Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





 Jovens criaram seus próprios vasos com técnica tradicional de cinco mil anos em templo budista / JPTV
Alunos da escola Opção de Joso (Ibaraki) aprenderam com mestres japoneses a confeccionar vasos artesanais de cerâmica e fizeram a queima em um templo budista erguido 600 anos atrás. “É um intercâmbio muito interessante porque são artistas vindos de outros lugares para fazer esse trabalho volutntário”, explica a coordenadora da escola, Mayumi Uemura. Nada melhor do que a tranquilidade de um templo budista para uma atividade ao ar livre. Os alunos aproveitaram para lanchar enquanto seus trabalhos queimavam a 900 graus Celsius.
Segundo os artesãos japoneses, esta arte de fabricação de vasos remonta mais de cinco mil anos e é a forma tradicional de se queimar a cerâmica. Numa demonstração, o aluno Rafael e o monge Kaneda confeccionaram um vaso extra. A argila usada é própria para a fabricação de potes de flores. A confecção é totalmente ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs51




Pintura em tecido, biscuit e bordado são algumas das técnicas estudadas
Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Artes e Ofícios (Caof), unidades da Prefeitura de Piracicaba, abrem inscrições, nesta quinta-feira (29), para cursos gratuitos de artesanato, com duração de até dois meses.
Os cursos abordam várias técnicas de artesanato como biscuit, patchwork, aplique e feltro, pintura em tecido e bordado em fita e oferecem uma possibilidade de renda para os participantes que se aprofundarem e quiserem vender seus trabalhos. As aulas acontecem nas dependências dos Cras localizados nos bairros Jardim São Paulo, Vila Sônia, Piracicamirim, Mário Dedini, São José e Novo Horizonte, além do Caof na região do Parque Piracicaba.
As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de outubro nas dependências de cada Cras e Caof. Os interessados devem ter acima de 14 anos de idade e levar CPF, RG e comprovante de residên...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs45




Os artesãos baianos que participam do programa "Artesãos na Agricultura Familiar" vão comercializar os seus produtos, confeccionados a partir da fibra da bananeira, na Feira Baiana de Artesanato, que acontece todos os finais de semana, no Jardim dos Namorados.
Os artesãos da Cooperativa de Agricultores Familiares do Povoado de Cabeceira do Rio (Copascar), sediada em Utinga, foram capacitados pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (Edba), através de cursos e oficians sobre o uso da fibra de bananeira, com objetico de criar uma nova fonte de renda para o povoado. A escolha da folha de baneneira como matéria-prima dos artesanatos partiu da REGIÃO que era descartada após a colheita e o trabalho dos artesãos surgiu como uma alternativa para o aproveitamento deste material.
O programa "Artesão na Agricultura Familiar" é coordenado pela Ebda, em parceria com a Prefeitura Municipal de Utinga, Secretaria de Educação Municipal e Copascar. A Feria Baia...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs44




Artesão Cearense, se instala nesta sexta-feira (30/09) no Bingool Clube, no centro de Porto Velho, onde permanecerá de 30 de setembro a 9 de outubro, com exposição de mais de 10 mil diferentes trabalhos de artesãos de 17 países e de 12 estados brasileiros. A praça de alimentação funcionará a partir das 19h com a apresentação de música e danças típicas e um cardápio internacional de comidas, doces e lanches. O ingresso custará R$ 6,00.
A Art Feira Internacional visa oferecer novos mercados e oportunidade de intercâmbio para os artesãos e já foi montada em Tocantins e Santa Catarina.  Em Porto Velho o evento conta com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura (Secel). De acordo com a coordenadora do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), Wéllida Sodré, Rondônia terá um espaço privilegiado, na entrada da feira, onde ficarão expostos  trabalhos de 50 artesãos da Capital, incluindo peças de moradores do Baixo Madeira. “O visitante da...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs43




A Fundação de Cultura do governo do Estado está com inscrições abertas para o Concurso de Presépios Artesanais. As obras serão expostas na V Feira Natalina do Artesanato de Mato Grosso do Sul, que acontece de 18 de novembro a 16 de dezembro.
O concurso premiará trabalhos de artesãos que há mais de dois anos residem em Mato Grosso do Sul e é uma forma de fomento à cultura regional que se manifesta através da produção artesanal, seja através de técnicas difundidas regionalmente, de matérias primas abundantes no Estado, ou de inspiração artística na cultura e nas belezas naturais locais.
A ideia do projeto é incentivar a produção de presépios artísticos, com a finalidade de preservar este modo de expressão da religiosidade popular e reativar as técnicas artesanais e artísticas locais, incentivando a utilização de matérias-primas recicláveis e regionais, valorizando o fazer artesanal.
As inscrições para o Concurso de Presépios Artes...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs42




A Associação Ryo & Mar, de Guaratuba, recebeu, nesta sexta-feira (30), em São Paulo, Prêmio Planeta Casa na categoria Ação Social. O prêmio é promovido há dez anos pelas revistas Claudia e Planeta Sustentável, da Editora Abril.
A Ryo & Mar desenvolve um projeto de curtume com couro de peixe que tem sido reconhecido em todo o Brasil por unir criatividade com sustentabilidade ambiental e social. O artesanato com a pele do peixe aumenta o aproveitamento econômico do pescado e pode ser mais uma alternativa de renda aos pescadores artesanais.
A associação guaratubana foi classificada por um projeto desenvolvido em conjunto com a ONG Dia Design Inovação e Arte, com apoio do Sebrae. 
A premiação aconteceu nesta sexta-feira (30), no Museu Brasileiro da Escultura (Mube) em São Paulo. Para poderem participar da premiação as representantes da Ryo & Mar, Angela Sfrendrych e Miriam Klok, contaram com a mobilização do presidente d...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs41




Salvador - A Galeria dos Artesãos, na 17ª Casa Cor Bahia, foi especialmente projetada para ressaltar as peças que serão comercializadas durante o evento. Os produtos são de autoria de artesãos do Projeto de Artesanato, do Sebrae na Bahia e do Instituto Mauá.
“Contemplamos o artesanato de raiz, com técnicas de trabalho portuguesas e africanas. Participar da Casa Cor é uma excelente oportunidade de valorizar as comunidades de artesãos que participam da iniciativa”, afirma a consultora do Sebrae responsável pelo espaço, Tatiana Martins.
“A iluminação suave valoriza as peças. Nosso objetivo é mostrar a sofisticação e a valorização cultural que estão por trás do artesanato da Bahia”, afirma Heron Valadares Batista, arquiteto que projetou o ambiente. A Casa Cor 2011 foi aberta ao público a útlima quinta-feira, 29, e permanece disponível para visitas até 9 de novembro.
Entre as comunidades apoiadas pelo Projeto de Ar...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs40




Aulas de bordado e tear serão gratuitas e acontecerão em Botafogo
Iniciativa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, o Programa de Artesanato do Rio de Janeiro promoverá oficinas nesta semana. Destinadas a moradores de comunidades carentes, as aulas serão gratuitas e acontecerão na Rua Real Grandeza 293, Botafogo – sede do Programa.
Hoje, a oficina será de bordado aplicado, com lições sobre diferentes pontos – entre eles cruz e comum -, para trabalhos principalmente em peças de vestuário, almofadas e bolsas. Os alunos serão moradores de Duque de Caxias e Silva Jardim.
- O trabalho de bordado artesanal é diferenciado no estado e será ampliado pela difusão da técnica – destaca a subsecretária estadual de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio.
Na quinta-feira (dia 29), uma artesã de Teresópolis dará aulas de tear, para confecção de tapetes. Trançado com linhas finas e grossas ser...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs39




O evento acontecerá até o dia 07 de outubro (sexta-feira)
Com o objetivo de proporcionar maior visibilidade e valorizar as iniciativas de empreendedores locais, a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), realiza a partir de segunda-feira (03/10) a oitava edição do Cidade Produtiva. O evento ocorre até a próxima sexta-feira (07/10) com uma feira de artesanato realizada na Rua Climatizada e feira de confecções no estacionamento da antiga Câmara Municipal.
O evento ocorrerá das 8h às 17h com exposição de bolsas, bijuterias, bordados e tecelagem. Vários produtores de centros de produção, cooperativas, associações e autônomos terão a oportunidade de mostrar seus trabalhos e aumentar a renda com a comercialização dos produtos. "O prefeito Elmano Férrer faz questão que demos continuidade e total apoio a esse projeto, pois contribui muito para o fortalecimento e valorização do pequeno...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs37




Para identificar as melhores práticas de artesanato em todo o país, será realizada a 3ª edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. Os interessados em participar podem se inscrever a partir desta segunda-feira (3) a 30 de novembro. A premiação, realizada de três em três anos, incentiva os artesãos a introduzirem técnicas de sustentabilidade e a melhorarem a gestão de seus negócios. As duas primeiras edições foram realizadas em 2006 e em 2009.
O Sebrae espera receber mais de mil inscrições neste ano. Os vencedores serão selecionados entre empreendedores individuais, grupos de produção artesanal, micro e pequenas empresas, associações e cooperativas.
A seleção considera critérios de inovação dos produtos, adequação econômica e ambiental, qualidade e responsabilidade social, entre outros quesitos. Ao todo, 180 unidades produtoras receberão visitas para a escolha das cem melhores. A premiação acontece em agosto de 2012.
Os vencedo...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs37



Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com