Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





Neste ano, a feira contou com aproximadamente 800 empresas expositoras e três mil operadores internacionais. Manaus - As criações dos artesãos amazonenses, que participaram do programa Artesanato Sustentável do Amazonas, foram destaque durante o Salão de Turismo do Rio de Janeiro/Brite (Brazil Internacional Tourism Exchange), que ocorreu nesta semana, no Cais do Porto, no Pier Mauá, na cidade do Rio de Janeiro.
A feira, segundo a presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Oreni Braga, tem o objetivo de fomentar a diversidade da oferta de pacotes de turismo brasileiro, buscando otimizar o desenvolvimento turístico de todos os Estados do País promovendo o intercâmbio comercial entre o receptivo, o trade turístico, os operadores estrangeiros e o público final.
A participação do Amazonas no evento ocorreu em um stand de 40m², onde foram distribuídos materiais promocionais, como ecobags, colares indígenas de muiraquitã, bala...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 08hs54




De Abaetetuba, a tradicional prática do artesanato em fibra de miriti para a confecção de objetos que remetem a áurea do Círio de Nazaré chega à capital paraense para ilustrar a exposição “Miriti das Águas”. Cerca de duas mil peças em miriti estarão expostas para a visitação do público, de 10 a 20 de outubro, no Armazém 3, na Estação das Docas. Com curadoria do diretor do Memorial Amazônico da Navegação, Emanuel Franco, juntamente com a museóloga Rosangela Brito, a exposição visa fomentar o artesanato em miriti, através do estímulo e valorização do saber-fazer das comunidades de artesãos que vivem no município de Abaetetuba, no nordeste paraense.
As peças produzidas pelos artesãos abaetetubenses trazem as características tradicionais da região, onde a vida ribeirinha ganha versões esculpidas nos objetos em miriti. Entre as peças à mostra, algumas chegam a medir quatro metros de extensão e ficarão suspensas no Armazém 3. D...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 08hs51




Exposição fica na capital paraense de 10 a 20 de outubro.
A exposição "Miriti das Águas" traz à Belém peças produzidas a partir da fibra do miriti, técnica de artesanato tradicional em Abaetetuba, nordeste do Pará. Duas mil peças, inspiradas no Círio de Nazaré, fazem parte da exposição, que tem curadoria de Emanuel Franco e Rosângela Brito. Os objetos poderão ser visitados pelo público entre os dias 10 e 20 de outubro, na Estação das Docas.
O objetivo da mostra é incentivar o artesanato em miriti, através da valorização do conhecimento e das técnicas das comunidades de artesãos que vivem em Abaetetuba. Para o artesão Adonias Vilhena, o evento é uma chance de aumentar a visibilidade da produção em miriti. “Levarei peças que fogem dos tradicionais objetos de miriti e estão voltadas para a decoração. Essa iniciativa de expor nosso trabalho durante a quadra nazarena preserva e divulga a nossa arte”, afirma.
Oficinas ensinam visitan...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 08hs50




Município de Maria da Fé consegue se reerguer com a força dos artesãos
Brasília – Com pouco mais de 10 mil habitantes e a produção de batata em crise, no final dos anos 1990 a pequena cidade de Maria da Fé (MG) buscava uma alternativa para reerguer sua economia. Com a baixa produtividade das fazendas e plantações, os produtores rurais estavam quebrando. Foi quando um filão produtivo ainda tímido começou a aparecer: o artesanato.
Natural da cidade, o artesão Domingos Tótara, hoje conhecido nacionalmente, teve uma idéia. Com o apoio do Sebrae e por intermédio da administração municipal, recrutou um grupo de cinco artesãos locais para produzir peças diferenciadas feitas de massa de papelão misturada à fibra de bananeira, abundante nas redondezas.
A técnica experimental deu certo e, por meio de cursos de capacitação do Sebrae, o negócio começou a prosperar. Um ano depois, os artesãos já haviam formado uma cooperativa – o...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 08hs48



Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com