Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





No último dia 26, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) deferiu a Indicação Geográfica, na modalidade Indicação de Procedência, para a panela de barro de Goiabeiras.
A Indicação de Procedência "Goiabeiras" é a primeira Indicação Geográfica (IG) capixaba e a segunda brasileira na área do artesanato. A IG soma-se ao reconhecimento do ofício das paneleiras como primeiro patrimônio imaterial brasileiro, feito pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN).
O Sebrae apóia e orienta as Micro e Pequenas Empresas e Produtores Rurais na construção da documentação e formalização da solicitação de registro das Indicação Geográficas junto ao INPI, contribuindo para que seus produtos - resultantes de um saber único - sejam protegidos, reconhecidos e cada vez mais valorizados no mercado.
Panelas de Goiabeiras
As panelas de Goiabeiras são produzidas artesanalmente com a argila retirada do barreiro do Vale do Mulembá,...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs08




Pesquisa encomendada pelo Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) à Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que a Copa do Mundo de 2014 deve gerar 117 oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas que trabalham com artesanato, atividades artísticas, economia criativa e manifestações culturais, entre outras atividades. 
Pensando na preparação dos artesãos brasileiros à nova demanda que acompanhará a Copa, o Sebrae vai investir em capacitação e na criação de espaços exclusivos à venda de produtos nos dias de competição. A ideia é incluir esses profissionais na divisão dos R$ 180 bilhões que devem ser injetados na economia do país. 
saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs07




Brasília (27 de julho) - O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) organiza, neste mês, duas feiras regionais do setor em parceria com administrações estaduais.
Seridó
Em cooperação com a Coordenação Estadual do Artesanato do Rio Grande do Norte, o PAB promove a 28ª Feira de Artesanato do Seridó (RN), região que abrange 25 municípios do sertão nordestino. O evento começa hoje e se estende até domingo (31/7).
Na feira, artesãos irão expor produtos como cerâmicas, rendas, peças decorativas, bolsas e tapetes de palha de carnaúba, em uma área de 360 metros quadrados, locada pelo PAB. O evento acontece durante a festa de Santana de Caicó e abre espaço para a criatividade, o talento e a habilidade do artesanato nordestino.
Além da venda dos produtos, diversas atrações culturais serão apresentadas em palcos montados no espaço da feira.
Chapada de Guimarães
O Circuito do Artesanato Mato-grossense, organizado pela coordenação e...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs06




O Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de São Roque entregou na quarta-feira, 27, os certificados para os alunos que participaram da primeira turma de artesanato de 2011. O curso teve duração de seis meses e 15 alunos faziam parte da turma.
As aulas eram ministradas sempre às quartas-feiras nos períodos da manhã e tarde. Os alunos aprenderam técnicas de decoupage, texturização, arte francesa entre outras. “Nós usamos madeiras e todos os tipos de materiais recicláveis para aplicar as técnicas”, conta a professora da turma, Leila Carlassara.
Para o segundo semestre mais uma turma será aberta no período da manhã, os interessados devem procurar o FSS. O curso de artesanato faz parte dos programas de geração de renda propostos pela Prefeitura.
Entrega dos certificados
A última aula do curso de artesanato foi marcada pela entrega dos certificados com a participação da primeira dama e presidente do FSS Eunice Godinho e por palestras feita...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs05




O Centro de Ação Comunitária de Paulínia inaugurou na tarde desta última quinta-feira, 28, a loja de artesanato do Programa Espaço Ação & Arte. A nova loja, que fica à Rua Maria das Dores Leal de Queiróz, 750, dispõe de produtos de diversas técnicas artesanais como crochê, tricô, bordados em geral, pacthwortk, patch aplique, entre outros. Todos os produtos são confeccionados por uma equipe de voluntárias do Programa e sua renda é revertida para a manutenção e sustentabilidade dos projetos sociais da entidade.
Para a presidente do Centro de Ação Comunitária, Fernanda Maria Secomandi Aranha, “é um privilégio inaugurarmos esta loja, que representa mais um passo em busca da sustentabilidade de nossas ações”, disse. A coordenadora administrativa da entidade, Célia Muraoka, completou dizendo que espera a participação de toda a população. “Os produtos são maravilhosos feitos com muita dedicação. E cada produto comprado representa o a...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs03




A Assembléia Legislativa de Mato Grosso sedia, entre os dias 1º a 5 de agosto uma exposição de artes e produtos agroindustriais dos municípios pertencentes ao Pólo Regional de Cáceres: Reserva do Cabaçal, Mirassol D’Oeste e Curvelândia.
Os trabalhos, que ficarão expostos no saguão principal da Assembléia, são de autoria de artesãs da Associação de Mulheres Arte e Retalho, composta por mulheres trabalhadoras rurais, que trabalham na confecção de produtos em retalhos de tecido, destacando ícones regionais mato-grossenses como forma de valorizar a cultura local e regional. A exposição será direcionada a servidores e visitantes da Assembléia Legislativa, durante o horário comercial.
O artesanato tem se destacado como uma forma importante de geração de emprego e renda tanto no interior, como na capital do Estado. A produção artesanal também tem ganhado espaço em todo o mundo.
"Valorizar o artesanato regional é uma forma de valorizar Mat...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs02



Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com