Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





A cerâmica paraense e as influências no Art Déco e nas criações de moda e do setor joalheiro é tema da mesa redonda coordenada por Cristina Franco, jornalista e consultora de Moda e Estilo, e por Rosângela Gouvêa, professora de Design da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que será realizada nesta terça-feira (20),a partir das 16h, no Espaço São José Liberto, com entrada franca.
Cristina Franco, que coordenou a coleção de joias e adornos do Polo Joalheiro, lançada na Casa Cor Pará 2011, abordará o aproveitamento do potencial do artesanato nos mercados de moda e joalheiro, dentro do conceito da Economia Criativa.
O debate integra a programação da Semana do Artesão 2012, aberta nesta segunda-feira (19), às 17h, na capela do São José Liberto, com missa celebrada em louvor a São José (santo da Igreja católica festejado em 19 de Março), padroeiro dos artesãos. Da abertura constam ainda a apresentação do Programa do Artesanato Paraense (PA...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs01




Empreendedor investiu R$ 153 mil no negócio e tem planos de abrir mais cinco estabelecimentos nos próximos três anos
Em uma cidade com oitenta shoppings, o empresário Caio de Sá encontrou espaço para fazer uma feira dedicada a produtos artesanais dar certo. Realizada todos os sábados, há seis anos, nas proximidades da Praça Benedito Calixto, a Feira Qualquer Coisa vai crescer e ganhar uma loja O local ficará aberto de terça-feira a sábado e venderá roupas, acessórios e também objetos de decoração.
Prevista para ser inaugurada no dia 2 de abril, a Qualquer Coisa + funcionará de forma semelhante às lojas colaborativas que se espalharam pela cidade no ano passado. A diferença é que o lojista vai pagar apenas pelo aluguel do espaço – o lucro da venda das peças será apenas do locatário “Meu negócio é locação de espaço. A única mudança em relação a feira é que na loja eu vou fornecer os vendedores e a parte fiscal, além da infraestrutu...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs00




Belém - Estimular a produção de artesanato e assimilar novas tendências e rumos comerciais são os principais objetivos dos debates propostos na Semana do Artesão 2012. Até domingo (25) o Espaço São José Liberto vai abrigar as oficinas e palestras do evento. Uma das novidades desta edição é a participação de alunos de escolas públicas e particulares como convidados.
Rosa Helena Neves, diretora-executiva do Espaço São José Liberto, explica que um dos objetivos é apresentar a diversidade do trabalho artesanal realizado no Pará. “A semana é a oportunidade ideal de discutirmos com os artesãos as novas tendências do mercado. Para o avanço desse segmento é importante estimular as ações existentes, desenvolver novas estratégias e modernizar a relação entre produtores e consumidores”, diz.
Para o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Vilson Schuber, uma das preocupações da instituição é agregar valor aos produtos e garan...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs58




A Ampla oferece hoje oficinas de artesanato gratuitas em São Gonçalo. As aulas serão realizadas em dois turnos: pela manhã, às 10h, e na parte da tarde, às 14h. Durante as oficinas, os participantes poderão aprender técnicas de reaproveitamento de jornal e garrafa pet, além de artesanato em tecido e criação de bijuterias e origami. A ação integra o ‘Consciência Ampla com Arte’, um dos projetos da plataforma ‘Consciência Ampla’. As aulas serão realizadas na associação Obra Comunitária São Francisco de Assis, no Jóquei. 
Criado em 2004, o Consciência Ampla com Arte faz parte da plataforma Consciência Ampla da concessionária de energia e tem como principal objetivo revelar os talentos artísticos e reforçar o conceito de consumo consciente e uso sustentável dos recursos naturais. As oficinas de produção artesanal proporcionam uma forma de trabalho remunerado com gestão organizada para as comunidades.
Fonte: O São Gonçalo


Postado por: BRartesanato às 14hs57




Teve início na última segunda-feira, dia 19 de março, na Unidade San Francisco do Centro de Capacitação Solidária do Fundo Social de Solidariedade o curso de Artesanato. A professora voluntária Valéria Ruas, 45 anos, vai ensinar durante todo o ano diversas técnicas de Artesanato. “Os alunos irão aprender várias técnicas diferentes. Vai ter aplique, lixeirinha de carro, pano de prato e outros. Agora, estamos fazendo um porta-moedas de fuxico”, conta. Um dos objetivos dos cursos oferecidos no Centro de Capacitação é a geração ou a complementação de renda. “Esse porta-moedas é um artigo fácil e bastante vendável. Não precisa de máquina de costura. A intenção é de que elas façam para presentear ou mesmo vender”, lembra Valéria.
A Primeira dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Profª. Cassia Helena Benaglia Fattori lembra que os cursos são uma forma de dar opções para as pessoas. "O aluno pode até encontrar uma vocação...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs56




DESVALORIZAÇÃO – O artesão é aquele que realiza o trabalho manual, entretanto pouco valorizado no Brasil. 
O dia 19 de março é destinado a comemorar o Dia do Artesão, instituído pela lei estadual no mês de abril de 1991, os artesões tem seu trabalho pouco valorizado apesar de terem todo cuidado e dedicação.
Artesão é aquela pessoa que pratica arte ou ofício onde o trabalho é manual, qualquer peça produzida é única, por ser artesão é uma maneira de dimensões na arte de vários modelos e maneiras, pinturas e invenções.
O dia 19 de março é dia de São José, o padroeiro dos marceneiros, carpinteiros e também dos artesões. Muitas pessoas usam do artesanato como uma terapia ou um hobby, outras como uma maneira para o sustento, porém ser artesão não é fácil, por isso a maioria das pessoas que tem esse dom o conciliam com outra profissão. 
O aposentado e artesão Mário Antônio Thomazini, 63 anos, tem o artesanato ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs56



Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com