Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





Para divulgar os municípios turísticos do interior fluminense a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e a sua vinculada TurisRio estão apoiando e participarão de 30 de março a 8 de abril, em Macaé, da I Interart – Feira Internacional do Artesanato. A expectativa dos organizadores do evento, que contará com a presença de 150 expositores de 33 países e 17 estados brasileiros, é receber cerca de 50 mil participantes.
Para Ronald Ázaro, secretário de estado de Turismo e presidente da TurisRio, eventos grandiosos como a Interart são de extrema importância para o desenvolvimento do turismo na região que os sedia. Macaé receberá durante os 10 dias de feira grande fluxo de visitantes. Além dos expositores, a cidade terá que atender aos turistas que virão participar do evento, o que vai gerar um aumento importante na receita do município.
Durante a feira, o público poderá apreciar arte, cultura e gastronomia. Países como China, Tunísia, Paquist...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs33




Fortalecer a cadeia produtiva do artesanato, com qualidade e sustentabilidade na produção e na comercialização, no Território da Cidadania Sertão Ocidental, em Sergipe. Este foi o objetivo do Seminário de Assistência Técnica e Extensão Rural para Mulheres Rurais “Perspectiva e Resultados para Artesanato”, realizado nesta terça-feira (27), em Itabaiana, Sergipe. Vindas de 14 municípios do estado, 160 artesãs que vivem no meio rural participaram do evento, um trabalho desenvolvido pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) para atender à Chamada Pública de Ater, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).O seminário foi aberto pelo diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da empresa, Bernardo Lima, que, no ato, representou o presidente, Jefferson Feitoza de Carvalho. Na ocasião, ele reforçou o papel da empresa junto às famílias agricultoras, em especial na valorização das mulheres rurais. “Essa etapa da chama...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs32




Com o tema "O artesanato é cem no centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré", a 1ª Semana do artesanato de Rondônia está com tudo pronto para abrir suas portas hoje (28), a partir das 14h.
Com realização do governo do Estado por meio da secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel) em parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), a feira que acontecerá no Galpão 2, do complexo da Estrada de Ferro, reúne mais de 100 artesãos de todo o Estado em stands e vitrines, onde serão expostas e comercializadas peças em madeira, sementes, cerâmica, cipó, barbante, tecido entre outros.
Hoje (28) e amanhã (29) a feira acontecerá das 14h às 22h e no sábado (30) e domingo (01) a partir das 10h da manhã até às 22h. Além do artesanato, os visitantes também poderão prestigiar shows de artistas locais e estrutura com paredão de escalada e rapel.
A semana do artesanato conta também com o apoio da Sedam, Seas, Plano Futuro, Polícia Mili...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs31




Já estão abertas as inscrições para o Programa de Certificação do Artesanato Baiano. Lançado em novembro do ano passado pelo Instituto Mauá, o Programa visa diferenciar e legitimar a produção artesanal feita no Estado. “É uma forma de valorizar o nosso artesanato, garantindo que é feito a mão e na Bahia, com respeito ao meio ambiente e fidelidade às raízes culturais e simbologias típicas do Estado”, afirmou a diretora geral do Mauá, Emília Almeida.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na sede do órgão, na Barra, de segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30. Cada artesão pode se inscrever em apenas uma tipologia (cerâmica, madeira, renda, bordado etc), com até dois produtos. O edital contendo as especificações está disponível no site do Instituto Mauá (www.maua.ba.gov.br). O prazo final é 11 de abril.
A certificação é feita através do Selo “A Bahia Feita à Mão”; o primeiro do país, em nível govern...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs30




Melhor do que viajar e conhecer lugares paradisíacos é poder voltar para casa com boas lembranças materializadas na compra de produtos característicos da região. Assim, o Pontal da Barra não é local de puro deleite apenas de consumistas, mas também passeio indispensável a quem quer conhecer profundamente as raízes culturais dos maceioenses.
O bairro é famoso por ser habitado por mulheres, crianças e também alguns homens que se dedicam à confecção da renda de filé - típico artesanato de origem portuguesa com mais de 100 pontos feitos a partir da tela da rede de pesca. É possível passear pelas ruas e ver os artesãos trabalhando na porta de suas casas, colorindo janela, entradas e varais.
As linhas coloridas entrelaçadas com criatividade e dedicação dão forma a vestidos,boleros, mantas, colchas, toalhas de mesa, tapetes e o que mais a imaginação permitir. Os produtos podem ser adquiridos em 426 lojas que se espalham a partir...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs30




Curadora Adélia Borges defende a profissionalização dos produtos feitos à mão para o aumento da rentabilidade
Ainda visto como um produto para decorar casa de praia e campo, e nem sempre a moradia principal, o artesanato é o foco da pesquisa da jornalista, curadora e especialista em design Adélia Borges. Na semana passada, Adélia esteve em Porto Alegre para lançar o livro Design + Artesanato: O Caminho Brasileiro, no qual mostra rumos para que os trabalhos artesanais ganhem maior valor agregado. 
Um dos poucos produtos que carrega o conceito de sustentabilidade nos quatro aspectos – econômico, ambiental, social e cultural – o artesanato precisa de apoio para crescer em importância e qualidade.
A curadora é entusiasta das iniciativas que disseminem o artesanato de qualidade – a exemplo da loja que conheceu no bairro Moinho...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs28




O artesanato é definido como sendo o próprio trabalho manual ou também a produção de um artesão, cujos produtos expressam a cultura popular da região. Tradicionalmente, a produção manual de artesanato é de caráter familiar, onde o artesão detém todo o processo de criação, sendo o responsável por todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima até o acabamento final. 
Os materiais utilizados no artesanato são os mais variados e diversificados. Basicamente, o artesão pode desenvolver os seus produtos a partir de qualquer tipo de material. Além disto, este segmento é bastante dinâmico, uma vez que é influenciado diretamente pelas tendências do mercado decorativo, característica que direciona para uma grande procura por certo tipo de material em determinados momentos, mas pode evitá-lo no momento seguinte.
Desta forma, uma loja de material para artesanato deve ser especializada no fornecimento de matéria-prima e...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs27



Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com