Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





Caruaru possui, de acordo com a Unesco, o maior centro de artes figurativas das Américas, no Alto do Moura. O bairro reúne lojas e ateliês que vendem artesanato em barro, além do Museu de Vitalino. O barro é o carro chefe, mas há também peças em couro e algodão que valem a pena serem conhecidas.
Depois da feira da sulanca, o Alto do Moura é o grande ponto turístico de Caruaru. São centenas de lojas de artesanato em barro, além da oportunidade de conhecer os ateliês de mestres com Manuel Eudócio e Marilete Rodrigues, para citar apenas dois ilustres.
As peças do mestre Eudócio giram em torno dos personagens do bumba-meu-boi e têm cores básicas e vivas. Os trabalhos de Marilete Rodrigues impressionam pelo tamanho diminuto e riqueza de detalhes. Ela trabalha com uma lupa e um espinho de mandacaru (aquele enorme cacto, característico do semiárido brasileiro).
Mas atenção com as cópias. Os estilos e as características de Manuel Eudócio e Marilet...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs00




Entre os assuntos a serem discutidos, estão o Programa de Certificação do Artesanato Brasileiro
A Secretaria de Estado da Cultura – Secult participa, através da Diretoria de Artesanato, nesta segunda-feira, 28, e terça-feira, 29, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior em Brasília, de reunião ordinária em que estarão presentes coordenadores estaduais de artesanato de todo o Brasil. Entre os assuntos a serem discutidos, estão o Programa de Certificação do Artesanato Brasileiro, a situação das propostas de trânsito aduaneiro no Mercosul, novos critérios para feiras e eventos de artesanato, a segunda versão do Sistema de informações cadastrais do artesanato brasileiro (Sicab), emissão de carteiras de artesão e inscrições para o reconhecimento de excelência da Unesco.
Representando o Estado do Tocantins, a diretora de Artesanato da Secult Ivoneide Barreto fará apresentação mostrando as políticas publicas do Governo...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs59




Reunir artesãos, donos de malharias e pessoas que trabalham com confecção para uma consultoria sobre moda e oportunidades comerciais. Esse foi o grande objetivo de uma roda de conversa realizada na manhã desta terça-feira, 29, no Theatro Hélio Melo. O encontro reuniu cerca de 20 pessoas que trabalham com o artesanato e confecções acreanas e foi mediado pela consultora de moda Geni Rodio Ribeiro, que está em visita ao Acre atendendo convite da primeira-dama Marlúcia Cândida.
Atualmente, na posição de consultora da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), Geni Ribeiro já está no mercado de moda há mais de 30 anos. Ela também coordena três cursos de moda e faz consultoria para grandes marcas e instituições. Em sua primeira vez no Acre, ela se disse encantada por estar conhecendo a região. Geni veio ao Estado para fazer uma análise de potencialidades e viabilidade comercial do artesanato da região.
“Eu acho que essa região tem um pote...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs59




Atividade começou em 2008, com apenas 10 mulheres e hoje gera renda para dezessete famílias de agricultoras familiares
É no Vale do Salitre, região de Juazeiro, a 500 quilômetros de Salvador, que agricultoras familiares encontram no artesanato uma alternativa de renda, principalmente durante o período de seca. Quando a chuva diminui e as plantações não geram emprego, as mulheres das localidades de Manga II e Goiabeira II precisam ajudar na manutenção da família. Tendo como matéria prima o tronco da bananeira e a taboa - um tipo de capim encontrado nas margens dos rios -, as agricultoras confeccionam peças artesanais como porta-jóias, portas-guardanapo, cestos, caixas para garrafas de vinho, bolsas, suportes para copos e pratos, porta-retratos, vasos e tudo o mais que a criatividade faz surgir.
Essa atividade começou, nas comunidades, justamente, com o incentivo da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), empresa vinculada a Secretária de Ag...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs58




Emater/RS
A Feira Estadual de Artesanato e a Mostra da Lã e Pele Ovinas Caminhos da Lã no Artesanato Gaúcho, que acontecem em São Gabriel durante o 14º Congresso Mundial de Corriedale, tiveram continuidade nesta sexta-feira (25/05). Os destaques do dia ficaram por conta do Concurso de Artesanato em Lã e Pele Ovinas e das oficinas de Feltro Agulhado e Feltro Molhado.
No Museu Igreja do Galo, onde está acontecendo a Mostra Caminhos da Lã no Artesanato Gaúcho, três jurados avaliaram as 108 peças inscritas no Concurso de Artesanato. Os produtos foram divididos em nove modalidades. Na temática Artesanato em Lã entram seis categorias: fiação, tecelagem, uso campeiro, técnicas livres, destaque/inovação e tricô e crochê. Já na temática Artesanato em Pele Ovina, três categorias estão relacionadas: técnicas livres, destaque/inovação e pelego.
Artesãos de mais de 20 municípios estão inscritos. Os nomes dos vencedores serão conhecidos na noite de...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs57




Crescimento nas vendas em um mês tem surpreendido a unidade
Colares, brincos, caixas, toalhas, almofadas, objetos de decoração, esses são alguns dos produtos que a Coopshop, loja que comercializa exclusivamente produtos confeccionados artesanalmente por membros do povoado de Pindorama, município de Coruripe, já podem ser encontrados em Maceió. A Cooperativa Pindorama inaugurou uma nova loja da Coopshop, no Pavilhão do Artesanato, bairro da Pajuçara.
Com pouco mais de um mês em funcionamento, o crescimento nas vendas e a procura pelos produtos diferenciados da Coopshop, tem surpreendido a unidade. Na loja, existe também uma variedade de brinquedos como, bonecas e animais em miniatura. Um dos produtos que se destacaram nesse início foram os colares feito com o bagaço da cana-de-açúcar, matéria prima fornecida pela própria cooperativa.
Segundo coordenadora do Núcleo de Incubação das Empresas de Pindorama (Niep), Marinalva Nanes, apesar de sua pouco...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs56




O governo federal quer estabelecer nos próximos anos uma política nacional de cultura que estimule a economia criativa, como são chamadas segmentos dos setores de serviços e de indústria que realizam atividades de entretenimento e fornecem bens artísticos – o que envolve desde artesanato à criação desoftware, passando pela organização de festas, espetáculos, produção musical, teatro, design entre outros.
Para conhecer a dimensão do setor, o Ministério da Cultura lançou hoje (1º) o Observatório Brasileiro da Economia Criativa (Obec) para articular rede de observatórios estaduais que fomentem pesquisas nas universidades públicas sobre as cadeias produtivas locais.
Segundo a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, a economia criativa “mobiliza uma grande quantidade de trabalho direto e indireto, mas não há como mensurar isso”, pois não existe uma base de informações seguras. “Esse tipo trabalho a gent...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs55




O encontro serviu para traçar novos estratégias de divulgação de produtos do artesanato
Artesãos que fazem parte da Incubadora de Artesanato Artístico de Teresina (INART) se reuniram na manhã de ontem (31), na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), para a elaboração de um novo calendário de participação nos eventos que irão ocorrer nos próximos meses. A INART é gerenciada pela Prefeitura de Teresina, por intermédio da Semdec.
No próximo mês, os artesãos participarão de três eventos: São João das Cidades, Cidade Junina e abertura da primeira fase do Projeto Lagoas do Norte. Já nos dias 9 e 10 de agosto, ocorre a II Edição da Exposição Raízes, que ocorrerá no Espaço de Eventos do Teresina Shopping. "Os artesãos precisam divulgar sempre seus trabalhos, para que todos possam conhecer de perto a qualidade do artesanato produzido em Teresina representado por este grupo; todos são verdadeiros artistas",...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs54




A Consultora de Produto e Mercado da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), Geni Ribeiro, visitou na última quinta-feira, 31, o Núcleo Produtivo de Artesanato de Xapuri e conheceu de perto o trabalho manual das mulheres do município.
O objetivo da visita foi de iniciar uma análise das mais variadas formas de produção artesanal, realizar um estudo a fim de refinar o produto final e estabelecer política de valores justos das peças criadas pelas mulheres de Xapuri e também a possibilidade de novos produtos. A iniciativa da introdução da consultoria especializada em produtos e mercado foi da primeira-dama Marlúcia Cândida, numa parceria com a Secretaria de Turismo e Lazer, e a SEPMulheres.
Na visita ao município, Geni e a secretária de Turismo e Lazer, Ilmara Lima, visitaram o “Grupo Mãos de Mulher” e a Cooperativa das Mulheres Artesãs de Xapuri (Comax), criada pelo governo do Estado no ano passado. A consultora pôde conhecer as técni...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs54




Turismo, gastronomia e cultura também fazem parte da programação do evento
Misael Martins
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, realizará Feira de Artesanato durante o Festival de Inverno de Pedro II, cidade localizada a 195 quilômetros ao norte de Teresina. O evento, que está em sua nona edição, acontece entre os dias 07 e 10 deste mês.
Na feira de artesanato, que contará com oitenta estandes, serão expostas e comercializadas peças em opala, tecelagem, cestaria e trançados, bordados, biojóias, alumínio, cerâmica e tecido. A feira funcionará na Praça Domingos Mourão, centro daquela cidade.
De acordo com a gestora do Projeto Polos Artesanais do Sebrae no Piauí, Rosa de Viterbo, os expositores estão sendo capacitados para oferecer atendimento e produtos de qualidade aos visitantes.
“Realizamos cursos e consultorias junto aos expositores do evento, com foco na melhoria do atendimento aos clientes, que bus...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs52




Na última sexta-feira (01) artesãos comemoraram os 22 anos de existência da Casa do Artesão. Localizada na Praça dos Estudantes, a Casa aglutina diferentes tipos de peças artesanais, confeccionadas por artesãos de Aquidauana e da região. 
O prefeito Fauzi Suleiman (PMDB), grande admirador e incentivador destes que produzem com muito capricho, dedicação e carinho cada peça, cada pintura comemorou a data afirmando que “percebemos uma riqueza nos trabalhos feitos por nossos artesãos. Eles conseguem extrair belezas que às vezes passam despercebidas por nós”, comentou o prefeito.
Com as novas políticas públicas adotadas pela atual gestão municipal voltadas para a cultura e turismo, fica cada vez mais notório o crescimento desse segmento na cidade. Além da Casa do Artesão, em diferentes pontos da cidade a população e o turista podem se deparar com diversos empreendimentos voltados para a comercialização de artesanato, pinturas em telas, apro...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs49



Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com