Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





Artesãos realizam em Cuiabá a 4ª festa das Ceramistas
O evento é da Comunidade São Gonçalo Beira Rio, na capital.
A festa ocorre nos 12 e 13 de novembro e as peças serão comercializadas.
Artesãos de Cuiabá vão realizar nos dias 12 e 13 de novembro a 4ª Festa das Ceramistas da capital, com objetivo de divulgar os trabalhos desenvolvidos pela comunidade São Gonçalo Beira Rio. A festa acontece no Centro Cultural da Comunidade e a expectativa é de que as peças de cerâmica sejam comercializadas.
A tradicional comunidade São Gonçalo Beira Rio é conhecida especialmente pela cerâmica e cerca de 30 famílias que residem no local sobrevivem do artesanato em argila, mantendo a tradição há várias gerações.
A festa possui uma extensa programação, com apresentações culturais, concurso para a peça de cerâmica mais bonita, apresentações de bandas regionais, peixada cuiabana, além de uma domingueira dançante.
Os visitantes terão a o...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs07




No terceiro dia da Feira Internacional da Amazônia, o artesanato roraimense mostra sua pluralidade. No espaço Pavilhão Amazônia, estruturado para a comercialização de produtos regionais, estão estandes temáticos e artesãos produzindo peças na hora para os visitantes.
Números da Fiam dizem que há mais de 100 empresas e artesãos do Norte na FIAM. Em Roraima 20 deles estão divididos entre os artesãos autônomos e os que estão por meio de sindicatos, como o Sindearter, a Associação dos Artesãos e Similares de Roraima e o Grupo de Artesanato Espaço Criativo.
A Associação dos Artesãos e Similares de Roraima trouxe 100 peças entre chaveiros, espirais, porta canetas, porta retratos e camisas. A artesã Francisca Albuquerque explicou que a associação participa desde a segunda edição do evento, “está é nossa quarta participação, apesar das vendas no primeiro dia não terem sido boas, nosso objetivo aqui na feira em firmar contatos e conhecer o...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs06




Camalote: oficina de artesanato no Moinho Cultural
Fonte: Da assessoria em 03 de Novembro de 2011
O Instituto Homem Pantaneiro (IHP), a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e o Ponto de Cultura Arte e Gastronomia Moinho Cultural Sul-Americano promovem em Corumbá uma oficina de artesanato em fibra de camalote, de 16 a 29 de novembro.
O curso é gratuito e será realizado na Vila do Conhecimento, no prédio do Moinho Cultural, porto geral. A oficina será ministrada pela instrutora Valdeonice Arruda da Silva Rondon, que capacitará 20 pessoas para coletar, secar, selecionar, trançar e modelar a fibra de camalote, criando produtos manuais (bijuterias, bolsas, cintos e tapetes) de alto valor comercial.
A oficina é destinada a jovens e adultos e as aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira, no horário comercial. Mais informações no Moinho Cultural, telefone 3231.8436
Fonte: Correio de Corumbá


Postado por: BRartesanato às 18hs05




IV Salão Internacional do Artesanato e uma tenda no cais do Porto
AL participar de evento internacional e artesãos terão tenda no Cais do Porto
Começou nesta segunda-feira (2), em Brasília, o IV Salão Internacional do Artesanato e através do Programa do Artesanato Brasileiro em Alagoas (PAB/AL), coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplante), oito municípios alagoanos terão a oportunidade de expor e vender os seus produtos para mais de 80 mil pessoas durante este evento.
O evento, que vai até o dia 6 de novembro, reúne cerca de vinte estados brasileiros e dezessete países no evento. Para participar, o artesão passa por uma seleção e, por isso, é uma grande oportunidade de se firmar no mercado do artesanato.
O evento tem como objetivo o fortalecimento do setor, além da interação entre a cultura de diversas regiões do país, ajudando a incentivar a criatividade e o talento de cada artesão. De A...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs04




O artesanato é uma das maiores expressões culturais do povo brasileiro e possui grande importância para o desenvolvimento econômico do Brasil. Para o SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - o artesanato possibilita a inclusão social pela geração de trabalho e renda sendo um instrumento de desenvolvimento e fortalecimento da identidade cultural.
O Prêmio SEBRAE TOP 100 de Artesanato – 3ª Edição tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho realizado por artesãos de todo o País, selecionando as 100 unidades produtivas mais competitivas do Brasil.
Qualidade estética e valor cultural são importantes para a confecção de peças artesanais, porém, o que diferencia o Prêmio SEBRAE TOP 100 de Artesanato da maioria dos prêmios é o fato da avaliação ir além destes requisitos e levar em conta outros elementos da cadeia de produção e comercialização do artesanato.
São 11 os critérios d...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs03




Projeto piloto de Comércio Justo do Sebrae-MG proporciona contato direto entre comprador europeu e artesãos mineiros
Artesãos do Vale do Jequitinhonha e do distrito de Santo Antônio do Leite (Ouro Preto) receberam a primeira encomenda de 1.600 produtos de uma grande distribuidora europeia. A iniciativa integra as ações do projeto piloto desenvolvido pelo Sebrae-MG para aumentar a participação do artesanato mineiro no mercado internacional. 
A compradora é a Barbosa do Brasil, empresa holandesa que distribui produtos genuinamente brasileiros a uma grande rede de mais de mil lojas de presentes, chamada World Store, na Holanda e na Alemanha.  Nesta rede, considerada uma das maiores do mundo, são vendidas peças que seguem os princípios do Comércio Justo, como: o respeito ao meio ambiente, à legislação trabalhista, transparência na gestão e ao rígido controle de qualidade. “Somos a única importadora européia de artesanato de Comércio Ju...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs02




PBH tem mais uma derrota na justiça após a 1ª Câmara do TJMG anular o edital para escolha de candidatos a ocupação das tendas de artesanato
A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por unanimidade, anulou o edital destinado à escolha dos 2.292 candidatos à ocupação das tendas da Feira de Artesanato da Avenida Afonso Pena, que já havia sido suspenso pelo mesmo Tribunal.
O desembargador Eduardo Andrade, relator do processo, entendeu que o Município de Belo Horizonte não poderia ter se valido de Decreto, para alterar disposições da Lei 8.613/2003, que previa condições para participação na Feira e, também, que o mesmo Município não poderia, em nome de “critério sócio-econômico”, discriminar alguns concorrentes e privilegiar outros, porque todos devem ter o mesmo tratamento.
Segundo o desembargador, não tem cabimento, por exemplo, favorecer quem é analfabeto, em detrimento de quem é alfabetizado ou quem mora em imó...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs51




O Programa do Artesanato Brasileiro, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, encerrou na sexta-feira, 28 de outubro, o curso que durou uma semana no salão da Secretaria Municipal de Cultura. O programa é levado adiante através de parceria com estados e municípios. O curso, realizado em Nova Friburgo com 35 participantes, na grande maioria mulheres, integrou a terceira leva de capacitações em artesanato pelo Brasil.
De acordo com o instrutor Luís Fernando Celestino da Costa, do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília, foi a primeira vez que o programa realiza um curso desta natureza em Nova Friburgo, atendendo à demanda dos artesãos da cidade e região (tendo contado com uma participante de Petrópolis). 
O curso foi iniciado na segunda-feira, 24 de outubro, ministrado por Luís Fernando e Maria do Rosário Rabello, artesã do Estado de Mato Grosso, que atua como multiplicadora do programa. O obj...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs50




Todas as peças foram produzidas durante curso ministrado por um instrutor cedido pelo Prodart.
A cidade de Palmeirais ganhou oficialmente, neste sábado (29), uma loja de artesanato com mercadorias produzidas por moradores da própria região. O trabalho é resultado de uma parceria entre o Programa de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Prodart), a Prefeitura de Palmerais e a organização não-governamental Sife, além do apoio da Secretaria Estadual de Trabalho e Empreendedorismo (Setre).
A loja Artes e Artesanato de Palmeirais fica no Centro da cidade, em local com grande visibilidade, e já apresentou um considerável sucesso durante a abertura, com a venda de 70% dos produtos, dentre conjuntos de cadeiras, estantes, quadros e mandalas, tudo com feito com a tala do buriti. A auditora Moema Veloso, que mora em Teresina, visitou a loja e disse ter ficado encantada. “Gosto muito de artesanato, acho lindo. Eu estava passando de carro, vi a loja e parei para ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs49




Brasília (27 de outubro) – O 4º Salão Internacional do Artesanato, marcado para o período entre os dias 2 e 6 de novembro, em Brasília, terá participação do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Nas três edições anteriores, artesãos de vários estados expuseram e comercializaram os seus produtos com o apoio do PAB. 
Em 2010, o evento recebeu cerca de 80 mil visitantes superando as edições anteriores. Para este ano, os organizadores esperam desempenho ainda maior. Os estados do Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Sergipe estarão representados nos estandes destinados ao PAB.
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
Ana Cecília Barbosa
ana.barbosa@mdic.gov.br
Fonte: MD...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs48




João Pessoa - O economista Luiz Carlos Prestes Filho, especialista em economia criativa, recomenda que o artesanato da Paraíba crie uma identidade própria e seja uma dos 10 setores prioritários da economia local. Para ele, o turismo deve ser promovido como indutor da principal atividade da economia criativa.
Ele analisa que os maiores produtores e consumidores do artesanato do Brasil são os estados do Rio de Janeiro e São Paulo O setor nesses Estados divide as atenções das políticas públicas e investimentos com gigantes como gás e petróleo e as indústrias, e por muitas vezes acaba relegado a segundo plano, na avaliação dele.
Para o estudioso, o artesanato paraibano deve criar uma identidade única. “O entendimento geral da sociedade ainda é de um artesanato nordestino, o que acaba por generalizar, de forma negativa, tantas tipicidades únicas da região”, preconizou. O turismo também deve ser associado às ações de desenvolvimento do arte...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs47




Painéis de publicidade viram aventais modernos e até bolsas estilosas. 
Dinheiro arrecadado ajuda no orçamento da casa, diz artesã.
Painéis de publicidade viram aventais modernos, capa de agenda, esteira de carro e até bolsas estilosas. Bonecos criativos surgem de garrafa pet, madeira, espuma e jornal. Esse é o trabalho de artesãos da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio.
A dupla de Parceiros do RJ da Cidade de Deus, Ricardo Fernandes e Viviane de Sales, visitou alguns ateliês de artesanato de moradores da região.
De acordo com a artesã Jucinara Vilela de Castro, o dinheiro arrecadado com a arte ajuda no orçamento da casa. “No começo era mais difícil, mas a gora a gente está conseguindo se manter melhor com o dinheiro do artesanato”, contou ela.
Mônica Maria Rocha se diverte trabalhando na realização de bonecos, através de materiais reutilizados. “Eu levo pelo menos uns dois ou três dias entalhando, pesquisando a for...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs46




O artesanato paraense estará em exposição no 4º Salão Internacional do Artesanato de Brasília. O evento, que acontece a partir desta quarta-feira (2) até domingo (06), tem como objetivo o fortalecimento da cultura, do mercado e das relações entre diferentes povos, por meio da produção artesanal do Brasil e dos demais países ibero-americanos. O Pará, com apoio do governo estadual, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), reunirá na mostra artesãos de cinco entidades: Sociedade dos Amigos de Icoaraci (Soami), Cooperativa dos Artesãos de Icoaraci (Coarti), Associação Comercial Industrial e Agropastoril (Aapas), de Salinópolis, Associação dos Artesãos do Município de Abaetetuba (Asamab) e Coarpam, de Belém.
A produção de cerâmica, bombons regionais, cuias, sachês perfumados com essências do Pará, bolsas de tecido cru, cartões de madeira, livros de madeira, balata, instrumentos musicais, bolsas de sarrapilha, brinquedos de m...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs45



Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com