Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





O governo do Rio de Janeiro está promovendo cursos de capacitação para artesãos da região serrana, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com o objetivo de prepará-los para atuar na gestão da produção e negociação dos produtos.
As aulas ocorrem na Secretaria de Cultura de Nova Friburgo e integram o Programa de Artesanato Brasileiro (PAB). Técnicos do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (UnB) são responsáveis por ministrar o curso.
Os alunos aprendem noções teóricas e práticas de referências culturais do artesanato, conceitos de marketing, planejamento, associativismo e cooperativismo, além de formação de preços e empreendedorismo. A carga horária é 40 horas. Para a subsecretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Dulce Ângela Procópio, as aulas são importantes para passar o conhecimento de mercado aos alunos. “N...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs39




Conhecimento possibilita variedade de matéria-prima para artesãos
O curso de Curtimento Vegetal de Pele de Peixes iniciou a segunda etapa nesta quinta-feira (27) ao lado do estande da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq) na 61ª edição da Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas (Expoagro). O curso será concluído neste sábado (29). A ação é uma iniciativa do Sebrae Alagoas e faz parte das ações da Sepaq e do programa APL Piscicultura.
Segundo a zootecnista consultora do Instituto Xingó, Sebrae/AL e responsável pelo curso, Suzana Luz, o objetivo é agregar valor a tilápia para que seja possível aproveitar todas as partes do peixe. “Grande parte dos peixes é produzido em forma de filés sem pele, produto de maior aceitação pelo consumidor, porém a quantidade de resíduos oriundos desse processamento é grande, sobretudo as peles”.
A diretora de aquicultura continental da Sepaq, Patrícia Carneiro e o bolsist...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs38




Servidores da Câmara de Taubaté comemoram o dia do funcionário público mostrando suas obras artesanais na 2ª Mostra de Talentos Artísticos dos Servidores, realizada até o dia 4 de novembro no Espaço Cultural Georgina de Albuquerque, que fica no saguão da Casa de leis.
Peças em tricô, crochê, pintura e bordado em pano de prato, decupagem, fotografia e até chocolates artesanais materializam o dom artístico das servidoras Adriana Derrico, Ana Hermê Carneiro de Souza, Glória Alice Barros, Maria Aparecida de Carvalho e Vilma Marton.
Artesã desde criança, a técnica do setor de Finanças Maria Aparecida herdou da mãe o gosto, que se traduz em trabalhos de pintura, decupagem, vagonite, ponto cruz, macramê, cartonagem, entre as técnicas utilizadas. Ela aprova a realização da exposição, “porque, além de ser uma oportunidade de mostrar os trabalhos, eleva a autoestima”.
O presidente da Casa, Jeferson Campos (PV), destacou o estímulo ao artesa...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs45




Na tarde desta quarta-feira (26), a Prefeitura Municipal de Santa Maria realizou a primeira reunião com a participação de 70 pessoas que trabalham com artesanato. O encontro teve como objetivo informar a disposição do Executivo de promover de uma Feira de Artesanato que acontecerá a partir de mês de novembro, na Gare da Viação Férrea. Segundo a Secretária de Turismo, Norma Martini Moesch, por orientação do Prefeito Cezar Schirmer em princípio a feira deverá acontecer aos domingos, dando oportunidade para os artistas mostrarem suas potencialidades e capacidade de criação. “Outro objetivo da feira é congregar ações que possam torná-la atraente ao público durante todo o ano”, diz Norma.
A Secretária Norma acrescenta que a feira poderá abrir a possibilidade da criação de uma marca do artesanato local, que dê legitimidade a Santa Maria. “Artesanato também envolve turismo, memória e cultura, sendo possível aos artistas sobreviverem atravé...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs45




A Feira de Móveis Artesanais continua neste fim de semana, 29 e 30/10, das 10 às 19h, no Parque do Lago Francisco Rizzo (Rua Alberto Giosa, 320). A Feira, iniciada no dia 22, tem produtos para pronta-entrega ou encomenda, com preços promocionais e parcelamento. Além da exposição e venda dos bonitos e resistentes móveis produzidos na região –  de madeira, ferro, vime, madeira de demolição, com detalhes singulares de pintura e mosaico –, de peças de decoração e antiguidades, há ainda o “design sustentável”. Este segmento, que vem se firmando no município, inclui móveis e artigos produzidos com peças de demolição, cruzeta de poste, dormentes, carroceria de caminhão, juta, raízes e outros tipos de materiais reciclados.
Artistas e artesãos produzem esculturas de cerâmica e madeira, pinturas e artesanato no espaço Arte ao Vivo, com exposição de peças e ferramentas antigas da marcenaria artesanal. A praça de aliment...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs36




Cerca de 40 artesãos do Centro de Arte e Cultura J. Inácio participam, até o dia 6 de novembro, da 3ª edição do Bazar de Natal no Shopping Jardins, localizado na capital sergipana. A iniciativa, que parte da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides) e teve início na noite do último dia 24, coloca à mostra produtos em cerâmica, palha, madeira, entre outras peças, como os tradicionais bordados feitos pelas Rendeiras da Associação para o Desenvolvimento da Renda Irlandesa (Asderen) de Divina Pastora.
De acordo com a secretária-adjunta da Seides, Maria Luci Silva, divulgar o trabalho dos artesãos sergipanos é um dos principais papéis da atual gestão estadual.“A gente entende que o artesanato é uma linda vitrine do estado, tanto aqui no Shopping Jardins como no Centro de Arte. Assim podemos mostrar a cultura e todo o poder de produção que nossos artesãos têm”, ressalta a gestora.
Para a diretora do Centro ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs35




A Prefeitura de Araçariguama, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e Secretaria de Assistência Social, em convênio com o SENAR, realizarão do dia 07 a 11 de Novembro, o curso de artesanato em fibras de bananeira e nos dias 21 a 23 de Novembro, o curso de fibras de milho.
Ambos os cursos serão realizados em período integral, das 8h às 17h e estão com inscrições abertas na Casa do Artesão (rua José Manoel Rodrigues, 105 – Cintra Gordinho)
O instrutor do SENAR utiliza de metodologia da própria instituição, abordando vários temas de forma prática, como: o manejo do insumo, decoração das peças, comercialização e noções de empreendedorismo em artesanato. Para a fibra de bananeira serão produzidos, jogos americanos, bolsa, objeto de decoração, já no curso de milho, flores, objetos de decoração e bonecos.
Inscrição: Casa do Artesão  
Horário do Curso: 08h às 17h – Período Integral
Obs.: Almoço, da...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs34




Seis municípios de Pernambuco irão se reunir para discutir estratégias de comercialização do artesanato para megaeventos, no dia 25 de outubro, das 13h às 15h, no auditório do Sebrae de Garanhuns. Em Caruaru, o encontro acontece no dia 26 de outubro.
A palestra é direcionada a artesãos, público-alvo do projeto de Artesanato do Sebrae. Na ocasião, serão abordadas as oportunidades para o artesanato, produção artesanal de valor agregado, acesso a mercados, megaeventos, legado para Pernambuco, marketing para o artesanato e outros assuntos relacionados à estratégia de comercialização.
Serviço:
Palestra - “Estratégias de Comercialização do Artesanato em grandes eventos: o caso Copa 2014”;
Garanhuns
Quando: 25 de outubro, das 13h às 15h;
Onde: Auditório do Sebrae em Garanhuns – Rua Maurício de Nassau, n.º 82, Centro.
Caruaru
Quando: 26 de outubro, das 15h às 17h
Onde: Alto do Moura
Da Folha de Pernambuco Digita...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs32




Evento reúne 40 artesãos e técnicos na Associação Comercial de AlagoasA Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), através da coordenação do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) em Alagoas, iniciou mais uma capacitação voltada para artesãos e técnicos do setor, nesta segunda-feira (24), na Associação Comercial de Alagoas.
O treinamento, que se estende até a próxima sexta-feira (28), faz parte do 3º ciclo do Plano Nacional de Capacitação, idealizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), em parceria com o Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília e as coordenações do PAB nos estados.
O plano foi iniciado em 2009 tendo projetos-piloto nos estados da Bahia e Mato Grosso e o Distrito Federal. No ano passado, foram capacitados artesãos e técnicos de oito estados. Segundo a representante do Mdic e coordenadora geral substituta do PAB Nacional, C...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs31




Devido à grande importância que a Feira de Arte e Artesanato de Belo Horizonte tem para o Estado e para o país, o deputado Carlos Mosconi (PSDB) é a favor que ela seja considerada patrimônio cultural de Minas Gerais. Ele acredita na aprovação do projeto de lei 1.057/2011 do deputado Dinis Pinheiro (PSDB), que já está tramitando em 1º turno na Assembleia Legislativa. 
Na quarta-feira (19/10), o deputado Mosconi pediu vista ao parecer da proposta na Comissão de Cultura. O parecer do deputado Elismar Prado (PT) era a favor da aprovação, mas com a emenda número 1, que determinava que todas as feiras livres realizadas em território mineiro fossem declaradas patrimônio cultural do Estado. De acordo com o deputado Carlos Mosconi, a “Feira da Afonso Pena” traz as características mineiras, aliadas a um local de lazer e entretenimento, por isso deve ser tratada separadamente das feiras livres. “A Feira de Artesanato se tornou uma tradição. Várias p...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs30



Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com