Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





A escritora e professora de História da Arte Adélia Borges lança, dia 2 de fevereiro, o livro Design + Artesanato: o caminho brasileiro. Em entrevista exclusiva ao site de Casa e Jardim, ela fala sobre o rumo dessa arte manual em terras brasileiras e ao redor do mundo
Adélia Borges dirigiu o Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, de 2003 a 2007. Em 2010, foi 
curadora-chefe da Bienal Brasileira de Design. Tudo o que é feito a mão carrega a energia e a impressão digital de quem o fez. É nisso que acredita Adélia Borges, curadora, escritora e professora de História da Arte na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e na Escola São Paulo. Sua paixão pelo artesanato surgiu na infância e foi uma premissa importante na escolha de sua profissão: há quase 30 anos, estuda a história do design. Daí surgiu o livro Design + Artesanato: o caminho brasileiro (Editora Terceiro Nome). Em suas 240 páginas, narra a quest...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs10




Janeiro entrou em reta final e a Affego já prepara boas ocasiões para reunir seus associados. Além do esperado I Encontro do Fisco de 2012, que se realizará no Hotel TCA, em Caldas Novas, outro evento programado no início de fevereiro promete movimentar os corredores da instituição.
É a primeira Feira de Artesanato de 2012, organizada pelo Departamento de Eventos com o intuito de promover maior interação entre os associados. "Quero que eles saiam de casa", afirma Lúcia Vecci, que está à frente da organização. A Feira acontecerá no dia 2 de fevereiro, no Salão Nobre da Affego, das 8 às 17h. 
Durante o dia, em que haverá expediente normal, serão expostas bancas de roupas, calçados, artigos para presentes, bijuterias, roupas de cama e mesa, alimentação, entre outras variedades. Os expositores são, em sua maioria, feirantes selecionados pelo Departamento de Eventos de acordo com a ordem de interesse em expor, e o produto a ser exposto...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs01




Desde o começo do ano a equipe do governo vem se reunindo diariamente para discutir medidas referentes à realização da 1ª edição da Feira de Artesanato, que acontecerá mensalmente e já tem data marcada para os dias 3, 4 e 5 de fevereiro, dentro da Casa do Artesão, devido ao período de chuva.Com esse propósito, nesta sexta-feira, 27, os técnicos da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) reuniram-se com artesãos para tratar dos últimos ajustes da execução da Feira, que tem o objetivo de fortalecer o segmento e criar condições para que os artistas produzam suas peças o ano inteiro.Vários artesãos compareceram na reunião e acreditam que, com o total apoio do governador Camilo Capiberibe, o artesanato será mais valorizado e impulsionado a crescer, gerando emprego e renda para a população do Amapá. As pautas discutidas na reunião foram a respeito das quantidades das produções artesanais e também dialogar com os artesãos sobre a Feira.A arte...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs57




A 28ª Semana Cultural de Icapuí promoveu um resgate da história através da disponibilização de espaços e eventos focados na riqueza cultural do município. A vasta programação em comemoração aos 28 anos de emancipação política e administrativa primou pelo reconhecimento dos talentos locais, transformando os artistas icapuienses em protagonistas em todos os momentos.
O Mercado de Artesanato foi revitalizado, acolhendo durante as comemorações exposições e apresentações artísticas, servindo de ponto de encontro dos admiradores da nossa cultura, da valorização do patrimônio histórico e agente de informações turísticas. Assim, o município de Icapuí conta com mais um espaço para abrigar seus eventos culturais, comercializar os produtos do artesanato local e propagar a arte e a cultura dos icapuienses. 
A reabertura do Mercado de Artesanato foi marcada por atividades promovidas pela Rádio FM Educativa, sob o comando do comunica...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs55



30/01/2012 - Design + Artesanato


Foram-se os tempos em que os trabalhos manuais e objetos artesanais eram considerados inferiores àqueles produzidos pela indústria, idealizados por especialistas em design ou arquitetura, em moldes muitas vezes importados. Nas duas últimas décadas, a valorização do artesanato brasileiro só tem aumentado, assim como a troca de práticas e ideias entre artesãos e designers, que resulta no aprimoramento da qualidade, na capacitação de mais gente, na criação de cooperativas e grupos por todo o país, melhorando a vida nessas comunidades e favorecendo o desenvolvimento social e a preservação da natureza. Ganham também os consumidores desses objetos, feitos com matérias-primas locais e produtos recicláveis. Isso é o que se observa e se comprova neste livro da jornalista, curadora de exposições e professora Adélia Borges. Observadora do desenvolvimento dessa área, de suas conquistas e seus problemas, em especial nos anos à frente da revista "Design & In...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs54




Depois que foram transferidos para a Praça Sinimbu, artesãos se sentem esquecidos; turistas não frequentam o local
Mylena Fernandes e Rone Barros – estagiários
Os artesãos da Associação Guerreiros de Maceió resistem a diversos problemas para comercializar suas artes no Centro de Maceió. Localizado na Praça Visconde de Sinimbu, o local que deveria ser voltado ao turismo é compartilhado com integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra). Uma estrutura desqualificada, ausência de estacionamento e a falta de incentivo por parte dos governantes são os principais fatores que justificam a ausência de turistas na região.
Há 10 meses a equipe de reportagem do Primeira Ediçãoesteve na feira do artesanato para registrar a realidade dos artesãos que denunciam esquecimento por parte da prefeitura, desde que foram removidos da orla da Praia da Avenida. Mas nada parece ter mudado. O que foi visto na tarde desta sexta-feira (27) foi a mesma ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs53




Os produtos foram julgados em sete categorias, de acordo com cada segmento
Foi divulgado no último dia 19 deste mês o resultado oficial da premiação da Mostra Casa Piauí Design 2011, um projeto desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí.
A avaliação foi feita pelo designer Marcelo Rosenbaum, com base em critérios como grau de inovação dos produtos, adequação econômica, adequação ambiental, adequação cultural e grau de qualidade percebida. Os produtos foram julgados em sete categorias, de acordo com cada segmento produtivo.
A Cerâmica Artesanal Serra da Capivara foi a vencedora na categoria Cerâmica. A unidade contou como o apoio do designer Francisco Stênio na concepção dos produtos. Na categoria Cestarias e Trançados a vencedora foi a Associação de Artesanato em Trançados de Ilha Grande, que teve o acompanhamento do designer Tupy Neto.
No segmento de Bordados, o prêmio foi para a Associação ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs52




A 1ª Feira de Artesanato e Arte da comunidade quilombola Dandá, de Simões Filho, município da Região Metropolitana de Salvador, será realizada nestes sábado e domingo (28 e 29), a partir das 8h, com a participação de artesãos locais, que se destacam pelo trabalho em piaçava, e artistas da cidade de Coração de Maria.
Serão apresentados ao público para comercialização e venda obras de arte e peças de artesanato. A feira ficará próxima ao pedágio de Simões Filho. 
O quilombo Dandá é composto por 31 famílias remanescentes de quilombos e foi incubado pelos primeiros convênios de incubadoras temáticas realizado pelo Instituto Mauá, autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Até então, todas as ações para fortalecimento da comunidade realizadas pelo Governo do Estado contam com o apoio da Superintendência de Economia Solidária da Setre (Sesol).
Fonte: Giro pelo interior


Postado por: BRartesanato às 17hs51




As vagas são distribuídas em 297 turmas em 69 modalidades de atividades específicas
A Prefeitura de Teresina oferece em 2012 mais de cinco mil vagas para cursos de qualificação que serão efetivados por meio do Projeto Profissionalizar Teresina, desenvolvido pela Fundação Wall Ferraz. O projeto qualifica profissionalmente jovens e adultos, possibilitando-lhes a inserção no mercado de trabalho e a sua organização em cooperativas.
O projeto amplia a oferta de cursos de qualificação profissional básica aos jovens e adultos e incentiva a organização e inserção de jovens e adultos qualificados em cooperativas, orientando os beneficiários em ações que ofereçam ferramentas e competências que facilitem a inclusão no mercado e em outras atividades de geração de renda.
A meta do Programa Profissionalizar Teresina é oferecer 5.940 vagas, por ano, distribuídas em 297 turmas em 69 modalidades de atividades específicas, para o primeiro semestre de ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs50




Brasília - Nas mãos da estilista Márcia Ganem, restos industriais se transformam em vestidos de luxo. A baiana, que combina fibras reaproveitadas com artesanato tradicional, é referência de moda no Brasil e no mundo. Seu trabalho integra a série Super Ideias, realizada pelo Canal Futura em parceria com o Sebrae. Formada por interprogramas exibidos nos intervalos da programação da emissora, a série mostra experiências de sucesso nos negócios a partir de ações sustentáveis. 
O ateliê surgiu em 1996, em Salvador (BA), como um espaço de criação e pesquisa tecnológica. Dois anos depois, a estilista deu início a uma pesquisa sobre o uso da fibra de poliamida na moda e detectou nela uma oportunidade. Muito utilizada na indústria automotiva, na fabricação de cintos de segurança e manta de pneus, a fibra é um filamento altamente resistente, podendo ser reutilizada para a confecção de fios. 
Trabalhadas com pedras semi-preciosa...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs50




Assinado por Chiara Gadaleta, Mix by Brasil apresentará protótipos com componentes sustentáveis feitos manualmente por artesões durante Salão Inspiramais.
O artesanato surgiu com a necessidade de sobrevivência do homem. No Brasil, os índios foram pioneiros no desenvolvimento do trabalho manual. Usavam a arte da pintura, a arte da plumária e a arte das sementes, características que permanecem até hoje. Apesar de ser uma técnica erudita que após a Revolução Industrial perdeu sua força em muitos países, o artesanato continua a existir com força no Brasil. Desde os séculos passados, até hoje, o artesanato é fonte de renda de muitas famílias, e muitas vezes suas técnicas são passadas de “pai para filho”. Para fortalecer a valorização deste trabalho, dos artesões e das características do povo brasileiro, a Assintecal com o apoio do Sebrae atribuiu ao Inspiramais o Espaço Mix by Brasil, que é assinado pela consultora e stylist Chiara Gadaleta....

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs16




Novo livro de Adélia Borges traz uma radiografia da recente revitalização do objeto artesanal no Brasil.
Da redação - A curadora, escritora e professora Adélia Borges promove o lançamento do livro "Design + Artesanato: o caminho brasileiro" (Ed. Terceiro Nome), no próximo dia 2 de fevereiro, no A Casa – Museu do Objeto Brasileiro, em São Paulo. A obra traz uma análise da recente revitalização do objeto artesanal brasileiro, que decorre da aproximação dos campos do design e do artesanato, atividades que até então eram vistas como opostas e que hoje se complementam.
Ricamente ilustrado, o livro tem 240 páginas e edições em português e inglês. O patrocínio é do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da agência de publicidade Leo Burnett Taylor Made (LBTM), com apoio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet.
Além da capital paulista, também haverá lançamentos em Belo Horizonte (dia 8 de fevereiro, na O...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs15




Lençóis Paulista - A pratica do artesanato aumenta a cada dia mais por pessoas que buscam uma fonte de renda a mais ou um lazer nas horas vagas. Em Lençóis Paulista existem várias instituições que oferecem cursos em variadas áreas do artesanato. O Centro do Empreendedor regularmente realiza cursos, o Centro Municipal de Formação Profissional (CMFP) e a Casa da Cultura estão com inscrições abertas para variados cursos. Pensando em uma atividade, a dona de casa Vera Lúcia da Silva de Bortoli resolveu se matricular no curso de artesanato oferecido pelo CMFP, no ano de 2005. A partir daí, fez vários outros cursos e aprendeu várias técnicas. Foi quando seu marido, Vanderlei Roberto de Bortoli, começou a confeccionar caixinhas e outros objetos em madeira para a esposa realizar o trabalho de decoração. Há cerca de cinco anos realizam o trabalho e ela diz ser uma grande terapia e garante ainda uma renda a mais para a família.
Fonte: tribuna


Postado por: BRartesanato às 17hs14




Natal - Bordados, plantas ornamentais, objetos em cerâmica, panos de prato e uma série de outros utensílios. É o que pode se encontrar no LojãoSebrae, espaço da instituição dentro da 17ª Feira Internacional de Artesanato (Fiart). O evento prossegue até o próximo sábado (29), no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções de Natal. A estimativa dos organizadores é de que a feira gere negócios da ordem de R$ 7 milhões. 
O Lojão é uma pequena mostra do trabalho desenvolvido por grupos produtores de várias regiões do estado, representando cerca de 500 artesãos. Todos são atendidos pelo Sebrae no Rio Grande do Norte com capacitações, consultorias tecnológicas e gerenciais e ações de acesso a mercado. A Fiart faz parte das estratégias de aproximar os produtores de mais consumidores.
A maestria em trançar crochê em panos de prato e pintar figuras no tecido tem transformado a vida da contabilista e agricultora Sílvia Manuela Ribeiro Di...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs13



Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com