Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





Reunião tratou também da importância do certificado de origem para os artesãos e a necessidade de capacitação
Na tarde dessa segunda-feira, 18, a equipe da Superintendência de Artesanato da Secretaria da Cultura (Secult), reuniu artesãos e representantes de associações do Tocantins, como a Associação de Artesãos de Palmas (Arpa), Associação dos Artesãos em Capim Dourado da Região do Jalapão (Areja) e dos municípios de Ponte Alta, Santa Tereza, São Félix, Lagoa da Confusão, entre outros, na sala Sinhozinho, do Espaço Cultural, para apresentar palestra sobre Plano de Negócios que tratou de temas como a área de atuação, definição do produto, identificação de público-alvo, a sustentabilidade de matérias-primas regionais, a necessidade de investimentos desde equipamentos à publicidade, custo de produção, entre outros, à viabilização de uma maior participação na Feira Literária Internacional do Tocantins (Flit) através do associativism...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs23




Panelas de barro de Goiabeiras podem receber selo de indicação geográfica aprovada pelo Inpi
Rio de Janeiro - As panelas de barros feitas pela Associação das Paneleiras de Goiabeiras (APG), no Espírito Santo, poderão receber a segunda certificação de indicação geográfica (IG) de um artesanato brasileiro, disse à Agência Brasil a coordenadora-geral substituta de Indicação Geográfica e Registros do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), Lúcia Regina Fernandes.
O primeiro pedido de indicação geográfica para artesanato nacional foi aprovado no último dia 12 pelo Inpi, contemplando os trabalhos artesanais em capim dourado na região do Jalapão, no Tocantins. O reconhecimento é na categoria indicação de procedência (IP), que delimita uma área conhecida pela fabricação de certos produtos, mas sem relação direta com o meio. O pedido de certificação foi apresentado ao Inpi, em 2009, pela Associação de Artesãos em Capim Dourado...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs52




“O Brasil não tem apagão de mão de obra para artesanato”, afirma a jornalista e consultora de Moda, Design e Imagem, Cristina Franco, ao ressaltar o potencial de geração de renda da atividade artesanal no Brasil. Até a próxima sexta-feira (15), ela coordena o processo de criação de uma coleção de joias e acessórios, que será lançada na Casa Cor Pará, em setembro. Do Workshop Moda, Design e Manualidades participam 25 profissionais vinculados ao Polo Joalheiro, entre designers, artesãos e produtores de joias. No desenvolvimento do trabalho Cristina conta com a parceria da artesã Mônica Carvalho.
A coleção será concebida a partir do conceito de manualidades, com peças produzidas manualmente, obedecendo a um alto padrão de qualidade na execução. Diferentemente do conceito artesanal, disse ela, esse produto não precisa dar continuidade a elementos culturais.
Segundo Cristina Franco, pioneira na cobertura de eventos de moda e comportamento na t...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs51




Embora o artesanato em capim dourado da região do Jalapão, no estado do Tocantins, seja o primeiro a receber a certificação de indicação geográfica do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), aprovada esta semana, o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) defende a necessidade de uma política pública que proteja a matéria-prima (capim dourado) com reforço da fiscalização.
O ISPN apoia o manejo do capim dourado junto com outras espécies vegetais, em parceria com a organização não governamental (ONG) Pesquisa e Conservação do Cerrado (Pequi), que se dedica à realização de pesquisas sobre a região, além de organizar e participar de movimentos pela conservação do bioma do Jalapão.
A assessora técnica do ISPN, Isabel Figueiredo, disse à Agência Brasil que apesar de existir uma portaria regional que dá as diretrizes para a colheita do capim dourado, a fiscalização ainda é deficiente. “A portaria já foi um avanço...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs50




Moradores e turistas têm mais um bom motivo para aproveitar o friozinho na serra fluminense, além de contemplar suas belezas naturais e saborear uma boa comida. O artesanato típico da Região Serrana poderá ser conferido de hoje até domingo durante o evento Artesanato da Serra, que acontecerá das 10h às 18h, no Parque de Exposições de Petrópolis, em Itaipava, com entrada gratuita.
Promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis), a iniciativa é mais uma das ações estratégicas realizadas desde janeiro pelo Governo do Estado, com objetivo de alavancar a economia da região, atingida por fortes chuvas em janeiro. A abertura oficial do evento será nesta sexta-feira, às 15h, com a presença da subsecretária estadual de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio, e de Maria Lúcia Pezão, esposa do vice-governador Luiz Fernando Pezão.
Além de 50 barracas para expositores, haverá oficinas d...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs48




Com apoio da Prefeitura de Campinas, a Associação dos Artesãos de Campinas realizará nos próximos dias 23 e 30 de julho, no Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, o Arraiá Sinhá Julina.
Interessados em montar barracas na feira de artesanato do Arraiá devem comparecer na entrada do Teatro Luiz Otávio Burnier, do Centro de Convivência, das 8h30 às 10h do próximo sábado, 16 de julho, trazendo GR, CPF, comprovante de residência e foto 2 x 2, além de pagar a taxa de R$ 40,00.
Há necessidade do interessado ser cadastrado na Sutaco – Superintendência do Artesão do Estado de São Paulo – mas a inscrição pode ser efetuada no mesmo local, com os documentos acima citados.
Heloísa Silveira, da Coordenadoria de Feiras de Artesanato da Prefeitura de Campinas, informou que serão aceitas inscrições para instalação de barracas de artesanato, antiguidades, artigos esotéricos e outras, menos aquelas ligadas à área de alimentação.
Além da fe...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs42




A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, irá viabilizar a criação da Feira Semanal de Artesanato. O projeto foi discutido no final da tarde desta terça-feira (12) entre o prefeito Tarcízio Pimenta, secretário Magno Felzemburg e integrantes da Associação de Artesãos Feirenses.
Para implantação da Feira de Artesanato, conforme o secretário Magno Felzemburg, será iniciado um estudo para identificação de área adequada. “Além de beneficiar os artesãos locais, que já representam o Município em feiras de outros estados e cidades, o projeto será mais um atrativo para o turista que visitar o município. O turista terá a opção de conhecer e adquirir produtos confeccionados e comercializados pelo artesão desta cidade”, informa Magno.
O prefeito Tarcízio Pimenta considera a iniciativa uma forma de impulsionar a cultura e comércio local. “Vamos criar a Feira de Artesanato, com espa...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs42




Governador Tarso Genro confirmou presença nas feiras para esta sexta-feira
Montagem dos estandes está em fase final
Quase tudo pronto. Faltam apenas dois dias para o início da 33ª Feira de Artesanato do Rio Grande (Fearg) e da 16ª Feira de Comércio, Indústria e Serviços (Fecis).
Os eventos, que têm início nesta quinta-feira, 21, estão com a estrutura praticamente pronta para abrigar as diversas atrações programadas para os 18 dias. Na tarde de hoje, 18, o governador do Estado, Tarso Genro, confirmou presença nas feiras.
Na próxima sexta-feira, 22, ele estará na região e deverá vir a Rio Grande para visitar a Fearg/Fecis, onde está previsto um pronunciamento às 20h. De acordo com a vice-presidente das feiras, Ivone da Rosa, nesta segunda-feira, ainda era finalizada a montagem do pavilhão do desenvolvimento, que abrigará as empresas do Polo Naval rio-grandino e o palco de shows.
Nos demais espaços, são realizados a limpeza e os acaba...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs40




Pelotas foi um dos 32 municípios do estado integrantes de uma pesquisa inédita idealizada pelo Ministério do Turismo que diagnosticou a situação da produção artesanal no Rio Grande do Sul e que ajudará a direcionar uma série de ações para enriquecer e ampliar o turismo no estado por meio da qualificação técnica, empreendedora e pessoal do artesão.
Os resultados do estudo serão apresentados nos dias 25, 26 e 27 de julho, no Hotel Everest, em Porto Alegre, durante o encontro Artesanato Gaúcho Associado ao Turismo: um novo cenário mercadológico.
Nestes dias, também haverá uma exposição gratuita e aberta ao público com mais de 200 peças de artesanato de todo o estado e irá trazer 64 artesãos para mais de 11 horas de oficinas e workshops que ensinarão, na prática, técnicas e ferramentas para organizar e capacitar o trabalho destes profissionais que hoje somam mais de 35 mil (artesãos ativos e cadastrados no Programa Gaúcho do ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs39



Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com