Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





O Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) participa, neste sábado (29) e domingo (30), da Brite 2012 (Brazil International Tourism Exchange), principal feira de varejo de turismo do Rio de Janeiro. Os artesãos paraibanos vão expor peças de renda, madeira, couro e cerâmica e esperam fazer bons negócios.
De acordo com a gestora do PAP, Ladjane Barbosa, os artesãos também irão produzir suas peças durante o evento, mostrando como cada produto é feito. “Isso desperta a atenção dos visitantes e mostra que o trabalho artesanal é minucioso, detalhista e de qualidade”, adiantou Ladjane. Ela também explicou que foi feita uma curadoria prévia para escolher peças que representam bem a cultura paraibana para serem expostas no evento.
Além do estande do Programa de Artesanato Paraibano, a Brite 2012 vai reunir cerca de 150 expositores das cinco Regiões brasileiras, dispostos em mais de 10 mil metros quadrados de área. O estande do PAP ficará e...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs41




Exposição de peças em materiais reciclados fica aberta à visitação até este domingo (30)
Simone Guedes
Belo Horizonte - Esculturas produzidas com sacos de cimento, bolsas elaboradas com jornais, acessórios femininos de tecido e sementes, peças decorativas em cerâmica, ferro, aço naval e pedra, e outros objetos feitos com material reciclado estão em evidência na Mostra de Artesanato, que pode ser vista até este domingo (30), no Museu das Minas e do Metal (EBX), na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.
As peças são de autoria de onze artesãos mineiros apoiados pelo Sebrae em Minas Gerais. Eles também fazem parte do Catálogo de Artesanato de Minas Gerais, criado pela instituição para divulgar e impulsionar os negócios do setor nos mercados interno e externo. A publicação custa R$120 e pode ser adquirida pela central de atendimento, no telefone 0800 570 0800.
A mostra integra a programação da 6ª Primavera de Museus, promov...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs40




A Feira Itinerante da Primavera acontece até o próximo sábado (29), no Shopping Bahia Outlet Center, no bairro do Uruguai. Promovida por uma parceira entre a Secretaria Municipal de Reparação (Semur) e a Ong Cultuarte, o evento reúne trabalhos de 12 artesãos com temas inspirados na origem africana, como religiosidade e cotidiano. Entre os trabalhos expostos, estão telas com imagens de africanas e do candomblé, confeccionadas com material reciclado, além de camisetas com pinturas e costuras com os mesmos temas. Há, ainda, animais e bonecas feitas em cabaças. "Comecei pequena, ainda em Cachoeira a fazer artesanato, experimentando diversos materiais para criar meus produtos", conta a artesã Marlene Barbosa. Vivendo em Salvador há 33 anos, descobriu na cabaça uma forma diferenciada de atrair a clientela. "Criei estes cofres em forma de galinha, atraindo principalmente as crianças, que aprendem a poupar dinheiro como uma brincadeira", continua. Comercialização...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs39




A partir desta sexta-feira (28) até o dia 30 de setembro, no Rio de Janeiro, será realizada a nona edição do Brazil International Tourism Exchange (Brite), evento que destaca a diversidade de destinos turísticos e promove o intercâmbio comercial envolvendo todo o trade turístico brasileiro e operadores estrangeiros. A participação de Alagoas acontece através de articulação realizada pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), veiculado à Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande).
O evento, também conhecido como Salão de Turismo do Rio de Janeiro, reunirá aproximadamente 150 expositores de todo o Brasil e contará com a participação de 55 secretarias municipais e estaduais. Na ocasião, serão vendidas peças artesanais dos municípios de Feliz Deserto, Coruripe, Marechal Deodoro, Pontal da Barra e Boca da Mata - cerca de 1.800 artesãos alagoanos serão beneficiados com a iniciativa.
“Mais u...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs20




Brasília (26 de setembro) – Será realizada, no período de 28 a 30 de setembro, no Cais do Porto, no Rio de Janeiro (RJ), a 9ª Edição do BRITE – Brazil Internacional Tourism Exchange. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, e Comércio Exterior (MDIC) participará do evento através do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), onde, no espaço Salão do Turismo, estará sendo comercializado o artesanato de vários estados do Brasil.
O espaço Salão de Turismo é uma estratégia para promover o turismo brasileiro através da exposição de produtos e roteiros regionais que contribuem para evidenciar a singularidade dos diversos destinos brasileiros. O objetivo é divulgar, mobilizar e promover os destinos através da cultura, da gastronomia, do artesanato, da moda e do folclore.
Participam desta edição do Salão os estados do Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piau...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs19




Experimentações, debates teóricos, trabalhos acadêmicos e as técnicas que inovam o processo de criação e confecção das joias artesanais do Pará estão relatados no livro “Joias do Pará: Design, Experimentações e Inovação Tecnológica nos Modos de Fazer”, que será lançado neste sábado (29), às 17h, no Ponto do Autor, na XVI Feira Pan-Amazônica do Livro, que acontece no Hangar  Convenções e Feiras da Amazônia, até domingo (30).
O livro resulta de uma iniciativa do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), instituição que gerencia o Espaço São José Liberto e o Polo Joalheiro do Pará, em pareceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapespa) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae), com apoio da Secretaria Especial de Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento Sustentável e Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mi...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs17




Dois eventos internacionais marcam a agenda de atividades da Central de Artesanato do Ceará (Ceart), neste final de ano: o Salão de Turismo do Rio de Janeiro – Brite 2012 – Brazil International Tourism Exchange, que acontece neste final de semana (28, 29 e 30 de setembro), nos armazéns 3 e 4 do Píer Mauá, no Rio de Janeiro; e a 15ª Fiaflora Expogarden – Feira Internacional de Negócios de Paisagismo, Jardinagem, Lazer e Floricultura, que acontece no período de 06 a 09 de outubro próximo, no Anhembi, São Paulo.
Para os dois eventos, além de expor e comercializar a produção artesanal das diversas regiões do Estado do Ceará, confeccionadas nas diferentes tipologias, a CEART terá artesãos trabalhando ao vivo, levando ao público um pouco do ensinamento e da arte, que é passada de pai para filho, que vem atravessando gerações e garantindo a sua continuidade. Esta é uma das missões do Programa Estadual de Desenvolvimento do Artesanato e Economia Sol...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs16




Servidores ativos e inativos de 28 órgãos estaduais participam neste domingo (30) da 14ª Feira de Talentos, que ocorre a partir das 9h, na Praça Batista Campos, com a exposição de diversos artigos de artesanato produzido pelas mãos dos próprios trabalhadores do serviço público, além de atrações musicais e infantis para os visitantes. O evento é uma realização da Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA) voltada para a valorização do talento e do trabalho dos agentes públicos. Nesta edição, a Feira de Talentos volta à praça, local onde já foi realizada várias vezes, garantindo grande circulação de público e sucesso na comercialização dos objetos confeccionados pelos servidores.
A Feira de Talentos oferece toda a infraestrutura para reunir pessoas, que além de atuar no serviço público, também possuem outras aptidões e muita criatividade. Serão 87 barracas, sendo que o órgão com maior representação na Feira será a Secretaria de Es...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs14




Com exposição no centro da cidade, profissionais puderam tornar seus trabalhos e produtos conhecidos de cantagalenses e visitantes
A Feira de Artesanato de Cantagalo, evento organizado pela Secretaria municipal de Cultura no último sábado, 22 de setembro, na Praça Cônego Crescêncio Lanciotti, a Praça da Matriz, no centro da cidade, encantou cantagalenses e visitantes e, de acordo com a Secretaria de Cultura, atingiu o objetivo proposto: dar oportunidade a artesãos do município de expor seus trabalhos, compartilhar seus talentos e, de quebra, ganhar um dinheirinho, seja negociando seus produtos na hora ou garantindo encomendas futuras. Foram centenas de itens artesanais expostos no local.
Para a secretária de Cultura, Darlene Machado, mais do que o artesanato exibido, a feira mostra a diversidade cultural de Cantagalo. “Adotamos o tema ‘Cantagalo Fazendo Arte: seus Símbolos e sua História’ justamente para mesclar uma apresentação que tornasse a fe...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs14




Além da venda de peças, programação inclui palestra
O Museu das Minas e do Metal – EBX recebe, até o próximo domingo (30), um evento que reúne a discussão do mercado do artesanato em Minas Gerais, considerado referência no país; e a venda de peças de artistas da Região Metropolitana de BH. 
Nesta quinta-feira, o público poderá acompanhar a palestra de Sabrina Albuquerque, do Sebrae Minas, que discute o tema “Artesanato e mercado”, também com entrada franca. Sabrina abordará o artesanato mineiro e os diferenciais que qualificam sua presença no mercado. 
O evento faz parte da 6ª Primavera de Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) nesta época do ano em todo o país. O tema de 2012 é a função social dos museus. Nessa perspectiva, a exposição pretende dar visibilidade e possibilitar a comercialização dos produtos expostos, valorizando o artesanato.
Dados do Ministério do De...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs12




Centro de Artesanato de Pernambuco passa a funcionar diariamente, ao lado do Marco Zero, com obras de 500 artistas
Foram investidos R$ 6,5 milhões no espaço, que conta em sua área construída de 2 mil e 511 metros quadrados com 16 mil peças de 500 artesãos de Pernambuco. Os produtos comercializados na loja vão desde pequenos suvenires até peças de maior valor agregado, por serem assinadas por mestres como Manoel Eudócio, Thiago Amorim, Ana das Carrancas ou seus familiares, que perpetuam a tradição. Eles trazem etiqueta com nome, e-mail e telefone de cada artesão, na tentativa de aproximá-los do consumidor final, que podem pedir novas encomendas.
A loja se espalha por mil metros quadrados, com criações em barro, madeira, palha, cestaria, tecidos, escamas, papel-machê, entre outros materiais. O projeto arquitetônico é de Carlos Augusto Lira, que pensou ambientes decorados como sala de estar, de jantar e quarto de casal, agregando a eles uma visão mai...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs11



27/09/2012 - Mostra de Artesanato


Mostra de Artesanato
Data: de 25.09.2012 até 30.09.2012
Local: Museu das Minas e do Metal
Com diversos produtos da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A iniciativa, que tem apoio do Sebrae Minas e dos artesãos participantes, dialoga com o tema da 6ª Primavera: a função social dos museus. Nessa perspectiva, a exposição pretende dar visibilidade e possibilitar a comercialização dos produtos expostos, valorizando o artesanato local.
Informações Adicionais:
3ª a dom. das 12h às 18h, 5ª das 12h às 22h. 
http://www.mmm.org.br
Telefone: 31 3516-7200
Entrada Franca
Fonte: belohorizonte.mg


Postado por: BRartesanato às 09hs10




Mostra e outros eventos tomam conta da cidade
Belo Horizonte recebe, a partir desta quinta-feira, dia 20, o maior evento de design do país: a 4ª Bienal Brasileira de Design 2012, que inclui, além da mostra principal, dezenas de eventos paralelos, como seminários, debates, workshops, entre outros. O tema desta edição é Diversidade Brasileira, e ela traz objetos e móveis que abordam valores como pluralidade e multiplicidade. Mobiliário, utensílios para a casa, moda, jóias e até meios de transporte compõem as centenas de peças em exibição no Palácio das Artes.
De acordo com a curadora geral, Maria Helena Estrada, a mostra principal - cujo título éDa Mão à Máquina - vai apresentar aos visitantes a vocação nacional para o artesanato. "É importante mostrar este trabalho que começa a se firmar no Brasil. Não existe desenvolver um produto global sem antes passar pela cultura local”, afirma.
Na programação paralela, um dos destaques ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs08




O grupo produtivo Mundo Jeri, que trabalha com objetos artísticos produzidos com base na reciclagem de materiais, participa do 5º Jeri Sport Music Festival, a ser realizado em Jericoacoara, no período de 27 a 29 de setembro. As peças geradas pelo grupo estarão à venda no Centro de Artesanato.
O Mundo Jeri confecciona objetos como bolsas, nécessaires, jogos americanos e aventais, a partir de lonas descartadas durante a produção de banners. Também são reutilizadas garrafas pets. A capacitação e a articulação do grupo é feita com a parceria da Cagece, por meio do Projeto Reciclocidades.
O Projeto Reciclocidades incentiva a formação de grupos produtivos, capacitando seus membros e acompanhando o crescimento da equipe, ajudando a firmar parcerias estratégicas e a divulgar os produtos. Os grupos atuam na confecção de artesanato, através de materiais reciclados, como forma de contribuir para a geração de renda nas famílias.
As cidades beneficiada...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs06




Segunda unidade inaugurada no Estado, espaço abriga exposições e põe à venda 16 mil peças de 525 artistas pernambucanos. Horário de funcionamento será de 10h às 20h, diariamente
Com um acervo de 16 mil peças, o segundo Centro de Artesanato de Pernambuco (Cape) – o primeiro fica em Bezerros (Agreste) – começou a funcionar no prédio do antigo armazém 11 do Porto do Recife na tarde desta terça-feira (25). Ao lado do Marco Zero, o espaço virou vitrine para as obras de 525 artesãos de todo o Estado. De quebra, criou-se área de lazer ao lado do centro, à beira do mar, para quem quer andar de skate, bicicleta ou simplesmente contemplar a paisagem.
Artistas de várias cidades estiveram na abertura. Como Severina Gouveia da Silva, que vive em Tracunhaém (Mata Norte). Suas bonecas de lã e flores de meia ainda não estão à venda no local, mas ela espera vê-las numa estante do Centro de Artesanato em breve. “Aproveito essa visita para ver o que outros...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs05




Estão abertas, até o próximo sábado (29), as inscrições para mais de 300 vagas para 18 cursos gratuitos em artesanato, pintura, moda, artes digitais, gastronomia e literatura. A iniciativa é do Projeto Jardim de Gente, promovido pelo Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), por meio do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ).
Entre as formações oferecidas, estão Introdução a Dança de Salão, Animação - Stop Motion, Criação de Figurino, Informática Básica e Mídias Sociais, Web Design Avançado, Artesanato Sustentável, Pintura em Tela, Reciclagem de Computadores e Leitura e Literatura.
Os interessados devem apresentar CPF, RG e comprovante de endereço (próprio ou do responsável), além de uma foto 3X4 no CCBJ ou nos locais de realização das atividades. As aulas já começam em outubro.
Iniciativa
O Projeto Jardim de Gente existe desde 2007, com o objetivo de estimular o desenvolvimento social e econômico da região do Grande Bom Jar...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs05




A Feira Itinerante da Primavera, que está até sábado (29/9), no Shopping Bahia Outlet Center, no bairro do Uruguai, reúne trabalhos de 12 artesãos com temas inspirados na origem africana, como religiosidade e cotidiano. 
Entre os trabalhos expostos, estão telas com imagens de africanas e do candomblé, confeccionadas com material reciclado, além de camisetas com pinturas e costuras com os mesmos temas. Há, ainda, animais e bonecas feitas em cabaças.
“Comecei pequena, ainda em Cachoeira (cidade do Recôncavo Baiano) a fazer artesanato, experimentando diversos materiais para criar meus produtos”, conta Marlene Barbosa, artesã. Vivendo em Salvador há 33 anos, descobriu na cabaça uma forma diferenciada de atrair a clientela. “Criei estes cofres em forma de galinha, atraindo principalmente as crianças, que aprendem a poupar dinheiro como uma brincadeira”, continua.
Marlene Barbosa já participa de feiras de artesanato em Salvador há três ano...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs04




Brazil International Tourism Exchange (Brite) acontece de 28 a 30 de setembro
A partir desta sexta-feira (28) até o dia 30 de setembro, no Rio de Janeiro, será realizada a nona edição do Brazil International Tourism Exchange (Brite), evento que destaca a diversidade de destinos turísticos e promove o intercâmbio comercial envolvendo todo o trade turístico brasileiro e operadores estrangeiros. A participação de Alagoas acontece através de articulação realizada pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), veiculado à Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande).
O evento, também conhecido como Salão de Turismo do Rio de Janeiro, reunirá aproximadamente 150 expositores de todo o Brasil e contará com a participação de 55 secretarias municipais e estaduais. Na ocasião, serão vendidas peças artesanais dos municípios de Feliz Deserto, Coruripe, Marechal Deodoro, Pontal da Barra e Boca da Mata - cerca de 1.800 a...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs03




Artesanato de palha de milho de Brás Pires, na Zona da Mata mineira, conquista setor moveleiro e da moda
Artesãos de Brás Pires investem na diversificação da produção para ampliar mercado. Com o apoio do Sebrae-MG e  do Instituto Xopotó, o artesanato feito com palha de milho, na Zona  da Mata mineira, tem caído no gosto da indústria moveleira e da moda. 
Participantes do Programa Sebrae de Artesanato, os artesãos mudaram o foco da produção, antes baseada em cestarias. Capacitados em gestão e design, neste ano, eles desenvolveram nova coleção de bolsas e acessórios femininos. "Preparamos o grupo para criar produtos com foco na sustentabilidade. O resultado foi o aumento da renda dos artesãos", diz a analista do Sebrae-MG na microrregião de Ubá, Eliane Rosignoli. 
Os produtos foram apresentados em várias feiras e eventos do setor e despertaram o interesse de marcas renomadas, como a Dumond, fabricante nacional de bolsas e ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs22




Espaço será inaugurado nesta terça, ao lado do Marco Zero.
Local conta com restaurante, loja, galeria de arte e mostra permanente.
O Porto do Recife, a partir desta terça-feira (25), deixa de servir apenas como ponto de embarque e desembarque de mercadoria e pessoas e abre as portas para pernambucanos e turistas. Num espaço de mais de 2 mil metros quadrados, o Armazém 11, ao lado do Marco Zero, dará lugar ao maior Centro de Artesanato de Pernambuco (Cape). O local conta com um restaurante, mais de 16 mil peças em exposição de 500 artesãos locais, auditório, loja, mostra permanente e galeria de arte.
Com investimento de R$ 6,5 milhões, o novo centro de artesanato dá início à revitalização dos armazéns do Porto do Recife. O espaço, projetado pelo arquiteto Carlos Augusto Lira, vai possibilitar a comercialização de peças vindas de todas regiões do estado, além de valorizar o trabalho dos artesãos e artistas populares locais....

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs21




O livro “Aritapera: Terra, Água, Mulheres & Cuias”, que recebeu apoio institucional da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e Secretaria de Estado de Turismo (Setur) foi apresentado na noite desta segunda-feira (24), na 16ª edição da Feira Pan Amazônica do Livro, que acontece até a próxima sexta-feira no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.
Em uma importante parceria de intercâmbio cultural, a obra organizada pelos antropólogos Antonio Maria de Souza Santos e Luciana Gonçalves de Carvalho, foi apresentada no estande da Casa de Estudos Luso Amazônicos (Cela), da Universidade Federal do Pará (UFPA) na Feira do Livro. A Cela, coordenada pela professora Nazaré Paes de Carvalho, faz parte da Pró-Reitoria de Relações Internacionais. Inaugurada em outubro de 2004, é um importante instrumento de intercâmbio de conhecimentos culturais e acadêmicos entre Portugal e a Amazônia, aliada ao Projeto Heranças Portuguesas na Amazônia, se...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs19




O Governo apoia diretamente as iniciativas de geração de renda e desenvolvimento sustentável
A exposição dos artesanatos e produtos confeccionados pelas comunidades do entorno das Unidades de Conservação do Tocantins chamam a atenção de quem passa pelo estande do Naturatins no VII Congresso de Unidades de Conservação em Natal, Rio Grande do Norte.
A exibição das peças de capim dourado (bolsas, brincos, chapéus, mandalas e vasos) e de sementes dos frutos do cerrado, além de dar cor e brilho ao estande, é uma oportunidade de mostrar também o envolvimento e a parceria entre Governo do Estado do Tocantins e as comunidades do entorno das UC’s.
Com a discussão sobre a biodiversidade e desenvolvimento econômico o congresso iniciou um assunto que já vem ao encontro das ações já empenhadas pelo Naturatins e as comunidades vizinhas aos Parques do Cantão, Jalapão, Lajeado e Monumento Natural das Árvores Fossilizadas. O Governo apoia diretamente...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs18




Centro no Armazém 11 será inaugurado nesta terça-feira com 16 mil peças
Pernambuco está prestes a ganhar uma vitrine gigante e pemanente para o rico artesanato produzido no estado. Com um conjunto de 16 mil peças assinadas por 500 artesãos, o Centro de Artesanato de Pernambuco (Cape) será inaugurado neste terça, às 16h, no Armazém 11, ao lado d Marco Zero, no Bairro do Recife. Com área construída de 2.511 metros quadrados e investimento de R$ 6,5 milhões, o espaço conta com artesanato de todas as regiões do estado, para comercialização.
No local, funcionará ainda o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), com exposição de obras premiadas desde 2007 na Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), mas estas peças não estão à venda; auditório com 120 lugares; área de exposições (galeria de arte que abre com mostra de arte contemporânea) e uma unidade do restaurante Bistrô & Boteco, com capacidade para 400 pessoas.
Com pro...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 13hs57




Associação criada em Chapecó ajuda na comercialização dos produtos.
Penas de galinha e palha de milho são as matérias-primas mais utilizadas
Um projeto desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Regional Saga, em parceria com o Banco do Brasil dá oportunidade das pessoas conhecerem e valorizarem ainda mais o artesanato feito pelos índios de Aldeia Kondá, em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina.
Depois da criação de uma associação, todos os produtos feitos artesanalmente  pelos indígenas passa a ser vendido com marca própria: a Sape Tykó.
O primeiro passo foi a criação da associação, seguida pela capacitação das pessoas. Ao todo, foram mais de 50 encontros em dois anos.
Marlene de Andrade, presidente do Instituto Saga, diz que há muito tempo os índios já tinham produtos de qualidade e agora, com a marca, podem se apresentar em feiras e eventos com uma identidade. "Eles entraram em uma porta que só tem a saída e a dimensã...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 13hs56




A partir do dia 29 de setembro, Salvador é palco de mais uma edição da Casa Cor. E o artesanato baiano tem lugar de destaque nesta que é uma das principais mostras de arte e decoração das Américas.
Num stand de 80 m², localizado no Café Gourmet, e em parceria com o Sebrae/BA, o Mauá apresenta uma amostra da legítima arte produzida no Estado. Entre as peças à disposição do público para exposição e venda, os tradicionais utilitários e decorativos de cerâmica, esculturas de madeira, oratórios em miniatura, peças de renda e bordados, cestaria e trançado, mantas e redes. 
“Queremos alavancar o potencial do artesanato baiano enquanto arte e decoração, apto a compor qualquer recinto, em qualquer circunstância. São peças únicas e exclusivas, que dão um diferencial a qualquer ambiente”, destacou a diretora geral do Mauá, Emília Almeida. Recentemente, inclusive, Emília presenteou a presidente Dilma Rousseff com uma Nossa Senhora Desa...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 13hs56




Com exposição no Centro da cidade, profissionais puderam tornar seus trabalhos e produtos conhecidos de cantagalenses e visitantes
Cantagalo – A Feira de Artesanato de Cantagalo, evento organizado pela Secretaria Municipal de Cultura no último sábado, 22 de setembro, na Praça Cônego Crescêncio Lanciotti, a Praça da Matriz, no Centro da cidade, encantou cantagalenses e visitantes e, de acordo com a Secretaria de Cultura, atingiu o objetivo proposto: dar oportunidade a artesãos do município de exporem seus trabalhos, compartilhar seus talentos e, de quebra, ganhar um dinheirinho, seja negociando seus produtos na hora ou garantindo encomendas futuras. Foram centenas de itens artesanais expostos no local.
Para a secretária de Cultura, Darlene Machado, mais do que o artesanato exibido, a feira mostra a diversidade cultural de Cantagalo. “Adotamos o tema ‘Cantagalo Fazendo Arte: seus Símbolos e sua História’ justamente para mesclar uma apresentaç...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 13hs53




O Centro de Artesanato de Pernambuco (Cape), instalado no Armazém 11 ao lado do Marco Zero, será inaugurado pelo governador Eduardo Campos, amanhã, dia 25, às 16 horas. Com investimento de 6,5 milhões e uma área construída de 2.511 m², o espaço, considerado o maior do segmento no Brasil, contará com 16 mil peças de 500 artesãos de todas as regiões de Pernambuco para comercialização, auditório climatizado com 120 lugares, área de exposições, Centro de Atendimento ao Turista (CAT) com mostra permanente de obras premiadas na Feira Nacional de Negócios do Artesanato – Fenearte, setor administrativo, além do Bistrô & Boteco com capacidade para 400 pessoas.
O Cape é mais uma ação integrada do Governo do Estado, através da diretoria de Promoção da Economia Criativa da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco – AD Diper, funcionando como ponto de convergência entre todas as iniciativas do Programa do Artesanato de Pernambuco (Pap...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 13hs52




Com seus produtos expostos em site, artesãos de Várzea Alegre atingem mais mercados no País
Se para companhias de grande porte que contam com unidades espalhadas por todo o País, a criação de lojas virtuais é uma ferramenta capaz de impulsionar fortemente as vendas, o ingresso no mundo virtual pode ter um impacto muito maior para empresas de pequeno porte, que têm na internet o principal meio de contato com clientes de outros estados ou países.
No caso de uma comunidade de artesãos localizada no município de Várzea Alegre, que fica 467 quilômetros distante de Fortaleza, a criação da página foi responsável por ampliar a atuação do grupo de uma forma que nem os próprios trabalhadores esperavam.
Criada na década de 1980, a Associação Comunitária dos Artesãos de Mocotó possui uma longa trajetória de pequenas conquistas na vida dos mais de mil trabalhadores de Várzea Alegre que a compõem. Um dos "saltos" mais recentes se deu no início do...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs55




O Sebrae/MS, em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, abriu as inscrições para o ExpoArt MS, projeto que visa capacitar artesãos sul-mato-grossenses para comercializarem seus produtos, com valor agregado e identidade cultural, durante os grandes eventos esportivos que o Brasil realizará nos próximos anos.
A iniciativa é do Sebrae Nacional e será desenvolvida também em outros Estados. Na Copa de 2014 os artesãos formalizados e micro e pequenas empresas de artesanato poderão expor as peças em showrooms, que serão criados nas cidades-sedes.
De acordo com o Departamento de Turismo da África do Sul, país que recebeu o último torneio, fazer compras foi a atividade preferida dos turistas; 96% deles adquiriram algum produto e 34% tiveram interesse pela cultura local. O projeto terá ações exclusivas aos participantes: consultorias, oficinas de design e acesso ao mercado, através de feiras e caravanas.
“Para garantirmos a eficiênc...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs54




Num mundo em que é cada vez mais difícil obter fontes de renda alternativa, o artesanato tem se destacado na atualidade como renda complementar, e por vezes, como única fonte de remuneração. Por ser uma profissão que não exige formação técnica ou superior, torna-se um escape para muitas donas de casa. Pesquisas revelam que a técnica artesanal é uma das profissões mais antigas do mundo, e é passada de pai para filho.
No entanto, nem todos os artesãos de hoje herdaram ou foram influenciados por costumes familiares. É o caso de Terezinha Brandão, residente no bairro Empresa, em Taquara. ela é uma artesã que viu neste trabalho um meio para ajudar o esposo num momento de dificuldade financeira e emocional. Terezinha conta que foi uma época muito delicada e, neste momento, o que era considerado por ela “um bico”, tornou-se a única saída para cobrir as despesas com medicamentos e comida. Acrescenta que, no início, fabricava apenas guardanapos em croc...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs53




Este mês, a tradicional “feirinha” da Praça da República, em Belém, completa 25 anos de existência. Para comemorar a data, a Associação dos Artesãos do Pará e Amazônia (Artepam) leva a Feira de Artesanato à Praça Central do Shopping Pátio Belém, até o próximo domingo (23).
Os produtos oferecidos pelos artesãos têm ampla variedade de materiais. São brincos feitos com sementes de árvores locais, trabalhos em cerâmica, raízes e roupas pintadas à mão. Há também instrumentos de percussão e até suporte para controle remoto feito de madeira.
A feira conta, ainda, com uma programação cultural, composta por atrações locais. Entre elas, estão Herlon Chagazart, Duo Frank Zapp e Cauã, Benevictor, Grupo Parafolclórico e Valério Campos.
Para a presidente da Artepam, Nilza Alcântara, a feira é uma grande conquista para os artesãos. A exposição do artesanato em um shopping center representa uma chance para mostrar o tra...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs53




O artesanato entrou na vida da funcionária pública Maria da Conceição de Sousa, 53 anos, ainda na infância. A mãe e as irmãs mais velhas começaram no ofício confeccionando objetos de decoração, perfumes e objetos essenciais a partir de matéria-prima regional. A produção, que era comercializada apenas na vizinhança, reuniões de família ou pequenos eventos da comunidade, ganhou força com a primeira edição da Feira de Talentos, promovida pela Escola de Governo do Pará (EGPA).
Maria da Conceição participa do evento desde a primeira edição, em 1998. O espaço, além de facilitar e valorizar o talento dos servidores, também abre novas perspectivas de renda. “Conce Artesã”, como é carinhosamente conhecida entre os amigos, já ampliou os negócios com a venda dos produtos também aos domingos na Feirinha de Artesanato da Praça da Republica.
“Graças à Feira de Talentos, hoje vendo para muitas lojas e sou convidada para participar de vários...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs51




O Centro de Artesanato de Pernambuco – Cape,  instalado no Armazém 11 ao lado do Marco Zero, será inaugurado pelo governador Eduardo Campos, nesta terça-feira (25), às 16h. Com investimento de R$ 6,5 milhões e uma área construída de 2.511 m², o espaço, considerado o maior do segmento no Brasil, contará com 16 mil peças de 500 artesãos de todas as regiões de Pernambuco para comercialização, auditório climatizado com 120 lugares, área de exposições, mostra permanente de obras premiadas na Feira Nacional de Negócios do Artesanato – Fenearte, setor administrativo, além do Bistrô & Boteco com capacidade para 400 pessoas.
O Cape é mais uma ação integrada do Governo do Estado, através da Diretoria de Promoção da Economia Criativa da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco – AD Diper,  funcionando como ponto de convergência entre todas as iniciativas do Programa do Artesanato de Pernambuco – PAPE, como a F...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs50




Confira em quais cidades estão ocorrendo consultorias e prepare-se
Até sexta-feira (21/09), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, por meio do Projeto Polos Artesanais, realizará consultorias em Teresina, Campo Maior, Pedro II, Castelo do Piauí, Buriti dos Lopes, Parnaíba, Luís Correia e Ilha Grande.
O objetivo das consultorias, que são desenvolvidas pelo designer Renato Imbroisi e pela arquiteta Ana Luisa Lo Pumo, é preparar os artesãos para a criação de novas coleções para a Casa Piauí Design 2012. Os segmentos contemplados são a tecelagem, bordados, e cestaria e trançados.
Durante a consultoria, também serão desenvolvidas peças com as cores da bandeira brasileira, com foco nos turistas que circularão pelo Brasil por ocasião da Copa de 2014.
“A ideia é que essas peças com as cores da bandeira possam chegar ao Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e outras cidades que serão sede dos jogos do mundial de fut...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs48




Cerca de 35 rendeiras do Complexo Artesanal de Aquiraz estão trabalhando na confecção de renda de bilro de mil metros. A façanha é para entrar no livro dos recordes, Guinness Book, e chamar atenção para a arte da renda
Se o mundo é uma aldeia global, renda de tamanho gigante pleitear vaga em livro dos recordes segue praticamente o curso natural da história. Em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, um grupo de 35 mulheres rendeiras divide mãos apressadas entre o trabalho do dia a dia e uma renda de bilro que já chega a 910 metros. A meta é trançar um quilômetro e lançar o feito no Livro Guinness dos Recordes.
 
A ideia de fazer a “maior renda de bilro do mundo” foi de Antônio Moreira Menezes. “Mas pode me chamar de Lima. É como me conhecem por aqui”. Pois bem, Lima é coordenador do Complexo Artesanal de Aquiraz, na CE-040. Reuniu as rendeiras no projeto da renda de bilro comprida para tentar chamar a atenção do mundo para a...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs48



19/09/2012 - O novo luxo artesanal


Beatriz Castro e Arte Ethos desembarcam em Brasília
Estilista leva as ricas peças em renda labirinto à capital federal, na sexta-feira (23)
Em tempo de crise econômica mundial, questionamentos sobre o futuro do mercado de luxo são freqüentes. Quem serão os novos compradores de alta-costura, dos produtos exclusivos e das obras de arte mais valiosas do mundo? Ao mesmo tempo, as redes de fast fashion avançam em direção à democracia na moda com peças assinadas por grandes estilistas e maisons custando poucos dólares.
O luxo está de cara nova. Está na exclusividade, no feito à mão e na singularidade dos bordados de renda labirinto, por exemplo, primorosamente feitos pelo ateliê cearense Arte Ethos - que também produz acessórios de babar!
 a estilista cearense Beatriz Castro, que abandonou a indústria da moda para se dedicar à economia criativa e sustentável, quem comanda o ateliê com dezenas de bordadeiras que produzem minuciosamente a r...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 13hs44




Um grupo de internos do Projeto Criamundo está participando de oficinas de capacitação artesanal promovidas pelo Instituto Mauá. O Projeto, de responsabilidade social da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão da UFBA – Fapex, trabalha junto a pacientes portadores de distúrbios mentais, como esquizofrenia e transtorno bipolar, com ações voltadas para a inclusão social.
Apoiador da iniciativa, o Mauá já desenvolvia capacitações para internos do Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira, onde o próprio Criamundo surgiu, em 2004. “É gratificante transformar a vida das pessoas através do artesanato”, destacou a diretora geral do Mauá, Emília Almeida. “É um trabalho que, certamente, resgata a autoestima dos pacientes, os coloca em atividade e ajuda a inserção no mercado de trabalho e na sociedade”, ressaltou.
A capacitação é no desenvolvimento de produtos em cestaria e trançado. Desde julho, quando a atividade teve início, os aluno...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs33




A vida pode ser bem mais divertida, saudável e produtiva quando dons artísticos são desenvolvidos. É o que descobriram as 30 pessoas que participam das oficinas de artesanato do Centro de Convivência do Idoso Eliseu Gianini. As aulas, gratuitas, são abertas à comunidade e ocorrem duas vezes por semana.
Maria dos Santos Martins é coordenadora da unidade e afirma que as oficinas de artesanato devolvem a alegria para os participantes. "Conheci vários idosos que chegaram até nós deprimidos e certos de que não tinham mais nada para fazer neste mundo. Mas, depois de algumas aulas, descobriram dons e que a vida vale a pena", destaca.
Esta foi a experiência vivida por dona Zenilda Chavenco Semprebom, 62 anos, que acompanha o trabalho realizado no Centro há mais de oito anos. Ela diz que utiliza as atividades para não deixar que a depressão lhe pegue. "Ao invés de ficar em casa pensando besteiras venho para cá, conheço coisas novas e depois aproveito para ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs32




Quem quiser adquirir ou apreciar as peças de artesanato dos grupos Lã Pura, Bichos do Mar de Dentro, Redeiras e Ladrilã poderá encontrá-las na Feira do Empreendedor 2012. Além destes grupos estarão expondo e comercializando seus produtos o Canoa, o Artesanato Missões, o Abelhas Arteiras e o Santo Antônio. A Feira do Empreendedor ocorre entre os dias 27 e 30 de setembro, no Centro de Exposições da Fiergs, das 14h às 21h.
Um espaço destinado ao artesanato já é tradicional na Feira do Empreendedor. Na última edição, em 2010, foram comercializadas 372 peças, totalizando um valor de aproximadamente, R$ 7,7 mil. “É uma oportunidade de faturar, mas, sobretudo, de divulgar o trabalho dos artesãos junto a um público bem diversificado”, destaca a técnica do Sebrae/RS, Vânia Fernandes.
Artesanato Missões levará sua coleção nova para a Feira
O Artesanato Missões é um grupo formado por 30 artesãos, que retratam em cada produto um pouco da cu...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs31




Goiânia - Aos 14 anos e estudante de um colégio interno, Maria Aline Barros Pettersen descobriu a vocação para o artesanato. Era o ano de 1968 e a pouca idade não foi empecilho para se apaixonar pelo trabalho com altas temperaturas, iniciado com a pintura em porcelana. Quarenta e quatro anos depois, a artesã tem orgulho de se sustentar com as peças que produz, feitas a partir de vidro reciclado.
Ao longo do tempo, Maria Aline fez pequenos cursos de capacitação, mas foi a prática a principal aliada para o aprimoramento do trabalho. “A base é a experiência”, diz.
Acreditando sempre no potencial de suas peças, a artesã montou o local de trabalho na sala do apartamento em que mora, no Setor Oeste, em Goiânia (GO). “Acho que, na verdade, moro no meu ateliê. Trabalho com artesanato como negócio, vivo só dele, sou artesã 24 horas”, conta.
Em se tratando de design, o artesanato de Maria Aline é diversificado. A partir do vidro, faz de ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs29




A Secretaria de Cultura de Petrolina está programando a realização de uma Feira Mensal de Artesanato. O evento acontecerá no primeiro e no terceiro sábado de cada mês, no Bodódromo e terá início no dia 10 de novembro, das 16h às 22h.
O intuito da feira é dar espaço para que os artesãos possam mostrar e comercializar suas obras, garantindo assim aumento na renda desses profissionais. Os interessados em participar do evento devem realizar inscrição na Secretaria de Cultura, localizada no Museu do Sertão, até às 13h30min da próxima segunda-feira (17), além de saber mais informações sobre como adquirir a sua barraca.
Fonte: gazzeta


Postado por: BRartesanato às 15hs27




A Cooperativa Amazonense de Artesanato (Coopamart) participa, do dia 6 ao 16 de setembro, da Feira do Artesanato Mundial (FAM), com a exposição da produção de 17 artesãos da cooperativa. A feira está sendo realizada no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping, localizado na Avenida Djalma Batista, bairro Chapada. O convite para a realização da exposição foi feito pela Secretaria do Estado do Trabalho (Setrab) e pela Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (Semtrad).
A Feira do Artesanato Mundial que vem a Manaus pela primeira vez com a o melhor do artesanato mundial, conta com a participação de artesãos de Manaus, Roraima, Tocantins, Pará, Distrito Federal, São Paulo, Santa Catarina e Paraná e Rio Grande do Sul, e de vários países como Tunísia, Dubai, Quênia, Índia, Turquia, Peru, Filipinas, África do Sul, Egito, Rússia, Marrocos, Palestina, Síria, Líbano, Istambul e Bolívia.
A Coopamart está com dois stands para...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs27




Artesãos usam o couro como matéria prima, outros utilizam bordados, tecidos, pedras, fibras e tintas
Alguns artesãos usam o couro como matéria prima, outros utilizam bordados, tecidos, pedras, fibras e tintas. O fato é que o artesanato feito na região Norte do Piauí é permeado de cultura, beleza e diversidade de materiais.
Em Campo Maior, cidade localizada a 84 quilômetros de Teresina, os produtos feitos através de bordados e dos trançados em palha de carnaúba são os responsáveis por enfeitar a produção local. Mais de 100 mulheres dominam o oficio da costura, com a utilização da técnica conhecida como “bainha aberta”, da qual são produzidos inúmeros produtos, como toalhas de mão, toalhas de rosto, blusas, vestidos, roupas de cama, bolsas, dentre outros produtos.
Segundo a diretora do Programa de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Prodart), Francisca Lemos, três grupos são responsáveis pela produção local de Campo Maior, são ele...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs22




O evento absorverá mão de obra de Ribeirão Preto. Estandes contratarão pessoas para atuarem como vendedores. Organização do evento admitirá seguranças, equipe de limpeza, recepcionistas, entre outros postos de trabalho. Seleção começa na próxima quinta-feira (13 de setembro), a partir das 15 horas, no Espaço Santo Antônio, no Sumarezinho (R. Monte Alegre, 100 esquina com a Av. Antonio Helena Zerrener).
Ribeirão Preto (SP) – A III Multifeira Internacional do Artesanato, que tem início no próximo dia 14 de setembro (sexta-fedira) em Ribeirão Preto, no Espaço Santo Antônio, no Sumarezinho, vai abrir mais de 100 vagas de trabalho. O evento termina no dia 23 de setembro e funcionará diariamente das 15h às 22h.
Segundo o organizador da feira, Carlos Pizani, diretor geral da CAP Promoções, empresa realizadora do evento, serão oferecidos postos de trabalho como vendedores, seguranças, equipe voltada à limpeza do evento, recepcionistas, entre outr...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs21




Lã Pura, Bichos do Mar de Dentro e Ladrilã são alguns dos grupos que participarão do evento
Porto Alegre – Quem quiser adquirir ou apreciar as peças de artesanato dos grupos Lã Pura, Bichos do Mar de Dentro, Redeiras e Ladrilã poderá encontrá-las na Feira do Empreendedor 2012. Além destes grupos estarão expondo e comercializando seus produtos o Canoa, o Artesanato Missões, o Abelhas Arteiras e o Santo Antônio. A Feira do Empreendedor ocorre entre os dias 27 e 30 de setembro, no Centro de Exposições da Fiergs, das 14h às 21h.
Um espaço destinado ao artesanato já é tradicional na Feira do Empreendedor. Na última edição, em 2010, foram comercializadas 372 peças, totalizando um valor de aproximadamente, R$ 7,7 mil. “É uma oportunidade de faturar, mas, sobretudo, de divulgar o trabalho dos artesãos junto a um público bem diversificado”, destaca a técnica do Sebrae/RS, Vânia Fernandes.
Artesanato Missões levará sua coleção nova...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs21




A maior feira de artesanato do estado do Rio de Janeiro, realizada pela prefeitura, através da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) já está com data marcada. A III Feira Regional de Artesanato será realizada nos dias 20, 21, 22 e 23 de setembro, no estacionamento do Shopping Boulevard e terá a participação de 21 municípios de diferentes regiões do interior do estado, além da participação de mais de dez projetos de programa de fomento ao artesanato no país. Paralela à comercialização de diferentes objetos de arte, estarão disponíveis ao público, ainda, 20 oficinas de artesanato e shows musicais gratuitamente.
- A realização da Feira Regional de Artesanato é acreditar no trabalho desenvolvido pelos artesãos, prova disso é a Feira Mãos de Campos, que é um trabalho contínuo de valorização destes profissionais na cidade, já realizado pela prefeitura. A intenção é expandir esta realidade e mostrar aos visitantes a di...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 08hs53




A Oficina de Crochê em Barbante que está sendo realizada para 60 internos do Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, a penitenciária de segurança máxima de Campo Grande, deverá dar origem a um núcleo produtivo de artesanato, concentrando os trabalhos artesanais do presídio. 
As melhores peças produzidas serão vendidas na Casa do Artesão, segundo informou a gerente de desenvolvimento de atividades artesanais Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul (FCMS), Arlene Barboza Vilela, durante a abertura do curso (foto), na manhã desta segunda-feira (10). Os reeducandos também serão cadastrados como artesãos profissionais, com carteira expedida pela Fundação.
A ação faz parte do projeto “Artesania”, da FCMS, e esta sendo realizada no presídio em parceria com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio da direção do estabelecimento penal. 
De acordo com o diretor da unidad...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 08hs52




O Instituto Mauá começa no fim de semana (dias 15 e 16), a nova temporada da Feira Baiana de Artesanato.
A novidade desta temporada é a presença de um toldo exclusivo para comercialização de cerâmica. São utilitários e decorativos de alguns dos principais polos da Bahia: Rio Real, Irará, Andorinha, Barra, Passagem, Coqueiros, Euclides da Cunha e Maragojipinho.
Como de costume, o evento é realizado no Jardim dos Namorados, das 16h às 21h, e conta com espaço gastronômico e apresentações musicais.
Referência na comercialização de peças artesanais, a feira acontece desde 1997, reunindo em um mesmo espaço a legítima arte produzida em Salvador e interior do estado.
São 80 barracas de artesanato e 20 de culinária, além de toldos com produtos de economia solidária, de entidades sociais, da Associação de Artistas Plásticos e de artesanato indígena. A feira conta ainda com um espaço infantil, com oficinas de pintura e artesanato.
N...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 08hs51




Através de uma iniciativa que tem tido o apoio e respaldo da comunidade, a Polícia Civil em Araguatins, tem incentivado os detentos que cumprem pena na Cadeia Pública do município
Através de uma iniciativa que tem tido o apoio e respaldo da comunidade, a Polícia Civil em Araguatins, tem incentivado os detentos que cumprem pena na Cadeia Pública do município, a confeccionarem peças de artesanatos e utensílios variados com a finalidade de gerar renda e ocupar o tempo ocioso deles no cárcere.
Produtos como bolsas, bonés, porta-retratos, porta joias, cofres, cestas de frutas e demais utensílios tem sido produzidos por aproximadamente sete detentos de forma ininterrupta há mais de um ano. Após ficarem prontos, são disputados por membros da comunidade Araguatinense que os tem adquirido cada vez mais.
Segundo a Dona de Casa Jeruza da Silva Santos, saber que seu filho, mesmo preso, tem sido capaz de produzir peças maravilhosas e ganhar o seu dinheiro de...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 08hs50




Gerador de emprego, renda e sustentáculo econômico de diversas famílias brasileiras, o artesanato agora procura se profissionalizar e captar novos mercados fornecedores. É desta forma que os premiados da terceira edição do Top 100 de Artesanato, promovido pelo Sebrae, vislumbram incrementar seus negócios nos próximo anos. 
No evento que encerra hoje, no Rio de Janeiro, 100 unidades produtivas do artesanato foram escolhidas as vencedoras entre mais de 1,8 mil inscritas, dentre elas três paranaenses (ver box). Durante dois dias, os profissionais de diversas regiões tiveram ainda a oportunidade de expor seus produtos numa rodada de negócios, com a expectativa de gerar R$ 3 milhões. 
De acordo com o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, houve um incremento de 80% nas inscrições do prêmio neste ano em comparativo à última edição, realizada em 2009. Barretto avaliou que o setor de artesanato é um dos mais importantes para a instituição, com...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs40



Páginas 1 | 2 | Próxima
Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com