Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





Para incentivar a profissionalização dos empreendimentos de artesanato na Bahia e impulsionar o trabalho cooperado ou associado, o Instituto Mauá lança o projeto Saber, Fazer e Empreender. 
 Ao todo, 21 cidades (Barreiras, Banzaê, Caetité, Campo Alegre de Lourdes, Capela do Alto Alegre, Caravelas, Correntina, Euclides da Cunha, Gandu, Guanambi, Heliópolis, Ibicoara, Ipirá, Morro do Chapéu, Paramirim, Prado, Rodelas, Santa Terezinha, São Sebastião do Passé, Senhor do Bonfim e Teixeira de Freitas) serão contempladas com apoio técnico para estruturação da produção por um período mínimo de dois anos. 
“O projeto busca a autonomia das comunidades do interior da Bahia para que elas se tornem autossuficientes e possam sobreviver do seu ofício”, afirmou a diretora-geral do Mauá, Emília Almeida. 
Para isso, foi lançado o edital de seleção pelo Concurso Público de Projetos de Fortalecimento do Artesanato da Bahia, direcion...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 20hs41




Em parceria com a Associação Reciclar-te o shopping Paço Alfândega passa a direcionar todos os resíduos recicláveis para serem transformados em artesanato por internos dos centros de ressocialização Aníbal Bruno, Barreto Campelo e Agrícola de Itamaracá. A iniciativa começa ser posta em prática a partir desta quarta-feira (21).
Entre os produtos produzidos pelos detentos estão bolsas, agendas, blocos de nota, tapetes, brinquedos e até mesmo adubo orgânico. Tudo que for produzido no projeto será exposto e comercializado no próprio centro de compras, em uma loja localizada no primeiro piso do centro de compras, batizada de Paço Sustentável.
A logística do projeto funciona da seguinte forma: uma vez por semana um caminhão da Reciclar-te vai ao Paço Alfândega para recolher o material recolhido e depois encaminha-lo para os centros de ressocialização onde serão trabalhados pelos internos. Os presos recebem um salário pelo trabalho que realiza...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 20hs40




Representantes da empresa organizadora da 28ª Feira Internacional de Artesanato (Feiarte) - edição Mato Grosso - estiveram nesta segunda-feira (19.09) na Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) para agradecer ao Governo do Estado pela redução da carga tributária do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para as empresas promotoras de feiras e exposições de produtos artesanais no Estado. 
Em reunião com o chefe de gabinete da Sefaz, Laerte Santana, a gerente comercial Maria de Lourdes e a representante comercial Joseane Correia Palhano, da Diretriz Feiras e Eventos, do Paraná, ressaltaram que a medida é um estímulo à comercialização de produtos artesanais. 
 O Governo do Estado reduziu a base de cálculo do ICMS incidente nas operações de entrada interestadual, de forma que a carga tributária seja equivalente a 7,5% do valor da nota fiscal, com encerramento de cadeia tributária. 
 O...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 20hs39




A mostra será aberta às 17 horas, com entrada franca
A partir desta terça-feira (20), as portas da casa do artesão de Campo Grande estarão abertas para mostrar um colorido exclusivo com o artesanato da região norte de Mato Grosso do Sul.
A exposição temporária artesanato da região norte apresenta peças produzidas por artistas de seis entidades. São elas Maria Maritaca e RiverArt de Rio verde, Arpeixe de Coxim, Bichos do pantanal de Sonora, Rica tramas e bordando a vida de Costa Rica.
A diversidade é a marca do trabalho realizado localmente: bordados, bijuterias e acessórios em couro de peixe, travessas, panelas potes, fruteiras, objetos de decoração, esculturas em cerâmica e bordados mostram toda a capacidade dos núcleos em utilizar matéria-prima regional.
A mostra faz parte do projeto Exposições Temporárias da Casa do Artesão 2011 e permanece aberta até dia 17 de outubro. Pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 18 ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 20hs38




As inscrições para os expositores são gratuitas 
Os artesãos de Macaé têm a oportunidade de mostrar seus trabalhos na primeira Feira Macaense de Artesanato (FEMARTE), que será realizada de 18 a 20 de outubro, das 13h às 21h, na Praça Veríssimo de Mello, no Centro. As inscrições para os expositores são gratuitas e devem ser feitas através do telefone 2772-7053, com Fátima ou Monique, do Gabinete da vice-prefeita, Marilena Garcia, parceira deste projeto com a Secretaria de Educação. As vagas são limitadas. 
A FEMARTE terá na abertura uma apresentação cultural e presença de autoridades, dos expositores de artesanato de Macaé e das cidades vizinhas. A Feira vai funcionar das 13h às 21h, terá espaço de alimentação e oficinas gratuitas de práticas artesanais. Além disso, haverá palestras com Márcia de Carvalho, estilista brasileira que desenvolve um projeto de Artesanato social junto a prefeitura de Paris; e Coco Barsaute, artis...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 20hs37



21/09/2011 - Arte do tear


A partir de materiais como fio, tecido ou couro, é possível resgatar uma técnica artesanal milenar, além de criar novos produtos
Você já deve ter visto e até pode ser que tenha alguma peça em casa feita de tear. O tear é uma máquina de tecer fio, que os transforma em tecidos.
As confecções, por exemplo, possuem tais equipamentos, que produzem tecidos em grande quantidade. Mas ainda há quem trabalhe como tearartesanal, que pode ser manual ou de pedal.
Este é o casoda aposentada Nair Ciamariconi, 66, que começou a arte da tecelagem há cerca de um ano, por acaso, destino ou qualquer outro nome que se possa dar. Ela estava cansada de ficar em casa, sem nada para fazer e resolveu se inscreverno curso de tear manual, oferecido pelo centro de artesanato Celeiro.
“Comecei a estudar para passar o tempo,masme apaixonei pela arte e não parei mais. Fiz o primeiro módulo no ano passado e agora estou no  segundo. É uma higiene ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 20hs36




Nesta terça-feira, 20 de setembro, os artesãos da região do Jalapão, especialmente a comunidade do Mumbuca, realizam a tradicional saída para o campo, marcando o início da colheita do capim dourado 2011. Neste final de semana, foi realizada a Festa da Colheita com uma programação diversificada que contou com o apoio da Secretaria da Cultura. A secretária da Cultura, Kátia Rocha, acompanhada do presidente da Agência Estadual de Desenvolvimento Turístico (Adtur), Lúcio Flávio e do presidente do Instituto Social Divino Espírito Santo (Prodivino), Isamar Moraes Ribeiro, prestigiou o evento e falou sobre a importância da Festa e da colheita sustentável para a região e para o Estado. “Este é o terceiro ano em que se comemora a colheita do capim dourado com esta bela festa que marca o momento ideal para a realização da colheita, preservando a qualidade e o manejo sustentável da planta. A festa possui um significado todo especial, pois o artesanato em capim...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 20hs35




Projeto que promete mudar a cara do Bairro do Recife terá o primeiro armazém inaugurado até o fim do ano, abrigando um centro de compras de produtos regionais
O plano que promete mudar a cara do Bairro do Recife com a restauração e novo uso de onze armazéns do Porto do Recife começa a se tornar realidade até o fim do ano. A inauguração da Central do Artesanato de Pernambuco está prevista para 15 de dezembro. Instalada no armazém 11, será o primeiro equipamento do projeto, batizado de Porto Novo, a funcionar. A obra recebe um investimento de R$ 5 milhões.
Um outro passo importante para que o projeto saia do papel foi dado com a abertura, este mês, do edital de licitação para a construção do Memorial Cais do Sertão Luiz Gonzaga. Com inauguração prevista para 13 de dezembro de 2012, data que marca o centenário do Rei do Baião, o Cais do Sertão será erguido onde ficava o armazém 10, demolido há sete meses por problemas na sua estrutura.
A o...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 20hs34



Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com