Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





Horizonte MS/Fundação de Cultura MS
Campo Grande (MS) – A Fundação de Culturado governo de Mato Grosso do Sul, através da Gerência de Artesanato, em parceria com o Sebrae/MS, realiza no dia 17 de agosto (sexta-feira), a partir das 7h30, no Centro Cultural Jose Octavio Guizzo, o seminário gratuito Cenário do Artesanato Sul-Mato-Grossense.
No seminário os artesãos de todo o Estado discutirão alternativas para o sucesso comercial de sua arte. Serão analisadas as formas de produção e a comercialização do artesanato sul-mato-grossense, bem como obrigações, direitos tributários e as possibilidades de exportação.
Baseado nas diretrizes do Plano Nacional de Capacitação do Programa do Artesanato Brasileiro, ligado à Coordenação Estadual de Artesanato, o seminário Cenário do Artesanato Sul-Mato-Grossense tem como princípio promover a capacitação dos artesãos, levando em consideração o meio em que ele está inserido e as ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs21




A Fundação de Cultura do governo do Estado, em parceria com a prefeitura de Miranda, realiza de 14 a 24 de agosto a Oficina de Fibra de Taboa, que dará origem a um novo núcleo produtivo de artesanato no município.
Ministrado pela artesã Lucimar Maldonado Silva Domingos, o curso acontece das 8 às 12 horas e das 14h às 18 horas e soma 80 horas/aula. A turma contará com 30 alunos. O objetivo é capacitar os artesãos na criação de peças que usam a fibra da Taboa como matéria-prima, abundante na região.
A oficina pretende ainda resgatar os ofícios tradicionais, transformando-os em possibilidade de geração de trabalho e renda na comunidade nas diversas áreas necessárias à produção de peças artesanais.
Desenvolvido em 2007 pelo governo do Estado, o projeto Artesania visa ao fortalecimento do artesanato produzido em Mato Grosso do Sul. Prevê investimentos na capacitação de artesãos e no incentivo à criação de núcleos artesanais, gerando ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs20




A diretora do Programa de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Prodart), Francisca Lemos, esteve reunida com duas gestoras do Programa Mulheres Mil, que funciona no campus Piripiri do Instituto Federal do Piauí (IFPI). O encontro teve como objetivo discutir uma parceria quanto à realização de cursos de artesanato para as mulheres que fazem parte do projeto.
O Programa Mulheres Mil atende 50 mulheres das comunidades Germano, Vista Alegre e Salgado. O grupo trabalha vários tipos de produtos utilizando restos de tecidos das fábricas, como bonecas, pesos para portas, almofadas e colares.
Francisca Lemos visitou o município no último sábado, a convite de Joselma Lavôr, uma das participantes da reunião, para conhecer o trabalho desenvolvido e conversar com as mulheres atendidas. Durante a visita, a diretora foi questionada a respeito da emissão de carteiras profissionais.
“Elas demonstraram muito interesse pelas carteiras. Mas eu expliquei que nem t...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs19




O artesanato baiano é atração no Centro de Arte e Cultura J.Inácio, em Aracaju (SE), de 09 a 19 de agosto, com a exposição “Bahia – Sergipe: Expo Artesanato”. O acervo do estado reúne em torno de 350 peças, entre utilitários e decorativos de cerâmica, esculturas de madeiras, cestaria e trançado, mandalas, orixás de metal, bonecas de papel marche, baianas de cabaça, rendas e instrumentos musicais.
A mostra traduz a vasta arte criada na Bahia, com peças variadas, destacando o melhor da produção de Salvador e cidades do interior, a exemplo de Maragogipinho, Barra, Rio Real, Irará, Rio de Contas, Malhada Grande, Guanambi e Sauípe. A visitação é gratuita e todas as peças estão à venda.
“A exposição destaca e valoriza o trabalho dos artesãos baianos para além do nosso Estado, abrindo novos espaços de divulgação e comercialização”, afirma a diretora geral do Instituto Mauá, Emília Almeida. “Essa parceria também fomenta o arte...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs19




As mãos habilidosas de uma geração cansada, mas atuante, ainda rendem peças de inestimável valor cultural. Da matéria prima surgem formas que encantam pela beleza rústica. Estes verdadeiros mestres são capazes de cunhar, na casca dura de um fruto típico da região amazônica, assim como na fibra leve semelhante ao isopor de uma árvore ou na argila maleável, peças que são a cara do Pará. Um dom que envolve conhecimento secular e também preocupação em relação à continuidade do ofício.
As técnicas rudimentares do modo de produção ainda praticados por eles foram repassadas pelos próprios pais. Agraciados com os títulos de mestres graças à excelência com que realizam o trabalho, estes artesãos ajudaram a modificar a realidade da comunidade em que estão inseridos e construíram, cada um no segmento que lhe cabe, consolidar as mais representativas artes do Pará: os brinquedos de miriti; as cuias de Santarém; e a cerâmica produzida no distrito d...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs10




Obra será a primeira do complexo a ser entregue. Terminal marítimo e museu serão os próximos
Os recifenses vão ganhar um novo equipamento público de cultura e lazer em breve. O esperado projeto de revitalização dos armazéns não operacionais do Porto do Recife começou a ganhar forma e já tem pronto o primeiro de seus equipamentos. O Centro de Artesanato de Pernambuco, que fica ao lado do Marco Zero, já foi concluído e deverá ser entregue até setembro.
Além do Centro de Artesanato, ficaram sob a responsabilidade do Porto do Recife S/A a construção do terminal marítimo de passageiros e do museu Cais do Sertão Luiz Gonzaga. De acordo com a presidente do Porto do Recife, Marta Kümmer, as obras tiveram um atraso, mas que está sendo recuperado.
O novo terminal de passageiros vai ocupar o local de dois armazéns, que será a área destinada ao embarque e desembarque dos passageiros dos transatlânticos. Já o museu dedicado a Luiz Gonzaga terá a ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs09



Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com