Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





Mesmo apoiados na força da tecnologia, os trabalhos manuais estão com tudo nesta estação! E nesta onda de valorizar produtos artesanais, os tressês ganham destaque na hora de compor um estilo mais rústico.  Em tons sóbrios ou bem coloridos, eles são formados por tiras trançadas que se cruzam e formam quadriculados em relevo. Podem ser de couro, tecido ou fibras naturais. A técnica pode ser vista em acessórios, bolsas femininas, sapatos, cintos ou até em roupas, e já foi explorada por designers como Bottega Venetta, Giorgio Armani, Prada, Christian Louboutin, Givenchy, entre outros.
Este charme já apareceu em outras estações e, conforme as vitrines do hemisfério norte alertam, eles também aparecerão no nosso próximo verão brasileiro! A grande prova disto é o último desfile de verão da Prada, que traz este trabalho, de forma muito criativa, em muitas cores vibrantes (reforçando a tendência do Color Blocking).
...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs59




SÃO LUÍS – O Centro de Criações Artísticas (Criart) está com inscrições abertas para cursos e oficinas de artesanato. São cursos de desenho artístico, mangá, pintura em tela e tecido,biscuit, decoupage, sabonetes artesanais, entre outros. As atividades são voltadas a crianças, adolescentes, adultos e, também, idosos.
As oficinas ocorrem uma ou duas vezes na semana, com duas horas de duração. O Criart fica na avenida Marechal Castelo Branco, nº 600, Loja 3, edifício Constantino Castro, no bairro São Francisco, em São Luís. Outras informações sobre os cursos podem ser obtidas nos telefones(98) 3089-6985 e (98) 9911-8602.
Fonte: na mira


Postado por: BRartesanato às 09hs53




e 16 a 22 de abril, a cidade de São Paulo marcará presença na Design Week, em Milão, na Itália. Um dos eventos mais importantes do segmento, reúne empresas e profissionais de design, arquitetura, decoração e artesanato do mundo todo. A São Paulo Turismo (SPTuris, empresa de turismo e eventos da cidade de São Paulo) contará com um espaço dentro do lounge BRAZIL S/A no qual irá promover o lado criativo, ousado e inovador da capital paulista, com vídeos, painéis, guias e materiais de divulgação.
O Presidente da SPTuris, Marcelo Rehder, e a Diretora de Turismo e Entretenimento, Luciane Leite, estarão presentes no evento. Para Rehder, a participação de São Paulo reforça o reconhecimento internacional dos talentos paulistanos e atrai a atenção das pessoas para conhecerem melhor tudo o que São Paulo tem a oferecer. “Nossa produção no design e na arquitetura recebem cada vez mais destaque no mundo inteiro. A Design Week...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs50




A famosa renda renascença, além de trabalhos em labirinto, bordado, patchwork, cerâmica, brinquedo e papel machê, serão expostos por 358 artesãos de 12 cidades paraibanas na 6ª Feira Internacional de Negócios do Artesanato (Finnar), que se realizará de 13 a 22 deste mês, em Brasília. O Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) viabilizará a participação dos artesãos locais, cuja criatividade dividirá espaços com outros de 25 países, nos dez dias de evento.
Segundo a coordenadora do PAP, Ladjane Barbosa, os trabalhos manuais e exclusivos foram priorizados para a feira. "O público brasiliense admira muito o que é feito à mão, por isso focamos neste tipo de arte para a Finnar. Eles valorizam o nosso trabalho, por isso temos boas expectativas de vendas", disse.
O tema desta edição da feira é "O Mundo em Patchwork", e os artesãos que trabalham com esse tipo de arte manual vão concorrer a prêmios. O concurso vai premiar os três melhores pain...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs49




Mato Grosso está se tornado referência para outros Estados, quando o assunto é artesanato. Pioneiro em várias ações, o Estado deve concluir a implantação da carteira de artesão ainda no primeiro semestre de 2012. O novo documento chega à mão do profissional com código de barra, foto e assinatura digital.
Isso facilitará o acesso aos benefícios proporcionados tanto pelo governo Estadual, como Federal. Esta lista inclui capacitação, isenção de impostos e facilita os trâmites para a exportação das peças. O secretário de Indústria, Comércio, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf ressalta que o objetivo é transformar os artesãos em empreendedores. “É um trabalho demorado, mas quando feito com dedicação promove resultados rápidos”.
O Programa de Artesanato Mato-grossense, desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) tem 2.500 artesãos cadastrados. A coordenadora Elvi...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs48




A cidade de Santo Antônio do Pinhal, oferece várias atrações aos turistas. Para quem gosta de artesanato de qualidade, o “Caminho das Artes” é imperdível. Este roteiro turístico foi elaborado pelos próprios artistas que vivem na cidade com o objetivo de divulgar a arte local.
Encravada no alto da Serra da Mantiqueira, Santo Antônio do Pinhal é uma típica cidade do interior, tranquila e hospitaleira. Não é por acaso que vários artistas renomados resolveram se instalar na cidade com seus ateliês.
No “Caminho das Artes” os artistas facilitam o acesso as suas obras abrindo os ateliês a visitação. O turista pode comprar ou encomendar peças exclusivas em cerâmica, joias, móveis, arte em madeira e tecido, além de velas, produtos de banho, chás e temperos.
Os artistas
Deste roteiro turístico faz parte o artista Leonardo Bueno (www.leonardobueno.com) que transforma madeira descartada como resíduo em incríveis peças de arte e design. Leo...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs47




Fortaleza na moda
Com ações voltadas para o fortalecimento da cultura de moda, associadas aos grupos produtivos ligados ao artesanato, a 13ª edição do Dragão Fashion Brasil (DFB) será realizada de 09 a 13 de abril em Fortaleza. Responsável por atrair a atenção da mídia nacional, o evento tem como missão propor o diálogo da moda com a arte e a cultura, realizando intercâmbio entre estilistas de todo o País.
Uma das novidades do DFB é a realização da 1ª edição do projeto Indústria Criativa. A ação tem curadoria do estilista e diretor criativo do Dragão Fashion Brasil, Jum Nakao. A ideia do projeto, feito em parceria com o Senac, é desenvolver uma semana de moda em tempo real. Funcionará assim: os 20 participantes terão que criar, durante o Dragão Fashion, indumentárias a partir do tema Redescoberta do Paraíso Brasileiro, usando matérias-primas da moda brasileira e nordestina. O vencedor do Reality Project por Jum Nakao sobe a passarela ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs46




Materiais como o crajiru, pau-brasil, cumaté, urucu e folhas de pupunha se tranformam em tintas pelos indígenas do Estado
MANAUS - Indígenas retiram da natureza amazônica a matéria-prima para produzirem artesanato. Pelas mãos das comunidades, cipós, sementes e folhas transformam-se em cestos, colares, pulseiras, esculturas e redes. A partir da mistura química da floresta, os objetos também ganham cores.
Para produzir as tintas naturais os indígenas utilizam materiais como o crajiru, pau-brasil, cumaté, urucu e folha de pupunha. Com o cipó, por exemplo, é possível pintar a cuia, obejto utilizado para tomar o tacacá.
As comunidades também utilizam as tintas para colorir as fibras que servem para produzir redes ou cestas. As fibras do tucum, palmeira semelhante ao tucumanzeiro, são tingidas em diversas cores. Para conseguir o tom vermelho, os indígenas utilizam o urucu. Já as folhas de açaafroa originam a cor amarela.Assim como os cipós, as ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs45




Mais de 5 mil pessoas já prestigiaram trabalhos expostos na EFMM de profissionais de várias regiões de Rondônia
Segundo estimativas da Polícia Militar, mais de cinco mil pessoas passaram pelo galpão 2 da Estrada de Ferro Madeira Mamoré no último final de semana, para prestigiar a 1ª Semana do Artesanato de Rondônia que trouxe o tema “O artesanato é cem no centenário da Estrada de Ferro”.
No espaço estavam reunidos cerca de 100 artesãos de norte a sul do Estado em estandes e vitrines, onde as peças foram expostas e comercializadas. Madeira, sementes, cerâmica, cipó, barbante, tecido entre outros materiais, além de literatura nacional, regional e de cordel fizeram parte do acervo.
“Não costumo frequentar feiras de artesanato, hoje vim acompanhando uma amiga e me surpreendi, encontrei muita variedade de peças criativas, com ótimos acabamentos e preços excelentes” afirmou a advogada Shirlei Cristina.
Dona Osvaldina Turi, artesã que v...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs44




Simpósio e Salão do Artesanato Design e I Feira Internacional acontecem em maio; evento é dirigido à artesãos, pequenos empresários e comunidade
Pela primeira vez Londrina recebe um evento voltado ao negócio do artesanato com design, sediando debates, trazendo os principais expositores e atraindo público altamente qualificado. O Simpósio e Salão do Artesanato Design e I Feira Internacional do Artesanato Design serão realizados nas dependências do Londrina Country Club, com a abertura no dia 31 de maio, às 14h. É o principal evento do setor e tem o patrocínio do Sebrae. 
A promoção é da Artest, organização sem fins lucrativos sediada em Londrina, com o objetivo de oferecer capacitação técnica e empresarial aos artesãos para comercialização de produtos com forte identidade brasileira. Além disso, a Artest oferece logística da comercialização dos produtos, prospectando mercados para o novo artesanato brasileiro.&nb...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs43




Desde o ano passado a Prefeitura Municipal, Governo Cuidando da Nossa Gente, vem trabalhando através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (SICTI) na implantação da Escola de Artesanato Mineral em Senhor do Bonfim.
O projeto desenvolvido em parceria com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) será inaugurado no dia 11 de abril (quarta-feira). A Escola de Artesanato Mineral está localizada na Rodovia Lomanto Junior, km116 (BR 407), na entrada da Igara.
A escola proporcionará curso de capacitação profissional em lapidação, manejo e tratamento de pedras semipreciosas para o adorno de joias e bijuterias. As aulas serão ministradas durante 8 meses pelo instrutor de lapidação, Manoel Messias Ribeiro. Dezoito jovens serão contemplados com o curso que ensinará técnicas de lapidação em ametista, quartzo rosa, topázio e cristal.
 “Graças à parceria entre o município e o estado está sendo possível essa c...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs42




Utilizar recursos abundantes da natureza como matéria prima para atividades que ajudem a complementar a renda é alternativa cada vez mais utilizada por pequenos agricultores brasileiros. Esta necessidade acontece por vários fatores, como a sazonalidade da produção – com altos e baixos em função de clima, mercado, etc. – e a dificuldade de acesso a tecnologias mais modernas e eficientes.
Muito cultivada em pequenas propriedades, bananeira é alternativa para artesanato - Divulgação
Diante dos gargalos produtivos, a complementação da renda na agricultura familiar vem sendo estimulada por organismos ligados ao setor produtivo rural brasileiro. No Mato Grosso do Sul, mais precisamente em municípios peripantaneiros, grupos de mulheres, a maioria ligados a núcleos de assentamentos, utilizam de recursos vegetais fartos para produzir artesanato diferenciado.
Em áreas rurais de cidades como Nioaque, Dois Irmãos do Buriti, Anastácio e Aquida...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs41




O projeto circuito de feiras de artesanato “mãos de Aripuanã” é realizado pela prefeitura municipal de Aripuanã, através da Secretaria de Turismo há 03 anos. Esta será a primeira etapa em 2012.
O evento acontecerá no dia 05 de maio, a partir das 18 horas e 30 minutos na travessa São Francisco de Assis, como de costume. Já estão previstas para este ano, as etapas de julho, setembro e novembro.
Segundo a secretária de turismo, esta é uma das iniciativas da gestão atual que deu certo e que tem tudo para continuar tendo sucesso, já que é uma oportunidade que a sociedade de Aripuanã tem de conhecer a cultura local, podendo assim valorizá-la.
Na ocasião, serão expostos e comercializados produtos artesanais de toda a região, acontecerão apresentações culturais e musicais, além de serem servidas deliciosas “comidas de boteco”.
Ainda segundo a secretária de turismo, Maria Gorette Cogo, este ano o projeto “mãos de Aripuanã” feiras d...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs39



Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com