Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





Trabalhos das oito regiões fluminenses estarão no evento
Cestos de taboa, bordados, trabalhos em pedra e artigos em fibra de coqueiro serão algumas das peças que estarão no espaço do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro no Salão Estadual de Turismo. O evento começará nesta sexta-feira (21/10) à noite e terminará no domingo (23/10), no trecho da Praia de Copacabana entre a Praça do Lido e Rua Prado Junior.
O Programa de Artesanato – da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços – levará ao salão trabalhos de todas as regiões fluminenses: Noroeste, Norte, Serrana, Baixadas Litorâneas, Metropolitana, Centro-Sul, Médio Paraíba e Costa Verde.
- O artesanato do estado que encontramos nessa edição do salão representa bem as nossas regiões: sua histórias, seus materiais e, sobretudo, a qualidade de nossos artesãos – destaca a subsecretária estadual de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópi...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs12




O plano nacional de capacitação para artesãos e multiplicadores do setor, promovido pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), está com inscrições abertas. O curso será oferecido nas cidades de Aracaju (SE), Maceió (AL), São Luís (MA), Macapá (AP), Boa Vista (RO) e Contagem (MG), além de municípios da região serrana do Rio de Janeiro.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por telefone. O curso tem carga horária de 40 horas/ aula e visa à profissionalização e o aumento da competitividade do artesanato a partir do estímulo às diferenças e diversidades regionais. Também tem o objetivo de promover atividades de capacitação estruturadas, que mobilizam os vários agentes envolvidos no fomento do setor artesanal.
Entre os conteúdos que serão oferecidos, destacam-se as orientações sobre atendimento ao cliente; planejamento; cooperativismo; identidade...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs09




A profissionalização do trabalho manual mudou a condição do artesanato: de atividade complementar à renda ou contra o estresse para um negócio que movimenta US$ 30 milhões no Brasil. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que o volume financeiro gerado pelas vendas dos produtos brasileiros no mercado internacional, em especial de peças produzidas em Minas Gerais, deve aumentar em US$ 1 milhão neste ano.
Ainda segundo o IBGE, 8,5 milhões de brasileiros vivem da produção artesanal. Destes, mais de 500 mil trabalham em Minas. Em Uberlândia, não há registro do número de artesãos que comercializam a produção em nível local, estadual ou mesmo que exportam suas peças para os Estados Unidos, para os países europeus como a Suécia e para os africanos. Mas não é difícil encontrá-los pela cidade.
Após trabalhar por quatro anos no setor de recursos humanos de uma empresa, Hélvio Santos Júnior e sua mulher, Carla Fern...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs08




Será inaugurada na próxima terça-feira (25) às 17h a Exposição de Artesanato “Madeiras e Fibras”. O evento acontece na Casa do Artesão de Campo Grande e a entrada será franca.
A mostra integra o projeto Exposições Temporárias 2011 da Casa do Artesão e permanecerá aberta até o dia 21 de novembro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12 horas. O evento contará com a participação dos núcleos de produção, Divina Fibra, de Ribas do Rio Pardo e Margaridas do Campo, de Rio Brilhante.
Divina Fibra utiliza como matéria-prima resíduos de madeira de eucalipto e taboa, encontrados abundantemente nas madeireiras de Ribas do Rio Pardo. Suas técnicas são aprimoradas em oficinas de design. Entre os produtos encontram-se diversos tipos de cestarias e acessórios de cozinha.
Margaridas do Campo foi um núcleo criado em 2009, a partir de uma oficina técnica para extração e produção de tramas de fib...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs07




Artesanato de Mucambo é fonte de trabalho e renda, ao mesmo tempo que preserva a cultura local
Mucambo. A pequena Carqueijo, neste Município, a 280 quilômetros de Fortaleza, é tipo exportação. A tecelagem produzida pela comunidade de cerca de 40 famílias chegou a Cabo Verde, na África. Antes já tinha sido levada para São Paulo. O artesanato Carqueijo está em exposição permanente na Central de Artesanato do Ceará (Ceart), em Fortaleza, e no Centro de Artesanato Ana Sancho Martins, na própria Carqueijo.
A produção é feita pela Associação dos Artesãos de Carqueijo. Logo no selo dos produtos há um recado: "Este é um produto 100% artesanal". E o recadinho dos artesãos de Carqueijo continua: "Ao adquirir uma peça de Carqueijo você valoriza o artesanato regional; resgata a dignidade e promove o desenvolvimento sustentável e ajuda a remuneração do artesão". O selo da comunidade encerra afirmando: "Respeitamos e preservamos a natureza. Os...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs06




Um grupo de artesãos participou na tarde desta quinta-feira, na sede do Sebrae/RO, em Porto Velho, da reunião de apresentação da terceira edição do Prêmio TOP 100 Sebrae de Artesanato, cujas inscrições vão até 30 de novembro. A proposta do encontro foi divulgar o prêmio e estimular que o maior número possível de artesãos aproveitem a oportunidade. 
A apresentação foi feita pela gestora do TOP 100 Sebrae de Artesanato em Rondônia, Letícia Gil Custódio. 
Márcia Regina Marques, artesã de Porto Velho, ganhadora da segunda edição do prêmio, esteve presente à reunião. Ela disse que participará novamente do prêmio. 
“Claro que vou participar. O prêmio é maravilhoso e, graças a ele, hoje meu trabalho é conhecido entre os 100 melhores do país, o que não é pouco. É um trabalho de criação, inovação, ecologicamente correto, e depende de tempo entre concepção e realização. Por isso tudo, posso dizer que valeu à pen...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs05



Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com