Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





Instrutores e consultores de artesanato
Estão abertas, a partir desta quarta-feira (14), as inscrições para o credenciamento de instrutores e consultores de artesanato para integrarem o Banco de Dados do Instituto Mauá. As vagas são para pessoas físicas e jurídicas, mestres-artesãos e empreendedores individuais. A seleção será feita através de currículo.
Os interessados deverão ter nível médio ou superior, com experiência comprovada de trabalho como instrutor na área – através de certificado ou atestado – e experiência de atuação em comunidades. É imprescindível ter disponibilidade para viajar. Os inscritos serão convocados para prestar serviços de acordo com a demanda.
O objetivo do Instituto é credenciar profissionais para realizar capacitações em comunidades no interior e na capital, com vistas ao desenvolvimento de tecnologias sociais que promovam inclusão, geração de trabalho e renda, e tornem a atividade artesanal mais comp...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs15




Quis a sorte da maré levar um pedaço de pedra-pomes à porta de Willian Carlos Cristhiano, no Parque Prainha, em São Vicente. “Daquele dia em diante, nunca mais parei de transformar pedra em arte”, diz. Nessa data, descobriu uma paixão: a escultura. Agora, tenta fazer dela seu ofício para se sustentar. “Fico horas por dia estudando técnicas e a história da arte”.
Do pedaço de rocha vulcânica de baixa densidade, fez sua primeira composição usando uma faca de cozinha para talhar. Depois, desenvolveu outra técnica. “De abajur a qualquer objeto de decoração, já perdi as contas das peças que fiz, tem mais de mil. As ideias vêm e eu apenas as coloco na pedra”, explica.
Paciência, dedicação, habilidades nas mãos, nenhum detalhe passa aos olhos críticos de Willian. Autodidata, aprendeu na prática a ser delicado com o manejo dos instrumentos. Como viver de arte ainda é um sonho distante, o sustento vem de uma pequena loja de restauração...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs14




A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária iniciou nesta segunda-feira (21), a capacitação para chefes e técnicos dos escritórios regionais sobre mercado do artesanato. Com artesãos e representantes de entidades de apoio e fomento à atividade, os técnicos passarão por 40 horas/aula, até sexta-feira (25), em Curitiba. 
O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) é realizado em todos os estados. Os técnicos estarão aptos a multiplicar o conhecimento adquirido durante o treinamento e orientar os artesãos em suas cidades e apoiar atividades solidárias. 
Segundo o secretário estadual do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli, o curso busca a estruturação do setor, capacitando e treinando artesãos e técnicos para multiplicar experiências com outros grupos de empreendimentos de economia solidária no Paraná. “Nosso objetivo é fortalecer a política de fomento ao artesanato no estado e incentivar iniciativas de trabalho, pro...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs11




Na área externa da Casa do Artista Popular – um espaço destinado ao artesão na Praça da Independência, em João Pessoa – funciona a Curadoria do Artesanato do Governo do Estado, com o objetivo de classificar e registrar o artesanato e o artesão, valorizar e qualificar a produção artesanal, e garantir a inclusão desses artistas no Programa de Artesanato.
A Curadoria do Artesanato foi criada pelo decreto nº. 24.840, de 6 de fevereiro de 2004, e classifica os produtos apresentados em artesanato, arte popular, artesanato indígena, artesanato com referência cultural ou habilidades manuais, dependendo da matéria-prima, tipologia e técnica apresentada e, por fim, emite a carteira de identificação mediante critérios estabelecidos.
Como afirma o presidente curador, José Nilton da Silva, “regido por um decreto, a Curadoria foi criada para atender o artesão, especialmente o artesão anônimo, traçar o perfil do artesão paraibano e agregá-lo, pois ant...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs10




Durante os três dias do Salão Baiano de Turismo, o Instituto Mauá realizou uma mostra do artesanato e culinária do estado em um estande institucional e mais 29 barraquinhas.
Com intuito de divulgar a produção local estão sendo comercializadas peças artesanais, a exemplo das cerâmicas de Barra de São Francisco e Rio Real.
Deliciosas cocadas, rosquinhas, doce de banana, licor e beiju, que representam a culinária típica baiana também roubam a cena no Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções da Bahia.
Feira Baiana de Artesanato - O Instituo Mauá promove uma feira com todos esses artesanatos e culinárias quinzenalmente, aos sábados e domingos, no Jardim dos Namorados, em Salvador. Ao todo, 100 barraquinhas mostram o que a Bahia tem de melhor.
Mais informações no site www.maua.ba.gov.br.
Fonte: I Salão Baiano de Turismo


Postado por: BRartesanato às 18hs09




Diante da situação de calamidade em que se encontram 236 municípios baianos, em virtude do longo período de estiagem que atinge boa parte do interior do estado, o Instituto Mauá elaborou um plano de ação para aproveitar o potencial da atividade artesanal como fonte de renda. Com o objetivo principal de auxiliar o combate da estiagem, o Mauá irá investir R$ 350 mil - 50% do orçamento total de 2012 - na aquisição, em caráter especial, de peças de artesanato produzidas nas cidades mais afetadas.
"Com esse investimento, queremos incrementar e movimentar a economia dos municípios. A ideia é comprar e escoar essas peças nas feiras e lojas do Mauá", explica a diretora geral do Instituto, Emília Almeida. Até dezembro, a meta de aquisição é de 42 mil peças no Estado.
O órgão irá investir, ainda, na capacitação artesanal para assegurar a qualidade das peças e, consequentemente, uma melhor inserção no mercado. Já estão programadas oficinas de...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs08



Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com