Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





Artesãos fluminenses ganharam a oportunidade de divulgar e negociar seus trabalhos na maior bolsa de negócios da América Latina, o Fashion Business, aberto,  no terraço do shopping Fashion Mall, em São Conrado.
Em um estande de 108 m², montado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços em parceria com o RIOSOLIDARIO, 13 atrações terão suas peças expostas em busca de oportunidades de expansão de negócios.
A parceria entre a secretaria e o programa de responsabilidade social do Governo do Estado já beneficiava artesãos ao garantir espaço na Feira da Providência, onde as peças são vendidas ao consumidor final. Segundo o coordenador do Programa Estadual de Artesanato, Augusto Cardoso, a diferença é que, no Fashion Business, o público-alvo são as lojas ou empresas que se interessem pela produção em grande escala.
- É fundamental fomentar a atividade, já que ela gera sustento e emprego onde a oferta de pos...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 21hs04




Empresário Ernesto Romano, da Brazilian Fine Arts, elogia Piauí Sampa e qualidade dos produtos artes
“Os consumidores brasileiros tem respondido melhor aos produtos nacionais”. A afirmação é do empresário Ernesto Romano, da Brazilian Fine Arts, loja instalada nos aeroportos internacionais de Cumbica, em Guarulhos; e Viracopos, em Campinas; no Estado de São Paulo.
Romano visitou a Piauí Sampa e elogiou a qualidade da mostra e dos produtos artesanais piauienses. “Sou um entusiasta da produção artesanal. O que vejo nesse espaço são produtos de extrema qualidade e beleza. Os artesãos estão cada vez mais preocupados em desenvolver peças de alto nível. E é isso que me faz visitar os eventos onde o artesanato do Piauí se faz presente. Tenho contato direto com diversos profissionais do Estado”, afirma o empresário.
Quem também esteve na Piauí Sampa foi a empresária Andressa Trivelli, da Tekoha. Andressa tem parceria institucional com a Artesol/...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 21hs02




Seguem abertas  até dia 28 de maio as inscrições para as palestras do Simpósio do Artesanato Design, evento que acontece em Londrina de 31 de maio a 3 de junho, juntamente com o Salão e  I Feira do Artesanato Design, no Country Club.
Os temas  abordados são de interesse de artesãos, micro empresários, designers e estudantes de várias áreas. As palestras do Simpósio são gratuitas e os interessados podem fazer o credenciamento pelo site www.artesanatodesign2012.com.br. As vagas são limitadas. Serão emitidos certificados aos presentes.
Programação de palestras
Dia 31/5, 19h30 - Maurício Tedeschi, Coordenador Nacional da Carteira de Projetos de Artesanato do Sebrae - “Artesanato, Mercado e Competitividade”.
Dia 31/5, 21h - Carlos Ganem, Coordenador Nacional do Prêmio FINEP, fala sobre “Inovação/Design e Artesanato”.
Dia 01/6, 19h – Silvia Barrios, ceramista e pesquisadora argentina – “Gr...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 21hs02




Instrutores e consultores de artesanato
Estão abertas, a partir desta quarta-feira (14), as inscrições para o credenciamento de instrutores e consultores de artesanato para integrarem o Banco de Dados do Instituto Mauá. As vagas são para pessoas físicas e jurídicas, mestres-artesãos e empreendedores individuais. A seleção será feita através de currículo.
Os interessados deverão ter nível médio ou superior, com experiência comprovada de trabalho como instrutor na área – através de certificado ou atestado – e experiência de atuação em comunidades. É imprescindível ter disponibilidade para viajar. Os inscritos serão convocados para prestar serviços de acordo com a demanda.
O objetivo do Instituto é credenciar profissionais para realizar capacitações em comunidades no interior e na capital, com vistas ao desenvolvimento de tecnologias sociais que promovam inclusão, geração de trabalho e renda, e tornem a atividade artesanal mais comp...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs15




Quis a sorte da maré levar um pedaço de pedra-pomes à porta de Willian Carlos Cristhiano, no Parque Prainha, em São Vicente. “Daquele dia em diante, nunca mais parei de transformar pedra em arte”, diz. Nessa data, descobriu uma paixão: a escultura. Agora, tenta fazer dela seu ofício para se sustentar. “Fico horas por dia estudando técnicas e a história da arte”.
Do pedaço de rocha vulcânica de baixa densidade, fez sua primeira composição usando uma faca de cozinha para talhar. Depois, desenvolveu outra técnica. “De abajur a qualquer objeto de decoração, já perdi as contas das peças que fiz, tem mais de mil. As ideias vêm e eu apenas as coloco na pedra”, explica.
Paciência, dedicação, habilidades nas mãos, nenhum detalhe passa aos olhos críticos de Willian. Autodidata, aprendeu na prática a ser delicado com o manejo dos instrumentos. Como viver de arte ainda é um sonho distante, o sustento vem de uma pequena loja de restauração...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs14




A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária iniciou nesta segunda-feira (21), a capacitação para chefes e técnicos dos escritórios regionais sobre mercado do artesanato. Com artesãos e representantes de entidades de apoio e fomento à atividade, os técnicos passarão por 40 horas/aula, até sexta-feira (25), em Curitiba. 
O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) é realizado em todos os estados. Os técnicos estarão aptos a multiplicar o conhecimento adquirido durante o treinamento e orientar os artesãos em suas cidades e apoiar atividades solidárias. 
Segundo o secretário estadual do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli, o curso busca a estruturação do setor, capacitando e treinando artesãos e técnicos para multiplicar experiências com outros grupos de empreendimentos de economia solidária no Paraná. “Nosso objetivo é fortalecer a política de fomento ao artesanato no estado e incentivar iniciativas de trabalho, pro...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs11




Na área externa da Casa do Artista Popular – um espaço destinado ao artesão na Praça da Independência, em João Pessoa – funciona a Curadoria do Artesanato do Governo do Estado, com o objetivo de classificar e registrar o artesanato e o artesão, valorizar e qualificar a produção artesanal, e garantir a inclusão desses artistas no Programa de Artesanato.
A Curadoria do Artesanato foi criada pelo decreto nº. 24.840, de 6 de fevereiro de 2004, e classifica os produtos apresentados em artesanato, arte popular, artesanato indígena, artesanato com referência cultural ou habilidades manuais, dependendo da matéria-prima, tipologia e técnica apresentada e, por fim, emite a carteira de identificação mediante critérios estabelecidos.
Como afirma o presidente curador, José Nilton da Silva, “regido por um decreto, a Curadoria foi criada para atender o artesão, especialmente o artesão anônimo, traçar o perfil do artesão paraibano e agregá-lo, pois ant...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs10




Durante os três dias do Salão Baiano de Turismo, o Instituto Mauá realizou uma mostra do artesanato e culinária do estado em um estande institucional e mais 29 barraquinhas.
Com intuito de divulgar a produção local estão sendo comercializadas peças artesanais, a exemplo das cerâmicas de Barra de São Francisco e Rio Real.
Deliciosas cocadas, rosquinhas, doce de banana, licor e beiju, que representam a culinária típica baiana também roubam a cena no Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções da Bahia.
Feira Baiana de Artesanato - O Instituo Mauá promove uma feira com todos esses artesanatos e culinárias quinzenalmente, aos sábados e domingos, no Jardim dos Namorados, em Salvador. Ao todo, 100 barraquinhas mostram o que a Bahia tem de melhor.
Mais informações no site www.maua.ba.gov.br.
Fonte: I Salão Baiano de Turismo


Postado por: BRartesanato às 18hs09




Diante da situação de calamidade em que se encontram 236 municípios baianos, em virtude do longo período de estiagem que atinge boa parte do interior do estado, o Instituto Mauá elaborou um plano de ação para aproveitar o potencial da atividade artesanal como fonte de renda. Com o objetivo principal de auxiliar o combate da estiagem, o Mauá irá investir R$ 350 mil - 50% do orçamento total de 2012 - na aquisição, em caráter especial, de peças de artesanato produzidas nas cidades mais afetadas.
"Com esse investimento, queremos incrementar e movimentar a economia dos municípios. A ideia é comprar e escoar essas peças nas feiras e lojas do Mauá", explica a diretora geral do Instituto, Emília Almeida. Até dezembro, a meta de aquisição é de 42 mil peças no Estado.
O órgão irá investir, ainda, na capacitação artesanal para assegurar a qualidade das peças e, consequentemente, uma melhor inserção no mercado. Já estão programadas oficinas de...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs08




Juazeiro é a cidade pioneira no Interior do País a sediar o evento que apresenta produtos de diversas nações
Juazeiro do Norte Artesãos de vários países se encontram no Cariri para participar da Feira Internacional de Artesanato e Decoração (Feincartes), que terá continuidade até o próximo domingo, dia 27, no Palácio da Microempresa, neste Município. A expectativa de público é de 25 mil pessoas, durante os 10 dias de movimentação. Do Cariri participam sete grupos de artesãos de várias categorias. Segundo os organizadores, a Feincartes vem fortalecer o turismo de eventos na região.
Este é o segundo ano de realização da feira no Cariri, com a presença de dez países e nove Estados brasileiros. Segundo uma das coordenadoras da feira, Maria Mathias, há a presença de novos países em relação ao ano passado, como o Equador, Tailândia, Senegal, Indonésia. Do Brasil, produtos de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Su...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs42




É da fibra da folha do sisal, das palhas de licuri, bananeira e milho, e do aproveitamento de sementes, que dez agricultoras familiares tiram a sua renda, por meio da produção sustentável de artesanato, principalmente durante o período de seca na Bahia. Elas compõem a Associação Mulungu do Sol, localizada no município baiano, Mulungu do Morro, onde produzem diversas peças como baú, bolsa, porta-retrato, luminária, quadros decorativos e biojoias, a exemplo de pulseiras, colares e brincos.
A entidade tem, há três anos, como um das principais parceiras, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), que incentiva e apoia a comercialização dos produtos, mobilizando e disponibilizando estandes em feiras e exposições, que acontecem no Território de Irecê.
De acordo com a responsável pela associação, Euraide Oliveira Carvalho, a relação com a EBDA é de dar e rec...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs41




A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária iniciou nesta segunda-feira (21), a capacitação para chefes e técnicos dos escritórios regionais sobre mercado do artesanato. Com artesãos e representantes de entidades de apoio e fomento à atividade, os técnicos passarão por 40 horas/aula, até sexta-feira (25), em Curitiba. 
O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) é realizado em todos os estados. Os técnicos estarão aptos a multiplicar o conhecimento adquirido durante o treinamento e orientar os artesãos em suas cidades e apoiar atividades solidárias. 
Segundo o secretário estadual do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli, o curso busca a estruturação do setor, capacitando e treinando artesãos e técnicos para multiplicar experiências com outros grupos de empreendimentos de economia solidária no Paraná. “Nosso objetivo é fortalecer a política de fomento ao artesanato no estado e incentivar iniciativas de trabalho, pro...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs40




É da fibra da folha do sisal, das palhas de licuri, bananeira e milho, e do aproveitamento de sementes, que dez agricultoras familiares tiram a sua renda, através da produção sustentável de artesanato, principalmente durante o período de seca na Bahia. Elas compõem a Associação Mulungu do Sol, localizada no município baiano, Mulungu do Morro, onde produzem diversas peças como baú, bolsa, porta-retrato, luminária, quadros decorativos e biojoias, a exemplo de pulseiras, colares e brincos.
A Associação tem, há três anos, como um das principais parceiras a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada a Secretaria da Agricultura, que incentiva e apoia a comercialização dos produtos, mobilizando e disponibilizando estandes em feiras e exposições, que acontecem pelo Território de Irecê. Além disto, a parceria foi consolidada com base na troca de conhecimentos.
De acordo com a responsável pela Associação, Euraide O...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs40




Programa do Artesanato Brasileiro irá selecionar peças para evento de Reconhecimento de Excelência da UNESCO
Foi publicado no Diário Oficial da União (17/05), o edital para a seleção de peças que irão representar o artesanato brasileiro na 3ª edição do Reconhecimento de Excelência para produtos artesanais do MERCOSUL +. O evento será realizado em Montevidéu (Uruguai), de 30 de julho a 2 de agosto de 2012, no marco da celebração dos 50 anos do Conselho Mundial do Artesanato na América Latina.
O MDIC, por meio do Programa do Artesanato Brasileiro, será o Comitê de Seleção Nacional que irá escolher 30 peças, em função dos critérios de excelência, autenticidade, ecologia e comercialização, para representar o Brasil. Podem participar artesãos individuais ou núcleos, associações e cooperativas. Cada inscrito poderá submeter duas peças de artesanato à apreciação do Conselho.
Para se inscrever é necessário enviar, até o dia 15...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 22hs06




A 16ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba será ao som do forró, xaxado e baião. O evento, que vai reunir cerca de 500 artesãos, será realizado de 12 a 30 de junho, durante o maior São João do Mundo, em Campina Grande. Com o tema "Tecendo tradições”, o Salão homenageia a arte milenar da tecelagem, que é uma das atividades mais importantes do artesanato paraibano.
Pela beleza, qualidade e diversidade das peças, o evento ganha destaque no calendário das grandes feiras de artesanato do País. Nesta edição, na entrada do Salão, os visitantes poderão aprender sobre a técnica da tecelagem, em uma mostra especial. Outras tipologias também farão parte dos estandes de vendas, como cerâmica, madeira, fios, fibra, algodão colorido, metal, couro, pedras, cordel, xilogravura, brinquedos, artesanato indígena, entre outras.
Segundo a coordenadora do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), Ladjane Barbosa, milhares de famílias d...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 22hs04




Cerca de 400 obras estão à venda na sede do programa, em Botafogo
A sede do Programa Estadual de Artesanato, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, recebe, até o dia 10 de julho, trabalhos reunidos pela ONG Arte dos Reis, da cidade de Angra dos Reis, na região da Costa Verde fluminense. No total, 400 trabalhos estão à venda.
A subsecretária estadual de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio, destaca que a proposta de ocupação de uma sala por associações, em rodízio, está tornando a sede do Programa de Artesanato uma referência, principalmente para quem procura por presentes em todas as ocasiões.
-  Há trabalhos de diversas técnicas, que agregam valor à história da região. Por exemplo, entre as peças de Angra, há garças feitas de conchas, os já tradicionais barquinhos feitos de madeira, bolsas de tecido com motivos marinhos feitos por deficientes visuais, jogos de descanso de panela, em forma de peixe, em fibra de bananeira e belos tr...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs46




O Programa do Artesanato Brasileiro, ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), vai selecionar peças para representar o País na 3ª edição do Reconhecimento de Excelência para produtos artesanais do Mercosul +. O evento será realizado em Montevidéu (Uruguai), de 30 de julho a 2 de agosto, no marco da celebração dos 50 anos do Conselho Mundial do Artesanato na América Latina.
O edital para a seleção de peças que irão representar o artesanato brasileiro foi publicado, na quinta-feira (17), no Diário Oficial da União. O Comitê de Seleção Nacional irá escolher 30 peças, em função dos critérios de excelência, autenticidade, ecologia e comercialização. Podem participar artesãos individuais ou núcleos, associações e cooperativas. Cada inscrito poderá submeter duas peças de artesanato à apreciação do conselho.
Para se inscrever é necessário enviar, até o dia 15 de junho, o formulário de inscrição...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs45




Umuarama - Na bagagem é possível encontrar certa liberdade, um misto de revolta, pensamentos revolucionários e muito conhecimento do povo brasileiro. O artista de rua é a expressão do natural, da união dos elementos é o grito de liberdade escondido em cada homem oprimido pelas regras da sociedade moderna. Amados por uns e criticados por outros, esses homens e mulheres brasileiras guardam uma das culturas mais antigas do ser humano, o artesanato. 
A rua é a expressão da cultura e viver é a maior das artes, com essa frase o artista de rua Luiz Vieira, de 38 anos, natural de Porto Alegre-RS começou sua entrevista. Com um passado de dez anos de carteira assinada, hoje o gaúcho percorre o Brasil conhecendo as culturas do povo brasileiro e ofertando arte. “A arte é uma questão libertária e eu amo isso que eu faço. Amo viajar, amo andar, cruzar pelas cidades. Eu amo fazer amizades, eu preciso disso, isso me supre. O que eu busco é conhecer o Brasil, Es...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs44




As peças são montadas utilizando técnicas de trançados e cestaria
Reeducandas do Estabelecimento Penal Feminino de Bataguassu (EPFB)confeccionam chapéus, bolsas, cintos, chaveiros, caixas de presente, porta-joias, entre outros utensílios, a partir da fibra de bananeira.
As peças são montadas utilizando técnicas de trançados e cestaria. Mas para o trabalho, as internas precisam também preparar a fibra da bananeira para o artesanato, processo que envolve desde a separação, lavagem e secagem até o armazenamento das fibras. As artesãs também precisam conhecer as características e corte do tronco da bananeira.
De acordo com a diretora do EPFB, Ligia Maria Asato Dorta, a atividade se tornou realidade na unidade penal graças a um curso ministrado Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), entre o final de abril e o início deste mês, por meio de parceria da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) com o Sind...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs44




A Fundação de Cultura do governo do Estado abriu as portas da Casa do Artesão de Campo Grande para a grande diversidade de peças produzidas por três núcleos de artesanato de Aquidauana e da região pantaneira. A exposição “Pantanal Arte e Ação”, que faz parte do projeto Exposições Temporárias, fica aberta até o dia 18 de junho e tem entrada franca.
A exposição tem como principal característica a variedade de peças e a manutenção das tradições pantaneiras. Utensílios como redes para a “siesta”, arreios, selas, xales, chicotes, bruacas, sandálias e toalhas de mesa se baseiam nas antigas técnicas de fabricação artesanal baseadas no couro e na tecelagem.
A Casa de Cultura Dona Zica é formada por mulheres e jovens do distrito de Piraputanga. Dedicados diretamente à tecelagem, os artesãos produzem jogos americanos, xales e outros materiais no tear de pente liço. Este trabalho artesanal complementa a renda familiar além de criar bel...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs08




Pesquisa de referências e oficinas com artesãos vão resultar em uma linha de suvenires de alto padrão a ser lançada na Casa Brasil 2013
O Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) está lançando um projeto de resgate e valorização do artesanato local, aliando técnicas e materiais tradicionais a um design contemporâneo e sofisticado. A iniciativa consiste na identificação de mestres artesãos capazes de multiplicar o conhecimento e realização de oficinas com designers e instrutores. A partir disso, será desenvolvida uma linha de produtos compatível com a excelência do turismo na região da Serra Gaúcha, a ser lançada durante a Casa Brasil 2013 e posteriormente comercializada nos principais pontos turísticos de Bento Gonçalves.
As responsáveis pela execução do projeto e realização das oficinas são as arquitetas Tina Moura e Lui Lo Pumo (LT Arquitetura e Design), integrantes da curadoria da Casa Brasil, além do...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs07




Mulheres  aprimoram técnicas e aumentam a renda familiar com a venda de artesanatos, doces e salgados, em Irecê, por meio das capacitações oferecidas pela gerência Regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura (Seagri). Óleo saturado, álcool, mel e tecido são transformados em peças que aliam criatividade, técnica e beleza. Características do artesanato confeccionado por 25 mulheres da ‘Associação Clube de Jovens Produtores Rurais’, em Presidente Dutra, assistidas pela EBDA. 
Uma moradora do Povoado do Baixão de Zé Preto, no município de Presidente Dutra, Evani Rosa lembra como o curso de Higiene e Limpeza da EBDA transformou a vida da família. “Com o óleo da gordura saturada produzo sabão liquido e vendo para o comércio local, colaboro com a renda em casa e ao mesmo tempo protejo o meio ambiente”, completa. Outro resultado exitoso é o de Adriana dos Sant...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 20hs52




Mãos firmes na tesoura para cortar os pontilhados do molde, olhos atentos à costura e muita habilidade para transformar o material bruto em vestuário. São com esses e outros esmeros que a pele do boi vira calças para montarias, coletes, bolas e arreios. Para Mato Grosso, economia predominante rural, os utensílios feitos a partir do couro garantem durabilidade e segurança para o trabalho rotineiro em fazendas, sítios e estâncias.
Os interessados em trabalhar com a cultura do couro devem ficar atentos aos cursos oferecidos pelo Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. No dia 21 de maio, a cidade de Santo Antônio do Leste sediará curso de artesanato com couro bovino. Em junho, a programação se estende com as técnicas de curtimento e conservação e artesanato em outras cidades do Estado.
Dica
O seleiro Gilvan José dos Santos, de 25 anos, confecciona a pele do boi em suas diversas formas. Há cinco anos ele começou a trabalhar em estabelecimen...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 20hs51




A Fundação de Cultura do governo do Estado encerrou hoje em Dois Irmãos do Buriti a Oficina de Aperfeiçoamento em Fibras, que teve início em 7 de maio. O curso, realizado pela instrutora Lucimar Maldonado, contou com a participação de 26 artesãos, entre produtores rurais, comerciantes e mulheres indígenas. 
Embora o curso estivesse planejado para o aperfeiçoamento de técnicas de confecção de peças artesanais, no diagnóstico inicial foi constatada a necessidade de uma revisão nos processos de colheita e processamento de fibras. Esta demanda surgiu dos próprios participantes e também devido à falta de matéria prima para a realização da oficina. 
Durante a oficina foram abordadas as técnicas de aperfeiçoamento de revisão de colheita e processamento, revestimento, trama, trançado, costura e acabamento. O curso foi concluído com a confecção de peças artesanais utilizando as técnicas trabalhadas.
Dentre os resultados alcançad...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 20hs50




Dentro da programação do Simpósio e Salão do Artesanato Design – I Feira Internacional do Artesanato Design, que acontece de 31 de maio a 3 de junho no Londrina Country Club, serão realizadas oficinas gratuitas abertas à participação do público em geral. Paulo Artes ministrará as oficinas de técnica em cerâmica e Paulo Tio vai ensinar técnica mista kirigami e escultura em papel. Ambas as oficinas serão realizadas às 16h e 18h, nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho. E no domingo, 3 de junho, às 15h. As inscrições serão feitas na hora, conforme a ordem de chegada dos interessados. As vagas são limitadas.
Redação Bonde
Fonte: BONDE


Postado por: BRartesanato às 20hs49




Com o objetivo de promover a profissionalização do artesão, será realizado o workshop “Planejamento de Empreendedorismo do Artesanato”, dia 02 de junho no Londrina Country Club, das 14h30 às 17h, dentro da programação do Simpósio e Salão do Artesanato Design – I Feira Internacional do Artesanato Design. O workshop será conduzido pelos professores Henrique Gambaro  e Alexandre Corneta. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site www.artesanatodesign2012.com.br. As vagas são limitadas. Mais informações (43) 3025-5223.
 Sobre o evento
O Simpósio e Salão do Artesanato Design – I Feira Internacional do Artesanato Design  tem como foco a promoção de negócios do artesanato design, os debates  sobre o tema e uma mostra dos trabalhos dos expositores. Estarão expostos produtos com valor agregado, adequados à demanda do mercado nacional e internacional. Artesãos, micro e pequenos emp...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 20hs48




Peças de diferentes técnicas estão à venda em Botafogo.
Trabalhos de Angra dos Reis ocupam a sede do Programa Estadual de Artesanato, em Botafogo. Entre os produtos típicos da região estão à venda luminárias em fibra de bananeira, barquinhos, animais em madeira e bolsas de tecido com motivos marinhos.
A subsecretária estadual de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio, destaca que a proposta de ocupação de uma sala por associações, em rodízio, está tornando a sede do Programa de Artesanato uma referência principalmente para quem procura por presentes em todas as ocasiões.
- Há trabalhos de diversas técnicas, que agregam valor à história da região. Por exemplo, entre as peças de Angra, há garças feitas de conchas, os já tradicionais barquinhos feitos de madeira, pintados, bolsas de tecido com motivos marinhos feitos por deficientes visuais, jogos de descanso de panela, em forma de peixe, em fibra de bananeira e belos trabalhos talh...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs37




O Serviço Social do Comércio de Dourados (Sesc) realiza neste sábado (12) e domingo (13) a Feira de Artesanato Indígena, que integra a programação da sétima edição do Aldeia Sesc Terena de Arte e Cultura. O evento é uma opção para presentear no Dia das Mães e fica na área de Convivência do Sesc, em Dourados, das 14h às 16h.
O Sesc disponibilizou 10 estandes para exposição de artesanato nativo. A indígena Marilda Duarte, do projeto “Centro de Tecelagem” do Ponto de Cultura para Todas as Idades, do Instituto para Desenvolvimento da Arte e da Cultura (Idac), já produziu mais de 60 peças e participa da feira, junto com as demais integrantes.
Na última quinta-feira, o grupo recebeu cerca de 30 quilos de linhas que foram doados pela comunidade e entregues pela presidente do Idac, a empresário June Torres. A próxima etapa é pela aquisição de agulhas de tecelagem que podem ser de todos os tamanhos
Fonte: Melice Sguissardi - Capital News...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs37




Objetivo do evento é reunir artesãos brasileiros com compradores internacionais
Ana Lúcia Machado
Fortaleza - Quarenta grupos de artesãos de todas as regiões do Ceará participam até esta sexta-feira (11) de um showroomcom compradores internacionais, no Centro de Negócios do Sebrae, na capital cearence. A ação integra o projeto Comércio Brasil, do Sebrae no Ceará.
Desde de 2010, esse é o quinto showroom promovido pelo projeto. Neste ano, participam grupos de artesanato que já exportam ou que estão recebendo consultoria especializada – com foco no mercado internacional -, além de associações que desenvolvem produtos voltados para a Copa de 2014. A maioria dos mais de 15 compradores internacionais inscritos é da Europa. A ideia é que o evento abra espaço para que esses artesãos capitalizem novos negócios e ampliem seus mercados.
É o que acontece com a artesã Maria de Fátima Silva de Matos, do grupo ArtPalhano, d...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs33




10 de maio de 2012 - Projetada por voluntário, casa foi construída com mobilização de ribeirinhos
Quem for à comunidade do Tumbira, na RDS Rio Negro, poderá descobrir um pouco da história da comunidade ao mesmo tempo em que conhece o artesanato local. A Casa de Artesanato e Museu José Garrido, foi inaugurada para promover a arte e cultura da reserva, em mais um espaço construído com o apoio da Fundação Amazonas Sustentável – FAS.
No hall, uma exposição apresenta a história da comunidade, que acolheu o Núcleo de Conservação e Sustentabilidade Agnello Bittencourt Uchoa, construído pela FAS, em 2010. No interior, o visitante também pode conhecer de perto o trabalho manual das ribeirinhas do Amazonas.
O novo espaço foi projetado pelo arquiteto português José Castro Caldas, que também atuou diretamente no processo de construção dos 120m² de estrutura.
Com a intenção de ficar no Brasil por apenas três semanas, participando do Inte...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs32




Aldeias vendem para todo o mundo
Índios de quatro etnias do Nordeste encontraram uma forma bem moderna de escoar a produção artesanal: através da internet. Juntos, lançaram uma plataforma de e-commerce, o Rede Indígena Solidária de Arte e Artesanato (Risada) – www.risada.org, com capacidade de atender clientes de todo o mundo. O projeto é uma ramificação do canal de diálogo Índios Online (www.indiosonline.net).
“Comercializamos todo tipo de peça, de colares a arco e flechas. Nossos preços vão de R$ 10 até R$ 400 e também aceitamos encomendas. Os clientes podem opinar na construção dos produtos”, explica o articulador da rede, Jaborandy Yandê. Ele explica que não importa a aldeia que venda mais – kariri-xocó, pankararu, pataxó ou tupinambá, “todo o resultado das vendas é repartido igualmente. Cada uma recebe 5% do valor comercializado”, observa Yandê.
Para se organizar, os participantes se dividiram em três grupos: artesão di...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs31




De 17 a 19 deste mês, Salvador é palco do 1º Salão Baiano de Turismo, e o legítimo artesanato do estado não podia ficar de fora. O Instituto Mauá vai realizar uma feira de artesanato e culinária durante os três dias do evento. Serão 15 barracas comercializando peças tradicionais e contemporâneas de Salvador e cidades do interior.
Entre as atrações, a cerâmica de Irará, Rio Real e Barra, a tecelagem de Porto Seguro, a cestaria e o trançado de Sauípe, a renda de bilro de Dias d’Ávila, os utilitários de madeira de Santa Cruz Cabrália, as redes e mantas de Malhada Grande e Rodelas, as esculturas de madeira, os instrumentos musicais e as bonecas de cabaça produzidas por artesãos de Salvador.
Nas 14 barracas de culinária, destaque para os petiscos e os pratos regionais, como sarapatel, escondidinho, beiju recheado, bolinho de estudante e cocada baiana.
O Mauá também contará com um estande institucional, com exposição de peças. “O artesa...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs30




Começa amanhã nesta terça-feira, 15 de maio, e segue até o próximo sábado ,19, o curso de tecelagem no Centro de Tradições, em Senhora do Carmo. O curso é totalmente custeado pela Prefeitura, em parceria com a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. Até mesmo o material que será utilizado durante o período será oferecido gratuitamente às pessoas participantes.
O curso será ministrado por Ester Pinto Mendonça Vieira, artesã de Rezende Costa. O município, conforme explica Patrícia Oliveira, uma das organizadoras do curso, é referência no estado na produção de artesanato confeccionado em tear. “Na verdade, a economia da cidade gira em torno do artesanato em tear. A grande maioria das pessoas trabalha com artesanato e sobrevive da renda gerada com as peças fabricadas. Elas comercializam os produtos na própria cidade, exportam para vários países e vendem, também, para várias lojas de centenas de cidades de todos os estados do país”,...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs28




Estão abertas as inscrições para as palestras do Simpósio do Artesanato Design, evento que acontece em Londrina de 31 de maio a 3 de junho, juntamente com o Salão e I Feira do Artesanato Design, no Country Club. Os temas abordados são de interesse de artesãos, microempresários, designers e estudantes de várias áreas. As palestras do Simpósio são gratuitas e os interessados podem conferir a programação e fazer o credenciamento pelo site www.artesanatodesign2012.com.br. O prazo vai até 28 de maio e as vagas são limitadas. Serão emitidos certificados aos presentes. 
Sobre o evento 
O Simpósio e Salão do Artesanato Design – I Feira Internacional do Artesanato Design tem como foco a promoção de negócios do artesanato design, os debates sobre o tema e uma mostra dos trabalhos dos expositores. Estarão expostos produtos com valor agregado, adequados à demanda do mercado nacional e internacional. Artesãos, micro e pequ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs27




Trabalhos foram reunidos pela ONG Arte dos Reis
Rio– Vários trabalhos de artistas da cidade de Angra dos Reis ocupam a sede do Programa Estadual de Artesanato, em Botafogo, no Rio de Janeiro. Entre os produtos típicos da região estão à venda luminárias em fibra de bananeira, barquinhos, animais em madeira e bolsas de tecido com motivos marinhos.
A subsecretária estadual de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio, destaca que a proposta de ocupação de uma sala por associações, em rodízio, está tornando a sede do Programa de Artesanato uma referência principalmente para quem procura por presentes em todas as ocasiões. “Há trabalhos de diversas técnicas, que agregam valor à história da região. Por exemplo, entre as peças de Angra, há garças feitas de conchas, os já tradicionais barquinhos feitos de madeira, pintados, bolsas de tecido com motivos marinhos feitos por deficientes visuais, jogos de descanso de panela, em forma de peixe, em...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs26




BRartesanatoconcorre ao prêmio de inovação e criatividade doMovimento HotSpot.


Postado por: BRartesanato às 10hs03




O evento será realizado em Curvelo e conta com parcerias das secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Turismo
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) programou, para os períodos de 21 a 25 de maio e de 28 a 31 de maio, em Curvelo, na região Central do Estado, duas oficinas que visam promover a integração e a socialização de conhecimentos e experiências nas áreas de artesanato e turismo rural. O evento, que tem as parcerias das secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Turismo (Setur), além da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e da Cooperativa Dedo de Gente, de Curvelo, será dirigido a 70 extensionistas, entre técnicos locais e coordenadores regionais e estaduais da Emater-MG.
Responsável pela organização do evento, a coordenadora técnica estadual das áreas de Artesanato e Turismo rural, Cléa Venina, falou da importância dessa capacitação para os profissionais...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs15




Objetivo do evento é reunir artesãos brasileiros com compradores internacionais
Fortaleza - Quarenta grupos de artesãos de todas as regiões do Ceará participam até esta sexta-feira (11) de um showroom com compradores internacionais, no Centro de Negócios do Sebrae, na capital cearence. A ação integra o projeto Comércio Brasil, do Sebrae no Ceará.
Desde de 2010, esse é o quinto showroom promovido pelo projeto. Neste ano, participam grupos de artesanato que já exportam ou que estão recebendo consultoria especializada – com foco no mercado internacional -, além de associações que desenvolvem produtos voltados para a Copa de 2014. A maioria dos mais de 15 compradores internacionais inscritos é da Europa. A ideia é que o evento abra espaço para que esses artesãos capitalizem novos negócios e ampliem seus mercados.
É o que acontece com a artesã Maria de Fátima Silva de Matos, do grupo ArtPalhano, do Vale do Jaguaribe, que está participando do ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs14




Vários artistas de Paraíso estão expondo suas criações no Espaço de Cultura e na Sala de Artesanato
Vários artistas de Paraíso estão expondo suas criações no Espaço de Cultura e na Sala de Artesanato instalados na FLIT – Feira Literária do Tocantins. São trabalhos diversos entre móveis feitos de bambu, artesanato Karajá, licores e pinturas em telas. 
Uma dessas pessoas é artista plástica Rosimar Virgulino, que apostou num estilo regional, retratando a cultura do Tocantins e seus encantos, como a beleza das araras azuis e dos girassóis. A artista pinta há 10 anos, considera um autodidata. Na atualidade, ela estuda a Fotografia para aprimorar seu estilo nas artes plásticas.
Rosimar já realizou exposições em Palmas, na ATM – Associação dos Municípios do Tocantins e em Paraíso, no Centro Cultural Cora Coralina.
Na sua arte, Rosimar compartilha vivências de sua infância, como a cozinha caipira com os fogões de lenha, as gal...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs13




Um evento que congregará artesãos, micro e pequenos empresários, professores e estudantes, compradores, distribuidores nacionais e internacionais, além de representantes das principais galerias de arte, museus, lojas conceito, hotéis boutique e lojas de design do mundo. Essa é a proposta do Simpósio e Salão do Artesanato Design e I Feira Internacional do Artesanato Design, que serão realizados nas dependências do Londrina Country Club, em Londrina, de 31 de maio a 3 de junho. 
A promoção é da ARTEST, organização sem fins lucrativos sediada em Londrina, com o patrocínio do Sebrae. A expectativa é trazer cerca de 80 expositores de todo o Brasil. "Um evento como este vem demonstrar toda importância do segmento do artesanato para o desenvolvimento econômico e social", explica Heverson Feliciano, gerente da regional norte do Sebrae/PR. "A atividade promove a inserção de inúmeros profissionais no mercado de trabalho e fomenta o empreendedorismo. Mu...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs12




A Secretaria de Trabalho do Distrito Federal irá reunir representantes de cooperativismo e associativismo para discutir novas propostas, políticas, projetos e soluções para impulsionar a economia criativa no Distrito Federal. A oportunidade será no Fórum de Artesanato e Cooperativismo do Distrito Federal. O evento ocorrerá nos dias 8, 9 e 10 de maio, no Hotel Saint Peter (Setor Hoteleiro Sul). As inscrições estão abertas.
Os debates serão motivados por eixos direcionados. No ramo do artesanato, os temas serão Políticas Públicas Para Produção/Comercialização, Consumo; Políticas Públicas Para Educação/Cultura; Políticas Públicas Para Financiamento; e Marco Legal. Já na área de Cooperativismo e Associativismo, serão abordados assuntos relativos a Políticas Para Financiamento E Crédito; Educação; Comércio; E Políticas Públicas De Fomento.
O último dia de evento será dedicado à explanação geral das propostas consolidadas aos Consel...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs39




A parceria entre a gerência de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente com o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural vai garantir a realização de diversos cursos de capacitação na área rural do município de Aquidauana.
A informação é da gerente da pasta, Cida Lemos, que tem buscado estabelecer parcerias para promover alternativas de geração de renda e fortalecimento da agricultura familiar no município.
Nesta segunda-feira (07), tem inicio o curso de artesanato em palha de milho que será ministrado no assentamento Indaiá. Ao todo, 12 participantes dos quatro assentamentos participam da qualificação.
No fim do mês, dia 23 de maio, será ministrado o curso “Com licença vou a luta” para mulheres dos quatro assentamentos. Ao todo, serão cinco encontros nas quartas-feiras com formação enfatizando a temática “Empreendedorismo Rural”.
Na aldeia Bananal, dos dias 28 de maio a 01 de junho, está programado o curso de corte de cost...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs38




De 31 de maio a 3 de junho acontece em Londrina o Simpósio e Salão do Artesanato Design e I Feira Internacional do Artesanato Design. A promoção  é da Artest, organização sem fins lucrativos sediada na cidade. Os espaços para exposição de peças na feira estão sendo comercializados e os artesãos interessados em participar podem fazer contato pelo fone (43) 3025-5223. Mais informações também no site www.artesanatodesign2012.com.br
 Sobre o evento:
O Simpósio e Salão do Artesanato Design – I Feira Internacional do Artesanato Design  tem como foco a promoção de negócios do artesanato design, os debates  sobre o tema e uma mostra dos trabalhos dos expositores. Estarão expostos produtos  com valor agregado, adequados à demanda do mercado nacional e internacional. Artesãos, micro e pequenos empresários terão a oportunidade de entrar em contato com compradores e distribuidores do Brasil .  A promoç...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs37




Com o apoio do governo do Estado, através da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, acontece de 9 a 12 de maio (quarta a sábado), no Armazém Cultural, na Esplanada Ferroviária, a 2º Feira União das Artes. O evento reúne cursos, oficinas, artesanato e apresentações músicais, tudo com entrada franca.
Ano passado, durante a primeira Feira União das Artes, participaram cerca de 160 artistas de diferentes segmentos. Este ano mais uma vez o objetivo é o de difundir a cultura e promover a arte produzida em Mato Grosso do Sul.
Além de conhecer de perto peças de artesanato regional, os visitantes poderão também participar de oficinas de arte criadas pelas entidades Artems, Praça dos Imigrantes, Fenart, Incubadora Municipal Zé Pereira, Proart, Sinart e União dos Artesãos de Mato Grosso do Sul, organizadoras do evento.
O violonista Marcos Assunção é a atração musical no dia 11 de maio. O músico se apresenta a partir das 19 horas, consolidando u...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs31




O evento acontece de 21 a 27 de maio no Shopping Eldorado e contará com trabalho de 30 artesãos
Quem passar no Shopping Eldorado, em São Paulo, entre os dias 21 e 27 de maio, vai poder apreciar e comprar peças do artesanato piauiense. Neste período acontece a mostra Piauí Sampa, que é uma parceria do Governo do Estado do Piauí com o Sebrae-PI. Esculturas de madeira, bijuterias de sementes, cestas e puffs de fibras, louças da Serra da Capivara, bordados, peças em buriti são alguns dos produtos que serão expostos e comercializados na mostra.
Cerca de 30 artesãos do Piauí terão peças expostas. O Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Piauí é quem está organizando o transporte das peças a serem expostas no evento. “Estamos fazendo toda a mediação e muitos artesãos interessados estão nos procurando para enviarem seus trabalhos, sem que isso acarrete custos para os profissionais”, disse a diretora do Prodart, Francisca Lemos.
A arte sacr...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs30




A primeira-dama do estado, Marlúcia Cândida, recebeu na manhã dessa terça-feira, 8, a organizadora da Mundial Art, feira internacional de artesanato que reúne produtos de cerca de 20 países e será realizada em Rio Branco de 15 a 24 de junho.
A feira é realizada pela Associação do Bem Estar dos Artesãos Cearenses (ABEAC), entidade privada que procurou o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e o Gabinete da Primeira-Dama, para a realização do evento  na capital acreana.
Circulando pelo Brasil, a Mundial Art traz cerca de 50 expositores e mais de 10 mil produtos artesanais para serem apresentados e comercializados. Além de artesãos do Brasil inteiro, a feira vai dar um espaço especial para os artesãos acreanos, além da exposição que contará com produtos de países como Turquia, Tailândia, França, Índia, Japão, China, Bolívia, Peru e outros.
Segundo Lemácia Muniz, organizadora da feira, essa é uma forma de expor ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs30




Assinado pelo arquiteto Carlos Augusto Lira, edifício integra plano de requalificação portuária da capital pernambucana
Aline Rocha
Assinado pelo arquiteto Carlos Augusto Lira, com colaboração da arquiteta Ana Maria Pedroza, o novo Centro de Artesanato de Pernambuco promete reunir o melhor da produção artesanal do Estado.  O espaço de 2.600 m² faz parte do projeto Porto Novo, de requalificação da área do porto de Recife, e está localizado no armazém 11.
As obras já estão prontas e o local deve ser inaugurado em dois meses. Além do espaço para comércio de produtos artesanais, o local também terá um auditório com capacidade para 120 espectadores e uma galeria de exposição permanente. O Centro também terá uma filial do Bar Boteco, que ganhou licitação para ocupar aproximadamente 580 m² do centro de artesanato, com vista para o Parque das Esculturas do Marco Zero do Recife.
Segundo os arquitetos, todas as áreas privilegiam a vis...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs29




O Armazem Cultural, na Esplanada Ferroviária, em Campo Grande, será palco de mais uma feira de artesanato, a 2º Feira União das Artes, que começa nesta quarta-feira (9) e se estende até o próximo sábado (12).O evento reúne cursos, oficinas, artesanato e apresentações musicais.
Com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, a feira traz novidades em artesanatos dedicados ao Dia das Mães, além de oficinas de arte criadas pelas entidades Artems, Praça dos Imigrantes, Fenart, Incubadora Municipal Zé Pereira, Proart, Sinart e União dos Artesãos de Mato Grosso do Sul, organizadoras do evento.
Ano passado, durante a primeira Feira União das Artes, participaram cerca de 160 artistas de diferentes segmentos. Este ano a intenção é aumentar esses números.
O violonista Marcos Assunção é a atração musical no dia 11 de maio. O músico se apresenta a partir das 19 horas, consolidando uma carreira em franca ascensão. O violonista vem se dest...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs28






Postado por: BRartesanato às 18hs44




Evento será promovido na Praça de Serviços da UFMG
O Vale do Jequitinhonha há 15 anos recebe alunos, professores e pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) num programa de extensão que envolve as várias áreas do conhecimento. Na cultura, uma das iniciativas com resultados mais interessantes é a dedicada ao artesanato. Com atividades de ensino e extensão em 40 cidades, ano após ano, a equipe da instituição oferece informações em oficinas sobre produção, aprimoramento, valorização, trocas de experiências de técnicas de produção, além de questões ligadas à formalização das associações. O resultado do aprendizado pode ser conferido sempre nas edições da Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha. A 13ª será promovida de hoje a sábado, na Praça de Serviços da UFMG, em Belo Horizonte. 
 
Oportunidade para divulgar e ampliar o comércio dos produtos característicos da região, durante a feira ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 13hs10



Páginas 1 | 2 | Próxima
Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com