Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





A Estação do Artesanato continua com as oficinas neste primeiro semestre. O espaço oferece oportunidade para interessados em confeccionar peças artesanais e cursos de aperfeiçoamento. Já a Feira de Artesanato passou para novo dia.
Os artesãos podem participar das oficinas de boneca de pano, fuxico, bordados e patchwork. Os trabalhos artesanais elaborados nas oficinas são expostos e comercializados na loja da Estação da Cultura.“É uma forma de incentivar a confecção de peças artesanais, onde os divinopolitanos podem encontrar trabalhos de qualidades confeccionados nas nossas oficinas”, afirmou a coordenadora do setor de Artesanato da Secretaria Municipal de Cultura, Lia Braga.
Já os cursos oferecidos para iniciantes são realizados todas as sextas-feiras pela manhã para diversas técnicas artesanais. A Feira de Artesanato passou a funcionar aos domingos no Feirão no Parque de Exposições de 9h às 13h. “Convidamos todos os artesãos pa...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs51




A Câmara Legislativa realizou na manhã desta sexta-feira (16) sessão solene em comemoração ao Dia do Artesão. Iniciativa do deputado Aylton Gomes (PR), o evento foi palco de homenagens e de manifestações de insatisfação por parte dos artesãos. Eles reclamam, principalmente, da falta de espaço na Feira da Torre e dos critérios para a ocupação das barracas. Gomes se comprometeu a agendar uma audiência com representantes das associações e os responsáveis pela gestão da feira.
Segundo Lúcia Cruz, da Associação Sodoeste/Octogonal de Artesanato Solidário, o Distrito Federal tem um total de 75 feiras, das quais apenas duas seriam de artesanato: a Feira da Torre e a da 115 norte - que atualmente está desativada por falta de apoio. "A Feira da Torre passou, ao longo dos anos, por um processo de descaracterização e, hoje, apenas 20% das barracas são de artesanato", lamenta.
Os artesãos levaram ao plenário da Câmara Legislativa faixas reclamando...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs49




Centro de Atendimento ao Turista do aeroporto de Brasília vai renovar obras em seu espaço de exposição
Carlos Rezende, da Agência Brasília
Até o final da semana, seis novos artesãos deverão ser selecionados pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para expor suas obras em dois dos sete Centros de Atendimento ao Turista (CAT´s) espalhados pela cidade. Realizada por meio da Secretaria de Turismo do DF (Sectur), a escolha vai priorizar trabalhos que relacionem as peças à região, como frutas, flores e animais do Cerrado.
As obras dos eleitos ficarão expostas nas unidades do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek e da Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes. “Damos oportunidades para os artistas, tornamos o ambiente mais agradável e ainda mostramos que Brasília tem uma arte muito expressiva”, explicou a diretora de Serviços de Atendimento ao Turista, Eliane Sá.
Qualidade –  A subsecretária de Estruturação e Diversifi...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs48




Contribuir para a gestão empreendedora e competitiva dos pequenos negócios turísticos para aumentar o faturamento e o número de pessoas ocupadas nos empreendimentos. Esse é o principal objetivo do Projeto de Turismo da Costa do Descobrimento apresentado pelo Sebrae aos empresários da região, durante um encontro na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Porto Seguro. 
O projeto compreende ações para um período de três anos e teve início em 2011. O gestor de projetos de Turismo e Artesanato do Sebrae na Bahia, Enivaldo Piloto, explicou que até 2013 os focos estratégicos do projeto serão o estímulo à cooperação empresarial, fortalecimento da governança da atividade e incremento da inserção social no turismo através do estímulo à produção associada. 
Além disso, as ações visam a capacitação da gestão empresarial e profissional para a melhoria dos serviços, acesso a mercados para au...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs47




Integrando a programação oficial da Semana do Artesão, o governador André Puccinelli lançou hoje (23), no auditório da Governadoria, o livro "Vozes do Artesanato", que retrata personalidades das diversas categorias da arte sul-mato-grossense.
O jornalista Fábio Pellegrini, organizador do livro, conta que esta é a terceira publicação da série feita pela Fundação de Cultura, que nas edições anteriores abordou temas como a dança e o teatro, e tem registro na Biblioteca Nacional. Neste volume, o foco é o artesanato de Mato Grosso do Sul, representado por 38 artesãos, além dos modos de produção coletivos das cerâmicas Terena e Kadiwéu, e de três homenagens póstumas. 
A obra contou com uma rede de colaboradores de todo o Estado, incluindo jornalistas, fotógrafos, pesquisadores, designers, entre outros. A tiragem inicial é de dois mil exemplares, que serão distribuídos em bibliotecas públicas e embaixadas brasileiras no exterior.
Fonte:...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs45




A rede Nord Hotéis está utilizando peças de artesãos e artistas locais na decoração de ambientes de suas unidades na capital paraibana. Esta é uma tendência na decoração que também busca valorizar e evidenciar a cultura regional brasileira.
As peças são produzidas por um grupo formado por 22 artesãos de João Pessoa (PE), denominado “Mãos que fazem arte”, compõem as áreas comuns do Nord Ondas do Atlântico, um hotel luxuoso, situado à beira-mar do Cabo Branco. O empreendimento, inaugurado no segundo semestre do ano passado, realça peças que valorizam o mar, feitas de material reciclado, ambientalmente responsáveis, e de matéria-prima local. “Havia a necessidade de decorar o hotel e, em vez de contratar um designer de interiores, tivemos a ideia de firmar uma parceria com artesãs da cidade como forma de prestigiar a arte da terra”, justifica a Diretora operacional da Nord, Patrícia Cantalice. Ela...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs45




Brasília - Mulheres de Maceió transformam o artesanato num bom negócio. Com a técnica do filé, bordado típico de Alagoas, elas criam diversos artigos de cama, mesa e banho. Na praia do Pontal da Barra, 1.1 mil artesãos ganham dinheiro com o bordado que surgiu há 200 anos, quando as mulheres dos pescadores faziam o trabalho manual imitando redes de pesca.
O Sebrae profissionalizou a atividade das bordadeiras e incentivou a organização da Associação de Mulheres de Pontal da Barra. As mulheres fizeram cursos de capacitação e de inovação tecnológica. Também aprenderam a agregar valor aos produtos, a formatar preço, além de adaptar a produção ao perfil do consumidor.
Hoje, 24 artesãs da associação complementam a renda da famíla fazendo blusas, vestidos, cachecóis, jogos de mesa e toalhas. As peças são feitas com linha de algodão e agulha de aro de bicicleta. Boa parte dos clientes é de turistas do sul e sudeste do Brasil, e t...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs44




Campo Grande (MS) – O governo do Estado lançou esta manhã (23 de março) em solenidade na governadoria o livro Vozes do Artesanato, que faz parte da série sobre as artes sul-mato-grossenses publicada pela Fundação de Cultura. No lançamento o governador André Puccinelli e o presidente da Fundação, Américo Calheiros, exaltaram o trabalho dos artesãos do Estado, que contribuem para difundir o nome de Mato Grosso do Sul pelo Brasil. 
Com foco no artesanato de Mato Grosso do Sul, o livro Vozes do Artesanato apresenta o perfil e a obra de 38 artesãos, além dos modos de produção coletivos das cerâmicas Terena e Kadiwéu e três homenagens póstumas. 
“O artesanato era uma arte pouco divulgada. Hoje tomou vulto pelo apoio da Fundação de Cultura. Queremos cada vez mais divulgar extra fronteira o trabalho produzido por nossos artistas, que fazem o melhor artesanato do Brasil. Queremos que o mundo conheça o que tanto orgulho nos dá”, disse ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs43




O distrito de Brumal, em Santa Bárbara, iniciou, na última semana, um processo para se transformar na Vila do Tear. Após comprar o primeiro tear manual, a comunidade participou, nos dias 20 e 21 de março, de uma capacitação para formação de novos artesãos.
A ação tem como objetivo introduzir na comunidade a atividade artesanal, que, além de fomentar emprego e renda, será  mais um atrativo  turístico e uma terapia natural para os artesãos. A iniciativa de transformar a comunidade na Vila do Tear partiu do grupo de mulheres do distrito, após participarem do curso de preparação da cidade para receber o turista da Copa de 2014  e da Visita Técnica às cidades históricas do Circuito dos Inconfidentes. As atividades fizeram parte do trabalho de desenvolvimento do turismo realizado pela Prefeitura em parceria com a Associação de Culturas Gerais (ACG) para elaboração do Plano Estratégico de Turismo.
Após entrarem em contato ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs42




Palmas - Os municípios de Mateiros, São Félix, Rio Sono e Lizarda, em Tocantins, recebem desta segunda-feira (26) ao dia 5 de abril a Consultoria Negócio a Negócio, do Sebrae no estado, dentro do programa Territórios da Cidadania, e o curso Mulher Empreendedora, do projeto “Trabalho, Artesanato, Turismo e Autonomia da Mulher”, desenvolvido pela instituição em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). 
O curso Mulher Empreendedora fortalece a autoestima e a capacidade para iniciar ações empreendedoras que transformem gerem renda e ocupação. Este curso já foi realizado nas cidades de Santa Tereza, Lagoa do Tocantins e Novo Acordo.
As consultorias do programa Negócio a Negócio serão realizadas nas empresas dos nove municípios do Jalapão. O programa prevê diagnóstico e plano de ação para melhoria da empresa.
De acordo com a gestora local desses projetos, Celina Soares, o curso “Mulher Empree...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs41




Cuiabá - Alimentos artesanais - como biscoitos, doces e licores de frutas regionais -, peças de decoração, brinquedos, acessórios - feitos com diversos materiais -  e roupas. Todos esses produtos podem ser encontrados na feira de artesanato organizada pelo Sebrae em Mato Grosso para o evento Auto da Paixão de Cristo, que será realizado a partir desta quarta-feira (28) até o dia 1º de abril, na Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), em Cuiabá.
Mais de 65 artesãos vão expor e comercializar quase 2,5 mil produtos. Entre os expositores, está o artesão Benedito Antônio Gomes de Souza. Ele faz mandalas com temática religiosa e foi o primeiro a se inscrever na feira. No começo do negócio, eram apenas ele e a mulher na linha de produção. Hoje, já são quatro pessoas.
Benedito está confiante no resultado do evento, principalmente porque ficou em terceiro lugar no ranking dos artesãos que mais venderam na Feira de ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs40




Atualmente cerca de R$ 28 bilhões são movimentados pela força do artesanato no Brasil, gerando emprego e renda à população.
Integrando a programação oficial da Semana do Artesão, o governador André Puccinelli lançou na última sexta-feira (23), no auditório da Governadoria, o livro "Vozes do Artesanato", que retrata personalidades das diversas categorias da arte sul-mato-grossense.
O jornalista Fábio Pellegrini, organizador do livro, conta que esta é a terceira publicação da série feita pela Fundação de Cultura, que nas edições anteriores abordou temas como a dança e o teatro, e tem registro na Biblioteca Nacional. Neste volume, o foco é o artesanato de Mato Grosso do Sul, representado por 38 artesãos, além dos modos de produção coletivos das cerâmicas Terena e Kadiwéu, e de três homenagens póstumas.
A obra contou com uma rede de colaboradores de todo o Estado, incluindo jornalistas, fotógrafos, pesquisadores, designers, entre eles...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs40



Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com