Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





O curso de Design de Moda da Universidade Paranaense - Unipar esteve presente no encerramento dos encontros microrregionais de mulheres empreendedoras da Adamop (Associação das Primeiras-Damas do Oeste do Paraná), realizado em Cascavel. Na Feira de Artesanato, o curso de Estética e Cosmética ofereceu massagem a visitantes e expositores.
A assistente social da Emater, instituição idealizadora, Jussara Walkowicz, conta que o evento começou em 2005, no município de Campo Bonito e, logo, foi criado o Cantinho do Artesanato na edição que aconteceu em Catanduvas, com o objetivo de ensinar, estimular as mulheres agricultoras a desenvolver produtos novos.
O projeto ‘Organização, Gestão e Design do Artesanato do Oeste do Paraná: uma proposta de inclusão social’ ganhou visibilidade em 2010, com o ingresso da Adamop na parceria, envolvendo 51 municípios. “A qualidade das confecções melhora a cada ano, ampliando a visão da coleção e fortalecendo o art...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs13




O Cento de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama) é uma das atrações na Feira do Artesanato Mundial (FAM), que acontece no Espaço Renascença em São Luís. O evento, aberto na sexta-feira (4), reúne produções artísticas e artesanais de mais de 20 países dos cinco continentes. A FAM ficará aberta ao público até o dia 13 deste mês, das 15h às 22h.
Para mostrar a diversidade dos produtos regionais, a Secretaria Estado do Turismo (Setur) preparou um estande temático que ressalta o colorido e o trabalho artístico das peças produzidas pelos artesãos do Ceprama.
No espaço estão peças como bolsas, sacolas, toalhas de mesa, chapéus e outros artefatos confeccionados a partir da fibra da palha da palmeira de buriti. O trabalho feito pelos artesãos do Ceprama tem chamado a atenção de quem passa pelo local.
A empresária, Paula Vilar, visitou o estande do Ceprama e se encantou com os produtos artesanais. “Achei as peças lin...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs13




RESENDE
O Projeto de Inclusão Produtiva realizado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos recebeu o reconhecimento da empresa Pernod Ricard Brasil pelo trabalho de reciclagem desenvolvido nas quatro unidades do Centro de Referênciaem Assistência Social(Cras). A prefeitura recebeu como doação da empresa centenas de materiais, como garrafas e filtros, para que fossem reaproveitados nas oficinas de artesanato do projeto.     
As peças e objetos de decoração produzidos pelas alunas, sob o acompanhamento das instrutoras, foram expostos no pátio da empresa. A realização da mostra atendeu a um convite para que a equipe do Projeto de Inclusão Produtiva promovesse uma oficina sobre as técnicas utilizadas no reaproveitamento dos materiais. O curso contou com a participação de aproximadamente 80 pessoas. “A transformação dos materiais descartados em objetos sofisticados de decoração chamou a atenção dos funcionários ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs12




As atividades começaram às 11h na Praça de Alimentação
Exposições culturais, oficinas de arte, apresentações de teatro, dança, capoeira e música foram algumas das inúmeras atrações do terceiro dia do Festival Cubatão Danado de Bom, maior festival nordestino fora da região Nordeste.
As atividades começaram 11 horas, na praça de alimentação, com oficina de fuxico (arte com tecido), baú do vovô (brinquedos artesanais), gincanas populares, pintura de rosto, aulas de dança e festival de bolinhas de gude.
As apresentações tipicamente nordestinas começaram com o grupo musical Auto Reverse, que tocou músicas populares brasileiras. Após, houve apresentação de capoeira da Escola Legal, o espetáculo “Teatragem” do grupo Cia. 43 e dança de Xaxado, todas no palco da praça de alimentação.
Na cidade cenográfica, o dia também foi cheio de atividades. A partir das 11 horas, houve exposição de Renda de brilho da artista Mana, peças de ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs11




A Associação Barreirense de Artesanato (Asbart) encerrou sábado (12) na praça Castro Alves, em Barreiras, a primeira etapa da Feira de Artesanato de Natal, como acontece há 8 anos consecutivos. A próxima etapa acontece dias 21, 22 e 23 de dezembro, no mesmo local.
Segundo a presidente da Asbart, Walda Martins, o principal objetivo dos eventos, que tem apoio do Departamento Municipal de Cultura, é incentivar a produção artesanal, disponibilizar em um só espaço diversos estilos, bem como divulgar os trabalhos dos artesãos da cidade.
Entre os expositores, a aposentada Nerci Teixeira, 63 anos, estava animada com a feira. Para ela, que iniciou a produção artesanal desde que se aposentou, “além de ser uma fonte de renda, o artesanato é um passatempo prazeroso e instigante”.
Para a professora Neide Casca, 46 anos, “esta feira deveria acontecer o ano todo, pois acho que artesanato é um ótimo presente. Não apenas porque pode ser uma peça únic...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs10




Premiação escolhe as 100 melhores unidades de produção artesanal do país
A Cooperativa de Artesanato do Poti Velho entrou na lista do TOP 100 em 2009
 Teresina - Reconhecer e valorizar o trabalho realizado por artesãos de todo o país, selecionando as 100 unidades produtivas mais competitivas do Brasil. Esse é o objetivo do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. Para participar, micro e pequenas empresas, cooperativas, associações, grupos de produção artesanal ou empreendedores individuais precisam se inscrever até o dia 30 deste mês.
O prêmio acontece de três em três anos e, na última edição, em 2009, a Cooperativa de Artesanato do Poti Velho, Cooperart Poti, foi uma das entidades piauienses que entrou na lista das melhores unidades de produção artesanal do país.
São 11 os critérios de avaliação: grau de inovação dos produtos; adequação econômica; adequação ergonômica dos postos de trabalho; adequação ambiental; e...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs09




Vidros de perfumes e garrafas viram esculturas pelas mãos do artistas plástico pernambucano João Clericuzio. Sua arte foi escolhida para representar o Estado na mostra Viva Brasil, que acontecerá nos dias 19 e 20 de novembro em Villemoisson, na França. 
A exposição busca, através do artesanato, apresentar o Brasil nos aspectos turístico, histórico, literário, artesanal e artístico. João segue com dezenas de bustos e ainda objetos como vasos e candelabros. Suas esculturas são de cerâmica esmaltada com detalhes vitrificados. Os bustos, rústicos, medem até 65 cm de altura por 65 cm de largura. “Não seguem um senso usual, porém, tentam transmitir os mistérios das emoções particulares do nosso cotidiano", diz o artista.
Ceramista há cinco anos, João Clericuzio desenvolveu seu ofício a partir de aulas com os mestres olindeses Jacira Lucena e Alafin e o ceramista Aldo Oliveira, de Tracunhaém.
Além dele, a Associação Les Infants d O...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs08




Salvador - Artistas, artesãos e manifestações culturais têm encontro marcado na Feira Expoart – Feira Internacional  de Artesanato, Arte, Cultura e Turismo, que acontece de 15 a 22 de novembro, no Centro de Convenções da Bahia. O evento, que está em sua segunda edição, vai contar com exposições, performances e apresentações de artistas da Bahia, de todo o Brasil e de outros países, como Itália, Rússia, Espanha, Croácia, França, Portugal, Eslovênia, Marrocos e Alemanha. O objetivo da Feira Expoart é trazer novidades do mercado do artesanato, da arte, da cultura e do turismo nacional, buscando cada vez mais a interação, a troca de técnicas e informações entre os profissionais dessas áreas. A Expoart 2011 vai reunir 150 expositores, com expectativa de receber um público de 30 mil pessoas durante o evento.
Entre as atrações da segunda edição da Expoart estão Filarmônica de Irará, Samba de Angola de São Francisco do Conde,...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs07




Vinte artesãos conseguem aumentar os rendimentos com a arte.
Fibra do coqueiro com a linha do algodão formam peças diferentes.
Um projeto de artesanato com fibras diferentes está mudando a vida de artesãos da comunidade do município de Mucambo, a 281km de Fortaleza. Os moradores do distrito de Carquejo, onde vivem pouco mais de 1.000 habitantes, é o endereço das peças de artesanato produzidas, que incluem bolsas, toalhas de jogo americano, tapetes e luminárias delicadas.
A casa Ana Sancho Martins é uma homenagem à avó do artesão Gilmar Martins, o responsável pelo projeto que funciona no ateliê de peças da própria residência. “Aqui tudo começou quando já se trabalhava com a rede de três panos na época da minha avó”, conta. Mesmo sem conhecimento técnico, o artesão traçou um novo rumo para a vida dele e da comunidade .
Gilmar disse que sabia que todo mundo fazia o jogo americano apenas com linha e que precisaria inovar se quisesse...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs04




A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, através da Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, em Goitacazes, realizou na noite de sexta-feira (11), o I Desfile de Moda Artesanal da Baixada Campista. O evento contou com a presença maciça da população e autoridades que prestigiaram o evento.
Foram utilizadas no desfile peças em algodão, malha, jornal e acessórios, todos confeccionados pelos artesãos. Os modelos são jovens que fazem aulas na Casa de Cultura.
A aluna do curso de pintura, Geanete Fernandes, mostrou no desfile as peças confeccionadas em aula. "É muito gratificante para mim. Estou muito orgulhosa de tudo. Nossa festa foi um sucesso total. Toda a população veio prestigiar o nosso trabalho", declara aluna.
- As artesãs têm inovado, a cada dia, a partir das pesquisas por matérias-primas, aprimorando o trabalho desenvolvido pelos alunos e a fundação tem dado estrutura fisíca e técnica para assistir a todas as pessoas que pre...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs03



Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com