Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





Para divulgar os municípios turísticos do interior fluminense a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e a sua vinculada TurisRio estão apoiando e participarão de 30 de março a 8 de abril, em Macaé, da I Interart – Feira Internacional do Artesanato. A expectativa dos organizadores do evento, que contará com a presença de 150 expositores de 33 países e 17 estados brasileiros, é receber cerca de 50 mil participantes.
Para Ronald Ázaro, secretário de estado de Turismo e presidente da TurisRio, eventos grandiosos como a Interart são de extrema importância para o desenvolvimento do turismo na região que os sedia. Macaé receberá durante os 10 dias de feira grande fluxo de visitantes. Além dos expositores, a cidade terá que atender aos turistas que virão participar do evento, o que vai gerar um aumento importante na receita do município.
Durante a feira, o público poderá apreciar arte, cultura e gastronomia. Países como China, Tunísia, Paquist...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs33




Fortalecer a cadeia produtiva do artesanato, com qualidade e sustentabilidade na produção e na comercialização, no Território da Cidadania Sertão Ocidental, em Sergipe. Este foi o objetivo do Seminário de Assistência Técnica e Extensão Rural para Mulheres Rurais “Perspectiva e Resultados para Artesanato”, realizado nesta terça-feira (27), em Itabaiana, Sergipe. Vindas de 14 municípios do estado, 160 artesãs que vivem no meio rural participaram do evento, um trabalho desenvolvido pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) para atender à Chamada Pública de Ater, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).O seminário foi aberto pelo diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da empresa, Bernardo Lima, que, no ato, representou o presidente, Jefferson Feitoza de Carvalho. Na ocasião, ele reforçou o papel da empresa junto às famílias agricultoras, em especial na valorização das mulheres rurais. “Essa etapa da chama...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs32




Com o tema "O artesanato é cem no centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré", a 1ª Semana do artesanato de Rondônia está com tudo pronto para abrir suas portas hoje (28), a partir das 14h.
Com realização do governo do Estado por meio da secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel) em parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), a feira que acontecerá no Galpão 2, do complexo da Estrada de Ferro, reúne mais de 100 artesãos de todo o Estado em stands e vitrines, onde serão expostas e comercializadas peças em madeira, sementes, cerâmica, cipó, barbante, tecido entre outros.
Hoje (28) e amanhã (29) a feira acontecerá das 14h às 22h e no sábado (30) e domingo (01) a partir das 10h da manhã até às 22h. Além do artesanato, os visitantes também poderão prestigiar shows de artistas locais e estrutura com paredão de escalada e rapel.
A semana do artesanato conta também com o apoio da Sedam, Seas, Plano Futuro, Polícia Mili...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs31




Já estão abertas as inscrições para o Programa de Certificação do Artesanato Baiano. Lançado em novembro do ano passado pelo Instituto Mauá, o Programa visa diferenciar e legitimar a produção artesanal feita no Estado. “É uma forma de valorizar o nosso artesanato, garantindo que é feito a mão e na Bahia, com respeito ao meio ambiente e fidelidade às raízes culturais e simbologias típicas do Estado”, afirmou a diretora geral do Mauá, Emília Almeida.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na sede do órgão, na Barra, de segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30. Cada artesão pode se inscrever em apenas uma tipologia (cerâmica, madeira, renda, bordado etc), com até dois produtos. O edital contendo as especificações está disponível no site do Instituto Mauá (www.maua.ba.gov.br). O prazo final é 11 de abril.
A certificação é feita através do Selo “A Bahia Feita à Mão”; o primeiro do país, em nível govern...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs30




Melhor do que viajar e conhecer lugares paradisíacos é poder voltar para casa com boas lembranças materializadas na compra de produtos característicos da região. Assim, o Pontal da Barra não é local de puro deleite apenas de consumistas, mas também passeio indispensável a quem quer conhecer profundamente as raízes culturais dos maceioenses.
O bairro é famoso por ser habitado por mulheres, crianças e também alguns homens que se dedicam à confecção da renda de filé - típico artesanato de origem portuguesa com mais de 100 pontos feitos a partir da tela da rede de pesca. É possível passear pelas ruas e ver os artesãos trabalhando na porta de suas casas, colorindo janela, entradas e varais.
As linhas coloridas entrelaçadas com criatividade e dedicação dão forma a vestidos,boleros, mantas, colchas, toalhas de mesa, tapetes e o que mais a imaginação permitir. Os produtos podem ser adquiridos em 426 lojas que se espalham a partir...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs30




Curadora Adélia Borges defende a profissionalização dos produtos feitos à mão para o aumento da rentabilidade
Ainda visto como um produto para decorar casa de praia e campo, e nem sempre a moradia principal, o artesanato é o foco da pesquisa da jornalista, curadora e especialista em design Adélia Borges. Na semana passada, Adélia esteve em Porto Alegre para lançar o livro Design + Artesanato: O Caminho Brasileiro, no qual mostra rumos para que os trabalhos artesanais ganhem maior valor agregado. 
Um dos poucos produtos que carrega o conceito de sustentabilidade nos quatro aspectos – econômico, ambiental, social e cultural – o artesanato precisa de apoio para crescer em importância e qualidade.
A curadora é entusiasta das iniciativas que disseminem o artesanato de qualidade – a exemplo da loja que conheceu no bairro Moinho...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs28




O artesanato é definido como sendo o próprio trabalho manual ou também a produção de um artesão, cujos produtos expressam a cultura popular da região. Tradicionalmente, a produção manual de artesanato é de caráter familiar, onde o artesão detém todo o processo de criação, sendo o responsável por todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima até o acabamento final. 
Os materiais utilizados no artesanato são os mais variados e diversificados. Basicamente, o artesão pode desenvolver os seus produtos a partir de qualquer tipo de material. Além disto, este segmento é bastante dinâmico, uma vez que é influenciado diretamente pelas tendências do mercado decorativo, característica que direciona para uma grande procura por certo tipo de material em determinados momentos, mas pode evitá-lo no momento seguinte.
Desta forma, uma loja de material para artesanato deve ser especializada no fornecimento de matéria-prima e...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs27




Um grupo de 160 artesãs rurais, de 14 municípios sergipanos, participaram do Seminário de Assistência Técnica e Extensão Rural para Mulheres Rurais – Perspectiva e Resultados para Artesanato -, realizado nesta terça-feira, 27, em Itabaiana. O evento é o resultado final de um trabalho desenvolvido pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) para atender a Chama Pública nº 26, Lote 24, Contrato 161 do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e visa fortalecer a cadeia produtiva do artesanato, com qualidade e sustentabilidade de produção e da comercialização no território do Sertão Ocidental.
O seminário foi aberto pelo diretor de assistência técnica e extensão rural, Bernardo Lima, que no ato representou o presidente da Empresa, Jefferson Feitoza de Carvalho. Na ocasião, ele reforçou o papel da Emdagro junto ao homem do campo. “Essa etapa da chamada pública se conclui com muito êxito na valorização das artesãs que ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs18




Durante a programação em comemoração ao Dia do Artesão, em 19 de março, uma equipe da Coordenação Estadual do Programa Gaúcho de Artesanato (PGA) esteve visitando a Associação dos Artesãos de Igrejinha. A responsável técnica pelo cadastro gaúcho de artesanato, Marlene Leal, explicou na ocasião que há algumas exigências do Immetro quanto aos trabalhos feitos em crochê, tricô e outros tipos de artesanato.
O órgão orienta quanto às prevenções, para evitar acidentes como, por exemplo, uma criança engolir uma peça do artesanato. “Essa supervisão não é só para corrigir, mas para prevenir, para que não ocorram danos fatais para quem manuseia os objetos”, ressalta Marlene, enfatizando: “Quem vende sob critérios do FGTAS precisa seguir orientações”.
A coordenadora do PGA, Neusa Maria Machado, conta que a artesã plantonista de Igrejinha, Edela Sander, aceitou prontamente as orientações e se comprometeu em passar para os colegas ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs17




Integrantes do setor de artesanato de Patos se reuniram nesta segunda-feira, (26) na Casa dos Conselhos com o secretário executivo do Procon Municipal Maurício Alves, para definir os preparativos da 1ª Feira de Artesanato de 2012 que irá acontecer nos dias 30 e 31 deste mês de março.
O evento será realizado no 2º piso do Guedes Shopping, na antiga Praça de Alimentação e contará com cerca de 20 artesãs que irão expor e comercializar os seus trabalhos.
Para a artesã Geni Lima, essa inciativa ajudará a incentivar uma arte que é tão pouco valorizada: “Temos trabalhos belíssimos que infelizmente muitas vezes não temos como divulgar, mas com essa Feira, todos passam a ver a criatividade de cada uma e isso acaba nos estimulando”, disse.
De acordo com o secretário Maurício Alves, que está coordenando o evento, a ação vem para fortalecer um setor que já é bastante produtivo: “O artesanato desempenha um papel fundamental na representação d...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs16




Mostra fica em cartaz em loja no bairro de Casa Forte, até 14 de abril.
Projeto procura tornar trabalho dos artesãos mais sustentável.
O projeto Imaginário Pernambucano realiza uma exposição de artesanato na loja SineQuaNon, no bairro de Casa Forte, na Zona Norte do Recife. A mostra traz produtos para decoração e artigos em barro, caroá, palha e imbira.
Dentre os objetos, os interessados poderão adquirir luminárias, almofadas e colares. As peças são fruto do trabalho de artesãos das cidades do Cabo de Santo Agostinho e São Lourenço da Mata, no Grande Recife, e Pontas de Pedra, distrito do município de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco. Essas comunidades recebem o apoio do Imaginário Pernambucano.
“O Imaginário é projeto de pesquisa e extensão da Universidade Federal de Pernambuco [UFPE] que trabalha no ambiente artesanal. A gente trabalha com os artesãos para tornar a produção deles mais sustentável. Estamos usando materiais como ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs16




Produtores de plantas ornamentais de Andrequicé e Raiz, na Serra do Espinhaço, abandonam o extrativismo e constroem um futuro sustentável
Bem no belo Vale do Jequitinhonha e em meio à Serra do Espinhaço, também de beleza ímpar, despontam dois lugarejos que guardam, num passado próximo, tempos de dificuldades. O extrativismo, a baixa renda e o êxodo rural eram características comuns a esses locais. Mas Andrequicé e Raiz, na zona rural da cidade de Presidente Kubitschek, perto de Diamantina, mudaram sua realidade e traçam, hoje, um caminho repleto de flores – literalmente. 
Graças à participação no projeto Flores das Gerais, apoiado e desenvolvido pelo Sebrae-MG, seus integrantes produzem e preservam espécies ornamentais destinadas ao paisagismo, como sempre-vivas, chuveirinhos, marcetias, lavoisieras, cravos do mato, begônias da serra, cunamãs, tilâncias e verde-amarelos. Encantado com tamanha biodiversidade, Burle Marx, famoso paisagista ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs10




O dia do artesão é comemorado no dia 19 de março, para homenagear os talentos de Rondônia, o governo do Estado, por meio da Secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel) em parceria com a coordenação do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB/RO) promove a Semana do Artesanato de Rondônia. A programação terá início com palestras e discussões hoje (27) e amanhã (28), das 14h às 18h, na Casa da Cultura Ivan Marrocos.
É sabido que os artesãos são uns dos primeiros contatos com os turistas que chegam ao Estado, por isso é importante que os mesmos conheçam a história local. Pensando nisso a organização do evento convidou historiadores como Iêda Borzacov e Anísio Gorayaeb para explanar sobre o tema, além da coordenadora do PAB em Rondônia que irá falar sobre os trabalhos do Programa do Artesanato Brasileiro, um representante do Sebrae que irá abordar linhas de créditos e o artesão Júlio Carvalho que vai falar sobre a sua experiência de...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs02




Na próxima quarta-feira (28/3), a Casa do Artesão vai oferecer mais um curso rápido, das 14h às 16h. Dessa vez, a oficina vai ensinar os participantes a fazer agulheiro de fuxico, com a professora Regina Martorano. A aula tem vagas limitadas e é necessário se inscrever com antecedência pelo telefone 4229-9988. Todos os participantes levam a peça pronta.
A Casa - A Casa do Artesão Reinaldo Joaquim Gomes abriu as portas em agosto de 2001. Surgiu como uma forma de auxiliar a enorme demanda de artesãos na cidade, que buscavam um espaço organizado para vender as peças que produziam. Hoje, com proporção bem maior e realizando uma atividade ininterrupta, já virou modelo para outras cidades, que costumam visitar o espaço para conhecer a dinâmica de funcionamento.
No início com pequena produção, atualmente a Casa tem 150 artesãos fixos, todos de São Caetano do Sul, que atuam nas mais variadas vertentes do artesanato e tem expostas mais de 5000 peças no ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs02




A Estação do Artesanato continua com as oficinas neste primeiro semestre. O espaço oferece oportunidade para interessados em confeccionar peças artesanais e cursos de aperfeiçoamento. Já a Feira de Artesanato passou para novo dia.
Os artesãos podem participar das oficinas de boneca de pano, fuxico, bordados e patchwork. Os trabalhos artesanais elaborados nas oficinas são expostos e comercializados na loja da Estação da Cultura.“É uma forma de incentivar a confecção de peças artesanais, onde os divinopolitanos podem encontrar trabalhos de qualidades confeccionados nas nossas oficinas”, afirmou a coordenadora do setor de Artesanato da Secretaria Municipal de Cultura, Lia Braga.
Já os cursos oferecidos para iniciantes são realizados todas as sextas-feiras pela manhã para diversas técnicas artesanais. A Feira de Artesanato passou a funcionar aos domingos no Feirão no Parque de Exposições de 9h às 13h. “Convidamos todos os artesãos pa...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs51




A Câmara Legislativa realizou na manhã desta sexta-feira (16) sessão solene em comemoração ao Dia do Artesão. Iniciativa do deputado Aylton Gomes (PR), o evento foi palco de homenagens e de manifestações de insatisfação por parte dos artesãos. Eles reclamam, principalmente, da falta de espaço na Feira da Torre e dos critérios para a ocupação das barracas. Gomes se comprometeu a agendar uma audiência com representantes das associações e os responsáveis pela gestão da feira.
Segundo Lúcia Cruz, da Associação Sodoeste/Octogonal de Artesanato Solidário, o Distrito Federal tem um total de 75 feiras, das quais apenas duas seriam de artesanato: a Feira da Torre e a da 115 norte - que atualmente está desativada por falta de apoio. "A Feira da Torre passou, ao longo dos anos, por um processo de descaracterização e, hoje, apenas 20% das barracas são de artesanato", lamenta.
Os artesãos levaram ao plenário da Câmara Legislativa faixas reclamando...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs49




Centro de Atendimento ao Turista do aeroporto de Brasília vai renovar obras em seu espaço de exposição
Carlos Rezende, da Agência Brasília
Até o final da semana, seis novos artesãos deverão ser selecionados pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para expor suas obras em dois dos sete Centros de Atendimento ao Turista (CAT´s) espalhados pela cidade. Realizada por meio da Secretaria de Turismo do DF (Sectur), a escolha vai priorizar trabalhos que relacionem as peças à região, como frutas, flores e animais do Cerrado.
As obras dos eleitos ficarão expostas nas unidades do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek e da Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes. “Damos oportunidades para os artistas, tornamos o ambiente mais agradável e ainda mostramos que Brasília tem uma arte muito expressiva”, explicou a diretora de Serviços de Atendimento ao Turista, Eliane Sá.
Qualidade –  A subsecretária de Estruturação e Diversifi...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs48




Contribuir para a gestão empreendedora e competitiva dos pequenos negócios turísticos para aumentar o faturamento e o número de pessoas ocupadas nos empreendimentos. Esse é o principal objetivo do Projeto de Turismo da Costa do Descobrimento apresentado pelo Sebrae aos empresários da região, durante um encontro na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Porto Seguro. 
O projeto compreende ações para um período de três anos e teve início em 2011. O gestor de projetos de Turismo e Artesanato do Sebrae na Bahia, Enivaldo Piloto, explicou que até 2013 os focos estratégicos do projeto serão o estímulo à cooperação empresarial, fortalecimento da governança da atividade e incremento da inserção social no turismo através do estímulo à produção associada. 
Além disso, as ações visam a capacitação da gestão empresarial e profissional para a melhoria dos serviços, acesso a mercados para au...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs47




Integrando a programação oficial da Semana do Artesão, o governador André Puccinelli lançou hoje (23), no auditório da Governadoria, o livro "Vozes do Artesanato", que retrata personalidades das diversas categorias da arte sul-mato-grossense.
O jornalista Fábio Pellegrini, organizador do livro, conta que esta é a terceira publicação da série feita pela Fundação de Cultura, que nas edições anteriores abordou temas como a dança e o teatro, e tem registro na Biblioteca Nacional. Neste volume, o foco é o artesanato de Mato Grosso do Sul, representado por 38 artesãos, além dos modos de produção coletivos das cerâmicas Terena e Kadiwéu, e de três homenagens póstumas. 
A obra contou com uma rede de colaboradores de todo o Estado, incluindo jornalistas, fotógrafos, pesquisadores, designers, entre outros. A tiragem inicial é de dois mil exemplares, que serão distribuídos em bibliotecas públicas e embaixadas brasileiras no exterior.
Fonte:...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs45




A rede Nord Hotéis está utilizando peças de artesãos e artistas locais na decoração de ambientes de suas unidades na capital paraibana. Esta é uma tendência na decoração que também busca valorizar e evidenciar a cultura regional brasileira.
As peças são produzidas por um grupo formado por 22 artesãos de João Pessoa (PE), denominado “Mãos que fazem arte”, compõem as áreas comuns do Nord Ondas do Atlântico, um hotel luxuoso, situado à beira-mar do Cabo Branco. O empreendimento, inaugurado no segundo semestre do ano passado, realça peças que valorizam o mar, feitas de material reciclado, ambientalmente responsáveis, e de matéria-prima local. “Havia a necessidade de decorar o hotel e, em vez de contratar um designer de interiores, tivemos a ideia de firmar uma parceria com artesãs da cidade como forma de prestigiar a arte da terra”, justifica a Diretora operacional da Nord, Patrícia Cantalice. Ela...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs45




Brasília - Mulheres de Maceió transformam o artesanato num bom negócio. Com a técnica do filé, bordado típico de Alagoas, elas criam diversos artigos de cama, mesa e banho. Na praia do Pontal da Barra, 1.1 mil artesãos ganham dinheiro com o bordado que surgiu há 200 anos, quando as mulheres dos pescadores faziam o trabalho manual imitando redes de pesca.
O Sebrae profissionalizou a atividade das bordadeiras e incentivou a organização da Associação de Mulheres de Pontal da Barra. As mulheres fizeram cursos de capacitação e de inovação tecnológica. Também aprenderam a agregar valor aos produtos, a formatar preço, além de adaptar a produção ao perfil do consumidor.
Hoje, 24 artesãs da associação complementam a renda da famíla fazendo blusas, vestidos, cachecóis, jogos de mesa e toalhas. As peças são feitas com linha de algodão e agulha de aro de bicicleta. Boa parte dos clientes é de turistas do sul e sudeste do Brasil, e t...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs44




Campo Grande (MS) – O governo do Estado lançou esta manhã (23 de março) em solenidade na governadoria o livro Vozes do Artesanato, que faz parte da série sobre as artes sul-mato-grossenses publicada pela Fundação de Cultura. No lançamento o governador André Puccinelli e o presidente da Fundação, Américo Calheiros, exaltaram o trabalho dos artesãos do Estado, que contribuem para difundir o nome de Mato Grosso do Sul pelo Brasil. 
Com foco no artesanato de Mato Grosso do Sul, o livro Vozes do Artesanato apresenta o perfil e a obra de 38 artesãos, além dos modos de produção coletivos das cerâmicas Terena e Kadiwéu e três homenagens póstumas. 
“O artesanato era uma arte pouco divulgada. Hoje tomou vulto pelo apoio da Fundação de Cultura. Queremos cada vez mais divulgar extra fronteira o trabalho produzido por nossos artistas, que fazem o melhor artesanato do Brasil. Queremos que o mundo conheça o que tanto orgulho nos dá”, disse ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs43




O distrito de Brumal, em Santa Bárbara, iniciou, na última semana, um processo para se transformar na Vila do Tear. Após comprar o primeiro tear manual, a comunidade participou, nos dias 20 e 21 de março, de uma capacitação para formação de novos artesãos.
A ação tem como objetivo introduzir na comunidade a atividade artesanal, que, além de fomentar emprego e renda, será  mais um atrativo  turístico e uma terapia natural para os artesãos. A iniciativa de transformar a comunidade na Vila do Tear partiu do grupo de mulheres do distrito, após participarem do curso de preparação da cidade para receber o turista da Copa de 2014  e da Visita Técnica às cidades históricas do Circuito dos Inconfidentes. As atividades fizeram parte do trabalho de desenvolvimento do turismo realizado pela Prefeitura em parceria com a Associação de Culturas Gerais (ACG) para elaboração do Plano Estratégico de Turismo.
Após entrarem em contato ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs42




Palmas - Os municípios de Mateiros, São Félix, Rio Sono e Lizarda, em Tocantins, recebem desta segunda-feira (26) ao dia 5 de abril a Consultoria Negócio a Negócio, do Sebrae no estado, dentro do programa Territórios da Cidadania, e o curso Mulher Empreendedora, do projeto “Trabalho, Artesanato, Turismo e Autonomia da Mulher”, desenvolvido pela instituição em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). 
O curso Mulher Empreendedora fortalece a autoestima e a capacidade para iniciar ações empreendedoras que transformem gerem renda e ocupação. Este curso já foi realizado nas cidades de Santa Tereza, Lagoa do Tocantins e Novo Acordo.
As consultorias do programa Negócio a Negócio serão realizadas nas empresas dos nove municípios do Jalapão. O programa prevê diagnóstico e plano de ação para melhoria da empresa.
De acordo com a gestora local desses projetos, Celina Soares, o curso “Mulher Empree...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs41




Cuiabá - Alimentos artesanais - como biscoitos, doces e licores de frutas regionais -, peças de decoração, brinquedos, acessórios - feitos com diversos materiais -  e roupas. Todos esses produtos podem ser encontrados na feira de artesanato organizada pelo Sebrae em Mato Grosso para o evento Auto da Paixão de Cristo, que será realizado a partir desta quarta-feira (28) até o dia 1º de abril, na Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), em Cuiabá.
Mais de 65 artesãos vão expor e comercializar quase 2,5 mil produtos. Entre os expositores, está o artesão Benedito Antônio Gomes de Souza. Ele faz mandalas com temática religiosa e foi o primeiro a se inscrever na feira. No começo do negócio, eram apenas ele e a mulher na linha de produção. Hoje, já são quatro pessoas.
Benedito está confiante no resultado do evento, principalmente porque ficou em terceiro lugar no ranking dos artesãos que mais venderam na Feira de ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs40




Atualmente cerca de R$ 28 bilhões são movimentados pela força do artesanato no Brasil, gerando emprego e renda à população.
Integrando a programação oficial da Semana do Artesão, o governador André Puccinelli lançou na última sexta-feira (23), no auditório da Governadoria, o livro "Vozes do Artesanato", que retrata personalidades das diversas categorias da arte sul-mato-grossense.
O jornalista Fábio Pellegrini, organizador do livro, conta que esta é a terceira publicação da série feita pela Fundação de Cultura, que nas edições anteriores abordou temas como a dança e o teatro, e tem registro na Biblioteca Nacional. Neste volume, o foco é o artesanato de Mato Grosso do Sul, representado por 38 artesãos, além dos modos de produção coletivos das cerâmicas Terena e Kadiwéu, e de três homenagens póstumas.
A obra contou com uma rede de colaboradores de todo o Estado, incluindo jornalistas, fotógrafos, pesquisadores, designers, entre eles...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs40




A pluralidade é o elemento que mais caracteriza a cultura rondoniense e o artesanato expressa muito bem estes elementos. São tradições, técnicas, metodologias e histórias que inspiram os artesãos de todo o Estado a confeccionar peças que retratam as raízes do povo de Rondônia. 
Com sensibilidade e olhos voltados para este crescimento, o governo do Estado por meio da Secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel) realiza a 1ª Semana do Artesanato com o tema “O artesanato é 100 no centenário da Estada de Ferro Madeira Mamoré”. O evento faz parte da agenda de atividades criada pela comissão do centenário no início do ano.
Serão quatro dias de feira, com a presença de mais de 80 artesãos da capital e do interior do Estado, que irão expor e comercializar trabalhos em madeira, sementes, cerâmica, cipó, barbante, tecido entre outros, mostrando o que artesanato local tem de melhor.
Wéllida Sodré, uma das organizadoras do evento...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs50




Campo Grande (MS) - Durante o lançamento do livro “Vozes do Artesanato”, realizado hoje (23), o governador André Puccinelli ressaltou o trabalho dos artesãos do Estado na divulgação de Mato Grosso do Sul em nível nacional e internacional.
“Os artesãos levam o nome de Mato Grosso do Sul para o mundo com a cultura traduzida no artesanato, promovendo a divulgação de cultura indígena e dos artesãos regionais. Este trabalho orgulha os sul-mato-grossenses. O governo do Estado se empenhará e dar mais divulgação aos trabalhos dos artesãos”, afirmou Puccinelli.
“Mato Grosso do Sul é terra de cultura Kadiwéu, é terra de cultura Terena, de diversidade cultural e etnias e riquezas artesanais. Temos trabalhos com barro, madeira, ferro, entre outros materiais”, destacou André.
"Vozes do Artesanato" é o terceiro livro da série publicada pela Fundação de Cultura, que nas anteriores tratou da dança e do teatro, e tem registro na Biblioteca Nacio...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs49




"Goiânia Mostra Artesanato" promove exposição, feira, oficinas, apresentações artísticas e seminário que debaterá as políticas públicas para o segmento
O prédio do Grande Hotel, construção de 1937 e que hoje faz parte do patrimônio histórico da capital goianiense, abre suas portas, de 20 a 24 de março, para a terceira edição da ‘Goiânia Mostra Artesanato’. Na programação constam exposição, feira, oficinas e apresentações artísticas, além de um seminário que debaterá as políticas públicas para o artesanato.
O objetivo da Mostra é dar visibilidade e ampliar a popularidade do artesanato goiano, por meio da articulação de artesãos da região. Nas edições anteriores, o evento cumpriu o desafio de apresentar o requinte e sofisticação desta linguagem artística, mantendo a simplicidade e sua característica popular.
 
PROGRAMAÇÃO
Abertura – 20 de março, 19h30 - Terça-feira
Show com Grupo Sertão e Circo La...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs48




No Dia Nacional do Artesão, setor comemora os bons números na capital e Governo do Distrito Federal promove exposições
Da Redação, com informações da Secretaria de Trabalho
O artesanato no Distrito Federal tem muito a comemorar nesta segunda-feira (19), Dia Nacional do Artesão. A Gerência de Promoção de Trabalhos Artesanais da Secretaria de Trabalho (Setrab) cadastrou, somente no ano passado, 1.279 artesãos e revalidou a carteira de 317 profissionais da área. O segmento está crescendo na região, onde apresenta potencial econômico e é um dos responsáveis pela geração de emprego e renda.
“O artesanato é um setor que está se expandindo em Brasília, com perspectivas de criação de um calendário internacional. Isso significa mais turistas e visibilidade para a cidade, além de aumento do faturamento para os artesãos”, destaca o secretário de Trabalho, Glauco Rojas.
Por intermédio da Setrab, o setor foi representado em diversas feira...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 13hs55




A partir de agora, cadastro passará a ser unificado, explica governo. Sistema permitirá emissão da Carteira Nacional do Artesão, informou.
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) informou que foi lançado nesta segunda-feira (19) o novo cadastro dos artesãos, o Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), que unificará as informações sobre os profissionais deste setor. 
O objetivo da medida, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, é ampliar o alcance social e econômico do setor e buscar mais informações sobre a atividade profissional. Com o cadastro, estes profissionais terão acesso à Carteira Nacional do Artesão e da Carteira Nacional do Trabalhador Manual – documentos que possibilitarão participar das ações do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), como cursos de capacitação, feiras e eventos de comercialização, entre outros. 
"A iniciativa reúne informaçõ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 13hs54




O artesanato, atividade que movimenta cerca de R$ 500 mil por mês no Espírito Santo, ganhou um novo incentivo do governo estadual
Na foto em destaque estão os artesãos que representaram Marataízes no evento realizado pelo Governo do Estado na sede das Paneleiras em Goiabeiras.
Segue abaixo a matéria publica no site do G1/ES.
No Dia do Artesão, artesanato do ES ganha plano de desenvolvimento
Atividade movimenta cerca de R$ 500 mil por mês no estado.
Artesanato é responsável pelo sustento de pelo menos 20 mil famílias.
O artesanato, atividade que movimenta cerca de R$ 500 mil por mês no Espírito Santo, ganhou um novo incentivo do governo estadual. É o Plano de Desenvolvimento do Artesanato Capixaba, lançado na manhã desta segunda-feira (19).
O lançamento foi feito por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) na mesma data em que se comemora o Dia Nacional do Artesão. O plan...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 13hs53




BRASÍLIA - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio lançou a ferramenta para ajudar os trabalhadores no acesso a cursos, feiras e eventos de comercialização...
Agência Sebrae
BRASÍLIA - Está mais fácil emitir a Carteira Nacional do Artesão e a Carteira Nacional do Trabalhador Manual, depois do lançamento de um novo cadastro único, o Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB). No Dia do Artesão, comemorado nessa segunda-feira (19), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) lançou a ferramenta para facilitar o acesso dos trabalhadores a cursos de capacitação, feiras e eventos de comercialização do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).
O MDIC trabalha também no mapeamento da atividade no Brasil, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O primeiro mapa do artesanato brasileiro foi realizado a partir de dados da Pesquisa de Municípios (Munic) do Instit...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 13hs52




Cerca de 300 artesãos, de 25 municípios, participaram do V Encontro de Artesãos da Bahia, realizado nesta quarta-feira (21/3), na Fundação Luís Eduardo Magalhães, em Salvador. “O Encontro tem o objetivo de homenagear o artesão pelo seu dia, 19 de março, e abrir um espaço de diálogo e interação para ouvir demandas e construir, de forma democrática, uma nova política de intervenção e fomento ao setor”, pontuou a diretora geral do Instituto Mauá, Emília Almeida.
O Instituto promove o Encontro anualmente, desde 2008, fruto de parceria com o Sebrae/BA. “É muito importante, porque ficamos conhecidos e divulgamos nosso trabalho. Esse Encontro é um tipo de propaganda do nosso produto”, afirmou a artesã Maria do Carmo, rendeira de Saubara, que discursou em nome dos artesãos presentes.
Dedicada ao ofício desde os sete anos, Maria do Carmo conta que sempre viveu do artesanato, cuja renda era complementada com a atividade de marisqueira, típica ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 13hs51




Salvador – O Sebrae na Bahia, em parceria com o Instituto Mauá, promoveu a quinta edição do Encontro dos Artesãos, nesta quarta-feira (21), na capital. Participando pela primeira vez do evento, a artesã Juvani Neri, de 61 anos, gostou da experiência.“Estou muito feliz em estar aqui. A intenção é ampliar o conhecimento para desenvolver ainda mais a nossa atividade”, destacou. Ela produz brincos, pulseiras e colares - feitos a partir de bambu, casca de coco e sementes – no município de Cachoeira.
O encontro reuniu 400 artesãos e incluía atividades como palestras técnicas sobre a certificação do artesanato baiano e relatos de sucesso do setor. O objetivo foi integrar profissionais de várias regiões do estado. A coordenadora do escritório regional do Sebrae na Bahia, Virgínia Guimarães, destacou a participação da instituição no Programa de Certificação do Artesanato Baiano, que atende cerca de 800 artesãos. Por meio de consultori...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 13hs50




A cerâmica paraense e as influências no Art Déco e nas criações de moda e do setor joalheiro é tema da mesa redonda coordenada por Cristina Franco, jornalista e consultora de Moda e Estilo, e por Rosângela Gouvêa, professora de Design da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que será realizada nesta terça-feira (20),a partir das 16h, no Espaço São José Liberto, com entrada franca.
Cristina Franco, que coordenou a coleção de joias e adornos do Polo Joalheiro, lançada na Casa Cor Pará 2011, abordará o aproveitamento do potencial do artesanato nos mercados de moda e joalheiro, dentro do conceito da Economia Criativa.
O debate integra a programação da Semana do Artesão 2012, aberta nesta segunda-feira (19), às 17h, na capela do São José Liberto, com missa celebrada em louvor a São José (santo da Igreja católica festejado em 19 de Março), padroeiro dos artesãos. Da abertura constam ainda a apresentação do Programa do Artesanato Paraense (PA...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs01




Empreendedor investiu R$ 153 mil no negócio e tem planos de abrir mais cinco estabelecimentos nos próximos três anos
Em uma cidade com oitenta shoppings, o empresário Caio de Sá encontrou espaço para fazer uma feira dedicada a produtos artesanais dar certo. Realizada todos os sábados, há seis anos, nas proximidades da Praça Benedito Calixto, a Feira Qualquer Coisa vai crescer e ganhar uma loja O local ficará aberto de terça-feira a sábado e venderá roupas, acessórios e também objetos de decoração.
Prevista para ser inaugurada no dia 2 de abril, a Qualquer Coisa + funcionará de forma semelhante às lojas colaborativas que se espalharam pela cidade no ano passado. A diferença é que o lojista vai pagar apenas pelo aluguel do espaço – o lucro da venda das peças será apenas do locatário “Meu negócio é locação de espaço. A única mudança em relação a feira é que na loja eu vou fornecer os vendedores e a parte fiscal, além da infraestrutu...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs00




Belém - Estimular a produção de artesanato e assimilar novas tendências e rumos comerciais são os principais objetivos dos debates propostos na Semana do Artesão 2012. Até domingo (25) o Espaço São José Liberto vai abrigar as oficinas e palestras do evento. Uma das novidades desta edição é a participação de alunos de escolas públicas e particulares como convidados.
Rosa Helena Neves, diretora-executiva do Espaço São José Liberto, explica que um dos objetivos é apresentar a diversidade do trabalho artesanal realizado no Pará. “A semana é a oportunidade ideal de discutirmos com os artesãos as novas tendências do mercado. Para o avanço desse segmento é importante estimular as ações existentes, desenvolver novas estratégias e modernizar a relação entre produtores e consumidores”, diz.
Para o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Vilson Schuber, uma das preocupações da instituição é agregar valor aos produtos e garan...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs58




A Ampla oferece hoje oficinas de artesanato gratuitas em São Gonçalo. As aulas serão realizadas em dois turnos: pela manhã, às 10h, e na parte da tarde, às 14h. Durante as oficinas, os participantes poderão aprender técnicas de reaproveitamento de jornal e garrafa pet, além de artesanato em tecido e criação de bijuterias e origami. A ação integra o ‘Consciência Ampla com Arte’, um dos projetos da plataforma ‘Consciência Ampla’. As aulas serão realizadas na associação Obra Comunitária São Francisco de Assis, no Jóquei. 
Criado em 2004, o Consciência Ampla com Arte faz parte da plataforma Consciência Ampla da concessionária de energia e tem como principal objetivo revelar os talentos artísticos e reforçar o conceito de consumo consciente e uso sustentável dos recursos naturais. As oficinas de produção artesanal proporcionam uma forma de trabalho remunerado com gestão organizada para as comunidades.
Fonte: O São Gonçalo


Postado por: BRartesanato às 14hs57




Teve início na última segunda-feira, dia 19 de março, na Unidade San Francisco do Centro de Capacitação Solidária do Fundo Social de Solidariedade o curso de Artesanato. A professora voluntária Valéria Ruas, 45 anos, vai ensinar durante todo o ano diversas técnicas de Artesanato. “Os alunos irão aprender várias técnicas diferentes. Vai ter aplique, lixeirinha de carro, pano de prato e outros. Agora, estamos fazendo um porta-moedas de fuxico”, conta. Um dos objetivos dos cursos oferecidos no Centro de Capacitação é a geração ou a complementação de renda. “Esse porta-moedas é um artigo fácil e bastante vendável. Não precisa de máquina de costura. A intenção é de que elas façam para presentear ou mesmo vender”, lembra Valéria.
A Primeira dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Profª. Cassia Helena Benaglia Fattori lembra que os cursos são uma forma de dar opções para as pessoas. "O aluno pode até encontrar uma vocação...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs56




DESVALORIZAÇÃO – O artesão é aquele que realiza o trabalho manual, entretanto pouco valorizado no Brasil. 
O dia 19 de março é destinado a comemorar o Dia do Artesão, instituído pela lei estadual no mês de abril de 1991, os artesões tem seu trabalho pouco valorizado apesar de terem todo cuidado e dedicação.
Artesão é aquela pessoa que pratica arte ou ofício onde o trabalho é manual, qualquer peça produzida é única, por ser artesão é uma maneira de dimensões na arte de vários modelos e maneiras, pinturas e invenções.
O dia 19 de março é dia de São José, o padroeiro dos marceneiros, carpinteiros e também dos artesões. Muitas pessoas usam do artesanato como uma terapia ou um hobby, outras como uma maneira para o sustento, porém ser artesão não é fácil, por isso a maioria das pessoas que tem esse dom o conciliam com outra profissão. 
O aposentado e artesão Mário Antônio Thomazini, 63 anos, tem o artesanato ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs56





 
19 de março - Parabéns Artesãos!
Nesta data é comemorado o dia do carpinteiro e do artesão. Os carpinteiros mais conhecidos e admirados da história foram Jesus e São José, artesãos por amor ao ofício.    Na oportunidade, o BRartesanato e a Consultoria Atitude (www.conatitude.com) prestam sua homenagem a esta brava gente brasileira apresentando o vídeo clipe Gira Gíria. Composta pelo artesão e músico Tião Vieira, a canção difunde e valoriza a arte e o artesanato.     Clique na imagem abaixo para assistir ao vídeo clipe Gira Gíria. 


Para saber mais clique aqui no BRartesanato. 
Facebook OrkutTwitterYoutube

BRartesanato 
Difundindo a arte e o artesanato da brava gente BRasileira  
...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 21hs49




Campo Grande (MS) - Dando sequência à série de livros “Vozes”, que retrata personalidades das diversas categorias da arte sul-mato-grossense, o governo do Estado, através da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), lança no próximo dia 23 de março (sexta-feira) o livro Vozes do Artesanato.
O evento acontece no auditório da Governadoria, às 8h30 e integra a programação oficial da Semana do Artesão.
Vozes do Artesanatoé o terceiro livro da série publicada pela Fundação de Cultura, que nas anteriores tratou da dança e do teatro, e tem registro na Biblioteca Nacional. Neste volume, o foco é o artesanato de Mato Grosso do Sul, representado por 38 artesãos, além dos modos de produção coletivos das cerâmicas Terena e Kadiwéu, e de três homenagens póstumas.
A obra contou com uma rede de colaboradores de todo o Estado, incluindo jornalistas, fotógrafos, pesquisadores, designers, entre outros, sendo de grande relevância para a...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs58




O horário de visitação da cooperativa é aberto ao público entre 7h e 18h
Localizada no Centro de Parnaíba, Rua Pedro II, n.º 1140, a Cooperativa Artesanal Mista de Parnaíba (Campal) é uma das opções de visitação a parnaibanos e turistas que apreciam produtos associados ao turismo, no caso o artesanato em escultura e trançados em palha de carnaúba, agave, cipó de leite, taboa, entre outros.
Com mais de 42 anos de existência, a Campal foi fundada no governo Petrônio Portela (através de sua esposa, Iracema Portela) e teve como primeira presidente Almira Moraes Silva. No ano de 2006 o SEBRAE premiou as 100 melhores unidades nacionais de produção artesanal, das 500 unidades produtivas de artesanato inscritas, a Cooperativa Artesanal Mista de Parnaíba foi premiada pela  fabricação de cestas de pic nic, produzida a partir da técnica dos trançados de cipós de leite.
 
A cooperativa está aberta ao público de 7h e 18h. Atualmente é ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs57




Juquitiba é conhecida como cidade para passeios ecológicos, de esportes radicais ou para descanso, mas na cidade também existe uma espécie de feira de artesanato, como no Embu das Artes. A Aldeia do Artesanato é um dos atrativos turísticos e culturais mais interessantes do município.
 
Com vários chalés artísticos espalhados pelo local, quem visita a Aldeia encontra vasos de barro rústico, bordados, telas, produtos apícolas, cestas, placas entalhadas, móveis rústicos, bordados, comedouros para pássaros, panos, patchwork, plantas, redes de pano, cestos de palha, enfeites em geral e inúmeros objetos a pronta-entrega, a charmosa Aldeia do Artesanato encanta os visitantes com suas obras de arte rústicas.
A história de vida os artesãos é um tempero a mais para a visita. Quem passar pela Aldeia do Artesanato não pode deixar de levar uma peça de arte para lembrar do local.
 
Serviço
Aldeia do Artesanato - Juquitiba-SP
...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs56




Como parte das atividades da Semana do Artesão, será apresentado no dia 20 o Expoart, um novo projeto do Sebrae, pensado para que os artesãos formalizados, micro e pequenas empresas de artesanato possam se capacitar e comercializar seus produtos em showrooms, que serão criados nas cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014. Haverá também exposição dos principais profissionais da área do Estado. 
 
Programação:
A abertura do Expoart é dia 20 de março, às 17 horas, na Casa do Artesão. O evento segue até dia 16 de abril.
No dia 23 de março, às 8h30, no Anfiteatro da Governadoria, acontece o Lançamento do livro Vozes do Artesanato. A obra conta a história do artesanato sul-mato-grossense. 
Também no dia 23, às 19 horas, no Mezanino da Fundação de Cultura do MS, acontece o encerramento da Semana do Artesão, com premiações e apresentações culturais.
Fonte: a critica


Postado por: BRartesanato às 16hs56




A Fundação de Cultura do governo do Estado abre na próxima terça-feira (20 de março) as portas da casa do Artesão de Campo Grande para a grande diversidade de arte produzida em todas as regiões de Mato Grosso do Sul. A primeira Exposição Temporária de 2012 celebra a “Semana do Artesão” e será aberta às 17 horas, com entrada franca.

A Exposição Temporária apresenta peças produzidas por artistas de sete entidades do Estado: Associação de Artesanato de Mato Grosso do Sul, Associação de Artesãos da Praça dos Imigrantes, Federação Nacional de Artesãos de Mato Grosso do Sul, Incubadora Zé Pereira, Proart-MS, Sindicato dos Artesãos e União Estadual dos Artesãos.

A diversidade é a marca da mostra, que conta com peças de todas as regiões do Estado, apresentando um panorama do artesanato produzido em Mato Grosso do Sul. Bordados, bijuterias e acessórios em couro (peixe e boi), travessas, panelas potes, fruteiras (pedra, barro ou ar...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs55




“A rede de contatos que o Ñandeva estabelece é para sempre. Nos encontros que realizamos, trabalhamos muito com o humano, com o social. É muito rico estar na companhia de artesãos da Argentina, Brasil e Paraguai. Fico emocionada, em rever cada amigo que fiz durante o programa, durante essa trajetória.” A afirmação, que retrata um pouco da filosofia do Ñandeva - Programa Trinacional de Artesanato, foi feita, na semana passada, pela artesã Rossana Marisa Rinaldi, de Posadas, na Argentina, durante a programação do IX Encontro Trinacional de Artesanato Ñandeva, que aconteceu em Foz do Iguaçu, entre os dias 8 a 10 de março.
O Ñandeva promove até três encontros anuais para reunir artesãos dos três países. “Os encontros começaram em 2008 e, de lá pra cá, já ocorreram nove. Prova do sucesso do trabalho coletivo, da troca de experiências, da integração e da vontade de mostrar o Ñandeva como um marco do artesanato na fronteira”, afirmou o gerent...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs54




Homenagear, valorizar e debater a atividade artesanal em toda a Bahia são os principais objetivos do Encontro de Artesãos promovido pelo Instituto Mauá e o Sebrae/BA. O evento será realizado na próxima quarta-feira, 21 de março, das 9h às 17h, na Fundação Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, e irá reunir representantes dos principais polos artesanais de todo o Estado.
Além de momento de comemoração pela passagem do Dia do Artesão, 19 de março, o Encontro é a oportunidade dos artesãos apresentarem as principais demandas de cada localidade e discutirem, junto ao Mauá e ao Sebrae, alternativas para qualificar a sua mão de obra e incrementar a produção. “O Encontro é, também, um reconhecimento à importância do artesanato enquanto atividade geradora de trabalho e renda para milhares de baianos”, destacou a diretora geral do Mauá, Emília Almeida.
A programação inclui palestras sobre o desenvolvimento do setor, exemplos de intervençõe...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs53




Nesta sexta-feira (09), o Instituto Mauá publicou o edital do Selo de Certificação do Artesanato “A Bahia Feita à Mão”. Concebido em parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro – PAB, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Selo é parte integrante do Programa de Certificação do Artesanato Baiano, cujo objetivo primordial é legitimar a produção artesanal do Estado.
“O Selo é a garantia de um produto feito à mão, na Bahia, com fidelidade às raízes culturais locais e respeito ao meio ambiente”, afirmou a diretora geral do Mauá, Emília Almeida. “É, também, um reconhecimento ao talento dos nossos artesãos, a partir de um Selo que atesta que as suas peças têm qualidade, são fiéis às simbologias típicas da sua região e atendem a critérios de responsabilidade socioambiental”, enfatizou.
Os mais de 9,6 mil artesãos cadastrados no Mauá estão aptos a se inscreverem para obtenção do Selo, desde qu...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs52



Páginas 1 | 2 | Próxima
Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com