Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





Artesanato no Sul de Minas é destaque internacional por promover inclusão social e revitalização econômica
Produtos feitos à base de fibra de bananeira e papelão: artesãos de Gente de Fibra transformam reciclagem em arte e oportunidade de trabalho.
Localizada ao Sul de Minas, na Serra da Mantiqueira, a 467 Km de Belo Horizonte, o município de Maria da Fé foi palco da luta árdua de moradores que, diante da crise da monocultura da batata que abalou a cidade em 1994, encontraram no artesanato em fibra de bananeira e papelão um meio de sobrevivência. Assim surgiu o projeto Gente de Fibra, idealizado pelo artista plástico Domingos Tótora, que difundiu sua arte promovendo inclusão social e  o resgate da cidadania. Conhecido internacionalmente, o projeto é hoje, como o próprio nome sugere, prova de que se pode transformar a realidade através do investimento em cultura, bastando para isso atitude, união, determinação e perseverança.
Tudo começo...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs59




No período de 29 de fevereiro a 2 de março, o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), promoveu, em Natal, a 1ª oficina presencial de 2012 do Programa de Capacitação em Projetos Culturais, reunindo 76 participantes de vários municípios do Rio Grande do Norte.
As oficinas presenciais são a 2ª etapa do programa desenvolvido pelo MinC.  Possuem carga horária de 26h e são conduzidas por professores da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A finalidade das oficinas é difundir conteúdos, práticas e abordagens que ofereçam base para a elaboração de projetos culturais alinhados às políticas públicas e com a consistência necessária à busca de parcerias e apoios diversificados.
A capital potiguar foi a 22ª localidade a ser beneficiada com a 2ª etapa do Programa. A programação contou com debate do secretário da Sefic, Henilton Menezes, e do chefe da Representação Regional Nordeste, Fábio Lim...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs57




Em Barro Duro, um grupo de idosas participaram de oficina de artesanato
O artesanato é uma atividade manual em que o artesão utiliza técnicas já definidas e até mesmo a criatividade para criar várias peças. A atividade é lucrativa e pode melhorar a renda de mulheres de pequenos municípios. Em alguns casos, também é usado para relaxamento e serve para descarregar energias.
Mônica Costa é artesã e ministra curso e oficinas de artesanato. Peças como havaianas, caixas de bijouterias, bijouterias, suporte  e decoração  de  panos de pratos e oratórios são feitos pela artesã. Ela informa que as técnicas para produção das peças não são difíceis e que o trabalho é rendável.
“A havaiana é um produto muito vendável, a mulher é vaidosa e gosta de acessórios . A caixa de bijouterias também é fácil. A mulher, geralmente, é mais organizada e gosta de detalhes. Quem gosta de presentear pode fazer também pano de prato ou a cai...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs57




Goiânia - A biomédica e acupunturista Ana Luiza Soares Valladares e a cirurgiã-dentista Meire Soares são amigas e sempre tiveram o sonho de ter o próprio negócio. Há um mês se tornaram sócias-proprietárias da Brigadeiria Bistrô, empresa com sede na capital, especializada na produção artesanal de brigadeiros. 
O mais curioso nessa história é que elas nunca imaginaram que uma simples viagem definiria o rumo profissional das duas. A ideia para investir no negócio surgiu a partir do passeio a São Paulo , capital, feito pelo irmão de Ana Luiza. “Ele esteve em uma loja especializada em brigadeiros e achou o local a cara da irmã. Imediatamente ligou falando que ela precisava abrir uma unidade em Goiás”, destaca Meire.
Depois do telefonema, o ‘por que não investir’ passou a fazer parte do pensamento e vida delas e aquela ideia se transformou em negócio. Resultado, hoje a Brigadeiria Bistrô é o ‘xodó’ de Ana Luiza e Meire Soare...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs56




Estão abertas até o dia 20 de abril, as inscrições para os servidores que desenvolvem trabalho artesãos, interessados em participar da Feira Cultural de Artesanato dos Servidores Municipais, promovida pela Secretaria Municipal de Administração (Semad).
Neste ano, a edição será especial em homenagem ao Dia das Mães e será realizada entre os dias 2 e 5 de maio, no horário das 15h às 23h, no Armazém Cultural.
Com a promoção da feira, realizada pelo segundo ano consecutivo, a intenção da Semad é promover a valorização dos funcionários da Prefeitura que possuem aptidões artísticas para artesanato. A idéia é fomentar a geração de renda e alternativas no campo do trabalho, além de criar novos espaços turísticos na Capital, como ponto de encontro e visitação pública.
Para efetivar a participação na feira, totalmente gratuita, o candidato deverá entregar na Semad a ficha de inscrição preenchida, acompanhada de uma fotocópia do ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs54




O Dia do Artesão é comemorado em todo o Brasil no dia 19 de março. E para celebrar esta data, o Programa de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Prodart) está organizando uma semana inteira de atividades para contemplar o trabalho realizado pelos artistas em todo o Piauí.
A abertura da 2ª Semana do Artesão será dia 12 de março, às 9 horas, na Central de Artesanato Mestre Dezinho. O evento contará com a participação de artesãos de José de Freitas e outros vários seis municípios piauienses. Serão realizadas exposições, apresentações artísticas, além de oficinas de várias tipologias do nosso artesanato, ministradas por artesãos de todo o Estado.
O Dia do Artesão marcará o encerramento da semana e contará com as presenças de várias autoridades do Estado, como o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Warton Santos, e o governador Wilson Martins. 
Fonte: Portal em Dia


Postado por: BRartesanato às 16hs53




São esperados mais de 1500 agentes de viagens
A Secretaria de Turismo de Sergipe (Setur) e a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) estarão participando do 7º Minas Tur/Salão de Negócios Turísticos, que vai acontecer no dia 8 de março, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Sempre presente no Minas Tur, Sergipe este ano vai expor as belezas de suas praias, destino mais procurado pelos mineiros. Um destaque no estande este ano será um grande painel, confeccionado com Renda Irlandesa, de Divina Pastora.
"Sergipe já tem tradição no Minastur e não poderíamos ficar de fora deste grande evento. Estamos levando o segmento sol e praia, além de divulgar ainda mais nossas tradições e arte, através da Renda Irlandesa, já que somos o único estado a produzir esta arte em todo o Brasil", disse o secretário de Turismo, Elber Batalha.
O Minastur tem como objetivo promover o encontro e a interação dos agentes e operadoras de viagens nacionais e internacionais, alé...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs52




A programação do encontro reúne atividades técnicas, culturais e de integração entre os participantes
Entre os dias 8 e 10 de março, mais de 70 artesãos da região trinacional (Brasil, Argentina e Paraguai) devem participar da nona edição do Encontro Trinacional de Artesanato Ñandeva. A abertura do evento será realizada no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), na noite desta quinta-feira (08), às 19h.
Como o primeiro dia do encontro coincide com o Dia Internacional da Mulher, elas serão homenageadas durante a solenidade. Além disso, está prevista assinatura do Acordo de Resultados – em que consta um cronograma das ações previstas para 2012 – pelos conselhos gestores do programa nos três países, e o lançamento oficial do livro “O Sol é Lindeiro”, desenvolvido em parceria com o Sebrae, Conselho dos Municípios Lindeiros, Itaipu Binacional e Fundação Parque Tecnológico Itaipu.
A programação do encontro reúne atividades técnicas, cu...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs51



Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com