Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





Um grupo de internos do Projeto Criamundo está participando de oficinas de capacitação artesanal promovidas pelo Instituto Mauá. O Projeto, de responsabilidade social da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão da UFBA – Fapex, trabalha junto a pacientes portadores de distúrbios mentais, como esquizofrenia e transtorno bipolar, com ações voltadas para a inclusão social.
Apoiador da iniciativa, o Mauá já desenvolvia capacitações para internos do Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira, onde o próprio Criamundo surgiu, em 2004. “É gratificante transformar a vida das pessoas através do artesanato”, destacou a diretora geral do Mauá, Emília Almeida. “É um trabalho que, certamente, resgata a autoestima dos pacientes, os coloca em atividade e ajuda a inserção no mercado de trabalho e na sociedade”, ressaltou.
A capacitação é no desenvolvimento de produtos em cestaria e trançado. Desde julho, quando a atividade teve início, os aluno...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs33




A vida pode ser bem mais divertida, saudável e produtiva quando dons artísticos são desenvolvidos. É o que descobriram as 30 pessoas que participam das oficinas de artesanato do Centro de Convivência do Idoso Eliseu Gianini. As aulas, gratuitas, são abertas à comunidade e ocorrem duas vezes por semana.
Maria dos Santos Martins é coordenadora da unidade e afirma que as oficinas de artesanato devolvem a alegria para os participantes. "Conheci vários idosos que chegaram até nós deprimidos e certos de que não tinham mais nada para fazer neste mundo. Mas, depois de algumas aulas, descobriram dons e que a vida vale a pena", destaca.
Esta foi a experiência vivida por dona Zenilda Chavenco Semprebom, 62 anos, que acompanha o trabalho realizado no Centro há mais de oito anos. Ela diz que utiliza as atividades para não deixar que a depressão lhe pegue. "Ao invés de ficar em casa pensando besteiras venho para cá, conheço coisas novas e depois aproveito para ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs32




Quem quiser adquirir ou apreciar as peças de artesanato dos grupos Lã Pura, Bichos do Mar de Dentro, Redeiras e Ladrilã poderá encontrá-las na Feira do Empreendedor 2012. Além destes grupos estarão expondo e comercializando seus produtos o Canoa, o Artesanato Missões, o Abelhas Arteiras e o Santo Antônio. A Feira do Empreendedor ocorre entre os dias 27 e 30 de setembro, no Centro de Exposições da Fiergs, das 14h às 21h.
Um espaço destinado ao artesanato já é tradicional na Feira do Empreendedor. Na última edição, em 2010, foram comercializadas 372 peças, totalizando um valor de aproximadamente, R$ 7,7 mil. “É uma oportunidade de faturar, mas, sobretudo, de divulgar o trabalho dos artesãos junto a um público bem diversificado”, destaca a técnica do Sebrae/RS, Vânia Fernandes.
Artesanato Missões levará sua coleção nova para a Feira
O Artesanato Missões é um grupo formado por 30 artesãos, que retratam em cada produto um pouco da cu...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs31




Goiânia - Aos 14 anos e estudante de um colégio interno, Maria Aline Barros Pettersen descobriu a vocação para o artesanato. Era o ano de 1968 e a pouca idade não foi empecilho para se apaixonar pelo trabalho com altas temperaturas, iniciado com a pintura em porcelana. Quarenta e quatro anos depois, a artesã tem orgulho de se sustentar com as peças que produz, feitas a partir de vidro reciclado.
Ao longo do tempo, Maria Aline fez pequenos cursos de capacitação, mas foi a prática a principal aliada para o aprimoramento do trabalho. “A base é a experiência”, diz.
Acreditando sempre no potencial de suas peças, a artesã montou o local de trabalho na sala do apartamento em que mora, no Setor Oeste, em Goiânia (GO). “Acho que, na verdade, moro no meu ateliê. Trabalho com artesanato como negócio, vivo só dele, sou artesã 24 horas”, conta.
Em se tratando de design, o artesanato de Maria Aline é diversificado. A partir do vidro, faz de ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs29




A Secretaria de Cultura de Petrolina está programando a realização de uma Feira Mensal de Artesanato. O evento acontecerá no primeiro e no terceiro sábado de cada mês, no Bodódromo e terá início no dia 10 de novembro, das 16h às 22h.
O intuito da feira é dar espaço para que os artesãos possam mostrar e comercializar suas obras, garantindo assim aumento na renda desses profissionais. Os interessados em participar do evento devem realizar inscrição na Secretaria de Cultura, localizada no Museu do Sertão, até às 13h30min da próxima segunda-feira (17), além de saber mais informações sobre como adquirir a sua barraca.
Fonte: gazzeta


Postado por: BRartesanato às 15hs27




A Cooperativa Amazonense de Artesanato (Coopamart) participa, do dia 6 ao 16 de setembro, da Feira do Artesanato Mundial (FAM), com a exposição da produção de 17 artesãos da cooperativa. A feira está sendo realizada no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping, localizado na Avenida Djalma Batista, bairro Chapada. O convite para a realização da exposição foi feito pela Secretaria do Estado do Trabalho (Setrab) e pela Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (Semtrad).
A Feira do Artesanato Mundial que vem a Manaus pela primeira vez com a o melhor do artesanato mundial, conta com a participação de artesãos de Manaus, Roraima, Tocantins, Pará, Distrito Federal, São Paulo, Santa Catarina e Paraná e Rio Grande do Sul, e de vários países como Tunísia, Dubai, Quênia, Índia, Turquia, Peru, Filipinas, África do Sul, Egito, Rússia, Marrocos, Palestina, Síria, Líbano, Istambul e Bolívia.
A Coopamart está com dois stands para...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs27



Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com