Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





No último dia 26, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) deferiu a Indicação Geográfica, na modalidade Indicação de Procedência, para a panela de barro de Goiabeiras.
A Indicação de Procedência "Goiabeiras" é a primeira Indicação Geográfica (IG) capixaba e a segunda brasileira na área do artesanato. A IG soma-se ao reconhecimento do ofício das paneleiras como primeiro patrimônio imaterial brasileiro, feito pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN).
O Sebrae apóia e orienta as Micro e Pequenas Empresas e Produtores Rurais na construção da documentação e formalização da solicitação de registro das Indicação Geográficas junto ao INPI, contribuindo para que seus produtos - resultantes de um saber único - sejam protegidos, reconhecidos e cada vez mais valorizados no mercado.
Panelas de Goiabeiras
As panelas de Goiabeiras são produzidas artesanalmente com a argila retirada do barreiro do Vale do Mulembá,...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs08




Pesquisa encomendada pelo Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) à Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que a Copa do Mundo de 2014 deve gerar 117 oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas que trabalham com artesanato, atividades artísticas, economia criativa e manifestações culturais, entre outras atividades. 
Pensando na preparação dos artesãos brasileiros à nova demanda que acompanhará a Copa, o Sebrae vai investir em capacitação e na criação de espaços exclusivos à venda de produtos nos dias de competição. A ideia é incluir esses profissionais na divisão dos R$ 180 bilhões que devem ser injetados na economia do país. 
saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs07




Brasília (27 de julho) - O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) organiza, neste mês, duas feiras regionais do setor em parceria com administrações estaduais.
Seridó
Em cooperação com a Coordenação Estadual do Artesanato do Rio Grande do Norte, o PAB promove a 28ª Feira de Artesanato do Seridó (RN), região que abrange 25 municípios do sertão nordestino. O evento começa hoje e se estende até domingo (31/7).
Na feira, artesãos irão expor produtos como cerâmicas, rendas, peças decorativas, bolsas e tapetes de palha de carnaúba, em uma área de 360 metros quadrados, locada pelo PAB. O evento acontece durante a festa de Santana de Caicó e abre espaço para a criatividade, o talento e a habilidade do artesanato nordestino.
Além da venda dos produtos, diversas atrações culturais serão apresentadas em palcos montados no espaço da feira.
Chapada de Guimarães
O Circuito do Artesanato Mato-grossense, organizado pela coordenação e...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs06




O Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de São Roque entregou na quarta-feira, 27, os certificados para os alunos que participaram da primeira turma de artesanato de 2011. O curso teve duração de seis meses e 15 alunos faziam parte da turma.
As aulas eram ministradas sempre às quartas-feiras nos períodos da manhã e tarde. Os alunos aprenderam técnicas de decoupage, texturização, arte francesa entre outras. “Nós usamos madeiras e todos os tipos de materiais recicláveis para aplicar as técnicas”, conta a professora da turma, Leila Carlassara.
Para o segundo semestre mais uma turma será aberta no período da manhã, os interessados devem procurar o FSS. O curso de artesanato faz parte dos programas de geração de renda propostos pela Prefeitura.
Entrega dos certificados
A última aula do curso de artesanato foi marcada pela entrega dos certificados com a participação da primeira dama e presidente do FSS Eunice Godinho e por palestras feita...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs05




O Centro de Ação Comunitária de Paulínia inaugurou na tarde desta última quinta-feira, 28, a loja de artesanato do Programa Espaço Ação & Arte. A nova loja, que fica à Rua Maria das Dores Leal de Queiróz, 750, dispõe de produtos de diversas técnicas artesanais como crochê, tricô, bordados em geral, pacthwortk, patch aplique, entre outros. Todos os produtos são confeccionados por uma equipe de voluntárias do Programa e sua renda é revertida para a manutenção e sustentabilidade dos projetos sociais da entidade.
Para a presidente do Centro de Ação Comunitária, Fernanda Maria Secomandi Aranha, “é um privilégio inaugurarmos esta loja, que representa mais um passo em busca da sustentabilidade de nossas ações”, disse. A coordenadora administrativa da entidade, Célia Muraoka, completou dizendo que espera a participação de toda a população. “Os produtos são maravilhosos feitos com muita dedicação. E cada produto comprado representa o a...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs03




A Assembléia Legislativa de Mato Grosso sedia, entre os dias 1º a 5 de agosto uma exposição de artes e produtos agroindustriais dos municípios pertencentes ao Pólo Regional de Cáceres: Reserva do Cabaçal, Mirassol D’Oeste e Curvelândia.
Os trabalhos, que ficarão expostos no saguão principal da Assembléia, são de autoria de artesãs da Associação de Mulheres Arte e Retalho, composta por mulheres trabalhadoras rurais, que trabalham na confecção de produtos em retalhos de tecido, destacando ícones regionais mato-grossenses como forma de valorizar a cultura local e regional. A exposição será direcionada a servidores e visitantes da Assembléia Legislativa, durante o horário comercial.
O artesanato tem se destacado como uma forma importante de geração de emprego e renda tanto no interior, como na capital do Estado. A produção artesanal também tem ganhado espaço em todo o mundo.
"Valorizar o artesanato regional é uma forma de valorizar Mat...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs02




Além de ampliar a receita das micro e pequenas empresas, a ideia "é ter empresas mais competitivas no estado”, disse o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto
Cleonildo Mello
Natal - O empreendedor que pretende montar um pequeno negócio ou mesmo mudar o foco de atuação de sua empresa, com vistas ao Campeonato Mundial de 2014, tem mais chances de ter um bom faturamento se apostar em atividades ligadas ao comércio, turismo, artesanato e construção civil. Esses são os segmentos que apresentam as maiores oportunidades de negócios no Rio Grande do Norte. A indicação vem do estudo Mapa de Oportunidades para as micro e pequenas empresas nas cidades-sede, levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) a pedido do Sebrae.
E o papel da instituição será decisivo para que as possibilidades virem negócios sólidos. A instituição oferecerá capacitação, por meio de projetos focados nas oportunidades identificadas. De acordo com o direto...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs03




A secretária de Turismo, Abgail Pereira, participou, na manhã desta segunda-feira (25), da abertura do seminário Artesanato Gaúcho Associado ao Turismo: Um novo cenário mercadológico, no Hotel Everest, em Porto Alegre. O evento ocorre até o dia 27 (quarta-feira), com a realização de debates e oficinas sobre o setor.
De acordo com Abgail, o artesanato e o turismo do Rio Grande do Sul estão vivendo um novo momento, que acompanha as mudanças econômicas e políticas pelas quais o Estado também está passando. "As coisas não acontecem isoladas na vida. Nesta nova etapa há uma outra concepção para o turismo e para as atividades que se juntam a ele, como a produção associada. Temos de trabalhar os dois em conjunto, agregar valores para que sejam reconhecidos por quem vem ao Estado e compra nossos produtos."
Para a se...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs02




Com a meta de aumentar em pelo menos um dia a permanência do turista no estado, que gasta neste período uma média de R$ 1 mil reais, o Ministério do Turismo realizou uma pesquisa inédita que diagnosticou a situação da produção artesanal no Rio Grande do Sul. Os resultados foram apresentados nesta segunda-feira (25), às 9h, no Hotel Everest, em Porto Alegre, no seminário Artesanato Gaúcho Associado ao Turismo: um novo cenário mercadológico.
O estudo foi realizado pelo Itelap (Instituto Tecnológico Latino-americano de Pesquisas e Desenvolvimento), entre fevereiro e junho de 2011, em 32 municípios de sete regiões turísticas.
O seminário ocorre também na terça e quarta-feira, entre 9h e 18h, e será composto por 11 horas de oficinas de capacitação profissional para 64 artesãos de sete regiões do estado e uma exposição gratuita e aberta ao público com mais de 200 peças de artesanato. Atualmente, são mais de 35 mil artesãos ativos e cadast...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs01




Iniciativa pioneira é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) e o centro comercial, que cedeu um espaço para que os artesãos comercializem a produção até final de agosto
Quem visita o Shopping Riomar, em Aracaju, tem a oportunidade de conhecer o artesanato sergipano e adquirir peças de diversificadas tipologias que encantam pela beleza e qualidade. A iniciativa pioneira é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) e o centro comercial, que cedeu um espaço para que os artesãos comercializem a produção até final de agosto.
O gestor da Setrab, Marcelo Freitas, destaca a iniciativa como uma oportunidade de gerar renda para os profissionais da área e valorizar o artesanato como um meio de inserção no mundo do trabalho. “Buscamos fortalecer a ‘sergipanidade’ presente nessa tradicional manifestação popular, com uma qualidade que atenda às exigências do mercado, e abrir novos caminhos para ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs59




Uma parceria entre a Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Agricultura, e o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – da Federação de Agricultura do Estado de São Paulo, realiza entre os dias 1 a 3 de agosto, das 8h às 17h, o curso gratuito de Artesanato em Fibras Vegetais – Palha de Milho. 
O curso será realizado na Secretaria (Rua Marechal Eduardo Sócrates, 254 – Vl. Dr. Rosalvo) para produtores rurais, trabalhadores, familiares e artesãos de Caçapava. O objetivo é a produção de peças artesanais utilitárias e decorativas com palha de milho. 
Os interessados devem ser maiores de 18 anos. As inscrições são feitas na Secretaria. Mais informações pelo telefone 3655-6190.
Fonte: VNEWS


Postado por: BRartesanato às 16hs58




Projeto deve iniciar com as colônias de pescadores da região norte do Estado
As representantes das Secretarias de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq), Nadja Baia e do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande), Vânia Amorim, se reuniram nesta quarta-feira (27) para trocarem informações sobre o potencial artesanal e econômico de Alagoas. A ideia é realizar um estudo preliminar para trabalhar com os artesãos do Estado. O projeto deve iniciar na região norte, principalmente com as colônias de pescadores daquele local.
De acordo com a superintendente de pesca da Sepaq, Nadja Baia, o Estado deve viabilizar outras formas de gerar renda para esses municípios, além da pesca. “O Secretário Regis Cavalcante e toda a nossa equipe vem formatando um projeto para integrar as famílias dos pescadores em torno de outra renda, como as várias formas de artesanato as quais os artesãos fazem com a matéria- prima vinda do pescado, do mar e do litoral como um ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs55




Variedade de produtos atrai quem passeia pela feira e aumenta vendas dos expositores
Bonecos em tamanho real, biojoias, confecções, cosméticos e artefatos em látex chamam a atenção de quem passa pelo estande do artesanato acreano, montado pelo governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, e pelo Sebrae.
Artesãos de Rio Branco e de todos os municípios do Estado estão presentes no estande. São mais de 130 empreendimentos que trazem uma infinidade de objetos para todos os gostos. A organização, ideias criativas e ergonomia do espaço, contou com o profissionalismo da Primeira Dama, Marlúcia Cândida, que proporcionou um ambiente com fluidez e confortável para quem visita o local.
Segundo Aldemar Maciel, coordenador do setor de artesanato do Sebrae, todos estes fatores ajudaram a aumentar o fluxo de pessoas e com isso aumentar as vendas.Também estão à frente da organização do espaço, Simone Nascimento da Secretaria de Turismo e Lazer, Carlo...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs54




Retomada das atividades no local faz parte de processo de revitalização da região. Há cerca de cinco anos, área contava com mais de cem artesãos expondo regularmente seus trabalhos
A revitalização da feira de artesanato na Praça do Rink, no Centro de Niterói, está sendo incentivada pela Secretaria Municipal de Urbanismo, em parceria com o Espaço do Artesão, local situado também no Centro, onde os profissionais cadastrados pela Prefeitura podem divulgar seus trabalhos e participar de diversas atividades, como oficinas, workshops, e cursos.
De acordo com a coordenadora do Espaço do Artesão e das feiras de artesanato de Niterói, Malu Tavares, a retomada da feira da Praça do Rink, hoje com 11 barracas, faz parte de um processo de revitalização do Centro. Há cerca de cinco anos o local contava com mais de cem artesãos expondo seus trabalhos.
“A Praça do Rink, local onde foi implantada a primeira feira de artesanato da cidade, ficou abandonada por...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs10




Quem visita a 33ª Fearg e a 16ª Fecis pode aproveitar o passeio para aprender. A agência da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e do Serviço Nacional de Empregos (Sine) do Rio Grande, juntamente com a Associação das Micro, Pequenas e Médias Empresas do Rio Grande, está oferecendo oficinas de artesanato. A atividade acontece no Centro de Desenvolvimento do Artesão, localizado no Pavilhão da Fearg.
Para participar das oficinas, que possuem duas horas de duração, basta se inscrever e realizar a doação de um quilo de alimento não-perecível, que será repassado para instituições de caridade. Ainda no Centro de Desenvolvimento do Artesão, estão sendo prestadas informações sobre os programas e os serviços da FGTAS, órgão vinculado à Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS). Também está sendo realizada a revalidação da Carteira do Artesão, bem como o cadastro de novos artesãos, além do carimbo da Nota Fiscal d...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs09




Entre as atrações do 12° Festival de Inverno de Bonito, quem gosta de trabalhos artesanais vai poder participar da oficina de Artesanato de Customização, que será realizada nos dias 28, 29 e30 de julho.
O propósito é estimular e direcionar o olhar dos participantes para dentro do festival buscando na cultura, nas expressões artísticas, na natureza e na iconografia (descrição de imagem) local, descobrir as bases para criação e definição das peças.
Utilizando a metodologia do design, esta atitude pode ajudar a revelar a riqueza criativa de cada um dos participantes, inspirando e sendo referência para futuros trabalhos. 
A oficina será realizada durante três dias. A cada dia as atividades terão temas diferentes. Nos dias 28, será Customização de Camisetas; 29, Customização de sacolas de Compras – Eco Bags, e no dia 30, Customização de Moleskini – Caderninho de Anotações.
Serviço:
Oficina de Artesanato de Customiza...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs08




Mostra fica aberta para visitação de 25 a 27 de julhoMais de 200 peças artísticas de 32 municípios gaúchos serão expostas em uma atividade gratuita e aberta ao público. Nos dias 25, 26 e 27 de julho, no Hotel Everest, em Porto Alegre, será realizada a exposição Artesanato Gaúcho Associado ao Turismo: um novo cenário mercadológico. Com visitação das 9h às 18h, o público pode conferir o trabalho de diversos grupos de artesãos, entre eles, as redeiras de Pelotas, grupo de mulheres que recicla escamas e couro de peixe e redes de pesca para criar novidades como bio joias, bolsas e carteiras, e objetos de cerâmica produzidos em Santo Antônio da Patrulha.Fonte: Guia da Semana


Postado por: BRartesanato às 18hs07




O Casa Piauí Design é um projeto que alia conceitos de arquitetura com artesanato
 
O Programa de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Prodart) oferece uma ótima oportunidade para que turistas e população em geral conheçam de perto o artesanato piauiense. Até o final do mês de julho, como parte da edição 2011 do Casa Piauí Design, o programa mantém um espaço no Teresina Shopping para comercialização de peças artesanais.

Trançados, peças em argila, madeira, bordados, bijuterias e tecelagem são alguns dos produtos disponíveis para comercialização na loja, que abre diariamente seguindo o horário comercial do shopping, de 10h às 22h, de segunda a sábado. No domingo, a loja também estará aberta a partir das 14 horas. “Convido a todos a visitarem nosso espaço e conferir a beleza do artesanato piauiense através de peças especialmente selecionadas para o evento. Dois técnicos d...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs35




Queremos país pujante, com espaço para grandes, médios e pequenos, diz ministro; acordos foram assinados com Correios, Sebrae, CNM e INPI, entre outros
Do G1
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, assinou nesta quinta-feira (21), durante a 19º Reunião Plenária do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, sete acordos de cooperação técnica com órgãos parceiros das micro e pequenas empresas (MPEs).
Esses acordos, segundo o Ministério do Desensolvimento, buscam "facilitar o empreendedorismo no Brasil nas áreas de simplificação e desburocratização, fomento e crédito, capacitação, inovação e outros fatores de competitividade para o setor". "Queremos um país pujante, com espaço para grandes, médios e pequenos empresários", afirmou o ministro Pimentel.

SERVIÇOS POSTAIS
O Ministério das Comunicações, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBC) e o Ministé...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs37




Nossa Oportunidade”. Este é o nome do programa que o Governo do Tocantins está desenvolvendo através do Instituto Divino Espírito Santo - Prodivino/Banco da Gente e beneficiará 50 mil pessoas em todo o Estado. Profissionais como carpinteiros, pintores, pedreiros, encanadores, chacareiros, horticultores, vendedores de picolés, de pipocas, salgados, doces, produtores de artesanato e tantos outros profissionais, com renda de até um salário mínimo, podem ter acesso a empréstimo de até R$ 1 mil.

Em Palmas, as atividades já começaram nesta quinta-feira, 21, e mil cadastros foram realizados no primeiro dia. Dos 50 mil empréstimos, 10 mil serão para a Capital, e para ter acesso a população deve se cadastrar até o final do ano, na sede do Prodivino, na Avenida Theotônio Segurado, e em locais estratégicos que devem ser divulgados pelo órgão até a próxima terça-feira, 26. Nas demais cidades do Tocantins as atividades começam a partir da próxima se...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs34




Os visitantes que passarem pela orla poderão conferir peças artesanais e ainda aprender técnicas de confecção de peça.
A programação para as férias no litoral do Piauí ganha, nesta sexta-feira (22), uma nova atração. O Programa de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Prodart) realiza, a partir das 19 horas, o lançamento do Arte Praia, na orla da praia de Atalaia.
Até o dia 30 de julho, os visitantes que passarem pela orla poderão conferir peças artesanais em madeira, bordados, bijuterias, tecelagem e trançados. Além da exposição e comercialização do artesanato, os interessados terão a oportunidade de aprender a técnica da confecção de peças em argila e da pintura em tecido, através de oficinas diárias com artesãos locais. 
“As férias no litoral prometem movimentar a cidade de Luís Correia, daí a ideia do Prodart de entrar em contato com os artesãos locais e de Parnaíba, oferecendo apoio logístico, como transporte das peças...

saiba mais

Postado por: às 17hs32




O artesanato é uma das mais expressivas manifestações da “arte popular” brasileira, que propicia fonte de resgate de valores, saberes e fazeres populares, cujo significado agrega renda aos povos envolvidos. Assim, o artesanato se destaca como atividade econômica de reconhecido valor cultural, com características de transmitir ao produto artesanal um estilo de arte, com traços da identidade de um povo. 

Minas Gerais se apresenta como um dos principais berços da diversidade artesanal, dado à variedade da matéria-prima, serventia do artesanato, opulência e originalidade das obras. Assim, a economia criativa vem merecendo destaque nas políticas públicas e na geração de trabalho e renda para as comunidades locais. Este segmento, criativo, apresenta importância crucial na economia mineira, alcançando todas as regiões do Estado.

Contudo, é preciso salvaguardar os produtos artesanais extraordinários e propiciar autoconfiança aos artesãos ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs02




Trabalhos com fibras de algodão, rendas, além de diversas especiarias do artesanato cearense se tranformam em peças que vão parar em vários destinos do mundo. Em Fortaleza, estas peças de artesanato seguem em exposição para comercialização no shopping Iguatemi até o próximo sábado (24). O artesanato em exposição é produzido por um grupo de artesãos fornecedores da Central Cearense de Artesanato (CEART).  A ação é uma iniciativa da Governo do Estado, através da Secretraia do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), com a administração do shopping. O objetivo é incrementar as vendas além de dar oportunidades de divulgação da produção artesanal do Estado.
Da exposição, estão participando artesãos de entidades tanto da Capital quanto do Interior. São elas: Associação de Produção Artesanal do Jabuti, no Euzébio, com a produção de 44 artesãos, na tipologia Fios e Tecidos representados pela Sra. Raimunda Bubinete do Nascimento; A...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs47




Feincartes está no Pavilhão de Exposições de Carapina e vai até dia 24.
São 104 estandes com objetos de decoração, acessórios e confecções.
A  Feira Internacional de Artesanato e Decoração Artesanal (Feincartes) está na Serra e vai até o dia 24 no Pavilhão de Exposições de Carapina. A Feira já está em sua sétima edição e reúne mais de 30 países. Mais de 70 expositores nacionais também participam do evento.
São 104 estandes com diversas novidades em objetos de decoração, acessórios, confecções, salgados e doces. A expectativa da organização é que a Feincartes receba mais de 50 mil pessoas.
Estão participando expositores dos seguintes países: África do Sul, Bolívia, Brasil, Congo, Egito, Equador, Gana, Grécia, Índia, Indonésia, Líbano, Marrocos, Paquistão, Peru, Portugal, Quênia, República Tcheca, Rússia, Senegal e Turquia. Alguns estados do Brasil também participam: Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Espírito S...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs46




Começam, nesta quinta-feira, 21, a 33ª Feira de Artesanato do Rio Grande (Fearg) e a 16ª Feira de Comércio, Indústria e Serviços (Fecis). A partir das 16h, os portões que dão acesso aos eventos estarão abertos ao público no Centro Municipal de Eventos. Com o tema Olé!, os eventos destacam, este ano, a etnia espanhola, apresentando a cultura de um dos principais povos colonizadores do Rio Grande. Com mais de 450 expositores, as feiras pretendem atrair um público superior a 180 mil pessoas e movimentar mais de R$ 8,5 milhões em negócios, durante seus 18 dias de realização.Depois da estrutura montada, nesta quarta-feira, 20, o dia foi de chegada de expositores que fizeram a organização dos estandes e os últimos ajustes. No espaço da Fearg, a artesã Claudia Maria Brum João, que trabalha com artigos em cerâmica, madeira, telas e tricô, iniciou cedo a montagem do seu espaço, em que precisou colocar uma cobertura, já que, neste ano, os estandes não são ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs44




Projeto dá um salto na produção artesanal e tem revelado a expressão da cultura e da riqueza do estado. A mostra vai até o dia 30 deste, na Praça de Eventos do Teresina Shopping
Antônia Pessoa
Teresina - Cerâmicas, cestaria, trançados, peças em madeira, tecelagem, bordados e rendas. Essas são algumas das tipologias artesanais encontradas na Casa Piauí Design 2011. A mostra foi aberta na noite desta segunda (18), com a presença de autoridades, diretores do Sebrae de vários estados do Nordeste, imprensa e convidados, e funcionará até o dia 30 de julho, na Praça de Eventos do Teresina Shopping, no horário de 10h às 22h.
“É uma satisfação imensa para nós que fazemos o Sebrae no Piauí abrir mais uma edição desse grandioso evento, que este ano completa nove anos. A Casa Piauí tem um papel relevante para o artesanato piauiense. Por meio desse projeto, a produção artesanal do estado deu um salto de qualidade considerável. O valor agregado...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs50




O que começou como uma simples feira de artesanato e pequenos negócios, na Praça do Bosque, em Sobral, transformou-se na mais tradicional feira de negócios da Região Norte do Ceará, a Feira de Negócios do Vale do Acaraú – Fenaiva. 
O evento, que está comemorando 25 anos, será realizado de 21 a 23 de julho, no Centro de Convenções de Sobral. A expectativa do Sebrae é que a feira receba mais de 20 mil pessoas e movimente cerca de R$ 2.500 milhões.
O público pode conferir 200 expositores de produtos dos segmentos de comércio, indústria, prestação de serviços e artesanato.
Divulgação
A feira também é um excelente veículo de divulgação para empresas com interesse em negócios na Zona Norte do Ceará, que representa um mercado consumidor de aproximadamente 1 milhão de pessoas. Empresas da própria região, de Fortaleza e de outros estados do Nordeste divulgam seus produtos e serviços no evento.
Moda
 A feira conta aind...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs49




Feart reunirá o melhor do artesanato do Piauí no litoral.
A 3ª edição da Feira de Artesanato do Litoral, Feart, tem início hoje (20) em Luís Correia,  338 quilômetros ao norte de Teresina. O evento seguirá até domingo (24) na Praça Núbia Suely, com expositores do Piauí (Teresina, Campo Maior, Pedro II, Buriti dos Lopes, Parnaíba e Luís Correia), Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia. O horário de funcionamento será de 17h00 às 23h00.
A Feart, que conta quarenta estandes, vai movimentar o litoral piauiense no período de férias, oferecendo uma opção a mais de lazer para os turistas que visitam a região.
Serão apresentadas peças dos segmentos de bordados, cestaria e trançado, madeira, cerâmica e bijuterias. A programação da feira inclui ainda apresentação de grupos culturais, folclóricos e musicais com artistas da terra.
A gestora do Projeto de Artesanato do Norte Piauiense, Lúcia Carneiro, afirma que a expectativa para...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs48




Reunião tratou também da importância do certificado de origem para os artesãos e a necessidade de capacitação
Na tarde dessa segunda-feira, 18, a equipe da Superintendência de Artesanato da Secretaria da Cultura (Secult), reuniu artesãos e representantes de associações do Tocantins, como a Associação de Artesãos de Palmas (Arpa), Associação dos Artesãos em Capim Dourado da Região do Jalapão (Areja) e dos municípios de Ponte Alta, Santa Tereza, São Félix, Lagoa da Confusão, entre outros, na sala Sinhozinho, do Espaço Cultural, para apresentar palestra sobre Plano de Negócios que tratou de temas como a área de atuação, definição do produto, identificação de público-alvo, a sustentabilidade de matérias-primas regionais, a necessidade de investimentos desde equipamentos à publicidade, custo de produção, entre outros, à viabilização de uma maior participação na Feira Literária Internacional do Tocantins (Flit) através do associativism...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs23




Panelas de barro de Goiabeiras podem receber selo de indicação geográfica aprovada pelo Inpi
Rio de Janeiro - As panelas de barros feitas pela Associação das Paneleiras de Goiabeiras (APG), no Espírito Santo, poderão receber a segunda certificação de indicação geográfica (IG) de um artesanato brasileiro, disse à Agência Brasil a coordenadora-geral substituta de Indicação Geográfica e Registros do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), Lúcia Regina Fernandes.
O primeiro pedido de indicação geográfica para artesanato nacional foi aprovado no último dia 12 pelo Inpi, contemplando os trabalhos artesanais em capim dourado na região do Jalapão, no Tocantins. O reconhecimento é na categoria indicação de procedência (IP), que delimita uma área conhecida pela fabricação de certos produtos, mas sem relação direta com o meio. O pedido de certificação foi apresentado ao Inpi, em 2009, pela Associação de Artesãos em Capim Dourado...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs52




“O Brasil não tem apagão de mão de obra para artesanato”, afirma a jornalista e consultora de Moda, Design e Imagem, Cristina Franco, ao ressaltar o potencial de geração de renda da atividade artesanal no Brasil. Até a próxima sexta-feira (15), ela coordena o processo de criação de uma coleção de joias e acessórios, que será lançada na Casa Cor Pará, em setembro. Do Workshop Moda, Design e Manualidades participam 25 profissionais vinculados ao Polo Joalheiro, entre designers, artesãos e produtores de joias. No desenvolvimento do trabalho Cristina conta com a parceria da artesã Mônica Carvalho.
A coleção será concebida a partir do conceito de manualidades, com peças produzidas manualmente, obedecendo a um alto padrão de qualidade na execução. Diferentemente do conceito artesanal, disse ela, esse produto não precisa dar continuidade a elementos culturais.
Segundo Cristina Franco, pioneira na cobertura de eventos de moda e comportamento na t...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs51




Embora o artesanato em capim dourado da região do Jalapão, no estado do Tocantins, seja o primeiro a receber a certificação de indicação geográfica do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), aprovada esta semana, o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) defende a necessidade de uma política pública que proteja a matéria-prima (capim dourado) com reforço da fiscalização.
O ISPN apoia o manejo do capim dourado junto com outras espécies vegetais, em parceria com a organização não governamental (ONG) Pesquisa e Conservação do Cerrado (Pequi), que se dedica à realização de pesquisas sobre a região, além de organizar e participar de movimentos pela conservação do bioma do Jalapão.
A assessora técnica do ISPN, Isabel Figueiredo, disse à Agência Brasil que apesar de existir uma portaria regional que dá as diretrizes para a colheita do capim dourado, a fiscalização ainda é deficiente. “A portaria já foi um avanço...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs50




Moradores e turistas têm mais um bom motivo para aproveitar o friozinho na serra fluminense, além de contemplar suas belezas naturais e saborear uma boa comida. O artesanato típico da Região Serrana poderá ser conferido de hoje até domingo durante o evento Artesanato da Serra, que acontecerá das 10h às 18h, no Parque de Exposições de Petrópolis, em Itaipava, com entrada gratuita.
Promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis), a iniciativa é mais uma das ações estratégicas realizadas desde janeiro pelo Governo do Estado, com objetivo de alavancar a economia da região, atingida por fortes chuvas em janeiro. A abertura oficial do evento será nesta sexta-feira, às 15h, com a presença da subsecretária estadual de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio, e de Maria Lúcia Pezão, esposa do vice-governador Luiz Fernando Pezão.
Além de 50 barracas para expositores, haverá oficinas d...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs48




Com apoio da Prefeitura de Campinas, a Associação dos Artesãos de Campinas realizará nos próximos dias 23 e 30 de julho, no Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, o Arraiá Sinhá Julina.
Interessados em montar barracas na feira de artesanato do Arraiá devem comparecer na entrada do Teatro Luiz Otávio Burnier, do Centro de Convivência, das 8h30 às 10h do próximo sábado, 16 de julho, trazendo GR, CPF, comprovante de residência e foto 2 x 2, além de pagar a taxa de R$ 40,00.
Há necessidade do interessado ser cadastrado na Sutaco – Superintendência do Artesão do Estado de São Paulo – mas a inscrição pode ser efetuada no mesmo local, com os documentos acima citados.
Heloísa Silveira, da Coordenadoria de Feiras de Artesanato da Prefeitura de Campinas, informou que serão aceitas inscrições para instalação de barracas de artesanato, antiguidades, artigos esotéricos e outras, menos aquelas ligadas à área de alimentação.
Além da fe...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs42




A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, irá viabilizar a criação da Feira Semanal de Artesanato. O projeto foi discutido no final da tarde desta terça-feira (12) entre o prefeito Tarcízio Pimenta, secretário Magno Felzemburg e integrantes da Associação de Artesãos Feirenses.
Para implantação da Feira de Artesanato, conforme o secretário Magno Felzemburg, será iniciado um estudo para identificação de área adequada. “Além de beneficiar os artesãos locais, que já representam o Município em feiras de outros estados e cidades, o projeto será mais um atrativo para o turista que visitar o município. O turista terá a opção de conhecer e adquirir produtos confeccionados e comercializados pelo artesão desta cidade”, informa Magno.
O prefeito Tarcízio Pimenta considera a iniciativa uma forma de impulsionar a cultura e comércio local. “Vamos criar a Feira de Artesanato, com espa...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs42




Governador Tarso Genro confirmou presença nas feiras para esta sexta-feira
Montagem dos estandes está em fase final
Quase tudo pronto. Faltam apenas dois dias para o início da 33ª Feira de Artesanato do Rio Grande (Fearg) e da 16ª Feira de Comércio, Indústria e Serviços (Fecis).
Os eventos, que têm início nesta quinta-feira, 21, estão com a estrutura praticamente pronta para abrigar as diversas atrações programadas para os 18 dias. Na tarde de hoje, 18, o governador do Estado, Tarso Genro, confirmou presença nas feiras.
Na próxima sexta-feira, 22, ele estará na região e deverá vir a Rio Grande para visitar a Fearg/Fecis, onde está previsto um pronunciamento às 20h. De acordo com a vice-presidente das feiras, Ivone da Rosa, nesta segunda-feira, ainda era finalizada a montagem do pavilhão do desenvolvimento, que abrigará as empresas do Polo Naval rio-grandino e o palco de shows.
Nos demais espaços, são realizados a limpeza e os acaba...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs40




Pelotas foi um dos 32 municípios do estado integrantes de uma pesquisa inédita idealizada pelo Ministério do Turismo que diagnosticou a situação da produção artesanal no Rio Grande do Sul e que ajudará a direcionar uma série de ações para enriquecer e ampliar o turismo no estado por meio da qualificação técnica, empreendedora e pessoal do artesão.
Os resultados do estudo serão apresentados nos dias 25, 26 e 27 de julho, no Hotel Everest, em Porto Alegre, durante o encontro Artesanato Gaúcho Associado ao Turismo: um novo cenário mercadológico.
Nestes dias, também haverá uma exposição gratuita e aberta ao público com mais de 200 peças de artesanato de todo o estado e irá trazer 64 artesãos para mais de 11 horas de oficinas e workshops que ensinarão, na prática, técnicas e ferramentas para organizar e capacitar o trabalho destes profissionais que hoje somam mais de 35 mil (artesãos ativos e cadastrados no Programa Gaúcho do ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs39




O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) aprovou nesta terça-feira (12) o primeiro pedido de indicação geográfica (IG) de artesanato brasileiro, referente a trabalhos manuais confeccionados em capim dourado na região do Jalapão, no Tocantins.
O reconhecimento é na categoria indicação de procedência (IP), que delimita uma área conhecida pela fabricação de certos produtos, mas sem relação direta com o meio.
A coordenadora-geral substituta de Indicação Geográfica e Registros do Inpi, Lúcia Regina Fernandes, disse que esse foi também o primeiro pedido aprovado no Centro-Oeste do país. O pedido de certificação do artesanato local foi apresentado ao instituto, em 2009, pela Associação de Artesãos em Capim Dourado da Região do Jalapão (Areja).
São concedidas normalmente pelo Inpi duas espécies de indicação geográfica: indicação de procedência e denominação de origem (DO). Lúcia Fernandes declarou ainda que até o momen...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs39




Conforme adiantado pelo presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Jorge Ávila, em sua visita ao Jalapão, promovida pela Secretaria da Cultura ainda em junho, o INPI divulgou nesta terça-feira, dia 12 de julho o deferimento da Indicação Geográfica, na modalidade Indicação de Procedência, para o artesanato de capim dourado do Jalapão (TO). Agora o Tocantins passa a ser o portador da primeira Indicação Geográfica já concedida pelo INPI na modalidade de produto artesanal do país e o décimo do Brasil em outras modalidades.
Logo que assumiu a pasta, Kátia Rocha soube que o processo do pedido de indicação geográfica da região do Jalapão, realizado pela Associação dos Artesãos em Capim Dourado da Região do Jalapão (Areja), junto ao INPI, poderia ser arquivado. Por isso, delegou equipe técnica para acompanhar os procedimentos necessários e promoveu o encontro do presidente do INPI com os artesãos em Mateiros no início d...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs38




No primeiro dia do evento foram negociados mais de dez mil reais em produtos
Artesanato indígena, colares, jogos de mesa, bolsas, biojóias e produtos de decoração são destaque na sexta edição do Salão do Turismo em São Paulo. Um grande número de pessoas visitou o estande do artesanato acreano. O fluxo de pessoas foi intenso no começo ao fim do primeiro dia, que somou mais de dez mil reais em vendas ao final das atividades. “Conseguimos aproximadamente 3 mil reais em uma só venda em produtos de artesanato de decoração” afirmou Carlos Taborga da cooperativa Cooesa.
A vinda do artesanato acreano para o 6º Salão do Turismo foi possível graças ao esforço do Governo do Estado do Acre, através da Secretaria de Turismo, que viabilizou a vinda dos representantes das cooperativas de artesanato Paiol, Cooesa e Buriti da Amazônia. Dessa forma, os produtos de artesanato da região ganham maior visibilidade, e crescem de maneira exponencial através das ro...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs37




Moradores do Estado do Rio de Janeiro e turistas de outros estados têm mais um bom motivo para aproveitar o friozinho na serra fluminense, além de contemplar suas belezas naturais e saborear uma boa comida. O artesanato típico da Região Serrana poderá ser conferido neste fim de semana durante o evento Artesanato da Serra, que acontecerá das 10 às 18h, no Parque de Exposições de Petrópolis, em Itaipava, com entrada gratuita. 
Promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis), a iniciativa é mais uma das ações estratégicas realizadas desde janeiro pelo Governo do Estado, com objetivo de alavancar a economia da região, atingida por fortes chuvas em janeiro. A abertura oficial do evento será nesta sexta-feira, às 15h, com a presença da subsecretária estadual de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio, e de Maria Lúcia Pezão, esposa do vice-governador Luiz Fernando Pezão. 
...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs34




Unir artesanato e decoração é uma das propostas do ‘Morar Mais Por Menos’, evento que aporta em Salvador deste sábado (16) a 30 de agosto. E o Mauá é parceiro da iniciativa, com um espaço exclusivo dentro da Galeria Cultural (Av. Princesa Leopoldina, 02, Graça), expondo e comercializando peças artesanais. O Instituto também participa da decoração de alguns espaços, com peças selecionadas pelos arquitetos para compor a ambientação.
“Esse tipo de evento funciona como vitrine para que o artesanato ganhe mais visibilidade e possa estar inserido no segmento da arquitetura e decoração, uma vez que as nossas peças se enquadram em qualquer ambiente”, afirmou a diretora-geral do Mauá, Emília Almeida.
O ‘Morar Mais Por Menos’ surgiu no Rio de Janeiro, em 2004, com a proposta de apresentar alternativas sustentáveis para decoração de casas e ambientes, apoiada na melhor relação custo/benefício em relação a produtos e serviços. De lá pr...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs33




Facilitar a constituição de empreendimentos populares e solidários, prestando assessoria técnica e tecnológica com vistas à sua viabilização e à sua sustentabilidade. Oferecer espaço temporário para os empreendimentos populares e solidários em incubação. Estimular e assessorar a organização de redes entre os empreendimentos incubados.
Esses são alguns dos objetivos do Programa Cubatão Solidária, instituído por meio da Lei n°3.461, de 8 de julho de 2011. Vale lembrar que o caráter solidário está ligado ao modo associativista e cooperativista, tendendo à produção, ao consumo e à comercialização autogeridos. Os empreendimentos desse tipo apresentam-se como alternativa ao mercado formal de trabalho, atraindo mão-de-obra que não tenha sido  absorvida. 
De acordo com a lei que o criou, o Programa está voltado às estratégias gerais de desenvolvimento e aos investimentos sociais. Estará a cargo das secretarias municipais de ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs32




O segundo dia de participação do Pará no 6o Salão do Turismo, no Anhembi, em São Paulo, foi dedicado principalmente à comercialização de produtos. A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) levou ao evento onze entidades que trabalham com artesanato no Pará. A expectativa é grande em torno da comercialização dessas peças, segundo a coordenadora do espaço de artesanato do Pará no evento, Sheila Pires.
A matéria-prima dos produtos inclui cerâmica, cestaria, fibra, balata, sucata marinha, madeira e sementes. O artesão Desidério Santos, presidente da Associação dos Artesãos de Brinquedo de Miriti de Abaetetuba, avalia positivamente a oportunidade, que garante visibilidade para o trabalho de 149 artesãos. Das 250 peças colocadas à venda no espaço, foram vendidas mais de 60 somente no primeiro dia.
O turismo de base comunitária também ganhou espaço no Salão do Turismo, com a participação de representantes do municípi...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs31




Esteve nas Caldas, durante alguns dias no início de Julho, uma pequena comitiva de responsáveis políticos brasileiros que vieram a Portugal conhecer melhor o seu sector cerâmico.
No dia 5 de Julho  visitaram o Cencal, após terem estado na Feira Internacional do Artesanato (onde a Amazónia também tinha um pavilhão com produtos artesanais), em Lisboa, bem como em fábricas e ateliers de cerâmica de várias localidades portuguesas.
No Oeste visitaram a Molde e a Braz Gil Studio, o Museu da Fábrica das Faianças Bordalo Pinheiro. Em Alcobaça e Porto de Mós estiveram nas Cerâmicas S. Bernardo e na J. Coelho da Silva SA. No Ramalhal (Torres Vedras) estiveram na Uniceram e em Mafra visitaram a Olaria Batalha e a Aldeia de José Franco. Também foram visitados ateliers cerâmicos nas Caldas, Óbidos e Alcobaça, bem como a ESAD.
Do grupo fazia parte Daniel Borges Nava que é secretário de Estado de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídrico, Fl...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs30




Santo André está com inscrições abertas para expositores de artesanato interessados em participar das feiras organizadas pela Prefeitura. Para se inscrever, os interessados devem comparecer ao Departamento de Cultura até 29 de julho, de segunda à sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 17h. 
O cadastramento deve ser feito somente por pessoas físicas para os seguintes segmentos: arte, artesanato, antiguidades, comidas e bebidas típicas. Dos cinco pontos de exposição na cidade, as inscrições são voltadas para as unidades do Parque Regional da Criança, no bairro Jaçatuba, e do Parque Antônio Pezzolo (Chácara Pignatari). 
saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs28




Feira de artesanato do Cambuí abre inscrições para novos artesãosInteressados irão trabalhar no Arraiá Sinhá JulinaOs Interessados em instalar barracas na Feira de Artesanato Arraiá Sinhá Julina, que acontecerá nos dias 23 e 30 de julho no Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, no Cambuí, devem se inscrever neste sábado (16) das 8h30 às 10h em frente ao Teatro do Centro de Convivência. Para participar da feira de artesanato é preciso estar cadastrado na Superintendência do Artesão do Estado de São Paulo (Sutaco), para quem não tem a autorização, poderá fazê-la também no sábado, basta apresentar CPF, RG, comprovante de residência, foto 2x2 e do material a ser exposto no evento. No ato é cobrada uma taxa de inscrição de R$ 40 para custeio das despesas. Serão aceitas inscrições para barracas de artesanato, artigos esotéricos, antiguidades e outras atividades, menos aquelas ligadas à área de alimentação. A Feira de Artesanato é uma re...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs25




Com mais de três mil peças em exposição no pavilhão “Vitrines do Brasil”, o artesanato indígena das comunidades de Roraima ganha o público do 6º Salão de Turismo, em São Paulo. Em apenas três horas foram vendidas R$ 4 mil em peças.Cestas, balaios, peneiras, jóias feitas com sementes, esculturas de animais feitas com balatas, suplat, jamaxim (suporte para transporte de crianças), entre outras peças, encantam o público pela qualidade e perfeição do produto.Para o empresário de São Paulo, Carlos Buzolim, o artesanato indígena de Roraima tem uma qualidade superior à dos produtos encontrados nos stands de outros estados. “Sempre compro, pois as peças são fantásticas. As cestarias são de primeira linha”, enfatiza. Colecionador somente de artesanato indígena brasileiro, o médico paulista, Euclides Falcone, também é um admirador da arte de Roraima. “Tenho uma coleção há mais de 20 anos, só de Roraima são cerca de 300 peças”, di...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs24




A Gerência de Artesanato da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, buscando dentro dos festivais dar maior visibilidade ao artesanato regional e nacional, propõe três novos projetos para serem executados no Festin 2011: “Mãos que Criam”, “Oficinas de Artesanato” e a “Mostra Brasil de Artesanato”. A iniciativa vai ao encontro do princípio de desenvolver políticas públicas para o artesanato, e fomentar ações de valorização do produto e do fazer artesanal, proporcionando a geração de emprego e renda, e inclusão social. A gerência trabalha também como a meta de promover a organização de núcleos de artesanato nos municípios, a inclusão do artesanato sul-mato-grossense no mercado competitivo, a melhoria da qualidade de vida dos artesãos e a divulgação da cultura regional por meio do artesanato. O Projeto Mãos que Criam é um espaço onde o visitante poderá conhecer de perto as técnicas e os processos produtivos mais tradicionais u...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs20




Federação das Entidades Culturais e Artísticas do Vale do Jequitinhonha
Rua Marechal Deodoro, 345 – Esplanada / 39600-000 – Araçuaí / MG
Fundado em 1990 – CNPJ / 20.596.961/0001-18

REGULAMENTO FEIRA DE ARTESANATO “Dona Izabel Mendes”

29º Festivale - Jequitinhonha – 24 a 30 de Julho de 2011
 
A Feira de Artesanato do 29º FESTIVALE acontecerá na cidade de Jequitinhonha partir do dia 26 (Terça-Feira) de Julho de 2011.
 
Pode se inscrever qualquer artesão nascido ou que viva a mais de um ano no Vale do Jequitinhonha, ou ainda representantes de associações que deverão enviar somente duas pessoas.
 
Será cobrada uma taxa de 10 reais por artesão, no caso de associações 20 reais.  
 
Valor das inscrições deverá ser depositado em uma das contas:
Caixa Econômica Federal: Agência: 0705 op. 013 (Poupança) conta: 4350-2 / FECAJE
Banco Brasil: Agência: 152-X - Conta: 20.693-8...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs16



Páginas 1 | 2 | Próxima
Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com