Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





Artista já criou xícaras, vasos e lembrancinhas utilizando a técnica.
Além de criar peças decorativas, a arte ajuda a preservar o meio ambiente.
A artesã Zilma Duarte de Souza transforma sacola de plástico de supermercado em linha para fazer de crochê. “Eu estava conversando com uma senhora na sala de espera do hospital e ela me contou que estava fazendo esse artesanato. Eu cheguei em casa, olhei na internet, e vi alguma coisa sobre isso. A partir da ideia dela eu executei e funcionou. Aí comecei a criar as peças.”
A artesã, que já produziu xícaras, vasos e lembrancinhas, ensina como fazer a linha (confira no vídeo acima) e dá a dica de ter em mãos um creme hidratante na hora de fazer o crochê, para facilitar o manuseio. Além de produzir peças decorativas, essa arte ajuda a preservar a natureza, pois ajuda a retirar do lixo as sacolas que iriam poluir o meio ambiente.
Fonte: G1


Postado por: BRartesanato às 18hs37




Antes que qualquer trabalho pudesse ser desenvolvido em Barra de Guabiraba foi preciso um estudo minucioso para descobrir qual a “cara” do artesanato local, qual a cultura preponderante nele e quais as raízes de tradição que norteiam sua história. Esse processo foi bastante interessante porque o Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social (NUSP) conseguiu descobrir a história da origem do local; resgatou todo um passado próspero sustentado pela riqueza das águas; tomou conhecimento da força da liderança feminina (31,76% mulheres responsáveis pelo domicílio – IBGE/2007). Então o ápice desse processo foi buscar essas origens e valorizar o que o município tem de melhor. 
O NUSP conseguiu um pequeno recurso, com o apoio do Canadá (em um projeto chamado AIPS – Ações Intersetoriais e Promoção da Saúde) para trabalhar e organizar o grupo de mulheres artesãs. Foram realizadas várias aulas de capacitação sobre cerâmica e cooperativi...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs35




Jornais e revistas velhas que seriam jogados no lixo são reaproveitados pelos alunos do curso de artesanato da Casa do Adolescente na produção de peças decorativas. A beleza dos produtos agradou a micro-empresária Olenka Paiva, que expôs o material na vitrine de suas duas lojas no centro da cidade. 
Ela explica que irá doar peças para fabricação de bijuterias e também vai ministrar aulas para os adolescentes. “Assim eles vão ter mais uma fonte de renda vendendo pulseiras e brincos artesanais”, explica.
A gerente da loja, Daniela Cristina, disse que os trabalhos têm chamado a atenção de quem passa pela rua. "Os clientes elogiam o trabalho realizado pelos alunos da Casa do Adolescente", afirma.
Casa
Atualmente, a Casa possui 87 adolescentes que participam dos cursos de artes, violão, capoeira, fanfarra, pintura em tecido, bordados e trabalhos manuais. O coordenador, Marcos José de Freitas, explica que além desses cursos, os adolescente...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs34




Rio de Janeiro - O Sebrae no Rio de Janeiro está na 21ª edição do Casa Cor, no Palacete Linneo de Paula Machado, em Botafogo. Inspirado nos antigos armazéns, o espaço da instituição é um local onde os visitantes podem parar para um café e um bate-papo. Ali, é possível apreciar e adquirir produtos do artesanato do estado do Rio confeccionados por 66 grupos que integram projetos da entidade. 
As fontes de inspiração das peças apresentadas refletem a história, a cultura, a arquitetura e o ambiente natural fluminense. Criado pela arquiteta Paula Neder, o Armazém Sebrae é cercado de jardins e apresenta em sua estrutura materiais rústicos, como o aço corten, madeira e revestimento em mica, em contraste com elementos contemporâneos. Leia o Blog do Artesanato do Sebrae. 
No espaço de exposição do artesanato no Casa Cor, todos os materiais usados têm selo verde e trazem em sua composição os princípios da sustentabil...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs34



Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com