Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





O projeto é executado pelo Polo de Proteção Biodiversidade e Uso Sustentável dos Recursos Naturais em parceria com o Governo do Amazonas.
MANAUS- Comunidades indígenas de três municípios amazonenses são as primeiras a utilizar o látex de diferentes espécies de seringueiras na produção de peças artesanais.
O projeto é executado pelo Polo de Proteção Biodiversidade e Uso Sustentável dos Recursos Naturais (Poloprobio) em parceria com o Governo do Amazonas, que tem incentivado as comunidades indígenas a desenvolver a técnica, por meio da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind).
A iniciativa conta com recursos da Petrobras e o apoio de instituições como o Banco do Brasil, Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Fundação Nacional do Índio (Funai).
A participação dos indígenas do Amazonas no projeto começou este ano em comunidades de Autazes, São Gabriel da Cachoeira e, mais recentemente, em Borb...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs00




Os primeiros produtos artesanais certificados da Bahia foram apresentados ao público nesta quarta-feira (05/12), em cerimônia no Palacete das Artes, em Salvador. Ao todo, 54 peças assinadas por 28 artesãos, foram contempladas com o Selo “A Bahia Feita à Mão”, inaugurando oficialmente o Programa de Certificação do Artesanato Baiano, lançado pelo Instituto Mauá em novembro do ano passado. 
Concebido em parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Programa visa diferenciar e legitimar o artesanato do Estado através do Selo. “É uma forma de valorizar os nossos artesãos e de imprimir mais qualidade ao nosso artesanato já que, para obter a certificação, é preciso cumprir com requisitos socioambientais e ser representativo das manifestações culturais típicas da Bahia”, pontuou a diretora geral do Instituto Mauá, Emília Almeida.
O respeito e o cuidado com o me...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs31




Brasília (4 de dezembro) – O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) participa da 23ª Feira Nacional de Artesanato, que acontece em Belo Horizonte, nos dias 4 a 9 de dezembro, no Pavilhão Expominas. Cerca de oito mil expositores devem comparecer ao evento, beneficiando aproximadamente 20 mil pessoas entre artesãos diretos e da cadeia produtiva. O público esperado é de 180 mil pessoas. 
Nesta edição, a feira realizada pelo Instituto Centro Cape, Central Mãos de Minas e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), terá como tema as ‘Riquezas da Estrada Real’, uma homenagem às indústrias que começaram de forma artesanal e que hoje ganharam mercado nacional e internacional. 
Na feira, o PAB ocupa uma área de 648 m². Participam desta edição os estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs29




Quatro tipologias artesanais do estado são expostas e comercializadas em evento que reúne compradores de todo o paísPalmas – Peças resultantes da delicadeza e criatividade de mãos habilidosas de todo o país estarão expostas na 23ª Feira Nacional de Artesanato, em Belo Horizonte (MG), a partir desta terça-feira (4) até domingo (9). Os artesãos de Tocantins têm espaço garantido no evento - pelo menos quatro grupos serão levados pelo Sebrae no estado a Minas Gerais.
No Espaço do Artesanato Tocantinense, estarão em evidência produtos feitos a partir do capim dourado e do coco babaçu, os vitrais de Paranã e os trabalhos em patchwork do projeto Mãos que Fazem. “Essa é uma das nossas estratégias para inserir o artesão tocantinense no mercado nacional e, consequentemente, garantir que ele aumente sua lucratividade”, afirma a coordenadora da carteira de Projetos de Artesanato, Turismo e Cultura do Sebrae em Tocantins, Magvan Souz...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs28




Cerca de 500 peças estão em exposição neste fim de semana.
Trabalhos foram criados por índios das etnias mamaindê e sabanê.
Vitalidade, energia, beleza, criatividade e simplicidade são características fortes do artesanato indígena que encanta a todos. Em Vilhena (RO) cerca de 500 peças de artesanatos produzidos por indígenas remanescentes das etnias mamaindê e sabanê, estão em exposição na II Feira de Artesanato de Vilhena, neste fim de semana.
De acordo com o coordenador do Ponto de Cultura Cone Sul Plural, o professor Cledemar Jéferson Batista, a exposição e venda dos artesanatos fazem parte de uma das ações do para valorizar a cultura indígena em Vilhena. “É preciso que a população local reconheça e aprenda a valorizar as peças dos artesanatos indígenas. É fundamental que os indígenas conquistem a independência financeira, para preservar a própria cultura”, explica Jéferson.
Uma das indígenas que vendeu os a...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs26




Seis mineiros de Curvelo, Maria da Fé, Muzambinho, Arinos, Conceição das Alagoas e Patos de Minas estão entre os expositores
Simone Guedes
Belo Horizonte - As cem melhores unidades produtivas de artesanato do país vão expor e comercializar seus produtos na Feira Nacional de Artesanato, de 4 a 9 de dezembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG). Os vencedores do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato vão mostrar a diversidades e a riqueza dos produtos feitos em todo o Brasil.
Entre os expositores estão seis grupos de artesãos mineiros vencedores da terceira edição do prêmio: Dedo de Gente (Curvelo), Cooperativa Mariense de Artesanato (Maria da Fé), Fio Brasil (Muzambinho), Central Veredas (Arinos), Garimpo das Artes (Conceição das Alagoas) e Marias Artesãs (Patos de Minas). Os mineiros concorreram com mais de 1,8 mil unidades produtivas no país. Minas Gerais foi o estado com o maior número de inscritos, 282.
Os visitantes da Feira Naciona...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs26



Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com