Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





Mais de 6 mil artesãos potiguares estarão representados por meio de associações ou cooperativas nas quais estão credenciados na grande Feira do Artesanato Potiguar promovida pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social - Sethas dentro da programação do festival Agosto da Alegria, que ocorre durante todo este mês na capital potiguar. A feira será realizada de 31 de agosto a 4 de setembro na praça André de Albuquerque, no centro da cidade, e estará aberta ao público das 15h às 23h. Nomes marcantes do artesanato potiguar, como Luzia Dantas e as rendeiras de Alcaçuz, participam da exposição.
A Feira, denominada "Um estado pelas mãos do seu povo", terá formato de cidadela. Artistas plásticos já estão elaborando a cidade cenográfica. Um espaço dividido em 90 estandes abrigará o melhor do artesanato tradicional do Rio Grande do Norte.
Os mestres artesãos ganharam um lugar chamado "Salão dos mestres" e ali serão ho...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs29




Atibaia é considerada hoje a maior produtora de tapetes arraiolos do Brasil. A cidade paulista reúne 1602 bordadeiras associadas à Arpa (Artesãos do Portão Associados), entidade fundada em 1984 e que exporta para vários lugares do mundo. Os negócios iam muito bem até que similares importados, a custos irrisórios, invadiram o comércio varejista nacional, comprometendo a sobrevivência não só de artesãos, mas da própria indústria.
Por Christiane Marcondes
Material de primeira e rigor técnico na produção de arraiolos
Ao mesmo tempo que um notável atrativo turístico, o talento para o artesanato do “povo brasileiro” sempre foi uma “pedra no sapato” da concorrência, qualquer fosse e em todas as épocas. 
A tecelagem artesanal brasileira, para dar um exemplo, concorre com a indústria têxtil mundial desde os tempos do Brasil colônia. A ponto da rainha D. Maria I, a “louca”, mandar queimar todos os teares em solo...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs22




Feira da Beira volta às margens para a Baía do Guajará
A Fundação Curro Velho retoma o projeto da Feira da Beira, que teve sua última edição há quatro anos. Segundo a superintendente da Fundação Curro Velho, Dina Oliveira, a Feira traz para a comunidade música, festa, teatro. “É bom lembrar que o Curro Velho tem mais de 20 anos e quando ele nasceu essa janela aqui para a Baía do Guajará era a única oportunidade da sociedade de ter acesso a um programa cultural. A Feira da Beira vai proporcionar uma noite especial com música, poesia, vendas de produtos artesanais e o mais importante, toda a comunidade reunida num ambiente bem familiar”.
A mostra lítero musical “O poema: som e sentido” reúne no palco do anfiteatro do Curro Velho, o poeta e ensaísta carioca Antonio Cícero e o compositor paraense Arthur Nogueira. Parceiros em canções que agora sobem ao palco pela primeira vez, Antonio Cícero e Arthur Nogueira vão apresentar sucessos co...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs21




Artesãos do Centro de Apoio à Economia Popular Solidária (Caeps) vão participar da 2ª Festa do Pão de Queijo de Passos, que ocorrerá neste final de semana (de 26 a 28), na Praça Geraldo da Silva Maia (Rosário), em Passos. Serão expostas mais de 500 peças produzidas com diversos materiais e técnicas. A mostra terá, entre outros produtos, tapetes, flores, vasos, porta-jóias, panos de prato, trabalhos em madeira e bambu, chinelos, telhas e uma variedade de enfeites. O Caeps é um projeto da Secretaria Municipal de Assistência Social de Passos (Semas), que congrega vários artesãos passenses. Conforme a diretora do Departamento de Assistência Social da Semas, Simone Lopes, “a participação do Centro de Economia Solidária na Festa do Pão de Queijo é mais uma oportunidade de divulgação do Caeps”. Ela observa que um dos objetivos do Caeps é manter um espaço de formação permanente para as diversas associações do município, “promovendo reuni...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs20




A CRIAÇÃO DO “LUXO” ECO-SOCIAL NA PRODUÇÃO ARTESANAL BRASILEIRA
 
Virginia Borges 1
Lucimar Santiago de Abreu 2
GT03 - Povos e Populações tradicionais: identidades culturais e étnicas e percepção das políticas públicas.
 
Resumo - Esta pesquisa tem como objetivo principal, a interpretação do significado sociocultural de práticas artesanais vinculadas à produção de vestimentas e ornamentos, desenvolvida em oficinas e ateliês de produção de moda artesanal.  Primeiramente, buscou se definir e caracterizar esse objeto de estudo e suas múltiplas dimensões. Em seguida, descreveu se o contexto da pesquisa e institucional, onde se insere as práticas artesanais, o debate científico vinculado à problemática da pesquisa, a metodologia, a interpretação dos resultados e discussão. Por último, apresenta se as conclusões da pesquisa. Trata se de estudo desenvolvido no âmbito das oficinas de capacitação e treinamento ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs13




O Instituto Federal do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Institucionais, informa que estarão abertas, no período de 29 de agosto a 09 de setembro de 2011, as inscrições para o Curso Básico de Qualificação em Artesanato, na modalidade do Programa Mulheres Mil/Campus São João dos Patos.
Segundo a gestora do programa no Maranhão, Tereza Fabbro, esta é primeira turma do projeto que irá atuar fora do eixo São Luis e estará em atividade como um projeto piloto do IFMA, atuando com recursos próprios do campus.
Ao todo, serão oferecidas trinta vagas, com inscrições gratuitas. O processo seletivo será realizado em duas etapas, sendo a primeira a avaliação dos documentos e do questionário sócio-econômico e a segunda uma entrevista, ambas de caráter classificatório.
Após a divulgação dos resultados da primeira etapa, dia 16 de setembro de 2011, será realizada a entrevista, nos dias 19 a 21 do mesmo mês.
Por Val...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs00



31/08/2011 - “Artesanaterapia”


Psicóloga por formação e artesã por opção, Bernadete Tinoco Abussamra se diz realizada com escolha; para ela, trabalhos manuais ajudam a relaxar e melhoram astral.
Ser artista é exercer uma atividade que supõe a criação de sensações ou de estados de espírito, de caráter estético, carregados de vivência pessoal e profunda, podendo suscitar em outrem o desejo de prolongamento ou renovação. Bernadete Tinoco Abussamra, 54, é uma artesã que nos faz concordar com tal explicação.
Esta psicóloga carioca fez do hobby uma profissão e hoje encanta os olhares de quem admira sua arte. Bete, como é carinhosamente conhecida, começou com trabalhos manuais meio que por brincadeira, aproveitando sobras de tinta para pintar vasosem casa.
O amor pelo artesanato começou neste instante e há aproximadamente sete anos é o que ela escolheu para fazer. No início eram presentes para osamigose familiares. Então, todos à sua volta começaram a fazer encomendas.<...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs56




Mais de 6 mil artesãos potiguares estarão representados por meio de associações ou cooperativas nas quais estão credenciados na grande Feira do Artesanato Potiguar promovida pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social - Sethas dentro da programação do festival Agosto da Alegria, que ocorre durante todo este mês na capital potiguar. A feira será realizada de 31 de agosto a 4 de setembro na praça André de Albuquerque, no centro da cidade, e estará aberta ao público das 15h às 23h. Nomes marcantes do artesanato potiguar, como Luzia Dantas e as rendeiras de Alcaçuz, participam da exposição.
A Feira, denominada "Um estado pelas mãos do seu povo", terá formato de cidadela. Artistas plásticos já estão elaborando a cidade cenográfica. Um espaço dividido em 90 estandes abrigará o melhor do artesanato tradicional do Rio Grande do Norte.
Os mestres artesãos ganharam um lugar chamado "Salão dos mestres" e ali ser...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 13hs29




Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) em Alagoas promoverá capacitação, cadastro e recadastro para artesãos entre os dias 29 e 31 de agosto em Maragogi
Associações e artesãos da região Norte participarão de capacitação
Com o objetivo de fomentar a atividade artesanal em Alagoas, a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) promoverá, entre os dias 29 e 31 deste mês, em Maragogi, mais uma capacitação voltada para as associações e artesãos locais. A ação será realizada pela coordenação do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) em Alagoas.
Durante a qualificação, os participantes terão acesso ao módulo Saber Fazer – PAB Itinerante, composto por temas como a identidade cultural dos artesãos, atendimento ao cliente, embalagens e cartões de visitas, formação de preços e qualidade do acabamento dos produtos.
Segundo a coordenadora do PAB em Alagoas, Sônia Normande, o curso vai utilizar materiai...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 13hs28




A capacitação, entre os dias 16 e 19 de agosto, foi viabilizada pela Epagri e financiada pelo Programa Santa Catarina Rural, envolvendo 20 agricultores da região Serrana Catarinense pertencentes a Unidade de Gerenciamento Técnico (UGT-3) que engloba as secretarias de Desenvolvimento Regional de Lages e São Joaquim. Participaram da capacitação agricultores dos municípios de Rio Rufino, Bom Retiro, Urubici, Bocaina do Sul, Painel e Urupema.
Os agricultores receberam informações teóricas em organização da produção e do mercado, políticas públicas e tiveram a possibilidade de “aprender fazer, fazendo” peças de artesanato em vime, na Escola do Vime de Rio Rufino que tem estrutura de hospedagem e alimentação para 24 pessoas e um ambiente físico adequado com máquinas e equipamentos para as aulas práticas em artesanato. 
Para que fosse possível a realização deste evento houve apoio das Gerências Regionais da Epagri de Lages e de São Joa...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 13hs25




Personificado ao gosto de quem mora no local, a decoração é algo que diz muito sobre as preferências e até a personalidade de cada um. Falar em beleza e estética é também pensar em exclusividade, em peças únicas ou detalhes na parede e até no teto que podem fazer toda a diferença no ambiente. 
Para quem está procurando diferenciais na decoração da casa, do apartamento ou até mesmo do estabelecimento comercial só mesmo a natureza é que poderia nos presentear com algo mutável e que pode gerar, a cada peça, a cada metro quadrado, surpresas prazerosas e interessantes que têm um toque artístico.
Estamos falando da fibra de bananeira, que chega ao mundo da decoração e da arquitetura de uma maneira rústica, original e totalmente artesanal. 
Seja em um um vaso, quadro, em um puff ou até em uma parede inteira localizada atrás do aparelho televisor, o revestimento de fibra de bananeira dá um toque exclusivo e ‘tropical’ ao ambiente...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 13hs23




Art Mundi será realizada no Mendes Convention Center, de 2 a 11 de setembro
Milhares de produtos artesanais estarão disponíveis na 2 edição da Art Mundi - Feira Mundial de Artesanato, que vai acontecer entre os dias 2 e 11 de setembro no Mendes Convention Center. Os visitantes que forem conferir de perto as novidades vão encontrar o retrato do artesanato mundial. São 27 países que trarão um pouco de sua cultura e também comidas típicas e 17 Estados brasileiros.
O evento, que é o maior do segmento, trará expositores de vários lugares exóticos como Indonésia, Uganda, Quênia, Índia, Peru, Turquia, Paquistão, Rússia, e Senegal. No total, mais de 200 expositores participarão da Feira Mundial do Artesanato itinerante. Uma das novidades dessa edição será a Bio Jóia. Folhas do Brasil Jóias vem, para trazer as suas propostas, esperando vir a fazer parte de um pequeno, mas seleto grupo de artesãos que com competência e criatividade vem conseguindo co...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 13hs21




O Governo Estado, por meio da Amazonastur (Empresa Estadual de Turismo), realizará a primeira exposição do Programa Artesanato Sustentável do Amazonas da próxima segunda-feira ao dia 3 de setembro no Manauara Shopping (avenida Mário Ypiranga, antiga Recife, nº 1.300, Adrianópolis, zona Centro-Sul). A abertura da exposição será às 17h e contará com representantes de trading local e nacional.
O objetivo da exposição é apresentar ao público local um dos programas que hoje é um case de sucesso no setor e que beneficia, segundo informou a presidente da Amazonastur, Oreni Braga, as famílias de mais de 200 artesãos.
O Programa Artesanato Sustentável ganhou destaque após várias participações em feiras nacionais e internacionais do setor, como o Salão de Negócios da Fashion Rio (Rio à Porter), o Brite 2011 (Brazil Premier Travel Event For The International Market), Feira de Artesanato de Firenze (Itália), Feira Internacional de Lisboa (Portugal...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 13hs20




Grande é o potencial, porém  tímida é a participação das empresas  que levam para fora produtos como pescado
As pequenas e micro empresas do Amazonas exportaram, de janeiro a junho deste ano, US$ 7,9 milhões em produtos para países da América do Sul, Europa, América do Norte e Ásia. Desse total, US$ 2 milhões foram vendas feitas por pequenos empreendedores que trabalham com produtos regionais, por exemplo, no ramos da alimentação, artesanato, biojoias e cosméticos.
Os produtos são destinados para países como Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai, Estados Unidos, Alemanha, Espanha, França, Holanda, Itália, China e Japão.
As 80 empresas que exportam desde pescado beneficiado, polpa de frutas, cosméticos derivados de matéria-prima amazônica, madeira, representam inexpressivos 0,2% do total de 39 mil micro e pequenas empresas cadastradas pelo sistema do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazon...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 13hs19




Redação24 Horas News O Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso fará na próxima quarta-feira, dia 31, lançamento do projeto "Aziza Artesanato Afro - Confecção de bonecos e bonecas negras", que tem como objetivo promover o resgate da identidade étnica utilizando o artesanato na forma de bonecos e bonecas negras que representam a cultura local.
 A oficina realizar-se-á em duas etapas, sendo a primeira em Cuiabá e a segunda em Rondonópolis. Pretende qualificar cinquenta (50) pessoas, será aberta ao público geral, mas preferencialmente, às pessoas que já participam de ações comunitárias, movimentos sociais, ou já trabalham com costura.
 Além de capacitar os inscritos para confecção de artesanato, também serão ofertadas duas palestras relativas à Cultura Afro-brasileira e História do Movimento Negro em Mato Grosso, ao início de cada etapa das oficinas.
 Com isso, o diferencial deste projeto está na articulação entre ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 13hs18




De janeiro a julho deste ano, foram comercializadas 12.297 peças, enquanto que em igual período do ano passado, esse quantitativo chegou a 21.827.
Manaus- O número de peças comercializadas de janeiro a julho deste ano por artesãos cadastrados pela Central de Artesanato Branco e Silva diminuiu 43,6%, em relação ao mesmo período de 2010, apesar do crescimento de artesãos cadastrados profissionalmente nos sete primeiros meses do ano, conforme dados da Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab).
De janeiro a julho deste ano, foram comercializadas 12.297 peças, enquanto que em igual período do ano passado, esse quantitativo chegou a 21.827. Na comparação de julho de 2011 com julho de 2010, este ano também apresentou queda com redução de 17% nas peças vendidas.
Entretanto, o número de artesãos cadastrados profissionalmente nos sete primeiros meses do ano superou em 41,3% o total de 438 registros de todo o ano passado. Até julho de 2011, 619 artesãos s...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 13hs16




Até o dia 25, quinta-feira, a Fundação Cultural de São José dos Campos está com inscrições abertas para artesãos interessados em participarem da Feira de Artesanato, que acontecerá durante o projeto Tardes de Domingo, que neste ano, será realizado junto com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com projeto Vem Brincar. 
Serão disponibilizadas 60 vagas e as inscrições deverão ser feitas apenas aqui pelo site da FCCR. Essa inscrição dá direito apenas a participação nesta edição do projeto. 
A feira acontecerá no dia 28, das 10h às 17h, no Centro Poliesportivo do Altos de Santana, que fica na região norte de São José dos Campos, onde os artesãos poderão comercializar seus produtos. 
Serviço: Fundação Cultural Cassiano Ricardo – Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana. Centro Poliesportivo do Altos de Santana – Avenida Alto do Rio Doce, 801 – Altos de Santana – São José dos Campos – SP. ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs58




Criar um espaço de apoio para a comercialização e prestação de serviços sem interferir na produção individual. Este é o ponto de partida da Mistura Carioca - Cooperativa de Artesãos do Estado do Rio de Janeiro, modelo desenvolvido por um grupo que queria ampliar o acesso ao mercado. Criada há dois anos, a cooperativa tem 41 membros, quase o dobro do número inicial, mas para entrar não basta exercer a atividade. 
"Qualidade, acabamento, criatividade e estilo são alguns dos critérios que estabelecemos para receber mais um artesão. O próprio nome da cooperativa define sua principal característica, que é a diversidade”, explica a presidente, Sandra Cappelli. 
As inscrições podem ser feitas neste site. Uma vez aceito, o cooperado paga uma cota de R$ 100, valor que será devolvido em caso de desligamento da cooperativa, e contribui com R$ 40 mensalmente. Acessórios, bijuterias, joias, decoração, linha infantil, moda e utilitários são...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs57




Evento é um convite para conhecer o melhor do artesanato de 10 estados brasileiros e 18 países
Uma viagem pelo mundo, conhecendo o artesanato de vários países em um só lugar. Pelo terceiro ano consecutivo, a ArtVale - Feira Internacional e Nacional de Cultura e Artesanato, faz esse convite ao público. 
A partir desta sexta-feira (19) até o próximo dia 28, o Espaço Cassiano Ricardo vai abrigar o evento, que vem mais completo com o melhor do artesanato de 10 estados brasileiros e 18 países representados em 109 estandes, como Grécia, Rússia, Paquistão, Índia, Tunísia e Tailândia. 
A abertura está marcada para as 14h. O estacionamento é gratuito e os ingressos custam R$ 5,00 (não pagam crianças menores de 12 anos). A feira gerou 200 empregos, entre diretos e indiretos e para os dez dias a expectativa de faturamento com vendas e negócios fechados é de até R$ 1 milhão. O público esperado é de 40 mil pessoas nos dez dias de evento.&...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs31




Criatividade e ousadia fazem parte das peças artesanais desenvolvidas por artesãos de Mato Grosso. Os acessórios garantem um visual colorido, despojado que dão vida ao visual. As peças são comercializadas dentro e fora do Estado e fazem sucesso nas feiras agropecuárias e empresariais de todo o país. 
A matéria-prima utilizada nas peças varia entre linhas, retalhos que se transformam em varandas feitas em tear, tapetes, bonecas feitas em EVA, colares de rami e sementes, pulseiras, brincos, quadros regionais, chinelos personalizados, bolsas regionais e redes. O trabalho é desenvolvido por aproximadamente 30 pessoas entre homens e mulheres que fazem parte da Associação Antu Artesananto.
Antonieta explica que quando vê as peças sendo usadas por turistas não tem preço. “É o reconhecimento do nosso trabalho. Eles ficam apaixonados pelas cores e pelos bichos do Pantanal Mato-grossense. E isso nos dá força para continuar fazendo sempre o melhor, agre...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs14




Estudo feito pelo Sebrae e pela FGV mapeou nove setores da economiaEstudo elaborado pelo Sebrae e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que a Copa de 2014 deve gerar 930 oportunidades de negócios para as micro e pequenas empresas das 12 cidades que receberão o evento. Nove setores da economia foram mapeados: agronegócio, madeira e móveis, vestuário, serviços, comércio varejista, construção civil, turismo, produção associada ao turismo (artesanato, cultura, entre outras atividades) e tecnologia da informação.
“É preciso preparar as empresas, micro empresas e também os empreendedores individuais, para que eles possam realizar negócios e, principalmente, desenvolver seus empreendimentos, seus processos de gestão e ser mais inovadores”, diz o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.
O levantamento é parte do programa “Sebrae 2014”, que tem orçamento de R$ 80 milhões até 2013. Os recursos estão sendo aplicados em programas de consult...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs11




Em Natal, turismo, construção civil, comércio e artesanato são os setores com maior chance de sucesso
A chance de aproveitar a realização de um evento como a Copa do Mundo de Futebol 2014 no Brasil não se restringe aos grandes investidores. Os pequenos e médios empresários podem (e devem) apostar no faturamento com base em atividades ligadas a segmentos considerados a bola da vez, tais como comércio, turismo, artesanato e construção civil. Em Natal e no Rio Grande do Norte, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) identificou 356 possibilidades de negócios para a Copa 2014. A lista foi apresentada com base nos dados do estudo Mapa de Oportunidades, um levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nas 12 cidades-sede.
O estudo servirá para o Sebrae elaborar planos de ação para auxiliar micro e pequenas empresas a desenvolver seus negócios, tendo como foco o Mundial de futebol. No caso do Rio Grande do Norte, oit...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 12hs23




Ação beneficiará produção de artesanato nos municípios de Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco e Pilar
A Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), através da equipe técnica do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) em Alagoas, realiza mais um ciclo de cadastro e recadastro de artesãos em três municípios do Estado. As atividades se iniciam na terça-feira (16), nos municípios de Santa Luzia do Norte e Coqueiro Seco, tendo continuidade na quinta-feira (18), em Pilar.
A ação é voltada para o cadastramento de novos profissionais autônomos e para a renovação de dados daqueles que já são ligados ao Programa, que têm o cadastro com vencimento no mês de agosto. Durante esta semana, o PAB Alagoas também fará um levantamento especial das rendeiras de filé para o projeto Indicações Geográficas (IG), do Sebrae. O mapeamento dessas artesãs tem como objetivo estabelecer qualidades e diferenças para determinados p...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 12hs21




Mato Grosso do Sul pode contar em seu calendário de eventos com mais dois: Semana Estadual do Artesanato e Dia Estadual do Artesão. É o que defende o deputado Marcio Monteiro (PSDB), autor do projeto de lei apresentado na sessão desta quarta-feira (10/8).
Conforme a proposta, a Semana Estadual do Artesanato deverá ser comemorada anualmente no período de 19 a 26 de março. Já o Dia Estadual do Artesão será celebrado em 19 de março.
Durante a semana alusiva serão desenvolvidas atividades de promoção e valorização do artesanato, de acordo com o deputado tucano. As datas comemorativas deverão ser incluídas no Calendário Oficial de Eventos do Estado, como determina a lei estadual 3.945, de 4 de agosto de 2010.
Monteiro explica que o artesanato é uma das mais antigas atividades humanas. “Quando celebramos o Dia do Artesão, resgatamos a consciência de que apoiar o esforço daqueles que são, a um só tempo, artistas, operários e empresários s...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 21hs59




Objetivo é atuar com cooperativas e associações para estimular competitividade
Débora Vicentini
Salvador- OSebrae na Bahiaestá aplicando a associações e cooperativas do extremo sul do estado o Programa de Sistematização do Artesanato. A iniciativa abrange toda a Bahia e seu principal objetivo é promover o aumento do nível de maturidade empreendedora e empresarial dos artesãos, para que o trabalho possa estar integrado dentro de uma lógica de mercado. A ideia é que os grupos possam gerir suas atividades em níveis mais elevados de profissionalismo e competitividade.
“A sistematização vai dar uniformidade à atuação do Sebrae no artesanato da Bahia. Hoje, no estado, há grupos que estão num estágio muito avançado e outros, nem tanto. Isso causa impacto na comercialização dos produtos”, explica o gestor de projetos de artesanato do Sebrae no extremo sul, Enivaldo Piloto. O Sebrae na região acompanha sete grupos de artesãos: Itaporanga, Tran...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 21hs57




Evento acontece na Praça Nossa Senhora das Mercês, de 11 a 13 de agosto, no município de Bom Jesus. Falta pouco para a cidade de Bom Jesus se tornar palco de apresentações musicais e atividades culturais com mais uma edição do Festival de Rabeca do Piauí. Este ano, a grande novidade será a participação de grupos internacionais. O Festival acontece na Praça Nossa Senhora das Mercês, de 11 a 13 de agosto, no município de Bom Jesus, localizado a cerca de 640 quilômetros da capital.Direto de Portugal, o grupo de gaitas e o grupo Teatro Extremo levarão um pouco da tradicional cultura lusa a Bom Jesus. Para Bid Lima, presidente da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), o evento se fortalece com este intercâmbio. “A presença de grupos de Portugal na programação mostra que o Festival de Rabeca está ganhando cada vez mais espaço, e com isso esperamos realizar cada vez mais oficinas, shows, atividades culturais e tudo que possa consolidar a rabeca”, ap...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 21hs54




Montar telhados, moldar paredes e cuidar dos mínimos detalhes para que a casinha, que terminará vendida para alguma criança, fique pronta. Quem vê a cena, não consegue imaginar que Francisco Rodrigues Alves Filho, o artista, é Delegado de Polícia em São Paulo.Alves, que acumula funções de, pelo menos, três delegacias, viu no trabalho artesanal uma saída para garantir o sustento familiar, não contemplado pela remuneração que recebe como Delegado.  Casos como o dele são comuns em São Paulo, que acumula uma das piores remunerações para Delegado de Polícia do país, atrás de outros de baixíssima renda, como o Maranhão e Piauí. É difícil imaginar que o Estado mais rico da nação obriga seus profissionais de segurança a partirem para atividades diversas para complementar suas próprias rendas familiares, debilitadas pelo baixo salário e pelas péssimas condições de trabalho.Fonte: O Serrano


Postado por: BRartesanato às 21hs53




A partir desta quinta-feira (4) a domingo (7), das 10h às 18h, o Mercado Municipal (Praça Iguatemi Martins s/nº, Vila Nova) será palco de exposição da Casa do Artesão e de outras atrações. Na abertura, apresenta-se Rose Padron e Trio.A mostra reúne artesanato de 20 integrantes da entidade, com obras em arame, madeira e materiais reciclados, roupas customizadas, crochê e tricô.Simultaneamente, aficionados de aeromodelismo, ferromodelismo e plastimodelismo exibirão seus protótipos, enquanto o artista plástico Marcelo Bandiera vai apresentar alguns dos seus quadros.SopaNos quatro dias, alguns permissionários irão reeditar o Festival da Sopa promovido recentemente. As atividades resultam de parceria entre Casa do Artesão, Setur (Secretaria de Turismo) e Dear-CH (Departamento da Administração Regional da Região Central Histórica).Fonte: Prefeitura de Santos


Postado por: BRartesanato às 10hs43




Os guaçuienses e tu­ristas contam, no­vamente, com uma opção dife­renciada para pre­sentear e para guardar uma re­cordação de Guaçuí. A Casa das Artes está em pleno funciona­mento, comercializando peças do artesanato local e a reabertura do espaço é uma parceria entre o programa de Geração de Renda (Inclusão Produtiva) com a As­sociação Guaçuiense de Produ­tores de Artesanato (Aguapa).
A Casa das Artes está locali­zada na Praça João Acacinho, no Centro. Por lá podem ser encon­trados cerca de 2 mil itens dividi­dos em 200 variedades do artesa­nato local. Os produtos expostos para venda são todos fabricados pelos artesãos de Guaçuí.
Estão à venda peças de de­coração, almofadas, bonecas de tecido e de palha, bolsas, borda­dos, chaveiros, tapetes e muitos outros. A agroindústria também está presente, com doces e bebi­das caseiros, como geléias, lico­res, cachaças, bombons, salga­dos entre outros quitutes
De acordo c...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs12




Com o propósito de compor estratégias que garantam o papel do artesão na identidade cultural de Mato Grosso, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) criou medidas incentivadoras que desenvolvem a capacidade empreendedora que possibilitam atuar em um mercado competitivo. Poderes Públicos Federal, Estadual, Municipais e demais entidades privadas estão unidas para consolidar um Programa de Artesanato efetivo.
Em Mato Grosso há cerca de 30 mil artesãos inscritos no Programa de Artesanato da Sicme criado para valorizá-los, juntamente com a cultura mato-grossense. Entre eles também estão os artesãos indígenas, como os da tribo Karajá, localizada na aldeia São Domingos, próxima ao Vale do Araguaia. O programa oferece aos profissionais capacitação, apoio para a participação em vários tipos de eventos nacionais e internacionais.
Os Karajás produzem brincos, colares, bonecas de cerâmica, cocares, arcos e...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs12




A Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário (Sebrae) iniciou um projeto nacional para capacitar artesãos na Copa do Mundo de 2014. Serão criados espaços exclusivos para promover e comercializar uma das manifestações culturais mais populares do país nas 12 cidades-sedes do evento.
Segundo o gestor do projeto Sebrae 2014, Oswaldo Ramos, este tipo de iniciativa ajuda a valorizar a identidade nacional. “Nosso intuito não é só a comercialização do produto, a relevância cultural é primordial para a visibilidade do país”, afirma o representante.
Para a gestora estadual de artesanato de Pernambuco, Graça Bezerra, a divulgação do projeto em outros locais do estado é importante para uma maior abrangência da cultura local. “Vamos manter o produto. A permanência da identidade é importante para a tradição. Para isso a convocação de alguns mestres conhecidos na nossa região será muito significativa”, argumenta Bezerra.
Para alguns...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs13




PEÇAS figurativas de Caruaru são um dos destaques
Interiorizar o turismo de Pernambuco é uma das preocupações da Secretaria de Turismo/Empetur, traduzida no projeto Rota 232, que visa apresentar ao turista os atrativos de umas das principais vias do nosso interior. A primeira ação do projeto rendeu o Guia Sabores Rota 232, realizado pela equipe do caderno Sabores, da Folha de Pernambuco, e lançado em junho. O trabalho trouxe um roteiro diverso da gastronomia que pode ser encontrada pelos turistas que cruzam a BR 232. Para esse mês, a parceria da Folha com a Secretaria de Turismo/Empetur prepara o lançamento do Guia Artesanato Rota 232.
O trabalho visa mapear a produção de artesanato de algumas cidades que formam o mapa da BR 232. Um pequeno recorte que mostra a diversidade da produção artesanal de Pernambuco nas três regiões cortadas ela estrada: Zona da Mata, Agreste e Sertão. Entre as expressões que estarão presentes no Guia estão os mamulengo...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs12




A VI Mostra de Artes do Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência (CAPD) está aberta à visitação do público, no Espaço das Artes Zélia Arbex, na Vila Santa Cecília. A exposição segue até o dia 28 de agosto. Os trabalhos de artesanato, cerâmica, marcenaria, reciclagem com jornal, desenho, pintura e mosaico, estão à venda, e costumam ser muito disputados pelo público. O dinheiro arrecadado com as vendas é revertido para os usuários em ações sociais.
O prefeito Antonio Francisco Neto (PMDB) fez a inauguração da exposição na noite de ontem (4). Além de Neto, o vice-prefeito Nelsinho Gonçalves e o Secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco, estiveram presentes. Segundo Munir, a mostra do CAPD é a segunda exposição mais visitada do Zélia Arbex.
O CAPD possui três projetos que atendem atualmente cerca de 260 usuários por mês. O Espaço de Convivência para Pessoa com Deficiência, que desenvolve atividades lúdico-rec...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs10




Evento acontece em Lajedo, até o próximo sábado (06); objetivo é promover o intercâmbio de experiências e informações entre os artesãos
A 3ª edição da Feira dos Municípios de Pernambuco (Femupe) movimenta, até o próximo sábado (06), o Centro de Práticas de Educação Física, na cidade de Lajedo, no Agreste. O evento, que sempre acontecia no Recife, é realizado pela primeira vez no Interior.
“Nós achamos que interiorizar o evento era importante para as prefeituras. A primeira escolhida foi a região do Agreste, especificamente aqui em Lajedo, mas no futuro, as próximas feiras devem acontecer no Sertão e na Zona da Mata”, afirma o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Lajedo, Antônio João Dourado.
O objetivo da Feira é promover o intercâmbio de experiências e informações entre artesãos de mais de 60 cidades do Estado. Além da feira de artesanato, o evento também oferece serviços de emiss...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs10




A FAMUSE - Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó, neste ano de 2011, também será encerrada amanhã, domingo, 31 de julho, no Complexo Turístico Ilha de SantAna. Abertos sempre das 10 horas às 22 horas, os estandes estão sendo visitados por milhares de pessoas interessadas em adquirir os bordados, as pedras ornamentais, pinturas, esculturas, entre outros produtos. Ao lado dos estandes em vários palcos, diversas atrações culturais se apresentam mostrando a arte da encenação.
Festa segue até domingo
Os eventos religiosos e sociais da festa de SantAna de Caicó neste ano de 2011, estão chegando ao final. Neste sábado, 30 de julho, será oficiada a última novena na Catedral a partir das 19 horas.
E o encerramento da festa será amanhã, domingo, 31/07. Logo cedo às 06hs30min acontece missa. Às 10 horas é celebrada outra missa, esta solene sendo presidida pelo Bispo da Diocese de Patos/PB, Dom Manoel Reis de Farias, em honra à Venerável Sen...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs09




Espécies comuns na culinária amazônica, como urucum, pupunha, pimenta, os subprodutos da mandioca (farinha de tapioca) e até do chocolate, assim como de diversas espécies de madeira regionais (teca, muirapiranga, timborana etc.), saíram da floresta para encantar o mundo da joalheria. O trabalho do pesquisador e ourives Paulo Tavares, com apoio do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), se tornou a primeira coleção de gemas orgânicas oriundas de resinas vegetais, lançada nesta semana em São Paulo, na 53ª Feninjer (Feira Nacional da Indústria de Joias, Relógios e Afins), que termina neste sábado (6), no Transamérica Expo Center.
Realizada pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), a Feninjer é a maior feira do setor joalheiro realizada na América Latina, que dita as tendências do mercado para o próximo ano e reúne o que há de mais inovador no setor de gemas e joias do Brasil.
E é nessa importante vitrine que o Polo Joalh...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs04




As incubadoras municipais de artesanato (Zé Pereira) e de alimentos (Norma Hanson) vão participar da Feira do Bem-Estar, que será realizada no próximo sábado (06), a partir das 9 horas, na Praça do Rádio Clube. As duas incubadoras vão mostrar artesanato feito com materiais reciclados, sucos de polpa de frutas e pães de queijo.
Também está confirmada a presença das quatro incubadoras municipais - confecção têxtil, couro e artefatos, alimentos e artesanato - no 6º Festival do Sobá, que vai acontecer de 11 a 14 de agosto na Feira Central. Será montado um estandes institucional, em frente ao Armazém Cultural, para divulgar o trabalho realizado por todas as incubadoras instaladas em Campo Grande. A iniciativa resulta de uma parceria entre a prefeitura e o Sebrae.
“Este estande é a oportunidade de mostrar nossos produtos, divulgar e inserir as empresas no mercado, estimular o empreendedorismo e as parcerias com os setores produtivos”, avalia Iren...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs02




Novo Hamburgo - As feiras de Economia Solidária e de Artesanato (Associação dos Artesãos e Artes de Novo Hamburgo – Asaartes) serão realizadas terça-feira e quarta-feira, dias 9 e 10 de agosto, no Campus II da Feevale. As feiras acontecem das 9h às 21h, na Rua Coberta.
A Economia Solidária conta com participantes da Incubadora de Economia Solidária da Feevale, que disponibilizam produtos que passam do artesanato em materiais como madeira, couro e outros, até utilitários para a casa, roupas e alimentação, como doces, compotas, conservas, pães e bolos caseiros.
Já a Asaartes comercializa artesanatos de diversos tipos, como tecido, madeira, porongo, EVA, couros, tricô, crochê, bijuterias e vidros. As feiras são abertas à comunidade.
Fonte: Jornal Correio de Noticias


Postado por: BRartesanato às 17hs01




A diretora técnica do Sebrae, Mila Jaber, participa nos dias 02 a 06 de agosto da Casa Brasil, uma feira organizada pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindimóveis), no Rio Grande do Sul. A diretora foi convidada para conhecer e integrar a programação voltada para o designer de artesanato.
A participação do Sebrae-TO acontecerá, no dia 03, durante lançamento do livro Desenho de Fibra – Artesanato Têxtil no Brasil, da editora Senac. Na ocasião haverá uma palestra do designer Renato Imbroisi, que apresentará 30 projetos de sucesso do setor produtivo do artesanato no Brasil, entre eles o de maior sucesso, o Projeto Capim Dourado do Tocantins.
Na mesma data a diretora participará das discussões de um seminário que discutirá os caminhos do Artesanato Brasileiro. A participação do Sebrae-TO no evento oportunizará visibilidade e contatos comerciais para expansão do artesanato tocantinense.
Sobre o evento
A Sindi...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs00




Com cerca de nove mil inscritos, o Estado de Alagoas lidera o ranking de artesãos inseridos no Sistema de Cadastramento do Artesanato Brasileiro (Sicab). A lista segue com os Estados da Bahia e de Pernambuco, com 7.830 e 7.543 artesãos cadastrados, respectivamente. O cadastro é feito através do Programa do Artesanato Brasileiro em Alagoas (PAB - Alagoas), coordenado pela Secretaria do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande). Vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o PAB Alagoas desenvolve atividades para valorizar os artesãos do Estado, elevando seu nível cultural, profissional, social e econômico, por meio do estímulo e da preparação dos núcleos produtivos e seus integrantes para os mercados interno e externo. Para tirar a carteira e fazer parte do cadastro nacional, o artesão precisa apresentar à equipe técnica do PAB duas fotos 3x4, RG, CPF e comprovante de residência, além de preencher um ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs00




Nesta quinta e sexta-feira (4 e 5 de agosto), a Associação Brasileira de Agências de Viagem – ABAV Bahia promove a sua Feira de Turismo 2011. O evento acontece no Centro de Convenções, em Salvador, reunindo empresas e entidades do setor, operadoras, locadoras, rede hoteleira, companhias aéreas, empresas de transporte rodoviário e agências de viagem. As inscrições são gratuitas.
Parceiro da iniciativa, o Mauá conta com um stand exclusivo, onde serão expostas peças de artesanato de diversas cidades baianas, a exemplo de Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho, Saubara, Maragogipinho, Barra, Lençóis, Cachoeira, Itiúba e Inhambupe. Entre os produtos, a cerâmica decorativa e utilitária, orixás de metal, baianas de papel, bonecas de massa fria, esculturas de madeira, instrumentos musicais, artesanato indígena, utilidades do lar, cestaria, renda e bordado.
A programação inclui rodadas de negócios entre compradores e fornecedores do trade turísti...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs49




O Governo do Estado lança nesta quinta-feira (4) a nova Identidade Artesanal que, entre outros benefícios, vai facilitar a comercialização dos produtos artesanais e garantir a isenção de impostos dentro do Estado, de pessoa física para pessoa física. A novidade será apresentada pela Primeira Dama, Maria Célia Habib Moura Ferreira Gomes e o Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão, durante a abertura da 42a. Feirart, que acontece na Praça Luiza Távora - no período de 4 a 6 de agosto, a partir das 17 horas, reunindo uma média de 230 artesãos de Fortaleza e do Interior do Estado, nas mais diversas tipologias. 
Consolidada como a maior feira de artesanato do Ceará, a Feirart é uma excelente oportunidade de realização de negócios para os artesãos, individualmente ou em seus grupos produtivos. Além da exposição e venda do artesanato, oferece ao público uma programação cultural que inclui shows com grupos musicais,  ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs48




Transformar couro em bolsa, pastas, chaveiros, e outros objetos de materiais recicláveis em artefatos para uso, faz parte da rotina das mulheres que participam das oficinas de artesanato em Aquidauana, por meio do projeto Arte de Fazer e Reciclar, do Instituto Arara Azul.
As oficinas que oferecem oportunidade para as pessoas de diversas idades aprendem a reutilizar o couro, também proporciona para os participantes o descobrimento do dom artístico. Sandra Benites de Souza, ano passado participou de oficinas do projeto, hoje volta, e com uma gratificação e missão: como monitora. E ela sente orgulho por isso, “é bom a gente sempre ajudar as pessoas, é bom estar participando de novo e agora como monitora, eu gosto de fazer”.
O couro em especial chamou atenção de Suzana Ortiz, aluna da oficina. A artesã conta que ano passado foi à procura de curso em Campo Grande em uma instituição onde oferece qualificação profissional, mas não obteve sucesso, e agor...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs29




O artesanato ganha cada vez mais espaço em Araras. Nesta quarta (3) e quinta-feira (4), será realizada a 1ª Feira de Artesanato com Bambu no município.
O evento acontecerá na Praça Monsenhor Quércia (Calçadão), ao lado do Casarão, das 9h às 16h, e conta com o apoio da Secretaria de Ação Cultural e Cidadania.
No local, estarão em exposição e à venda várias peças de artesanato confeccionadas com bambu, como sofá, cabeceiras, mesas, cadeiras e bancos, além de porta-telefone, mesa de centro e peças decorativas. Todo o trabalho foi realizado pelo artesão João Ramos.
De acordo com o assessor de Projetos Culturais, Francisco Falavigna, o objetivo é divulgar essa nova tendência de artesanato que se torna cada vez mais popular entre decoradores e designers. “Com essa iniciativa também queremos valorizar o trabalho do artesão e a expectativa é que esse evento também faça parte do calendário cultural de Araras”, relatou.
Feira na P...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs27




Produto genuinamente produzido por artesãs locais de Divina Pastora, Sergipe se destaca como o único estado brasileiro que produz peças do bordado de Renda Irlandesa. O município aparece como principal território produtor da renda irlandesa, já que no local encontram-se os elementos que culminaram com a assimilação do ofício (vinculado originalmente à aristocracia) por mulheres humildes que reinventaram a técnica. Na metade do século 20, a confecção da renda surgia como uma alternativa de trabalho, e hoje essa tarefa ocupa mais de uma centena de artesãs, além de ser uma referência cultural. 
Desde que a renda Irlandesa, produzida em Divina Pastora, foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Sergipe vem se destacando com seu artesanato, principalmente nas feiras nacionais que o estado participa. Para o vice-prefeito do município Bruno Araújo, com o reconhecimento da renda irlandesa da região de Divina Pastora como Patri...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs26




(Inpi) para as panelas de barro fabricadas na região. Esse é o segundo artesanato brasileiro a receber a certificação do Inpi, órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
O primeiro pedido de indicação geográfica para artesanato nacional foi aprovado no último dia 12 pelo instituto. Ele deu indicação geográfica aos trabalhos manuais confeccionados em capim dourado na região do Jalapão, no Tocantins.
O reconhecimento para as panelas de barro de Goiabeiras, a exemplo do que ocorreu em relação ao capim dourado do Jalapão, é na categoria indicação de procedência (IP), que delimita uma área conhecida pela fabricação de certos produtos, mas sem relação direta com o meio.
A certificação definitiva será concedida à Associação das Paneleiras de Goiabeiras (APG) ao fim do prazo de 60 dias que a entidade terá para efetuar o pagamento de taxa fixada pelo Inpi.
“Com esse certificado, eles [a...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs35



01/08/2011 - Blusas de crochê


A moda artesanal evolui no mercado empreendedor de moda feminina. As blusas de crochê fazem a cabeça da mulher moderna que gosta de brincar com peças alternativas e práticas, que criam um look rústico e livre. Nem toda mulher sabe bordar, costurar, tricotar, mas se você é uma mulher moderna e independente, e vive entre o trabalho e o lar, mas ainda conserva alguns hábitos antigos como os bordados e o crochê, aproveite a moda e faça você mesma as suas blusas de crochê. Uma tendência da moda que cria o aspecto romântico e delicado da linha entrelaçada ponto a ponto.
A mulher futurista, mulher empreendedora, tem visão aprimorada, busca a agilidade e prontidão das atividades que precisa cumprir. Está atenta a cada detalhe do dia a dia e do que está acontecendo no mundo, para o dia desta mulher sofisticada, nada mais gratificante que no final do dia, chegar em casa e colocar uma roupa confortável e que faça lembrar os tempos de infância.
Você pode es...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs33




Com a meta de aumentar em pelo menos um dia a permanência do turista no Estado, que gasta neste período uma média de R$ 1 mil reais, o Ministério do Turismo realizou uma pesquisa inédita que diagnosticou a situação da produção artesanal no Rio Grande do Sul.
Os resultados foram apresentados nesta segunda-feira, dia 25, às 11h, no Hotel Everest (Rua Duque de Caxias, 1357), em Porto Alegre, no seminário Artesanato Gaúcho Associado ao Turismo: um novo cenário mercadológico, e ajudarão a direcionar uma série de ações para enriquecer e ampliar o turismo por meio da qualificação técnica, empreendedora e pessoal do artesão.
O estudo foi realizado pelo Itelap (Instituto Tecnológico Latino-Americano de Pesquisas e Desenvolvimento), entre fevereiro e junho de 2011, em 32 municípios de sete regiões turísticas (Grande Porto Alegre, Vales, Costa Doce, Rota das Terras, Pampa Gaúcho, Litoral Norte e Serra Gaúcha).
Ao todo, foram realizadas 1.100 ent...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs32




Além de ser considerado um belo trabalho os produtos artesanais vem sendo cada vez mais valorizados no comércio.
O artesanato vem ganhando cada vez mais espaço no mercado da moda, decoração, entre outros. Este trabalho manual muitas vezes é considerado artístico e encantam pela beleza e criatividade de cada artesão. Os materiais utilizados no artesanato é os mais diversos. Entre eles encontramos sementes, madeiras, tintas, panos, arames e muito mais. Cada peça demanda um trabalho único, daí podemos ver a riqueza de detalhes e sua beleza.
Para ensinar sobre artesanato o portal de cursos online Buzzero.com está disponibilizando cursos online de diversas especialidades. São os cursos Flores secas , Arte indiana , Decoupage em madeira , Borda de pano de prato em croche , Fabricação de velas decorativas, Arte em papel , Bonecas artesanais , Sabonetes artesanais , entre outros.
Os cursos online do Buzzero.com de artesanato são descomplicados e tem foco n...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs31




Promovida pelo Sebrae na Bahia, ação potencializa negócios dos trabalhadores
Salvador - O bordado em tecido e palha feito sob encomenda pela artesã Margarida Torres, da cidade Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano, foi o diferencial para que ela fechasse boas vendas durante a 4ª Rodada de Negócios do Setor de Artesanato da Bahia. O evento, promovido pelo Sebrae no estado, em parceria com o Instituto Mauá, vinculado à Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia, teve início na quarta-feira (27) e termina às 15h desta sexta-feira (29), no Hotel Golden Tulip, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador.
Margarida e a filha, Valéria Torres, possuem o atelier Armazém do Bordado, onde trabalham há mais de dez anos com o bordado beauvaire, mais conhecido como ponto de cadeia, em tecido e em palha da costa, mas não possuem uma loja para expor seus produtos. É a primeira vez que elas participam da rodada e logo no primeiro dia ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs28



Páginas 1 | 2 | Próxima
Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com