Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





oiânia - A quinta edição da mostra de decoração Morar Mais – Goiás terá espaço exclusivo para exposição de produtos artesanais. O ambiente, organizado pelo Sebrae no estado, contará com 55 metros quadrados e reunirá peças de profissionais de 14 municípios, trabalhadas em madeira, palha, vidro e cabaças. A exposição começa nesta quarta-feira (4) e vai até 13 de maio, no Setor Bueno, em Goiânia.
Participam do Espaço Artesanato, segundo a consultora Débora Carvalho, artistas escolhidos pela qualidade de seus produtos. “Dez trabalhos de cada profissional estarão à mostra para comercialização. Se vender tudo e precisar de mais, os artesãos serão acionados imediatamente para repor”, garante Débora.
A ambientação do local, explica a consultora, foi preparada por três arquitetas e ficou "aconchegante". “Está muito bonito, bem iluminado, espaçoso. Vamos mostrar nossa regionalidade, com produtos sustentáveis que refletem um p...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs38




A Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), através do Programa de Artesanato Brasileiro em Alagoas (PAB-AL), realizou, na última semana, o cadastramento de artesãos e a renovação da carteira em seis municípios do estado.
Olho D’ Água do Casado, Canapi, Inhapi, Ouro Branco, Maravilha e Major Izidoro foram os municípios contemplados com a visita, que foi coordenada pela gerente de Design e Artesanato da Seplande, Aparecida Nunes. “As visitas aumentaram o número de artesãos cadastrados no estado, além de possibilitar conhecer de perto os trabalhos artesanais dessas localidades”, lembrou Aparecida Nunes.
No município de Maravilha, o cadastramento foi articulado pelos próprios artesãos da Cooperativa de Produção de Sabonetes Artesanais de Leite de Cabra, a Natucapri, que queriam ter acesso aos benefícios da carteira do artesão. Na ocasião, foi entregue pela secretaria o troféu Dona Clarice, em homenagem ao ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs37




Eu mesma tinha preconceito com ovos caseiros. Quando ganhei um deles do meu namorado devolvi na hora, porque o gosto não era bom. Mas posso garantir que isso agora não é mais a realidade”. A afirmação é da assistente social Michele Souza que há 10 anos produz artesanalmente doçuras de deixar crianças e adultos extasiados.
A opinião de Michele mudou quando uma amiga deu o incentivo inicial ao encomendar um ovo de páscoa a ela. “Outras pessoas provaram desse pedido e já na mesma Páscoa encomendaram outros. A partir daí não parei mais”, conta.
De indicações em indicações ela fidelizou clientes e hoje tem uma produção capaz de gerar lucro de 1500 reais de lucro no mês de abril, que junto com dezembro - por causa do Natal- é o período de maior procura por encomendas.
A receita do sucesso da produção artesanal está na escolha dos materiais, que precisam ser de alta qualidade, ratifica. “Não abro mão de algumas marcas, porque se n...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs37




A Secretaria Municipal de Cultura realiza no próximo sábado (7) Feira de Artesanato na Praça Antonio Anacleto Chaves, no Jardim Marambá.
O evento é um projeto piloto, de iniciativa dos próprios artesãos, e tem por intenção levar o artesanato mais perto da população, evitando que haja um deslocamento mais longo até a Feira.
A Secretaria pretende levar o projeto para outros bairros da cidade. A Feira será realizada das 9h às 17h e contará com várias opções de artesanatos tais como trançados, pintura em tecido e madeira, decupagem, pátina, entalhe em madeira, pedrarias em bijuterias, chinelos, bolsas, etc, além de barraca de pastel.
A Praça Antonio Anacleto Chaves fica no final da Av. Duque de Caxias, quadra 31.
Fonte: JCNET


Postado por: BRartesanato às 09hs36




Utilizar recursos abundantes da natureza como matéria prima para atividades que ajudem a complementar a renda é alternativa cada vez mais utilizada por pequenos agricultores brasileiros. Esta necessidade acontece por vários fatores, como a sazonalidade da produção – com altos e baixos em função de clima, mercado, etc. – e a dificuldade de acesso a tecnologias mais modernas e eficientes.
Diante dos gargalos produtivos, a complementação da renda na agricultura familiar vem sendo estimulada por organismos ligados ao setor produtivo rural brasileiro. No Mato Grosso do Sul, mais precisamente em municípios peripantaneiros, grupos de mulheres, a maioria ligados a núcleos de assentamentos, utilizam de recursos vegetais fartos para produzir artesanato diferenciado.
Em áreas rurais de cidades como Nioaque, Dois Irmãos do Buriti, Anastácio e Aquidauana, vem sendo comum a produção de objetos tendo como matéria prima a bananeira, planta muito cultivada na mai...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs35




Empresários de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Alagoas e do Rio Grande do Sul participam nesta terça-feira, 3 de abril, da rodada de negócios de artesanato organizada pelo Sebrae. O evento acontece na Fundação de Cultura do MS, em Campo Grande. São 19 artesãos sul-mato-grossenses que negociam com 14 possíveis compradores. Ao todo, 266 reuniões de negócios estão agendadas.
Bolsas com araras, tucanos e tuiuiús estampados, bijuterias desenvolvidas a partir de osso, plantas e sementes do cerrado, objetos decorativos como mandalas, esculturas de animais pantaneiros, pinturas inspiradas na tradição indígena e inúmeras opções do artesanato regional estarão presentes na negociação.
Para a gestora de artesanato do Sebrae, Anna Karolina Monteiro, as rodadas permitem levar o produto local para outros estados, ampliam a venda e o faturamento das empresas e preparam melhor os artesãos para as necessidades de mercado. “Lançamos em março o projeto Ex...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs34




Primeira matéria mostra riquezas do artesanato da capital mato-grossense. Confecção da viola de cocho, símbolo da capital, é passada por gerações.
A cultura, tradição e história de Cuiabá são retratadas em uma série da TV Centro América: Minha Cuiabá. As reportagens especiais comemoram os 293 anos de fundação da capital mato-grossense. A primeira matéria mostra as riquezas do artesanato de Cuiabá, ensinado de geração em geração.
Um dos pontos de cultura mais tradicionais, a Casa do Artesão, abriga peças cerâmica, telas e outros artesanatos que lembram Cuiabá. O prédio, com mais de 100 anos, é um dos locais que Roberto Boaventura, professor universitário, visita antes de viajar para fora de Mato Grosso.
“Os meus amigos e as pessoas mais queridas geralmente recebem de mim em aniversários e em datas marcantes nossa representação simbólica que é essa produção maravilhosa do artesanato local”, disse.
O local abriga enfeites e...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs33




Em cerimônia realizada neste domingo, 1º de abril, na aldeia Santa Izabel do Morro na Ilha do Bananal, foi entregue às mulheres ceramistas da nação Karajá, o certificado de Patrimônio Cultural do Brasil pela boneca “Rtxoco”, arte desenvolvida por elas.
Participaram da cerimônia, a secretária de Estado da Cultura, Kátia Rocha, a presidente da Fapt – Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins, Andrea Stival, e os secretários de Estado da Agricultura e da Educação, respectivamente Jaime Café e Danilo de Melo que, na ocasião, representava o governador Siqueira Campos, e representantes do Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Tocantins, Goiás e Brasília.
Na oportunidade, a secretária Kátia Rocha falou sobre o empenho do Governo do Estado, através da transversalidade nas Secretarias, de levar o desenvolvimento às comunidades indígenas, apoiando, preservando e divulgando seus hábitos e costumes e possibilitand...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs33




A realização do projeto é do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aripuanã e é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental.
Valorizar o artesanato indígena é uma forma eficiente de estimular a geração de renda, incentivar o protagonismo feminino, além de conservar a floresta em pé. É nisso que acredita o projeto Pacto das Águas, realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aripuanã e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental. Desenvolvido no Noroeste de Mato Grosso, o projeto está contribuindo para melhorar a visibilidade do artesanato e mostrar não só a beleza estética mas também a importância econômica e cultural dessas joias da floresta para os povos que as produzem.
Uma das ações é a criação da identidade visual das Joias da Floresta, trabalhadas pelos povos Rikbaktsa e Zoró. Toda a produção comercializada pela Associação do Povo Indígena Zoró (APIZ) e da Associação Ind...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs31




O Sesc Taubaté vai oferecer durante esse mês três oficinas: artesanato em costura, artesanato em feltro e artesanato em EVA. 
Todo o material utilizado é de graça, fornecido pelo Sesc. Cada peça produzida tem um custo de no máximo R$ 10, mas pode ser vendida depois por no mínimo R$ 20. Cada oficina demora em média duas horas. 
Diversas peças serão confeccionadas ao longo das aulas, entre elas bolsas, guirlandas, frutas, flores, chaveiros e bonecas. 
VAGAS E VALORES: 
- A oficina de costura vai acontecer durante oito dias de abril. Cada dia terá uma produção diferente. É necessário fazer inscrição com antecedência (pode ser feita no dia mesmo). São vinte vagas por dia. Os valores da inscrição variam (2 reais para trabalhador do comércio, 4 reais para usuário inscrito e 8 reais para demais interessados). 
- A oficina de feltro vai acontecer durante quatro dias de abril. Cada dia terá uma produção difer...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs30




Campo Grande – Os artesãos do Mato Grosso do Sul buscam mercados para seus produtos em outros estados do país. Eles querem promover as peças com temática regional produzidas no estado e se preparar para vender aos turistas estrangeiros que virão ao país em 2014 durante a Copa do Mundo.
Nesta terça-feira (03), os produtores de artesanato do estado se reúnem com empresários de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Alagoas e do Rio Grande do Sul. Eles participam da rodada de negócios organizada pelo Sebrae no Mato Grosso do Sul. O evento acontece na Fundação de Cultura do MS, em Campo Grande. Participam 19 artesãos locais que negociam com 14 possíveis compradores. Ao todo, 266 reuniões de negócios estão agendadas.
Os artesãos oferecem bolsas com estampas de araras, tucanos e tuiuiús, bijuterias feitas de osso de boi e pinturas inspiradas na tradição indígena, entre outros itens, estarão na mesa de negociações.
Para a gestora de art...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs30




A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides) realizou uma reunião com técnicos e representantes de secretarias e órgãos como Senac, Pronese, Emdagro, Setrab e IFS para discutir o fortalecimento do artesanato sergipano feminino.
Durante o encontro, os participantes apontaram soluções e definiram estratégias para impulsionar a atividade das trabalhadoras artesãs, garantindo sua organização produtiva.
Eliane Aquino, secretária de Estado da Inclusão Social, enfatizou o artesanato como atividade qualificada. “Nossa proposta visa o artesanato para quem realmente se profissionaliza e promove um trabalho competitivo”.
Durante a discussão, foi exibido um Plano de Apoio voltado para as produtoras artesãs, cujas metas são potencializar a sustentabilidade, a produção e a comercialização dos produtos artesanais em regiões como o Sertão Ocidental, o Agreste e o Centro-Sul.
A partir da reunião, destacou-se a imp...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs29




Brasília - A partir deste mês, peças artesanais produzidas em Santa Catarina serão vendidas dentro de um contêiner marítimo. Ele funcionará como loja customizada, de forma itinerante, nas praças de Florianópolis.
A iniciativa é promovida pelo Sebrae em Santa Catarina para incentivar a venda do artesanato local. Também se destaca o “Aroma, Sabor & Arte”, festival realizado anualmente no principal shopping da cidade entre os meses de janeiro e fevereiro – período de alta estação no turismo. As duas ações integram o programa Arte Catarina, que busca fortalecer artesanato no estado.
Os projetos foram apresentados no Encontro Nacional da Carteira de Artesanato do Sebrae, em Brasília. O evento integra a programação do Encontro Nacional de Inclusão Produtiva, promovido pela instituição.
Para o coordenador do Aroma, Sabor & Arte, Jefferson Bueno, o festival, que começou há cerca de cinco anos, é um sucesso. “Em...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs28




Brasília - O artesanato brasileiro precisa se preparar para aproveitar as oportunidades que serão geradas por grandes eventos internacionais, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. O alerta foi feito pelo diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, nesta terça-feira (3), no Encontro Nacional da Carteira do Artesanato, em Brasília. O evento integra a programação do Encontro Nacional de Inclusão Produtiva, promovido pela instituição.
“Estamos diante de uma oportunidade única de colocar, definitivamente, o artesanato brasileiro em destaque no mercado”, disse Carlos Alberto. Segundo ele, para vencer o desafio da comercialização também é preciso melhorar vários pontos, como processo produtivo, design e inovação. Atualmente, a Carteira de Artesanato do Sebrae conta com 63 projetos, mais de 4,1 mil micro e pequenas empresas (MPE) e 9,7 mil artesãos.
No encontro desta terça-feira, o gerente de Aten...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs26




Pela primeira vez Londrina recebe um evento voltado ao negócio do artesanato com design, sediando debates, trazendo os principais expositores e atraindo público altamente qualificado. O Simpósio e Salão do Artesanato Design e I Feira Internacional do Artesanato Design serão realizados nas dependências do Londrina Country Club, com a abertura no dia 31 de maio, às 14h. É o principal evento do setor e tem o patrocínio do Sebrae.
A promoção é da Artest, organização sem fins lucrativos sediada em Londrina, com o objetivo de oferecer capacitação técnica e empresarial aos artesãos para comercialização de produtos com forte identidade brasileira. Além disso, a Artest oferece logística da comercialização dos produtos, prospectando mercados para o novo artesanato brasileiro.
“A intenção é realizar um evento diferenciado com foco no artesanato com design. São produtos com valor agregado, adequados à demanda do mercado tanto na...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs25




Segundo estimativas da Polícia Militar, mais de cinco mil pessoas passaram pelo galpão 2 da Estrada de Ferro Madeira Mamoré no último final de semana, para prestigiar a 1ª Semana do Artesanato de Rondônia que trouxe o tema “O artesanato é cem no centenário da Estrada de Ferro”.
No espaço estavam reunidos cerca de 100 artesãos de norte a sul do Estado em estandes e vitrines, onde as peças foram expostas e comercializadas.  Madeira, sementes, cerâmica, cipó, barbante, tecido entre outros materiais, além de literatura nacional, regional e de cordel fizeram parte do acervo.
“Não costumo frequentar feiras de artesanato, hoje vim acompanhando uma amiga e me surpreendi, encontrei muita variedade de peças criativas, com ótimos acabamentos e preços excelentes” afirmou a advogada Shirlei Cristina.
Dona Osvaldina Turi, artesã que veio de Cacoal e trabalha com o esposo Antônio Tessarolo, em peças de tecido, ficou muito entusiasmada com o resu...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs24




Oportunidade única para os artesãos baianos certificarem a sua produção, o Selo “A Bahia Feita à Mão” visa diferenciar e legitimar o artesanato original do Estado, protegendo-o de falsificações e agregando mais valor às peças. E, para garantir que mais artesãos tenham acesso ao Programa de Certificação do Artesanato Baiano, o Instituto Mauá prorrogou as inscrições até o dia 25 de abril.
“Muitos artesãos residem no interior e, como a inscrição precisa ser presencial, é importante alongarmos esse prazo para que possamos ir a cada localidade de referência no artesanato, apresentar o Programa e permitir que um maior número de artesãos se inscreva e seja beneficiado com as ações de qualificação agregadas ao Selo”, afirmou a coordenadora do projeto, Vera Ismerim.
Concebido pelo Instituto Mauá, em parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro – PAB, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs22



Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com