Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





Peças de diferentes técnicas estão à venda em Botafogo.
Trabalhos de Angra dos Reis ocupam a sede do Programa Estadual de Artesanato, em Botafogo. Entre os produtos típicos da região estão à venda luminárias em fibra de bananeira, barquinhos, animais em madeira e bolsas de tecido com motivos marinhos.
A subsecretária estadual de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio, destaca que a proposta de ocupação de uma sala por associações, em rodízio, está tornando a sede do Programa de Artesanato uma referência principalmente para quem procura por presentes em todas as ocasiões.
- Há trabalhos de diversas técnicas, que agregam valor à história da região. Por exemplo, entre as peças de Angra, há garças feitas de conchas, os já tradicionais barquinhos feitos de madeira, pintados, bolsas de tecido com motivos marinhos feitos por deficientes visuais, jogos de descanso de panela, em forma de peixe, em fibra de bananeira e belos trabalhos talh...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs37




O Serviço Social do Comércio de Dourados (Sesc) realiza neste sábado (12) e domingo (13) a Feira de Artesanato Indígena, que integra a programação da sétima edição do Aldeia Sesc Terena de Arte e Cultura. O evento é uma opção para presentear no Dia das Mães e fica na área de Convivência do Sesc, em Dourados, das 14h às 16h.
O Sesc disponibilizou 10 estandes para exposição de artesanato nativo. A indígena Marilda Duarte, do projeto “Centro de Tecelagem” do Ponto de Cultura para Todas as Idades, do Instituto para Desenvolvimento da Arte e da Cultura (Idac), já produziu mais de 60 peças e participa da feira, junto com as demais integrantes.
Na última quinta-feira, o grupo recebeu cerca de 30 quilos de linhas que foram doados pela comunidade e entregues pela presidente do Idac, a empresário June Torres. A próxima etapa é pela aquisição de agulhas de tecelagem que podem ser de todos os tamanhos
Fonte: Melice Sguissardi - Capital News...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs37




Objetivo do evento é reunir artesãos brasileiros com compradores internacionais
Ana Lúcia Machado
Fortaleza - Quarenta grupos de artesãos de todas as regiões do Ceará participam até esta sexta-feira (11) de um showroomcom compradores internacionais, no Centro de Negócios do Sebrae, na capital cearence. A ação integra o projeto Comércio Brasil, do Sebrae no Ceará.
Desde de 2010, esse é o quinto showroom promovido pelo projeto. Neste ano, participam grupos de artesanato que já exportam ou que estão recebendo consultoria especializada – com foco no mercado internacional -, além de associações que desenvolvem produtos voltados para a Copa de 2014. A maioria dos mais de 15 compradores internacionais inscritos é da Europa. A ideia é que o evento abra espaço para que esses artesãos capitalizem novos negócios e ampliem seus mercados.
É o que acontece com a artesã Maria de Fátima Silva de Matos, do grupo ArtPalhano, d...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs33




10 de maio de 2012 - Projetada por voluntário, casa foi construída com mobilização de ribeirinhos
Quem for à comunidade do Tumbira, na RDS Rio Negro, poderá descobrir um pouco da história da comunidade ao mesmo tempo em que conhece o artesanato local. A Casa de Artesanato e Museu José Garrido, foi inaugurada para promover a arte e cultura da reserva, em mais um espaço construído com o apoio da Fundação Amazonas Sustentável – FAS.
No hall, uma exposição apresenta a história da comunidade, que acolheu o Núcleo de Conservação e Sustentabilidade Agnello Bittencourt Uchoa, construído pela FAS, em 2010. No interior, o visitante também pode conhecer de perto o trabalho manual das ribeirinhas do Amazonas.
O novo espaço foi projetado pelo arquiteto português José Castro Caldas, que também atuou diretamente no processo de construção dos 120m² de estrutura.
Com a intenção de ficar no Brasil por apenas três semanas, participando do Inte...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs32




Aldeias vendem para todo o mundo
Índios de quatro etnias do Nordeste encontraram uma forma bem moderna de escoar a produção artesanal: através da internet. Juntos, lançaram uma plataforma de e-commerce, o Rede Indígena Solidária de Arte e Artesanato (Risada) – www.risada.org, com capacidade de atender clientes de todo o mundo. O projeto é uma ramificação do canal de diálogo Índios Online (www.indiosonline.net).
“Comercializamos todo tipo de peça, de colares a arco e flechas. Nossos preços vão de R$ 10 até R$ 400 e também aceitamos encomendas. Os clientes podem opinar na construção dos produtos”, explica o articulador da rede, Jaborandy Yandê. Ele explica que não importa a aldeia que venda mais – kariri-xocó, pankararu, pataxó ou tupinambá, “todo o resultado das vendas é repartido igualmente. Cada uma recebe 5% do valor comercializado”, observa Yandê.
Para se organizar, os participantes se dividiram em três grupos: artesão di...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs31




De 17 a 19 deste mês, Salvador é palco do 1º Salão Baiano de Turismo, e o legítimo artesanato do estado não podia ficar de fora. O Instituto Mauá vai realizar uma feira de artesanato e culinária durante os três dias do evento. Serão 15 barracas comercializando peças tradicionais e contemporâneas de Salvador e cidades do interior.
Entre as atrações, a cerâmica de Irará, Rio Real e Barra, a tecelagem de Porto Seguro, a cestaria e o trançado de Sauípe, a renda de bilro de Dias d’Ávila, os utilitários de madeira de Santa Cruz Cabrália, as redes e mantas de Malhada Grande e Rodelas, as esculturas de madeira, os instrumentos musicais e as bonecas de cabaça produzidas por artesãos de Salvador.
Nas 14 barracas de culinária, destaque para os petiscos e os pratos regionais, como sarapatel, escondidinho, beiju recheado, bolinho de estudante e cocada baiana.
O Mauá também contará com um estande institucional, com exposição de peças. “O artesa...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs30




Começa amanhã nesta terça-feira, 15 de maio, e segue até o próximo sábado ,19, o curso de tecelagem no Centro de Tradições, em Senhora do Carmo. O curso é totalmente custeado pela Prefeitura, em parceria com a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. Até mesmo o material que será utilizado durante o período será oferecido gratuitamente às pessoas participantes.
O curso será ministrado por Ester Pinto Mendonça Vieira, artesã de Rezende Costa. O município, conforme explica Patrícia Oliveira, uma das organizadoras do curso, é referência no estado na produção de artesanato confeccionado em tear. “Na verdade, a economia da cidade gira em torno do artesanato em tear. A grande maioria das pessoas trabalha com artesanato e sobrevive da renda gerada com as peças fabricadas. Elas comercializam os produtos na própria cidade, exportam para vários países e vendem, também, para várias lojas de centenas de cidades de todos os estados do país”,...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs28




Estão abertas as inscrições para as palestras do Simpósio do Artesanato Design, evento que acontece em Londrina de 31 de maio a 3 de junho, juntamente com o Salão e I Feira do Artesanato Design, no Country Club. Os temas abordados são de interesse de artesãos, microempresários, designers e estudantes de várias áreas. As palestras do Simpósio são gratuitas e os interessados podem conferir a programação e fazer o credenciamento pelo site www.artesanatodesign2012.com.br. O prazo vai até 28 de maio e as vagas são limitadas. Serão emitidos certificados aos presentes. 
Sobre o evento 
O Simpósio e Salão do Artesanato Design – I Feira Internacional do Artesanato Design tem como foco a promoção de negócios do artesanato design, os debates sobre o tema e uma mostra dos trabalhos dos expositores. Estarão expostos produtos com valor agregado, adequados à demanda do mercado nacional e internacional. Artesãos, micro e pequ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs27




Trabalhos foram reunidos pela ONG Arte dos Reis
Rio– Vários trabalhos de artistas da cidade de Angra dos Reis ocupam a sede do Programa Estadual de Artesanato, em Botafogo, no Rio de Janeiro. Entre os produtos típicos da região estão à venda luminárias em fibra de bananeira, barquinhos, animais em madeira e bolsas de tecido com motivos marinhos.
A subsecretária estadual de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio, destaca que a proposta de ocupação de uma sala por associações, em rodízio, está tornando a sede do Programa de Artesanato uma referência principalmente para quem procura por presentes em todas as ocasiões. “Há trabalhos de diversas técnicas, que agregam valor à história da região. Por exemplo, entre as peças de Angra, há garças feitas de conchas, os já tradicionais barquinhos feitos de madeira, pintados, bolsas de tecido com motivos marinhos feitos por deficientes visuais, jogos de descanso de panela, em forma de peixe, em...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs26



Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com