Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





A primeira edição da Feira Vila das Artes deste ano acontece no domingo, dia 5, na Praça Beira Rio, no centro do distrito de Sousas, em Campinas.
A feira de arte e artesanato conta com cerca de 35 expositores, entre fixos e convidados, responsáveis pela produção artesanal das peças à mostra. Os produtos oferecidos são variados: roupas, bolsas, acessórios, objetos de decoração, sabonetes artesanais, cerâmica, patchwork e muito mais.
A feira Vila das Artes acontece sempre no primeiro domingo de cada mês, das 9h às 14h, com música ao vivo. Este mês, o evento terá a apresentação musical da dupla Wagner & Faty (foto ao lado). Wagner e sua cunhada, Faty, começaram a tocar juntos em 1976, ano em que ganharam o Festival de Música do Colégio Thomas Alves, em Sousas. De lá pra cá, ampliaram as conquistas e o repertório MPB recebeu inspirações de grandes nomes da música brasileira, como Caetano Veloso, Toquinho e Vinícius, Djavan, Cássia ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 21hs57




O artesanato brasileiro inicia 2012 participando em duas das mais importantes feiras do segmento de decoração e presentes nos Estados Unidos, a Dallas Temp Market e a New York Internantional Gift Fair. Na bagagem produtos ambientalmente responsáveis, economicamente inclusivos e socialmente justos de origem do estado de Minas Gerais. O intuito é fortalecer a imagem do artesanto brasileiro no exterior e viabilizar sua comercialização, através de ações de promoção comercial. 
A prova de que o Brasil está em alta no exterior são as diversas ações realizadas por redes de lojas em torno do mundo com o tema verde e amarelo. Compradores da rede El Corte Inglés, da Espanha e Portugal, foram ao Brasil em visita organizada pela Apex-Brasil, com o objetivo de comprar peças artesanais nacionais para realizar eventos temáticos sobre o Brasil em suas lojas na Europa. Os representantes da rede deixaram por lá, € 1,1 milhão, sendo € 750 mil apenas em Minas...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 21hs46




Criado pela Prefeitura de São Bernardo há pouco mais de um ano, o Programa de Geração de Renda do Capsi (Centro de Atenção Psicossocial Infantil I) vem possibilitando que as mães dos usuários do serviço possam incrementar o orçamento familiar. Por meio do programa as participantes cursam oficinas de artesanato onde produzem itens como bijuterias, panos de prato, cachecol, chaveiros e até camisetas e tapetes, entre outras peças, que são comercializados tanto no local quanto em eventos.
Outra finalidade é envolver a participação das crianças e jovens atendidos no Capsi, que cuida de menores até 17 anos e 11 meses com quadros psiquiátricos graves. Também é realizado junto às famílias trabalho de orientação voltado ao apoio e suporte terapêutico. Atualmente, permanecem em atendimento nos grupos terapêuticos 161 crianças e adolescentes, sendo 14 casos em atendimento intensivo.
O Centro de Atenção Psicossocial Infantil funciona na rua Warner...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 21hs45




Terceira edição do prêmio conta com 1.826 participantes
Brasília - A entrega da 3ª edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato será feita no dia 28 de agosto deste ano, no Rio de Janeiro. A premiação, realizada de três em três anos, incentiva os artesãos a introduzirem técnicas de sustentabilidade e a melhorarem a gestão de seus negócios.
Os vencedores terão oportunidade de expor seus produtos em três eventos comerciais de expressão nacional, usar o selo TOP 100 de Artesanato – 3ª edição até o fim de 2014 e divulgar seus trabalhos no catálogo do prêmio. Os cem selecionados vão receber ainda uma consultoria de adequação de seus produtos ao mercado, para tratar desde as condições trabalhistas até a embalagem.
Um total de 1.826 artesãos de todo o país se inscreveram para esta edição. O número é 79% superior ao da última – realizada em 2009 -, e superou a expectativa do Sebrae, de mil participantes. Concorrem...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs44




Galinhas colorem hotéis, pousadas, ruas e lojas
Ícone do quinto destino mais procurado do país, a galinha passou a fazer parte da identidade visual de Porto de Galinhas e a colorir portas, janelas e fachadas de hotéis, restaurantes, pousadas e resorts em 1997. Kiki Zonari, Adriana Didier e Gilberto Carcará foram os responsáveis pela difusão da imagem.
Hoje, nas ruas da pequena vila, além de ser possível encontrar esculturas que chegam a 1,60 metro de altura, feitas com raízes de coqueiros tombados pelo artista Carcará, cerca de 70 lojas locais comercializam o souvenir oficial de galinha em diversos materiais, cores, preços e gostos. A visita aos estabelecimentos é irresistível, já que eles funcionam até mesmo depois das 24h durante a alta temporada. 
O visitante pode escolher entre galinhas de cerâmica, crochê, papel machê, madeira, raízes, terracota, fibras e em tecidos de bolinha, chita ou pintadas à mão. Um dos hits é a corda da sor...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs42




Vinte detentas que cumprem pena no Presídio de Caxambu, Sul de Minas, estão produzindo balaios, vasos, maletas e cestas de fibra natural e sintética, por meio de convênio firmado entre a unidade prisional e a empresa Musso Artesanatos. São mais de 50 tipos de peças, que vão para diversos estados brasileiros, além de países como Chile, Argentina, França e Estados Unidos.
Para aprender a fazer os trabalhos, 20 presas passaram por uma capacitação em dezembro do ano passado, e há interesse, tanto da unidade prisional quanto da empresa, em expandir a parceria. "A ideia é atender 100% da população carcerária. Para isso, há possibilidade de implementar equipes de trabalho divididas em turnos. Começamos com 20, para ver como vai funcionar", informou o diretor geral da unidade, Rafael Barbosa Ribeiro.
A seleção das presas que participam do projeto leva em consideração o comportamento de cada uma e está vinculada aos estudos, já que aquelas que estão ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs41




Elas expõem seus produtos em Aracaju
Aracaju - Um grupo formado por 30 detentas do Presídio Feminino de Nossa Senhora do Socorro participa da Feira de Sergipe 2012. Elas expõem produtos fabricados nas oficinas de ressocialização promovidas na unidade. A iniciativa integra as atividades do Projeto Florescer, desenvolvido por meio de uma parceria entre Sebrae, Secretaria de Estado da Justiça e Ministério Público Estadual.
No estande 241, montado na Praça de Eventos da orla de Atalaia, há bolsas, carteiras, bonecas, toalhas e kits de costura. O projeto teve início em setembro do ano passado, quando foram oferecidas as primeiras capacitações em áreas como pintura e crochê.
As oficinas para qualificação dos produtos incluíram aulas de trançados em fita e confecção de bonecas. A primeira etapa do trabalho desenvolvido junto às mulheres acabou no início de janeiro. Todo o dinheiro arrecadado com a venda das peças será reve...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs40




A escritora e professora de História da Arte Adélia Borges lança, dia 2 de fevereiro, o livro Design + Artesanato: o caminho brasileiro. Em entrevista exclusiva ao site de Casa e Jardim, ela fala sobre o rumo dessa arte manual em terras brasileiras e ao redor do mundo
Adélia Borges dirigiu o Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, de 2003 a 2007. Em 2010, foi 
curadora-chefe da Bienal Brasileira de Design. Tudo o que é feito a mão carrega a energia e a impressão digital de quem o fez. É nisso que acredita Adélia Borges, curadora, escritora e professora de História da Arte na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e na Escola São Paulo. Sua paixão pelo artesanato surgiu na infância e foi uma premissa importante na escolha de sua profissão: há quase 30 anos, estuda a história do design. Daí surgiu o livro Design + Artesanato: o caminho brasileiro (Editora Terceiro Nome). Em suas 240 páginas, narra a quest...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs10




Janeiro entrou em reta final e a Affego já prepara boas ocasiões para reunir seus associados. Além do esperado I Encontro do Fisco de 2012, que se realizará no Hotel TCA, em Caldas Novas, outro evento programado no início de fevereiro promete movimentar os corredores da instituição.
É a primeira Feira de Artesanato de 2012, organizada pelo Departamento de Eventos com o intuito de promover maior interação entre os associados. "Quero que eles saiam de casa", afirma Lúcia Vecci, que está à frente da organização. A Feira acontecerá no dia 2 de fevereiro, no Salão Nobre da Affego, das 8 às 17h. 
Durante o dia, em que haverá expediente normal, serão expostas bancas de roupas, calçados, artigos para presentes, bijuterias, roupas de cama e mesa, alimentação, entre outras variedades. Os expositores são, em sua maioria, feirantes selecionados pelo Departamento de Eventos de acordo com a ordem de interesse em expor, e o produto a ser exposto...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs01




Desde o começo do ano a equipe do governo vem se reunindo diariamente para discutir medidas referentes à realização da 1ª edição da Feira de Artesanato, que acontecerá mensalmente e já tem data marcada para os dias 3, 4 e 5 de fevereiro, dentro da Casa do Artesão, devido ao período de chuva.Com esse propósito, nesta sexta-feira, 27, os técnicos da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) reuniram-se com artesãos para tratar dos últimos ajustes da execução da Feira, que tem o objetivo de fortalecer o segmento e criar condições para que os artistas produzam suas peças o ano inteiro.Vários artesãos compareceram na reunião e acreditam que, com o total apoio do governador Camilo Capiberibe, o artesanato será mais valorizado e impulsionado a crescer, gerando emprego e renda para a população do Amapá. As pautas discutidas na reunião foram a respeito das quantidades das produções artesanais e também dialogar com os artesãos sobre a Feira.A arte...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs57




A 28ª Semana Cultural de Icapuí promoveu um resgate da história através da disponibilização de espaços e eventos focados na riqueza cultural do município. A vasta programação em comemoração aos 28 anos de emancipação política e administrativa primou pelo reconhecimento dos talentos locais, transformando os artistas icapuienses em protagonistas em todos os momentos.
O Mercado de Artesanato foi revitalizado, acolhendo durante as comemorações exposições e apresentações artísticas, servindo de ponto de encontro dos admiradores da nossa cultura, da valorização do patrimônio histórico e agente de informações turísticas. Assim, o município de Icapuí conta com mais um espaço para abrigar seus eventos culturais, comercializar os produtos do artesanato local e propagar a arte e a cultura dos icapuienses. 
A reabertura do Mercado de Artesanato foi marcada por atividades promovidas pela Rádio FM Educativa, sob o comando do comunica...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs55



30/01/2012 - Design + Artesanato


Foram-se os tempos em que os trabalhos manuais e objetos artesanais eram considerados inferiores àqueles produzidos pela indústria, idealizados por especialistas em design ou arquitetura, em moldes muitas vezes importados. Nas duas últimas décadas, a valorização do artesanato brasileiro só tem aumentado, assim como a troca de práticas e ideias entre artesãos e designers, que resulta no aprimoramento da qualidade, na capacitação de mais gente, na criação de cooperativas e grupos por todo o país, melhorando a vida nessas comunidades e favorecendo o desenvolvimento social e a preservação da natureza. Ganham também os consumidores desses objetos, feitos com matérias-primas locais e produtos recicláveis. Isso é o que se observa e se comprova neste livro da jornalista, curadora de exposições e professora Adélia Borges. Observadora do desenvolvimento dessa área, de suas conquistas e seus problemas, em especial nos anos à frente da revista "Design & In...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs54




Depois que foram transferidos para a Praça Sinimbu, artesãos se sentem esquecidos; turistas não frequentam o local
Mylena Fernandes e Rone Barros – estagiários
Os artesãos da Associação Guerreiros de Maceió resistem a diversos problemas para comercializar suas artes no Centro de Maceió. Localizado na Praça Visconde de Sinimbu, o local que deveria ser voltado ao turismo é compartilhado com integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra). Uma estrutura desqualificada, ausência de estacionamento e a falta de incentivo por parte dos governantes são os principais fatores que justificam a ausência de turistas na região.
Há 10 meses a equipe de reportagem do Primeira Ediçãoesteve na feira do artesanato para registrar a realidade dos artesãos que denunciam esquecimento por parte da prefeitura, desde que foram removidos da orla da Praia da Avenida. Mas nada parece ter mudado. O que foi visto na tarde desta sexta-feira (27) foi a mesma ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs53




Os produtos foram julgados em sete categorias, de acordo com cada segmento
Foi divulgado no último dia 19 deste mês o resultado oficial da premiação da Mostra Casa Piauí Design 2011, um projeto desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí.
A avaliação foi feita pelo designer Marcelo Rosenbaum, com base em critérios como grau de inovação dos produtos, adequação econômica, adequação ambiental, adequação cultural e grau de qualidade percebida. Os produtos foram julgados em sete categorias, de acordo com cada segmento produtivo.
A Cerâmica Artesanal Serra da Capivara foi a vencedora na categoria Cerâmica. A unidade contou como o apoio do designer Francisco Stênio na concepção dos produtos. Na categoria Cestarias e Trançados a vencedora foi a Associação de Artesanato em Trançados de Ilha Grande, que teve o acompanhamento do designer Tupy Neto.
No segmento de Bordados, o prêmio foi para a Associação ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs52




A 1ª Feira de Artesanato e Arte da comunidade quilombola Dandá, de Simões Filho, município da Região Metropolitana de Salvador, será realizada nestes sábado e domingo (28 e 29), a partir das 8h, com a participação de artesãos locais, que se destacam pelo trabalho em piaçava, e artistas da cidade de Coração de Maria.
Serão apresentados ao público para comercialização e venda obras de arte e peças de artesanato. A feira ficará próxima ao pedágio de Simões Filho. 
O quilombo Dandá é composto por 31 famílias remanescentes de quilombos e foi incubado pelos primeiros convênios de incubadoras temáticas realizado pelo Instituto Mauá, autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Até então, todas as ações para fortalecimento da comunidade realizadas pelo Governo do Estado contam com o apoio da Superintendência de Economia Solidária da Setre (Sesol).
Fonte: Giro pelo interior


Postado por: BRartesanato às 17hs51




As vagas são distribuídas em 297 turmas em 69 modalidades de atividades específicas
A Prefeitura de Teresina oferece em 2012 mais de cinco mil vagas para cursos de qualificação que serão efetivados por meio do Projeto Profissionalizar Teresina, desenvolvido pela Fundação Wall Ferraz. O projeto qualifica profissionalmente jovens e adultos, possibilitando-lhes a inserção no mercado de trabalho e a sua organização em cooperativas.
O projeto amplia a oferta de cursos de qualificação profissional básica aos jovens e adultos e incentiva a organização e inserção de jovens e adultos qualificados em cooperativas, orientando os beneficiários em ações que ofereçam ferramentas e competências que facilitem a inclusão no mercado e em outras atividades de geração de renda.
A meta do Programa Profissionalizar Teresina é oferecer 5.940 vagas, por ano, distribuídas em 297 turmas em 69 modalidades de atividades específicas, para o primeiro semestre de ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs50




Brasília - Nas mãos da estilista Márcia Ganem, restos industriais se transformam em vestidos de luxo. A baiana, que combina fibras reaproveitadas com artesanato tradicional, é referência de moda no Brasil e no mundo. Seu trabalho integra a série Super Ideias, realizada pelo Canal Futura em parceria com o Sebrae. Formada por interprogramas exibidos nos intervalos da programação da emissora, a série mostra experiências de sucesso nos negócios a partir de ações sustentáveis. 
O ateliê surgiu em 1996, em Salvador (BA), como um espaço de criação e pesquisa tecnológica. Dois anos depois, a estilista deu início a uma pesquisa sobre o uso da fibra de poliamida na moda e detectou nela uma oportunidade. Muito utilizada na indústria automotiva, na fabricação de cintos de segurança e manta de pneus, a fibra é um filamento altamente resistente, podendo ser reutilizada para a confecção de fios. 
Trabalhadas com pedras semi-preciosa...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs50




Assinado por Chiara Gadaleta, Mix by Brasil apresentará protótipos com componentes sustentáveis feitos manualmente por artesões durante Salão Inspiramais.
O artesanato surgiu com a necessidade de sobrevivência do homem. No Brasil, os índios foram pioneiros no desenvolvimento do trabalho manual. Usavam a arte da pintura, a arte da plumária e a arte das sementes, características que permanecem até hoje. Apesar de ser uma técnica erudita que após a Revolução Industrial perdeu sua força em muitos países, o artesanato continua a existir com força no Brasil. Desde os séculos passados, até hoje, o artesanato é fonte de renda de muitas famílias, e muitas vezes suas técnicas são passadas de “pai para filho”. Para fortalecer a valorização deste trabalho, dos artesões e das características do povo brasileiro, a Assintecal com o apoio do Sebrae atribuiu ao Inspiramais o Espaço Mix by Brasil, que é assinado pela consultora e stylist Chiara Gadaleta....

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs16




Novo livro de Adélia Borges traz uma radiografia da recente revitalização do objeto artesanal no Brasil.
Da redação - A curadora, escritora e professora Adélia Borges promove o lançamento do livro "Design + Artesanato: o caminho brasileiro" (Ed. Terceiro Nome), no próximo dia 2 de fevereiro, no A Casa – Museu do Objeto Brasileiro, em São Paulo. A obra traz uma análise da recente revitalização do objeto artesanal brasileiro, que decorre da aproximação dos campos do design e do artesanato, atividades que até então eram vistas como opostas e que hoje se complementam.
Ricamente ilustrado, o livro tem 240 páginas e edições em português e inglês. O patrocínio é do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da agência de publicidade Leo Burnett Taylor Made (LBTM), com apoio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet.
Além da capital paulista, também haverá lançamentos em Belo Horizonte (dia 8 de fevereiro, na O...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs15




Lençóis Paulista - A pratica do artesanato aumenta a cada dia mais por pessoas que buscam uma fonte de renda a mais ou um lazer nas horas vagas. Em Lençóis Paulista existem várias instituições que oferecem cursos em variadas áreas do artesanato. O Centro do Empreendedor regularmente realiza cursos, o Centro Municipal de Formação Profissional (CMFP) e a Casa da Cultura estão com inscrições abertas para variados cursos. Pensando em uma atividade, a dona de casa Vera Lúcia da Silva de Bortoli resolveu se matricular no curso de artesanato oferecido pelo CMFP, no ano de 2005. A partir daí, fez vários outros cursos e aprendeu várias técnicas. Foi quando seu marido, Vanderlei Roberto de Bortoli, começou a confeccionar caixinhas e outros objetos em madeira para a esposa realizar o trabalho de decoração. Há cerca de cinco anos realizam o trabalho e ela diz ser uma grande terapia e garante ainda uma renda a mais para a família.
Fonte: tribuna


Postado por: BRartesanato às 17hs14




Natal - Bordados, plantas ornamentais, objetos em cerâmica, panos de prato e uma série de outros utensílios. É o que pode se encontrar no LojãoSebrae, espaço da instituição dentro da 17ª Feira Internacional de Artesanato (Fiart). O evento prossegue até o próximo sábado (29), no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções de Natal. A estimativa dos organizadores é de que a feira gere negócios da ordem de R$ 7 milhões. 
O Lojão é uma pequena mostra do trabalho desenvolvido por grupos produtores de várias regiões do estado, representando cerca de 500 artesãos. Todos são atendidos pelo Sebrae no Rio Grande do Norte com capacitações, consultorias tecnológicas e gerenciais e ações de acesso a mercado. A Fiart faz parte das estratégias de aproximar os produtores de mais consumidores.
A maestria em trançar crochê em panos de prato e pintar figuras no tecido tem transformado a vida da contabilista e agricultora Sílvia Manuela Ribeiro Di...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs13




Fortaleza -  Um grupo de oito artesãos cearenses, representando 12 associações produtivas e mais de 200 pessoas, participam até o dia 29 de janeiro da 17ª Feira Internacional de Artesanato de Natal (Fiart). Todos os grupos são atendidos pelo Sebrae no Ceará com capacitações, consultorias tecnológicas e gerenciais e ações de acesso a mercado. Várias tipologias características do artesanato cearense estão expostas num estande de 45 m², entre elas bordado, crochê, filé, trançado em palha de milho e de bananeira. Destaque para a xilogravura e o cordel do Cariri.
O artesão José Lourenço, de Juazeiro do Norte, é um dos participantes e espera vender cerca de 300 peças até o último dia do evento. Ele representa a Associação Lira Nordestina com produtos ilustrados com xilogravuras, como sandálias e cerâmicas, e cordéis. “Esta é a décima vez que participamos da feira, sempre bastante proveitosa. Nossos produtos são muito bem aceitos e as vendas, boas...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs52




Goiânia - Com sede em Goiânia, a empresa Mãos de Fada Tapetes Artesanais surgiu a partir do passatempo de Edméia Carvalho, funcionária pública estadual, de 47 anos, e Tatyana Celiac de Oliveira, de 30 anos. Para aliviar as tensões do dia a dia, as duas resolveram investir as horas livres no artesanato. Passaram a confeccionar tapetes por meio de desenhos em telas. “Era uma terapia, pois produzir as peças servia como ferramenta contra o estresse”, acrescenta Tatyana. Você trabalha com artesanato" Saiba como o Sebrae pode apoiar sua atividade
O que era para ser apenas lazer começou a ganhar contornos de negócio quando suas amigas passaram a encomendar peças. Daí surgiu a ideia de transformar aquele hobby em um comércio. A empresa está com um ano e meio de atuação no mercado e recebe pedidos fora das divisas de Goiás, do Rio Grande do Sul, de São Paulo e do Distrito Federal.
As peças produzidas pelas duas sócias vão desde jogos de banheiro a tapetes para qu...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs49




Aracaju - Quem visita a Feira de Sergipe tem a oportunidade de conhecer a beleza do artesanato sergipano. Bordado, peças em rendendê, tapeçaria e a tradicional renda irlandesa são apenas alguns dos itens presentes nos estandes montados na Praça de Eventos da Orla de Atalaia, em Aracaju. O evento, que começou nesta semana, segue até o próximo dia 29. No estande de economia criativa do Sebrae em Sergipe, o público tem acesso a inúmeros produtos confeccionados pelas artesãs que integram os projetos apoiados pela instituição. Lá, é possível encontrar quadros, móveis, mandalas e peças feitas em madeira, palhas de ouricuri e de bananeiras. Os itens são produzidos por profissionais das cidades de Divina Pastora, Lagarto, Poço Redondo, Neópolis, Santa Rosa de Lima e Aracaju. Durante os 13 dias do evento, o Sebrae comercializa as peças e repassa às aresãs o dinheiro arrecadado com as vendas. A grande novidade em 2011, segundo a gestora do Projeto de Artesanato do Sebra...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs45




As vendas no 15º Salão de Artesanato da Paraíba estão superando os negócios realizados nas outras edições do evento. A primeira-dama do Estado, e coordenadora geral do Programa de Artesanato Paraibano, Pâmela Bório, visitou o salão na tarde dessa quinta-feira (19) e comemorou os resultados: "A expectativa é de que a meta de vendas, estimada em R$ 1 milhão, seja superada”, avalia. A primeira-dama visitou estandes e comprou algumas peças produzidas pelos artesãos. Segundo ela, em 2011 o Salão de Artesanato apresentou o diferencial da oferta de crédito. "Pela primeira vez, os artesãos tiveram essa oportunidade. A oferta de crédito pelo programa Empreender Paraíba contribuiu para o crescimento da economia e do trabalho dos artesãos”, salientou. Pâmela lembrou ainda que a 15ª edição do salão ofereceu oportunidade a um grupo de internas do sistema penitenciário, que pôde expor e vender seus trabalhos na modalidade habilidade manual – setor que, até a terç...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs42




A tradicional Feira de Artes e Artesanato do município de Embu das Artes, em São Paulo, completa 43 anos de existência no dia 31 de janeiro, atraindo e encantando milhares de visitantes e turistas brasileiros e estrangeiros ao longo desse tempo. Criada no ano 1969, em frente à Igreja Matriz, hoje Museu de Arte Sacra, a feira vem desde então ocupando gradativamente todas as ruas do Centro Histórico da cidade, e inerente ao seu desenvolvimento, também foram surgindo as diversas lojas de artesanato, galerias de arte, antiquários e lojas de móveis rústicos artesanais, tornando a cidade como é conhecida hoje. Artistas e artesãos estão há mais de 40 anos mostrando seus trabalhos na região, com exposições até fora do Brasil, e alguns chegaram de outros países e adotaram a localidade como seu reduto. Várias gerações têm passado pela feira nesses 43 anos. A Feira de Artes conta com cerca de 462 expositores, divididos entre os segmentos de artesanato, artes plásticas, f...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs40




O projeto para construção de um Centro de Comercialização e Qualificação do Artesanato e de Atividades Produtivas de Relevante Interesse Regional em Alto Paraíso e Área de Influência foi assinado pelo governador Marconi Perillo e publicado no Diário Oficial da União. Trata-se do primeiro projeto desenvolvido pela Agência Goiana de Desenvolvimento Regional (AGDR) em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), no valor total de R$ 667 mil. O objetivo é oferecer condições para o aproveitamento do potencial da região para o artesanato, que vem ganhando destaque como alternativa para geração de emprego e renda.
Essa vocação está identificada no município de Alto Paraíso e dos povoados vizinhos, como São Jorge, que recebe cerca de 30 mil turistas por ano e que tem contribuído para o fomento da comercialização de artesanatos produzidos pela comunidade. O centro também promoverá oficinas, cursos de qualificação em artesanato.<...

saiba mais

Postado por: às 16hs34




Os artesãos que participam do Programa de Desenvolvimento do Artesanato (Prodarte) da Secretaria de Ciência Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, ganharam a oportunidade de comercializar os seus produtos em duas feirinhas nos bairros do Recife e Boa Vista. No Recife antigo, a feirinha acontece neste domingo (22) na Avenida Barbosa Lima, tendo início às 13h e seguindo até as 22h. Arranjos florais, bolsas, bonecas, artigos pedagógicos entre outros objetos de artesanato serão oferecidos por 43 artesãos. Outros 18 profissionais associados ao programa que trabalham com a venda de alimentos oferecerão tapioca, acarajé, pastel, canjica e chocolates caseiros.
Já na tradicional feira de artesanato, realizada na pracinha de Boa Viagem, 212 participantes do Prodarte já estão expondo os seus trabalhos em bijuterias, artigos em couro, vestuário e comidas típicas. Nesta época de alta estação a feira acontece durante toda a semana. O público pode visitar a feira en...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs31




O deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC) recebeu neste último fim de semana em sua residência em São Sebastião do Paraíso representantes de 15 municípios do grupo de artesanato Balaio Mineiro. Na reunião, foi realizado um balanço das atividades realizadas nestes últimos quatro anos de existência e um conjunto de objetivos a serem traçados para o calendário de 2012. “O balanço foi muito positivo, o grupo iniciou-se em 2007 com o faturamento de R$ 97 mil e com um crescimento médio de 30% ao ano, em 2011 o Balaio Mineiro alcançou o faturamento próximo a R$ 500 mil em vendas diretas na feira, sem falar naquelas aquisições indiretas, quando o cliente conhece o produto e posteriormente realiza a compra por meio de um contato”, comemorou Antônio Carlos. Em 2011, foram realizadas 14 feiras em vários municípios da região, além das cidades paulistas de Ribeirão Preto e Sertãozinho. Para este ano, a feira deverá ser realizada nos mesmos municípios que rece...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs50




O secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, Davi Zaia, recebeu em seu gabinete, no dia 17 de janeiro, representantes da Cooperartbutantan e da Ocesp. Com base no Decreto 55.556, de 11/3/2010, a presidente dessa cooperativa de artesãos voltou a solicitar isenção do ICMS. “Em novembro, recolhemos R$ 4.500,00 de ICMS, recurso que poderia estar melhorando a renda dos cooperados”, disse Marina Toledo, afirmando que a Cooperartbutantan se enquadra nas exigências para isenção.
O decreto citado acrescentou na isenção de ICMS cooperativas de artesãos e associações sem fins lucrativos que lidam com artesanato regional. A Cooperartbutantan desenvolve peças que divulgam a cidade de São Paulo. “São trabalhos que incluem fotos antigas e iconografia de São Paulo”, frisa a presidente.
Davi Zaia lembrou que a cooperativa já vem solicitando isenção há um bom tempo e se dispôs a encontrar uma solução para o caso, o mais rápido possível,...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs48




Telas, bichos de pelúcia, patchwork (peças feitas com retalhos de tecido), roupas indianas, brincos, peças produzidas a partir de garrafas pet. São vários os produtos e tipos de artesanato comercializados na FeirArt Santos. Realizada sempre aos sábados e domingos, o evento ocorre em três pontos diferentes da Cidade, reunindo trabalhos que mostram um pouco do que é produzido pelos artesãos em Santos.
Aos sábados, quando a estrutura é montada no calçadão da Praia do Boqueirão, em frente à Avenida Conselheiro Nébias, a feira chega a atrair mais de 4 mil visitantes. No local participam cerca de 160 expositores. Já aos domingos, a FeirArt ocorre em dois locais: na Praça Caio de Morais e Silva, em frente ao Sesc, na Aparecida, e no Jardim Botânico Chico Mendes, na Zona Noroeste.
Nos três locais, um dos trabalhos que chamam a atenção do público são as telas de Marcelo Bandiera. Expostas em duas das três feiras municipais pelo sócio Rubens Gonçalves, as pintura...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs47




Maceió - O design e o artesanato são atração na VI Feira de Negócios dos Municípios Alagoanos, que começou nessa quinta-feira (19). O Espaço Sebrae, montado pela instituição no evento, tem dois ambientes. Num deles, produtos personalizados e criativos da Viver de Arte,
Caleidoscópio, Solange Arruda, Fernando Perdigão, Nilda Rosa e Artsório. Em outro, o artesanato em filé de Marechal Deodoro, Pontal da Barra, Ilha de Santa Rita e Barra Nova.
 “Privilegiar os novos designers e promover o filé das Alagoas é a razão pela qual a instituição aceitou o compromisso de participar diretamente desta edição”, definiu a diretora técnica do Sebrae em Alagoas, Renata Fonseca. “Nossa atuação se dá em praticamente todos os 102 municípios alagoanos e precisamos expor o que temos de melhor. Participar da feira é fomentar o empreendedorismo, a sustentabilidade e o desenvolvimento regional”, declarou.
O Espaço Sebrae tem 128 m². Além de expor o trabalho ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs35




Rede de restaurantes da Inglaterra compra 1,7 mil peças de artesã paraibana
Os salões de artesanato promovidos pelo Governo do Estado são vitrines onde os produtos dos artesãos locais são vistos por milhares de pessoas. Muitos artesãos que expõem nesses salões negociam contratos com clientes brasileiros e estrangeiros para, após o término do evento, produzir as peças encomendadas. Nesses negócios, eles conseguem faturar bem mais do que a soma das vendas no salão.
A artesã Maria das Neves Paiva, conhecida por Nevinha das Cerâmicas, é um exemplo disso. Ela recebeu uma encomenda de 1,7 mil peças para uma rede de restaurantes da Inglaterra e, com o pagamento, vai ampliar o atelier em Itabaiana. Presente nos salões de artesanato há várias edições, Nevinha das Cerâmicas aumenta as vendas a cada ano. "Vendo muito bem nos salões, onde também fecho negócios futuros com clientes que visitam as feiras”, disse.
Na próxima semana, Nevinha começará a produç...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs23




A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico abriu inscrições para a seleção de artesãos que desejam participar do estande do Programa de Desenvolvimento do Artesanato (Prodarte), na Central do Carnaval. Os interessados em participar devem dirigir-se à gerência do Prodarte, localizada no térreo do edifício-sede da Prefeitura, Bairro do Recife, e apresentar duas amostras dos artigos que produzem, devendo ser adereços ou outros produtos ligados ao carnaval.
Apenas artesãos residentes no Recife, que atuem individualmente e que sejam cadastrados no Prodarte, podem se cadastrar. A escolha dos artesãos acontecerá no dia 02 de fevereiro e o resultado será divulgado no site da Prefeitura do Recife no dia seguinte (03). Serão selecionados 32 artesãos que, divididos em dois grupos, participarão do estande por meio de rodízio. Os participantes irão atuar na Central do Carnaval durante o período de funcionamento do espaço, que vai de 10 a 22 de fevereir...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs16




Estão destinados R$ 5 milhões para projetos selecionados.
As inscrições para o II Edital de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APL) serão encerradas no dia 25 de janeiro, com o índice de aproveitamento de, cerca de, 80% dos 163 municípios que se habilitaram, segundo levantamento feito pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet).
Estão destinados R$ 5 milhões para os projetos selecionados, recursos estes oriundos do Governo do Piauí, através do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Os concorrendo são, Cooperativas e Associações com, no mínimo, 2 anos de constituição e nos seguintes setores: Artesanato, Turismo, Leite e Derivados, Fruticultura Irrigada, Piscicultura, Apicultura, Cajucultura, Pesca Artesanal, Ovinocaprinocultura, Confecções, Opala, Horticultura, Cachaça, Cerâmica, Extrativismo da Carnaúba e Mamona.
As inscrições é gra...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs29




Enquanto não se encontra com o italiano, que pretende deixar sua fortuna para ela, Jucélia continua a tocar sua vida de gata borralheira em Itaberaba
No quintal de uma pequena casa, em uma estrutura erguida em alvenaria, mas sem reboco e com telhado de “eternit”, mora a Cinderela baiana. A artesã e líder comunitária Jucélia Lima da Silva, 35 anos, diz estar muito perto de se encontrar com Germano, o milionário italiano desenganado pelos médicos que prometeu deixar toda a sua fortuna para a itaberabense. Mas, por enquanto, ela ainda vive dias de gata borralheira.
O CORREIO foi a Itaberaba, na Chapada Diamantina, conhecer de perto o dia a dia da mulher que, durante uma viagem de avião à Europa, convenceu o empresário com câncer terminal a esquecer da ideia de cometer suicídio. Desempregada e sem casa própria, já que investiu tudo que tinha em uma ONG, Jucélia teve que improvisar uma morada nos fundos da casa da mãe. Mora  com o filho Rafael, 2...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs26




Teve início na última terça-feira, 17, na Praça de Eventos da Orla de Atalaia, a 13ª edição da Feira de Sergipe. O Instituto Federal de Sergipe (IFS), através do Programa Mulheres Mil, faz parte do evento pelo segundo ano consecutivo. A grande novidade deste ano é que dois estandes foram disponibilizados para a comercialização de artesanato.
Nos estandes do programa estão sendo comercializados diversos produtos artesanais, como almofadas, colchas, panos de prato, toalhas de mesa, chaveiros e doces caseiros. Ao total, participam da feira 11 mulheres, alunas e egressas do Mulheres Mil, além de  estagiários e da coordenadora do programa em Sergipe, a professora Nara Vieira.
Ela acredita que a participação das alunas na feira é muito importante, pois possibilita um contato com o público, além de estimular a comercialização de seus produtos.  “Para elas, é fundamental estar aqui, mostrar seu trabalho. Por isso, tivemos uma reun...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs25




Mulheres de assentamento na cidade de Sapé descobrem no ofício uma opção de trabalho
Luciana Oliveira
João Pessoa - Retirar o barro da natureza, amassar e transformá-lo em arte. Há pouco mais de um ano, mulheres do Assentamento Santa Helena, no município paraibano de Sapé, aprenderam a criar produtos artesanais de cerâmica. Mais do que exercer um ofício, elas plantaram a semente do empreendedorismo, criando a associação “Mulheres de Augusto” e complementando a renda familiar. Suas peças retratam a história de um dos maiores poetas brasileiros, o paraibano Augusto dos Anjos.
As obras estão sendo expostas em João Pessoa pela primeira vez, no 15° Salão do Artesanato Paraibano, até o próximo domingo (22). As peças em cerâmica retratam pessoas, animais típicos da região e réplicas de prédios históricos relacionados à trajetória de Augusto dos Anjos, como o antigo engenho da fazenda Pau D’Arco, onde ele nasceu e viveu. A casa da ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs24




O projeto “Arte de Fazer e Reciclar” desenvolvido no município de Aquidauana pelo Instituto Arara Azul com apoio da Prefeitura Municipal está com as inscrições abertas para oficinas de artesanato.
De acordo com a coordenadora do projeto, Neliane Guedes, são duas oficinas com vagas limitadas de Artesanato de couro e de Papel Reciclado. As oficinas serão realizadas de 30 de janeiro a 01 de fevereiro nos períodos matutino e vespertino. Com carga horária de 20 horas/aula, as oficinas são gratuitas e contarão com certificados para os participantes.
Os interessados devem realizar a inscrição até o dia 27 de janeiro na Casa das Fundações (Rua Teodoro Rondon n° 765) em horário comercial. Para efetivar a inscrição é necessário apresentar CPF, RG e comprovante de residência. Mais informações pelo telefone 3241-8217 / 9633-7395 / 9257-5747.
Projeto
O projeto Arte de Fazer e Reciclar visa a realização da coleta seletiva do lixo doméstico no ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs21




O artesanato produzido na capital alagoana vai marcar presença, desta quinta-feira (19) até o domingo (22), no estande da Prefeitura de Maceió na Feira dos Municípios Alagoanos, no Centro Cultural Ruth de Cardoso. A previsão da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) é que, durante os quatro dias de evento, mais de 200 mil pessoas visitem a feira, que reúne artesanato, gastronomia e cultura.
A Secretaria Municipal de Promoção do Turismo de Maceió (Semptur) adotou o critério de trabalhar com as associações dos artesãos do Pontal da Barra, do Mercado do Artesanato, do Instituto Salve Águas e dos Guerreiros. Por meio das entidades, os associados vão ter oportunidade de expor e comercializar seus produtos no espaço de 64 metros quadrados.
Segundo o presidente da AMA, Abraão Moura, o artesanato alagoano ganha destaque nesta edição, iniciando pela escolha do tema – “Arte com as Mãos”. “É uma forma de reconhecer as habilidades manuais do p...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs20




A Feira de Artesanato Cidade Solidária tem registrado intensa visitação de turistas e moradores da Capital. Promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedes), a feira fica aberta ao público até o dia 12 de fevereiro, na praia de Tambaú, nas proximidades da lanchonete Bob´s. A visitação pode ser feita a partir das 16h até às 22h e a entrada é gratuita.
No local, os visitantes vão encontrar um grupo de 33 artesãos de diversos bairros de João Pessoa, que trabalham em regime de economia solidária. De acordo com o secretário da Sedes, Lau Siqueira, a feira é uma oportunidade de incrementar a economia dos participantes. “Com esse total de artesãos aqui, mais de 300 pessoas devem ser beneficiadas. Esse projeto já existe na PMJP e essas pessoas já faziam participação em festas populares como a Festa da Neves. Agora, elas ganharam uma oportunidade de vender seus produtos em um evento es...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 21hs50




Arte, cor e oportunidade de negócio. As artesãs de Coruripe dão formas às peças confeccionadas da palha de ouricuri e fibra de bananeira, com mandalas, bolsas, itens de decoração, pufes e demais artefatos, que serão expostos na 6ª edição da Feira dos Municípios Alagoanos, de 19 a 22 de janeiro, evento realizado pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), no Centro de Convenções, Jaraguá, em Maceió.
De acordo com o secretário de Turismo e Pesca, Manoel Santos, as artesãs estão na expectativa de vendas e parceria. “Pela mudança no calendário, esperamos aumentar as vendas nos dias do evento, já que estamos no período de alta temporada, desejamos receber visitantes dos mais variados destinos. Dessa forma, propagaremos ainda mais a nossa marca no segmento artesanato e a cidade de Coruripe como roteiro turístico”, assegurou.
Para o prefeito Marx Beltrão, a administração municipal apoia a iniciativa de divulgação turística da cidad...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 21hs49




XII Feira Regional de Artesanato Resgatando o Vale prossegue até domingo 22/01 na Ilha Verão 12
Além das oficinas culturais ministradas pelos artesãos que participam da feira, o evento inova neste ano com o cine fantasy, gastronomia ,lançamento literário, teatro de rua e muita música.
Ilha Comprida – Com exposição e venda do artesanato produzido pelas cidades do Vale, Alto Ribeira e Baixada Santista, prossegue até domingo 22/01, a Feira Regional de Artesanato Resgatando o Vale, no Espaço Cultural Plínio Marcos. Entre as atrações do final de semana, estão o II Encontro de Músicos da Ilha Comprida no domingo 22, às 17 horas, seguida da apresentação da roda de capoeira de Iguape, do Maracatu- Princesa do Litoral e show com Marcelo Vox.
O prefeito Décio Ventura aborda a importância de se mostrar a riqueza do artesanato tradicional produzido pelas diferentes comunidades da região aos milhares de turistas que visitam a feira. No espaço gas...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 21hs47




Turistas e paraibanos que visitam o 15º Salão de Artesanato da Paraíba, instalado no Jangada Clube - praia do Cabo Branco - em João Pessoa estão encantados com a produção dos artesãos locais. O Salão chega a sua última semana com vendas que superam R$ 770 mil.
Segundo assessoria do evento, a preferência do público é pelas peças produzidas em fios, que represenam 14% das vendas, com mais de R$ 115 mil em peças comercializadas. Nesta categoria, estão classificadas as rendeiras, as homenageadas desta edição. O Salão de Artesanato será encerrado no próximo domingo, 22.
"Sem dúvida, este é o melhor Salão que a Associação de Renda e Bordados de Serra Redonda participa. Perto do turista, nossas vendas triplicam”, comemora a artesã Vanilda Cavalcante, mais conhecida como Dida, que há cinco anos participa da feira. Nesta edição, as rendeiras e bordadeiras de Serra Redonda têm dois motivos para comemorar: a homenagem, o que lhes permitiu fic...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 21hs46




Artesanato sergipano é apreciado por turistas
A criatividade e o talento dos sergipanos, que encantam pessoas do mundo inteiro pela originalidade e diversidade do artesanato, cultura e arte popular, podem ser encontrados no Centro de Artesanato Sergipano e em vários pontos da cidade. Criado na década de 70, este Centro tem várias lojas e onde se encontra todo tipo de artesanato produzido por artistas de Sergipe.
O Centro de Artesanato de Sergipe comercializa desde bonecos feitos de pano às famosas rendas produzidas em Divina Pastora, produto exclusivamente sergipano. Vários curiosos e potenciais compradores circulam pelos boxes onde os produtos são comercializados. A turista Maria Aparecida, deslumbrada com a criatividade dos artigos, disse que não voltaria para casa de mãos vazias. "Já estou até com medo de gastar muito e meu marido brigar comigo. Tem muita coisa bonita aqui. Dá para perceber que os produtos são de qualidade", disse.
Para a artesã ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 21hs23




O Programa de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Prodart) comemora os resultados das ações desenvolvidas ao longo do ano de 2011. As feiras e as seis lojas de responsabilidade do Prodart no estado contabilizaram R$ 468.801,20 em comercializações no ano. Projetos, cursos e visitas técnicas também integram o conjunto de ações realizadas pelo órgão.
A venda de produtos artesanais nas três lojas de Teresina – Cabeça de Cuia I, Galeria Mestre Cornélio e Loja de Cerâmica Camburão, todas na Central de Artesanato – rendeu cerca de R$ 45 mil. As lojas de Floriano, Parnaíba e Pedro II venderam mais de R$ 27 mil. Já as feiras e os eventos, entre regionais e nacionais, deram as maiores rendas, com um total de R$ R$ 397 mil.
Com relação ao registro profissional junto ao Prodart, 516 carteiras do órgão foram emitidas aos artesãos. Foram realizadas 133 visitas técnicas a oficinas de artesanato na capital e no interior, além de três cursos de capac...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 21hs22




Teve início nesta segunda-feira, 16, a primeira etapa da capacitação de design e bordado da Secretaria Estadual da Cultura (Secult) por meio da Superintendência de Artesanato
Teve início nesta segunda-feira, 16, a primeira etapa da capacitação de design e bordado da Secretaria Estadual da Cultura (Secult) por meio da Superintendência de Artesanato, na sede da Associação de Criatividade Artesanal de Tocantinópolis, a 522 km de Palmas. 
Mais de 30 mulheres entre artesãs e integrantes da comunidade local participaram do primeiro dia da oficina ministrada pelas bordadeiras assistentes, Maria de Fátima Lima e Zenaide Alves da equipe do designer Renato Imbroisi, consultor do projeto. O curso tem como objetivo criar uma coleção de bordados com inspirações em histórias locais.
A ação faz parte do projeto desenvolvido pela Secretária da Cultura, Kátia Rocha, de estimular a criação e produção artesanal do Estado, desenvolvendo produtos com...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 21hs21




Oficinas de arte, artesanato e informática no Museu de Arte Sacra dos Jesuítas
O Museu de Arte Sacra dos Jesuítas está com vagas abertas para as oficinas do Projeto OCA – Oficinas Culturais Anchieta, projeto social mantido pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social para adolescentes. O projeto atende jovens de Embu das Artes entre 11 e 17 anos em oficinas gratuitas de arte, artesanato e informática.
Os pais dos jovens interessados devem comparecer ao Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, localizado no Largo dos Jesuítas, 67 – Centro Histórico, munidos de cópias dos documentos pessoais (dos responsáveis e dos adolescentes) e do comprovante de residência. Somente os responsáveis podem realizar a inscrição do jovem.
As inscrições estão abertas até o dia 21/01/2012 das 9h às 15h.
Para mais informações, falar com Vilma pelo telefone 4704-2654.
O jovem, no ato da inscrição, deverá informar o...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 21hs20




Evento pretende valorizar o artesanato e as manifestações culturais do estado
Tudo pronto para a 13ª edição da Feira de Sergipe, evento que busca valorizar o artesanato e as manifestações culturais do estado. Este ano, a feira terá início nesta terça-feira, 17, e prosseguirá até o dia 29 de janeiro, na Praça de Eventos da Orla de Atalaia, com entrada gratuita.
A abertura oficial do evento está marcada para as 19hs, mas o espaço já estará aberto aos visitantes a partir das 17hs. A estrutura do evento será composta por 298 estandes, sendo 211 para diversos tipos de artesanato produzidos em palha, madeira, cabaças, coco, ostras, plástico reciclado, cerâmica, bordado e rendas, 53 para micro e pequenas empresas dos segmentos do comércio, indústria e serviços (com destaque para as confecções), 20 para prefeituras e seis para alimentação.
Além disso, também haverá estandes institucionais dos parceiros e do Sebrae, onde serão divulgados os...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 21hs19




Em entrevista a ÉPOCA, o designer Marcelo Rosenbaum fala sobre a segunda fase do projeto "A Gente Transforma", que busca valorizar o artesanato produzido na Chapada do Araripe, uma das regiões mais pobres do Piauí
BRUNO CALIXTO
Em 2010, o designer Marcelo Rosenbaum criou um projeto para levar cor à periferia de São Paulo, no bairro do Capão Redondo. O projeto, batizado de "A Gente Transforma", deu certo, e Rosenbaum decidiu criar uma segunda edição, desta vez em uma das regiões com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país – Chapada do Araripe, no interior do Piauí.
O objetivo de Rosenbaum, famoso por sua participação no quadro Lar Doce Lar, doCaldeirão do Huck (Rede Globo), é transformar a realidade de uma pequena comunidade que vive hoje do artesanato. "É uma comunidade que se pode dizer que está no século retrasado. Não tem saneamento básico, falta água, crianças trabalham na roça, mas ao mesmo tem...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 21hs19



Páginas 1 | 2 | Próxima
Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com