa é atrair 10.000 (dez mil) pessoas. 
Haverá propaganda em outdoor, outbus, panfleto, cartaz, faixa, camisas, carro de som e chamadas em rádio. 
O estande mede 6 metros quadrados (3m X 2m).&nb...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs28




O Gabinete de Gestão da Mineração da Secretaria de Indústria e Comércio está com inscrições abertas para cursos gratuitos de Lapidaçãoe de Artesanato Mineral. São 40 vagas para Goiânia, 20 para cada curso, divididas entre os períodos matutino e vespertino. Para Anápolis, estão reservadas 20 vagas no curso de Lapidação. Em Goiânia, as inscrições podem ser feitas até o próximo dia 28, no próprio gabinete, que fica na Avenida Laurício Pedro Rasmussen, Nº 2535, Vila Yate. Já em Anápolis, as inscrições são no Centro de Gemologia de Goiás, no Daia. Para se inscrever, o candidato deve ter idade mínima de 16 anos. As aulas começam em março.
Mais informações: (62) 3201-4001 ou (62) 3316-1112
Fonte: noticias.go.gov.br


Postado por: BRartesanato às 10hs08




Os interessados em aprender um ofício artesanal já podem se matricular nos cursos oferecidos pelo Instituto Mauá a partir desta terça-feira (19). Disponíveis nas modalidades de bordado a mão, bordado a máquina, cerâmica de torno, cerâmica escultórica e tecelagem, os cursos são gratuitos e abertos à população a partir dos 16 anos.
“Não são exigidos conhecimentos técnicos ou qualquer experiência na área”, explica a gerente de Fomento do Mauá, Ângela Virgens. “O objetivo é expandir a formação artesanal, capacitar novos profissionais e, consequentemente, gerar trabalho e renda”, destacou.
De fato, ao concluir o curso, os alunos tornam-se aptos a se cadastrar no Instituto para adquirir Carteira de Artesão (mediante avaliação prévia da sua produção); o que lhes dá o direito de participar das feiras e eventos promovidos pelo órgão, oportunizando vendas e a abertura de novos canais de comercialização. “Além de valorizar nosso pat...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs08




Artesão trabalharam durante o carnaval para aumentar o faturamento
Funcionando em horários especiais para atender aos turistas, os centros de artesanato na orla marítima de Maceió comemoram as boas vendas na alta temporada. No entanto, o comércio de filés no bairro do Pontal da Barra não teve o mesmo desempenho este ano.
A variedade e os preços da Feirinha da Pajuçara e do Pavilhão do Artesanato chamam a atenção dos visitantes. Os artesãos, privilegiados pela localização e proximidade com os hotéis da capital, abriram mão do Carnaval para aumentar o faturamento. 
Já os artesãos do centro de artesanato do Pontal reclamam da falta de turistas e de incentivos na região. Eles também funcionaram durante o Carnaval, mas as vendas não melhoraram. O número de visitas vem diminuindo, apesar das altas taxas de ocupação nos hotéis da cidade, segundo Guilherme dos Santos, presidente da associação de moradores e divulgador cultural do bairro.
saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs06




Nos dias 16 e 17 de fevereiro, aconteceu na Praia de Cristal a Feira de Artesanato organizada pela Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Ação Social e Secretaria de Obras. 
Na Feira foram expostos trabalhos artesanais diversos durante os dois dias em que a tenda ficou montada no balneário.
Participaram do evento as empresas de artesanato em cúias de chimarrão Artesanato Gaúcho e Artesanato das Cúias, artesãos autônomos do município e também o Clube de mães.
Nestes dias, houveram também atividades para as crianças que estiveram presentes no balneário. Elas puderam se divertir no circuito de brinquedos do SESC que foi montado na praia.
Nos dias 16 e 17 de fevereiro, aconteceu na Praia de Cristal a Feira de Artesanato organizada pela Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Ação Social e Secretaria de Obras. 
Na Feira foram expostos trabalhos artesanais diversos durante os dois dias em que a tenda ficou montada no ba...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs06




O Programa do Artesanato da Paraíba (PAP) levará o trabalho de artesãos paraibanos a 22ª Craft Design, um dos maiores eventos no segmento de decoração, design, arte e negócios no Brasil. A feira vai acontecer no Estado de São Paulo no período de 4 a 7 de março.
Através de uma seleção criteriosa, o artesanato paraibano pioneiramente passou a participar da feira que tem por objetivo apresentar novos conceitos e tendências do mercado de decoração e design, sendo ponto obrigatório de todos os profissionais da área.
De acordo com a gestora do Programa de Artesanato Paraibano, Ladjane Barbosa, a Paraíba abriu caminhos para que outros Estados participassem posteriormente da feira levando o artesanato. Além disso, informou que os produtos estão sendo criteriosamente selecionados para serem encaminhados ao estande.
“Será um momento oportuno para fazermos negócio, pois os melhores lojistas, decoradores e arquitetos do Br...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs05




São 362 vagas em Santos com matrículas somente nesta quinta-feira (21).
Aulas acontecem em março e abril.
O Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Santos, no litoral de São Paulo, recebe somente nesta quinta-feira (21) inscrições para as oficinas do programa de Geração de Renda. São 362 vagas divididas entre oito modalidades de artesanato e panificação artesanal.
As aulas acontecem em março e abril. Na área de artesanato são oferecidas oficinas de bordado em fitas, pintura em tecido com tinta, pintura em tecido com giz de cera, bordado em pedraria, art apliqué (aplicação de retalhos em tecidos), caderno decorado, chaveiro artesanal e bonecas de pano. Já na padaria estão disponíveis a fase 1 (pães diversos), 2 (bolos, tortas e salgados) e 3 (festas), além do módulo especial Delícias de Páscoa.
As inscrições devem ser feitas na sede do FSS das 9h às 12h e das 14h às 17h30. É preciso ter, pelo menos, 16 anos, apresentar origin...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs04




Mais uma vez a Câmara de Caruaru esteve lotada na reunião dessa quinta (21). Dessa vez, a pressão em cima dos vereadores diz respeito à Feira de Artesanato. O vereador Rozael do Divinópolis (PMN) usou a Tribuna e disse que o local sofre com a falta de segurança, já que segundo o edil, assaltos são constantes no Parque 18 de Maio. Rozael pediu a presença da Guarda Municipal, o que gerou um estresse na sessão.
Na sequência o vereador Gilberto de Dora (PSB) usou a palavra e disse que a segurança era um problema do governo de Pernambuco, por isso, a prefeitura de Caruaru não tinha muito o que fazer nesse sentido. A fala de Gilberto irritou alguns dos comerciantes presentes, que tentaram interromper ao vereador, mas foi impedido pelo presidente Leonardo Chaves (PSD), já que o Regimento Interno não permite a manifestação nas galerias.
O feirante Mário da Silva Xavier se retirou do local e conversou com a nossa equipe. Segundo ele, há 4 anos a área da Fe...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs03




Vem aí a 1ª feira de artesanato do ano em Serra Talhada, com a exibição do filme Gonzaga de Pai pra Filho
A Fundação casa da cultura promove primeira feira de artesanato com cinema do ano e vai exibir o filme Gonzaga de Pai pra filho, que conta a relação conflituosa entre o rei do baião, Luiz Gonzaga e o filho Gonzaguinha, no próximo sábado (23). 
Além do projeto: CINEMA EM TODO LUGAR, a Casa Cultura trás de volta a FEIRA DE ARTESANATO, na Concha Acústica - O Marco zero da Cidade e logo após tem som ao vivo com Zé Marques e Cida Guedes.
A Feira tem início as 18 horas e o cinema às 19:30. Paralelo ao evento tem feira de Artesanato, brexó, barracas com comidas e bebidas, música ao vivo e Parque de Diversão Infantil.
Fonte: blogdoluizcarlos


Postado por: BRartesanato às 10hs02




Depois do carnaval, os grandes home centers voltam a dar cursos gratuitos com força total. Aproveite e cuide melhor da casa!
Fazer pequenos reparos na casa faz bem à alma – e ajuda a economizar algumas centenas de reais. Mas se você está interessado em virar um pedreiro de fim de semana, prepare-se antes. Isso evita estresse e gastos desnecessários. Um bom começo são os cursos gratuitos (e rápidos) oferecidos por grandes redes de materiais de construção.
Selecionamos 50 cursos nesses moldes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Nas aulas, dá para aprender técnicas para construir e reformar a casa – como pintura e impermeabilização. Mas os minicursos também abordam artesanato, decoração, aromaterapia e Feng Shui. Tem até curso de síndico! A maioria das aulas é patrocinada por fabricantes de materiais de construção – que aproveitam os cursos para apresentar os seus produtos ao consumidor. Confira abaixo a ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs56




No último sábado (16), foi realizada a abertura da Feira do Sol e Economia Solidária no Galpão II da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
No último sábado (16), foi realizada a abertura da Feira do Sol e Economia Solidária no Galpão II da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. A cerimônia reuniu artesãos, amantes da arte e autoridades para oficializar o funcionamento da Feira dentro do Galpão.
Na ocasião, a chefe de gabinete da Secel, Angela Maria, falou sobre a importância deste momento para os artesãos e para a cultura local. “Este é um momento para comemorarmos mais uma conquista desta classe que representa parte da cultura do Estado, mais que isso, representa a nossa identidade. Queremos agradecer aos parceiros que estão junto conosco, unindo forças para que esta seja uma de muitas outras conquistas para a cultura da nossa região”, destacou Angela.
A artesã Arlete Cortez, que apresentou a poesia “Maria Fumaça”, de sua autoria, durante a ceri...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs56




A partir desta terça-feira (19/02), os interessados em aprender um ofício artesanal já podem se matricular nos cursos oferecidos pelo Instituto Mauá. As capacitações, gratuitas e abertas ao público com idade a partir de 16 anos, estão disponíveis nas modalidades de bordado a mão, bordado a máquina, cerâmica de torno, cerâmica escultórica e tecelagem.
“Não são exigidos conhecimentos técnicos ou qualquer experiência na área”, explica a gerente de Fomento do Instituto Mauá, Ângela Virgens. “O objetivo é expandir a formação artesanal, capacitar novos profissionais e, consequentemente, gerar trabalho e renda”, destacou.
Ao concluir o curso, os alunos tornam-se aptos para se cadastrarem no Instituto e adquirirem a Carteira de Artesão (mediante avaliação prévia da sua produção). Com isso, eles terão o direito de participar das feiras e eventos promovidos pelo órgão, oportunizando vendas e a abertura de novos canais de comercializa...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs55




As capacitações são de bordado a mão, bordado a máquina, cerâmica de torno, cerâmica escultórica e tecelagem
A partir desta terça-feira (19), está aberta a matrícula para os cursos de bordado a mão, bordado a máquina, cerâmica de torno, cerâmica escultórica e tecelagem oferecidos gratuitamente pelo Instituto Mauá. As capacitações são destinadas a pessoas com idade a partir de 16 anos.
Os interessados devem se inscrever até o dia 28 de fevereiro, na unidade do Mauá no Pelourinho. As aulas, que começam no dia 18 de março, são realizadas durante os meses de março a novembro, sempre na unidade do Mauá no Pelourinho, de duas a três vezes por semana (a depender da modalidade), nos turnos matutino ou vespertino. 
Cada turma é formada por no máximo 20 alunos. “Além de valorizar nosso patrimônio cultural, os cursos de artesanato desempenham essa função social de inserção no mercado de trabalho. Por vezes, resgatando a autoestim...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs54




Gastronomia e artesanato marcarão presença em duas feiras promovidas pelo Instituto Mauá nesta semana. Com início na próxima sexta (22), o “Espicha Verão” contará com a presença da culinária típica e do legítimo artesanato produzido em Salvador em sua programação. Isso porque a feira do Mauá estará presente no evento, que acontece este ano na Praça das Artes, no Pelourinho, nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro.
Entre as opções gastronômicas, beijus recheados e diversos sabores de mingau. A feira de artesanato e culinária funciona sexta e sábado, das 12h às 20h e, no domingo, das 10h às 20h. O “Espicha Verão” também conta com apresentações de música e dança, rodas de capoeira, espetáculos teatrais, intervenções circenses, exposições de artistas plásticos e exibição de curtas-metragens.
Artesanato e culinária na orla – Ainda neste final de semana (23 e 24), o Instituto Ma...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs53




Parceiro da Secretaria do Turismo e da Bahiatursa desde a primeira edição do “Espicha Verão”, em 2009, o Instituto Mauá volta a participar do evento que, este ano, acontece no Pelourinho, nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro. O legítimo artesanato produzido em Salvador e a culinária típica são a atração principal em um espaço montado na Praça das Artes.
São 15 artesãos, comercializando desde bijuterias, acessórios de crochê e bolsas, a bonecos de papel marchê e oratórios em miniatura, feitos com aproveitamento de material. Entre as opções gastronômicas, beijus recheados e diversos sabores de mingau. A feira de artesanato e culinária promovida com o apoio do Mauá funciona sexta e sábado, das 12h às 20h e, no domingo, das 10h às 20h.
O “Espicha Verão” também conta com apresentações de música e dança, rodas de capoeira, espetáculos teatrais, intervenções circenses, exposições de artistas plásticos e exibição de curtas-metrage...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs52




Neste sábado (16), a partir das 10h, será a abertura oficial da Feira do Sol e Economia Solidária no Galpão II da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, o novo espaço será fixo para exposição dos trabalhos dos artesãos da capital.
Desde 2006, os artesãos expunham em praças, de forma itinerante, com o projeto Feira da Economia Solidária, em 2011, firmaram uma parceria com o Governo da Cooperação, através da Secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel) e passaram a expor todos os fins de semana no estacionamento da Secel, com o nome Feira do Sol.
Alguns meses depois, a Fundação Cultural do Município (Funcultural), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Turismo (Semdestur) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) também se integraram a esta parceria e a Feira passou a ser realizada no Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, com o nome Feira do Sol e Economia Solidária.
Segundo a coordenação, emb...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 13hs53




Setores são essenciais para o desenvolvimento socioeconômico no Estado
A Organização das Cooperativas Brasileiras do Amazonas (OCB-AM) concedeu na manhã desta quinta-feira, certificados a três novas cooperativas: a Coopasam, a Codcred e a Solinegro. Associadas à OCB-AM, as cooperativas passam a ser beneficiadas por assessorias técnicas (jurídica e contábil), treinamentos, capacitações e acompanhamento gerencial para a plena execução da gestão de cooperativismo.
Segundo o presidente da OCB, Petrucio Magalhães Junior, que entregou os certificados a Gumercindo Furtado, representante da Coopasam, Julio Cézar dos Santos, da Solinegro e Patrício Ramos, da Codcred, os setores nos quais atuam as cooperativas agora registradas são essenciais para o desenvolvimento econômico-social no Amazonas.
“Vamos dar todo suporte necessário à administração, instigar a macrovisão das mesmas, a fim de que integrem o mercado de forma efetiva”, afirmou Petrucio....

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 12hs57




A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CRAS – Centro de Referência e Assistência Social -, encerrou na última semana, no distrito de Encantado do Oeste, o Curso de Artesanato em Palha de Milho. 
Segundo o Assistente Social, Ederson dos Santos Izeli, objetivo do curso foi desenvolver habilidades manuais e oferecer uma alternativa de ganho extra. “Com o curso os participantes encontram no artesanato uma alternativa simples e barata para aumentar a renda familiar”, disse.
O curso que teve duração de 24 horas, contou com a parceria do Sindicato Rural Patronal que através do SENAR-PR disponibilizou um instrutor para o curso, que teve tempo suficiente para que os 14 novos artesãos pudessem aprender a confeccionar flores em palha de milho. 
Segundo Ederson, o CRAS já programou cursos semelhantes para atender outras comunidades. “Ao longo desse ano vamos realizar novos cursos de artesanatos, inclusive em outros distritos e pa...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 12hs56




A feira de artesanato da avenida Bernardo Monteiro entre as ruas Padre Rolim e Otoni, no bairro Santa Efigênia, na região Leste de Belo Horizonte, vai voltar a funcionar normalmente na próxima sexta-feira (22). O evento foi suspenso no primeiro dia deste mês, devido ao risco de queda de galhos dos centenários fícus, vítimas de doença provocada pela mosca-branca.
No entanto, as feiras de flores, que acontece no mesmo dia, a de antiguidades e a Tom Jobim (bebidas e comidas típicas) realizadas aos sábados funcionam normalmente no mesmo local.Na última sexta-feira (15), a prefeitura finalizou os trabalhos de poda de cerca de 50 árvores centenárias, deixando cerca de 200 artesãos aliviados.
Marcos Antônio Arante, que há três anos vende vestidos infantis na Bernardo Monteiro, é um deles. Ele temia uma possível mudança de endereço e até mesmo a extinção da feira. “Fico feliz em poder voltar a trabalhar no mesmo lugar. Sabíamos do risco de queda ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs50




Entre os produtos mais confeccionados estão carrinhos de garrafa pet, pássaros feitos com frascos de xampu, porta-retratos e sacolas produzidas com filtros de café usados.
Da Redação redacao@novohamburgo.org
Um grupo de mulheres capacitadas pelo Programa CataVida se reúne para a confecção de brinquedos, sacolas e enfeites. Os materiais utilizados são garrafas pet, filtros de café, plásticos e outros produtos reutilizáveis. Iniciativa do CataVida, é um novo meio de renda para essas mulheres.
O Programa CataVida, se preocupa, não apenas, com a coleta e reciclagem de resíduos sólidos, mas também com a situação social dos catadores. Para a dona de casa Juraci Terezinha Miró, de 73 anos, que há dois anos participa dos projetos do CataVida, é possível conseguir uma renda extra com o artesanato. “A oficina oferece um aprendizado que nos ajuda a ter uma renda melhor com a venda de alguns produtos que nós fazemos em feiras que organizamos”, ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs10




4 de fevereiro de 2013 - Secretaria de Estado do Trabalho se alia à Coca-Cola e Instituto Consulado da Mulher para alavancar artesanato na reserva
Secretária Iralides Caldas (azul ao centro) se reuniu com superintendente geral da FAS, Virgílio Viana | Foto: Comunicação FAS
A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) está reunindo instituições e empresas para incentivar o artesanato na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro. No último dia 29, a Secretaria de Estado do Trabalho (SETRAB) assinou um Memorando de Entendimento, formalizando um trabalho conjunto para incentivar a geração de renda na reserva. A secretaria se junta à Coca-Cola Brasil, que recentemente anunciou o investimento de R$ 3 mi em atividades de turismo no Rio Negro, e ao Instituto Consulado da Mulher, que potencializará o empreendedorismo em várias comunidades da reserva.
Ontem, a titular da SETRAB, Iranildes Caldas, visitou a comunidade do Tumbira, que abriga o N...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs56




Lucinéia da Silva mostra como ganhar dinheiro, ajudando a preservar o nosso planeta
O Super Mais teve o prazer de receber a moradora da comunidade do Caleme, Lucinéia da Silva, vítima das chuvas de janeiro de 2011, que nos ensinou como reaproveitar aqueles materiais que a gente pensa que não tem mais utilidade ou importância, em arte. Néia, como é mais conhecida, viu na tragédia, uma oportunidade de ajudar o planeta e retirar do ambiente, tudo aquilo que pode causar novos desastres naturais, fazendo reciclagem.
Membro da Avit (Associação das Vítimas das Chuvas de 12 de janeiro de 2011), mais conhecida carinhosamente por toda a comunidade como Néia, a artesã viu da varanda de sua casa todo o terror daquela noite, e apavorada infelizmente não pode fazer muita coisa para ajudar os amigos que iam embora junto com as águas da chuva. No dia seguinte, a visão era de terror, e seu sentimento, de impotência diante de tamanha tragédia. Foi a partir daí, que ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs46




Artesãos comemoram o faturamento após muitos anos de trabalho
Centenas de sergipanos estão encontrando na arte uma forma de valorizar a cultura regional, aquecer a economia e garantir a sustentabilidade. Entre os produtos que mais agradam os turistas estão: esculturas feitas com barro e cerâmica, bijuterias, artigos decorativos, utilidades domésticas peças feitas com bordado em renda irlandesa, tricô, pintura, palha, madeira, porcelana, cabaça, mandala e metal. A maioria do material utilizado é reciclado que ajuda a diminuir a sujeira no planeta, realiza a coleta seletiva e destina adequadamente os materiais reaproveitáveis.
É preciso ter criatividade e adotar idéias inovadoras para levar a mensagem da reciclagem às pessoas e fazê-las entender e praticar ações que diminuam o volume de lixo no ambiente. O lixo pode ser transformado em arte.
“Garrafas pet, por exemplo, já se transformam em vassouras em vários lares brasileiros. O artesanato cri...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs46




Maria de Fátima pereira Xavier ou simplesmente Fatinha é a futura presidente da Associação dos Artesões do Município de Montes Claros, e juntamente coma secretaria de cultura realizam a feria de artesanato há mais de 13 anos. Durante sete anos ela foi realizada na avenida deputado Esteves Rodrigues, mas na administração de Athos e atendendo ao pedido dos feirantes voltou a ser realizada na Praça da Matriz.
Fatinha conta que ainda não tomou posse, apesar da eleição ter sido realizada em julho de 2012 e o estatuto prevê que o atual presidente deva tem de 30 a 40 dias para passar o cargo, essa transição ainda não foi feita.
De acordo com a futura presidente, a associação conta com 138 feirantes cadastrados com bancas fixas. Segundo ela passam pela feira cerca de 2000 pessoas por domingo. Ela explica que cada artesão paga uma taxa para filiação de R$ 100. As bancas são montadas todos os sábados a noite e desmontadas domingo a partir das 14 horas é cobrado de ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 13hs41




Proposta é oferecer novos conceitos e técnicas a trabalhos com vistas a eventos como a Copa de 2014
 Artesãos dos municípios de Cacoal, Pimenta Bueno, Rolim de Moura e Ji-Paraná, participantes do Projeto Expo Art 2014, participam, em Cacoal, de hoje (4) a quarta-feira (6), da 1ª Oficina de Design. A proposta é de buscarem melhorias e desenvolvimento de produtos já criados, visando o lançamento de 100 novas peças até o final deste ano e que poderão ser vendidas em eventos como a Copa de 2014.
 A oficina será conduzida por Mazarelo Carneiro e Jivago Nolli, consultores de design desde 2002 junto ao Sebrae Minas. Eles apoiarão os artesãos rondonienses em conceitos do abstrato, no processo criativo e também elaboração consciente de elementos – matéria prima regional, traços e imagens culturais como subsídios para novos produtos.
Essa capacitação é uma ação do Projeto de Artesanato Expo Art 2014, realizado em parceria pelo Sebrae Naci...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs32




Indicações geográficas, marcas coletivas, marcas de certificação e registro dos conhecimentos tradicionais. Esses bens intelectuais coletivos reconhecidos em uma relação equilibrada entre consumidor, produtor e distribuidor, representam uma nova era mercantil. Refiro-me ao comércio justo e solidário.
A prática se desenvolveu após a segunda guerra mundial nos Estados Unidos e em boa parte da Europa. A partir desse milênio foi renovada por conta da preocupação global crescente em se garantir um planeta mais saudável para as próximas gerações.
O comércio justo e solidário existe quando produtor, distribuidor e consumidor aceitam estabelecer negócios transparentes, pautados por valores e princípios relacionados à concorrência leal, à dignidade dos trabalhadores e aos direitos dos consumidores. Essa concepção era tida no final do século passado como um ideal distante, inalcançável para muitos. Mas a urgência por um planeta ambientalmente mais...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs30



Páginas 1 | 2 | Próxima
Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com