Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





A resistência da fibra da palmeira amazônida atrai cada vez mais interessados e tem gerado renda para comunidades tradicionais da região.
ANAUS – A enorme biodiversidade da Amazônia guarda riquezas bastante conhecidas de comunidades tradicionais, mas ainda a serem descobertas pela sociedade urbana. Entre os materiais que listam nesse campo está o tucum. Da palmeira que pode atingir até 15 metros de altura é possível retirar uma espécie de linha bastante resistente, conhecida pelos amazônidas como “linha da lealdade”.
A associação da palha do tucum com o sentimento de companheirismo vem da crença que a fibra, por sua força, nunca quebra. Mas muito além da lenda, o material atrai a atenção de grupos de artesanato, que vêem nas linhas da palmeira uma matéria-prima capaz de gerar renda e levar desenvolvimento totalmente sustentável a áreas onde há carências econômicas.
O tucum é encontrado em várias partes da região, além de flor...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs16




Em homenagem ao Dia do Índio, celebrado em 19 de abril, o Instituto Mauá vai promover uma Feira do Artesanato Indígena. Em sua VI edição, o evento irá reunir 40 índios das 14 etnias registradas na Bahia, para apresentar ao público um pouco da sua cultura milenar. Serão 40 barracas, armadas na Praça do Campo Grande, de 18 a 20 de abril, com visitação gratuita das 10h às 18h.
Entre as peças comercializadas, artefatos típicos, panelas, tachos, colares e anéis de ossos e sementes, cocares, pinturas, instrumentos musicais e brinquedos; além das misturas de ervas medicinais. Oportunidade também de conhecer um pouco mais sobre os costumes e tradições indígenas, como a Dança do Toré, em homenagem à divindade Tupã, que os índios costumam encenar durante a Feira.
Para a gerente do Núcleo de Acervo Artesanal do Mauá, Eliana Rocha, a feira fomenta a produção através da comercialização, além de preservar técnicas arte...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs15




Rio de Janeiro - Sofisticação que se expressa em objetos concebidos com sementes, folhas e frutos brasileiros. Móveis, quadros, luminárias, castiçais, almofadas, espelhos, esculturas e biojoias são algumas das peças produzidas por Mônica Carvalho, da Moineau Comércio Artesanal Ltda. A artista é uma das finalistas fluminenses do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. Nas duas primeiras edições da premiação, seu trabalho ficou entre as 100 melhores unidades produtivas do país.
Espécies da Amazônia, como a semente de jarina, conhecida como marfim-vegetal e a madeira de tucumã ou fibra de imbiruçu, encontrada na Mata Atlântica e Cerrado, são algumas das matérias-primas utilizadas pela artesã. Misturando esses materiais a outros elementos, como prata, ferro e tecido, Mônica desenvolve peças únicas. “Tenho sempre o olho atento e sou do tipo que utiliza gravetos, flores, folhas ou qualquer outra coisa que desperte a minha curiosidade”, afirm...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs15




Durante toda esta semana os artesãos da Comunidade Mumbuca estão reunidos com a renomada artista plástica e designer, Heloísa Crocco. Na oficina eles aprendem novas técnicas na criação de produtos inovadores de maior valor agregado, visando atender a indústria da moda. 
A vivência faz parte das ações previstas no convênio feito entre Sebrae e a Associação Brasileira de Estilistas (Abest). A proposta do convênio é trabalhar para ampliar a competitividade dos micro e pequenos negócios no segmento de moda e dos artesãos ligados ao setor. Ao todo serão atendidos 15 grupos no país.
“Através da vivência a comunidade poderá obter técnicas dirigidas ao segmento da moda, com design inspirado em referências brasileiras. Inclusive, ao final da oficina cada artesão deverá ter produzido um produto inovador”, explica a coordenadora estadual da Carteira de Artesanato, Turismo e Cultura, Magvan Botelho.
A diretora técnica do Sebrae/TO, Mil...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs13



Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com