Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





Bonecas Karajá do Tocantins são apresentadas para sociedade.
“Ritxoko: Arte e Cosmo pelas mãos da mulher Iny” é o nome da exposição das bonecas Karajá, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura do Tocantins (Secult) em parceria com o Sebrae no Tocantins. O evento terá abertura nesta quinta-feira (19/04), dia do Índio, às 19h, no hall de entrada do auditório do Palácio Araguaia, e segue até o dia 04 maio. As visitações acontecem em horário comercial.
Segundo a Secult, a exposição possui cerca de 150 peças de ceramistas da aldeia Hawaló, JK e Wrebia, e será dividida em três temas principais: ‘Boneca do estilo tradicional’, ‘Boneca do estilo moderno’ e ‘Seres míticos e cosmológicos’. A mostra conta com a curadoria do coordenador de artes visuais e artista plástico, Antônio Neto, sob a orientação da coordenadora de cultura indígena, Narubia Werreria Iny.
O Sebrae participa da exposição, por me...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs23




O projeto Mãos Formosas, realizado em Formosa/GO, além de implantar a Coleta Seletiva busca formas criativas de reutilização dos resíduos sólidos.
A ação é uma parceria entre o Grupo Precon (empresa de embalagens), o Instituto Itiquira, a Secretaria Municipal da Igualdade Racial e a Secretaria de Trabalho e Promoção Social da Prefeitura Municipal de Formosa.
De acordo com os parceiros, o programa tem contribuído para o fortalecimento de uma identidade cultural local, a partir do trabalho artesanal, proporcionando capacitação e renda com a produção de peças artesanais a partir da qualificação de mulheres e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social.
Os resíduos sólidos (sacos de argamassa e refugados do processo fabril doados pela Precon Industrial) são reutilizados.
O projeto trabalha com a criação e execução de uma linha de produtos artesanais com design arrojado e de alta qualidade para o mercado.
Os instrutores ensina...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs22




Um grupo de artesãos da Serra dos Alves, Boa Vista, Gentil e do distrito de Senhora do Carmo estão produzindo bonecas de palha, cestos de taquara, cadeira de bambu, tapetes de retalhos de tecidos, dentre outras peças artesanais, confeccionadas com matéria-prima disponível na própria região, de forma sustentável.
 
Eles estão expondo e comercializando no Centro de Tradições, sendo a gestão realizada pelo próprio grupo, contando com o apoio da Emater e SMDECTIT, da prefeitura Municipal de Itabira. O grupo inicialmente contou o apoio do Senar, por meio do Sindicato Rural de Itabira, e a mobilização e acompanhamento da Emater. 
 
Ao passarem por Senhora do Carmo, não deixem de prestigiar o Cantinho do Artesanato! Também é importante que a comunidade local valorize e participe dessa oportunidade de geração de renda e desenvolvimento local. O funcionamento acontece de quinta-feira a sábado de 12 às 18hs no Centro de Tradições em ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs22




76ª edição do evento será sediado na cidade de Florença, na Toscana.
Grupo partirá de Manaus na quarta-feira (18), para Itália.
A 76ª Mostra Internacional de Artesanato, na Itália, que acontecerá entre 21 e 29 de abril de 2012, contará com a participação de seis artesãos amazonenses do Programa Artesanato Sustentável.
Durante o evento, que será realizado na cidade de Florença, região da Toscana, os artesãos amazonenses apresentarão os segmentos de artesanato, cosméticos, moda amazônica e biojóias, bijuterias ecológicas e artesanais, feitas com sementes da Amazônia.
O grupo parte na quarta-feira (18) e já cria expectativas. Para os artistas, o evento oferecerá oportunidades para se firmarem parcerias empresariais nas rodadas de negócios, que acontecerão paralelamente à exposição.
A designer de biojóias, Rita Prossi, já se tornou conhecida nacionalmente por produzir jóias para artistas de televisão e embarca pela segunda ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs31




Coleção de peças feitas de palha de carnaúba e borracha foram produzidas pela comunidade Várzea Queimada, uma das mais pobres do país, no projeto "A Gente Transforma", promovido pelo designer
BRUNO CALIXTO
A comunidade de Várzea Queimada, na Chapada do Araripe, Piauí, é uma das mais pobres do país. No meio do semiárido nordestino, cerca de 900 pessoas vivem em um povoado com pouco acesso a água potável e sem saneamento básico. Mas se faltam recursos, sobra criatividade: a principal atividade do povoado é o artesanato, e um projeto, de iniciativa do designer Marcelo Rosenbaum, está buscando resgatar esse trabalho.
No começo do ano, Rosenbaum conversou com ÉPOCA sobre o projeto, chamado de "A Gente Transforma". Estudantes universitários e dois designers de portugueses do Studio Pedrita, Pedro Ferreira e Rita João, foram à Várzea Queimada para criar peças com a população local, gerando renda e inclusão social.
A equipe trabalhou por ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs30



Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com