Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





O artesanato é uma atividade milenar que nasceu junto da necessidade de o homem produzir bens que fossem úteis ao seu dia a dia. As primeiras criações artesanais surgiram quando o homem deu início ao polimento da pedra para fabricar cerâmicas e tecer fibras animais e vegetais. 
No Brasil esse trabalho tornou-se conhecido após o contato com os índios, que se utilizavam da pintura com tintas extraídas de pigmentos naturais e plumas das aves para confeccionar seus vestuários e cocares. Ano após anos os trabalhos foram se aprimorando e muitos dos produtos confeccionados tornaram-se cada vez mais úteis para a sociedade. 
Com o advento da revolução industrial, que trouxe máquinas muito mais rápidas e fabricação em série, o artesanato perdeu espaço, mas nunca deixou de existir. Mais adiante passou a ser referencia do movimento hippie, que confeccionava peças de adorno e comercializava, na informalidade, para prover o seu sustento; depois se t...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs41




O IPAM realizará a I Oficina em Técnicas de Artesanato em Madeira no Território da BR-163 no período de 12 a 15 de dezembro, na vicinal dos Baianos, em Rurópolis, Pará. A oficina dará início às atividades de capacitação em uso de práticas produtivas sustentáveis na região de influência da rodovia BR-163 (Cuiabá-Santarém), no estado do Pará. Estas ações estão prevista no contrato firmando entre IPAM e FAO no âmbito do componente II do Projeto BR 163: Floresta, Desenvolvimento e Participação.
A oficina pretende contribuir para o aumento da capacidade dos produtores familiares na aplicação de técnicas de produção de artesanato através do aproveitamento de madeiras caídas.  Essa é uma abordagem que possibilita a construção de uma linha própria e diferenciada de produtos de madeira na região, de maneira que são também inseridas numa estratégia própria de comercialização. Além disso, a ação é uma forma de valoriz...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs39




A edição de dezembro da Feira de Produtos Agroecológicos do campus Nilo Peçanha - Pinheiral do IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro) acontecerá na próxima quarta-feira (14), das 8h às 13h.
Neste mês, a feira contará com uma novidade: a venda de artesanato produzido com materiais recicláveis. Os produtos são resultados do projeto de Geração de Trabalho e Renda do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Pinheiral, que através de oficinas ensinam a mulheres em situação de vulnerabilidade social a produção do artesanato.
A Feira de Produtos Agroecológicos do CANP reúne agricultores de toda a região e oferece verduras, legumes, frutas e produtos agroindustriais. A produção agroecológica emprega técnicas naturais de adubação e controle de pragas. Tudo isso garante um produto saudável, condições dignas de trabalho ao produtor rural e respeito ao meio ambiente.
Fonte: Diário do Vale


Postado por: BRartesanato às 14hs38




Cuiabá – O artesanato é um negócio, deve ser tratado como uma profissão e não um hobby, um passatempo. Essas foram as principais mensagens deixadas para os 160 artesãos que participaram do seminário Produtos Criativos para Mega Eventos, nesta quarta-feira (7). Organizado pelo Sebrae e governo do estado, o encontro reuniu palestrantes nacionais e internacionais.
Ao falar sobre Criatividade nos Negócios, o consultor britânico David Parrish relembrou sua própria experiência e disse que é preciso definir o tipo de sucesso que se deseja alcançar. “Esse é um conceito muito pessoal e cada um tem o seu”. Para ele, avaliar os aspectos econômicos é o segundo passo. “É preciso dar valor aos custos de produção. Muitas vezes, não consideramos todos os custos, não computamos, por exemplo, um celular ou o computador familiar, nem mesmo o tempo como criador e estabelecemos um custo que não é o real”.
Segundo ele, na hora de estipular o preço é...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs36




A tendência de valorização do artesanato potiguar é comprovada pela inauguração do Shopping do Artesanato Mãos de Arte, novo empreendimento comercial voltado exclusivamente para abrigar a produção de artesão de todo o RN. O espaço, localizado na av. Café Filho beira mar da Praia dos Artistas, abre as portas no início da noite desta quinta-feira com show para convidados do cantor e compositor Dorgival Dantas. Ao todo serão 336 lojas, praça de alimentação com sete restaurantes e área para eventos culturais.
Com quase oito mil metros quadrados e investimentos que batem na casa dos R$ 18 milhões, o Mãos de Artes é todo climatizado, possui estacionamento para 100 veículos (incluindo ônibus) e seu projeto arquitetônico - assinado pelas arquitetas Janice Costa e Ana Miriam Machado - permite que todos os corredores tenham vista para o mar. Segundo o administrador do novo shopping, Roberto Lopes, o espaço tem as "condições perfeitas para receber turista...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs35




Bagé recebeu, na quarta-feira (07/12), a reunião do Grupo Temático de Artesanato em Lã da Emater / RS - Ascar. O encontro contou com a participação de extensionistas e assistentes técnicas regionais de bem-estar social de quatro regionais da Instituição: Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria e Bagé. 
De acordo com a assistente técnica regional da Emater /RS - Ascar, Élbia Barreto, a reunião teve como objetivo elaborar o regulamento para concursos de artesanato em lã no Estado. “Padronizando-se, assim, os concursos em nível municipal, regional e estadual”, completou. 
Um esboço do regulamento já foi preparado, sendo ainda necessário o nivelamento de algumas peculiaridades de cada cidade. “A reunião foi bem proveitosa. É sempre importante discutir e trocar idéias com os colegas”, destacou Élbia. 
O coordenador do Salão Gaúcho do Artesanato, Eduardo Bernardi, participou da reunião e fez algumas sugestões para o r...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs31




Programação realizada pelo Sebrae terá a participação de outras seis cidades
Recife – Até o próximo domingo (11), o município de Tamandaré (PE) recebe a Feira de Artesanato da Mata Sul. Participam 50 artesãos das cidades de Água Preta, Barreiros, Cortês, Maraial, Rio Formoso, São José da Coroa Grande e Tamandaré.
Além da exposição e comercialização das peças de artesanato e de comidas típicas da região, a programação traz atrações culturais dos municípios envolvidos e um desfile, às 20h do sábado (10), no qual será escolhida a mais bela garota do artesanato da Mata Sul. O desfile será realizado com figurinos confeccionados a partir de materiais característicos das cidades participantes.
Também no sábado, haverá atendimento e orientação empresarial do Sebrae em Pernambuco aos empreendedores individuais. A reira de artesanato é resultado do projeto Diversificação Produtiva e Fomento ao Empreendedorismo da Mat...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 14hs29



Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com